22.4 C
Maricá
    domingo, junho 28, 2026
    Início Site Página 93

    Rio terá ofensiva contra ferros-velhos que vendem peças de veículos roubados

    0

    Líder do Partido Liberal na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado estadual Filippe Poubel anunciou em plenário, nesta terça-feira (17/03), que será realizada uma ofensiva na fiscalização de ferros-velhos que comercializam produtos oriundos de furto ou roubo. O combate ao comércio ilegal vem na esteira da aprovação de projeto de lei que estabelece interdição de estabelecimentos quando houver flagrante de comercialização, aquisição, armazenamento, estocagem ou uso doloso de cobre oriundo de fios pertencentes a concessionárias de serviço público.

    Filippe Poubel informou que já entrou em contato com representantes das polícias Civil, Militar, INEA e Detran para a realização de operações contra ferros-velhos que vendem peças de desmanche de veículos roubados. O líder do PL ressaltou que estabelecimentos que fazem a receptação de peças roubadas alimentam o aumento até de latrocínios.

    “Já fiz contato com a DRFA, PM, Detran e INEA. Nós vamos fiscalizar o estado do Rio inteiro para fechar esses ferros-velhos que são coniventes com o furto, roubo e roubo seguido de morte. É um comércio ilegal de peças manchadas de sangue”, disse Poubel, coautor do Projeto de Lei 4.972/2025, aprovado em segunda discussão nesta terça-feira.

    A proposta, de autoria original do deputado Cláudio Caiado (PSD), seguirá para o governador, responsável pela sanção ou veto da lei.No texto aprovado pela Alerj em segunda discussão, os
    estabelecimentos fluminenses poderão ser interditados cautelarmente ou definitivamente quando houver flagrante de comercialização, aquisição, armazenamento, estocagem ou uso doloso de cobre oriundo de fios pertencentes a concessionárias de serviço público.

    A interdição cautelar será pelo prazo de até 180 dias, determinada pelo órgão administrativo de fiscalização do Poder Executivo, quando houver flagrante, desde que comprovada a origem ilícita do material por meio de laudo técnico pericial da polícia ou auto de reconhecimento da concessionária de serviço público afetada, devidamente formalizado perante a autoridade policial. Já a interdição definitiva acontecerá em caso de reincidência, após o estabelecimento já ter sido interditado cautelarmente, garantido o devido processo legal, assegurados o contraditório e a ampla defesa.

    A nova proposta permite a interdição cautelar mesmo sem a aplicação de multa, sem prejuízo da instauração de procedimento administrativo para verificação da responsabilidade do infrator. Essa interdição deverá ser ratificada pelo órgão competente no prazo de até 30 dias. A interdição cautelar do estabelecimento será determinada por autoridade policial mediante auto circunstanciado, com comunicação imediata ao órgão competente para deliberação sobre o fechamento definitivo.

    A medida complementa a Lei 9.169/21, que estabeleceu medidas administrativas, como multas, para combater o roubo, furto e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas no Estado do Rio

    Além de Filippe Poubel, o deputado Cláudio Caiado abriu coautoria para Marcelo Dino (União), Carlos Minc (PSB), Dionísio Lins (PP) e Tia Ju (REP).

    Pesquisadora da Prefeitura de Maricá desenvolve patente para diagnóstico precoce do autismo

    0

    A Prefeitura de Maricá participou do desenvolvimento de uma tecnologia voltada ao diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A invenção recebeu patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e contou com a pesquisa de uma integrante da Secretaria de Ciência e Tecnologia do município.

    Doutora em Ciências e Biotecnologia, Gisele Nascimento é funcionária de Maricá e faz parte do grupo de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo desse grupo resultou em um kit que auxilia profissionais de saúde na identificação de sinais de autismo em bebês de 4 a 18 meses, através da análise da interação social com estímulos visuais e táteis. A ferramenta permite identificar indícios do transtorno antes dos 36 meses, período em que normalmente ocorre o diagnóstico, contribuindo para o início mais rápido do acompanhamento.

    A tecnologia utiliza imagens fotográficas, estímulos sensoriais e recursos de áudio organizados em um kit interativo, permitindo avaliar a interação social dos bebês de forma estruturada.

    “O kit reúne dispositivo tecnológico, imagens coloridas e a possibilidade de manuseio pelo bebê. Esse instrumento ganha relevância com o aumento dos casos de autismo e com a legislação que prevê a identificação precoce em crianças de até 18 meses”, explicou a pesquisadora e doutora em Ciências e Biotecnologia, Gisele Nascimento, que participou da criação da ferramenta.

    Segundo ela, a proposta também facilita o acesso ao diagnóstico. “A tecnologia permite avaliações mais seguras, rápidas e eficazes, com baixo custo de produção, sendo voltada à redução das desigualdades na área da saúde”, completou.

    A secretária de Ciência e Tecnologia, Sabrina Alves, ressaltou a importância da conquista. “É motivo de orgulho para Maricá ter uma pesquisadora da nossa equipe contribuindo com uma inovação que pode ampliar o acesso ao diagnóstico e ao cuidado”, afirmou.

    Mais tempo para viver e estudar: mulheres são 61% dos beneficiários do Aluguel Universitário em Niterói

    0

    No mês das mulheres, enquanto o mundo reflete sobre a luta por igualdade e direitos, Niterói celebra um número que faz a diferença na vida de centenas de jovens: 61% dos beneficiários do programa Aluguel Universitário são mulheres. São 769 mulheres que, graças ao auxílio, conseguem trocar longas horas no transporte público por mais tempo de estudo, descanso e convivência acadêmica.

    Uma dessas histórias é a de Ana Carolina Costa, 22 anos. Estudante de Psicologia da Unilasalle, ela mora atualmente na Rua Barão do Amazonas, no Centro, com o namorado. Uma realidade que só foi possível graças ao benefício. Antes de ser contemplada, Ana Carolina enfrentava uma verdadeira maratona diária. Moradora de Santa Isabel, em São Gonçalo, ela levava quase duas horas no trajeto de ida e volta para a faculdade.

    “Me sentia mal por não conseguir estudar o quanto gostaria por falta de tempo”, desabafa a estudante. “Depois que comecei a receber o auxílio, a minha realidade mudou. Moro mais perto da faculdade e do trabalho, tenho mais tempo, mais disposição e consigo me dedicar muito mais aos estudos. Hoje consigo viver a faculdade de verdade”, conta.

    Para o prefeito de Niterói, os números do programa reforçam o compromisso da gestão com a equidade e a educação.

    “O Aluguel Universitário é uma das políticas públicas mais bonitas e necessárias que implementamos. Olhar para esses 61% nos enche de orgulho e responsabilidade. Estamos garantindo que as jovens de Niterói, especialmente as negras e de baixa renda, possam não apenas ingressar, mas permanecer na universidade com dignidade. É um investimento no futuro delas e no futuro da nossa cidade. Enquanto prefeito, reafirmo nosso compromisso de ampliar e fortalecer programas que promovam a igualdade de oportunidades”, afirma Rodrigo Neves.

    Outra beneficiária do programa é Maria Lima, de 19 anos, que cursa o 2º período de Direito na UFF. Ela conta que o Aluguel Universitário mudou completamente sua rotina. Ela morava em Maricá e precisava sair de casa por volta de 15h para conseguir chegar a tempo para assistir as aulas do turno da noite. Quando chegava à faculdade, já estava cansada pelo tempo gasto no trajeto, o que impactava seu rendimento.

    “Hoje não tenho mais essa preocupação. Me sinto mais concentrada, com uma qualidade de vida muito melhor. Moro em uma república, no Centro, com outros jovens que participam do programa. Voltamos da aula juntos, compartilhamos a rotina, nos apoiamos, e isso traz uma sensação muito boa de acolhimento e segurança”, analisa Maria Lima.

    O programa já soma 1.203 beneficiários ativos, distribuídos entre o primeiro e o segundo editais. Os números confirmam que o Aluguel Universitário se mostrou uma política de permanência que atinge, majoritariamente, quem mais precisa.

    Os dados consolidados das duas edições mostram a diversidade e os desafios enfrentados por essa juventude: a maioria dos beneficiários é negra. Somados, pardos (456) e pretos (320) representam 64% do total. Brancos são 422 (35%), amarelos somam 4 e há 1 indígena na segunda edição.

    Mais da metade dos estudantes (51%) declarou receber até meio salário mínimo. São 615 jovens que vivem com menos de R$ 759,00 por mês. Outros 23% (276) recebem entre meio e um salário.

    As mulheres são o grupo predominante (769), seguidas por 407 homens. O programa também acolhe a diversidade, com 15 homens trans, 8 mulheres trans, 29 pessoas não-binárias e 12 que preferiram não declarar.

    Obras de recuperação asfáltica da Serrinha (Maricá – Niterói) são iniciadas; estrada é fechada durante a noite e a madrugada

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), iniciou a recuperação asfáltica da Estrada da Serrinha, via que liga Maricá a Niterói, principalmente pelos bairros Itaipuaçu e Itaipu

    A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), iniciou a recuperação asfáltica da Estrada da Serrinha, via que liga Maricá a Niterói, principalmente pelos bairros Itaipuaçu e Itaipu. O trabalho tem como objetivo melhorar a mobilidade e oferecer mais segurança aos motoristas.

    O fechamento da via para a realização das obras ocorrerá sempre no período noturno, das 22h às 5h. A previsão de conclusão está marcada para o dia 26 de março.

    Até o fechamento desta matéria, as intervenções estão na fase de fresagem, ou seja, no processo de remoção da camada antiga do asfalto. Como a via está fresada, há pontos de desnível; sendo assim, é necessário redobrar a atenção ao trafegar pela estrada.

    A operação conta com o apoio da Secretaria de Trânsito de Maricá e da NitTrans.

    Eventos simultâneos em Icaraí vão transformar Niterói na capital mundial das competições na praia

    0
    A Praia de Icaraí vai sediar dois grandes eventos esportivos gratuitos no próximo fim de semana (dias 21 e 22).

    A Praia de Icaraí vai sediar dois grandes eventos esportivos gratuitos no próximo fim de semana (dias 21 e 22). No trecho em frente à Rua Otávio Carneiro, acontece o Areia Games, um torneio inédito de vôlei de praia que reúne seis das melhores duplas femininas do mundo, três brasileiras e três internacionais. Já no trecho entre as ruas Lopes Trovão e Pereira da Silva acontece o Niterói Esportes de Praia, que reunirá atletas e amantes do beach tennis, vôlei de praia e futevôlei em dois dias de muita competição e integração.

    “Niterói se credencia para receber grandes eventos internacionais ao mesmo tempo em que investe em novos talentos do esporte, movimenta a economia local e fortalece o turismo e a imagem da cidade como capital dos esportes de areia”, destaca o prefeito Rodrigo Neves.

    Niterói Esportes de Praia – As inscrições para as competições, abertas para atletas de 15 a 45 anos, foram um sucesso e esgotaram em poucas horas. Ao todo, foram preenchidas 230 vagas para beach tennis, 180 para futevôlei e 160 para vôlei de praia, demonstrando a força e o interesse da população pelas modalidades.

    O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, destacou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento de novos talentos.

    “Eventos de fomento e de motivação das modalidades são fundamentais para a descoberta de novos atletas. Muitos desses jovens têm potencial para, no futuro, se credenciarem ao Bolsa Atleta, programa que acaba de ser assinado pelo prefeito Rodrigo Neves. É uma forma de incentivar o esporte desde a base até o alto rendimento”, afirmou Gallo.

    Além da programação de competições, o Niterói Esportes de Praia terá um espaço especial para o público feminino. O projeto Mulher em Movimento, organizado pela Secretaria Municipal da Mulher, estará presente com atividades físicas gratuitas, promovendo saúde e bem-estar para todas as participantes.

    A expectativa é de que as quadras fiquem cheias, com arquibancadas vibrantes e atletas dando um show na areia. O evento acontece paralelamente ao Areia Games, consolidando o fim de semana como uma grande celebração do esporte na cidade.

    Areia Games – A primeira edição do Areia Games promoverá um confronto entre os times Brasil e Mundo. O Time Brasil será formado pelas atuais campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia; pela dupla Carol Solberg e Rebecca, que fechou 2025 em 1º lugar no ranking mundial; e pela dupla que ocupa a 2ª posição no ranking mundial, Thâmela e Victoria.

    Já pelo Time Mundo entrarão na arena as atuais vice-campeãs olímpicas, as canadenses Melissa e Brandie; a dupla da Letônia Tina Graudina e Anastasja Samoilova, 1ª colocada no Campeonato Mundial no ano passado, na Austrália; e a dupla número um da Alemanha, Müller e Tillman.

    A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, que também é presidente da Comissão de Atletas e medalhista olímpica, destacou a importância de aliar grandes eventos ao desenvolvimento local.

    “Receber atletas desse calibre na nossa cidade é uma injeção de ânimo e inspiração, especialmente no mês da mulher. Ver a Duda, a Ana Patrícia e a Carol Solberg na areia de Icaraí motiva meninas, famílias e toda uma geração. Mas o mais importante para nós é transformar essa visibilidade em oportunidade concreta. A Prefeitura patrocina o evento justamente para garantir esse legado: a formação dessas turmas para a nossa rede municipal, incluindo os jovens do PESC, são a certeza de que o esporte está cumprindo seu papel de inclusão e transformação”, disse Isabel Swan.

    Programação do Niterói Esportes de Praia:

    Sábado – 21 de março

    · Categoria B (Feminino e Masculino)

    · Categoria D (Feminino e Masculino)

    · Categoria C Mista

    · Categoria Fun Mista

    Domingo – 22 de março

    · Categoria C (Feminino e Masculino)

    · Categoria Fun (Feminino e Masculino)

    · Categoria B Mista

    · Categoria D Mista

    Programação do Areia Games:

    20/03 (sexta-feira)

    10h às 12h: coletiva de imprensa

    15h às 17h30: treinos na arena

    21/03 (sábado)

    13h: Jogo de Ouro – Jackie/Sandra x Duda/Ana Patrícia, em set único de 15 pontos

    13h30 às 17h30: Fase Classificatória – 9 jogos entre os times Brasil e Mundo (jogos em set único de 21 pontos)

    22/03 (domingo)

    11h: Brasil x Mundo – rodízio de duplas, em melhor de 3 sets, com 5 pontos para o time vencedor

    12h30: Brasil x Mundo – quarteto, valendo 3 pontos para o time vencedor

    13h: disputa do bronze – Brasil x Mundo (duplas), valendo 3 pontos para o time vencedor

    13h30: disputa do ouro – Brasil x Mundo (duplas), valendo 5 pontos para o time vencedor

    Trânsito no entorno do Maracanã terá interdições para Vasco x Fluminense nesta quarta-feira (18/03)

    0
    A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) implantará uma operação de trânsito nesta quarta-feira (18/03) para o jogo entre Vasco e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro, que acontecerá às 21h30, no estádio do Maracanã

    A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) implantará uma operação de trânsito nesta quarta-feira (18/03) para o jogo entre Vasco e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro, que acontecerá às 21h30, no estádio do Maracanã. As interdições ao trânsito de veículos na região começam a partir das 18h30 e vão até 1h30 de quinta-feira (19/03). Além dos locais regulamentados com proibição de estacionamento, outras vias também estarão restritas ao estacionamento a partir das 10h.

    O planejamento de trânsito contará com agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, veículos operacionais e motocicletas que estarão empenhados na orientação do trânsito. A operação contará, ainda, com 13 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

    Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.

    INTERDIÇÕES

    Das 18h30 à 1h30 do dia seguinte

    Rua Professor Eurico Rabelo.

    Rua Artur Menezes.

    Rua Conselheiro Olegário.

    Rua Isidro de Figueiredo.

    Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Professor Eurico Rabelo.

    Avenida Maracanã, sentido Centro, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Mata Machado.

    Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Centro, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Rei Pelé.

    Rua Dona Zulmira, entre a avenida Professor Manoel de Abreu e a rua São Francisco Xavier.

    Das 19h à 1h30 do dia seguinte

    Avenida Rei Pelé, sentido Centro, a partir da rua São Francisco Xavier até a altura do Museu do Índio.

    Avenida Maracanã, sentido Tijuca, entre a avenida Rei Pelé e a rua São Francisco Xavier.

    Viaduto Oduvaldo Cozzi e seus acessos.

    Rua Mata Machado, entre a avenida Paula Sousa e a avenida Maracanã.

    PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

    Das 10h à 1h30 do dia seguinte

    Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo.

    Rua Isidro de Figueiredo.

    Rua Artur Menezes.

    Rua Conselheiro Olegário.

    Avenida Paula Sousa, lado esquerdo, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo.

    ROTAS ALTERNATIVAS

    Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

    Provenientes do Centro e Zona Sul

    -Para a Tijuca: Utilizar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, rua Pará ou rua Paraíba e, em seguida, rua Mariz e Barros;

    -Para Vila Isabel e Grajaú: Utilizar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, rua Pará ou rua Paraíba, rua Mariz e Barros e, em seguida, rua Major Ávila e rua Felipe Camarão;

    -Para a região do Grande Méier: Utilizar a rua Visconde de Niterói.

    Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

    -Para o Centro e Zona Sul: Utilizar a rua Conde de Bonfim e a rua Haddock Lobo.

    Provenientes do Grande Méier

    -Para o Centro e Zona Sul: Utilizar a rua Visconde de Niterói.

    Parte da RJ-106, na altura da Serra do Mato Grosso (Maricá x Saquarema), cede após pequeno deslizamento

    0
    Motoristas que passam diariamente pela Serra do Mato Grosso, que fica entre os municípios de Maricá e Saquarema, estão preocupados após parte da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) ceder em decorrência de um pequeno deslizamento de terra

    Motoristas que passam diariamente pela Serra do Mato Grosso, que fica entre os municípios de Maricá e Saquarema, estão preocupados após parte da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) ceder em decorrência de um pequeno deslizamento de terra. A área danificada da pista foi identificada na manhã desta terça-feira (17).

    O trecho comprometido fica na encosta da via; no entanto, isso não reduz o nível de perigo na região, pois o buraco aberto pode aumentar a qualquer momento, causando um grave acidente ou até mesmo uma tragédia. Os sinais de cedimento estão próximos a uma curva.

    As equipes técnicas já foram acionadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) para averiguar a situação e, em seguida, realizar uma intervenção.

    Felizmente, até o fechamento desta matéria, ninguém ficou ferido.

    Teatro Mário Lago terá comédia e espetáculo infantil de mágica, respectivamente, no sábado e no domingo, em Saquarema

    0
    O Teatro Municipal Mário Lago receberá dois espetáculos no fim de semana, em Saquarema

    O Teatro Municipal Mário Lago receberá dois espetáculos no fim de semana, em Saquarema. No dia 21 de março, sábado, às 20h, será apresentada a comédia “Pensa que é Mole?”; e no domingo, dia 22, às 17h, será a vez do espetáculo infantil “Kadabra”.

    “Pensa que é mole?”

    “Pensa que é Mole” apresenta o irreverente Vovô da Tupi, um velhinho de mais de 85 anos que ainda se acha conquistador de novinhas, mas acaba sempre se dando mal: gasta o que não tem, se enrola em confusões financeiras e coleciona histórias desastradas em nome do “amor”. Criado pelo humorista Miguel Marques, o personagem é inspirado no clássico Velho Venâncio de Tom Cavalcante, mas com toda a malandragem carioca e uma língua afiada que não poupa ninguém. Entre frases politicamente incorretas, pensamentos que muita gente tem e não tem coragem de falar e situações que misturam a vida real com exageros hilários, o espetáculo diverte justamente por tocar em temas do cotidiano de forma satírica e escrachada. O Vovô já é sucesso na Super Rádio Tupi 96,5FM, onde aparece diariamente no “Show do Mário Belisário” e na “Patrulha da Cidade”, e agora ganha os palcos para arrancar gargalhadas ao vivo. Uma comédia para quem gosta de rir das verdades da vida, das dificuldades da idade e das loucuras de um velhinho que insiste em provar que ainda está na pista. Afinal… pensa que é mole?

    Na direção está Maurício Manfrini (Paulinho Gogó) e no elenco, Miguel Marques. Cleison Lima e Vitor Huko estão na sonoplastia e iluminação.

    O espetáculo tem 1 hora e 10 minutos de duração, a classificação indicativa é 16 anos, e os ingressos podem ser comprados pelo Sympla, por R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada), no link https://bileto.sympla.com.br/event/116543/d/366482/s/2461596?algoliaID=9fb4057aa6bce1e15440e72bba5cb1a5&_gl=1*t2mntl*_gcl_aw*R0NMLjE3NzM2Nzc2MzUuQ2p3S0NBancxTjdOQmhBb0Vpd0FjUGNocC1Fc2s5MWtDTVlPSzNSd0cwZm5XbEhVc1RnN3puMTc1bllpNmdxc0Z1M3BRRzA2VXpvUllSb0NUN1lRQXZEX0J3RQ..*_gcl_au*MTM2OTgyMDk0NC4xNzczNjc3MDc1*_ga*MTc1MDgyODE3OC4xNzczNjc3MDc1*_ga_KXH10SQTZF*czE3NzM2NzcwNzQkbzEkZzEkdDE3NzM2Nzc2NTEkajQzJGwwJGgxNzQ4OTk1NTA. Informações: (21) 999-00-0765.

    “Kadabra”

    “Kadabra” é um espetáculo infanto-juvenil inspirado em um universo mágico, que combina teatro, música e arte mágica em uma experiência única. Ganhador do prêmio de Melhor Espetáculo Infantil, o show é dirigido por Diego Costa, campeão brasileiro de mágica, e já conquistou mais de 15 mil espectadores, tornando-se um sucesso de bilheteria.

    O enredo ganha vida quando Mordon, o grande bruxo das trevas, consegue escapar de um quadro mágico no qual estava aprisionado há décadas. Para detê-lo, Félix, Oliver e Morgana precisam unir forças e enfrentar grandes desafios.

    Mais do que um espetáculo, “Kadabra” é uma experiência imersiva que desperta o imaginário infantil, promovendo diversão, surpresas e momentos emocionantes para toda a família. A interação com a plateia é um elemento essencial, permitindo que o público participe ativamente das experiências mágicas e se sinta parte integrante dessa aventura.

    Combinando humor, emoção e uma trilha sonora original, “Kadabra” oferece um entretenimento completo, capaz de cativar espectadores de todas as idades e criar memórias mágicas que ficarão para sempre na lembrança.

    A direção é de Diego Costa, que também está no elenco com Raquel Abreu, Jef Vilar e Lucas Apóstolo. O técnico de som é Bruno Maldonado e a produtora local, Olívia Mitidieri.

    A classificação indicativa do espetáculo é livre, o tempo de duração é 50 minutos e os ingressos podem sem comprados pelo Sympla, por R$ 50,00 (inteira), R$ 25,00 (meia-entrada) e R$ 25,00 (promocional solidário + 1 sachê de ração para cães ou gatos – até 21 de março), pelo link https://www.sympla.com.br/evento/kadabra/3319273; ou pelo WhatsApp, pelo número (22) 98164-9893.

    O Teatro Municipal Mário Lago conta com 160 lugares e fica localizado na Rua Cel. Madureira, 77 – térreo, no prédio da Prefeitura de Saquarema.

    1 Pensa que e Mole

    Maricá promove aula de culinária no Centro de Integração Escola-Comunidade

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promove aulas de culinária no Centro de Integração Escola-Comunidade (CIEC) do Bairro da Amizade, com foco na capacitação prática, no desenvolvimento da autonomia e no fortalecimento dos vínculos comunitários. A atividade acontece na cozinha pedagógica da unidade e reúne alunos em um ambiente educativo, colaborativo e acolhedor.

    Durante a aula, os participantes acompanham todo o processo de preparo da receita do dia, desde a organização dos ingredientes e a higienização dos alimentos até a execução das etapas culinárias, sempre com orientação do instrutor. A dinâmica prioriza a prática em grupo, a troca de experiências e o aprendizado ativo, estimulando a confiança dos alunos.

    A nutricionista Nathalia Rocha destaca que as oficinas proporcionam uma vivência completa do processo culinário.

    “Em todas as oficinas, eles fazem todo o processo: desde a pesagem dos ingredientes até a decoração dos biscoitos. Seguem a receita com precisão e levam o aprendizado para casa, promovendo autonomia e fortalecendo os vínculos familiares”, explica.

    A diretora do CIEC, Mychelle Alencar, ressalta o papel social e educativo das atividades desenvolvidas na unidade.

    “A proposta é ofertar um ensino a mais, permitindo que o aluno tenha outras vivências, com interação social e atividades lúdicas. Aqui, eles desenvolvem habilidades e convivem em um espaço que vai além do uso das telas”, afirma.

    Niterói vai oferecer gratuidade nos transportes para mulheres em situação de vulnerabilidade

    0
    Niterói, na Região Metropolitana do Rio, avança nas políticas de apoio e proteção à mulher

    Niterói, na Região Metropolitana do Rio, avança nas políticas de apoio e proteção à mulher. A cidade não registra casos de feminicídio há mais de um ano e vai oferecer um novo benefício para elas: o cartão “Vai Mulher”, lançado nesta segunda-feira (16) pelo prefeito Rodrigo Neves. A iniciativa da Prefeitura facilita a locomoção dentro do município, faz parte do programa Niterói por Elas e é uma parceria entre o Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados e as secretarias da Mulher e de Mobilidade, Transporte e Infraestrutura.

    O cartão garante gratuidade no transporte municipal para mulheres em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico que sejam atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Neuza Santos ou pelo Espaço Empreender Mulher. O cadastro e a entrega serão feitos na sede da Secretaria Municipal da Mulher, no Caminho Niemeyer, em datas a serem agendadas.

    A vice-prefeita Isabel Swan destaca que a iniciativa mostra como a administração municipal pensa, de forma transversal, as políticas públicas para as mulheres.

    “Em todas as secretarias temos uma meta que fortalece a equidade de gênero na cidade. Isso aponta para uma política pública de inclusão e fortalece todo um sistema que evita que a mulher passe por uma situação de violência e tenha mais força para mudar sua condição social e acessar os serviços prestados pela Prefeitura. Não à toa, Niterói completou 13 meses sem feminicídio”, diz ela.

    Fernanda Neves, coordenadora do programa Niterói por Elas e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, ressalta que o benefício será fundamental para garantir que as mulheres consigam manter a frequência nos atendimentos realizados pelas equipes técnicas. Muitas acabam interrompendo o acompanhamento por dificuldades financeiras.

    “O cartão ‘Vai Mulher’ é uma oportunidade para a emancipação feminina. Não apenas para as mulheres que passam por situações de violência doméstica, mas para todas as que se encontram em situação de vulnerabilidade, garantindo o direito aos atendimentos dentro do CEAM, mas, principalmente, o acesso a cursos de capacitação e à empregabilidade”, garante ela.

    A secretária da Mulher, Thaiana Ivia, observa que o comprometimento em defesa das mulheres tem sido uma marca da atual gestão municipal.

    “A gente pensa sempre na evolução e na autonomia dessa mulher. O cartão é mais um programa que vem para fazer a diferença na vida das mulheres de Niterói. É, de fato, política pública chegando na ponta”, ressalta ela.

    Traduzir »