21.8 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 78

    Festival do Mar leva gastronomia, música e clima de Semana Santa à orla de Piratininga

    0
    Entre os dias 2 e 5 de abril, a Praça Luiz Gomes da Silva (antigo Toboágua), em Piratininga, recebe o Festival do Mar, evento que reúne gastronomia, música e o clima descontraído típico das praias da cidade.

    Moradores e visitantes de Niterói terão um motivo especial para aproveitar o feriado prolongado da Semana Santa à beira-mar. Entre os dias 2 e 5 de abril, a Praça Luiz Gomes da Silva (antigo Toboágua), em Piratininga, recebe o Festival do Mar, evento que reúne gastronomia, música e o clima descontraído típico das praias da cidade.

    Realizado pela Associação de Trucks e Feirantes (Atruf), com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Administração Regional de Camboinhas, Piratininga e Itaipu, o festival promete transformar o espaço em um ponto de encontro para quem aprecia boa comida, música ao vivo e o visual privilegiado da orla.

    Durante os quatro dias de programação, o público poderá experimentar iguarias do mar preparadas na hora, com destaque para pratos à base de camarão, peixes frescos e paella feita ao vivo por cozinheiros especializados. Preparadas em grandes panelas, as receitas vão espalhar aroma e sabor pelo espaço. A proposta é valorizar a culinária ligada ao mar em um ambiente descontraído, onde o público pode circular, provar diferentes pratos e aproveitar o pôr do sol da região.

    Além da gastronomia, a música ao vivo será uma das grandes atrações do festival. Os shows acontecem sempre no início da noite, criando uma atmosfera perfeita para quem deseja relaxar após um dia de praia. O repertório passeia por diferentes estilos da música brasileira — do samba ao pagode — com apresentações que prometem embalar o público com ritmos envolventes, percussão marcante e a energia típica das rodas musicais ao ar livre.

    A proposta é que famílias, moradores e turistas aproveitem o feriado de Semana Santa em um ambiente agradável, que reúne gastronomia, cultura e música em um dos cenários mais bonitos da cidade.

    Programação musical

    Quinta-feira (02/04) – Pedro Ivo – 19h e 20h

    Sexta-feira (03/04) – Bloody Mary – 18h30 e 20h30

    Sábado (04/04) – Nosso Samba – 18h30 e 20h30

    Domingo (05/04) – Pagode do Ivanzin – 18h30 e 20h30

    Com entrada gratuita, o Festival do Mar deve atrair quem busca boa comida, música e o clima agradável das noites de outono na orla de Piratininga.

    Furtos sobem 18% em Maricá no início de 2026, apontam dados

    0
    Nos dois primeiros meses de 2026, Maricá registrou aumento nos casos de furto em comparação com o mesmo período do ano passado

    Nos dois primeiros meses de 2026, Maricá registrou aumento nos casos de furto em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).

    De acordo com o levantamento, foram contabilizados 335 casos em 2026, contra 285 em 2025 — um crescimento de 18%. Entre os registros, o furto de celulares se destaca, com cerca de 53 ocorrências apenas em janeiro e fevereiro.

    Apesar da alta nos furtos, os números indicam uma mudança no perfil da criminalidade no município. No mesmo período, houve queda de 30% nos casos de roubo em Maricá. Para saber mais, dessa vez sobre os números que apresentam queda no número de roubos e assaltos, clique na nossa segunda matéria. CLIQUE AQUI!!

    Maricá amplia regularização de imóveis com entrega de títulos de propriedade

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação, promoveu nesta segunda-feira (30/03) a entrega de 90 títulos de propriedade para moradores do bairro Mumbuca.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação, promoveu nesta segunda-feira (30/03) a entrega de 90 títulos de propriedade para moradores do bairro Mumbuca. A ação, realizada na quadra do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), representa um avanço na legalização dos imóveis, oferecendo mais segurança e o direito à propriedade para as famílias beneficiadas.

    A iniciativa faz parte do Programa Melhoria Habitacional, voltado à regularização e à melhoria das residências de famílias de baixa renda. Após essa etapa, os beneficiários poderão receber intervenções estruturais, como reformas e instalação de placas solares.

    A ação integra o mapeamento das Áreas de Especial Interesse Social (AEIS), destinadas à urbanização de comunidades, e será ampliada para outros bairros, abrangendo os quatro distritos e beneficiando cerca de 3 mil famílias. Podem participar moradores de Maricá com renda de até três salários mínimos, que residam no imóvel há mais de um ano, não estejam em área de risco e comprovem posse ou propriedade.

    “Ao todo, serão 3 mil imóveis regularizados nos quatro distritos de Maricá, garantindo dignidade e segurança para essas famílias”, afirmou o secretário de Habitação, Marcus Bambam.

    “É uma grande alegria participar da entrega dos títulos de propriedade para os moradores. Estamos iniciando esse processo pelo Mumbuca, e isso representa a realização de um sonho para muitas famílias”, completou a chefe de gabinete, Darylene Costa.

    Mais segurança e tranquilidade aos moradores

    Moradora da Mumbuca, Viviane Souza celebrou a conquista. “Esse projeto é muito importante para toda a comunidade. Muitas vezes não temos condições de arcar com os custos da legalização e das melhorias na casa. Hoje é um grande avanço para todos nós”, disse.

    Já Edilaine Silva enfatizou a importância da regularização. “Estamos há muitos anos vivendo sem a documentação das nossas casas, sem segurança. Esse projeto realiza o nosso sonho e traz mais tranquilidade para nossas famílias”, afirmou.

    Niterói vai sediar maior feira de economia azul da América Latina

    0
    Niterói será, pela terceira vez, sede da maior feira de economia azul da América Latina, o Tomorrow Blue Economy.

    Niterói será, pela terceira vez, sede da maior feira de economia azul da América Latina, o Tomorrow Blue Economy. O prefeito Rodrigo Neves assinou, nesta segunda-feira (30), o termo de compromisso para a realização da edição de 2026, em cerimônia no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. O evento, que tem a chancela da Fira Barcelona, uma das mais importantes instituições da Europa, será realizado na cidade em novembro.

    A assinatura do termo ocorre após missão internacional do prefeito à Espanha, onde a cidade foi apresentada como polo de investimentos e inovação, fortalecendo sua inserção em redes globais e ampliando sua visibilidade. Na avaliação do prefeito Rodrigo Neves, a realização do evento está diretamente ligada a uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo para a cidade.

    “Niterói tem uma vocação absolutamente incontestável para a economia do mar. O Tomorrow Blue Economy é uma oportunidade de integrar empresas, atrair investimentos e transformar esse potencial em desenvolvimento econômico, geração de empregos e inovação. O evento também será um espaço estratégico para dar mais visibilidade à vocação das empresas, da população e das cidades do interior ligadas a esse setor. Estou muito feliz em assinar esse termo, que é resultado de uma estratégia consistente, de longo prazo. Não tenho dúvida de que vamos realizar, em 2026, a melhor edição do evento, consolidando Niterói como referência internacional”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

    Realizado na cidade desde 2024, o Tomorrow Blue Economy se firmou como um dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável dos oceanos no Brasil, reunindo lideranças públicas, iniciativa privada, especialistas e investidores. Com chancela da Fira Barcelona, o evento conecta Niterói a um ecossistema global de inovação, ampliando oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e atração de capital internacional. Sócio-diretor da iCities, organizadora do evento no Brasil, Caio Castro destacou a importância da parceria com o município e o papel estratégico da cidade no cenário global.

    “Niterói tem uma identidade muito clara para a economia do mar. O Tomorrow Blue Economy aqui não concorre com nenhuma outra cidade: ele coloca Niterói como capital mundial desse tema. Estamos apenas começando, e essa terceira edição será ainda mais estruturada para conectar empresas, setor público e academia, impulsionando a economia local”, disse.

    Mais do que um congresso, a edição de 2026 representa um salto de posicionamento. O evento passa a incorporar uma agenda executiva orientada a resultados, com iniciativas como o Blue Action Track, voltado ao lançamento de projetos e formalização de parcerias; o Blue Investment Day, que conecta projetos a investidores; e a consolidação de Niterói como um verdadeiro laboratório vivo da economia azul, com demonstrações de soluções aplicadas a desafios reais.

    O secretário Executivo de Niterói, Felipe Peixoto, ressaltou que o evento representa um marco para o posicionamento internacional da cidade.

    “Quando Niterói realiza o Tomorrow Blue Economy fora de Barcelona, damos um recado claro ao mundo: a cidade está na vanguarda desse debate. Temos história, indústria, conhecimento e vocação. Nosso desafio agora é consolidar Niterói como capital da economia do mar no Brasil e na América Latina”, afirmou.

    Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves, destacou os impactos concretos do evento para a cidade.

    “O sucesso do Tomorrow Blue Economy já trouxe resultados práticos, como o avanço de projetos estratégicos, a exemplo do terminal pesqueiro e da dragagem. Agora, avançamos também na estruturação de dados e indicadores, fundamentais para atrair investimentos e dimensionar o potencial econômico do mar em Niterói”, explicou.

    Também participaram da abertura do evento a vice-prefeita Isabel Swan, a gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Neves, e o consultor ambiental e climático da Prefeitura, Axel Grael, responsável por trazer o evento para a cidade quando era prefeito, e do Almirante de Esquadra Marcelo Campos, presidente da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR).

    Evento consolida protagonismo internacional

    A edição de 2025 reuniu mais de 3 mil participantes, com mais de 120 palestrantes e representantes de mais de 80 empresas, além da presença de delegações de seis países. O perfil do público, majoritariamente formado por executivos e tomadores de decisão, reforça o caráter estratégico do encontro.

    Além da programação principal, o evento também mobiliza a cidade com ações paralelas, como atividades esportivas, culturais e iniciativas de engajamento territorial, ampliando o impacto junto à população.

    Saquarema sedia VIII Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

    0
    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, sediou, nos dias 26 e 27 de março de 2026, o VIII Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e sua Organização em Fóruns

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, sediou, nos dias 26 e 27 de março de 2026, o VIII Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e sua Organização em Fóruns, promovido pelo Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro (GAFCE-RJ).

    O encontro, realizado no Centro de Eventos Saquarema, reuniu representantes de mais de 70 municípios fluminenses, além de autoridades, especialistas e instituições parceiras, consolidando-se como um importante espaço de diálogo e construção coletiva em prol da gestão democrática na educação pública.

    Com foco na organização dos Conselhos Escolares em fóruns regionais, o encontro promoveu palestras, mesas temáticas e atividades colaborativas que abordaram temas como participação social, transparência, funcionamento dos conselhos e formação de conselheiros. Entre os destaques da programação, estiveram debates sobre o papel dos Conselhos Escolares na tomada de decisões, estratégias para ampliar o envolvimento da comunidade escolar e a atuação do Ministério Público no cumprimento da legislação educacional.

    A iniciativa beneficiou conselheiros escolares — incluindo professores, estudantes, pais, responsáveis e representantes da comunidade — além de gestores educacionais, técnicos das Secretarias de Educação, articuladores municipais e estaduais e representantes de instituições públicas e acadêmicas.

    Como desdobramento, o encontro marcou a etapa final de consolidação do Documento de Referência Estadual para o fortalecimento dos Conselhos Escolares e de seus fóruns, construído de forma colaborativa entre os municípios. O material será encaminhado ao Ministério da Educação e a instituições parceiras, com o objetivo de orientar políticas públicas voltadas à gestão democrática.

    Também foram definidos encaminhamentos para a ampliação dos fóruns regionais, o fortalecimento da participação social e a continuidade das ações formativas junto aos municípios.

    A programação contou, ainda, com a presença de representantes do Ministério da Educação, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, de universidades públicas e de entidades nacionais ligadas à educação. O evento incluiu a leitura e assinatura de um manifesto em defesa do fortalecimento dos Conselhos Escolares, além da apresentação do histórico de construção do Documento de Referência Estadual.

    Nova Iguaçu celebra vencedores do Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano nesta terça-feira (31)

    0
    Nova Iguaçu vai premiar, nesta terça-feira (31), iniciativas, projetos e personalidades que se destacaram por contribuir para o desenvolvimento da cidade

    Nova Iguaçu vai premiar, nesta terça-feira (31), iniciativas, projetos e personalidades que se destacaram por contribuir para o desenvolvimento da cidade. A cerimônia da quinta edição do Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano será realizada às 18h30, no Teatro Sylvio Monteiro, no Complexo Cultural Mário Marques, no Centro.

    Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), o prêmio reconhece ações que fortalecem áreas como cultura, educação, esporte, inovação e responsabilidade social, além de valorizar talentos locais e iniciativas que impactam diretamente a população.

    Os vencedores, escolhidos por votação popular online, foram anunciados via publicação no Diário Oficial do Município. A pontuação pode ser conferida em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/premiofenigdestaque2025.

    Criado em 2021, o Prêmio já concedeu 111 troféus nas quatro edições anteriores. Neste ano, além das 11 categorias concorrentes, a premiação também entregará o troféu especial Laranja da Terra, destinado a uma personalidade escolhida pela comissão avaliadora.

    A homenageada desta edição será Arlene de Katendê, presidente do CISIN – Centro de Integração Social Inzo Ia Nzambi. Nascida no Rio Grande do Sul e moradora de Nova Iguaçu desde 1973, ela é uma das principais referências na preservação da cultura afro-brasileira no município.

    Fundadora do CISIN e do Afoxé Maxambomba, Arlene desenvolve, há mais de duas décadas, ações voltadas à valorização das tradições culturais, à promoção da igualdade racial e à preservação ambiental. Ela também coordena o Ponto de Cultura Preservando Raízes e integra conselhos e iniciativas ligadas à cultura e aos direitos da população negra.

    A atual edição do Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano integra as comemorações pelos 50 anos da FENIG, celebrados em janeiro. Criada em 1976, a fundação completa cinco décadas de atuação com projetos voltados ao fortalecimento da educação e da cultura no município.

    Desrespeito à interdição na Serra da Tiririca (Maricá – Niterói) culmina em sequência de acidentes de caminhões

    0

    A Serra da Tiririca, trecho crucial da RJ-102 que conecta Itaipuaçu, em Maricá, a Itaipu, em Niterói, tem sido palco de uma série de acidentes preocupantes. O motivo: caminhoneiros que insistem em desrespeitar a interdição da via para veículos pesados, colocando em risco a segurança de motoristas e a fluidez do tráfego.

    Nos últimos dias, a situação se agravou, com pelo menos dois incidentes significativos registrados em apenas uma semana. Na quinta-feira, 26 de março de 2026, um caminhão carregado com materiais de construção tombou na serra, gerando transtornos e evidenciando a imprudência. Além deste, outro veículo de grande porte teria ficado preso ou causado perturbações na mesma localidade, reforçando o padrão de desobediência às normas de trânsito.

    A interdição da Serra da Tiririca para caminhões não é uma medida arbitrária. A via, conhecida popularmente como “Serrinha”, possui características geográficas que a tornam perigosa para o tráfego de veículos pesados, especialmente em curvas acentuadas e descidas íngremes. O desrespeito a essa restrição resulta em consequências diretas e severas, como interdições parciais da pista, que forçam o tráfego em meia pista, e um aumento exponencial no risco de acidentes graves, que podem envolver não apenas os caminhões, mas também outros veículos que circulam pela rodovia.

    Órgãos como o Serviço de Obras de Maricá (Somar) têm emitido alertas e implementado sinalizações para orientar os motoristas sobre as restrições, incluindo interdições noturnas e proibições permanentes para veículos de carga. No entanto, a persistência dos incidentes demonstra que as advertências não estão sendo suficientes para coibir a prática.

    A comunidade local e os usuários da RJ-102 expressam crescente preocupação com a situação. A imprudência de alguns caminhoneiros não só compromete a segurança viária, mas também afeta a rotina de quem depende da estrada para se deslocar entre as duas cidades. As autoridades reforçam o apelo para que todos os condutores redobrem a atenção e, acima de tudo, respeitem rigorosamente a sinalização e as interdições, a fim de evitar novas tragédias e garantir a tranquilidade no tráfego da Serra da Tiririca.

    Pescadores são resgatados após embarcação virar na Lagoa do Boqueirão

    0

    No último sábado, 28 de março, quatro homens tiveram que ser resgatados após uma embarcação virar na Lagoa do Boqueirão, em Maricá. Os resgatados são pescadores de Tanguá e Itaboraí, que decidiram ir a Maricá no último fim de semana para pescar.

    Testemunhas viram a embarcação virar e rapidamente acionaram os guarda-vidas da Defesa Civil. Imediatamente, os agentes chegaram ao local e realizaram o resgate dos pescadores.

    Além dos pescadores, o barco foi puxado para a margem da lagoa, e todo o material de trabalho também foi recuperado.

    Foto: @underairdrones

    Maricá promove campanha de prevenção a incêndios urbanos e ambientais

    0
    prevenção a incêndios urbanos e ambientais

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, desenvolve continuamente a campanha de prevenção a incêndios urbanos e ambientais, com o objetivo de orientar a população e fortalecer as ações preventivas em toda a cidade. A atividade é realizada em períodos estratégicos, como de estiagem e temperaturas elevadas, onde os focos de incêndios tornam-se mais frequentes.

    A iniciativa foi intensificada recentemente a partir da constatação de que quase a totalidade das queimadas registradas é provocada por ação humana. Para o secretário de Proteção e Defesa Civil, Danilo Santos, esse aspecto reforça a importância da participação coletiva para a redução dos incêndios no município.

    “Realizamos ações para a conscientização da população com relação às queimadas, principalmente em locais estratégicos, como no Centro de Maricá. Identificamos que grande parte dos incêndios é provocada por ação humana. Por isso, estamos empenhados em dialogar e orientar a população de forma contínua”, afirmou.

    A campanha é promovida no Centro e em outros pontos prioritários do município, informando moradores e comerciantes sobre práticas que devem ser abolidas por contribuírem com incêndios. Entre as ações indevidas, estão: realizar a queima do lixo, utilizar fogo para a limpeza de terrenos, além do descarte irregular de guimbas de cigarro e outros resíduos.

    Conscientização e enfrentamento aos incêndios

    A atuação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil combina ações operacionais e iniciativas permanentes de orientação à população. O secretário Danilo Santos detalhou a estratégia adotada pelo órgão no município.

    “Trabalhamos em duas frentes: estruturando a Defesa Civil, com equipamentos e capacitação das equipes para o enfrentamento dos focos, e indo às ruas para conscientizar e desestimular práticas antigas, como o uso inadequado do fogo. Contamos com a colaboração da população para evitar problemas causados pelos incêndios na cidade”, explicou.

    É importante lembrar que, em casos de situação de risco à vida, ao patrimônio ou ao meio ambiente, a Defesa Civil de Maricá pode ser acionada através do 199, no (21) 2637-1999 ou pelo número (21) 96628-2699 (telefone e WhatsApp).

    Niterói: obras no Terminal do Caramujo avançam

    0

    A Prefeitura de Niterói segue avançando na construção do novo Terminal Rodoviário do Caramujo, na Zona Norte da cidade. As equipes da da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) já concluíram os trabalhos de alvenaria do prédio administrativo e a construção da laje do prédio principal. As instalações hidráulicas também foram finalizadas, assim como as tubulações e saídas de redes pluviais para a rua. Atualmente, as baias que vão receber os ônibus estão em fase de concretagem, e as estruturas metálicas e os telhados estão previstos para serem executados no próximo mês.

    O novo terminal rodoviário ocupará uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados e contará com 24 baias para ônibus, além de outras 20 vagas extras. O espaço também terá estacionamento para veículos de passeio e motos, lojas, praça de alimentação, quiosques, sanitários, fraldários, bebedouros, balcões de informação, escadas rolantes e elevadores.

    A sede administrativa será equipada com recepção, área para geradores, central de resíduos, guarda-volumes, setor de achados e perdidos, vestiários, copa para funcionários, depósito de materiais de limpeza, sala do Centro de Controle Operacional, espaços para manutenção e segurança, brigada de incêndio, almoxarifado, além de ambiente destinado ao descanso dos motoristas e áreas para serviços de atendimento da Prefeitura de Niterói.

    Com investimento de R$ 34 milhões, a obra tem conclusão prevista para 2027 e integra o conjunto de ações da Prefeitura de Niterói para melhorar a mobilidade urbana e a infraestrutura da cidade.

    Traduzir »