21.3 C
Maricá
    sexta-feira, junho 26, 2026
    Início Site Página 81

    Prefeitura de Maricá avança com obras estruturantes e amplia qualidade de vida em diferentes regiões da cidade

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), segue avançando com um conjunto estratégico de intervenções voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e à elevação da qualidade de vida da população. As ações contemplam diferentes regiões do município, com destaque para os bairros de Inoã e São José do Imbassaí, que recebem obras estruturantes capazes de transformar a mobilidade e as condições urbanas.

    Em Inoã, duas importantes intervenções estão em andamento: a construção das pontes nas ruas Chico Mendes e Cecília Ana Ferreira. As obras são fundamentais para melhorar a fluidez do trânsito, garantir mais segurança viária e promover a integração entre áreas que historicamente enfrentavam dificuldades de acesso.

    Já em São José do Imbassaí, a Rua 01 passa por um processo completo de urbanização, com serviços de drenagem, pavimentação e implantação de calçadas acessíveis. A intervenção tem impacto direto na redução de alagamentos e na melhoria das condições de mobilidade e salubridade, atendendo a uma demanda antiga dos moradores da região.

    Morador de São José, o vigilante André Luiz Silva, de 51 anos, destaca a importância das melhorias em andamento. “A gente vê que está tendo investimento de verdade no bairro. Isso melhora muito o nosso dia a dia”, afirmou.

    Quem também acompanha de perto as transformações é Carla Machado, de 54 anos, nascida e criada na região. Para ela, o avanço das obras representa continuidade de um processo positivo. “Já vimos outras melhorias acontecendo e isso dá esperança de que o bairro vai continuar evoluindo”, comentou.

    As intervenções fazem parte de um planejamento mais amplo da Prefeitura, que inclui ainda obras de drenagem no Vale da Figueira, em Ponta Negra, e a construção da ponte de Ubatiba, já em fase final. Além disso, novos projetos estão previstos, como a ponte do Bosque Fundo, em Inoã, e a passarela em São José do Imbassaí, ampliando ainda mais o alcance das melhorias.

    Para o presidente da Somar, Paulo Guilherme Lopes de Araújo, as obras representam uma política pública estruturada para enfrentar desafios históricos da cidade. “A Somar tem atuado para executar obras que ataquem antigos problemas como alagamentos, lama e poeira nos bairros. As obras de drenagem, com asfalto novo, calçadas acessíveis e arborização, fazem parte de uma política pensada para preparar Maricá para o desenvolvimento econômico e social, com aumento da qualidade de vida da população”, afirmou.

    Saquarema realizará seminário nesta segunda-feira para mulheres que queiram empreender ou que estejam em busca de emprego

    0

    “Juntas somos mais Fortes” é o seminário que a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal da Mulher, promoverá na próxima segunda-feira, dia 30 de março, das 09h às 13h, no Centro de Eventos, localizado na Avenida Saquarema, 3.933, no Porto da Roça.

    Aberto ao público que será recebido com café da manhã, o evento tem por objetivo, principalmente, disponibilizar às mulheres saquaremenses conhecimentos para a obtenção de renda e autonomia, proporcionadas pelo empreendedorismo ou pela inserção no mercado de trabalho.

    As palestras programadas abordarão os seguintes assuntos: a montagem de um bom currículo, o comportamento adequado em uma entrevista de emprego e as formas de uso das redes sociais para vender e crescer.

    Também haverá o relato de histórias de sucesso, sorteio de brindes, momentos de dinâmica para estimular a interação e melhor compreensão dos temas tratados, além da apresentação de linhas de crédito.

    Saquarema promove “Dia D” de vacinação em todos os postos de saúde neste sábado

    0
    O clima está mudando e, com a aproximação das frentes mais frias, chega também a hora de redobrar os cuidados com a saúde

    O clima está mudando e, com a aproximação das frentes mais frias, chega também a hora de redobrar os cuidados com a saúde. Para garantir que a população fique protegida, a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde, convoca os moradores para o Dia D de vacinação contra a gripe, que acontece no próximo sábado, dia 28 de março.

    O objetivo da mobilização é ampliar a cobertura vacinal para evitar complicações e internações causadas pelo vírus da gripe.

    A campanha contempla diversos grupos prioritários, como gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, além de profissionais de diferentes setores e populações em situação de maior vulnerabilidade social.

    Para facilitar ao máximo, a vacinação estará disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família – ESF do município. Isso inclui os postos de bairros como Bacaxá, Barra Nova, Jaconé, Sampaio Corrêa, Rio d’Areia, Vilatur e Bonsucesso, com atendimento das 9h às 16h, garantindo que ninguém precise ir muito longe de casa. A exceção é a unidade da UBS de Engenho Grande, onde o atendimento ocorre das 9h às 12h.

    É rápido e sem burocracia. Basta procurar o posto de saúde mais próximo levando um documento de identificação com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. A vacina é segura e é a melhor aliada contra a gripe.

    Lula e Rodrigo Neves abrem Caravana Federativa em Niterói e destacam parceria entre municípios e Governo Federal

    0
    Niterói foi escolhida para sediar a 18ª Caravana Federativa do Governo Federal. A abertura do evento aconteceu, nesta quinta-feira (26)

    Niterói foi escolhida para sediar a 18ª Caravana Federativa do Governo Federal. A abertura do evento aconteceu, nesta quinta-feira (26), com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do prefeito Rodrigo Neves; da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos municípios e dos governos estaduais a programas e projetos do Governo Federal.

    O presidente Lula destacou que a Caravana Federativa tem como marca registrada o novo modo de convivência com os municípios.

    “Não é possível o país estar certo se a cidade estiver errada. Por isso, desde 2013, mudamos a linha de comportamento do Governo Federal e passamos a participar de todas as marchas de prefeitos que houve em Brasília. Criamos uma sala específica para receber prefeitos dentro do Palácio do Planalto para ajudar os prefeitos a fazerem projetos. Precisamos de união. Assumimos a responsabilidade de passar os recursos. Tenho certeza que a gente vai melhorar os municípios trabalhando junto. É na cidade que o povo existe forte. É na cidade que o povo quer médico, casa, transporte. Tudo acontece na cidade. Essa caravana é para que vocês, gestores, possam procurar os estandes dos ministérios para resolver os problemas”, declarou o presidente Lula.

    A Caravana Federativa, que termina nesta sexta-feira (27), reúne mais de 3.400 pessoas credenciadas para os dois dias de atividades, além de representantes de 85 municípios e a presença de mais de 60 prefeitos e vice-prefeitos. Somente neste primeiro dia de evento, a estrutura montada no Caminho Niemeyer teve quase 3 mil atendimentos nos estandes técnicos, agilizando o diálogo direto entre as gestões municipais e o Governo Federal.

    O prefeito Rodrigo Neves agradeceu a presença de Lula em Niterói e ressaltou os avanços da cidade.

    “Hoje me orgulho em dizer que Niterói se transformou na melhor cidade em qualidade de vida do estado e a sétima cidade em qualidade de vida do Brasil. Temos a melhor gestão fiscal, o melhor saneamento e a melhor limpeza urbana. Sou muito grato ao Governo Federal pela parceria que possibilitou, através do PAC, tirarmos o Túnel Charitas-Cafubá do papel. Com a nossa cooperação, essa cidade só tende a ficar ainda melhor”, afirmou Rodrigo Neves.

    Selo CAIXA Gestão Sustentável – Após a abertura, o prefeito Rodrigo Neves recebeu do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, o Selo Caixa de sustentabilidade para Niterói. O Selo CAIXA Gestão Sustentável tem como objetivo apoiar os municípios no cumprimento das metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    O selo concedido a Niterói é da categoria Topázio, uma das mais altas da certificação. O município já havia sido reconhecido em 2025 na categoria Cristal e subiu de patamar. No estado do Rio, apenas oito cidades possuem o selo em todas as categorias. Na Região Metropolitana, Niterói é a única com o reconhecimento.

    Entregas – Durante a solenidade, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou um conjunto de entregas para o estado do Rio de Janeiro, entre elas o envio de 56 ambulâncias do Samu. Niterói está entre os municípios contemplados e também receberá um kit de equipamentos odontológicos.

    No campo dos investimentos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prevê a destinação de cerca de R$ 4 bilhões para o estado. Para Niterói, foi aprovada a liberação de R$ 104,6 milhões, por meio do Fundo Clima, voltados à execução da primeira etapa do programa Pró-Sustentável II.

    Os recursos vão financiar integralmente essa fase inicial, que inclui a implantação do Parque Lagoa de Itaipu, das florestas de bolso (florestas-esponja), além de serviços técnicos e da elaboração de projetos e estudos preparatórios para a execução do Pró-Sustentável II.

    A ministra Gleisi Hoffmann reforçou a relevância da aproximação do Governo Federal com os municípios.

    “Muito importante estarmos aqui. Agradeço a Prefeitura de Niterói pela ajuda para a construção dessa caravana. Estamos com mais de 50 estandes instalados representando os ministérios e os órgãos federais. Trazemos os órgãos para resolver problemas, para agilizar e para que os gestores municipais possam sair daqui com soluções. A Caravana iniciou em 2023 e temos aqui mais de 3.400 pessoas credenciadas. São 559 gestores municipais. Sabemos da importância das parcerias com os municípios e governos estaduais para que nossos programas e projetos avancem”, disse a ministra.

    Outras iniciativas – Na Caravana Federativa, Niterói formalizou adesão à Declaração de Belém, iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciada durante a COP30, em novembro de 2025, em Belém (PA). A proposta mobiliza União, estados e municípios para incorporar critérios de sustentabilidade às compras públicas.

    No campo da geração de renda nas periferias, o programa Empreende Viradouro foi divulgado com um total de R$ 5,2 milhões para o desenvolvimento socioeconômico de 770 mulheres e 480 jovens no Complexo do Viradouro. Desse valor, R$ 2,6 milhões são recursos não reembolsáveis do BNDES Periferias, com igual contrapartida municipal. O programa oferece formação, capacitação técnica e mentoria para apoiar os empreendedores desde a ideia inicial até o investimento de capital semente.

    O município também aderiu ao programa Contrata+Brasil, ao lado de Paracambi. A plataforma digital do governo federal conecta órgãos públicos a microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos fornecedores, facilitando contratações de serviços de baixo valor de forma mais ágil e desburocratizada.

    O público que compareceu ao Caminho Niemeyer pôde visitar o estande da Prefeitura de Niterói e conhecer iniciativas desenvolvidas pela cidade, como o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, referência nacional em sustentabilidade com as Soluções Baseadas na Natureza (SBNs).

    Câmeras inteligentes de Maricá auxiliam na prisão de foragido da Justiça

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, auxiliou na quarta-feira (25/03) agentes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) na prisão de um homem foragido da Justiça.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, auxiliou na quarta-feira (25/03) agentes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) na prisão de um homem foragido da Justiça.

    O suspeito foi identificado pelo sistema de reconhecimento facial por câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Após a identificação, a equipe do Ciosp acionou policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar, que realizavam patrulhamento na região e deram início às buscas.

    Após a abordagem, o homem foi conduzido à 82ª Delegacia de Polícia (Maricá) e, posteriormente, encaminhado à 76ª DP (Niterói), onde permaneceu preso à disposição da Justiça.

    Monitoramento em toda a cidade

    O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Maricá centraliza o monitoramento e a gestão das ações de segurança no município, funcionando 24 horas por dia com uso de tecnologia, sistemas de vigilância e equipes especializadas que acompanham em tempo real a movimentação da cidade e recebem acionamentos da população, como pelo telefone 153.

    Integrado à Guarda Municipal e às polícias Militar e Civil, o sistema permite respostas mais rápidas às ocorrências e conta com uma rede de câmeras e ferramentas inteligentes, como a leitura automática de placas, que auxiliam na identificação de suspeitos e no apoio a investigações.

    Maricá: 1º Encontro Nacional de Motociclistas com shows e exposições começará nesta sexta (27)

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção de Eventos e da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), promove entre sexta-feira e domingo (27 a 29/03) o 1º Encontro Nacional de Motociclistas na orla do Marine, em São José do Imbassaí

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção de Eventos e da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), promove entre sexta-feira e domingo (27 a 29/03) o 1º Encontro Nacional de Motociclistas na orla do Marine, em São José do Imbassaí. Com entrada gratuita, o evento reúne atrações musicais com artistas Pratas da Casa, exposição de veículos e atividades ligadas a motos, rock e cultura automotiva.

    A iniciativa também inclui área gastronômica, espaço kids, estrutura acessível para pessoas com deficiência (PCD) e outras opções de entretenimento, com atividades para todas as idades.

    “Será um final de semana completo para o maricaense, com muita música e opções de lazer para adultos e crianças”, destacou o secretário de Promoção de Eventos, Rony Peterson.

    O evento terá ainda um encontro de carros antigos e clássicos, reunindo colecionadores e admiradores de veículos históricos em um espaço de troca e apreciação.

    Confira a programação completa:

    Sexta-feira (27/03)

    19h – Paul Rock

    20h30 – Radial 80

    22h – Bood Mary

    Sábado (28/03)

    16h – Onvecna

    18h – Dinucci

    20h – Nino Russo

    22h – Thunder Rock

    Domingo (29/03)

    9h – Som mecânico e exposição de carros antigos

    Beer Run Family leva corrida, chope e diversão para toda a família em Nova Iguaçu

    0
    No dia 11 de abril, a partir das 18h, a Praça Vitória, localizada no bairro da Luz, será palco da Beer Run Family – Nova Iguaçu, evento que promete reunir atletas, famílias e amigos em uma corrida de rua com clima descontraído

    A cidade de Nova Iguaçu se prepara para receber uma experiência diferente que une esporte, lazer e confraternização. No dia 11 de abril, a partir das 18h, a Praça Vitória, localizada no bairro da Luz, será palco da Beer Run Family – Nova Iguaçu, evento que promete reunir atletas, famílias e amigos em uma corrida de rua com clima descontraído e festivo.

    Promovida pela R2 Esportes e pela Cervejaria Gallo, a iniciativa vai além da prática esportiva tradicional. A proposta é transformar a corrida em um momento de celebração, com música, energia positiva e opções para todos os públicos. Durante o evento, os participantes poderão degustar chope Gallo, além de contar com alternativas não alcoólicas, como sucos e água, garantindo a inclusão de quem não consome bebida alcoólica.

    Com perfil diferenciado em relação aos eventos tradicionais, a Beer Run Family é mais que uma corrida, um brinde à diversão. Ela foi pensada para reunir esporte, música ao vivo, área gastronômica e espaço kids em um só lugar, promovendo encontros e boas memórias para toda a família e amigos que estarão juntos neste momento de confraternização. O evento também contará com uma exposição de carros antigos organizada pelo Free Ride Air Cooled, reunindo veículos de colecionadores apaixonados pela cultura automotiva clássica. O grupo é conhecido por promover encontros e eventos que valorizam esses modelos e incentivam a convivência entre famílias.

    As inscrições já estão abertas, com kits a partir de R$ 99,90. Os participantes recebem, entre os itens, quatro pulseiras que garantem o consumo de chope, suco ou água nos pontos de hidratação distribuídos ao longo dos 2,5 quilômetros do percurso, reforçando o caráter descontraído da prova. A data e o local para retirada dos kits será informada aos participantes na semana do evento.

    A organização orienta que os interessados garantam a inscrição antecipadamente, já que as vagas são limitadas. O link para inscrição está disponível na bio do Instagram da Beer Run Nova Iguaçu 2026.

    Com a proposta de unir corrida e confraternização, a Beer Run Family – Nova Iguaçu chega como uma alternativa inovadora no calendário esportivo da cidade, incentivando hábitos saudáveis sem abrir mão da diversão.

    WhatsApp Image 2026 03 25 at 2.39.48 PM 1

    Maricá avança em negociações com grupo chinês para projetos de industrialização e agricultura

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), participou, nesta quinta-feira (26/03), de uma agenda de trabalho com representantes da Sinomach, um dos maiores grupos industriais da China.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), participou, nesta quinta-feira (26/03), de uma agenda de trabalho com representantes da Sinomach, um dos maiores grupos industriais da China. O encontro, que reuniu também integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e da OZ.Earth, foi voltado ao fortalecimento de parcerias nas áreas industrial, agrícola, tecnológica e econômica, e é parte das tratativas para a implantação de projetos estratégicos no município.

    Durante a reunião, o presidente da Codemar, Celso Pansera, destacou o interesse de Maricá em consolidar parcerias focadas em industrialização e inovação, especialmente na produção de máquinas e equipamentos para a agricultura. Ele ressaltou os esforços para estruturar um distrito industrial no Parque Tecnológico para diversificar a economia local.

    “A cooperação com a China é parte importante da estratégia de Maricá para diversificar sua economia e torná-la mais dinâmica, moderna, inovadora e sustentável. Estamos avançando nas negociações para trazer uma indústria de equipamentos agrícolas para a cidade, com potencial de gerar emprego, renda e uma nova base de desenvolvimento para o município”, comentou Pansera.

    Um dos principais pontos da agenda foi a atualização do projeto da Fábrica de Tratores de Maricá, discutindo status, cronograma e próximos passos. A iniciativa é considerada estratégica para o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil.

    Renata Menezes, dirigente do Coletivo de Juventude do MST, pontuou o impacto social da parceria. “Esse é um momento fundamental, porque essa parceria fortalece a mecanização agrícola e ajuda a criar melhores condições para a reforma agrária. Estamos falando de tecnologia, de permanência da juventude no campo, de redução do trabalho penoso das mulheres e de mais dignidade para as famílias que vivem e produzem nos assentamentos”, disse.

    Na área tecnológica, foram debatidas iniciativas ligadas à digitalização da agricultura, incluindo a apresentação de um projeto piloto para a implantação de um centro de serviços de máquinas agrícolas inteligentes em territórios da agricultura familiar. A proposta busca unir inovação, aumento de produtividade e preservação ambiental.

    O encontro também abriu espaço para discutir novas frentes de cooperação nos setores têxtil, café, fotovoltaico, automobilístico e de veículos de pequeno porte, ampliando o horizonte de futuros investimentos.

    Participaram do encontro o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Wagner Soares, e a chefe de gabinete, Dayrlene Costa.

    Maricá abre novas inscrições para bolsas de estudo em cursos de graduação

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inicia nesta quinta-feira (26/03) as inscrições para bolsas gratuitas de graduação pelo Programa Passaporte Universitário

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inicia nesta quinta-feira (26/03) as inscrições para bolsas gratuitas de graduação pelo Programa Passaporte Universitário. As vagas incluem os cursos de Arquitetura, Ciências Aeronáuticas, Engenharia de Produção, Farmácia, Biomedicina, Terapia Ocupacional e Pedagogia, previstos no Edital nº 016/2026 da iniciativa. As inscrições devem ser feitas no site passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br até o dia 30/03.

    Ao todo, serão disponibilizadas até 255 bolsas integrais em instituições de ensino conveniadas, com o objetivo de ampliar o acesso à formação acadêmica e profissional no município. Para participar, é necessário preencher o cadastro online e anexar toda a documentação exigida no edital.

    O programa é destinado a moradores de Maricá que atendam aos critérios previstos no edital, como ter concluído o ensino médio, residir na cidade há pelo menos cinco anos e se enquadrar nos limites de renda de cada grupo.

    Fases da seleção

    O processo seletivo será realizado em etapas, incluindo análise documental, divulgação de listagens preliminares, prazo para recursos e publicação do resultado final. A listagem definitiva dos candidatos aptos está prevista para o dia 25 de abril, com início das matrículas a partir de 27 de abril.

    O Passaporte Universitário é uma das principais políticas públicas de incentivo à educação em Maricá. O programa oferece oportunidades de acesso ao ensino superior gratuito e contribui para o desenvolvimento econômico e social do município.

    Niterói recebe Circula MinC RJ e reforça protagonismo nas políticas públicas de cultura

    0
    Niterói foi sede do evento Circula MinC RJ, iniciativa do Ministério da Cultura que faz parte da Caravana Federativa e que percorre o país para fortalecer o diálogo entre gestores

    Niterói foi sede do evento Circula MinC RJ, iniciativa do Ministério da Cultura que faz parte da Caravana Federativa e que percorre o país para fortalecer o diálogo entre gestores, artistas e representantes do setor cultural, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento das políticas públicas de cultura.

    A secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, Roberta Martins, destacou sua relação com Niterói e a relevância do evento para o município.

    “Tenho uma ligação muito forte com Niterói e reconheço a cidade como uma referência nacional em políticas públicas de cultura. O município se destaca pela estrutura consolidada no setor, pela continuidade e estabilidade das ações ao longo dos anos, o que reforça a democracia e por servir como exemplo prático na implementação de iniciativas como o sistema municipal de cultura e as leis de incentivo. A Caravana Federativa amplia esse diálogo entre governo e sociedade civil”, afirmou Roberta Martins.

    Realizado no Espaço Cultural Correios Niterói, o encontro reuniu autoridades, especialistas e agentes culturais para debater temas estratégicos, como a Política Nacional Aldir Blanc, o Sistema Nacional de Cultura e os mecanismos de fomento, incluindo a Lei Rouanet.

    Para a secretária municipal das Culturas, Júlia Pacheco, a realização do evento em Niterói foi fundamental para o fortalecimento das políticas culturais do município.

    “A realização do Circula MinC em Niterói foi extremamente significativa para o fortalecimento da nossa política cultural. Receber uma iniciativa do Ministério da Cultura que promove o diálogo direto entre gestores, artistas e o setor cultural é uma oportunidade valiosa para avançarmos na construção de políticas públicas mais eficientes, democráticas e conectadas com a realidade dos territórios. Esse encontro nos permitiu trocar experiências, alinhar estratégias e aprofundar discussões fundamentais”, ressaltou Júlia Pacheco.

    A programação contou com painéis, apresentações culturais e momentos de articulação institucional, criando um ambiente propício para a construção coletiva de soluções voltadas ao fortalecimento da cultura nos territórios.

    A presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Micaela Costa, destacou a importância da valorização da diversidade cultural no município e reforçou o papel das políticas públicas na ampliação do acesso e no reconhecimento das diferentes expressões culturais.

    “É fundamental ampliar o olhar sobre a cultura, indo além das perspectivas tradicionais e reconhecendo as expressões que nascem nos territórios, especialmente nas periferias. A cultura está no cotidiano das pessoas, preserva memórias, atravessa gerações e constrói a identidade do nosso povo. É esse entendimento que orienta a construção de políticas públicas mais inclusivas, democráticas e representativas”, concluiu Micaela Costa.

    Traduzir »