21.8 C
Maricá
    sexta-feira, junho 26, 2026
    Início Site Página 84

    Niterói oferece capacitação gratuita para lideranças comunitárias

    0
    A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Participação Social (Sempas), encerrou o Curso de Capacitação Comunitária, no auditório do Caminho Niemeyer

    A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Participação Social (Sempas), encerrou o Curso de Capacitação Comunitária, no auditório do Caminho Niemeyer. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) com foco na formação de lideranças comunitárias e no fortalecimento da participação social nos territórios.

    O secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro, destacou a importância da iniciativa.

    “Acredito profundamente no poder de transformação da organização dos territórios através das lideranças comunitárias. Nos últimos anos, a Prefeitura de Niterói e o prefeito Rodrigo Neves têm investido nessas ações para incentivar, valorizar e fortalecer a participação social na gestão. Não se faz política pública sem a participação social organizada”, disse Octávio Ribeiro.

    Realizada ao longo do mês de março, a formação reuniu 42 participantes, sendo 40 mulheres, evidenciando o protagonismo feminino nas ações comunitárias e sociais. A realização do curso neste período também marcou as celebrações do Dia Internacional das Mulheres, reforçando o compromisso do município com a valorização da atuação das mulheres na construção de comunidades mais participativas e solidárias.

    Para os participantes, a formação representou uma oportunidade de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da atuação comunitária nos territórios. A aluna Juliene Dantas, síndica do conjunto habitacional Jardim das Paineiras, ressaltou o impacto da capacitação em sua trajetória.

    “Aprendi muito, na maneira de mobilizar as pessoas da comunidade, e os caminhos a seguir para solucionar problemas. Foi um curso transformador e muito importante para me tornar uma liderança melhor para a comunidade”, afirmou Juliene.

    A iniciativa integra as políticas públicas de fortalecimento da participação social e de estímulo ao desenvolvimento comunitário, promovendo a qualificação de lideranças locais e ampliando o diálogo entre poder público e sociedade civil.

    Durante a capacitação, os participantes tiveram acesso a conteúdos voltados à liderança, mobilização social, comunicação comunitária e elaboração de projetos, contribuindo para o desenvolvimento de iniciativas nos territórios e para o fortalecimento das redes comunitárias.

    O encerramento do curso marcou a conclusão de mais um ciclo de formação voltado à qualificação cidadã e ao incentivo ao protagonismo social, consolidando a parceria entre a Prefeitura de Niterói e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) na promoção de ações voltadas ao fortalecimento das lideranças comunitárias.

    Também estiveram presentes na celebração dos formandos, a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Niterói, Marcele Sardinha; a consultora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Carla Tavares; o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Manoel Amâncio; e o coordenador da Fundação Getúlio Vargas, Pedro Paulo Gangeni.

    A Prefeitura de Niterói abrirá, no próximo dia 6 de abril, as inscrições para um novo ciclo do Curso de Capacitação Comunitária. As informações sobre o processo de inscrição e os critérios de participação serão divulgadas nas redes sociais da Secretaria Municipal de Participação Social.

    Castramóvel da Prefeitura de Nova Iguaçu chega a Austin para nova etapa de castração gratuita de animais

    0
    Austin será o quarto bairro a receber o Castramóvel da Prefeitura de Nova Iguaçu. A partir desta quarta-feira (25), a unidade móvel da Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (SEMDEPA) vai estacionar na Avenida Coronel Monteiro de Barros, próximo ao número 295, em frente ao contêiner do programa Segurança Presente

    Austin será o quarto bairro a receber o Castramóvel da Prefeitura de Nova Iguaçu. A partir desta quarta-feira (25), a unidade móvel da Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (SEMDEPA) vai estacionar na Avenida Coronel Monteiro de Barros, próximo ao número 295, em frente ao contêiner do programa Segurança Presente. O primeiro dia será destinado somente para o agendamento para castração de animais, com atendimento a partir das 11h.

    Ao todo, serão disponibilizadas 260 vagas para cirurgias de cães e gatos. Os agendamentos são realizados presencialmente, por ordem de chegada, e não há necessidade de levar o animal no dia da inscrição. As castrações terão início no dia 1º de abril e ocorrerão ao longo de todo o mês, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras (exceto feriados), com datas informadas individualmente aos tutores, garantindo organização e melhor fluxo de atendimento.

    A iniciativa integra a política permanente de controle populacional de animais no município, medida considerada essencial para reduzir casos de abandono, maus-tratos e proliferação de doenças. Desde a inauguração do Castramóvel, em dezembro do ano passado, a unidade já passou pelos bairros da Luz, Vila de Cava e Monte Líbano. Quase 900 cães e gatos já foram castrados gratuitamente, ampliando o acesso da população a um serviço veterinário que, na rede privada, tem custo elevado.

    Para ter acesso ao serviço, o tutor deve residir em Nova Iguaçu e ter mais de 18 anos. É necessário apresentar cópias de identidade, CPF e comprovante de residência. Cada tutor poderá agendar a castração de um animal por mês. Protetores cadastrados na SEMDEPA poderão levar até quatro animais, ampliando o alcance social da ação.

    Os critérios clínicos seguem protocolo veterinário para assegurar a segurança dos procedimentos. O animal deve ter entre seis meses e sete anos. Cães devem pesar entre 3,5kg e 25kg; gatos, no mínimo, 2kg. No caso dos machos, é obrigatório que ambos os testículos estejam na bolsa escrotal. Para a cirurgia, é exigido jejum absoluto de água e alimento por oito horas, banho no dia anterior e controle de pulgas e carrapatos, quando necessário. Cães devem ser levados com coleira, guia e focinheira (se necessário); gatos, em caixas de transporte.

    Maricá avança na diversificação econômica com investimentos em tecnologia e inovação

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), avança na implementação de projetos estratégicos voltados à diversificação econômica do município e à redução da dependência das receitas provenientes dos royalties do petróleo

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), avança na implementação de projetos estratégicos voltados à diversificação econômica do município e à redução da dependência das receitas provenientes dos royalties do petróleo. Os temas foram abordados nesta terça-feira (24/03) durante participação do presidente da companhia, Celso Pansera, no programa ‘Maricá em Pauta’, da Rádio Ultra FM.

    Entre os principais eixos destacados está o fortalecimento da infraestrutura logística, com ênfase na expansão do Aeroporto de Maricá. O espaço vem se consolidando como um importante hub de apoio às operações offshore na Bacia de Santos, além de avançar na implantação de novos hangares e no desenvolvimento do setor de manutenção de aeronaves (MRO), ampliando o potencial de geração de emprego e renda no município.

    “O Aeroporto de Maricá se tornou um dos ativos logísticos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, atraindo o olhar de grandes operadores globais”, destacou o presidente da Codemar, Celso Pansera.

    Outro destaque é a implantação do Parque Tecnológico, que já conta com parcerias firmadas com universidades e empresas voltadas à inovação. O espaço será direcionado ao desenvolvimento de áreas como biotecnologia, tecnologias de informação e infraestrutura urbana, com o objetivo de posicionar Maricá como referência nacional em inovação.

    “O nosso compromisso é preparar Maricá para o futuro. Não estamos apenas aplicando recursos do presente, mas estruturando uma base sólida para garantir autonomia financeira às próximas gerações”, acrescentou Celso Pansera.

    A iniciativa também contempla ações voltadas à capacitação profissional da população, com a formação de mão de obra qualificada para atender às demandas dos novos empreendimentos, como o Maricá Plaza Shopping e o Maraey. A estratégia busca assegurar que os moradores da cidade sejam diretamente beneficiados pelas oportunidades geradas em projetos estratégicos.

    Além disso, os investimentos realizados em infraestrutura urbana e logística contribuem para o fortalecimento do turismo e do calendário de eventos do município, ampliando o potencial econômico de diversos setores de forma integrada.

    “Estamos estruturando uma cidade preparada para crescer com desenvolvimento, gerando oportunidades e fortalecendo diferentes setores da economia local”, concluiu Celso Pansera.

    Entenda o que acontece no Rio com a renúncia de Claudio Castro

    0
    O ex-governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, renunciou nesta segunda-feira (23) ao cargo para concorrer a uma vaga no Senado nas eleições majoritárias de outubro

    O ex-governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, renunciou nesta segunda-feira (23) ao cargo para concorrer a uma vaga no Senado nas eleições majoritárias de outubro.

    Com sua saída, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Couto, assume interinamente o governo.

    Essa situação ocorre porque o vice-governador, Thiago Pampolha, que assumiu um cargo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) saiu em 2025 e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, está licenciado do cargo.

    Bacellar renovou o pedido de licença do mandato. Ele não exerce o cargo desde 10 de dezembro de 2025 porque foi preso durante a Operação Unha e Carne, da Polícia Federal (PF), em 3 de dezembro.

    O parlamentar teria vazado informações sigilosas sobre a investigação contra o ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, acusado de intermediar compra e venda de armas para o Comando Vermelho (CV), principal facção criminosa do Rio de Janeiro.

    Pela legislação, o presidente do TJRJ deverá organizar em dois dias uma eleição indireta para que os 70 deputados estaduais escolham em 30 dias um indicado para comandar o governo durante um mandato-tampão, até a escolha do próximo governador nas eleições de outubro.

    Réu

    Claudio Castro é réu em processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode ser condenado à inelegibilidade por abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição, em 2022.

    Com a saída do governo, o pedido para cassar o mandato de Castro perde efeito, mas ele ainda pode ser condenado à inelegibilidade e ficar impedido de disputar o pleito deste ano.

    O TSE retoma nesta terça-feira (24), às 19h, o julgamento.

    O julgamento foi suspenso, no dia 10 deste mês, por um pedido de vista do ministro Nunes Marques. Até o momento, o placar da votação está em 2 votos a 0 pela cassação de Castro. Faltam cinco votos.

    O julgamento também engloba o ex-vice-governador Thiago Pampolha, o deputado Rodrigo Bacellar, que foi secretário de Governo de Castro e o ex-presidente da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) Gabriel Rodrigues Lopes.

    Os acusados respondem por supostas contratações irregulares na Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

    O Ministério Público Eleitoral acusa Castro por obter vantagem eleitoral na contratação de servidores temporários, sem amparo legal, e na descentralização de projetos sociais para enviar recursos para entidades desvinculadas da administração pública do Rio de Janeiro.

    De acordo com a acusação, a descentralização de recursos ocorreu para fomentar a contratação de 27.665 pessoas, totalizando gastos de R$ 248 milhões.

    FONTE: AGÊNCIA BRASIL

    Maricá realiza festival de música gospel e revela talentos em Itaipuaçu

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, realizou nesta segunda-feira (23/03) o evento “Canto de Todos os Cantos – Festival de Louvor”, na Igreja da Fé, em Itaipuaçu

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, realizou nesta segunda-feira (23/03) o evento “Canto de Todos os Cantos – Festival de Louvor”, na Igreja da Fé, em Itaipuaçu. A iniciativa reuniu 13 cantores do município em uma programação voltada à valorização da música gospel, promovendo apresentações musicais ao público e fortalecendo a expressão artística no segmento religioso.

    Durante o festival, os participantes subiram ao palco para interpretar canções de louvor, sendo avaliados por uma banca examinadora composta por representantes do meio artístico e institucional. A ação também proporcionou um ambiente de integração entre artistas e público, incentivando a cultura e ampliando o acesso a manifestações musicais no município.

    “Esse foi um momento para prestigiar talentos, que muitas vezes não estão em destaque e assim podem demonstrar a sua capacidade”, destacou o secretário de Assuntos Religiosos, pastor Sérgio Luis de Souza.

    Entre os participantes, a experiência foi marcada pela oportunidade de visibilidade e reconhecimento artístico. Davi Marques mora em Itaipuaçu e pontuou o impacto do evento para sua trajetória.

    “É motivo de muita alegria poder participar desse festival. Cada evento que participo é especial e tenho certeza de que todos que estiveram neste sentiram a presença de Deus. Só tenho a agradecer por essa oportunidade”, afirmou.

    O público também acompanhou as apresentações. Um dos presentes foi Cleyton Mesquita, morador de Inoã, que destacou a importância da iniciativa para a cidade.

    “Foi tudo muito especial e estive no evento com muitas expectativas e todas foram atendidas, com uma noite de bênçãos”, ressaltou.

    Ao final do festival, os três primeiros colocados foram premiados com troféus e medalhas de honra, e o vencedor garantiu a oportunidade de se apresentar no evento gospel “Aviva Maricá”, ampliando sua projeção no cenário musical local.

    Niterói chega à 18ª etapa da Operação Asfixia com foco no combate à receptação e crimes ambientais

    0
    A Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), deflagrou nesta segunda-feira (23) a 18ª etapa da Operação Asfixia

    A Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), deflagrou nesta segunda-feira (23) a 18ª etapa da Operação Asfixia. A ação conjunta, que percorreu os bairros de São Lourenço e a região do Buraco do Boi, resultou na autuação de dois estabelecimentos e na descoberta de um depósito clandestino de botijões de gás. A iniciativa visa combater a receptação de materiais furtados e irregularidades administrativas que impactam a ordem pública.

    A força-tarefa mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal, secretarias de Meio Ambiente e Saúde (Vigilância Sanitária), Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), Segurança Presente, 12º BPM, 78ª DP e Corpo de Bombeiros (3º GBM). No Buraco do Boi, a operação localizou 24 botijões de gás armazenados ilegalmente em uma oficina. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) foi acionada e a Polícia Civil abriu procedimento para investigar crime ambiental e comercialização clandestina.

    Os estabelecimentos foram autuados pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Vigilância Sanitária por condições insalubres e irregularidades documentais, recebendo um prazo de 30 dias para a completa adequação às normas municipais, sob pena de interdição definitiva.

    “Niterói segue firme nas fiscalizações integradas e combate aos ferros-velhos clandestinos. Assim coibimos atividades ilegais e atingimos crimes graves ambientais, delitos contra a saúde pública, crimes de receptação e outros que atingem a ordem pública”, declarou Felipe Ordacgy, secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Niterói.

    O coordenador do Programa Segurança Presente, Thiago Martins, destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos municipais e estaduais de segurança pública.

    “A ação conjunta entre a polícia e os órgãos do município é fundamental para fortalecer a fiscalização administrativa e a repressão à ilegalidade”.

    A Operação Asfixia integra o Plano Municipal de Segurança de Niterói, unindo o poder de polícia administrativa da Prefeitura ao braço operacional das polícias estaduais. Desde sua implementação, a estratégia tem se mostrado eficaz na redução de furtos de mobiliário urbano e na identificação de crimes conexos, fortalecendo a presença do Estado em áreas sensíveis e promovendo a recuperação do espaço público.

    Teatro Mário lago terá “Relatos de Viagem” em Saquarema

    0
    O Teatro Mário Lago, em Saquarema, abre ao público, no sábado, dia 28 de março, às 19h, o espetáculo “Relatos de Viagem”

    O Teatro Mário Lago, em Saquarema, abre ao público, no sábado, dia 28 de março, às 19h, o espetáculo “Relatos de Viagem”.

    Com direção de Tininha Araújo e figurino de Hermes Inocêncio, Van Furlanetti, que também assina o roteiro, narra de forma cômica o melhor de suas visitas a 47 países e 14 Estados brasileiros em um mix de stand-up comedy e esquetes teatrais. Alexandra Richter, Diogo Bonfim, Dira Paes e Suzy Brasil são as vozes que compõem o ambiente onde é contada a história. A produção é de Phany Cerqueira e os operadores de luz e som são, respectivamente, Yuri Gondenberg e Marcos Brito.

    Pratos exóticos, lugares inusitados e situações dos mais diversos tipos compõem a dramaturgia ora ensaiada, ora improvisada de “Relatos de Viagem”. O espetáculo tem 80 minutos de duração e muda a cada sessão, com 729 formas de ser encenado. O segredo para ser possível a façanha está na dinâmica escolhida para a realização desta comédia turística imperdível.

    Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla, através do link https://www.sympla.com.br/evento/van-furlanetti-em-relatos-de-viagem-voo-41-saquarema/3313149?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com, por R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia-entrada), e na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 16h, por R$ 60,00 (inteira), R$ 40,00 (com filipeta), R$ 30,00 (meia-entrada), R$ 30,00 (Clubinho de Ofertas) e R$ 20,00 (APPAI), Lista Amiga e Apoiadores, grátis para ONGs pré-selecionadas com atenção às pessoas em condição de vulnerabilidade social, priorizando às que estão indo para o teatro pela primeira vez (quando esta ação é liberada pelo teatro). A classificação indicativa é 12 anos.

    O Teatro Municipal Mário Lago conta com 160 lugares e fica localizado na Rua Cel. Madureira, 77 – térreo, no prédio da Prefeitura de Saquarema.

    Cartaz

    São José do Imbassaí (Maricá) terá mais uma escola para atender a demanda por vagas na região

    0
    Uma área já está sendo destinada à construção de uma escola de educação básica em São José do Imbassaí, em Maricá

    Uma área já está sendo destinada à construção de uma escola de educação básica em São José do Imbassaí, em Maricá. A informação foi divulgada primeiramente pelo site Maricá Info, após a Prefeitura de Maricá declarar de utilidade pública um terreno localizado no bairro.

    A declaração é verdadeira, pois a ação consta no Decreto nº 381, publicado no Diário Oficial em 19 de março de 2026. O terreno já possui uma casa residencial; porém, ela será demolida para dar lugar à escola.

    A construção da nova unidade escolar irá desafogar as escolas da região, além de aumentar o número de vagas na rede pública de ensino e gerar novas oportunidades de emprego.

    Até o fechamento desta matéria, não há informações sobre o início das obras da unidade escolar, o prazo de conclusão e a capacidade de atendimento.

    Cerca de 33 kg de lixo são retirados da praia de Ponta Negra (Maricá)

    0
    Durante o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, mais de 100 voluntários recolheram 33 kg de lixo que estavam na praia e na faixa de areia de Ponta Negra.

    Durante o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, mais de 100 voluntários recolheram 33 kg de lixo que estavam na praia e na faixa de areia de Ponta Negra.

    Dos 33 kg, 15 eram de materiais plásticos. Vidros e pedaços de madeira também foram retirados durante a ação.

    Os voluntários também realizaram atividades de conscientização em Ponta Negra.

    MANTENHA A PRAIA LIMPA

    Manter a praia limpa é crucial para proteger os ecossistemas marinhos, evitar a poluição dos oceanos e garantir a saúde pública e o turismo sustentável. O lixo, especialmente o plástico, causa danos irreversíveis à vida marinha, sendo essencial o descarte correto para preservar a biodiversidade e o lazer.

    FOTO DA MATÉRIA: SOMAR

    Maricá incentiva prática de Basquete 3×3 e fortalece o acesso ao esporte no município

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, promove a prática do Basquete 3x3 no programa Maricá Cidade Olímpica, iniciativa que desde 2022 vem ampliando o acesso ao esporte no município

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, promove a prática do Basquete 3×3 no programa Maricá Cidade Olímpica, iniciativa que desde 2022 vem ampliando o acesso ao esporte no município. As atividades acontecem na Escola Municipalizada de Inoã e são voltadas a jovens a partir de 12 anos, proporcionando inclusão social, integração e qualidade de vida através da atividade física.

    Modalidade olímpica em ascensão no país, o Basquete 3×3 é disputado por equipes com três jogadores, em vez dos cinco do formato tradicional, o que torna as partidas mais rápidas, dinâmicas e intensas. A proposta estimula agilidade, técnica e trabalho em equipe, além de fortalecer a convivência e o espírito esportivo entre os participantes.

    Segundo o professor de basquete Pedro Henrique da Silva, a modalidade vem ganhando espaço em todo o país e coloca Maricá em posição de destaque. “O Basquete 3×3 é uma modalidade que vem crescendo no país e Maricá está na vanguarda dessa prática. O 3×3 evolui os atletas como seres humanos, desenvolve impulsão, comportamento sociomotor e distribuição de força”, explicou.

    O atleta Gabriel Marins também destacou os benefícios do esporte. “É algo benéfico e gratificante, tanto para a saúde quanto para o desempenho. A gente não busca só o lazer; muita gente se apoia no esporte como uma base para a vida”, finalizou.

    Traduzir »