22.7 C
Maricá
    sábado, junho 27, 2026
    Início Site Página 91

    Nova Iguaçu apresenta resultados na educação em parceria com Instituto Ayrton Senna

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu realiza, nesta sexta-feira (20), às 10h, a apresentação dos resultados da parceria com o Instituto Ayrton Senna

    A Prefeitura de Nova Iguaçu realiza, nesta sexta-feira (20), às 10h, a apresentação dos resultados da parceria com o Instituto Ayrton Senna. O encontro será no auditório da Secretaria Municipal de Educação e reunirá o prefeito Dudu Reina, a secretária de Educação, Virgínia Rocha, o vice-presidente do Instituto, Ewerton Fulini, além de gestores e educadores.

    Firmada em 2025, a parceria foi criada para enfrentar desafios como a alfabetização e a distorção idade-série. Atualmente, a iniciativa já alcança quase 50 mil estudantes em 123 escolas da rede municipal de Nova Iguaçu, com foco na recomposição da aprendizagem, correção de fluxo e melhoria do desempenho escolar.

    Os primeiros resultados já mostram melhoria no desempenho dos alunos. Em turmas atendidas pelos programas do Instituto, há registros de até 76% dos alunos alfabetizados ao final do ciclo, além de índices de aprovação acima de 95% nas ações de correção de fluxo. Também se destacam a evolução na fluência leitora, na escrita e na produção de texto, com a leitura cada vez mais presente na rotina dos estudantes.

    As ações fazem parte de cinco soluções educacionais implementadas no município — Se Liga, Acelera Brasil, Circuito 360, Fórmula da Vitória e Gestão Nota 10 — que atuam de forma integrada para apoiar a rede de ensino no enfrentamento de desafios como alfabetização, atraso escolar, defasagem de aprendizagem e fortalecimento da gestão escolar. Programas que fazem parte do Plano Anual 2026 do Instituto Ayrton Senna, apresentado pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura.

    Quaquá anuncia R$ 32 milhões para alavancar setor aeronáutico e criar 6 mil empregos em Maricá

    0
    Na última terça-feira, 17 de março, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou, durante a assinatura de um convênio no galpão tecnológico de Inoã e em suas redes sociais, o investimento de R$ 32 milhões para o desenvolvimento do setor aeronáutico no município maricaense

    Na última terça-feira, 17 de março, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou, durante a assinatura de um convênio no galpão tecnológico de Inoã e em suas redes sociais, o investimento de R$ 32 milhões para o desenvolvimento do setor aeronáutico no município maricaense. A ação pretende gerar 3 mil empregos diretos e 3 mil indiretos.

    Durante o evento, Quaquá destacou que, daqui a três ou quatro anos, serão gerados, ao todo, 6 mil empregos. Além disso, segundo ele, serão criados imediatamente 70 postos de trabalho para engenheiros:
    “Estamos investindo R$ 32 milhões para gerar, de imediato, 70 empregos para engenheiros em nossa cidade. Daqui a três anos, três anos e meio ou quatro anos, quando o protótipo da aeronave estiver pronto e voando no aeroporto de Maricá, serão 3 mil empregos diretos e 3 mil indiretos.”

    Além do desenvolvimento de aeronaves, a assinatura do convênio prevê a qualificação de mão de obra local, com a oferta de cursos para pilotos e mecânicos de aeronaves.

    O investimento na área aeronáutica deve promover uma mudança no perfil econômico de Maricá, gerando novos empregos, capacitando a população e ampliando as oportunidades.

    Inauguração da nova ESF Guarani amplia rede de Atenção Primária em Saquarema

    0
    Saúde mais perto de casa e atendimento humanizado para os moradores do Guarani

    Saúde mais perto de casa e atendimento humanizado para os moradores do Guarani. A Prefeitura de Saquarema inaugurou, nesta terça-feira, 17 de março, as novas instalações da Estratégia de Saúde da Família – ESF do bairro, consolidando a expansão da rede de Atenção Primária no município e oferecendo uma estrutura moderna para o acompanhamento preventivo da população local.

    “Investir na saúde básica é o caminho mais eficiente para garantir qualidade de vida à nossa população. Com a nova ESF Guarani, estamos proporcionando um atendimento digno e descentralizado, permitindo que o cidadão tenha acesso a médicos e enfermeiros perto de sua residência, sem a necessidade de grandes deslocamentos”, destacou a Prefeita Lucimar Vidal.

    A ESF

    Localizada na Rua 4, n° 47, a nova unidade conta com três consultórios, além de espaços médico, de enfermagem e um consultório odontológico, salas de esterilização, curativo, vacina, observação clínica, atividades coletivas e farmácia. Com 380 m², o espaço foi planejado para suportar o crescimento da região, oferecendo acessibilidade e conforto tanto para os pacientes quanto para as equipes de saúde que atuarão no monitoramento das famílias do bairro.

    O Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Alberto Teixeira Oliveira, ressaltou a importância técnica da nova estrutura para o sistema municipal: “A ESF é o coração da prevenção. Ao fortalecer a unidade do Guarani, conseguimos realizar um diagnóstico precoce e um acompanhamento mais rigoroso de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, o que reduz diretamente a sobrecarga nos hospitais e unidades de pronto atendimento”.

    Serviços oferecidos

    Na ESF do Guarani, os pacientes moradores do bairro e cadastrados no posto terão os seguintes serviços: Consulta médica (Médico da Família); consulta de enfermagem; pré-natal; puericultura; hiperdia – hipertensos e diabéticos; consulta odontológica; visitas domiciliares; referência e contrarreferência para especialidades; vacinação (rotina, campanhas de vacinação e calendários do Ministério da Saúde); curativos; pesagem de bolsa família; atividades de educação em saúde; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); SAD (Melhor em Casa); Remédio em Casa; exames (coleta de preventivo, teste rápido para sífilis, HIV e hepatite B e C).

    A saúde de Saquarema vive um ciclo histórico de investimentos. Ao aliar tecnologia, infraestrutura de ponta e humanização no atendimento, a gestão municipal reafirma o seu compromisso em manter a cidade como uma das principais referências em serviços públicos de saúde no estado, o que resulta no bem-estar de moradores e visitantes do município.

    Magé recebe maior evento de MMA da América Latina com seletivas de atletas locais e entrada gratuita

    0
    O município de Magé será palco, neste sábado (21), de um dos maiores eventos de artes marciais mistas (MMA) do continente: o Jungle Fight, que chega à sua 147ª edição

    O município de Magé será palco, neste sábado (21), de um dos maiores eventos de artes marciais mistas (MMA) do continente: o Jungle Fight, que chega à sua 147ª edição. Com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelos canais Sportv e Combate, a partir das 20h, a competição coloca a cidade em evidência no cenário esportivo nacional. As lutas serão realizadas no Ginásio Nelson Ferreira Lima, em Pau Grande.

    “Receber um evento do porte do Jungle Fight em Magé é motivo de grande orgulho para todos nós. Além de colocar o nome da nossa cidade em evidência no cenário esportivo nacional e internacional, essa iniciativa fortalece o incentivo ao esporte, gera oportunidades para nossos jovens e movimenta a economia local. Estamos trabalhando para que Magé seja cada vez mais um município preparado para receber grandes eventos, promovendo lazer, desenvolvimento e inclusão social por meio do esporte”, destacou o prefeito Renato Cozzolino.

    Antes do grande dia, Magé já vive uma semana intensa dedicada ao esporte. Nesta quarta-feira (18), tiveram início as seletivas com atletas mageenses, abrindo espaço para novos talentos da cidade.

    Entre os destaques do primeiro dia está o mageense Peter Corrêa, lutador de jiu-jitsu e morador de Santo Aleixo, que foi um dos 12 atletas contratados pela organização logo na abertura das eliminatórias.

    “Essa foi a minha primeira luta de MMA e ainda tive a chance de estrear na minha cidade. Aceitei o desafio com pouco tempo de preparação, mas quem vive no jiu-jitsu desde cedo está sempre pronto. Consegui fazer o meu jogo, sair com a vitória e ser reconhecido com um contrato, o que mostra que essa era a oportunidade que eu precisava. É só o começo”, comemorou o atleta.

    As seletivas continuam nesta quinta-feira (19), a partir das 14h.

    Também nesta quinta-feira (19), tem início a retirada de ingressos para o Jungle Fight 147, das 9h às 17h, no Ginásio Nelson Ferreira Lima, em Pau Grande. Para garantir a entrada, é necessário realizar a troca por 1kg de alimento não perecível.

    Na sexta-feira (20), será realizada a pesagem oficial dos atletas, etapa tradicional que antecede as lutas e marca o último compromisso antes do evento.

    No sábado, o público poderá acompanhar uma programação completa, com destaque para a disputa do cinturão peso-pena entre o fluminense Anderson Leal e o mineiro Alan Adler Rodrigues. O card conta ainda com diversos atletas do estado do Rio de Janeiro, fortalecendo o protagonismo regional no esporte.

    O presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail, destacou o papel do evento como ferramenta de transformação social. “A gente sempre usou o Jungle Fight como uma plataforma de transformação. O esporte tem essa força de alcançar pessoas, gerar oportunidades e dar visibilidade a histórias que merecem ser contadas”, afirmou.

    Serviço:

    Jungle Fight 147

    Ginásio Nelson Ferreira Lima, Pau Grande – Mag-e

    Sábado, 21 de março de 2026 a partir das 20h

    66kg: Alan Adler Rodrigues (MG) x Anderson Leal (RJ)

    70kg: Lucas Corvo (RJ) x Mateus “Galudão” Silveira (SC)

    84kg: Uaslen Oliveira (RJ) x Jorge Bueno (RJ)

    66kg: Diogo Silva de Sousa (AP) x Gabriel “Talentinho” (RJ)

    57kg: Francisco Assis (RJ) x Rafael Sanson (RS)

    61kg: Ramon da Costa Furtado (RJ) x Bruce Lee Silva Almeida (MG)

    66kg: Leandro Mesquita (RJ) x Ivan “The Dragon” Santos (RJ)

    52kg: Sabrina de Souza (RJ) x Cecília Pereira (RJ)

    57kg: Pedro Mascote (RJ) x Gabriel Rickson Lopes (MT)

    52kg: Rayra Ferreira da Silva (MG) x Maria Eduarda da Silva Oliveira (RJ)

    77kg: Thales Rugal (RJ) x Kauã Cristian (SP)

    57kg: Vítor Loost (RJ) x Matheus Roffe (RJ)

    61kg: Michael Silva (RJ) x Gabriel do Prado Costa Guedes da Silva “PQD” (RJ)

    77kg: Cauê Seraphin (RJ) x Gustavo Mendes (RJ)

    Niterói alcança 100% da frota de ônibus climatizada

    0
    Niterói alcançou 100% da frota de ônibus climatizada, consolidando um avanço importante na qualidade do transporte público municipal

    Niterói alcançou 100% da frota de ônibus climatizada, consolidando um avanço importante na qualidade do transporte público municipal. Nesta quarta-feira (18), o prefeito Rodrigo Neves participou do evento que marcou a substituição dos dois últimos ônibus sem ar-condicionado em circulação na cidade, que operavam na linha 26 (Caramujo x Centro).

    Com a renovação, os cerca de 530 ônibus que circulam no município passam a contar com sistema de climatização, tornando Niterói o primeiro município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a atingir 100% da frota com ar-condicionado. A medida representa um ganho significativo de conforto, especialmente em dias de altas temperaturas, além de contribuir para a melhoria da experiência dos usuários no transporte coletivo.

    “Estou aqui hoje no Caramujo, um bairro muito querido da Zona Norte. Estamos substituindo os últimos ônibus que atendem à região do Caramujo e do Morro do Céu. Além disso, adquirimos 39 novos veículos e estamos retomando, após quatro anos, desde o período da pandemia, a circulação noturna das linhas 49 e 62, que vão beneficiar diretamente os moradores dessa região”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

    A linha 49, que conecta o Centro de Niterói às regiões do Fonseca, e a linha 62, com itinerário Fonseca x Charitas (via Caramujo), voltam a circular também após as 23h, ampliando as opções de deslocamento para a população.

    “Com a climatização total da frota, garantimos mais dignidade e conforto para moradores e trabalhadores do Caramujo, que passam a se deslocar diariamente em ônibus com ar-condicionado. Niterói está entre as poucas cidades do Brasil a alcançar esse padrão, resultado de planejamento e investimento contínuo na melhoria do transporte público”, afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Renato Barandier.

    Para marcar o momento de substituição dos ônibus, o prefeito Rodrigo Neves percorreu o trajeto da linha 26 do Caramujo até o Terminal Rodoviário João Goulart, em um dos novos ônibus, acompanhado do secretário Renato Barandier; da secretária municipal de Direitos Humanos, Cláudia Almeida; do subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia; da coordenadora do Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC), Sheila Bahia; além de moradores da região.

    Prefeitura de Niterói homenageia servidoras e destaca protagonismo feminino na gestão pública

    0
    A Prefeitura de Niterói homenageou, nesta quarta-feira (18), 68 servidoras municipais de diferentes órgãos da administração pública, em reconhecimento ao trabalho, dedicação e contribuição dessas profissionais para o desenvolvimento da cidade

    A Prefeitura de Niterói homenageou, nesta quarta-feira (18), 68 servidoras municipais de diferentes órgãos da administração pública, em reconhecimento ao trabalho, dedicação e contribuição dessas profissionais para o desenvolvimento da cidade. A cerimônia faz parte da programação do Mês da Mulher e reforça o compromisso do município com a valorização do funcionalismo e a promoção da igualdade de gênero.

    O evento destacou o papel estratégico das mulheres na formulação e execução de políticas públicas, evidenciando a presença feminina como um dos pilares da administração municipal. Durante a solenidade, o prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância das servidoras para o funcionamento da cidade e a qualidade dos serviços oferecidos à população.

    “Neste mês das mulheres, quero registrar meu reconhecimento às servidoras da Prefeitura de Niterói, que têm papel fundamental na construção de uma cidade mais justa e eficiente. Como filho de servidores, sei o quanto esse papel é fundamental. Niterói é a melhor cidade em qualidade de vida e eu não tenho dúvida nenhuma de que esse governo só dá certo porque mais de 70% do orçamento é comandado por mulheres. Governar é um trabalho coletivo, e nada disso seria possível sem a dedicação e a competência de todas vocês, profissionais que fazem a diferença todos os dias na vida da população”, reforçou o prefeito Rodrigo Neves.

    Consolidado no calendário oficial do município, o Prêmio das Servidoras reconhece profissionais que atuam em diferentes frentes da administração pública, evidenciando a diversidade e a importância do trabalho feminino no dia a dia da cidade. A iniciativa também reforça o compromisso da Prefeitura em ampliar políticas públicas voltadas à equidade de gênero, à autonomia feminina e ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

    A primeira-dama, Fernanda Neves, que coordena o programa Niterói por Elas e é gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, destacou o protagonismo feminino na gestão e os avanços das políticas públicas voltadas às mulheres na cidade.

    “Esta homenagem reconhece a força e o protagonismo das mulheres que constroem diariamente as políticas públicas em Niterói. Nós, mulheres, não somos contra os homens; queremos que eles caminhem lado a lado de forma respeitosa e harmônica. Em Niterói, nós somos a maioria dentro do governo: mais de 54% são mulheres. Essa homenagem também combate aquela falsa ideia de que muitas vezes as pessoas não são valorizadas. Aqui na Prefeitura de Niterói, as pessoas são o centro da nossa ação política, e nosso compromisso é seguir ampliando direitos, fortalecendo a rede de proteção e construindo uma cidade cada vez mais justa, segura e respeitosa para todas”, disse Fernanda.

    A programação do Mês da Mulher segue ao longo de março com ações, campanhas e atividades voltadas ao empoderamento feminino, reafirmando Niterói como referência na construção de políticas públicas inclusivas e no reconhecimento do papel das mulheres na transformação social. A secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, enfatizou o caráter coletivo das conquistas e a importância de políticas permanentes de valorização e proteção às mulheres.

    “Sou servidora pública há mais de 15 anos e é sempre um prazer estar aqui no Prêmio das Servidoras. Este é um momento de reconhecer e valorizar as mulheres que constroem diariamente as políticas públicas em Niterói. A violência não nos define, e trabalhamos firmemente, todos os dias, para fortalecer o protagonismo feminino na nossa cidade. Seguimos avançando com ações concretas de proteção, autonomia e empoderamento feminino, fortalecendo uma rede que cuida de todas as mulheres, dentro e fora do serviço público”, afirmou.

    Entre as homenageadas, estava Camille Ferraz, da Secretaria de Participação Social.

    “Sou servidora há mais ou menos 20 anos na Prefeitura. Trabalho na área de análise de convênios e foi uma imensa gratidão ter sido homenageada aqui na Sempas. Venho de outras secretarias e me sinto muito acolhida por toda a equipe. Fico feliz com esse reconhecimento do meu trabalho. Isso foi muito gratificante para mim”, destacou.

    A recepcionista Margarida Reis trabalha na Coordenadoria Niterói de Bicicleta e ficou surpresa com a homenagem.

    “Eu não podia nem imaginar. Fiquei muito feliz por ser a indicada à homenagem pela coordenadoria. É uma honra e só tenho que agradecer. Este é um grande reconhecimento ao meu trabalho”, pontuou.

    Relação das servidoras homenageadas em 2026:

    Administração Regional de Icaraí: Alessandra Souza

    Guarda Civil Municipal SEOP-GCM: Aline Gonçalves Montes de Melo (GCM Montes)

    Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados: Priscilla Lundstedt Rocha

    Administração Regional de Maravista, Itacoatiara, Serra Grande e Engenho do Mato: Ana Caroline Braga de Souza Furtado

    Secretaria Municipal de Direitos Humanos: Ana Cyrino

    Secretaria de Conservação e Serviços Públicos: Ana Lúcia da Conceição Ribeiro Costa

    Pacto Niterói Contra a Violência: Ana Maria Machado Vieira

    Niterói Empresa de Lazer e Turismo S/A Ltda: Andreia Lopes Coutinho

    Procuradoria Geral do Município: Angélica Gonçalves

    Administração Regional do Sapê: Bruna Fernanda Azevedo Soares

    Coordenadoria de Acessibilidade: Camila Rodrigues

    Secretaria Municipal de Urbanismo: Camille Ferreira Pinheiro

    Secretaria Municipal de Participação Social: Camille Ribeiro de Mascarenhas Ferraz

    Administração Regional de Jurujuba e Preventório: Carla de Carvalho Ferreira

    Secretaria Executiva: Ciléa Soares da Matta

    Gabinete do Prefeito: Cláudia Regina Victor

    Coordenadoria Geral de Comunicação: Danielly Valerio da Silva

    Fundação de Arte de Niterói – FAN: Dardana Rangel Macedo

    Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão: Déia Bonfim

    Administração Regional de Camboinhas, Piratininga e Itaipu: Dilma Ferreira da Silva

    Secretaria do Idoso: Elisangela dos Santos Galdino Dias

    Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia – SMICT: Fabiana da Silva Leite Nogueira

    Administração Regional Engenhoca e Tenente Jardim: Fabiana Santos Miranda

    Coordenadoria da Juventude de Niterói: Fabiane Fernandes Barbosa

    Coordenadoria Especial de Direito dos Animais: Fernanda Campista

    ION – Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói: Flavia Cristina Balbino Rangel

    Secretaria de Economia Criativa e Ações Estratégicas: Francinni Costa Vianna

    Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói: Isabel Cristina da Silva Rodrigues

    Gabinete da Vice-Prefeita: Isabella Faria Rimoli da Silva Condeixa

    Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária: Ivana Maria Fortunato de Barros

    Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil: Josiane de Oliveira

    Secretaria Municipal do Clima e Sustentabilidade: Juliana Baptista Silva

    Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura: Juliana de Avellar

    Administração Regional de São Francisco e Charitas: Julieta Monteiro Marques

    Administração Regional do Ingá: Kenia Cristina Jardim Gomes

    Coordenadoria de Gestão de Eventos: Lara Maciel Santos

    Administração Regional de Santa Rosa: Larissa de Queiroz Cardozo Ribeirinho Gualberto

    Administração Regional do Fonseca, Cubango, Camarujo: Leandra Tardelli Maimone

    Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda: Livia Carollyna Silva Pereira

    Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária: Lorena Cristine Silva Santos

    Nittrans Trânsito S/A: Luane de Almeida Santos

    Gabinete de Gestão Integrada Municipal: Luciana Cunha Machado

    Coordenadoria Niterói de Bicicleta: Margarida Christina Reis da Almeida

    Administração Regional do Barreto: Maria Tereza de Aguiar da Silva

    Administração Regional do Largo da Batalha, Badu e Cantagalo: Mariana Esteves Soares Mendes

    Secretaria Municipal de Administração: Mariana Rinaldi Mendonça

    Administração Regional de Santa Bárbara e Baldeador: Michelle dos Santos Silva de Oliveira

    Secretaria Municipal de Saúde: Miriam Rangel Barquette

    Controladoria-Geral do Município: Nagylla de Salles Teixeira Neta

    Coordenadoria de Governo Digital e Relacionamento com o Cidadão: Nicole Pinto Figlioli

    Secretaria Municipal de Fazenda: Nilcéia de Souza Duarte

    Administração Regional Ponta D’Areia: Paloma Cavalcante Milane dos Santos

    Fundação Municipal de Educação: Pamella Passos de Souza

    Escritório de Gestão e Projetos – EGP: Patrícia da Silva Sousa Guedes

    Grupo Executivo Caminho Niemeyer: Patrícia Pereira Azeredo

    Niterói Prev: Patrice Barcellos London

    Administração Regional Ilha da Conceição: Rita de Cássia Diniz de Carvalho

    Secretaria Municipal de Educação: Rita de Cássia Félix Merecci e Mello

    Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro: Roseli Araujo da Silva

    Secretaria Municipal de Esporte e Lazer: Salete Peres de Faria

    CLIN – Companhia de Limpeza Urbana de Niterói: Sandra da Silva Souza

    Regional do Rio do Ouro: Sueli Rodrigues Alves da Glória

    Secretaria Municipal de Governo: Thaís Mattos da Rocha Mansur

    Cerimonial do Prefeito: Vanessa Macedo Braga

    Secretaria Municipal das Culturas: Viviane Marins Burger

    Núcleo de Gestão Estratégica: Yanca Borges Campos Tonhati

    Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade: Jussara Kamily Alvarenga Silvano Castro

    Secretaria Municipal da Mulher: Aline Santos

    Maricá inicia obras da Cidade da Segurança e avança na integração das forças policiais

    0

    A Prefeitura de Maricá deu início às obras da Cidade da Segurança, um dos principais projetos do município para fortalecer o combate ao crime e acompanhar o crescimento acelerado da cidade. Equipes da Autarquia Municipal de Serviços de Obras de Maricá (Somar) já atuam no terreno do complexo que vai integrar, em um único espaço, as operações da Guarda Municipal, da Polícia Militar e um centro de inteligência e monitoramento, ampliando a capacidade de resposta e prevenção.

    O projeto vai funcionar como um verdadeiro centro de decisões da segurança pública, com Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para monitoramento 24 horas por meio de câmeras inteligentes, além de uma área dedicada a treinamentos físicos e táticos, incluindo estande de tiro. A estrutura também abrigará a Secretaria de Segurança Cidadã, a sede da Guarda Municipal e o Batalhão da Polícia Militar de Maricá, fortalecendo a atuação conjunta entre forças municipais e estaduais.

    “A Cidade da Segurança representa um novo momento para Maricá. A proximidade das forças de segurança em um único ambiente vai facilitar a comunicação e integração das ações para respostas mais rápidas e eficientes à população”, disse o secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras.

    A iniciativa acompanha o crescimento populacional de cerca de 10% ao ano e reforça a estratégia de consolidar Maricá como um ambiente seguro para moradores e investidores. A segurança é tratada como um pilar do desenvolvimento econômico, alinhada à chegada de novos empreendimentos industriais e logísticos no município.

    Resultados

    O investimento em tecnologia vem apresentando resultados concretos. Com mais de 3 mil câmeras de videomonitoramento – número que vai expandir para 7 mil nos próximos anos – e totens de segurança distribuídos pela cidade, Maricá registrou em 2025 o menor índice de letalidade violenta desde 2003, além de um ano e meio sem casos de latrocínio.

    Maricá oferece mais de 500 vagas em cursos de tecnologia e qualificação profissional

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), está com inscrições abertas para 506 vagas em cursos gratuitos de formação profissional e tecnológica da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), está com inscrições abertas para 506 vagas em cursos gratuitos de formação profissional e tecnológica da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de março pelo site oficial do projeto: https://gestaorobotica.istar.one/.

    A iniciativa amplia o acesso à qualificação profissional e estimula o desenvolvimento de habilidades voltadas ao mercado de trabalho. Entre os cursos oferecidos estão: Informática, Robótica e Automação, Design e Modelagem 3D, Manutenção de Celular, Montagem e Manutenção de Computadores, além de Power BI e Excel.

    O presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Gimenez, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da cidade. “Maricá vive um momento de crescimento, com a chegada de novos empreendimentos e a expansão do setor tecnológico. Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso à qualificação e possa aproveitar essas oportunidades, trabalhando cada vez mais perto de casa”, afirmou.

    Processo de seleção

    A seleção dos candidatos aos cursos será realizada por sorteio público, que acontece no dia 24 de março, com divulgação dos resultados no site oficial.

    As pessoas sorteadas deverão realizar a matrícula entre os dias 25 e 27 de março, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Caso ainda haja vagas remanescentes, será feita uma nova chamada no dia 30 de março, com matrículas entre 31 de março e 6 de abril. As aulas estão previstas para começar no dia 13 de abril.

    Maricá acolhe e reintegra mulher desaparecida à família

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, acolheu e promoveu a reintegração familiar de Pérola Simone, de 49 anos, que pôde se reencontrar com a família na cidade do Rio de Janeiro.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, acolheu e promoveu a reintegração familiar de Pérola Simone, de 49 anos, que pôde se reencontrar com a família na cidade do Rio de Janeiro. A mulher estava desaparecida desde o final de fevereiro e foi encontrada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop) de Maricá, onde estava em acompanhamento.

    “Ela chegou à unidade no dia 4 de março, buscando alimentação e acolhimento institucional, apresentando sinais de fragilidade emocional e possíveis problemas de saúde mental, devido às histórias contraditórias que nos relatava durante a escuta qualificada”, explicou Sely Cristina, coordenadora do CentroPop.

    Ainda de acordo com Sely, foi durante uma dessas escutas que a equipe conseguiu identificar um atendimento anterior da usuária no Caps III EAT – Severino dos Santos, na cidade do Rio de Janeiro, onde era acompanhada por quadro de esquizofrenia.

    “Os profissionais do Caps nos passaram o telefone da mãe dela, que demonstrou interesse em buscá-la no dia seguinte. Por ser uma senhora idosa, ela não poderia vir à noite desacompanhada. Por isso, articulamos o pernoite de Pérola no Abrigo de Araçatiba para garantir sua permanência e possibilitar o reencontro das duas”, concluiu.

    Saquarema oferece aos moradores mais dois cursos gratuitos de capacitação

    0
    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está disponibilizando para os moradores mais dois cursos de capacitação: Eletricista Predial e Instalador de Sistema Drywall

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está disponibilizando para os moradores mais dois cursos de capacitação: Eletricista Predial e Instalador de Sistema Drywall. Cada um dos cursos terá 20 vagas por turno (manhã e tarde) e carga horária de 500 e 224 horas, respectivamente.

    As aulas, específicas e de desenvolvimento humano, serão realizadas de segunda a sexta-feira, no CECAPS Jaconé (polo do Centro de Capacitação Profissional Vinícius Vidal França), localizado na Rua 97 com a 13, em frente à Praça Guilherme Menezes Rangel.

    As inscrições estarão abertas, das 09h do dia 19 às 17h do dia 20 de março, para candidatos com idade mínima de 18 anos e podem ser feitas de modo online, através do aplicativo Colab, pelos links a seguir: Eletricista Predial (https://saquarema.colab.re/service/69b83c46a4818b50cd25ff13) e Instalador de Sistema Drywall (https://saquarema.colab.re/service/69b81e1a1f6255da27c7b5d0).

    A confirmação presencial será realizada no próprio polo de capacitação de Jaconé, nos dias 24 e 25 de março, das 08h às 20h.

    No dia da confirmação de inscrição, os candidatos devem estar munidos de xerox do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, além de 2 fotos 3 x 4.

    Com esses dois novos cursos, a Prefeitura de Saquarema atinge a marca de 10 cursos preparatórios e de capacitação gratuitos disponibilizados, somente no ano de 2025, à população, proporcionando o aprimoramento profissional e a possibilidade de melhoria da qualidade de vida de inúmeros moradores do município.

    Traduzir »