21.4 C
Maricá
    sexta-feira, junho 26, 2026
    Início Site Página 82

    Operação contra tráfico de drogas em Maricá prende dois meliantes em São José do Imbassaí

    0
    Na manhã e na tarde desta quinta-feira, 26 de março, as polícias Militar e Civil realizaram uma operação conjunta para combater o tráfico de drogas na comunidade da Linha, em São José do Imbassaí (Maricá-RJ)

    Na manhã e na tarde desta quinta-feira, 26 de março, as polícias Militar e Civil realizaram uma operação conjunta para combater o tráfico de drogas na comunidade da Linha, em São José do Imbassaí (Maricá-RJ). Durante a ação, dois suspeitos e uma grande quantidade de drogas foram apreendidos.

    A operação teve como objetivo mapear as áreas de venda de entorpecentes no local e agir contra o avanço do tráfico em Maricá, principalmente em São José do Imbassaí.

    Enquanto os agentes realizavam a ação, avistaram dois homens em atitude suspeita. Diante disso, foi montado um cerco, e a captura dos suspeitos foi concluída com sucesso.

    Com os suspeitos, foram encontrados 10 sacos de cocaína, vidros de lança-perfume, papelotes de crack, 10 tabletes de maconha e uma pistola.

    Os detidos foram levados para a Delegacia de Maricá (82ª DP) e, em seguida, poderão ser encaminhados ao sistema prisional.

    Festival Niterói Cervejeiro tem edição especial St. Patrick’s Day

    0

    Niterói também celebra São Patrício, padroeiro da Irlanda. De sexta (27) a domingo (29), o Mercado Municipal da cidade recebe mais um Niterói Cervejeiro, desta vez a edição especial St. Patrick’s Day. O evento reúne música, cerveja artesanal e gastronomia, e é promovido pela Prefeitura, em parceria com a Comissão Niterói Cervejeiro. A entrada é franca.

    As atrações musicais são variadas. Nesta sexta-feira (27), a banda Blood Mary anima o público com pop e rock, a partir das 19h; na sequência, às 21h, tem o rock do grupo Bella Godiva, e quem encerra a noite, às 23h, é a cantora Nanda Moura, com blues.

    No sábado (28), os shows começam mais cedo. A banda Señor José abre a programação, às 13h, com versões de clássicos do rock. A partir das 15h30, os cariocas da Tailten levam para o palco a música tradicional irlandesa. No começo da noite, às 18h, tem rock, reggae e ska com a DKV. Em seguida, às 20h30, tem Arton Arraes Blues Band, e, para fechar a noite, a cantora Rayane Fortes, às 23h.

    No domingo (29), tem banda Señor José, às 13h; Tailten, às 15h30; Rio Rocks, às 18h, e Clapton Maníacos, às 20h30.

    Para brindar, serão vendidos no evento diversos rótulos de cervejas artesanais, de produtores como Pura Seiva, Cervejaria Máfia, UNA, Malteca, Belgarioca, Fractal Brewery, Cervejaria Masterpiece e Noi, entre outras. Na culinária, destacam-se a Creperia Municipal, os sanduíches do Bar da Mahi, petiscos e hambúrgueres do Bar da Máfia e os croquetes do UNA Gastronomia. Para as crianças, haverá uma área especial com monitores.

    A entrada no evento é gratuita, mas os organizadores pedem que cada pessoa leve um quilo de alimento não perecível. As doações serão entregues ao Banco de Alimentos de Niterói. O Mercado Municipal de Niterói fica na Rua Santo Antônio 53, no Centro.

    Niterói terá mutirão de cidadania com serviços gratuitos

    0

    A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, vai promover o primeiro mutirão de cidadania deste ano. O Território de Direitos estará, neste sábado (28), no Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC), a partir das 8h. O objetivo é promover o acesso a serviços, a cidadania e o fortalecimento das políticas públicas no município. A edição deste mês terá, também, atividades voltadas ao público feminino, em alusão ao mês das mulheres.

    A secretária de Direitos Humanos, Cláudia Almeida, ressaltou a importância de levar os serviços de forma descentralizada aos territórios, como forma de garantir a cidadania dessa população.

    “Acreditamos que garantir direitos passa, antes de tudo, por estar presente nos territórios e ouvir de perto as necessidades da população. O Território de Direitos é uma iniciativa que reforça esse compromisso, levando serviços essenciais, acolhimento e informação para quem mais precisa. Neste mês, também damos um olhar especial às mulheres, fortalecendo políticas públicas que promovam autonomia, proteção e igualdade”, afirmou Cláudia Almeida.

    Durante o mutirão, serão oferecidos serviços de emissão de identidade, atendimento com médico de família, orientação e serviços socioassistenciais (CRAS), além de uma apresentação do Voares Circus, Copa das Mulheres, bike cross e feira gastronômica e de artesanato. O Território de Direitos conta com a parceria de órgãos do governo municipal, do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

    “O PESC é um espaço de transformação social. Receber o Território de Direitos aqui no Caramujo reforça nosso papel de aproximar serviços essenciais da população. Mais do que oferecer atendimentos, esse mutirão promove acolhimento, inclusão e oportunidades, especialmente para as mulheres, que ganham protagonismo nesta edição. É a Prefeitura presente no território, fazendo a diferença na vida das pessoas”, destacou Sheila Bahia, coordenadora do PESC.

    Após grave acidente, Prefeitura de Nova Iguaçu aciona concessionária e interdita acesso à viaduto por segurança

    0

    A Prefeitura de Nova Iguaçu informa que atua desde a noite desta quarta-feira (25) após o acidente envolvendo uma carreta e a interdição do viaduto localizado na região de Rosa dos Ventos.

    O prefeito Dudu Reina esteve no local ainda na noite de quarta-feira e, diante do risco à segurança, determinou a imediata interdição do tráfego no viaduto, executada pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU), como medida preventiva.

    A estrutura está situada na faixa de domínio da Rodovia Presidente Dutra e, assim como todos os viadutos ao longo da via, é de responsabilidade direta da concessionária EcoRioMinas, a quem cabe a gestão, manutenção, vistoria e adoção de medidas estruturais nesses equipamentos.

    Desde o ocorrido, a Prefeitura acionou a concessionária, cobrando providências imediata para avaliação da estrutura.

    Equipes da SEMTMU seguem atuando nas vias municipais no entorno do viaduto e nos acessos vicinais, com orientação e reforço da sinalização nas áreas afetadas.

    A Defesa Civil municipal acompanha, no local, a vistoria técnica que está sendo realizada pela concessionária EcoRioMinas.

    Maricá realiza seminário sobre participação popular e democracia

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, promoveu nesta quarta-feira (25/03) o seminário “Democracia e Participação Popular” na sede do Programa Marielle Franco, no Centro. A iniciativa reuniu participantes para refletir sobre os desafios e avanços na construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva.

    O encontro contou com a presença de especialistas no tema, como o pesquisador do Programa Marielle Franco, Manuel Gándara; o coordenador do programa Cultura de Direitos, Diestéfano Sant’Anna; e o coordenador da Casa dos Conselhos de Maricá, Gleife Batista.

    “Democracia e participação popular andam juntas e devem permanecer assim. Somente desta forma se constroem políticas públicas fortes e qualificadas”, destacou o pesquisador Manuel Gándara.

    Durante o seminário, foram discutidos temas como o fortalecimento dos mecanismos de participação social, a importância do controle popular sobre as políticas públicas e o acesso da população aos espaços de decisão. O encontro também abordou o papel da educação cidadã na formação de indivíduos mais conscientes.

    Para o coordenador da Casa dos Conselhos, Gleife Batista, a participação da juventude é essencial. “Quando a juventude se une, é fortalecida a participação na política. É fundamental ocupar espaços e lutar pelos direitos da população”, afirmou.

    Outro ponto destacado foi a necessidade de ampliar o diálogo entre poder público e sociedade civil, com incentivo à escuta ativa e à participação em conselhos, conferências e outras instâncias democráticas.

    Para o morador de Itapeba Fernando Moreira, a discussão fortalece os direitos da população. “A pauta social está diretamente ligada à democracia. Quando aprofundamos esse tema, chegamos a políticas públicas fundamentais para a sociedade. Essa discussão foi importante para trazer esses assuntos para o espaço público”, concluiu.

    Nova Iguaçu inicia vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (26)

    0

    Nova Iguaçu inicia, nesta quinta-feira (26), a partir das 12h, a campanha para a vacinação contra a gripe. Ao todo, serão 63 pontos de atendimento para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O objetivo da ação é uma estratégia para proteger a população antes do início do período de temperaturas mais amenas, quando há o aumento dos casos de doenças respiratórias.

    Já no próximo sábado (28), acontece o Dia D de vacinação. No total, 61 unidades, entre Clínicas da Família, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Pontos de Vacinação, funcionarão das 8h às 13h. Outros dois locais terão horário estendido: a Policlínica do Shopping Nova Iguaçu, das 8h às 20h, e o Centro de Saúde Vasco Barcelos, das 8h às 16h.

    Nesta etapa, o público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, puérperas, professores, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuário, além de pessoas em situação de rua, população privada de liberdade privada, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e trabalhadores dos Correios. A campanha vai até o dia 30 de maio.

    “O objetivo é proteger a população antes do período de maior circulação dos vírus respiratórios. A vacina reduz o risco de complicações e internações, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades. É fundamental que quem faz parte dos grupos prioritários procure uma unidade e se vacine”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

    A influenza é uma infecção viral que atinge o sistema respiratório e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. Para se vacinar, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima levando documento de identificação e caderneta de vacinação.

    A lista com os endereços e o público-alvo da campanha está disponível em: https://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao/gripe/

    Maricá incentiva saúde e autoestima feminina com projeto de atividades físicas

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou nesta quarta-feira (25/03) uma aula coletiva de atividades físicas no Shopping Boulevard

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou nesta quarta-feira (25/03) uma aula coletiva de atividades físicas no Shopping Boulevard. A ação integra o projeto “Elas em Movimento”, que acontece semanalmente e tem como objetivo promover o bem-estar físico e mental do público feminino.

    A programação contou com aulas de zumba, fitdance e exercícios funcionais, reunindo mulheres em um momento de cuidado com a saúde, integração e incentivo à prática de atividades físicas. A iniciativa busca estimular hábitos saudáveis, além de fortalecer a autoestima e a qualidade de vida das participantes.

    A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas Bastos, destacou a importância de ações voltadas ao cuidado integral da mulher. “Estamos promovendo esse tipo de atividade porque sabemos que os exercícios físicos são fundamentais não só para o corpo, mas também para a saúde mental. Eles aumentam a disposição, fortalecem a imunidade e contribuem para a autoestima. Por isso, ações como essa fazem parte da rotina da secretaria”, afirmou.

    A professora de ginástica Kalyne Carneiro ressaltou o impacto positivo da prática regular de exercícios. “Nosso objetivo é incentivar as mulheres a se movimentarem, por meio de atividades como zumba e funcional, promovendo benefícios tanto para o corpo quanto para a mente”, explicou.

    Moradora de Inoã, Maria do Carmo participou da atividade e destacou a importância das ações promovidas pela Casa da Mulher. “Eu participo de todos os eventos que a Casa da Mulher proporciona, seja voltado ao bem-estar físico ou mental. Essas ações fazem com que a gente saia da rotina, conheça outras pessoas e experimente coisas novas”, relatou.

    Lula, Rodrigo Neves e Gleisi Hoffmann participam de Caravana Federativa do Governo Federal em Niterói/RJ

    0
    Nos dias 26 e 27 de março, a cidade de Niterói/RJ recebe a 18ª edição da Caravana Federativa

    Nos dias 26 e 27 de março, a cidade de Niterói/RJ recebe a 18ª edição da Caravana Federativa. A iniciativa contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e tem como objetivo fortalecer o diálogo com estados e municípios, ampliando o acesso a programas, serviços e investimentos públicos.

    Nesta quinta-feira (26), às 15h, será realizada a abertura oficial do encontro. Além de oficinas e diversos estandes, serão realizados diálogos com os gestores dos entes federativos. Na oportunidade, ocorrerão ainda anúncios do Governo Federal no estado do Rio de Janeiro.

    Sobe para 166 número de cidades do Sul que relatam escassez de diesel

    0
    Subiu para 166 o número de municípios do Rio Grande do Sul que relatam problemas relacionados à escassez no abastecimento de óleo diesel.

    Subiu para 166 o número de municípios do Rio Grande do Sul que relatam problemas relacionados à escassez no abastecimento de óleo diesel. A informação consta em um boletim da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), ao qual a Agência Brasil teve acesso, nesta quarta-feira (25).

    Os dados estão atualizados até as 9h dessa quarta-feira. Na última quinta-feira (19), o número de cidades atingidas era 142. Dois municípios, Formigueiro e Tupanciretã, mantêm estado de emergência.

    A Famurs detalha que recebeu retorno à consulta de 384 dos 497 municípios gaúchos. Os 166 atingidos representam um terço das cidades do Rio Grande do Sul. A capital, Porto Alegre, não consta como afetada.

    De acordo com a federação gaúcha, os sinais de desabastecimento acendem “um sinal de alerta para o funcionamento dos serviços essenciais nas cidades”.

    Prefeituras estão direcionando o combustível para áreas essenciais, como serviços na área da saúde e transporte de pacientes. Obras e atividades que dependem de maquinário foram suspensas.

    O óleo diesel é o principal combustíveis para veículos como caminhões, ônibus e tratores.

    ANP

    A Agência Brasil solicitou esclarecimentos à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, órgão regulador do setor, mas não recebeu retorno até a conclusão da reportagem.

    À ocasião do último balanço, que dava conta de 142 cidades afetadas, a ANP informou que o cenário era de que “não havia falta de produtos, mas questões logísticas”.

    Reflexos da guerra

    A questão nas cidades gaúchas e aumento do preço do óleo diesel em diversas partes do país são reflexos da guerra no Irã, que afeta a cadeia global do petróleo.

    O óleo diesel é o derivado do petróleo que mais sente os impactos do cenário internacional, uma vez que o Brasil importa cerca de 30% do diesel que consome.

    Desde o início dos ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã, em 28 de fevereiro, o preço do litro do óleo diesel no país subiu cerca de 20%, segundo a ANP.

    Ações do governo

    O governo tem tomado medidas para atenuar o repasse da alta global ao consumidor final. Uma delas foi a zeragem das alíquotas dos tributos federais que incidem sobre o diesel, o Pis e a Cofins.

    O governo também trabalha com a subvenção às empresas (espécie de reembolso) de R$ 0,32 para cada litro de diesel produzido ou importado.

    A Petrobras, principal fornecedora do país, chegou a reajustar o preço do óleo diesel em R$ 0,38 no último dia 14, mas, de acordo com a presidente da estatal, Magda Chambriard, o reajuste nas bombas foi suavizado pelas ações do governo federal.

    Além disso, há a proposta para que estados também colaborem com subsídio ao diesel.

    A ANP atua ainda na fiscalização da cadeia de comercialização dos combustíveis, visitando postos e distribuidoras.

    FONTE: AGÊNCIA BRASIL

    Maricá promove programação gratuita de teatro neste domingo (29/03)

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, promove neste domingo (29/03)

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, promove neste domingo (29/03) uma agenda especial de teatro no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.

    A iniciativa contará com uma oficina de escrita criativa e a apresentação do espetáculo “Bendito Sangue”, com o objetivo de ampliar o acesso da população às atividades culturais e incentivar a formação artística no município.

    A oficina “Descobrindo a Dramaturgia” será realizada das 10h às 12h com condução de Eliane França e Gabriela Ribas, e é voltada para quem deseja compreender o processo de criação de textos teatrais, tendo como base o espetáculo apresentado no mesmo dia. Às 16h, o público poderá assistir a “Bendito Sangue”, com texto, direção e canções de Eliane França. O espetáculo aborda, de forma sensível e acessível, o tema da menstruação para todas as idades.

    A apresentação tem classificação livre e contará com recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras e audiodescrição. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados pela plataforma Sympla, pelo link disponível no perfil da Companhia Arteira de Teatro nas redes sociais ou no local, uma hora antes do espetáculo.

    Serviço:

    Oficina de Escrita Criativa “Descobrindo a Dramaturgia”

    Horário: das 10h às 12h

    Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyPaSt4Xks0GwC0hyuQDzqN80dLur-MonEs79Vfs6TTo-4Fw/viewform

    Traduzir »