22 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 77

    Maricá lança material educativo para conscientização ambiental e valorização de recursos naturais

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Minerais, realizou nesta terça-feira (31/03) o lançamento do material educativo “Maricá é Nossa”. O evento que ocorreu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel de Moura Brizola, em Itaipuaçu, teve como foco a conscientização ambiental e a valorização dos recursos naturais do município.

    O conteúdo foi desenvolvido para apresentar, de forma lúdica e acessível, temas como recursos hídricos, pontos turísticos, políticas públicas e a importância da preservação ambiental. Nesta primeira etapa, cerca de 475 estudantes participaram da atividade e receberam o material.

    O secretário de Recursos Hídricos e Minerais, Julio Carolino, destacou o papel estratégico da educação na construção de uma sociedade mais consciente.

    “Estamos levando para as escolas um conteúdo rico, que evidencia as belezas naturais de Maricá e a importância dos nossos recursos hídricos. Ao trabalhar com as crianças, conseguimos alcançar também as famílias, criando um efeito multiplicador. É um investimento no futuro da nossa cidade”, afirmou Carolino.

    A diretora do CEPT Leonel Brizola, Oplonisia Nonato, ressaltou a integração do conteúdo com a proposta pedagógica da unidade escolar.

    “O material contribui diretamente com as disciplinas voltadas à ética, cidadania e educação ambiental. É uma ferramenta importante para reforçar, em sala de aula, temas como sustentabilidade, preservação e o cuidado com o meio ambiente, formando alunos mais conscientes e engajados”, explicou Nonato.

    Durante o evento, os estudantes participaram de uma dinâmica interativa de perguntas e respostas, incentivando o engajamento com o conteúdo. A recepção dos alunos foi positiva.

    A estudante Nicole Moura, de 11 anos, destacou o caráter educativo da iniciativa. “Eu achei muito legal e interessante. A gente consegue conhecer mais sobre o nosso município e entender a importância de cuidar dessas coisas”, disse.

    Já a estudante Naiara Cristina, também de 11 anos, reforçou a importância da ação. “É legal, educativo e importante”, comentou.

    Documentos pessoais poderão ser emitidos em braille no Estado do RJ

    0

    Documentos pessoais poderão ser emitidos em braille para pessoas com deficiência visual no Estado do Rio de Janeiro. É o que aprovou o plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em sessão nesta terça-feira (31/03). Agora, o Projeto de Lei 1040/2023, de autoria dos deputados Filippe Poubel e Índia Armelau segue para o governador, responsável pela sanção ou veto.

    O projeto aprimora a Lei 8.486/2019, permitindo a emissão pelo sistema de leitura braile dos seguintes documentos pessoais: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Certidão de Óbito; Cédula de Identidade ou Registro Geral (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Certificado de Reservista; Cédula de Identidade de Conselhos de Classe; Título de eleitor; Carteira Funcional de Servidores Estaduais; Passaporte.

    De acordo com a proposta, a emissão dos documentos não sofrerá cobrança de valores diferenciados, e as pessoas com deficiência visual que sejam hipossuficientes (renda mensal bruta de até 1 salário-mínimo) terão gratuidade total.

    O projeto de lei também estipula que os prestadores de serviços, responsáveis pela emissão dos documentos, terão prazo de 60 dias, contados da publicação da lei, para se adequarem às disposições estabelecidas.

    “Nada mais justo e equânime permitir ao deficiente visual obter os seus principais documentos confeccionados em braile”, afirma o deputado Filippe Poubel. “Com essa lei garantiremos o pleno direito à cidadania”, completa a deputada Índia Armelau.

    Para aplicação da lei, o governo poderá utilizar recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP), ficando autorizado a abrir créditos suplementares, se necessário.

    Prepara Jovem inicia nova turma com aula inaugural em Piabetá

    0

    A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na última segunda-feira (30), a aula inaugural do Prepara Jovem, pré-vestibular social gratuito voltado para estudantes do município. O encontro aconteceu na Escola Municipal Professora Geralda Izaura Ferreira Telles, em Piabetá, e marcou o início de mais um ciclo de preparação para o ingresso no ensino superior, com 170 alunos distribuídos em dois polos.

    O projeto tem como foco ampliar as oportunidades de acesso à universidade, oferecendo suporte pedagógico, orientação e acompanhamento ao longo do ano letivo. Durante a aula inaugural, os estudantes conheceram a proposta do curso, a equipe de professores e a metodologia que será aplicada.

    A coordenadora do projeto, Claudete dos Santos, ressaltou o papel do Prepara Jovem na transformação de trajetórias por meio da educação. “Ao todo, 170 alunos participarão das aulas. Nosso objetivo é mostrar para esses estudantes que a universidade é um caminho possível. Estamos aqui para apoiar, orientar e caminhar junto com cada um deles nessa jornada”, destacou.

    Entre os alunos, a expectativa para o início das aulas reflete o impacto do projeto na vida dos participantes. A estudante Mariana Ferreira, que pretende cursar Pedagogia, vê no Prepara Jovem uma oportunidade concreta de alcançar seus objetivos. “Eu sempre quis fazer faculdade, e esse projeto está me dando uma chance real de conquistar esse sonho. Quero cursar Pedagogia e, no futuro, também poder transformar vidas através da educação”, contou.

    Roubos caem 30% em Maricá no início de 2026; veja os números

    0
    Os números de roubos caíram em Maricá nos dois primeiros meses de 2026, em comparação ao mesmo período de 2025

    Os números de roubos caíram em Maricá nos dois primeiros meses de 2026, em comparação ao mesmo período de 2025. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em janeiro e fevereiro de 2026 foram registrados 48 casos de roubo. Já em 2025, foram 67 casos.

    A queda desse tipo de crime nos primeiros meses de 2026 é de 30%. Vale destacar que o roubo a transeunte despencou: foram 38 casos no ano passado, contra 13 neste ano, ou seja, uma queda de 65%.

    Além dos casos de roubo, as ações de recuperação de veículos roubados e furtados aumentaram: foram 26 veículos recuperados nos meses de janeiro e fevereiro de 2026, contra 13 no mesmo período de 2025.

    Nova Iguaçu decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (2)

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (2), véspera do feriado nacional de Sexta-feira Santa

    A Prefeitura de Nova Iguaçu decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (2), véspera do feriado nacional de Sexta-feira Santa. A medida foi publicada no Diário Oficial Eletrônico de segunda-feira (30) e altera o funcionamento dos órgãos da administração municipal.

    Com o decreto, somente os serviços essenciais vão funcionar normalmente. Estão mantidas as atividades de limpeza urbana, mobilidade urbana, além do atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais. Já as unidades básicas de saúde, como policlínicas e Clínicas da Família, permanecerão fechadas durante o feriado prolongado.

    O Banco de Sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) terá funcionamento normal, inclusive na sexta e no sábado, com atendimento das 7h às 12h30. Podem doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos, com mais de 50 quilos. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que apresentem autorização dos responsáveis. O HGNI está localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer 953, bairro Posse.

    Maricá: Cinema itinerante leva filmes e atividades recreativas à orla do Parque Nanci

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), apoia a realização do projeto Cinema Inflável no município, que chega à orla do Parque Nanci nesta sexta-feira (03/04)
    Screenshot

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), apoia a realização do projeto Cinema Inflável no município, que chega à orla do Parque Nanci nesta sexta-feira (03/04). A iniciativa itinerante do Ministério da Cultura e do Nubank segue até domingo (05) com programação gratuita para toda a família, reunindo exibições de filmes, curtas-metragens, clipes, recreação infantil e ações culturais.

    As atividades começam às 18h, com abertura e atividades recreativas, seguido das sessões de cinema às 19h e encerramento às 21h30. Além das exibições, o público poderá participar de oficinas de musicalização com Muriquinho Pequenino, realizadas diariamente às 18h, promovendo interação lúdica com as crianças. No sábado (04), a programação inclui ainda o “Baile Bom com Muriquinho Pequenino”, no mesmo horário.

    A proposta do Cinema Inflável é democratizar o acesso à cultura e ao audiovisual, levando sessões gratuitas a espaços públicos e ampliando o acesso da população a produções cinematográficas nacionais e internacionais.

    Programação completa

    Sexta-feira (03/04)

    18h – Abertura + musicalização com Muriquinho Pequenino

    19h – Sessão de cinema

    Curta: A Herança Sangrenta, de Carla Dewing

    Filme: Robô Selvagem (classificação livre)

    21h30 – Encerramento

    Sábado (04/04)

    18h – Abertura + musicalização + Baile Bom com Muriquinho Pequenino

    19h – Sessão de cinema

    Curta: O Esperançar de Maricá, de Pedro D’Avila, Pedro Freitas e João Carlos

    Filme: Gato de Botas: O Último Pedido (classificação 10 anos)

    21h30 – Encerramento

    Domingo (05/04)

    18h – Abertura + musicalização com Muriquinho Pequenino

    19h – Sessão de cinema

    Curta: Saci do Espraiado, de Diogo Drosa e Ricardo de Souza

    Filme: Nosso Sonho (classificação 12 anos)

    21h30 – Encerramento

    Magé entrega cartões do Passe Livre Universitário para novos beneficiários

    0
    A Prefeitura de Magé realizou, no último sábado (28), a entrega dos cartões do Passe Livre Universitário para 134 novos estudantes contemplados pelo programa

    A Prefeitura de Magé realizou, no último sábado (28), a entrega dos cartões do Passe Livre Universitário para 134 novos estudantes contemplados pelo programa. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Geralda Izaura Ferreira Telles e atende cerca de 700 universitários mageenses, considerando também as renovações já realizadas. O programa tem como objetivo garantir o acesso à educação superior por meio do custeio do transporte, reduzindo um dos principais desafios enfrentados pelos estudantes que precisam se deslocar diariamente para outros municípios.

    Durante a entrega, a vice-prefeita Jamille Cozzolino destacou a importância do programa na rotina dos universitários e o impacto direto na permanência nos estudos.

    “Esse programa representa oportunidade para nossos estudantes. A gente sabe da dificuldade que é se locomover para estudar, muitos trabalham, têm o cotidiano corrido. Podermos proporcionar esse valor do transporte ajuda muito esses universitários. Lembrando que em breve teremos o Instituto Federal Fluminense na nossa cidade, e tenho certeza que vamos poder dar mais qualidade de vida, na qual os mageenses vão poder estudar pertinho de casa”, afirmou.

    Entre os beneficiários, a estudante de medicina veterinária Raquel Dyonisio se emocionou ao receber o cartão e relatou a importância do programa em sua rotina.

    “Eu fiquei muito feliz, chorei e tudo, porque é muito complicado me deslocar até Nova Iguaçu. Esse Passe vai me ajudar bastante, já que eu não trabalho e tenho que ir todos os dias para a faculdade. Eu tô sem palavras, só tenho a agradecer”, disse.

    USF Horto Reginaldo Maia Leitão é reinaugurada com novos serviços e estrutura ampliada em Magé

    0
    A Prefeitura de Magé reinaugurou, na última sexta-feira (27), a Unidade de Saúde da Família (USF) Horto Reginaldo Maia Leitão

    A Prefeitura de Magé reinaugurou, na última sexta-feira (27), a Unidade de Saúde da Família (USF) Horto Reginaldo Maia Leitão, após uma ampla reforma que modernizou completamente o espaço e ampliou a capacidade de atendimento à população. A entrega marca mais um avanço na rede de Atenção Primária do município, com a inclusão de novos serviços e melhoria das condições de acolhimento dos pacientes.

    A unidade passa a oferecer atendimento completo, com consultas médicas, agendamento de exames, vacinação, pré-natal, saúde bucal com consultório odontológico e sala de curativos. Entre os novos serviços implantados, estão a Academia da Saúde, voltada ao acompanhamento de pacientes com doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão, e a Farmácia Viva, que permitirá o cultivo e a produção de medicamentos naturais.

    Durante a reinauguração, o prefeito Renato Cozzolino destacou a transformação da unidade e o impacto direto para os moradores da região, especialmente pela ampliação dos serviços oferecidos.

    “Sentimento de dever cumprido. Mais um sonho sendo realizado. Quem viu essa unidade como era e quem vê hoje com certeza vai levar um susto. É uma unidade completa, inclusive com serviço de odontologia que era uma demanda grande da região. É mais uma conquista, e que venham as próximas unidades”, afirmou.

    A vice-prefeita Jamille Cozzolino reforçou a importância de investir na Atenção Primária como estratégia para prevenção e melhoria do sistema de saúde como um todo, destacando também a ampliação dos serviços na unidade.

    “A Atenção Primária é prevenção, então precisamos valorizar as Unidades de Saúde da Família que cuidam das famílias nos bairros. Essa unidade nunca tinha sido reformada e hoje, além da reforma, ampliamos os serviços da unidade. Vai ter todo o atendimento clínico, odontologia, uma novidade que é a Academia da Saúde e a Farmácia Viva. Nosso objetivo é conscientizar sobre a prevenção para que as unidades de urgência e emergência não fiquem lotadas”, disse.

    Já a secretária municipal de Saúde, Larissa Fernandes, chamou atenção para o nível da intervenção realizada na unidade, que foi além de uma reforma convencional, resultando em um equipamento praticamente novo.

    “Para quem conhecia essa unidade, viu a transformação que aconteceu durante essa reforma. Não foi uma simples reforma, estamos entregando um equipamento praticamente novo, totalmente equipado e com uma ampliação de serviços”, destacou.

    Com a reinauguração, Magé chega à marca de 13 unidades de Atenção Básica abertas ou reabertas, além de outras 7 que passaram por ampliação e ganharam novas instalações, reforçando o compromisso da gestão municipal com a qualificação da rede pública de saúde e a ampliação do acesso aos serviços.

    Festival do Mar leva gastronomia, música e clima de Semana Santa à orla de Piratininga

    0
    Entre os dias 2 e 5 de abril, a Praça Luiz Gomes da Silva (antigo Toboágua), em Piratininga, recebe o Festival do Mar, evento que reúne gastronomia, música e o clima descontraído típico das praias da cidade.

    Moradores e visitantes de Niterói terão um motivo especial para aproveitar o feriado prolongado da Semana Santa à beira-mar. Entre os dias 2 e 5 de abril, a Praça Luiz Gomes da Silva (antigo Toboágua), em Piratininga, recebe o Festival do Mar, evento que reúne gastronomia, música e o clima descontraído típico das praias da cidade.

    Realizado pela Associação de Trucks e Feirantes (Atruf), com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Administração Regional de Camboinhas, Piratininga e Itaipu, o festival promete transformar o espaço em um ponto de encontro para quem aprecia boa comida, música ao vivo e o visual privilegiado da orla.

    Durante os quatro dias de programação, o público poderá experimentar iguarias do mar preparadas na hora, com destaque para pratos à base de camarão, peixes frescos e paella feita ao vivo por cozinheiros especializados. Preparadas em grandes panelas, as receitas vão espalhar aroma e sabor pelo espaço. A proposta é valorizar a culinária ligada ao mar em um ambiente descontraído, onde o público pode circular, provar diferentes pratos e aproveitar o pôr do sol da região.

    Além da gastronomia, a música ao vivo será uma das grandes atrações do festival. Os shows acontecem sempre no início da noite, criando uma atmosfera perfeita para quem deseja relaxar após um dia de praia. O repertório passeia por diferentes estilos da música brasileira — do samba ao pagode — com apresentações que prometem embalar o público com ritmos envolventes, percussão marcante e a energia típica das rodas musicais ao ar livre.

    A proposta é que famílias, moradores e turistas aproveitem o feriado de Semana Santa em um ambiente agradável, que reúne gastronomia, cultura e música em um dos cenários mais bonitos da cidade.

    Programação musical

    Quinta-feira (02/04) – Pedro Ivo – 19h e 20h

    Sexta-feira (03/04) – Bloody Mary – 18h30 e 20h30

    Sábado (04/04) – Nosso Samba – 18h30 e 20h30

    Domingo (05/04) – Pagode do Ivanzin – 18h30 e 20h30

    Com entrada gratuita, o Festival do Mar deve atrair quem busca boa comida, música e o clima agradável das noites de outono na orla de Piratininga.

    Furtos sobem 18% em Maricá no início de 2026, apontam dados

    0
    Nos dois primeiros meses de 2026, Maricá registrou aumento nos casos de furto em comparação com o mesmo período do ano passado

    Nos dois primeiros meses de 2026, Maricá registrou aumento nos casos de furto em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).

    De acordo com o levantamento, foram contabilizados 335 casos em 2026, contra 285 em 2025 — um crescimento de 18%. Entre os registros, o furto de celulares se destaca, com cerca de 53 ocorrências apenas em janeiro e fevereiro.

    Apesar da alta nos furtos, os números indicam uma mudança no perfil da criminalidade no município. No mesmo período, houve queda de 30% nos casos de roubo em Maricá. Para saber mais, dessa vez sobre os números que apresentam queda no número de roubos e assaltos, clique na nossa segunda matéria. CLIQUE AQUI!!

    Traduzir »