22.6 C
Maricá
    sexta-feira, junho 26, 2026
    Início Site Página 85

    Niterói é premiada pelo quinto ano consecutivo com selo internacional de arborização urbana

    0
    Niterói foi premiada, pelo quinto ano consecutivo, com o selo “Tree Cities of the World”, concedido pela Arbor Day Foundation, em parceria com a Food and Agriculture Organization of the United Nations

    Niterói foi premiada, pelo quinto ano consecutivo, com o selo “Tree Cities of the World”, concedido pela Arbor Day Foundation, em parceria com a Food and Agriculture Organization of the United Nations. A certificação reconhece os esforços da Prefeitura na gestão e no cuidado com suas florestas urbanas, contribuindo para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.

    Nos últimos anos, Niterói realizou o plantio de mais de 150 mil mudas, tanto em áreas urbanas quanto em espaços verdes. A cidade conta ainda com mais de 60 mil árvores catalogadas no Sistema de Gestão da Geoinformação (SiGeo), ferramenta que permite o monitoramento contínuo da arborização.

    O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância do reconhecimento internacional e os avanços da política ambiental no município.

    “O reconhecimento internacional reforça que Niterói tem uma política ambiental sólida e permanente. Hoje, mais de 50% do território do município é composto por áreas verdes protegidas, resultado do programa Niterói Mais Verde, instituído por decreto no meu primeiro mandato. Soma-se a isso um planejamento consistente que estruturamos ao longo dos últimos anos, com ações de recuperação e proteção ambiental. Esse trabalho mostra que é possível conciliar desenvolvimento urbano com preservação ambiental, garantindo mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

    A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), por meio do Arboribus — projeto de monitoramento da flora urbana — atua em vias públicas e praças, garantindo que cada árvore seja avaliada de forma criteriosa, considerando suas características e a interação com o ambiente urbano.

    O levantamento realizado pelo SiGeo serve como base para o registro diário das atividades da Seconser. Com isso, cada árvore catalogada é constantemente atualizada de acordo com o manejo recebido. Entre as espécies presentes na cidade estão ipês rosas, ipês amarelos, pau-brasil, jacarandás, mimosos e pau-mulato.

    A secretária de Conservação, Dayse Monassa, ressaltou o trabalho técnico realizado na cidade.

    “Esse reconhecimento também é fruto de um trabalho minucioso e contínuo de catalogação, monitoramento e cuidado com as árvores da cidade. Contamos com equipes técnicas qualificadas, com engenheiros, biólogos e especialistas que acompanham de perto cada indivíduo arbóreo. Esse cuidado permite que a arborização urbana seja planejada de forma segura, sustentável e integrada ao ambiente urbano”, destacou.

    Equipes especializadas atuam diariamente no monitoramento das árvores, avaliando a necessidade de podas ou tratamentos botânicos, sempre com foco na saúde da vegetação e na segurança da população. São analisadas características como copa, altura, circunferência do tronco e estado fitossanitário, permitindo um diagnóstico completo de cada indivíduo arbóreo.

    Maricá realiza ação de conscientização sobre o uso da água para alunos da rede municipal

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Minerais, promoveu nesta segunda-feira (23/03) uma ação de conscientização sobre o uso da água

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Minerais, promoveu nesta segunda-feira (23/03) uma ação de conscientização sobre o uso da água para alunos da Escola Municipal Espraiado.

    A atividade fez parte da programação pelo Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e contou com oficinas educativas sobre preservação dos recursos hídricos, uso consciente da água e sustentabilidade.

    O secretário de Recursos Hídricos e Minerais, Julio Carolino, destacou a importância da iniciativa para a formação das novas gerações. “A conscientização sobre o uso da água é fundamental, especialmente entre os jovens. Trazer essa ação para o Espraiado, que é um dos mananciais do município, e desenvolver esse trabalho com os alunos é muito importante. Nosso objetivo é incentivar práticas sustentáveis e formar cidadãos mais conscientes, com um olhar responsável sobre os recursos hídricos”, afirmou.

    A diretora da unidade, Gisely Costa, também ressaltou o impacto da atividade no ambiente escolar. “Trazer esse tipo de iniciativa para a escola permite que os alunos aprendam de forma prática e compreendam melhor a importância da água e da preservação ambiental, levando esse conhecimento para suas famílias”, disse.

    O evento contou com a participação de instituições parceiras, como o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PASET), a Área de Proteção Ambiental de Maricá (APA), a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) e o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), que contribuíram com atividades e orientações para os estudantes.

    Rio de Janeiro: SEIM promove Seminário sobre Protagonismo Feminino e Agricultura Familiar no Parque Madureira

    0
    No próximo dia 25 de março (quarta-feira), a Secretaria de Integração Metropolitana (SEIM-RIO) realizará o seminário "Protagonismo Feminino na Agricultura Familiar e Integração Regional".

    No próximo dia 25 de março (quarta-feira), a Secretaria de Integração Metropolitana (SEIM-RIO) realizará o seminário “Protagonismo Feminino na Agricultura Familiar e Integração Regional”. O evento acontecerá na Arena Fernando Torres, no coração do Parque Madureira, e vai debater como o trabalho agrícola pode gerar autonomia financeira e segurança alimentar para mulheres de toda a Região Metropolitana, em especial para as vítimas de violência doméstica e patrimonial.

    O seminário vai abordar como essa força produtiva é essencial para a soberania alimentar, a economia local, o abastecimento das cidades e a reinserção de mulheres em vulnerabilidade no mercado de trabalho, garantindo transformação social.

    Para a Secretária de Integração Metropolitana, Cynthia Felix, o encontro é uma oportunidade de dar visibilidade a histórias de superação:

    “Estamos mostrando que a agricultura familiar produz alimentos para a cidade, mas também é um ecossistema de acolhimento. Para mulheres que enfrentaram ciclos de violência, o campo oferece a chance de reescrever a própria história com autonomia e renda”, destaca a secretária.

    O evento contará com a participação de especialistas em desenvolvimento rural e gestores públicos, abordando desde técnicas de agroecologia e agrofloresta até as políticas de integração que conectam as produtoras locais aos grandes mercados.

    No encerramento do seminário, será entregue o troféu SEIM Integrando Ações, destinado às melhores campanhas de estímulo ao trabalho feminino na agricultura.

    Haverá também um espaço destinado à exposição de produtos agrícolas da Região Metropolitana. O evento é gratuito e aberto a toda população.

    Prefeitura de Niterói anuncia edição 2026 da Marcha para Jesus

    0
    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu, nesta segunda-feira (23), pastores de diversas igrejas para anunciar a edição de 2026 da Marcha para Jesus, que será realizada no dia 25 de abril, no Caminho Niemeyer

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu, nesta segunda-feira (23), pastores de diversas igrejas para anunciar a edição de 2026 da Marcha para Jesus, que será realizada no dia 25 de abril, no Caminho Niemeyer. A concentração está marcada para 14h, em frente à Câmara Municipal de Niterói.

    Na programação, já estão confirmados nomes como os cantores Aline Barros, Cassiane, Waguinho e o DJ Naudão. Além dos moradores de Niterói, o evento deve atrair visitantes de outras cidades, contribuindo para movimentar o turismo e a economia local.

    “A Marcha para Jesus é um momento de união, fé e confraternização que reúne diferentes denominações evangélicas em nossa cidade. Convidamos toda a população para participar desse grande encontro, que será uma celebração especial, com importantes nomes da música gospel”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

    Durante o encontro, lideranças religiosas ressaltaram o apoio da Prefeitura de Niterói à realização da Marcha para Jesus, destacando que a parceria institucional tem contribuído para o fortalecimento do evento.

    “A iniciativa é um convite para toda a população se reunir em um momento de oração e celebração. É uma oportunidade de fortalecermos a presença da fé em Niterói, acreditando em dias ainda mais abençoados para a nossa cidade”, afirmou o pastor Celso Brasil, presidente da Convenção Estadual de Ministros da Assembleia de Deus do Estado do Rio (CEMAD/RJ).

    Nova Iguaçu mantém vagas abertas em centro voltado à primeira infância

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu continua com inscrições abertas para o Centro de Referência e Serviços para o Crescimento e Desenvolvimento da Primeira Infância (CRESCER), equipamento voltado ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos e ao apoio às suas famílias.

    A Prefeitura de Nova Iguaçu continua com inscrições abertas para o Centro de Referência e Serviços para o Crescimento e Desenvolvimento da Primeira Infância (CRESCER), equipamento voltado ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos e ao apoio às suas famílias. Localizado no bairro Rancho Novo, o espaço foi inaugurado no dia 9 de março e integra a rede municipal de proteção social.

    Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), o CRESCER oferece atendimento com foco no desenvolvimento infantil, no fortalecimento de vínculos familiares e na proteção de famílias em situação de vulnerabilidade.

    As inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade, das 10h às 16h, na Rua dos Comerciários, nº 164. Podem participar gestantes, crianças de até 6 anos, familiares e cuidadores, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, beneficiários de programas de transferência de renda ou com histórico — ou risco — de violação de direitos.

    Integrado à Política Nacional de Assistência Social, o equipamento atua em articulação com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e com áreas como educação, saúde e direitos humanos. A proposta é prevenir violações, incentivar a parentalidade positiva e promover o desenvolvimento integral na primeira infância.

    A unidade tem capacidade para atender até 24 crianças por dia, divididas em dois turnos. Entre as atividades oferecidas estão reforço escolar e clube de leitura. O funcionamento é às segundas e quintas-feiras, das 9h às 17h.

    A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de Nova Iguaçu para ampliar a rede de proteção social no município, com foco no cuidado integral às crianças e no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.

    Circuito Magé Delas 2026 reúne mais de 4 mil mulheres em manhã de esporte, saúde e protagonismo feminino

    0
    A 3ª edição do Circuito Magé Delas - Mulheres Que Se Movem reuniu mais de 4 mil mulheres em um grande encontro voltado à promoção da saúde, do bem-estar e do protagonismo feminino.

    A manhã deste domingo (22) foi marcada por emoção, superação e muita energia positiva em Magé. A 3ª edição do Circuito Magé Delas – Mulheres Que Se Movem reuniu mais de 4 mil mulheres em um grande encontro voltado à promoção da saúde, do bem-estar e do protagonismo feminino.

    A vice-prefeita Jamille Cozzolino, idealizadora do projeto, destacou a emoção de ver o evento ganhar cada vez mais força: “Um mar de rosas em Fragoso. Estou muito feliz e muito emocionada. É um sonho realizado, tá lindo demais e fez história. Pessoas que lutam contra o câncer, contra a depressão, estão aqui hoje se superando. Ano que vem vamos ter que ampliar de tanta procura que nós tivemos.”

    Com concentração, largada e chegada no Complexo de Esporte e Lazer do Lamarca, o evento contou com um percurso de 3km pela Avenida Automóvel Clube, reunindo participantes de diferentes idades e níveis de experiência. A programação começou com atividades de aquecimento, como aulas de tae bo e jumping, preparando as participantes para a corrida e caminhada.

    Além das provas, o Circuito ofereceu uma estrutura completa de acolhimento, com serviços de massoterapia e programação cultural. O encerramento ficou por conta de um show musical com a Banda Orion, garantindo um clima de celebração para as participantes.

    Mais do que uma competição, o Circuito Magé Delas tem como principal objetivo incentivar a prática de atividades físicas, promover qualidade de vida e fortalecer a autoestima das mulheres.

    O prefeito Renato Cozzolino também ressaltou a importância da iniciativa e o crescimento do evento: “Primeiramente, temos que parabenizar a organização do evento, todas as secretarias que estiveram envolvidas. Que evento maravilhoso, que já faz parte do nosso calendário. Ano que vem vamos ampliar para 10 mil inscritas. Esse ano já superou o ano passado e ano que vem vamos superar novamente. É um sucesso não só em Magé, mas no estado inteiro, tivemos mulheres de diversas cidades.”

    Entre as participantes, a atleta Jeniffer Niele, campeã da corrida profissional, destacou o significado da conquista e da visibilidade para o esporte na região: “Essa corrida tinha um grande significado pra mim, que era trazer essa visibilidade para nossa região e mostrar que aqui também tem esporte e essa inclusão. Essa vitória foi por todas que acompanham essa jornada. Uma sensação de dever cumprido, porque vamos renunciando coisas para viver esses momentos, então é um sentimento inexplicável.”

    O Circuito Magé Delas reforça o compromisso da Prefeitura de Magé com políticas públicas voltadas para as mulheres, promovendo ações que incentivam saúde, inclusão e bem-estar, além de criar espaços de convivência e fortalecimento coletivo.

    Maricá recebe exposição de artista francês na Casa de Cultura

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, iniciou na sexta-feira (20/03) a exposição ‘Villes et Cores’ na Casa de Cultura, no Centro, com obras do artista plástico francês Jérôme Poignard

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, iniciou na sexta-feira (20/03) a exposição ‘Villes et Cores’ na Casa de Cultura, no Centro, com obras do artista plástico francês Jérôme Poignard. A mostra segue até o dia 18 de abril e apresenta 21 peças feitas em aquarela sobre acrílico, retratando cidades de destaque mundial, como Rio de Janeiro, Paris e Nova York.

    Para o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, responsável pela curadoria da exposição, as obras oferecem um olhar diferenciado sobre locais impactantes.

    “Essa exposição mostra uma visão diferenciada sobre diversas cidades do mundo. Assim como trouxemos esta mostra, queremos também trazer para Maricá outras que passaram por espaços importantes, como o Museu de Arte do Rio (MAR)”, afirmou.

    O artista plástico e designer gráfico francês Jérôme Poignard, natural de Fontainebleau e radicado no Rio desde 1997, explicou que sua arte mostra as cidades sob um novo olhar.

    “Minhas obras apresentam as ‘cidades líquidas’, com uma visão mais colorida do mundo. Vou ficar um mês em Maricá observando a cidade, pois acredito que existam paisagens inspiradoras aqui que se encaixam neste perfil de arte”, acrescentou.

    A Casa de Cultura de Maricá fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O espaço, que recebe exposições e mostras de viés cultural, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 9h às 13h.

    Saquarema sedia Congresso Brasileiro de Inclusão 2026 e reúne cerca de 1.700 participantes

    0
    O município de Saquarema foi palco, nos dias 20 e 21 de março, do Congresso Brasileiro de Inclusão 2026, realizado no Centro de Eventos da cidade

    O município de Saquarema foi palco, nos dias 20 e 21 de março, do Congresso Brasileiro de Inclusão 2026, realizado no Centro de Eventos da cidade. O encontro, promovido pelo Instituto Conhecer, reuniu aproximadamente 1.700 participantes, entre educadores, especialistas, gestores escolares e profissionais da área, em dois dias dedicados à formação, ao debate e à troca de experiências sobre práticas voltadas à educação inclusiva.

    A abertura do congresso contou com a presença de autoridades municipais, além de palestrantes e especialistas reconhecidos na área da inclusão. Durante a cerimônia, foi destacada a importância da qualificação profissional para o fortalecimento das políticas de educação inclusiva e para a construção de ambientes escolares cada vez mais acessíveis e acolhedores.

    De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Patrícia Oliveira, a realização do congresso representa mais um passo no processo de fortalecimento da educação inclusiva no município. “Promover um encontro como este, reunindo especialistas e profissionais da educação, é fundamental para ampliar o conhecimento e aprimorar as práticas pedagógicas. A inclusão se constrói com formação, diálogo e compromisso permanente com uma educação para todos os estudantes”, destacou.

    O público do evento foi formado por professores, profissionais da educação, especialistas em inclusão e gestores escolares de diferentes regiões, além de servidores da rede municipal de ensino de Saquarema, que tiveram acesso ao congresso por meio de uma parceria entre a Prefeitura e os organizadores do evento.

    O Congresso Brasileiro de Inclusão integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da educação no município, contribuindo para a qualificação contínua dos profissionais da rede e para o aprimoramento das práticas pedagógicas aplicadas nas unidades escolares. A realização do evento reforça os investimentos da gestão municipal na área educacional, com destaque para as políticas de inclusão desenvolvidas nos últimos anos.

    Investindo no futuro

    Para a Prefeita Lucimar Vidal, iniciativas como o congresso refletem o compromisso da administração municipal com a qualidade da educação: “Investir na formação dos nossos profissionais e na construção de uma educação cada vez mais inclusiva é investir no futuro da nossa cidade. Saquarema tem trabalhado para garantir oportunidades para todos os alunos, respeitando as diferenças e valorizando o potencial de cada um”, afirmou.

    A programação de abertura, realizada no dia 20, também contou com apresentações culturais de alunos do Projeto Escola Ativa, iniciativa de educação em tempo integral que oferece atividades diversificadas no contraturno escolar. Estudantes da Escola Municipal Edilson Vignoli de Marins apresentaram uma coreografia de hip hop, enquanto alunos do Complexo Municipal de Educação Integral José Pereira dos Santos Filho realizaram uma apresentação de ballet, marcando o início do congresso com demonstrações de talento e integração entre educação e cultura.

    Maricá capacita mulheres da Guarda Municipal com treinamento operacional

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, iniciou nesta segunda-feira (23/03) um treinamento operacional voltado à capacitação de mulheres da Guarda Municipal

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, iniciou nesta segunda-feira (23/03) um treinamento operacional voltado à capacitação de mulheres da Guarda Municipal. A iniciativa acontece na sede da corporação e segue até quinta-feira (26/03).

    O curso reúne atividades práticas focadas no dia a dia do patrulhamento, com instruções sobre técnicas de defesa pessoal, uso de equipamentos não letais e abordagens em situações de risco. O objetivo é aprimorar a preparação das agentes, contribuindo para um atendimento mais seguro e eficiente à população.

    Chefe de equipe do Grupamento Maria da Penha, Letícia Tomé destacou o avanço da presença feminina na corporação e a importância da qualificação contínua. “Esse treinamento amplia nosso conhecimento e mostra a diversidade das funções que desempenhamos. Hoje temos uma participação muito maior de mulheres nas ruas, o que reforça a importância de iniciativas como essa”, afirmou.

    O coordenador do Centro de Estudos da Guarda Municipal, Diego Oliveira, ressaltou que a capacitação também valoriza o papel das profissionais na segurança pública. “Investir na formação das agentes é fundamental para fortalecer o trabalho realizado diariamente nas ruas de Maricá”, disse.

    A formatura das participantes será realizada na quinta-feira (26/03), às 14h, marcando a conclusão das etapas principais do treinamento.

    Mulher é atingida por socos e chutes em mais um caso de violência doméstica em Maricá

    0
    No último sábado, 21 de março, uma mulher sofreu violência doméstica pelo próprio namorado, após ele ter suspeitas infundadas de traição

    No último sábado, 21 de março, uma mulher sofreu violência doméstica pelo próprio namorado, após ele ter suspeitas infundadas de traição. A vítima foi atingida por socos e chutes repetidamente durante a madrugada. O caso aconteceu dentro da casa da agredida, em Inoã, Maricá.

    Segundo informações, a mulher estava caída no chão, recebendo os golpes, e chegou até a desmaiar. Durante as agressões, ela gritou por ajuda, porém ninguém a socorreu.

    Ela só conseguiu escapar do agressor porque ele, por volta das 9h, adormeceu. A vítima procurou policiais que estavam passando pela localidade e foi socorrida.

    A mulher foi levada para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. Em seguida, foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML), no Barreto, em Niterói, onde passou por perícia. A vítima apresenta olho roxo, lesões no rosto e suspeita de fratura em um dos braços.

    O agressor poderá responder por violência doméstica. O caso já foi registrado na Delegacia de Maricá (82ª DP).

    Traduzir »