22.4 C
Maricá
    domingo, junho 28, 2026
    Início Site Página 92

    Alunos do Instituto Federal Fluminense iniciam trajetória profissional no Aeroporto de Maricá

    0
    A Prefeitura de Maricá iniciou a inserção de estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) como jovens aprendizes nas obras de ampliação do Aeroporto de Maricá, em Araçatiba

    A Prefeitura de Maricá iniciou a inserção de estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) como jovens aprendizes nas obras de ampliação do Aeroporto de Maricá, em Araçatiba. A iniciativa aproxima a formação técnica do mercado de trabalho e integra as ações do município voltadas à qualificação profissional e à geração de oportunidades para a juventude da cidade.

    Os alunos do curso de Edificações do campus Maricá podem participar de atividades relacionadas às intervenções de infraestrutura no aeroporto, experiência que contribui para a formação prática e amplia as perspectivas de inserção profissional dos jovens. Essa ação ocorre em um momento de expansão econômica da cidade, que tem investido em obras estruturantes e na atração de empresas para diversificar a economia local.

    O prefeito Washington Quaquá destacou que a estratégia do município busca integrar educação, qualificação e desenvolvimento econômico. “Já estamos empregando jovens do IFF da área de construção civil nas obras de expansão do Aeroporto. Em breve teremos pilotos de avião, pilotos de helicóptero e mecânicos de aeronaves formados aqui. Estamos ampliando cursos e oportunidades de qualificação para a população”, afirmou.

    Maricá também estabeleceu parceria com a Firjan SENAI para ampliar a formação profissional. A iniciativa oferece vagas gratuitas em cursos de qualificação na área da construção civil, voltados para projetos ligados ao desenvolvimento da cidade, como o complexo turístico-residencial MARAEY, premiado como melhor megaempreendimento global na MIPIM 2026, considerada a maior feira imobiliária do mundo.

    Saquarema ganha duas novas creches e tem oferta de vagas no ensino infantil ampliada

    0
    Com a presença dos moradores, a Prefeitura de Saquarema entregou, nos últimos dias, duas novas unidades escolares que ampliarão a oferta de vagas para a primeira infância no município

    Com a presença dos moradores, a Prefeitura de Saquarema entregou, nos últimos dias, duas novas unidades escolares que ampliarão a oferta de vagas para a primeira infância no município. As inaugurações da Creche Municipal Célia Pereira Coutinho, em Bicuíba, na sexta-feira, 13 de março, e da Creche Municipal Lúcia Maria Pereira Vidal, em Palmital, na segunda, 16, fazem parte de um cronograma que já alcançou a marca de 68 unidades educacionais construídas, ampliadas ou reformadas.

    Ambas as unidades contam com ambientes totalmente climatizados e seguem um padrão moderno de arquitetura escolar, cada uma com mais de 800 m² de área construída. O projeto pedagógico prioriza o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, através de jardins sensoriais e salas multiuso. Cada creche tem capacidade para atender 100 crianças, oferecendo cinco salas de aula, lactário, fraldário e áreas de lazer adaptadas.

    “Investir na primeira infância é, antes de tudo, garantir que o futuro de Saquarema seja construído sobre uma base sólida. Estas novas unidades em Palmital e Bicuíba são a materialização do nosso compromisso em levar dignidade e ensino de ponta para perto das famílias, permitindo que os pais trabalhem com a tranquilidade de que seus filhos estão em um ambiente seguro e estimulante”, afirmou a Prefeita Lucimar Vidal.

    Excelência comprovada em dados

    As estatísticas mais recentes do Censo Escolar, do Ministério da Educação, comprovam a valorização da educação infantil em Saquarema. Nos últimos anos, houve o aumento de 105% no número de crianças matriculadas em creches municipais. Em 2017, eram 1.421 alunos nessas unidades e, em 2025, 2.917. Com as inaugurações das novas creches em Bicuíba e Palmital, a oferta de vagas fica ainda maior, permitindo o aprimoramento da educação na cidade desde a infância.

    O investimento em educação também já se reflete nos índices escolares. No IDEB 2023, Saquarema alcançou nota 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental, acima da média do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, ocupando a 9ª maior nota no Estado do Rio de Janeiro. Nos anos finais do ensino fundamental, o município obteve nota 5,3, também superior às médias estadual e nacional, garantindo a 6ª maior nota no Estado do Rio de Janeiro.

    A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Patrícia da Silva Oliveira, reforça que a inauguração de novas creches contribui para fazer evoluir ainda mais o ensino na cidade: “Essas unidades vão fazer a diferença para as famílias desses bairros. São espaços para acolher nossas crianças, oferecendo aprendizado e segurança, e fazem parte da transformação da educação no nosso município, que começa na educação infantil.”

    Balanço

    Mais três novas creches, seguindo o mesmo modelo, estão previstas para serem entregues em 2026. As unidades ficarão nos bairros Barreira, Basiléia e Aterrado. Nos últimos anos, a Prefeitura realizou melhorias em 68 das 77 unidades educacionais do município, entre reformas e novas construções. No período, 31 unidades foram reformadas e 37 foram construídas ou inauguradas, entre creches e escolas, ampliando e modernizando a rede municipal de ensino.

    Prefeitura de Maricá fortalece alinhamento da comunicação pública com II Ciclo de Diálogos

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Comunicação Social, promoveu nesta terça-feira (17/03) o II Ciclo de Diálogos, encontro voltado às equipes de assessoria de comunicação das secretarias e autarquias municipais

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Comunicação Social, promoveu nesta terça-feira (17/03) o II Ciclo de Diálogos, encontro voltado às equipes de assessoria de comunicação das secretarias e autarquias municipais. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o alinhamento institucional, debater boas práticas da comunicação pública e orientar os profissionais sobre aspectos legais que devem nortear a atuação no dia a dia, com atenção especial ao princípio constitucional da impessoalidade.

    A programação reuniu representantes das áreas de comunicação do município em uma agenda voltada ao aprimoramento das diretrizes para a produção de conteúdos institucionais. Entre os temas abordados estiveram a importância da comunicação pública como instrumento de informação, transparência e serviço à população, além da necessidade de integração entre as diferentes pastas da administração.

    O secretário de Comunicação Social, Keffin Gracher, chamou atenção para a importância de a comunicação pública ajudar a população a compreender os efeitos de curto, médio e longo prazo das grandes obras em andamento na cidade.

    “As obras estruturantes, como as intervenções de saneamento em Itaipuaçu, geram transtornos temporários na rotina da população, mas é papel da comunicação pública mostrar com clareza que esses impactos fazem parte de um esforço necessário para preparar a cidade para o futuro”, disse.

    “A comunicação não é só transmissão de informação. Ela é relação, escuta e construção de sentido sobre o que o governo faz na vida real das pessoas. Nós precisamos comunicar de forma clara o que está sendo feito para que as pessoas compreendam o impacto das políticas públicas no seu dia a dia. O que estamos buscando é uma comunicação mais próxima da realidade das pessoas, mais conectada com a vida concreta de quem recebe o serviço público”, pontuou o secretário.

    A palestra principal foi ministrada pelo assessor especial do Gabinete do Prefeito e ex-procurador-geral do município, Dr. Fabrício Porto, que apresentou orientações jurídicas sobre os limites da publicidade institucional e os cuidados necessários na comunicação dos atos da administração pública, especialmente em ambientes digitais.

    “A publicidade institucional deve ter caráter educativo, informativo e de orientação social, sem transformar a ação de governo em promoção pessoal. Às vezes, a diferença está em uma palavra, em uma legenda, em uma manchete. Por isso, o cuidado técnico e jurídico na comunicação cotidiana é essencial. O mais importante é compreender que a comunicação institucional deve informar a sociedade sobre aquilo que a administração realiza, sempre respeitando os limites legais e constitucionais”, apontou Fabrício.

    Além das orientações legais, o II Ciclo de Diálogos da Comunicação também apresentou pontos do planejamento estratégico da Secretaria de Comunicação para o município. O objetivo foi reforçar a proposta de construir uma rotina de trabalho mais integrada e coordenada entre as equipes.

    Secretaria de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro promove cursos de capacitação gratuito para profissionais da saúde

    0
    Com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento e integrar as políticas públicas de saúde, a Secretaria de Integração Metropolitana (SEIM), em parceria com a Secretaria de Saúde

    Com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento e integrar as políticas públicas de saúde, a Secretaria de Integração Metropolitana (SEIM), em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado, dia 21 de março, uma capacitação voltada para profissionais de saúde do Rio de Janeiro e municípios da Região Metropolitana.

    O treinamento será totalmente gratuito e abordará temas como atualização de protocolos de encaminhamento e qualidade do registro no Sistema Único de Saúde (SUS), situações de risco e resposta em áreas de fronteira, estratégias integradas para otimizar o acolhimento à população, entre outros.

    O encontro busca não apenas o aperfeiçoamento técnico, mas também a construção de uma rede de colaboração mais sólida entre os profissionais que atuam nos 22 municípios da Região Metropolitana.

    A iniciativa reforça o papel da SEIM como articuladora de soluções que impactam diretamente o cotidiano dos cidadãos. Para a Secretária de Integração Metropolitana, Cynthia Felix, o investimento nos profissionais da área de saúde é o caminho para um serviço de excelência:

    “Qualificar quem cuida da nossa gente é uma prioridade. Quando integramos o conhecimento dos profissionais de saúde, garantimos um atendimento mais ágil, humano e eficiente para todos”, afirmou.

    As inscrições para a capacitação estão abertas e podem ser realizadas de forma online através das redes sociais da Secretaria.

    O evento contará com certificação para os participantes.

    Detalhes do Evento:

    Data: 21 de março (Sábado)

    Horário: 14 – 17 horas

    Local: Auditório do Hospital Federal do Andaraí – R. Leopoldo, 280 – Andaraí, Rio de Janeiro.

    Público-alvo: Secretários, servidores e profissionais de saúde do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

    WhatsApp Image 2026 03 17 at 17.18.03

    Prefeitura de Maricá amplia ações de inclusão com visita de pessoas atípicas ao Maracanã

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, promoveu nesta terça-feira (17/03) uma visita ao Estádio do Maracanã para cerca de 60 pessoas acompanhadas pelos serviços municipais

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, promoveu nesta terça-feira (17/03) uma visita ao Estádio do Maracanã para cerca de 60 pessoas acompanhadas pelos serviços municipais. A atividade fez parte de uma ação de inclusão social, que fortaleceu o acesso desse público a espaços culturais e esportivos.

    Participaram da visita usuários do Centro de Reabilitação, da Casa do Autista e do serviço de Equoterapia, que tiveram a oportunidade de conhecer diferentes áreas do estádio, como o auditório, a sala de coletiva de imprensa, o banco de reservas, o vestiário e a zona mista. O grupo também visitou a calçada da fama, que eterniza os pés de diversos jogadores brasileiros e estrangeiros, além de conhecer a história de um dos maiores palcos do futebol mundial.

    “É um momento para marcar uma lembrança na vida. Neste passeio, mostramos que eles podem estar onde quiserem e quando desejarem. Para alguns, é a primeira oportunidade de vir ao Maracanã, e é gratificante ver a felicidade deles”, afirmou a secretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor.

    Durante o passeio, os assistidos vivenciaram a experiência de estar em um ambiente que faz parte da memória esportiva do país, promovendo momentos de interação, aprendizado e lazer.

    Para o paratleta de tiro com arco, Gabriel Giffony, a visita representou uma oportunidade única de conhecer o estádio de perto. “É a primeira vez que faço essa visita e achei incrível. Lugares que víamos na televisão, agora podemos entrar, tirar fotos, é muito legal. Gostei demais da visita”, disse.

    Já para Fernanda Lima, mãe de Davi, de 8 anos, a experiência foi inesquecível. “É a nossa primeira vez no Maracanã e foi incrível. Meu filho veio muito animado, com a camisa do time do coração e até de chuteira. Gostamos muito”, concluiu.

    Maricá sedia formação nacional para fortalecer a cultura no Leste Fluminense

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, recebeu nesta terça-feira (17/03) o primeiro módulo da série Encontros de Formação Cultural, promovida pela Secretaria Nacional de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, vinculada ao Ministério da Cultura

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, recebeu nesta terça-feira (17/03) o primeiro módulo da série Encontros de Formação Cultural, promovida pela Secretaria Nacional de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, vinculada ao Ministério da Cultura. A atividade foi realizada no Cine Henfil e reuniu participantes de diferentes municípios do Leste Fluminense.

    Com o tema “Fundamentos das Políticas Culturais”, a palestra foi conduzida pelos gestores Cleise Campos e Flávio Aniceto. Durante o encontro, foram apresentados marcos históricos na construção das políticas públicas para o setor cultural, além de reflexões sobre desafios atuais e perspectivas para o fortalecimento da área.

    O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, destacou a importância do encontro para o avanço das políticas culturais no município.

    “Nossa secretaria está atenta aos movimentos da sociedade e temos um conselho de cultura atuante. Temos como meta a elaboração de um Plano Municipal de Cultura, pois entendemos que é hora de avançar em nossas políticas e incluir os artistas e a população no orçamento”, afirmou.

    O público do encontro foi composto por conselheiros de cultura de Maricá e de cidades como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito, além de artistas, arte-educadores, gestores públicos, produtores e demais trabalhadores da cultura.

    A programação da série prevê ainda outros três encontros, sendo dois deles em formato virtual. O próximo está marcado para a terça-feira (24/03), na Sala Sidney Miller, localizada no Palácio Capanema, no Centro do Rio de Janeiro.

    Maricá terá feriadão prolongado em abril

    0
    Ou seja, somando com os feriados nacional e estadual, os servidores públicos de Maricá terão quatro dias de descanso.
    Igreja Nossa Senhora do Amparo - Centro - Maricá - Rio

    Na última terça-feira, 17 de março, foi publicado no Diário Oficial um decreto que determina ponto facultativo nas unidades públicas municipais entre os dias 22 e 24 de abril. Ou seja, somando com os feriados nacional e estadual, os servidores públicos de Maricá terão quatro dias de descanso.

    No dia 21 de abril, uma terça-feira, será feriado nacional de Tiradentes. Em seguida, haverá ponto facultativo em Maricá no dia 22 de abril. Logo após, teremos outro feriado, desta vez estadual: o Dia de São Jorge (23 de abril), e, por fim, mais um ponto facultativo no dia 24 de abril.

    Vale destacar que serviços essenciais, como os das áreas de saúde, segurança e trânsito, seguirão normalmente.

    O decreto foi publicado pela Prefeitura de Maricá.

    Maricá firma parceria inédita para produzir aeronaves no município

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) realizou nesta terça-feira (17/03) a assinatura do contrato de Encomenda Tecnológica (ETEC) e de um termo de cooperação com a empresa Desenvolvimento Aeronáutico (DESAER) no Galpão Tecnológico, em Inoã.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) realizou nesta terça-feira (17/03) a assinatura do contrato de Encomenda Tecnológica (ETEC) e de um termo de cooperação com a empresa Desenvolvimento Aeronáutico (DESAER) no Galpão Tecnológico, em Inoã. A iniciativa marca o início de uma parceria inédita, que coloca o município no centro de avanços da indústria aeronáutica brasileira, especialmente no segmento de aeronaves regionais.

    O projeto prevê o desenvolvimento de aeronaves para o transporte regional, com capacidade para até 19 passageiros, além de modelos para transporte de cargas, com foco em atender demandas crescentes no Brasil e no exterior. Inicialmente, as atividades de pesquisa e desenvolvimento serão realizadas no Galpão Tecnológico, com investimento municipal de R$ 32 milhões, que contempla estudos de engenharia, testes e validação, com expectativa de retorno financeiro por meio de royalties, patentes, contratos e arrecadação tributária.

    Para o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, a parceria traz impactos essenciais para o presente e o futuro da cidade.

    “Estamos dando um passo histórico com a assinatura deste termo, que marca o início da implantação da indústria aeronáutica em Maricá. Em parceria com a DESAER, vamos desenvolver e produzir aeronaves no município, posicionando a cidade em um novo patamar de inovação e desenvolvimento”, afirmou.

    Com as ações iniciais, serão gerados cerca de 60 empregos diretos voltados para engenheiros formados e estudantes de engenharia do programa Passaporte Universitário. Através dessa abordagem, é integrada formação e prática profissional, permitindo que esses talentos atuem desde o início no desenvolvimento tecnológico da aeronave, com foco em áreas estratégicas como a engenharia aeronáutica e a aviônica.

    O secretário de Governo, Arlen Pereira, reforçou que a entrada do município na indústria aeronáutica é fruto de planejamento estratégico e simboliza avanços.

    “Esse projeto marca a entrada de Maricá na indústria aeronáutica com uma iniciativa inovadora e de alcance global. É resultado de planejamento, visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento. Estamos integrando ciência, tecnologia e qualificação para gerar oportunidades. Maricá pensa grande e se posiciona para disputar espaço no cenário internacional”, acrescentou.

    O presidente da Codemar, Celso Pansera, ressaltou o impacto da iniciativa para a economia e o desenvolvimento da cidade.

    “Este é um ato histórico para Maricá, com a assinatura de uma encomenda tecnológica inédita no país, que inicia o desenvolvimento de uma aeronave e já gera empregos qualificados imediatos. Estamos estruturando uma nova cadeia produtiva, com formação de profissionais, inovação e alto valor tecnológico”, pontuou

    Indústria aeronáutica em Maricá

    O planejamento prevê, posteriormente, a implantação de uma unidade produtiva no Parque Tecnológico de Maricá, integrada a um novo distrito industrial. Através disso, será possível elaborar um polo aeronáutico completo, com a atração de cerca de 30 a 40 empresas fornecedoras, formando uma cadeia produtiva robusta e integrada na cidade.

    A iniciativa prevê que a futura fábrica produza até quatro aeronaves por mês, podendo chegar a oito unidades mensais com ampliação da operação. O impacto inclui a geração progressiva de aproximadamente 3 mil empregos diretos, além de milhares de oportunidades indiretas ligadas à cadeia produtiva e aos serviços associados.

    “A chegada desse projeto consolida uma estratégia fundamental para o futuro de Maricá, que é usar a ciência, tecnologia e inovação como base para diversificar a economia e reduzir a dependência dos royalties. Estamos conectando essa iniciativa a políticas já estruturadas, como o Passaporte Universitário e o ecossistema de inovação do município, garantindo formação, inteligência e geração de empregos qualificados”, destacou o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez.

    Para Arthur Marcial, sócio-administrador da DESAER, o projeto estimula a evolução de Maricá em várias frentes.

    “Esse projeto nasce de uma parceria construída com visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento, criando um polo aeronáutico, empregos e impacto econômico duradouro. Iniciamos já com contratações imediatas e avançaremos para a industrialização. É um modelo de ganha-ganha, em que a DESAER cresce junto com Maricá e contribui diretamente para transformar a cidade em referência no setor”, concluiu.

    Prefeitura de Maricá certifica novos bolsistas universitários

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na segunda-feira (16/03) a entrega de certificados aos candidatos contemplados no programa Passaporte Universitário, que oferece bolsas integrais para cursos de graduação em instituições credenciadas

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na segunda-feira (16/03) a entrega de certificados aos candidatos contemplados no programa Passaporte Universitário, que oferece bolsas integrais para cursos de graduação em instituições credenciadas. A solenidade aconteceu no auditório da secretaria, no Centro, e reuniu centenas de estudantes classificados no edital 015 do programa.

    Os novos alunos irão ingressar nos cursos de Arquitetura, Ciências Aeronáuticas, Engenharia de Produção e Farmácia. As aulas terão início no primeiro ou no segundo semestre, de acordo com o cronograma de cada instituição.

    “O Passaporte Universitário já ocupa um lugar histórico em Maricá e no Brasil. São mais de 12 mil bolsas de estudo concedidas em diversas áreas do conhecimento, ampliando o acesso ao ensino superior e transformando vidas. Os universitários de hoje serão protagonistas no desenvolvimento da nossa cidade, contribuindo diretamente para fortalecer os serviços públicos”, afirmou o secretário de Educação, professor Rodrigo Moura.

    Para Suely dos Santos, classificada para o curso de Engenharia de Produção, o programa representa uma oportunidade de mudança de vida.

    “Há muito tempo eu queria cursar uma universidade e não tinha oportunidade. Agora posso fazer uma graduação e, futuramente, mudar a minha vida e a dos meus familiares. Estou muito feliz”, disse.

    A entrega dos certificados contou com a presença de autoridades do município, como a subsecretária de Governo, Sayonara Andrade; o secretário de Economia Solidária, Matheus Gaúcho; o subsecretário de Políticas Públicas e responsável pelo programa, Victor Silveira; e a vereadora Adriana Costa.

    Com quase sete anos de existência, o programa Passaporte Universitário já concedeu mais de 12 mil bolsas de graduação para moradores de Maricá, ampliando o acesso ao ensino superior e qualificando a mão de obra local. Deste total, mais de 3 mil alunos já se formaram por meio da iniciativa.

    Guarda Municipal de Maricá avança processo de armamento

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, oficializou uma nova etapa do processo de armamento da Guarda Municipal com a publicação do Termo de Adesão junto à Polícia Federal no Diário Oficial da União, no início deste mês

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, oficializou uma nova etapa do processo de armamento da Guarda Municipal com a publicação do Termo de Adesão junto à Polícia Federal no Diário Oficial da União, no início deste mês. A medida representa um novo passo na política de segurança do município.

    Com a formalização, começam as etapas exigidas pela legislação federal para que os agentes possam obter o porte institucional de arma de fogo. O processo inclui avaliação psicológica, investigação de antecedentes, capacitação técnica, treinamentos teóricos e práticos, além do cumprimento de protocolos definidos pelos órgãos de controle.

    De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Júlio Veras, a assinatura do termo representa um avanço significativo para a segurança pública de Maricá. “É o resultado de um processo muito criterioso, que envolveu o cumprimento de diversas etapas e exigências legais. Com esse termo de adesão, iniciamos uma fase fundamental, que é a capacitação dos servidores”, afirmou em entrevista à Rádio Ultra FM.

    Segundo o secretário, os agentes passarão por um rigoroso processo de formação. “Eles são submetidos a avaliação psicológica, com acompanhamento da Polícia Federal, além de capacitação técnica e teórica e prova prática. Ao final, toda a documentação é analisada, incluindo a verificação de antecedentes, e somente após a aprovação o agente poderá ter o porte de arma”, explicou.

    No início deste ano, agentes da Guarda Municipal de Maricá participaram de treinamentos especializados com o Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O município também prevê novas etapas de capacitação em parceria com instituições de segurança.

    O processo contará com mecanismos rigorosos de controle e transparência, incluindo o uso de câmeras corporais. As imagens serão acompanhadas pela Corregedoria da Guarda Municipal e por órgãos de fiscalização, garantindo o monitoramento das ações.

    Baixa nos índices de criminalidade

    Ainda de acordo com o secretário, a iniciativa se integra ao trabalho já desenvolvido pela Guarda Municipal na cidade. “Temos observado a redução dos índices de criminalidade, muito em razão da atuação da Guarda Municipal. A possibilidade do porte de arma vem para somar e fortalecer ainda mais esse trabalho”, destacou.

    Atualmente, a Guarda Municipal de Maricá atua em diferentes frentes estratégicas, como o Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território (GODAT), o Grupamento Maria da Penha (GMAP), o Grupamento Especial de Defesa Ambiental (GEDAM) e ações integradas com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP).

    Traduzir »