23.1 C
Maricá
    sábado, junho 27, 2026
    Início Site Página 89

    Vermelhinhas completam 5 anos e projetam Maricá como sede do maior sistema gratuito de bicicletas do país

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes, celebra neste sábado (21/03) os cinco anos das Vermelhinhas, sistema gratuito de bicicletas que se consolidou como um dos principais símbolos de inclusão social

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes, celebra neste sábado (21/03) os cinco anos das Vermelhinhas, sistema gratuito de bicicletas que se consolidou como um dos principais símbolos de inclusão social, sustentabilidade e qualidade de vida no município. Mais do que um meio de transporte, a iniciativa garante à população o direito de se deslocar com autonomia, dignidade e sem custo.

    Com previsão de alcançar em breve 70 estações adultas e 700 bicicletas – além de dez estações infantis com cem unidades – o sistema já é a maior iniciativa pública de bicicletas compartilhadas gratuitas do país. Atualmente, são 63 estações adultas e 10 infantis distribuídas pelos quatro distritos da cidade, ampliando o acesso ao transporte sustentável para milhares de moradores.

    “Nossa meta é chegar ao próximo ano com 80 estações, 70 adultas e dez infantis, acompanhando o crescimento da cidade. Queremos ir além, implantando bicicletas para pessoas com deficiência e firmando parcerias estratégicas com as secretarias de Saúde, Segurança e da Mulher. Vamos consolidar Maricá como lugar de sucesso em mobilidade ativa e sustentável para o Brasil e para o mundo”, disse o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad.

    Ao longo desses cinco anos, as Vermelhinhas têm contribuído diretamente para a redução da emissão de poluentes, incentivando hábitos mais saudáveis e integrando diferentes regiões da cidade, especialmente em trajetos curtos. O serviço também gera economia no orçamento para as famílias.

    “As Vermelhinhas consolidam um modal de transporte de tarifa zero que garante o direito de ir e vir em Maricá para todos os moradores, trabalhadores e visitantes. E, mais do que um projeto, representam um direito à mobilidade ativa e acessível que transforma a qualidade de vida das pessoas”, completou Haddad.

    Integração e pioneirismo na Tarifa Zero

    O sucesso das Vermelhinhas faz parte de um sistema mais amplo que transformou Maricá em referência nacional em mobilidade gratuita. A cidade é pioneira no Brasil ao oferecer três modais públicos integrados sem cobrança de passagem: os ônibus Vermelhinhos, as bicicletas Vermelhinhas e, mais recentemente, as vans municipais.

    Com 158 ônibus em operação, distribuídos em 49 linhas, o sistema de ônibus Tarifa Zero registra mais de 3,2 milhões de deslocamentos por mês, gerando impacto direto na renda da população. Já as 59 vans, organizadas em 22 linhas, ampliam a cobertura do serviço, alcançando áreas não atendidas diretamente pelos ônibus.

    Assalto é registrado no Centro de Maricá

    0
    Na última quarta-feira, 18 de março, duas mulheres foram assaltadas próximo à Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá

    Na última quarta-feira, 18 de março, duas mulheres foram assaltadas próximo à Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá. As vítimas foram roubadas enquanto estavam esperando o ônibus.

    Segundo informações, o criminoso, ao perceber que havia apenas duas mulheres no ponto, decidiu realizar o assalto. Durante o crime, o bandido exibiu uma arma de fogo e, rapidamente, as vítimas entregaram seus pertences.

    O assaltante fugiu após um motorista, que passava pelo local, perceber a ação e gritar para chamar a atenção.

    Felizmente, as mulheres não ficaram feridas. O caso foi registrado na Delegacia de Maricá (82ª DP).

    Maricá promove evento em celebração das tradições de matrizes africanas

    0
    A Prefeitura de Maricá apoia o evento Meu País tem Axé, que será realizado neste sábado (21/03), a partir das 16h, na orla do Parque Nanci

    A Prefeitura de Maricá apoia o evento Meu País tem Axé, que será realizado neste sábado (21/03), a partir das 16h, na orla do Parque Nanci. A programação celebra o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, reunindo fé, cultura e ancestralidade.

    Com proposta de promover respeito, reconhecimento e fortalecimento das expressões afro-brasileiras no município, o encontro promovido pela Comissão de Eventos Afro de Maricá, conta com xirê de rua, intervenção cultural, mesa de diálogo, homenagens e atrações musicais. A iniciativa é desenvolvida com apoio da Companhia Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), além das secretarias de Direitos Humanos e Assuntos Religiosos.

    A programação será aberta às 16h com a recepção ao público. Em seguida, às 16h30, será realizado o Xirê de Rua. Às 17h, o público acompanha a intervenção do projeto Percanto, ligado à Secretaria de Direitos Humanos. Na sequência, às 17h30, será realizada a Mesa de Diálogo – Mulheres de Axé, com o tema “O Poder da Ancestralidade Feminina: o Matriarcado do Candomblé e a Proteção das Mulheres de Axé”.

    Outro momento de destaque, às 18h20, é a entrega de moções honrosas às Iyalorixás de Maricá, em reconhecimento à relevância de suas trajetórias e à contribuição para a preservação das tradições religiosas de matrizes africanas no município. A programação contará ainda com atrações musicais, incluindo Rita Benneditto, Samba da Mulher e o Bloco Identidade Preta.

    Serviço: Evento ‘Meu País tem Axé’

    Data: sábado, 21 de março

    Horário: a partir das 16h

    Local: Orla do Parque Nanci

    Programação:

    16h – Recepção

    16h30 – Abertura com Xirê de Rua

    17h – Intervenção do projeto Percanto (Secretaria de Direitos Humanos)

    17h30 – Mesa de Diálogo – Mulheres de Axé: “O Poder da Ancestralidade Feminina: o Matriarcado do Candomblé e a Proteção das Mulheres de Axé”

    18h20 – Entrega de moções honrosas às Iyalorixás de Maricá

    19h – Atrações musicais

    Prefeitura de Maricá promove ação de conscientização sobre o câncer de colo de útero

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM), realizou nesta sexta-feira (20/03) a edição de março do tradicional café da manhã com aposentados e pensionistas

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM), realizou nesta sexta-feira (20/03) a edição de março do tradicional café da manhã com aposentados e pensionistas. A iniciativa contou com programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, levando orientações sobre a prevenção do câncer de colo do útero.

    O evento reuniu aposentados e pensionistas do município para uma palestra de agentes de saúde e dentistas, que ofereceram orientações sobre saúde bucal e verificaram a pressão arterial. Além disso, Rosângela Peres, da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, conduziu uma aula de zumba no local.

    “Todos os meses realizamos um café da manhã com o propósito de acolher e aproximar os aposentados e, nesse mês, trouxemos uma temática em homenagem ao Dia das Mulheres. Temos um grupo enorme de mulheres que lutaram para conquistar seu espaço e proporcionaram para o município educação, saúde e segurança de qualidade”, destacou a presidente do Instituto de Seguridade Social de Maricá, Priscila França.

    A farmacêutica Viviane Cardoso falou sobre a importância da prevenção ao câncer no colo do útero. “Nós precisamos continuar nos cuidando, porque a prevenção continua sendo o melhor remédio. Devemos estar atentas e acompanhar, principalmente quando notamos algo errado com nosso corpo, podendo ser um sinal de alerta”, acrescentou.

    Participante do encontro, a aposentada Maria Antônia de Barros ressaltou a relevância da iniciativa. “É a minha primeira vez no café da manhã e gostei muito. É importante abordar o tema do câncer no colo de útero, pois muita gente não sabe dessa doença. Isso é muito bom para pessoas que não têm conhecimento”, concluiu.

    Maricá realiza evento de celebração à cultura pop

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, realizou na quarta-feira (18/03) mais uma edição do Cine Geek, com a exibição do filme Jurassic Park 3 no Cine Henfil, no Centro

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, realizou na quarta-feira (18/03) mais uma edição do Cine Geek, com a exibição do filme Jurassic Park 3 no Cine Henfil, no Centro. O evento semanal contou com estandes temáticos e venda de produtos ligados ao mundo geek e nerd, além de outras atrações ligadas à área.

    A iniciativa reuniu dezenas de fãs do universo da cultura pop em um ambiente de troca, interação e entretenimento no cinema público da cidade.

    “O Cine Geek assume um papel crucial ao oferecer, às quartas-feiras, um evento que engloba feiras e projeções de filmes. Além de promover a interação do público com a feira e com personagens, queremos ampliar o alcance cultural para toda a cidade”, ressaltou Sady Bianchin, secretário de Cultura e das Utopias.

    O coordenador de games e cultura geek, Thiago Cardoso, destacou o compromisso da iniciativa em ampliar o acesso e fortalecer esse viés cultural no município.

    “O Cine Geek é um espaço de encontro, criação e pertencimento. Mais que exibir filmes, ele conecta jovens à cultura geek, estimula a criatividade, fortalece a economia criativa local e transforma o Cine Henfil em um ponto vivo de experiências, troca e oportunidade”, concluiu.

    Ação da Águas do Rio promete levar água para 45 mil maricaenses

    0
    A ação está sendo realizada pela Águas do Rio

    Uma ótima notícia para quem mora entre os bairros de São José do Imbassaí e Inoã: teve início uma obra estratégica para o abastecimento de água dos maricaenses — a implantação de uma nova adutora. A ação está sendo realizada pela Águas do Rio.

    A nova adutora irá beneficiar cerca de 45 mil moradores de Maricá e terá aproximadamente 10 km de extensão. Bairros como São José do Imbassaí, Inoã, Itapeba e Parque Nanci serão contemplados.

    O trabalho promete sanar problemas como a falta de água e a dependência de poços artesianos. No entanto, a desconfiança dos moradores em relação à distribuidora Águas do Rio ainda é grande, pois muitos acreditam que haverá ampliação na cobrança pelo serviço e que os problemas na qualidade e na regularidade do abastecimento não serão resolvidos.

    Receita antecipa liberação do programa do IRPF 2026 para download

    0
    Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física

    A Receita Federal antecipou a liberação do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (PGD IRPF 2026), permitindo que contribuintes iniciem o preenchimento antes do prazo inicialmente previsto.

    A disponibilização do sistema estava programada para ocorrer nesta sexta-feira (20), às 8h, mas foi liberada ainda nesta quinta-feira (19), por volta das 18h, após a conclusão antecipada dos testes finais e validação das versões para diferentes plataformas.

    Liberação antecipada

    Com a medida, os contribuintes já podem baixar o programa e começar a organizar as informações necessárias para a declaração do Imposto de Renda.

    Segundo a área técnica da Receita, a antecipação foi possível graças a melhorias nos processos internos e à integração entre as equipes responsáveis pelo desenvolvimento e validação do sistema.

    O objetivo, de acordo com o órgão, é oferecer um serviço mais ágil, estável e acessível ao cidadão.

    Prazo mantido

    Apesar da liberação antecipada do programa, o calendário oficial de entrega das declarações permanece inalterado. O envio começa no dia 23 de março.

    A possibilidade de preenchimento prévio pode beneficiar especialmente contribuintes que não utilizam a declaração pré-preenchida e desejam reunir documentos com mais calma.

    Restituição

    A Receita também destaca que iniciar o preenchimento com antecedência pode ajudar quem busca receber a restituição nos primeiros lotes, já que a ordem de envio é um dos critérios considerados.

    O programa já está disponível para download no site oficial do órgão.

    FONTE: AGÊNCIA BRASIL

    Maricá celebra Dia de São José com procissão e programação religiosa

    0
    Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, foi realizada nesta quinta-feira (19/03) a procissão em celebração ao Dia de São José, padroeiro da primeira igreja matriz da cidade

    Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, foi realizada nesta quinta-feira (19/03) a procissão em celebração ao Dia de São José, padroeiro da primeira igreja matriz da cidade. A programação teve início na Praça do Mineiro, em São José do Imbassaí, e seguiu até a paróquia do santo, no mesmo bairro.

    “É um dia para coroar o nosso padroeiro, que cuida da gente todos os dias. É momento de celebrar, agradecer e renovar os pedidos a São José”, afirmou o padre da Paróquia de São José, Rafael Santana.

    O cortejo religioso reuniu centenas de devotos, convidados e moradores da região para celebrar o padroeiro dos trabalhadores, dos imigrantes e das famílias. Ao final da programação, foi celebrada uma missa, marcada por momentos de fé, agradecimento e emoção.

    “Eu só tenho a agradecer São José em minha vida. Todos os dias peço saúde e muita prosperidade para a minha família e sou atendida. Participo todos os anos da procissão”, disse a devota Cristiana Oliveira, moradora de São José do Imbassaí.

    O Dia de São José contou com uma programação especial desde o período da manhã, com alvorada, celebrações religiosas e confraternização entre os fiéis, incluindo almoço comunitário.

    “Eu vim do Rio de Janeiro para acompanhar o Dia de São José. Venho agradecer por todas as bênçãos na minha vida e na da minha família. Se tenho saúde para estar aqui hoje, é graças a São José”, acrescentou a devota Marinete Félix.

    Veja a programação completa das exibições no Cine Henfil deste fim de semana (20 a 22/03)

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, divulga a programação de filmes do Cine Henfil, no Centro, com sessões gratuitas entre os dias 20 e 22 de março (sexta-feira a domingo)

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, divulga a programação de filmes do Cine Henfil, no Centro, com sessões gratuitas entre os dias 20 e 22 de março (sexta-feira a domingo). O destaque será a obra Uma Batalha Após a Outra, dirigida por Paul Thomas e indicada ao Oscar 2026, que será exibida nesta sexta-feira (20), às 18h.

    A programação também inclui outras obras cinematográficas que se destacaram em premiações, como “Um Filme Minecraft”, “Hamnet a vida antes de Hamlet”, “Sirat”, “O Agente Secreto” e “Tom e Jerry – Uma Aventura no Museu”.

    Os ingressos gratuitos podem ser reservados pelo link https://abre.ai/iN6Z . Para garantir a entrada, é necessário chegar antes da sessão para validar o ticket.

    O Cine Henfil, localizado na Rua Alferes Gomes, 390, no Centro, possui 200 lugares, incluindo assentos para pessoas obesas, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. O espaço é equipado com modernos sistemas de projeção audiovisual.

    Confira a programação completa:

    Sexta-feira (20/03)

    18h – Uma Batalha Após a Outra – Na obra, Leonardo DiCaprio interpreta Bob Ferguson, um ex-revolucionário que sai da aposentadoria para enfrentar a missão mais importante de toda a sua vida: resgatar a sua filha. Tendo vivido a juventude como integrante de um grupo de guerrilha, agora a sua fracassada vida o atinge em cheio com frustrações e tristezas quando o mais cruel de sua longa lista de inimigos retorna após passar 16 anos desaparecido e resolve sequestrar a garota. Diante de tamanha urgência, ele reúne seus antigos companheiros e embarca em um implacável desafio em que precisará correr contra o tempo para salvar quem ele mais ama.

    Classificação: 16 anos

    Sábado (21/03)

    14h – Tom & Jerry – Uma Aventura no Museu – Uma das maiores duplas dos desenhos está de volta para uma aventura mágica repleta de confusões. Tom & Jerry: Uma Aventura no Museu acompanha uma das usuais perseguições entre o gato e o rato. Enquanto Jerry invade uma exposição num museu, Tom, que trabalha como segurança no local, começa a caçá-lo e, no meio da confusão, os dois encontram um objeto mágico que os transporta no tempo. Presos e perdidos numa época diferente e desconhecida, os dois precisarão deixar suas diferenças de lado para conseguir voltar para casa antes que seja tarde demais.

    Classificação: Livre

    16h – Especial Indicados ao Oscar 2026: Um Filme Minecraft – O filme é a primeira adaptação live-action para os cinemas do jogo mais vendido de todos os tempos, Minecraft. Neste universo onde a criatividade não só proporciona diversão como também é vital para a sobrevivência, quatro indivíduos desajustados — Garrett arrett “The Garbage Man” Garrison (Jason Momoa), Henry (Sebastian Eugene Hansen), Natalie (Emma Myers) e Dawn (Danielle Brooks) — são subitamente transportados para o Overworld, um mundo cúbico e bizarro onde a imaginação reina. Após passarem por um portal misterioso, eles se encontram em uma terra repleta de perigos e criaturas malignas, como Piglins e Zumbis. Para retornarem ao seu mundo, eles terão que dominar este novo ambiente com a ajuda de um construtor experiente e imprevisível, Steve (Jack Black). Durante essa jornada mágica, os cinco aventureiros precisarão redescobrir suas habilidades únicas, essenciais não apenas para sobreviver no Overworld, mas também para prosperar na vida real.

    Classificação: 10 anos

    18h – Especial Indicados ao Oscar 2026: Hamnet a vida antes de Hamlet – No filme, um dos mais importantes escritores do cânone ocidental William Shakespeare vive uma tragédia ao lado de sua esposa Agnes Shakespeare quando o casal perde seu filho de 11 anos para uma das várias pragas que assolaram o século XVI. Hamnet era o nome do menino e, nessa história ficcional sobre a vida doméstica de Shakespeare, Agnes é a narradora e o ponto de vista fundamental da narrativa, demonstrando o luto que acompanha o fim precoce da vida do seu herdeiro. A trama rejeita a faceta inabalável e intocável de um gênio William Shakespeare, mas apresenta um artista que era influenciado, acima de tudo, pela sua vida diária. Explorando os temas da perda e da morte, Hamnet acompanha a rotina e o dia a dia de uma família, as alegrias e as tristezas de viver numa pequena vila na Inglaterra do passado e a história de amor poderosa que inspirou a criação da peça Hamlet.

    Classificação: 14 anos

    Domingo (22/03)

    14h – Tom & Jerry – Uma Aventura no Museu – Uma das maiores duplas dos desenhos está de volta para uma aventura mágica repleta de confusões. Tom & Jerry: Uma Aventura no Museu acompanha uma das usuais perseguições entre o gato e o rato. Enquanto Jerry invade uma exposição num museu, Tom, que trabalha como segurança no local, começa a caçá-lo e, no meio da confusão, os dois encontram um objeto mágico que os transporta no tempo. Presos e perdidos numa época diferente e desconhecida, os dois precisarão deixar suas diferenças de lado para conseguir voltar para casa antes que seja tarde demais.

    Classificação: Livre

    16h – Especial Indicados ao Oscar 2026: Sirât – O filme apresenta a história de um pai (Sergi López) e um filho (Bruno Núñez) chamados, respectivamente, Luis e Esteban, que viajam até o Marrocos atrás de uma rave no meio das áridas montanhas do deserto. A dupla está em busca da filha e irmã Marina que desapareceu meses atrás em outra dessas grandiosas e excessivas festas. Eles distribuem a foto da jovem pelos festeiros que se movem ao som da música eletrônica com uma liberdade que o pai e o filho menor desconhecem. Movidos pela esperança e pelo destino, os dois decidem seguir um grupo que está à procura de uma última festa que acontecerá no meio do deserto. Os cinco amigos tentam convencer Luis e Esteban a não segui-los, mas a dupla insiste e os sete acabam formando um forte laço e compartilhando histórias de vida e obstáculos pelo caminho até a rave. Lá, esperam encontrar a jovem Marina.

    Classificação: 16 anos

    18h – Especial Indicados ao Oscar 2026: O Agente Secreto – A obra se passa no Brasil de 1977 onde Marcelo (Wagner Moura), um homem de 40 anos que trabalha como professor especializado em tecnologia, sai da movimentada São Paulo e vai para Recife. Ele tenta fugir do seu passado violento e misterioso, com a intenção de começar uma nova vida. Ali, ele chega na semana do Carnaval, então logo a paz e a calmaria da cidade vai se esvaindo, e com o decorrer do tempo percebe que atraiu para si o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, além de Marcelo estar sendo espionado pelo seus vizinhos, vê que a cidade que achou que o acolheria ficou muito longe de ser o seu refúgio.

    Classificação: 16 anos

    Niterói conquista o 1° lugar em ranking de saneamento no estado do Rio de Janeiro

    0
    Niterói lidera o Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil (ITB) no estado do Rio de Janeiro em 2026

    Niterói lidera o Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil (ITB) no estado do Rio de Janeiro em 2026. O Ranking do Saneamento é publicado pelo ITB com base nos dados dos 100 municípios mais populosos do Brasil. O instituto levou em consideração os indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), publicados pelo Ministério das Cidades.

    No ranking nacional do ITB, Niterói é a única cidade do estado do Rio entre as 10 mais bem colocadas. O Ranking do Saneamento é composto pela análise de três dimensões do saneamento básico em cada município: “Nível de Atendimento”, “Melhoria do Atendimento” e “Nível de Eficiência”. Niterói possui 100% da população atendida pelo serviço de abastecimento de água e 95,6% de cobertura no atendimento de esgoto.

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que a cidade terá investimentos para melhorar ainda mais o saneamento e, como consequência, a qualidade de vida da população.

    “Em parceria com a concessionária Águas de Niterói, o objetivo é universalizar a cobertura de esgoto na cidade até dezembro de 2028. O investimento será de mais de R$ 300 milhões. Niterói vai chegar a 100% de redes coletoras em todas as ruas, bairros e comunidades de nossa cidade. Temos um plano de investimento para os próximos três anos que vai fazer de Niterói a melhor cidade em saneamento do Brasil. No meu mandato anterior, viabilizamos novos reservatórios e adutoras para universalização da distribuição de água tratada, a inauguração de novas estações de tratamento de esgoto. Chegamos a 100% de água tratada e distribuída em 2017 e agora chegamos a 95,5% do esgoto tratado. Saneamento é saúde, recuperação e preservação do meio ambiente e qualidade de vida para o cidadão”, ressaltou Rodrigo Neves.

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, junto a outras autoridades municipais, visitou, nesta quinta-feira (19), o Centro de Controle Operacional (CCO) da Águas de Niterói para tratar do avanço das obras de universalização do esgotamento sanitário no município.

    A maioria das novas ligações será feita em locais que receberão o Programa Vida Nova no Morro, projeto de transformação urbanística e social que vai beneficiar 83 comunidades da cidade, impactando a vida de 150 mil pessoas. A ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto vai contribuir diretamente para a qualidade de vida e a saúde da população, a valorização imobiliária e a preservação dos corpos hídricos de Niterói, com destaque para as lagoas de Piratininga e Itaipu e para as praias da Baía de Guanabara. A Águas de Niterói vai investir na instalação de rede coletora de esgoto em todas as comunidades do município.

    Para o diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, os novos investimentos marcam uma nova etapa na evolução do saneamento da cidade.

    “Seguimos alinhados ao planejamento estratégico da Prefeitura. Niterói já investiu, por meio da concessionária, mais de R$ 1,8 bilhão em saneamento no município e, para os próximos anos, a expectativa é de mais de R$ 315 milhões em investimentos na universalização, para que possamos alcançar os 100% de tratamento de esgoto”, explicou.

    A ampliação do sistema de esgoto terá a construção de mais 200 quilômetros de rede, que serão integrados ao sistema existente, que conta com mais de mil quilômetros de rede e nove estações de tratamento.

    A concessionária também vai ampliar sua atuação em áreas de baixa renda, expandindo a oferta da Tarifa Social de Água e Esgoto para moradores inscritos no Cadastro Único e que atendam aos demais critérios definidos pela Lei nº 14.898/24. Ao todo, mais de 20 mil famílias devem ser beneficiadas com a iniciativa, que vai levar mais dignidade aos moradores de comunidades, proporcionando inclusão e a oportunidade de todos terem acesso a um serviço de qualidade.

    Programa Vida Nova no Morro – O programa Vida Nova no Morro tem como objetivos desenvolver estratégias intersetoriais capazes de reduzir o déficit e a inadequação habitacional, elevar a qualidade de vida da população das comunidades do município e garantir o direito à cidade com dignidade, saúde, conforto e acesso aos serviços essenciais.

    Gerido pelo Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidado, coordenado pela primeira-dama Fernanda Neves, o Vida Nova no Morro conta com o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães, idealizador do projeto Favela-Bairro, implantado no Rio de Janeiro na década de 1990, durante a gestão do prefeito Cesar Maia.

    O programa tem quatro eixos principais: desenvolvimento socioeconômico; melhorias habitacionais; urbanização integrada e resiliência urbana; e fortalecimento institucional. No que se refere às melhorias habitacionais, o foco está em aprimorar as moradias, buscando garantir ventilação, iluminação, equipamentos sanitários e fachadas adequadas, além de eficiência e sustentabilidade, reduzindo o déficit habitacional.

    No eixo de urbanização integrada e resiliência urbana, o programa implantará infraestrutura urbana de forma articulada, com foco na segurança climática e na valorização dos espaços públicos. No eixo do desenvolvimento socioeconômico, as ações pretendem ampliar o acesso à saúde, educação, cultura, esporte e lazer, além de viabilizar capacitação profissional e incentivo ao empreendedorismo.

    Traduzir »