21.3 C
Maricá
    sexta-feira, junho 26, 2026
    Início Site Página 80

    Guarda Municipal de Maricá forma primeira turma de curso operacional exclusivo para mulheres

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, realizou na quinta-feira (26/03), na sede da Guarda Municipal, no Centro, a formatura da primeira turma de um curso operacional voltado exclusivamente para mulheres

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, realizou na quinta-feira (26/03), na sede da Guarda Municipal, no Centro, a formatura da primeira turma de um curso operacional voltado exclusivamente para mulheres. O evento marcou a conclusão do Estágio Técnico Operacional (ETO) Feminino e a capacitação de 20 agentes da corporação, integrando as ações em comemoração ao mês da Mulher.

    A comandante da Guarda Municipal, Ana Aretuza, destacou o foco da iniciativa. “É um curso voltado para a técnica de atuação nas ruas da cidade. Essas agentes foram selecionadas para esta capacitação e desenvolverem novos métodos de trabalho durante os patrulhamentos”, explicou.

    A capacitação intensiva preparou as agentes especificamente para a atuação nas ruas, com treinamentos em técnicas operacionais, Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH tático), uso de instrumentos não letais, defesa pessoal, entre outras instruções fundamentais para o serviço.

    Para a guarda municipal do Grupamento Maria da Penha, Manhães, o curso representou um avanço na carreira profissional: “Foi um processo que melhorou a minha atuação nas ruas, tanto no manuseio dos equipamentos quanto nas abordagens”, afirmou.

    Maricá promove ato de conscientização contra bullying e racismo

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu na quinta-feira (26/03) um ato público de conscientização contra o bullying e o racismo

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu na quinta-feira (26/03) um ato público de conscientização contra o bullying e o racismo. A mobilização teve início em frente ao Cine Henfil, no Centro, e seguiu em caminhada até a Praça Orlando de Barros Pimentel, reunindo moradores, estudantes, autoridades do município e integrantes de movimentos sociais da cidade.

    A ação contou com a participação da banda Ilê Aiyê, além de representantes de movimentos como Unegro, Fórum Estadual de Mulheres Negras, Movimento Negro Unificado, Ruasia e outros coletivos.

    A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção para a importância do respeito às diferenças, do combate a práticas discriminatórias e da promoção de uma cultura de paz no município. Durante o percurso, os participantes levaram cartazes e mensagens de conscientização, reforçando a necessidade de enfrentar o preconceito em todos os espaços.

    De acordo com a organizadora do ato e assistente social, Marinês de Azeredo, a mobilização é fundamental para ampliar o debate e fortalecer ações de enfrentamento ao racismo e ao bullying. “Esse é um tema que precisa ser discutido de forma constante. O ato é uma forma de dar visibilidade a essas questões e mobilizar a sociedade para a construção de um ambiente mais justo e respeitoso para todos”, destacou.

    Entre os participantes, o sentimento era de união e força. Para a integrante do movimento Unegro, Nilcéia Nascimento, a iniciativa representa um passo importante na conscientização da população. “Precisamos falar mais sobre isso, em todos os ambientes. Muitas pessoas ainda sofrem com bullying e racismo, e esse tipo de ação ajuda a mostrar que isso não pode ser normalizado”, afirmou.

    Já para a integrante do Fórum Estadual de Mulheres Negras, Vanessa Silva, o ato simboliza uma luta constante de pessoas que passam ou já passaram por essas situações. “O racismo e o bullying são uma luta de toda a sociedade. Este ato representa resistência e esperança por uma sociedade melhor”, concluiu.

    Mais de 400 atletas participam do Circuito BlueMan de Vôlei de Praia neste fim de semana em Icaraí

    0
    A Praia de Icaraí, no trecho entre as ruas Álvares de Azevedo e Pereira da Silva, vai ser palco de um verdadeiro espetáculo do vôlei de praia

    A Praia de Icaraí, no trecho entre as ruas Álvares de Azevedo e Pereira da Silva, vai ser palco de um verdadeiro espetáculo do vôlei de praia. Mais de 400 atletas, entre profissionais e amadores, confirmaram participação na 8ª edição do Circuito BlueMan Niterói de Vôlei de Praia, que acontece sábado (28) e domingo (29), a partir das 8h, numa das maiores competições da modalidade no estado do Rio de Janeiro. A entrada para o público é gratuita.

    Além dos jogos, a torcida terá outras atividades ao longo dos dois dias como área de expositores, praça de alimentação, slackline, atividades interativas, tenda acrobática do Pendurados, Orla Recovery e sorteio de brindes da BlueMan.

    Já a estrutura para os atletas inclui 10 quadras de competição e uma quadra central para os jogos de destaque, que terão locução ao vivo.

    O secretário municipal de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, destaca a importância do evento.

    “É muito importante ver a orla de Niterói ocupada por eventos como esse, que incentivam a prática e aproximam a população do esporte. O Circuito BlueMan já faz parte do nosso calendário e reforça o papel da cidade como referência nos esportes de praia”, afirmou o secretário.

    Consolidado no calendário esportivo da cidade, o Circuito BlueMan se firma como um evento que vai além da competição, promovendo uma verdadeira ocupação da orla com atividades esportivas e opções de lazer para toda a população.

    “Como atleta da seleção, tive a oportunidade de viajar o mundo e acompanhar diferentes realidades do esporte. Hoje, ao ver o trabalho desenvolvido em Niterói pela Secretaria de Esporte e Lazer tenho a convicção de que novos talentos vão surgir. A cidade oferece apoio, estrutura e uma quantidade de eventos que fazem toda a diferença na formação de atletas,” confirma Márcio Gaudie, atleta e um dos organizadores do evento.

    “Chegar ao número de mais de 400 atletas inscritos nesta edição mostra a força do Circuito e o quanto ele vem crescendo. Nosso compromisso é seguir evoluindo a cada ano, oferecendo estrutura, organização e uma experiência marcante para todos que participam”, diz Raphael Emilião, também atleta e produtor do evento.

    A competição será dividida nas categorias masculina e feminina, por idade e nível técnico: Sub-17, Adulto e Master (30+, 35+, 40+, 45+, 50+, 55+, 59+ e 63+). As disputas acontecerão em duplas e quartetos e serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria.

    Para o CEO da BlueMan, Michel Tauil, o Circuito é mais do que uma competição. “Ele conecta esporte, o bem-estar e o lifestyle da praia. Niterói reúne todas essas características em um cenário único o que valoriza ainda mais a proposta do evento”, disse Michel Tauil.

    O Circuito BlueMan Niterói de Vôlei de Praia integra o calendário oficial de Niterói e reforça o compromisso da cidade com o incentivo ao esporte, à inclusão e à ocupação qualificada dos espaços públicos. O evento tem patrocínio da BlueMan, MedSênior e RAW; apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; da Águas de Niterói; Pão e Etc; Flow Água de Coco e Trilhas da Amazônia, além da parceria com o Instituto FASPAR.

    Vigilância Sanitária de Niterói realiza fiscalização no Mercado São Pedro

    0
    A Semana Santa está chegando e com isso a Vigilância Sanitária de Niterói tem intensificado a fiscalização do comércio de peixes e outros frutos do mar na cidade

    A Semana Santa está chegando e com isso a Vigilância Sanitária de Niterói tem intensificado a fiscalização do comércio de peixes e outros frutos do mar na cidade. Os agentes visitaram o tradicional mercado de peixe São Pedro, na Ponta d’Areia, para verificar as condições de higiene e sanitárias dos boxes e orientar sobre as exigências para a venda de pescados.

    A secretária de Saúde, Ilza Fellows, falou sobre a importância da Vigilância Sanitária e da conscientização por parte dos comerciantes.

    “Esse é um trabalho essencial para garantir a qualidade do peixe e de outros alimentos. A equipe da Vigilância Sanitária já realiza ações periódicas e promover a conscientização dos comerciantes é fundamental”, afirma a secretária.

    Na ação, os fiscais percorreram os boxes do estabelecimento e constataram que o local apresenta boas condições sanitárias, porém com pequenos detalhes a serem ajustados. Não foram registradas infrações.

    “Niterói tem uma tradição secular com o pescado e o Mercado São Pedro faz parte dessa história. Nós da Vigilância Sanitária temos um papel de fiscalizar para, dessa forma, garantir a qualidade do pescado na mesa dos niteroienses”, explica o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Francisco De Faria Neto.

    Ainda de acordo com o fiscal, as ações têm como objetivo educar tanto funcionários quanto a população.

    Quem prestou atenção nas orientações foi a diarista Sabrina dos Santos, 40 anos, que estava no mercado para comprar o peixe para a Semana Santa e elogiou a ação da Vigilância Sanitária.

    “É muito importante que tenha essa fiscalização da Vigilância Sanitária mesmo, isso dá mais segurança pra gente”, afirma Sabrina.

    O síndico do Mercado de Peixe São Pedro, Paulo Roberto de Souza, também acompanhou a ação.

    “Essas orientações são muito importantes para a gente e essas vistorias só engrandecem o mercado”, elogiou Paulo Roberto.

    Maricá antecipa pagamento da moeda social Mumbuca em abril

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, informa que, excepcionalmente no mês de abril

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, informa que, excepcionalmente no mês de abril, os pagamentos dos benefícios realizados em moeda social Mumbuca — incluindo a Renda Básica de Cidadania (RBC) e demais auxílios municipais — serão antecipados e creditados nas contas dos beneficiários até o dia 02/04.

    A medida ocorre em função da transição operacional decorrente de nova licitação do serviço, garantindo a continuidade dos repasses sem prejuízo à população atendida. Tradicionalmente, os pagamentos são realizados ao longo do mês, até o dia 20.

    A Prefeitura reforça que, a partir de maio, o calendário de pagamentos será retomado normalmente, respeitando as datas específicas de cada benefício.

    Em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento, os beneficiários podem procurar os canais oficiais da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social pelo telefone (21) 2637-1639, pelo Instagram @ecosolmarica ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Hospital Geral de Nova Iguaçu faz primeira captação de coração do ano e reforça importância da autorização familiar

    0
    Uma decisão tomada em meio à dor possibilitou a primeira captação de coração de 2026 no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI)

    Uma decisão tomada em meio à dor possibilitou a primeira captação de coração de 2026 no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). O doador foi um jovem de 26 anos, vítima de atropelamento, com morte encefálica confirmada. A autorização da família também tornou possível a doação de outros órgãos — fígado, rins, pâncreas e córneas — que poderão beneficiar até sete pessoas que aguardam por transplante.

    O caso, no entanto, não reflete o cenário enfrentado pela unidade. Apesar do número de notificações de potenciais doadores ser semelhante ao do ano passado, o hospital registra queda nas autorizações familiares e, consequentemente, na efetivação das doações. Entre janeiro e março deste ano, foram 18 notificações — o mesmo número de 2025. Ainda assim, as autorizações caíram de nove para sete, e as doações efetivadas passaram de oito para cinco, uma redução de 37,5%.

    Sem a autorização da família, a doação não pode ser realizada, mesmo quando há um paciente em potencial para ser um doador. Por isso, a decisão tomada em momentos de luto tem impacto direto na vida de pessoas que aguardam por um transplante pela oportunidade de um recomeço.

    “Compreendemos a dificuldade em um momento de luto. Mas a doação de órgãos é um gesto que salva vidas e só se torna possível a partir de uma decisão consciente das famílias. Por isso, é fundamental que esse tema seja discutido e compartilhado”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

    A captação de coração é um dos procedimentos mais complexos da medicina, exigindo rapidez e integração entre equipes, já que, após captado, o órgão precisa ser transplantado em até quatro horas. Como forma de reconhecimento, o HGNI sempre promove uma homenagem ao doador formando um corredor humano com profissionais de diferentes setores da unidade.

    O processo de doação de órgãos e tecidos no HGNI é conduzido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), responsável por identificar potenciais doadores, acolher familiares e organizar toda a logística da captação. Logo após a autorização dos familiares, o RJ Transplantes é acionado e envia cirurgiões até à unidade. Após a cirurgia, os órgãos são encaminhados a pacientes cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), seguindo critérios técnicos e a lista única nacional.

    “Mais do que a parte técnica, nosso trabalho envolve acolher e orientar os familiares em um momento de muita sensibilidade, além de garantir toda a logística necessária para que a doação ocorra com segurança”, explicou Roberta Carvalho, coordenadora da CIHDOTT.

    Curso de redação abre inscrições em Inoã com foco no Enem e concursos públicos

    0

    Moradores de Inoã, em Maricá, já podem se inscrever em um curso de redação voltado para quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concursos públicos. As aulas são teórico-práticas, com foco no desenvolvimento da escrita, interpretação de textos e domínio das principais competências exigidas nas provas.

    As aulas serão realizadas duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h, em local de fácil acesso no Centro de Inoã.

    O curso acontece no seguinte endereço: Rodovia Amaral Peixoto, Km 15, Centro de Inoã, Maricá (RJ), no Shopping dos Correios, 2º andar, sala 214.

    De acordo com a organização, a proposta é oferecer uma preparação completa, unindo teoria e prática para ajudar os alunos a alcançarem melhores resultados nas avaliações.

    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 97731-0978.

    Vias dos bairros Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Centro terão esquema especial de trânsito

    0

    A CET-Rio implantará um esquema especial de trânsito em vias dos bairros do Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Botafogo, Flamengo, Glória e Centro, no domingo (29/03), para viabilizar a realização do evento esportivo “Corrida MIS a MIS”.

    A operação de tráfego contará com interdições totais e parciais, implantação de pistas reversíveis, proibição de estacionamento e atuação de equipes de trânsito da CET-Rio e da Guarda Municipal para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego durante a realização do evento esportivo.

    Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.

    Interdições

    Vias da Zona Sul

    Da 0h às 18h (horário do fim da área de lazer):

    – Aterro do Flamengo, trecho da área de lazer, em ambos os sentidos.

    – Avenida Atlântica, pista junto a orla, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Prado Júnior.

    – Rua Francisco Otaviano, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Avenida Atlântica.

    Das 3h às 10h:

    – Avenida Prado Júnior.

    Das 3h às 10h:

    Interdições parciais, no sentido Centro, na Avenida Princesa Isabel, Túnel Engenheiro Marques Porto, Avenida Lauro Sodré, Túnel do Pasmado, Avenida Repórter Nestor Moreira e na Avenida das Nações Unidas.

    Interdições

    Vias da região do Centro

    Das 3h às 9h:

    – Avenida General Justo.

    – Avenida Alfred Agache.

    – Avenida Rodrigues Alves, entre a Avenida Francisco Bicalho e o Túnel Marcello Alencar.

    – Presidente Antônio Carlos, faixas no sentido Avenida Pres. Vargas.

    – Rua Santa Luzia.

    – Avenida Marechal Câmara.

    – Praça do Expedicionário.

    – Largo da Misericórdia.

    – Acessos ao Viaduto do Gasômetro.

    – Túnel Marcello, em ambos os sentidos, no mesmo período.

    Desvios

    Motoristas provenientes da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e da Avenida Atlântica serão direcionados por rotas alternativas devidamente sinalizadas, com utilização de vias como a Avenida Princesa Isabel, a Avenida Lauro Sodré, o Túnel do Pasmado e acessos à Praia de Botafogo e à Urca.

    Também serão implantados desvios para veículos provenientes da Rua da Passagem e da Rua Arnaldo Quintela. Esses motoristas serão direcionados ao Leme por rotas alternativas, utilizando a Rua General Severiano, com acesso pela região do Morro do Pasmado, seguindo pela Praça Ozanan e pela Avenida Venceslau Brás, com conexão às avenidas Princesa Isabel e Nossa Senhora de Copacabana.

    Proibição de estacionamento

    Das 18h de sexta-feira (27/03) às 14h de domingo (29/03):

    – Avenida Atlântica, pista junto às edificações, nos seguintes trechos:

    • Entre a Rua Miguel Lemos e a Rua Djalma Ulrich;

    • Entre a Rua Djalma Ulrich e a Rua Almirante Gonçalves.

    Recomendações

    A CET-Rio recomenda a priorização do uso do transporte público e orienta que os motoristas evitem as regiões impactadas, utilizem rotas alternativas e fiquem atentos à sinalização implantada e às orientações dos agentes de trânsito.

    Trânsito terá alterações em São Cristóvão e na Avenida Brasil para obras da Águas do Rio

    0

    A CET-Rio implantará uma operação especial de trânsito em São Cristóvão e na Avenida Brasil para viabilizar obras da concessionária Águas do Rio. As intervenções terão início às 21h desta sexta-feira (27/03) com a atuação de agentes de trânsito contratados pela empresa, além de sinalização específica para orientar motoristas e manter a fluidez viária.

    A recomendação aos condutores é que utilizem, sempre que possível, rotas alternativas durante o período das intervenções e atenção à sinalização implantada e às orientações dos agentes de trânsito.

    Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórico com o objetivo de garantir as boas condições viárias.

    Interdições

    Das 21h de sexta-feira (27/03) às 4h de segunda-feira (30/03):

    • Rua Santos Lima, no trecho entre a Rua Benedito Otoni e a Avenida Brasil;

    • Avenida Brasil, pista lateral, sentido Centro, entre a Rua da Igrejinha e a Rua São Cristóvão.

    Interdição parcial

    Segunda-feira (30/03), das 4h às 16h:

    • Uma faixa da pista lateral da Avenida Brasil, entre a Rua da Igrejinha e a Rua São Cristóvão.

    Para o acesso dos coletivos ao Terminal Intermodal Gentileza, será implantada a inversão provisória do sentido viário da Rua São Cristóvão, no trecho entre a Avenida Brasil e o primeiro retorno, das 21h de sexta-feira (27/03) às 4h de segunda-feira (30/03).

    Proibição de estacionamento

    Das 19h de sexta-feira (27/03) às 18h de segunda-feira (30/03):

    • Rua da Igrejinha, em ambos os lados;

    • Entorno da Praça Santa Edwiges;

    • Praça Padre Seve, entre a Rua Santos Lima e a Rua da Igrejinha.

    Rota de desvio

    Os veículos e ônibus procedentes da Avenida Brasil deverão seguir o seguinte itinerário:

    Rua da Igrejinha → Praça Padre Seve → Rua Santos Lima → Rua Benedito Otoni → Rua São Cristóvão (com sentido invertido) → acesso de coletivos ao Terminal Gentileza ou retorno para a Avenida Brasil.

     

    Maricá cria conselho para fortalecer o empreendedorismo feminino

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou nesta quinta-feira (26/03) o primeiro encontro do Conselho de Empreendedorismo Feminino do município. A iniciativa marca um avanço no fortalecimento da participação das mulheres no desenvolvimento econômico da cidade, promovendo novas oportunidades.

    O conselho foi criado para ampliar o acesso do público feminino a ferramentas de apoio, capacitação e incentivo ao empreendedorismo, atendendo tanto aquelas que desejam iniciar um negócio quanto as que já atuam no mercado. O espaço também será voltado ao debate e à construção de políticas públicas, fortalecendo o diálogo e ampliando o suporte às mulheres, especialmente às assistidas pela Casa da Mulher.

    “Esse é um passo importante para fortalecer políticas públicas e ampliar oportunidades para as mulheres do município. Com o conselho, ideias se transformam em ações para incentivar o empreendedorismo e protagonismo feminino”, afirmou a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas Bastos.

    A idealizadora do Conselho Estadual de Empreendedorismo, Karol Mendez, também integra o conselho de Maricá e destacou a importância da iniciativa.

    “É muito importante Maricá instituir um conselho de empreendedorismo feminino que irá dialogar para a construção e aprimoramento de políticas públicas”, acrescentou.

    O Conselho de Empreendedorismo Feminino é formado por 13 conselheiras de diferentes áreas, como gestão pública, economia solidária, setor produtivo, educação e empreendedorismo, contribuindo para a construção de políticas mais inclusivas.

    Traduzir »