22.7 C
Maricá
    sábado, junho 27, 2026
    Início Site Página 90

    CT Niterói sedia campeonato de futsal feminino da Conmebol

    0
    O Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede será palco da fase de grupos da CONMEBOL Liga Evolución Sub-12 de Futsal Feminino, entre os dias 21 e 25 de março

    O Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede será palco da fase de grupos da CONMEBOL Liga Evolución Sub-12 de Futsal Feminino, entre os dias 21 e 25 de março. A competição internacional reúne equipes de toda a América do Sul em uma iniciativa voltada à formação e ao desenvolvimento do futsal feminino desde a base.

    A competição contará com 10 equipes representantes das associações-membro da CONMEBOL, com delegações de países como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela, divididas em Zona Norte e Zona Sul. Durante a fase de grupos, as equipes se enfrentam, com cada time disputando quatro partidas. Ao todo, serão realizados 25 jogos, reunindo cerca de 100 atletas e 40 integrantes de comissões técnicas.

    A Liga Evolución possui um formato diferenciado: na etapa nacional, as meninas atuam por seus clubes de origem. Já na fase sul-americana, passam a representar seus países, vestindo as cores das seleções, embora não integrem oficialmente as equipes nacionais. A proposta valoriza a formação esportiva e a vivência internacional desde cedo.

    Para além da competição, o torneio tem como foco o desenvolvimento integral das atletas, incentivando a participação de meninas no esporte e promovendo valores como respeito, inclusão, fair play e convivência. Um dos destaques é o “Terceiro Tempo”, momento fora de quadra dedicado ao diálogo, à troca de experiências e ao fortalecimento emocional das jogadoras.

    “O CT Niterói Joga em Rede é um espaço que integra esporte e educação, e receber uma competição como essa reforça o nosso compromisso com a formação integral das nossas crianças e jovens. É também uma oportunidade de incentivar o protagonismo das meninas no esporte e ampliar horizontes por meio de experiências como essa”, destacou o secretário municipal de Educação de Niterói, Bira Marques.

    A competição não prevê um campeão único, reforçando seu caráter formativo. Além do desempenho esportivo, as equipes também são avaliadas por meio do Ranking Evolução, que considera atitudes como disciplina, respeito e espírito esportivo. A realização é da CONMEBOL, com organização local da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

    Niterói Joga em Rede – O Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede é um equipamento público da Secretaria Municipal de Educação, voltado à formação de estudantes da rede municipal por meio do esporte. Inaugurado em 2024, o espaço conta com estrutura de alto padrão, incluindo quadra poliesportiva oficial, arquibancada para cerca de duas mil pessoas, arena multiuso e academia de alto rendimento. No local, os estudantes-atletas têm acesso a treinos de alta performance e acompanhamento com equipe multidisciplinar, incluindo preparadores físicos, nutricionistas, fisioterapia e apoio psicológico, reforçando o compromisso com a formação integral.

    O espaço faz parte do programa Niterói Joga em Rede, uma política pública que articula esporte e educação em toda a rede municipal. A iniciativa começa nas aulas de educação física nas escolas, onde são identificados os talentos que podem ser encaminhados ao Centro de Treinamento para um desenvolvimento esportivo mais avançado.

    Programação – Fase de Grupos (Niterói)

    21/03 (sábado)

    13h30 – Pinocho (ARG) x Liverpool FC (URU)

    15h00 – Olimpia (PAR) x Seleção Valle (COL)

    16h30 – ULA FC (VEN) x Liga Univ. de Quito (EQU)

    18h00 – Univ. de Deportes (PER) x Col. Alonso de Ercilla (CHI)

    22/03 (domingo)

    13h30 – Nikelados (BOL) x Pinocho (ARG)

    15h00 – Col. Alonso de Ercilla (CHI) x Olimpia (PAR)

    16h30 – Univ. de Deportes (PER) x Liga Univ. de Quito (EQU)

    18h00 – Daminhas da Bola (BRA) x ULA FC (VEN)

    23/03 (segunda-feira)

    13h30 – Pinocho (ARG) x Liga Univ. de Quito (EQU)

    15h00 – Liverpool FC (URU) x Seleção Valle (COL)

    16h30 – Liga Univ. de Quito (EQU) x ULA FC (VEN)

    18h00 – Seleção Valle (COL) x Daminhas da Bola (BRA)

    24/03 (terça-feira)

    13h30 – Liverpool FC (URU) x Nikelados (BOL)

    15h00 – Pinocho (ARG) x Col. Alonso de Ercilla (CHI)

    16h30 – Seleção Valle (COL) x Liga Univ. de Quito (EQU)

    18h00 – Daminhas da Bola (BRA) x Univ. de Deportes (PER)

    O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

    Seminário “Juntas Somos Mais Fortes” promove valorização e protagonismo feminino em Saquarema

    0
    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizará no dia 30 de março, das 9h às 13h, o seminário “Juntas Somos Mais Fortes”

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizará no dia 30 de março, das 9h às 13h, o seminário “Juntas Somos Mais Fortes”, voltado ao fortalecimento, à valorização e ao protagonismo feminino no município.

    A iniciativa integra as ações em celebração ao mês da mulher e tem como objetivo oferecer um espaço de acolhimento, diálogo e troca de experiências entre as participantes. O encontro busca incentivar a autonomia, fortalecer vínculos e ampliar o debate sobre os desafios e conquistas das mulheres na sociedade.

    Durante o seminário, serão promovidas atividades que estimulam a reflexão e o empoderamento, reforçando a importância da união feminina como ferramenta de transformação social. A proposta é evidenciar que quando as mulheres se apoiam e caminham juntas, novas oportunidades são construídas e a força coletiva se torna ainda maior.

    O evento será realizado no Centro de Eventos de Saquarema, localizado na Avenida Saquarema, nº 3.933, no bairro Porto da Roça. A participação é gratuita e aberta ao público feminino.

    A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Saquarema com a promoção de políticas públicas voltadas às mulheres, fortalecendo iniciativas que incentivam o desenvolvimento social, a igualdade de direitos e o protagonismo feminino no município.

    Fila Zero reduz espera por exames e supera 50 mil atendimentos em Niterói

    0
    A Prefeitura de Niterói consolida um avanço histórico na saúde pública do município com os resultados atualizados do Programa Fila Zero

    A Prefeitura de Niterói consolida um avanço histórico na saúde pública do município com os resultados atualizados do Programa Fila Zero. Lançado em setembro de 2025, com início dos agendamentos em outubro, o programa já contabiliza 92.132 agendamentos realizados e 54.216 pacientes que conseguiram fazer seus exames e consultas.

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou, nesta quinta-feira (19), uma das unidades conveniadas, a Gastro Imagem, e acompanhou o atendimento de Maria Célia Santos, de 53 anos. Mãe de dois filhos, de 22 e 10 anos, e moradora do Engenho do Mato, ela é atendida na Clínica Silvio Picanço, em Itaipu, onde realizou uma endoscopia.

    “Gostei, adorei. Muito boa a iniciativa da Prefeitura. O exame estava previsto desde novembro e ainda me ligaram antes do tempo. Essa iniciativa da Prefeitura está ajudando muita gente. Estou muito feliz”, disse.

    Os números confirmam que o programa está avançando de forma consistente e já permitiu zerar as filas de demandas reprimidas da Central de Regulação nas especialidades de angiologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, ressonância magnética, eletroencefalograma, avaliação urodinâmica completa, ecocardiografia transtorácica, mamografia, teste ergométrico e tomografia computadorizada sem contraste.

    Outras especialidades e exames seguem em fase de redução da demanda, como fisioterapia, neurologia, neurologia pediátrica, otorrinolaringologia, otorrinolaringologia pediátrica, holter, MAPA, histeroscopia diagnóstica, colonoscopia, endoscopia, ecodoppler e ultrassonografia.

    Para o prefeito Rodrigo Neves os resultados demonstram que o programa está cumprindo o compromisso assumido com a população.

    “Assumimos o desafio de enfrentar a demanda reprimida com planejamento, investimento e gestão responsável. Hoje, com 50 mil pacientes atendidos e 14 especialidades zeradas, mostramos que o Fila Zero está funcionando e transformando a saúde pública de Niterói. Estamos garantindo diagnóstico mais rápido, início de tratamento no tempo certo, mais dignidade para a população e, paralelamente, avançando na estruturação da rede”, afirmou, lembrando que a Prefeitura de Niterói está reformando o antigo prédio da Amil, em Piratininga, onde será instalado o Super Centro de Exames, Imagens e Especialidades da Região Oceânica.

    O Programa Fila Zero prevê a realização de exames por meio da contratação de entidades privadas ou sem fins lucrativos, utilizando a Tabela SUS-Niterói, criada por decreto após aprovação do Conselho Municipal de Saúde. A tabela estabelece valores diferenciados para a complementação financeira dos procedimentos com recursos próprios do município, ampliando a capacidade de atendimento da rede e garantindo mais agilidade no acesso aos serviços.

    Entre os exames com maior demanda estão a ecocardiografia transtorácica, a colonoscopia, a ultrassonografia mamária bilateral e a endoscopia digestiva.

    A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, ressaltou que o avanço do programa representa uma mudança estrutural na organização da rede.

    “O Fila Zero está avançando, e os números comprovam isso. Ampliamos a oferta de exames, fortalecemos a rede municipal e utilizamos a parceria com a rede privada de forma estratégica e responsável”, destacou.

    O programa também dialoga com outras iniciativas de ampliação do acesso à saúde, como a adesão ao programa federal “Agora Tem Especialista”, que permite que hospitais privados e filantrópicos ofereçam atendimentos pelo SUS. Em Niterói, o Hospital e Maternidade São Francisco foi o primeiro hospital particular do país a integrar o programa para atendimentos oncológicos.

    A profissional de reciclagem Andressa Barroso, de 33 anos, mora há pouco mais de 10 meses em Niterói, no bairro do Caramujo. Ela conta que estava há mais de três anos esperando para fazer o exame de endoscopia.

    “Estou há um tempão, deve ter uns três anos, esperando para fazer esse exame. Eu morava no Rio Comprido, no Rio, e só consegui agora que vim morar com a minha mãe em Niterói”, explicou Andressa, que estava acompanhada da mãe, Sheila Damião. “Ela precisou vir pra cá para conseguir finalmente fazer esse exame”, completou.

    O presidente da Federação das Associações de Moradores, Manoel Amâncio, também destacou a importância do programa.

    “Para nós, é um serviço de excelência que a comunidade estava precisando. A dificuldade de atendimento acabou. É um serviço de primeiro mundo, em um lugar maravilhoso. Só de entrar a gente já fica encantado”, afirmou.

    Mutirão de atendimentos odontológicos será realizado em Itaipuaçu

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nos dias 04, 11, 18 e 25 de abril um mutirão de atendimentos odontológicos para tratamento de canal no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Itaipuaçu

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nos dias 04, 11, 18 e 25 de abril um mutirão de atendimentos odontológicos para tratamento de canal no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Itaipuaçu. A iniciativa contempla pacientes na fila de espera da Central de Regulação do município, que devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de cadastro para confirmar a situação e participar.

    A triagem dos usuários agendados começa na próxima segunda-feira (23/03) e segue até o dia 27/03 no CEO de Itaipuaçu, a partir de horário previamente agendado e informado pela equipe. É necessário apresentar identidade, CPF e cartão do SUS no local. Em caso de dúvidas, é indicado que o paciente procure a sua USF.

    O secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, ressaltou que a ação está alinhada ao processo de fortalecimento da rede.

    “Estamos avançando na organização da rede para garantir mais acesso e qualidade no atendimento. A ampliação dos serviços odontológicos especializados é parte desse processo, que busca reduzir filas e oferecer um cuidado cada vez mais eficiente e próximo da população”, destacou.

    A subsecretária de Políticas Odontológicas, Dra. Aline Costa, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do município com a ampliação do acesso e a qualificação dos serviços.

    “Essa ação é fundamental para levar mais agilidade aos pacientes que aguardam por procedimentos especializados. Estamos organizando a rede de forma estratégica, ampliando a capacidade de resposta e garantindo que o cuidado em saúde bucal aconteça de forma integral e resolutiva”, acrescentou.

    Serviço – Mutirão odontológico para tratamento de canal

    Triagem: 23 a 27/03

    Atendimentos: 04, 11, 18 e 25 de abril

    Horário: 8h às 17h

    Local: CEO de Itaipuaçu – Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1), lote 15, quadra 133, Jardim Atlântico Oeste

    Saquarema promove encontro voltado ao acolhimento de protetoras de animais

    0
    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, realizará no dia 26 de março, às 14h

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, realizará no dia 26 de março, às 14h, o encontro “Mulheres que cuidam: quem cuida de nós?”, voltado às protetoras de animais do município.

    A iniciativa tem como objetivo oferecer um momento de acolhimento, escuta e troca de experiências para mulheres que atuam diretamente na causa animal, muitas vezes dedicando grande parte do seu tempo ao cuidado e à proteção de animais em situação de vulnerabilidade.

    O evento contará com roda de conversa, participação da psicóloga Angélica Pereira, além de dinâmicas e atividades voltadas ao autocuidado, promovendo o bem-estar emocional e a valorização dessas mulheres.

    A proposta é proporcionar uma pausa na rotina, incentivando o fortalecimento emocional e reforçando a importância de cuidar de si para continuar exercendo o cuidado com o outro.

    O encontro será realizado na Rua 07, nº 77, no bairro Jaconé, e integra as ações do município voltadas ao reconhecimento e apoio às protetoras de animais.

    Nova agência do Banco Mumbuca é inaugurada em Itaipuaçu

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, entregou nesta quinta-feira (19/03) a nova agência do Banco Mumbuca no Barroco, em Itaipuaçu.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, entregou nesta quinta-feira (19/03) a nova agência do Banco Mumbuca no Barroco, em Itaipuaçu. A iniciativa busca ampliar o acesso da população aos serviços ligados à moeda social, principalmente para moradores de regiões distantes do centro da cidade.

    Criado em 2017, o Banco Mumbuca integra as principais políticas públicas de economia solidária de Maricá, como o Renda Básica de Cidadania (RBC), pago através da moeda social local, contribuindo para o fortalecimento do comércio local e a geração de renda.

    O secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, Matheus Gaúcho, destacou que a nova unidade representa um avanço na democratização dos serviços.

    “Queremos que a população tenha acesso ao Banco Mumbuca perto de casa. Essa agência em Itaipuaçu facilita a vida de quem antes precisava se deslocar até o Centro e amplia o uso da moeda social no dia a dia”, afirmou.

    O coordenador-executivo voluntário de Políticas Públicas e Gestão Estratégica, Diego Quaquá, destacou a importância da iniciativa diante do crescimento da região.

    “Itaipuaçu é o distrito que mais cresce em Maricá e é fundamental que esse crescimento venha acompanhado de serviços. A chegada da agência fortalece a economia local e amplia o acesso da população a políticas públicas importantes”, disse.

    A presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello, ressaltou o papel do espaço para o acolhimento e desenvolvimento da população.

    “Essa agência é mais do que um ponto de atendimento. É um espaço aberto para a população, onde moradores e comerciantes podem acessar serviços, tirar dúvidas e também utilizar o local para reuniões e iniciativas ligadas à economia solidária”, explicou.

    Serviços perto de casa

    A nova agência de Itaipuaçu já começa a impactar diretamente a rotina de moradores e comerciantes da região. A comerciante Adriana Tavares vê na iniciativa uma oportunidade de crescimento para o seu negócio.

    “Estou muito satisfeita. Agora vou poder utilizar a moeda Mumbuca na minha loja, e isso vai ajudar a aumentar as vendas. É uma oportunidade importante para quem quer crescer”, afirmou.

    Para a moradora Patrícia Santos, a principal mudança é a praticidade no acesso aos serviços.

    “Vai facilitar muito. Antes, eu precisava ir até o Centro de Maricá, agora tenho esse atendimento aqui perto de casa. Ficou muito mais acessível para todo mundo”, concluiu.

    Niterói: Circuito Pedalar nas Paineiras celebra o Mês da Mulher com mobilidade, cultura e serviços no Badu neste sábado (21)

    0
    Como parte das ações do Mês da Mulher, o Circuito Pedalar nas Paineiras reúne mobilidade urbana, cultura, lazer e inclusão social em uma programação pensada para a comunidade, com incentivo à participação feminina em atividades esportivas e de bem-estar

    Como parte das ações do Mês da Mulher, o Circuito Pedalar nas Paineiras reúne mobilidade urbana, cultura, lazer e inclusão social em uma programação pensada para a comunidade, com incentivo à participação feminina em atividades esportivas e de bem-estar. O evento acontece neste sábado (21), das 9h às 14h, no Condomínio Jardim das Paineiras, no Badu.

    A iniciativa é promovida pelo Projeto Social Pedalar, em parceria com a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semobi), Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde, Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Secretaria de Esporte e Lazer e CLIN.

    “Mais do que um evento, o Circuito Pedalar nas Paineiras é uma oportunidade de aproximar a comunidade da bicicleta e mostrar como ela pode ser uma ferramenta de inclusão, saúde e convivência. A proposta é criar um espaço de encontro, aprendizado e lazer para os moradores”, destaca Jairo Sena, criador do Projeto Pedalar.

    Para Fernanda Neves, coordenadora do Programa Niterói Por Elas e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, o evento reflete o trabalho integrado que vem sendo desenvolvido na cidade.

    “O Circuito traduz, na prática, o esforço de levar políticas públicas para mais perto da vida real das mulheres, considerando seus territórios, rotinas e desafios. Quando falamos de mobilidade, falamos também de autonomia, acesso à cidade e qualidade de vida. O Niterói Por Elas existe para que todas as áreas do governo construam ações que garantam direitos e incentivem as mulheres a ocuparem todos os espaços com segurança, lazer e cuidado”, afirmou.

    A secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Marcele Sardinha, destaca a importância de realizar a ação no território.

    “Celebrar o Mês da Mulher em um espaço como o Jardim das Paineiras reforça o papel da habitação de interesse social na promoção de qualidade de vida e no desenvolvimento das comunidades. O Badu tem uma forte liderança feminina, com mulheres protagonistas na vida comunitária. Iniciativas como essa valorizam essas trajetórias e fortalecem ainda mais os territórios”, disse.

    Alinhada ao Mês da Mulher, a programação foi pensada para valorizar, reconhecer e fortalecer o protagonismo feminino na comunidade do Badu. Voltado especialmente para mulheres, crianças, jovens e moradores da região, o evento utiliza a bicicleta como ferramenta para incentivar hábitos saudáveis, promover autonomia e ampliar o acesso à mobilidade ativa.

    O coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, ressalta que a ação também aproxima as políticas públicas do cotidiano da população.

    “A bicicleta conecta mobilidade, saúde, cultura e lazer. Quando chega acompanhada de atividades e serviços, se torna uma poderosa ferramenta de inclusão. A Prefeitura de Niterói vem investindo em uma cidade mais humana e acessível, e iniciativas como essa reforçam o papel da mobilidade ativa no fortalecimento das comunidades”, afirmou.

    A proposta também busca fortalecer a convivência comunitária, estimular a educação no trânsito e valorizar a cultura local, criando um ambiente de integração e participação.

    A programação reúne diversas atividades gratuitas e abertas ao público. Entre os destaques estão oficina de mecânica básica de bicicletas, com revisão colaborativa para até 50 participantes; circuito recreativo com monitor educativo; customização de camisas com temática bike; oficina de dança voltada ao público feminino; apresentação do “Mágico da Bicicleta”; e roda de samba com artistas locais.

    O evento também contará com serviços das secretarias municipais e pontos de hidratação. A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária também vai atender a população e orientar sobre as políticas habitacionais. A Secretaria de Saúde, por sua vez, realizará a distribuição de preservativos e absorventes, além de aferição de pressão arterial e testes rápidos para HIV. Já a Secretaria da Mulher oferecerá orientações e materiais informativos sobre os serviços disponíveis. A Secretaria de Esporte promoverá uma aula de yoga, enquanto a CLIN apresentará uma exposição de materiais reciclados.

    O Condomínio Jardim das Paineiras é majoritariamente formado por mulheres chefes de família e conta com uma gestão liderada por uma síndica e diversas subsíndicas, com apenas um subsíndico homem. Esse cenário reforça o alinhamento do território com o propósito do circuito de valorizar e fortalecer a presença feminina nos espaços de convivência, esporte e bem-estar.

    Idosos poderão ter atendimento de saúde domiciliar no Estado do Rio de Janeiro

    0
    Para ampliar o acesso da população idosa aos serviços de saúde por meio de atendimento domiciliar, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) analisa o Projeto de Lei 4706/2025

    Para ampliar o acesso da população idosa aos serviços de saúde por meio de atendimento domiciliar, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) analisa o Projeto de Lei 4706/2025, do deputado estadual Alan Lopes (PL), que propõe a criação do Programa Saúde Itinerante para a Pessoa Idosa no Estado do Rio de Janeiro.

    O programa prevê a realização de visitas periódicas às residências de pessoas com 60 anos ou mais, conduzidas por equipes compostas por enfermeiros e técnicos de enfermagem.

    As visitas poderão ocorrer mensalmente ou conforme a necessidade de cada paciente, mediante avaliação médica. Também está previsto o atendimento sob solicitação do próprio idoso, de familiares ou responsáveis legais.

    Entre as atribuições das equipes estão o acompanhamento preventivo de saúde, com aferição de sinais vitais, administração de medicamentos prescritos, monitoramento de doenças crônicas e orientação aos pacientes. Em casos que exijam atendimento especializado ou emergencial, os profissionais deverão encaminhar o idoso às unidades de saúde.

    O projeto estabelece ainda que o cadastramento dos beneficiários será feito pelas unidades básicas de saúde, sob coordenação da Secretaria de Estado de Saúde. Para viabilizar a execução do programa, o Poder Executivo poderá firmar parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

    “Muitos idosos possuem limitações físicas que dificultam sair de casa. Esse projeto de lei facilita o acesso aos serviços de saúde, evitando deslocamentos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessa população”, justifica Alan Lopes.

    Além da Comissão de Constituição e Justiça, a proposta depende de pareceres das comissões de Saúde; Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso; e orçamento.

    Prefeitura de Maricá leva melhorias a residências de Jacaroá e Ubatiba

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional e Articulação com o Conleste (SEDRACON), esteve na quarta-feira (18/03) nos bairros de Jacaroá e Ubatiba para dar continuidade às ações do Programa Emboço Social

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional e Articulação com o Conleste (SEDRACON), esteve na quarta-feira (18/03) nos bairros de Jacaroá e Ubatiba para dar continuidade às ações do Programa Emboço Social. A iniciativa contou com o apoio do Gabinete do Povo, que auxilia na identificação das demandas da população.

    As equipes visitaram as casas inscritas no programa para observar as condições dos imóveis e realizar as medições necessárias. Essa etapa possibilita que as melhorias cheguem a quem realmente precisa.

    A secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional e Articulação com o Conleste, Priscilla Canedo, destacou a importância de acompanhar de perto a realidade das famílias.

    “O Emboço Social é um programa que leva mais dignidade e proteção para as casas das famílias. Quando vamos até os bairros, conseguimos entender a realidade de cada morador e garantir que o atendimento chegue a quem realmente precisa. Esse é um trabalho feito com cuidado, olhando para cada família”, afirmou.

    Moradora de Ubatiba, a cozinheira Jandiara Nunes, de 46 anos, acompanhou a ação em sua vizinhança e comemorou a iniciativa.

    “Estou muito feliz de ver esse trabalho acontecendo aqui. A gente vê a mudança chegando e isso traz esperança para todo mundo”, contou.

    Jucelia Dutra, de 57 anos, será uma das beneficiadas e destacou a importância do programa.

    “Isso vai ajudar muito a gente. É uma melhoria que faz a diferença e traz mais segurança para a nossa casa”, acrescentou.

    Sobre o Programa

    O programa Emboço Social é voltado para moradores com renda de até dois salários mínimos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A seleção das residências é feita com base em dados oficiais da Prefeitura, levantados pela Secretaria de Habitação e a partir das visitas realizadas pelo Gabinete do Povo, que contribuem para identificar as demandas diretamente nos bairros.

    As residências devem ser exclusivamente residenciais, ter apenas um pavimento, até cerca de 50 m² e estar com a parte externa sem acabamento, além de não estarem em áreas de risco ou com restrições legais.

    Maricá realiza fiscalização para combater a pesca irregular

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca, promoveu nesta quinta-feira (19/03) uma operação de fiscalização para reprimir a pesca predatória

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca, promoveu nesta quinta-feira (19/03) uma operação de fiscalização para reprimir a pesca predatória e o acampamento irregular nas lagoas da cidade.

    A iniciativa foi realizada em parceria com o Grupamento Especial da Defesa Ambiental (GEDAM) da Guarda Municipal e aconteceu entre a Lagoa de Guaratiba e de São José de Imbassaí. Durante a ação, os agentes observaram as margens e os canais, identificaram irregularidades e retiraram uma rede que poderia atrapalhar a circulação de embarcações e pescadores.

    “É importante combater a pesca predatória e o fechamento dos canais. Isso evita que pessoas pesquem de forma ilegal em Maricá. Também estamos fazendo um trabalho de conscientização, deixando claro que é proibido fazer acampamentos na beira da lagoa”, explicou o secretário de Pesca, Xandi de Bambuí.

    O guarda municipal Alezio, integrante do GEDAM, falou sobre o impacto do patrulhamento nas lagoas da cidade. “Estamos realizando mais uma intervenção no sistema lagunar de Maricá, combatendo a pesca predatória e orientando os pescadores locais. Com isso, combatemos toda ação ilícita ao redor da lagoa, garantindo a preservação ambiental”, acrescentou.

    A Secretaria de Pesca, junto ao GEDAM, promove fiscalizações de combate à pesca irregular e contra o acampamento irregular semanalmente, fortalecendo a preservação ambiental e o uso sustentável das lagoas de Maricá.

    Traduzir »