21.8 C
Maricá
    sexta-feira, junho 26, 2026
    Início Site Página 79

    Protagonismo feminino ganha força na capoeira e transforma realidades em Nova Iguaçu

    0
    No mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, histórias de força, superação e protagonismo feminino ganham ainda mais destaque.

    No mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, histórias de força, superação e protagonismo feminino ganham ainda mais destaque. Em Nova Iguaçu, duas mulheres têm na capoeira não apenas uma prática esportiva, mas um verdadeiro propósito de vida. As contramestras — graduação hierárquica logo abaixo da de mestre — Jaqueline Ferreira da Silva Gaspar, conhecida como Kew, e Lucilene Teixeira, a Shayna, são referências na modalidade e já foram vencedoras do Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano, concedido pela Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), que reconhece projetos, ações e personalidades que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

    Com trajetórias distintas, mas conectadas pelo amor à capoeira, Kew e Shayna transformaram a arte em ferramenta de educação, inclusão e cidadania, impactando diretamente a vida de crianças, jovens e famílias em seus territórios.

    Kew, de 38 anos, iniciou na capoeira ainda na infância e, desde então, construiu uma relação profunda com a prática. A contramestra destaca que a modalidade foi determinante em sua formação pessoal e profissional. “Eu me formei em Educação Física graças à capoeira”, conta.

    Fundadora da Associação Cultural, Desportiva e de Capoeira Quilombolizando – Quilombo em Foco, criada em 2019, em Comendador Soares, ela desenvolve um trabalho voltado principalmente para a inclusão de crianças neurodivergentes. Atualmente, o projeto atende cerca de 20 meninos e meninas, com uma metodologia que respeita o tempo de cada aluno. “A gente trabalha a adaptação, depois a socialização, até eles estarem integrados com todo o grupo”, explica.

    Os resultados são motivo de orgulho e emoção. “Tem criança que não falava e hoje canta, participa, se comunica. Quando vejo eles evoluindo, fico apaixonada”, relata Kew, que também enfrentou desafios ao longo da trajetória, incluindo o machismo dentro da modalidade. Para ela, o Prêmio FENIG foi um divisor de águas. “Foi um pontapé inicial que deu visibilidade ao nosso trabalho e abriu portas que antes pareciam distantes”, destaca.

    Já Shayna, de 39 anos, acumula mais de 25 anos de dedicação à capoeira. Ela encontrou na prática uma forma de transformação pessoal após um episódio de agressão na adolescência. “Eu aprendi a me controlar mais e a não me envolver em situações de agressão. Graças à capoeira, nunca mais precisei me defender”, afirma.

    Também formada em Educação Física, Shayna fez da capoeira sua profissão e missão de vida. Há mais de uma década, desenvolve projetos sociais voltados para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também valores como respeito, disciplina e consciência social. “A capoeira é uma luta disfarçada em dança, criada para defesa. A gente trabalha a arte para a construção social e o senso crítico”, destaca a contramestra da Associação de Capoeira Engenho, localizada na Posse.

    Assim como Kew, Shayna também enfrentou desafios como mulher dentro da capoeira. “Para a mulher, é sempre mais difícil. Parece que a gente tem que se provar o tempo todo”, desabafa.

    Apesar das dificuldades, Shayna segue firme em sua trajetória, acumulando conquistas — entre elas, o Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano. Para a contramestra, o reconhecimento tem um significado especial. “É muito importante ser premiada na cidade onde nasci, cresci e crio meus filhos. Mostra que é possível ser valorizada sem sair daqui”, afirma.

    Mais do que formar capoeiristas, Kew e Shayna formam cidadãos. Em comum, elas compartilham o compromisso de transformar realidades por meio da capoeira, fortalecendo o protagonismo feminino e mostrando que a arte também é instrumento de inclusão, resistência e futuro.

    Projeto Capoeira Iguaçuana

    As associações das quais Kew e Shayna fazem parte também integram os 39 grupos mapeados pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), por meio do projeto Capoeira Iguaçuana. A iniciativa, realizada por meio de chamamento público, identificou e reconheceu grupos que desenvolvem trabalhos culturais e sociais em diferentes regiões do município.

    Além do mapeamento, o projeto possibilitou ações de apoio às atividades desses grupos e às tradicionais rodas de capoeira, fortalecendo a comunidade e incentivando a continuidade das práticas. Com atuação descentralizada, os grupos atendem públicos diversos, incluindo crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência, promovendo inclusão, disciplina e valorização das tradições de matriz africana.

    O Capoeira Iguaçuana também oferece suporte estrutural para eventos. Além desse fomento, alguns grupos locais participaram do edital de Chamamento Artístico, que possibilitou suas presenças em diversos eventos da cidade, como os Festivais de Arte de Nova Iguaçu, ampliando a visibilidade da capoeira como manifestação artística de grande impacto social.

    Dia D de vacinação contra a gripe é sucesso em Saquarema e campanha prossegue no município

    0
    Foi um sucesso o dia D de vacinação contra a gripe, realizado no sábado, dia 28, em Saquarema.

    Foi um sucesso o dia D de vacinação contra a gripe, realizado no sábado, dia 28, em Saquarema. Na ocasião, as unidades de saúde ficaram lotadas e foram administradas 2.490 doses de imunizante contra a gripe influenza e aplicadas, também, 140 doses de vacinas de rotina.

    Vacinação prossegue

    Para ampliar a cobertura vacinal e evitar complicações e internações causadas pelo vírus da gripe, a campanha de vacinação prossegue no município contemplando diversos grupos prioritários, como gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, além de profissionais de diferentes setores e populações em situação de maior vulnerabilidade social.

    “É muito importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião. Quanto mais pessoas forem vacinadas, teremos uma menor incidência de casos de gripe e outras síndromes respiratórias em nossa cidade. Todas as nossas equipes estão empenhadas em fazer com que Saquarema ultrapasse as metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde”, afirmou a Prefeita Lucimar Vidal.

    Quem fizer parte dos grupos prioritários pode se dirigir a um posto de saúde levando um documento de identificação com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. A vacina é segura e é a melhor aliada contra a gripe.

    A vacina

    A vacina contra a gripe utilizada na campanha nacional de 2026, no Brasil, protege contra três cepas (trivalente) do vírus influenza: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria. O imunizante pode ser administrado junto de outras vacinas do calendário de imunização nacional, como a da Covid-19, sem necessidade de intervalo entre elas. A reação pela vacina da gripe é pouco comum e, quando ocorre, são sintomas leves e que desaparecem de forma rápida, após 48 horas da aplicação.

    Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

    Maricá: dia de acolhimento e fortalecimento feminino em condomínio de Inoã

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres e Especial de Promoção das Comunidades e ‘Minha Casa, Minha Vida’, promoveu neste sábado (28/03), a segunda edição do evento ‘Mulheres que Transformam’. O encontro reuniu moradoras do Condomínio Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, o ‘Minha Casa, Minha Vida’ de Inoã, em Maricá, em uma manhã dedicada ao fortalecimento feminino e ao acolhimento das participantes.

    A manhã foi dedicada à troca de experiências e à valorização das mulheres nas comunidades, reforçando a importância das políticas públicas municipais para a proteção e autonomia das cidadãs. A programação aconteceu na quadra do residencial e contou com roda de conversa, demonstração de defesa pessoal, apresentação musical com voz e violão, coffee break e o lançamento do projeto Samba Raiz nas Comunidades.

    Com o tema “fortalecimento feminino nas comunidades e a importância das políticas públicas para as mulheres”, a roda de conversa foi um dos pontos centrais da iniciativa. A atividade destacou a relevância das ações públicas voltadas à autonomia, à proteção e à ampliação de oportunidades para as mulheres, sobretudo nos territórios populares.

    “As políticas públicas são fundamentais para fortalecer as mulheres, ampliar sua voz e garantir mais autonomia e oportunidades. É por meio delas que conseguimos criar caminhos mais justos e acolhedores para todas”, afirmou a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Bastos.

    A secretária de Comunidades, Brunna Tavares, ressaltou a força das mulheres e a importância da união dentro dos territórios. “As mulheres têm uma força imensa, de resistência, de cuidado e de transformação. Por isso, é tão importante que a gente siga unida, fortalecendo umas às outras e construindo espaços em que cada mulher se sinta respeitada, segura e capaz de seguir em frente”, disse.

    Além da roda de conversa, a programação contou com recepção e acolhimento das participantes, demonstração de defesa pessoal e atividades culturais, reforçando a proposta do evento de promover não apenas reflexão, mas também convivência, autoestima e conexão entre as moradoras.

    Moradora da comunidade, Carol Oliveira participou da programação e destacou a importância do encontro para o fortalecimento das mulheres. “Tivemos acesso à informação e incentivo para que a gente se reconheça como mulher forte, independente e capaz. É uma iniciativa que faz diferença para quem vive aqui e que fortalece toda a comunidade”, comentou.

    Maricá: Encontro Nacional de Motociclistas reúne grande público com rock e lazer

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção de Eventos e da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), realizou neste sábado (28/03) o segundo dia de programação do 1º Encontro Nacional de Motociclistas, na orla do Marine, em São José do Imbassaí. O evento reuniu moradores, visitantes e apaixonados pela cultura motociclística em uma programação marcada por música, gastronomia e opções de lazer para toda a família.

    Ao longo da noite, o público acompanhou apresentações musicais com artistas Pratas da Casa, que animaram o evento com repertórios ligados ao rock. Subiram ao palco as atrações Onvecna, Dinucci, Nino Russo e Thunderock.

    Além dos shows, o encontro contou com uma exposição de veículos e diversas atividades ligadas ao universo das motos, reforçando o objetivo de valorizar a cultura motociclística e promover um espaço de convivência entre motociclistas, admiradores e famílias. A estrutura completa também ofereceu uma área gastronômica variada, espaço kids e acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), ampliando o alcance da programação e garantindo mais conforto ao público.

    Moradora do Marine, Fernanda Oliveira destacou a organização do encontro e a estrutura montada para receber o público. “O evento está muito bem organizado, com uma estrutura preparada para receber as famílias, os motociclistas e quem veio prestigiar os shows. Está tudo muito bonito, seguro e agradável para aproveitar”, afirmou.

    O morador do Caxito, Carlos Henrique Souza, elogiou a diversidade da programação e o cuidado com os detalhes. “É muito bom ver um evento desse porte acontecendo aqui, com atrações para públicos diferentes e tudo funcionando de forma organizada. A área de alimentação, o espaço para as crianças e a disposição dos ambientes fizeram diferença para quem veio curtir com tranquilidade”, disse.

    O 1º Encontro Nacional de Motociclistas segue neste domingo (29/03), com programação dedicada ao encontro de carros antigos e clássicos, reunindo colecionadores e admiradores de veículos históricos em um ambiente de troca, apreciação e integração.

    Nova Iguaçu vacina mais de 4,5 mil pessoas contra a gripe no Dia D

    0

    Mais de 4,5 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe (influenza) em um único dia em Nova Iguaçu. O número foi registrado neste sábado (28), durante o Dia D da campanha nacional de imunização, que mobilizou unidades de saúde em toda a cidade. A maior procura foi registrada no Centro de Saúde Vasco Barcelos, referência em vacinação no município.

    A campanha continua até o dia 30 de maio e a vacina está disponível em todas as 63 unidades de saúde da atenção primária, incluindo Clínicas da Família, UBS e salas de vacinação. Nesta primeira fase, a imunização é destinada aos grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e profissionais de saúde, entre outros públicos definidos pelo Ministério da Saúde.

    O prefeito Dudu Reina e o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, estiveram no Centro de Saúde Vasco Barcelos, onde acompanharam a mobilização e conversaram com a população sobre a importância da vacinação. De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), foram aplicadas 4.505 doses ao longo do dia.

    “A gripe pode parecer simples, mas pode evoluir para quadros graves, principalmente em idosos e crianças. Por isso, é fundamental que quem faz parte dos grupos prioritários procure uma unidade de saúde e se vacine. Estamos com nossas unidades abertas para garantir o acesso da população”, afirmou o prefeito.

    O secretário municipal de Saúde também reforçou a importância da imunização neste período.

    “Com a chegada do clima mais ameno, aumenta a circulação de vírus respiratórios e, consequentemente, os casos de gripe. Por isso, a vacinação é fundamental neste momento. A vacina é segura, eficaz e salva vidas”, destacou.

    Entre o público que procurou a imunização está Gabriela Silva de Freitas, de 29 anos. Gestante de sete meses, ela reforçou a importância da vacina.

    “Eu sempre tomei a vacina da gripe, e agora, grávida, é ainda mais importante. É uma forma de proteger meu filho e garantir que ele nasça com mais saúde”, contou.

    Quem também aproveitou a oportunidade foi a aposentada Vera Lúcia Fonseca do Nascimento, de 78 anos. Acostumada a manter a vacinação em dia, ela não deixou passar a campanha.

    “Todos os anos eu me vacino. Fico muito preocupada com a gripe, então é parte da minha rotina procurar a imunização e manter a caderneta em dia”, afirmou.

    A lista com os horários, endereços e o público-alvo desta etapa da campanha está disponível em: https://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao/gripe/

    Operação Verão remove centenas de equipamentos irregulares e reforça ordenamento nas praias de Niterói

    0

    Durante os meses de maior movimento nas praias, a Prefeitura de Niterói intensificou a fiscalização e o ordenamento urbano na orla com a Operação Verão 2025/2026. Realizada entre novembro e março, a ação ocorreu principalmente aos sábados, domingos e feriados, quando o fluxo de moradores e turistas aumenta nas praias da cidade. De acordo com o balanço da Secretaria de Ordem Pública (Seop), os resultados foram positivos.

    “O ordenamento das praias é fundamental para garantir que moradores e visitantes possam aproveitar a orla com tranquilidade e respeito às regras de convivência. A Operação Verão reforça a presença do poder público nos períodos de maior movimento para preservar o espaço público. Fizemos um trabalho de conscientização com donos de quiosques e restaurantes e, quando foi necessário, autuamos ou notificamos. De maneira geral, foi muito tranquilo”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

    O balanço da operação mostra que as ações resultaram na remoção de centenas de equipamentos irregulares na faixa de areia, utilizados sem autorização ou em desacordo com as normas municipais. Entre os itens recolhidos estão cerca de 240 cadeiras de praia, mais de 80 mesas e aproximadamente 40 guarda-sóis, além de caixas de som, churrasqueiras e outros materiais utilizados de forma irregular.

    Entre novembro de 2025 e março de 2026, a NitTrans intensificou a fiscalização e as ações educativas, resultando em mais de 4.200 veículos autuados e quase 350 removidos por irregularidades. O presidente da NitTrans, Nelson Godá, reforçou que o trabalho é constante.

    “Nosso trabalho durante a Operação Verão reforça o compromisso com a organização e a segurança no trânsito, especialmente em áreas de grande fluxo, como as praias. Além da fiscalização, investimos fortemente na educação para o trânsito, orientando motoristas e pedestres para garantir mais fluidez e prevenir acidentes. O trabalho não para e contamos com a colaboração da população para respeitar as regras de estacionamento e contribuir para uma cidade mais segura e organizada”, afirmou Nelson Godá.

    Outro destaque da operação foi o trabalho preventivo voltado à segurança das famílias. Durante a Operação Verão, 5.451 crianças foram identificadas nas praias da cidade. A medida foi adotada para facilitar a localização em casos de desencontro com responsáveis em locais de grande circulação.

    As ações ocorreram nas 12 praias de Niterói, incluindo Icaraí, São Francisco e Charitas, na Zona Sul, e os balneários da Região Oceânica como Piratininga, Camboinhas e Itaipu.

    As equipes também atuaram no combate ao uso irregular de equipamentos sonoros, na fiscalização da ocupação da faixa de areia e no controle do comércio ambulante sem autorização. O objetivo foi garantir a organização e a acessibilidade das praias.

    A operação também contou com apoio da Divisão de Aeronaves Não Tripuladas (DANT) da Secretaria de Ordem Pública, responsável pelo monitoramento aéreo com uso de drones. Estes equipamentos ampliaram o monitoramento e auxiliaram os agentes a chegar mais rápido em ocorrências.

    A Operação Verão foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), e teve a atuação de diversos órgãos municipais como Guarda Municipal, Companhia de Limpeza Urbana (Clin), Secretaria de Saúde, Defesa Civil e NitTrans.

    CT Niterói Joga em Rede sedia finais da Liga Evolución Sub-12 de futsal feminino e Brasil termina como vice-campeão

    0

    O Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, equipamento da Prefeitura de Niterói, foi palco da fase de grupos e das finais da Conmebol Liga Evolución Sub-12 de Futsal Feminino. A competição foi encerrada com a disputa decisiva e a premiação das atletas. O título ficou com o Olímpia, do Uruguai, enquanto a seleção brasileira conquistou o segundo lugar.

    A disputa internacional teve início no dia 21 de março, e reuniu equipes de toda a América do Sul, incluindo o Brasil, em uma iniciativa voltada à formação e ao desenvolvimento do futsal feminino desde a base. Ao todo, participaram 10 equipes representantes de países como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela. Os jogos foram marcados por equilíbrio, intensidade e muita troca de experiências entre as atletas.

    As partidas contaram com a presença dos estudantes-atletas do Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, e de alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói, que puderam acompanhar de perto o nível da competição. Além de assistir aos jogos, os jovens também tiveram a oportunidade de interagir com atletas de diferentes países, trocando experiências, vivências culturais e fortalecendo o espírito esportivo que marca a competição.

    “O encerramento de uma competição como a Liga Evolución, aqui em Niterói, reforça o papel da educação integrada ao esporte na formação das nossas crianças e jovens. Ver nossas estudantes acompanhando de perto uma experiência internacional, convivendo com outras culturas e se inspirando nessas atletas é algo muito significativo. Seguimos investindo em iniciativas que também ampliem oportunidades e fortaleçam o protagonismo das meninas no esporte”, destacou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.

    Mais do que a competição, o torneio prioriza o desenvolvimento integral das jogadoras, incentivando a participação feminina no esporte e promovendo valores como respeito, inclusão e fair play. Entre os destaques está o “Terceiro Tempo”, atividade voltada à convivência, ao diálogo e à troca de experiências entre as atletas, que acontece sempre com os times após as partidas.

    A estudante Nicole Simões, de 14 anos, faz parte do time de Futsal Feminino do CT Niterói Joga em Rede, e contou um pouco da experiência de poder assistir ao campeonato. “Foi muito legal, elas jogam muito e também foram super educadas com a gente. Uma coisa eu vou levar para a vida, que se eu continuar persistindo nos meus sonhos, um dia pode ser eu jogando onde elas jogam”, disse Nicole.

    Já a estudante-atleta Bianca Freitas, de 14 anos, que também integra o time de futsal do CT Niterói Joga em Rede, destacou a experiência de troca com as jogadoras internacionais. “Foi muito bom conversar com elas. É incrível ver atletas de outros países jogando no mesmo lugar onde a gente treina quase todos os dias”, destacou Bianca.

    Atletas de outras modalidades esportivas do CT também acompanharam as partidas. O estudante-atleta do vôlei Marcelo Samuel também destacou a experiência vivida durante a competição. “É uma alegria muito grande ver pessoas de diferentes países participando e torcendo por seus times. É algo que eu nunca imaginei presenciar”, afirmou Marcelo.

    Niterói Joga em Rede – O Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede é um equipamento público administrado pela Secretaria Municipal de Educação, voltado à formação de estudantes da rede municipal por meio do esporte.

    O espaço conta com estrutura de alto padrão, incluindo quadra poliesportiva oficial, arquibancada para cerca de duas mil pessoas, arena multiuso e academia de alto rendimento. No local, os estudantes-atletas têm acesso a treinos de alta performance e acompanhamento com equipe multidisciplinar, incluindo preparadores físicos, nutricionistas, fisioterapia e apoio psicológico, reforçando o compromisso com a formação integral.

    O espaço faz parte do programa Niterói Joga em Rede, uma política pública que articula esporte e educação em toda a rede municipal. A iniciativa começa nas aulas de educação física nas escolas, onde são identificados os talentos que podem ser encaminhados ao Centro de Treinamento para um desenvolvimento esportivo mais avançado.

    Políticas Públicas de Maricá são destaque na Expo Favela Innovation

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção das Comunidades e ‘Minha Casa, Minha Vida’, da Secretaria de Empreendedorismo Social e Economia Solidária, da Secretaria de Comunicação Social e de outros órgãos, teve suas políticas públicas desenvolvidas em destaque na Expo Favela Innovation, neste domingo (29/03). No evento, que aconteceu no Museu do Amanhã, no Centro do Rio, o município apresentou suas experiências em dois painéis que abordaram inclusão social, economia solidária, atuação territorial e cultura popular, com programas estruturantes que mudaram a realidade da cidade.

    O painel “O exemplo das políticas públicas de Maricá para o Brasil” lotou o auditório. A mesa foi mediada pelo secretário de Comunicação Social, Keffin Gracher, e reuniu a secretária de Promoção das Comunidades e ‘Minha Casa, Minha Vida’, Brunna Tavares; o secretário de Empreendedorismo Social e Economia Solidária, Matheus Gaúcho; e o coordenador de Cultura da Sec. Comunidades, Jovem Cerebral.

    Keffin Gracher destacou que Maricá se consolidou como referência pela capacidade de articular diferentes ações públicas de forma integrada. “Maricá se tornou uma referência em implementação de políticas públicas progressistas. Hoje, sem dúvida, somos um grande laboratório dessas políticas públicas na América Latina, com iniciativas que buscam garantir qualidade de vida, dignidade e melhores condições para a população”, afirmou.

    Bruna Tavares enfatizou a importância de levar as políticas públicas para dentro dos territórios e aproximar o poder público da população mais vulnerável. “O nosso papel é levar para dentro das comunidades as políticas públicas que transformam a vida das pessoas. É buscar lá fora e fazer com que esses serviços, programas e oportunidades cheguem a quem mais precisa”, afirmou.

    Durante o painel, Matheus Gaúcho reforçou o papel da moeda social Mumbuca e da Renda Básica de Cidadania no fortalecimento do comércio local e na dinamização da economia do município. “A moeda social fortalece o comércio local, movimenta a economia dentro da cidade e ajuda quem realmente precisa. É uma política que gera desenvolvimento, apoia os pequenos empreendedores e faz os recursos circularem no próprio município”, destacou.

    União de Maricá: ferramenta de pertencimento

    Além das políticas públicas, Maricá também participou do painel “O Carnaval como instrumento de pertencimento local”, realizado no Palco Lago. A mesa foi mediada por Rangel Andrade e contou com a participação de Emerson Pereira, da União de Maricá, ao lado de representantes de outras escolas de samba. O debate abordou o papel do carnaval na construção da identidade dos territórios, no fortalecimento dos vínculos comunitários e na valorização da cultura popular como expressão de pertencimento.

    Emerson Pereira, da União de Maricá, destacou o papel da folia na aproximação com a população. “Maricá tem dado passos importantes nessa direção ao compreender o carnaval como expressão da identidade local e como instrumento de aproximação com a população. Maricá entende que o carnaval vai muito além de quatro dias de festa. Ele é ferramenta de identidade, de pertencimento e de valorização da comunidade”, concluiu.

    Prefeitura de Maricá investe em estudo de novo tratamento para diabetes

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com o ICTBIOMAS, assinou nesta sexta-feira (27/03) um contrato de Encomenda Tecnológica para viabilizar a pesquisa e o desenvolvimento do medicamento Heberprot-P no município.

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com o ICTBIOMAS, assinou nesta sexta-feira (27/03) um contrato de Encomenda Tecnológica para viabilizar a pesquisa e o desenvolvimento do medicamento Heberprot-P no município. A tecnologia, desenvolvida em Cuba, é voltada ao tratamento de feridas em pacientes com diabetes e tem potencial para reduzir o risco de amputações.

    A assinatura do contrato marca o início da fase de pesquisa e desenvolvimento (P&D), com duração prevista de dois anos. Durante esse período, haverá o acompanhamento de pacientes para análise dos diferentes estágios da doença e avaliação da eficácia do tratamento.

    O presidente do ICTIM, Claudio Gimenez, destacou o impacto da iniciativa. “O objetivo é desenvolver uma solução que reduza o número de amputações e melhore a qualidade de vida da população, garantindo que essa tecnologia chegue a quem mais precisa”, explicou.

    O secretário de Saúde, Marcelo Vello, ressaltou a relevância do projeto. “A diabetes é um dos maiores desafios da saúde pública. Trata-se de uma doença multifatorial e iniciativas como essa representam um avanço importante na busca por soluções mais eficazes. A expectativa é de que esse projeto traga resultados positivos para o cuidado com os pacientes”, disse.

    “Estamos trabalhando para trazer essa tecnologia para o Brasil, ampliando o acesso ao tratamento e contribuindo para salvar vidas. Ao final do processo, a expectativa é que o medicamento possa ser desenvolvido no país e incorporado de forma mais ampla ao sistema de saúde”, explicou o presidente do ICTBIOMAS, Rafael Davanzo Lacerda.

    “A proposta é desenvolver soluções que permitam a aplicação dessa tecnologia em larga escala no futuro, ampliando o acesso da população e promovendo melhorias concretas na qualidade de vida das pessoas”, concluiu o Diretor de Planejamento da Codemar, Júlio César Urdangarin.

    Dia Delas em Niterói reforça cuidado integral com a saúde da mulher

    0
    A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói promove, neste sábado (28), o Dia Delas, iniciativa voltada à promoção e prevenção da saúde feminina

    A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói promove, neste sábado (28), o Dia Delas, iniciativa voltada à promoção e prevenção da saúde feminina. Todas as Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e Módulos Médico de Família estarão abertos das 08h às 17h, oferecendo atendimento humanizado e diversos serviços, como coleta de exame preventivo (Papanicolau), exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, vacinação e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo sífilis, HIV e hepatites B e C.

    Para a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, a iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas ao cuidado integral da mulher.

    “O Dia Delas é um momento estratégico para ampliar o acesso aos serviços de saúde e fortalecer a prevenção. Nosso objetivo é garantir que cada mulher tenha acolhimento, informação e acesso aos exames essenciais para cuidar da sua saúde com dignidade e segurança”, destaca a secretária.

    A atividade integra as ações do programa Niterói Mulher e marca o mês de março, conhecido como Março Lilás no calendário da saúde, dedicado à conscientização e enfrentamento do câncer do colo do útero.

    Segundo a diretora-geral da FeSaúde, Maria Célia Vasconcellos, a promoção de ações voltadas à saúde da mulher é essencial para ampliar o acesso ao cuidado e incentivar a prevenção.

    “Com o Dia Delas, queremos reforçar a importância de que cada mulher encontre um tempo para cuidar da sua saúde, especialmente na realização dos exames preventivos. A ampliação do horário de funcionamento das unidades no sábado é mais uma iniciativa do Março Lilás para facilitar o acesso das mulheres aos serviços de saúde”, reforçou Maria Célia.

    A campanha destaca a importância da vacinação contra o HPV e da realização periódica do exame preventivo (Papanicolau). São medidas essenciais para o diagnóstico precoce e a redução da mortalidade pela doença. Além disso, reforça a atenção ao câncer de mama, ampliando o cuidado integral com a saúde da mulher.

    O vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família da FeSaúde, Alan Castro, destaca a importância da ação.

    “A ação reafirma o compromisso do Sistema Único de Saúde com a ampliação do acesso e a qualificação dos serviços, garantindo às mulheres prevenção, diagnóstico precoce e mais oportunidades de cuidado”, concluiu Alan Castro.

    Traduzir »