21.8 C
Maricá
    sexta-feira, junho 26, 2026
    Início Site Página 83

    Hospital Geral de Nova Iguaçu é reconhecido entre as melhores UTIs do Brasil

    0
    O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) passou a integrar o grupo das melhores UTIs do Brasil

    O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) passou a integrar o grupo das melhores UTIs do Brasil. O Centro de Terapia Intensiva da unidade foi reconhecido com a premiação “UTI Top Performer 2026”, organizada pela Epimed Solutions em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), que reúne os hospitais com melhor desempenho no atendimento a pacientes críticos no país.

    Segundo a AMIB, a certificação tem como objetivo reconhecer unidades que alcançam melhores resultados assistenciais e estimular a melhoria contínua da qualidade da terapia intensiva no país. A certificação é baseada em dados do Registro Nacional de Terapia Intensiva, que avalia indicadores como qualidade da assistência, perfil dos pacientes e desfechos clínicos.

    A premiação integra uma avaliação mais ampla, que contempla quatro categorias e reconheceu, ao todo, 332 hospitais com UTIs de excelência em 2026. O principal destaque desta edição foi o crescimento de 29,3% na participação de unidades públicas entre as certificadas, em relação ao ano anterior, indicando um avanço na qualidade do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde. Dentro desse cenário, o HGNI está entre os 217 hospitais selecionados na categoria Top Performer, sendo um dos 36 da rede pública. Na Baixada Fluminense, é um dos três hospitais públicos a conquistar o selo.

    Atualmente o hospital conta com 44 leitos de terapia intensiva, distribuídos entre três CTIs e a unidade pós-operatória, atendendo casos de média e alta complexidade de toda a Baixada Fluminense.

    Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, o reconhecimento reflete o trabalho das equipes e a estrutura da unidade.

    “Esse resultado mostra a capacidade do hospital de oferecer um atendimento qualificado mesmo diante de uma demanda elevada. O cuidado com o paciente crítico exige organização, equipe preparada e estrutura adequada, e o HGNI tem se consolidado como referência nesse tipo de assistência”, afirmou.

    Segurança do Paciente

    Em 2025, o HGNI também foi reconhecido pela Epimed Solutions, em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), com o Selo Segurança do Paciente. A certificação destaca instituições que adotam boas práticas na gestão de incidentes e na melhoria contínua dos processos assistenciais. Ambos os reconhecimentos reforçam a consistência de um trabalho integrado e alinhado entre os diferentes setores da unidade.

    Prefeitura de Maricá credencia autoescolas para oferecer carteira de motorista gratuita a moradores

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Transportes e Postura e Trânsito, lançou nesta quarta-feira (25/03) o edital de credenciamento de Centros de Formação de Condutores (CFCs) para atuação no programa “Carteira de Habilitação para Todos”

    A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Transportes e Postura e Trânsito, lançou nesta quarta-feira (25/03) o edital de credenciamento de Centros de Formação de Condutores (CFCs) para atuação no programa “Carteira de Habilitação para Todos”, iniciativa que oferece acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para moradores do município. O documento completo pode ser acessado clicando aqui.

    O chamamento público estabelece as regras para credenciamento de autoescolas aptas a oferecer cursos teóricos e práticos, além de toda a estrutura necessária à formação de condutores, incluindo instrutores, veículos e suporte para realização dos exames obrigatórios. Os estabelecimentos devem entregar a documentação exigida dentro do prazo previsto no edital na sede da secretaria, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, km 20,5, em São José do Imbassaí.

    O programa atenderá residentes há pelo menos cinco anos na cidade, com renda familiar de até três salários mínimos e inscrição ativa no CadÚnico, contemplando a primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), além da mudança para categorias C, D e E. Entre os serviços incluídos estão exames clínicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, taxas obrigatórias e aluguel de veículos para provas práticas, todos custeados integralmente pelo município.

    A previsão inicial é de atendimento de até mil beneficiários no primeiro ano do programa. As inscrições para moradores interessados em participar serão abertas posteriormente, com divulgação nos canais oficiais da Prefeitura.

    Menos burocracia: programa promete facilitar abertura de empresas em Maricá

    0
    Uma medida foi publicada nesta quarta-feira, 25 de março, no Diário Oficial. Foi instituído pela Prefeitura de Maricá o programa Simplifica Maricá Empresas

    Uma medida foi publicada nesta quarta-feira, 25 de março, no Diário Oficial. Foi instituído pela Prefeitura de Maricá o programa Simplifica Maricá Empresas. A ação promete diminuir a burocracia na abertura e regularização de empresas no município.

    Além de reduzir a burocracia, considerada o principal problema apontado pelos empreendedores, o programa também oferecerá atendimento eficaz e ágil para aqueles que desejam criar seus negócios. A criação de um portal voltado ao atendimento deve potencializar a eficácia da iniciativa.

    Vale destacar que a ação é da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Gestão Tributária e Fiscal, que ficará responsável pelo monitoramento e pela organização do programa. Também será criado um comitê gestor.

    O objetivo da iniciativa é estimular a criação de empresas em Maricá, melhorar o ambiente empresarial e contribuir para a geração de empregos.

    Maricá: alunos da rede municipal produzem filmes e vivenciam o cinema

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), iniciou na terça-feira (24/03) a exibição de filmes elaborados por alunos das escolas municipais no Cine Henfil, no Centro

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), iniciou na terça-feira (24/03) a exibição de filmes elaborados por alunos das escolas municipais no Cine Henfil, no Centro. A iniciativa, em parceria com as secretarias de Cultura e das Utopias e de Educação, reuniu curtas-metragens criados por alunos das escolas Antônio Rufino de Souza, na Gamboa, e Jacintho Luiz Caetano, no Centro.

    No primeiro dia de exibição, mais de 100 crianças da Escola Municipal Antônio Rufino de Souza, com idades entre 5 e 12 anos, assistiram às produções “O Mágico Atrapalhado”, “O Segredo”, “A Pulseira” e “Outra Dimensão”, que exploram diferentes narrativas e gêneros presentes no cinema.

    “É gratificante os alunos poderem se ver na tela, principalmente por essa ser a primeira vez no cinema para muitos. É uma experiência especial”, destacou a diretora-geral da Escola Municipal Antônio Rufino de Souza, Diana Ribeiro.

    Orientados pela diretora de cinema Fernanda Novaes, os estudantes tiveram contato com diferentes etapas do processo cinematográfico, transformando vivências do dia a dia em narrativas autorais. As produções também exploram a imaginação e as relações humanas a partir do olhar das crianças.

    Para Emanuele Gregório, de 9 anos, a experiência foi marcada pela diversão ao lado dos colegas. “Estou feliz pela experiência. As gravações do filme foram muito legais, principalmente por tudo ter sido feito com os meus amigos”, contou.

    Já Ayla Cristina, de 7 anos, destacou a emoção de ir ao cinema público. “Foi a minha primeira vez no cinema e gostei muito. Vi alguns amigos da escola na tela e foi bem legal”, concluiu.

    Maricá: sistema gratuito de bicicletas vence prêmio nacional de mobilidade

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), recebe nesta quarta-feira (25/03) o Prêmio Bicicleta Brasil 2025

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), recebe nesta quarta-feira (25/03) o Prêmio Bicicleta Brasil 2025. A premiação, promovida pelo Ministério das Cidades e anunciada durante a COP30, em Belém (PA), reconhece iniciativas que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte, saúde e inclusão social.

    O reconhecimento ocorre poucos dias após o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas – conhecidas como Vermelhinhas – completar cinco anos de funcionamento. “A mobilidade precisa ser tratada como um direito. A integração entre o transporte de Tarifa Zero e a mobilidade ativa amplia o acesso da população à cidade. Os resultados mostram que políticas públicas bem estruturadas podem gerar impacto direto na vida das pessoas”, afirmou o presidente da EPT, Celso Haddad.

    Maricá foi premiada em duas categorias e alcançou posições de destaque em outras duas. O projeto ‘Pedalando pro Trabalho’ conquistou o 1º lugar na categoria Cultura da Bicicleta, enquanto a iniciativa ‘Bike Saúde EPT: Transformando Mobilidade em Saúde Pública’ ficou em 3º lugar na categoria Saúde e Qualidade de Vida. O município também alcançou o 4º lugar na categoria Desenvolvimento, com o projeto Bicicleta para Todos, e o 10º lugar na categoria Planejamento, com o Programa Pedala Junto Maricá.

    Sistema completa cinco anos e amplia operação

    O sistema de bicicletas compartilhadas gratuitas da EPT completou cinco anos no último sábado (21/03). O serviço garante mais autonomia à população, incentiva hábitos saudáveis e contribui para a redução da emissão de poluentes.

    Atualmente, o município conta com 63 estações adultas e 10 infantis distribuídas pelos quatro distritos. A previsão é ampliar a rede para 70 estações adultas e 700 bicicletas, além de dez estações infantis com 100 unidades.

    De acordo com a EPT, a meta é seguir expandindo o serviço, incluindo a implantação de bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência e novas integrações com outras políticas públicas. As Vermelhinhas fazem parte do modelo de Tarifa Zero implantado em Maricá, que também inclui os ônibus Vermelhinhos e, mais recentemente, as vans municipais gratuitas, formando um sistema integrado de mobilidade que impacta diretamente a rotina e o orçamento das famílias.

    Prêmio Bicicleta Brasil

    Organizado pelo Ministério das Cidades, o prêmio reconhece boas práticas voltadas ao uso da bicicleta com base em critérios como sustentabilidade, impacto estrutural, integração modal, planejamento e inovação.

    Nesta edição, mais de 80 projetos inscritos por órgãos públicos de diferentes regiões do país foram avaliados. Além da premiação, todas as iniciativas habilitadas receberam o Selo Bicicleta Brasil, concedido no âmbito do Programa Bicicleta Brasil, da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana.

    Saquarema celebra o sucesso do Aloha Spirit 2026 e reafirma protagonismo no cenário esportivo nacional

    0
    As areias de Itaúna e as águas da Lagoa de Saquarema foram palco, nos últimos dez dias, de uma celebração de saúde, superação e respeito ao meio ambiente

    As areias de Itaúna e as águas da Lagoa de Saquarema foram palco, nos últimos dez dias, de uma celebração de saúde, superação e respeito ao meio ambiente. O encerramento da etapa Grand Slam do Aloha Spirit 2026, o maior festival de esportes aquáticos do mundo, consolida Saquarema como um destino de referência internacional, capaz de acolher com excelência eventos de elite como o Pro Tour de Vôlei de Praia e a WSL. De 13 a 22 de março, a cidade recebeu mais de 3 mil atletas de 21 estados brasileiros e quatro países. O fluxo intenso de competidores e suas famílias gerou um impacto positivo direto no comércio, na rede hoteleira e no setor de serviços, movimentando milhares de reais e gerando empregos temporários para a população local.

    Esporte para todos: programa Viva+Esporte e inclusão

    A força de Saquarema no esporte não se limita aos grandes eventos. O festival serviu de vitrine para o Viva+Esporte, robusto programa social da Prefeitura que oferece diversas atividades físicas, esportivas e de lazer para mais de 3 mil moradores, desde crianças de 6 anos até a terceira idade. Durante o Aloha, o programa promoveu aulas abertas de funcional kids, vôlei de praia e beach tennis, integrando a comunidade ao clima de competição.

    A inclusão foi a marca registrada desta edição. O festival promoveu o “Aloha Para Todos”, com atividades voltadas para instituições de assistência e alunos do ASAS. Momentos emocionantes marcaram a participação de idosos do Centro Dia, a creche do Vovô, provando que o estilo de vida “Aloha” abraça todas as gerações da cidade. As crianças da rede municipal de ensino também foram protagonistas, com sessões exclusivas de cinema na arena, unindo lazer e cultura.

    Selo Bandeira Azul e sustentabilidade

    Um dos marcos desta edição foi o Encontro Estadual Bandeira Azul, realizado no dia 17 de março. O debate sobre a Economia Azul reforçou o compromisso de Saquarema com a preservação marinha. Atualmente, o município ostenta o prestigiado selo na Praia da Vila, Prainha e Itaúna, sendo esta última premiada pela quarta temporada consecutiva.

    “Receber o Aloha Spirit pelo quinto ano consecutivo é a prova de que nossa gestão no esporte e no turismo está no caminho certo. Além de movimentar nossa economia e encher nossos hotéis e restaurantes, eventos desse porte inspiram nossos jovens e reafirmam nosso compromisso com a qualidade de vida. Saquarema hoje respira esporte, mas com a responsabilidade de preservar nossos recursos naturais para as próximas gerações”, afirmou a Prefeita Lucimar Vidal.

    Parceria de sucesso

    Para a organização do evento, a sinergia com a prefeitura é o que torna a etapa de Saquarema a mais especial do circuito: “A relação entre o festival e a cidade é um dos pilares do nosso sucesso. Saquarema oferece uma infraestrutura natural e técnica incomparável. Esse resultado positivo que vemos hoje é fruto de um alinhamento orgânico entre o evento e o poder público, onde esporte, sustentabilidade e educação caminham de mãos dadas”, destacou João Castro, CEO da Ecooutdoor e organizador do Aloha Spirit.

    Com o encerramento das competições de canoa havaiana, stand up paddle, natação, apneia e surf, a cidade agora se prepara para o próximo grande desafio do calendário, mantendo o fôlego que faz de Saquarema a verdadeira casa dos atletas.

    Maricá realiza Dia D de vacinação contra a gripe

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (28/03), das 8h às 17h, o Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe). A mobilização acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e em pontos estratégicos para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

    Entre os públicos contemplados estão idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres no período pós-parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, pessoas com comorbidades, imunocomprometidos e trabalhadores da área da saúde.

    Além das unidades de saúde, a imunização acontece no shopping Boulevard, no Supermarket do Centro e no CEPT Leonel de Moura Brizola, em Itaipuaçu. Nesses locais, o atendimento ocorrerá das 9h às 16h.

    “A vacinação contra a gripe é uma medida essencial de proteção coletiva, especialmente para os grupos prioritários. Neste sábado (28), estaremos mobilizados nas unidades de saúde e em pontos estratégicos para ampliar o acesso da população à vacina”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho.

    Polos de vacinação no Dia D

    USF Central: Rua Clímaco Pereira, 241, Centro

    USF Jardim Atlântico: Rua 36 (esquina com Rua 53), lote 01, quadra 206

    USF Marinelândia (Cordeirinho): Rua 09, quadra 15, Cordeirinho

    USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã

    USF Inoã 1: Rua Caio de Figueiredo (travessa CIEP), s/n

    USF Inoã 2: Rodovia Amaral Peixoto, km 14 (ao lado do DPO)

    USF Mumbuca: Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n

    USF Santa Paula: Estrada de Cassorotiba, s/n

    USF Carlos Alberto Soares de Freitas: Rua 23, quadra 29, lote 06, Bosque Fundo, Inoã

    USF Carlos Marighella: Rua Áustria, s/nº, condomínio MCMV de Itaipuaçu

    USF Santa Rita: Rua 36, quadra 433 (esquina com Rua 83), Jardim Atlântico Leste, Itaipuaçu

    USF Recanto: Rua Engenheiro Domingos Barbosa, s/n, Itaipuaçu

    USF São José 1: Rua 18, s/n, loteamento Jardim Ouro Mar

    USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n

    USF Elenir Umbelino de Mello (Enfermeira Billú): Rua Ary Spindola, quadra A, lote 352, Flamengo

    USF Bambuí: Avenida do Contorno, s/n

    USF Retiro: Estrada do Retiro, s/n

    USF Ponta Grossa: Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n

    USF Bairro da Amizade: Rua Eliete Rocha Santos (Rua 53), lote 31, quadra 91

    USF Guaratiba: Estrada Beira da Lagoa, s/n

    USF Barra: Rua Ernani Manoel Soares (antiga Rua 04), lote 03, quadra 0, Divineia

    USF Espraiado: Rua Gualberto Batista de Macedo, s/n

    USF Ubatiba: Avenida Niterói, s/n

    USF ACS Nathan da Silva Noronha Figueiredo (Saco das Flores): Rua 75 (esquina com a Rua 73)

    USF Itaocaia Valley: Rua Tocantins, s/n, próximo à Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, Itaipuaçu

    USF Ponta Negra: Estrada Um, s/n, próximo à Ponte Senador Paulo Duque

    USF Josefa Xavier Leal – São Bento da Lagoa: Rua Alcides Francisco da Cruz (esquina com a Rua Dezessete de Novembro), s/n, loteamento Praia de Itaipuaçu

    Shopping Boulevard – R. Ver. Luiz Antonio da Cunha, 35, Centro

    Supermarket Centro – Rua Barão de Inoã, 606, Centro

    CEPT Leonel de Moura Brizola – Avenida Jardel Filho, s/n, Itaipuaçu

    Prefeitura de Maricá apresenta políticas públicas da cidade à Arquidiocese de Niterói

    0

    A Prefeitura de Maricá recebeu nesta terça-feira (24/03) a visita de representantes da Arquidiocese de Niterói, que conheceram políticas públicas desenvolvidas pelo município nas áreas de cultura, mobilidade, inclusão social, educação e economia solidária. A agenda incluiu visitas ao Cine Henfil, à Casa de Cultura, à Empresa Pública de Transportes (EPT) e à sede do Banco Mumbuca, no Centro.

    O arcebispo metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, conheceu iniciativas voltadas à ampliação do acesso da população a direitos e serviços públicos, com foco na dignidade humana e no acolhimento à população em vulnerabilidade social. Ele foi acompanhado pelo bispo auxiliar, Dom Geraldo de Paula Souza, e pelo pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, Padre Wellington Dahan.

    O secretário de Assuntos Religiosos, Pastor Sérgio Luís de Sousa, enfatizou a importância de apresentar à comitiva iniciativas que impactam diretamente o cotidiano da população. “Nosso papel é construir pontes e acolher iniciativas que tenham impacto social e comunitário. Quando diferentes instituições se unem em torno de projetos que beneficiam a cidade, quem ganha é a população”, afirmou.

    Para o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, a visita reforça o valor de políticas públicas comprometidas com inclusão e cidadania. “A relação entre cultura, projetos sociais e diferentes expressões religiosas passa pela valorização das pessoas. Maricá constrói um caminho voltado à inclusão, à formação e à ampliação de direitos”, destacou.

    Na EPT, os visitantes foram apresentados ao sistema de transporte público gratuito do município, uma das políticas públicas mais conhecidas da cidade. Já no Banco Mumbuca, acompanharam o funcionamento da moeda social e de programas que buscam fortalecer a economia local e ampliar a circulação de renda no território.

    “É muito importante conhecer de perto iniciativas que contribuem para a formação humana e para a promoção da dignidade. Projetos nas áreas de cultura, educação, mobilidade e inclusão social ajudam a ampliar oportunidades, especialmente para quem mais precisa”, ressaltou o arcebispo Dom José Francisco Rezende Dias.

    Projetos que transformam vidas

    O bispo auxiliar Dom Geraldo de Paula Souza destacou o impacto dos projetos da cidade na vida da população. “Ficamos muito felizes quando encontramos uma cidade que demonstra preocupação concreta com a vida das pessoas, especialmente das que mais precisam, oferecendo condições de transporte, trabalho, cultura e educação”, disse.

    O pároco de Maricá, padre Wellington Dahan, ressaltou a convergência entre o trabalho social da Igreja e as políticas públicas da cidade. “É uma parceria que resgata a dignidade da pessoa humana. Quando diferentes forças se unem para atender às necessidades do povo, contribuímos para uma sociedade mais justa e fraterna”, concluiu.

    Também participaram da visita os secretários de Recursos Hídricos e Minerais, Júlio Carolino, de Empreendedorismo Social e Economia Solidária, Matheus Gaúcho, além dos presidentes da EPT, Celso Haddad, e do Banco Mumbuca, Manuella Mello.

    Assalto à mão armada preocupa moradores de Itaipuaçu

    0
    Dois homens armados, em uma moto, abordaram um jovem na esquina da Rua 34 com a Rua 65, em Itaipuaçu (Maricá), e roubaram a mochila e os pertences da vítima

    Dois homens armados, em uma moto, abordaram um jovem na esquina da Rua 34 com a Rua 65, em Itaipuaçu (Maricá), e roubaram a mochila e os pertences da vítima. O crime aconteceu por volta das 22h30 da noite desta segunda-feira (23).

    Em relato nas redes sociais, um familiar alertou os moradores para tomarem cuidado: “Meu filho foi assaltado hoje na 34 com 65 por uma moto onde estavam dois homens de capacete, às 22h30. Renderam ele e estavam armados. Levaram a mochila com todos os pertences. Graças a Deus não o fizeram mal. Para quem estiver na rua, fiquem ligados, pois começaram os assaltos à mão armada em Itaipuaçu novamente.”

    Felizmente, a vítima não ficou ferida.

    Ainda não se sabe a identidade dos criminosos.

    Pix solidário: campanha busca ajuda para tratamento de câncer de Luciane Alves Oliveira

    0
    Uma campanha solidária tem mobilizado pessoas nas redes sociais para ajudar Luciane Alves Oliveira, que já iniciou o tratamento contra o câncer no colo do útero

    Uma campanha solidária tem mobilizado pessoas nas redes sociais para ajudar Luciane Alves Oliveira, que já iniciou o tratamento contra o câncer no colo do útero. Diante dos altos custos com medicamentos, deslocamentos e demais despesas médicas, familiares e amigos iniciaram uma vaquinha online para arrecadar recursos.

    Segundo informações divulgadas na campanha, Luciane precisa de apoio financeiro para custear o tratamento e também gastos com passagens, já que o acompanhamento médico exige deslocamentos frequentes. A mobilização pede a colaboração de todos que puderem contribuir, com qualquer valor.

    Além das doações, o compartilhamento da campanha também é essencial para ampliar o alcance e aumentar as chances de arrecadação.

    Como ajudar

    As doações podem ser feitas de duas formas:
    • Pelo site da campanha: campanhadobem.com/batalha-contra-o-cancer-no-colo-do-utero;
    • Via Pix: 09789817746 (CPF, banco Nubank).

    A solidariedade pode fazer toda a diferença neste momento delicado. Quem não puder contribuir financeiramente pode ajudar divulgando a campanha para que mais pessoas tenham conhecimento da situação e possam apoiar essa causa.

    Captura de tela 2026 03 24 185039

    Traduzir »