20 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 75

    Alerj aprova salas de amamentação em unidades de saúde no RJ

    0
    As Unidades Básicas de Saúde no Estado do Rio de Janeiro poderão ter salas de apoio para aleitamento materno

    As Unidades Básicas de Saúde no Estado do Rio de Janeiro poderão ter salas de apoio para aleitamento materno. É o que decidiu o plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) ao aprovar em segunda discussão, nesta quarta-feira (01/04), o Projeto de Lei 1.558/2023, de autoria dos deputados Rosenverg Reis (MDB) e Pedro Brazão (União). Agora caberá ao governo estadual sancionar ou vetar a proposta.

    O projeto amplia a Política de Aleitamento Materno no Estado do Rio de Janeiro, instituída pela Lei 3.731/01, e garante que esses espaços sejam destinados ao atendimento de mães e recém-nascidos, especialmente os nascidos com baixo peso ou prematuros.

    De acordo com o deputado Rosenverg Reis, as salas funcionarão como locais de apoio e acolhimento para lactantes com seus bebês, além de permitir a coleta e armazenamento de leite por mães trabalhadoras.

    “A amamentação é um direito fundamental do bebê, conforme previsto no artigo 227 da Constituição Federal e no artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente. Nosso projeto busca garantir um direito básico lata mães e filhos”, destaca Rosenverg Reis, líder do MDB na Alerj.

    Polo Industrial de Saquarema gera empregos e Prefeitura amplia benefícios para atrair novas indústrias

    0
    Em Sampaio Corrêa, terceiro distrito de Saquarema, fica uma joia que gera cerca de 2 mil empregos diretos e abriga 24 empresas de vários setores, como os de embalagens, velas, pneus, doces e concreto: é o Polo Industrial de Saquarema

    Em Sampaio Corrêa, terceiro distrito de Saquarema, fica uma joia que gera cerca de 2 mil empregos diretos e abriga 24 empresas de vários setores, como os de embalagens, velas, pneus, doces e concreto: é o Polo Industrial de Saquarema. O espaço tem companhias que ganham benefícios fiscais como isenção de IPTU e taxas de licença e, em troca, devem gerar, no mínimo, 20 postos de trabalho diretos.

    Agora, esse modelo de sucesso ganha força total com a sanção da Lei nº 2.846, que amplia o prazo das isenções até 2030 e estende esses mesmos benefícios para as indústrias que se instalarem em qualquer ponto da área geográfica do distrito de Sampaio Corrêa. É uma forma estratégica de movimentar a economia da cidade, atrair novos investimentos, empregar pessoas e transformar vidas.

    Rafaela e Thays

    Uma dessas vidas é a de Rafaela Maciel, de 37 anos. Baiana de Ilhéus, ela se mudou há 13 anos para Saquarema, onde mora com a tia. Logo ao chegar na cidade, distribuiu currículos e encontrou trabalho em menos de dois meses. Hoje, é coordenadora de um setor na WER, empresa que produz embalagens. “O trabalho na Bahia era difícil. Minha tia vivia me chamando para vir para cá e, na época, várias empresas estavam vindo para a cidade. Eu tinha muito receio, mas decidi aceitar. E estou aqui até hoje. Sinto saudades da Bahia, mas gosto muito de Saquarema: a praia é muito bonita e acessível, o que não acontecia onde eu morava”, contou Rafaela.

    Colega dela na mesma empresa, Thaís Lemes, que completa 33 anos agora em abril, também viu a vida se transformar com o polo. Atuando como auxiliar de qualidade no local há pouco mais de um ano, ela explica que, antes, trabalhava muito e não tinha tempo para a sua família: “Fiquei cerca de sete anos trabalhando em um mercado e era uma carga horária muito comprida. Mas, desde que comecei a trabalhar aqui, consigo passar mais tempo com meus pais e com o meu filho, que tem dez anos de idade. Também consigo estudar; hoje, estudo enfermagem”, explicou Thaís.

    Thaís é uma das beneficiadas pela integração entre poder público e iniciativa privada. Todos os dias, ao deixar o polo, ela aproveita o transporte gratuito do programa Conexão Universitária para ir até a faculdade, onde faz o curso de enfermagem. A atuação da Prefeitura de Saquarema, no polo, não só lhe deu trabalho e aumentou o seu tempo livre, mas também permite que ela se qualifique para um futuro ainda melhor: “Na enfermagem, há um setor que é o de qualidade. Então, muitos dos conhecimentos que eu acumulo aqui no trabalho também estão sendo úteis nos estudos”, completou.

    Ambiente saudável de negócios

    Assessor da Secretaria Municipal de Governança e Sustentabilidade, Bruno Cordeiro Rocha é o elo entre os empresários do polo e a Prefeitura de Saquarema. Uma das suas funções é tentar conciliar os interesses do poder público e a iniciativa privada, criando um ambiente saudável de negócios para todos. Foi graças a essa articulação que, hoje, a região do polo conta com iluminação pública e ronda de policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança Pública (PROEIS).

    “A Prefeitura quer atrair mais empresas para esse local. Essa é uma forma de a cidade ganhar mais autonomia em relação aos royalties do petróleo, em um movimento que, a longo prazo, vai transformar ainda mais a cidade. Desde a implementação do polo, já houve muitas transformações. Conseguimos fazer com que a Prefeitura esteja mais presente no local; hoje, por exemplo, os funcionários contam com transporte público para ir de casa até o polo e voltar”, ressaltou Bruno.

    O Polo Industrial de Saquarema fica localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), na altura do km 54, a 1 km de distância do Centro de Sampaio Corrêa.

    Prefeitura de Maricá fortalece rede de atendimento e inclusão para pessoas com autismo

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão (SPCDI), oferece uma rede estruturada para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com serviços especializados, acompanhamento contínuo e suporte às famílias

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão (SPCDI), oferece uma rede estruturada para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com serviços especializados, acompanhamento contínuo e suporte às famílias. Com equipamentos e programas voltados à reabilitação, inclusão e promoção da qualidade de vida, o município garante atendimento gratuito que reúne saúde, assistência e acolhimento.

    “Maricá estruturou uma rede de equipamentos especializados para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com serviços contínuos e atuação integrada. O trabalho é realizado por equipes multiprofissionais, e tem o objetivo de garantir acompanhamento e suporte às famílias, com foco na inclusão, autonomia e qualidade de vida”, explicou a secretária de Pessoa com Deficiência e Inclusão de Maricá, Tatiana Castor.

    Entre os principais equipamentos da rede está a Casa do Autista, que atende atualmente 341 pacientes com uma equipe multiprofissional formada por profissionais de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, musicoterapia, pedagogia, arteterapia e nutrição. A proposta é oferecer acompanhamento especializado de forma contínua, respeitando as necessidades de cada usuário e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, autonomia e bem-estar.

    Outro eixo importante da rede é o Centro de Atenção Integral à Família de Pessoas com Deficiência (Caif), que atualmente acompanha 111 pacientes. No espaço, são oferecidas oficinas e atividades como dança, percussão, expressão corporal, ginástica, arteterapia, pintura, música, capoeira, contação de histórias, práticas cognitivas e atividades lúdicas, ampliando o cuidado para além do atendimento clínico e fortalecendo também o convívio social e familiar.

    A rede conta ainda com o Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem I e II), responsável pelo atendimento de 975 pacientes, sendo 490 no Sarem I e 485 no Sarem II. Nessas unidades, os usuários têm acesso a serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, musicoterapia, nutrição, terapia ocupacional, psicopedagogia, serviço social e enfermagem técnica.

    Terapia com cavalos

    Outro destaque é o programa de equoterapia, oferecido gratuitamente pela Prefeitura no bairro do Espraiado para pessoas com necessidades especiais entre 3 e 21 anos. Atualmente, 60 pacientes são atendidos no programa, desenvolvido em parceria com o Centro de Treinamento Horse Center. Os assistidos participam de sessões semanais de 30 minutos, acompanhados por equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. As atividades com cavalos treinados contribuem para o desenvolvimento do equilíbrio, da mobilidade, da postura, da socialização, da autorregulação emocional e da integração entre corpo e mente.

    Ao todo, mais de 1.700 pessoas são atendidas anualmente por essa rede municipal, que também inclui orientação familiar e ações voltadas à inclusão social. Além da estrutura de atendimento, o município oferece o Auxílio Cuidar, benefício destinado a responsáveis por pessoas com deficiência, como forma de apoiar a rotina de cuidados e contribuir para a manutenção das famílias que muitas vezes precisam reorganizar completamente sua vida em função do acompanhamento permanente.

    Famílias encontram suporte em Maricá

    A rede especializada de Maricá tem atraído famílias em busca de atendimento gratuito e contínuo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi o caso de Andréa Brandão, que deixou Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, para buscar melhores condições de tratamento para o filho Daniel, de 13 anos, diagnosticado com autismo nível 3 e epilepsia. “Os médicos disseram que meu filho não conseguiria fazer muita coisa”, lembra.

    Desde que passou a ser atendido na Casa do Autista, Daniel revelou talento para a pintura e chegou a ver seus desenhos estampados em camisetas que circularam pelo Brasil e até em Portugal. “Quando ele viu o desenho dele numa camiseta, abriu um sorriso que eu nunca tinha visto”, contou a mãe.

    Márcio Luiz Alves viveu história semelhante; ele se mudou de Nova Iguaçu para Maricá em 2021 com o filho Caíque Gabriel, hoje com 19 anos, diagnosticado com autismo severo e surdez. Segundo ele, a mudança trouxe mais estabilidade para a rotina do filho, que antes apresentava episódios frequentes de agitação. Com o acompanhamento regular, Caíque passou a apresentar um comportamento mais equilibrado. “Ele corria sem direção, sem noção de perigo. Hoje está mais centrado”, concluiu.

    Como se inscrever?

    Para ter acesso ao atendimento, é necessário apresentar encaminhamento médico ou procurar presencialmente um dos espaços da rede, localizado na Rua Albatroz, 474 – Parque Nanci (às margens da Rodovia Amaral Peixoto). Mais informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão: 21 99845-9763.

    Parque Rural de Niterói amplia presença em evento estratégico do setor agropecuário

    0
    O Parque Rural, equipamento da Prefeitura de Niterói, participou do Caminho Agro Rio – Etapa Rio de Janeiro, um dos principais eventos voltados ao agronegócio e à cultura rural no estado

    O Parque Rural, equipamento da Prefeitura de Niterói, participou do Caminho Agro Rio – Etapa Rio de Janeiro, um dos principais eventos voltados ao agronegócio e à cultura rural no estado, realizado no Riocentro, reunindo produtores, empresários, especialistas, expositores e representantes de diversos municípios fluminenses. A presença do Parque no evento reforça o protagonismo de Niterói no fortalecimento do universo equestre, rural e de eventos voltados ao setor agropecuário.

    “O Caminho Agro Rio foi uma oportunidade estratégica para apresentar o Parque Rural de Niterói a um público qualificado e fortalecer nosso papel como referência no universo equestre e no desenvolvimento rural no estado. Temos uma estrutura única, com a maior pista equestre coberta pública do Rio de Janeiro, e um trabalho que vai além do esporte, integrando cultura, educação e inclusão social. Participar de um evento dessa dimensão amplia nossa visibilidade, fortalece parcerias e reafirma o compromisso do Parque com políticas públicas que transformam a vida das pessoas, especialmente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade”, destaca a diretora do Parque Rural, Ana Machado.

    Durante a programação, o espaço apresentou sua estrutura e suas principais iniciativas, com destaque para a maior pista equestre coberta pública do Estado do Rio de Janeiro, equipamento que se consolida como referência para a prática esportiva, eventos, atividades educacionais e ações sociais.

    Além da infraestrutura equestre, a participação no Caminho Agro Rio também evidenciou o papel do Parque Rural como espaço multifuncional, voltado à promoção do esporte, da cultura e da inclusão. Entre as ações destacadas estão os projetos gratuitos oferecidos à população, como atividades equestres, eventos, terapia equestre entre outras iniciativas direcionadas a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

    O evento, que pela primeira vez chegou à capital fluminense, reuniu exposições de animais, rodada de negócios, palestras, atrações culturais e programação para toda a família, criando um ambiente estratégico para troca de experiências e fortalecimento de parcerias institucionais entre municípios e agentes do setor.

    Para o Parque Rural de Niterói, a participação representa mais um passo no processo de consolidação do espaço como referência estadual em eventos do segmento equestre, ampliando sua visibilidade e reforçando sua importância no cenário do agronegócio e do desenvolvimento social.

    Veja a programação do Cine Henfil para este fim de semana (03 a 05/04) com sessões inclusivas para pessoas autistas

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, divulga a programação de filmes do Cine Henfil, no Centro, com sessões gratuitas entre os dias 03 e 05 de abril, de sexta-feira a domingo

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, divulga a programação de filmes do Cine Henfil, no Centro, com sessões gratuitas entre os dias 03 e 05 de abril, de sexta-feira a domingo. A programação contará com a Sessão Azul, voltada ao público infantojuvenil com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no sábado (04/04), às 15h, com exibição de filme surpresa. Já no domingo (05/04), às 15h, será exibida a animação “Corrida Maluca”.

    Entre os destaques da programação, a trilogia “O Senhor dos Anéis”, composta pelos filmes “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”, será apresentada ao longo do fim de semana.

    Os ingressos gratuitos podem ser reservados pelo link: https://abre.ai/iN6Z. Para garantir a entrada, é necessário chegar com antecedência para validação do ticket.

    O Cine Henfil está localizado na Rua Alferes Gomes, 390, no Centro, e possui capacidade para 200 pessoas, incluindo assentos destinados a pessoas obesas, cadeirantes e com mobilidade reduzida. O espaço conta com modernos sistemas de projeção audiovisual.

    Confira a programação:

    Sexta-feira (03/04)

    17h – O senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel – Em uma terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

    Classificação: 14 anos

    Sábado (04/04)

    15h – Sessão Azul – A Sessão Azul contará com a exibição de um filme surpresa voltado ao público infantojuvenil com TEA (Transtorno do Espectro Autista), oferecendo uma experiência pensada para garantir conforto e bem-estar. A sessão terá luz e som reduzidos, liberdade de movimento e um ambiente acolhedor, proporcionando mais acessibilidade e inclusão.

    Classificação: Livre

    17h – O senhor dos Anéis: As Duas Torres – Após a captura de Merry (Dominic Monaghan) e Pippy (Billy Boyd) pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Enquanto Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) partem para resgatar os hobbits sequestrados.

    Classificação: 14 anos

    Domingo (05/04)

    15h – Corrida Maluca – Em Corrida Maluca, Zhi (Jimmy O. Yang), um jovem piloto novato com um desejo ardente de se destacar, enfrenta a chance de sua vida quando faz uma aposta com Vainglorious (John Cleese), o lendário campeão do Rally. Para salvar a casa de sua avó da demolição, Zhi se vê inscrito no exigente Silk Road Rally de quatro dias. Com a ajuda de um ex-campeão de corridas que agora trabalha como mecânico, ele se prepara para a corrida mais desafiadora de sua vida. Enfrentando terrenos traiçoeiros e rivais implacáveis, Zhi deve provar seu valor em uma competição repleta de adrenalina, velocidade e emoção. A jornada não é apenas uma prova de suas habilidades ao volante, mas também uma luta pessoal para realizar seus sonhos e proteger o legado de sua família.

    Classificação: Livre

    17h – O senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (Ian McKellen) e Pippin (Billy Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Bernard Hill) em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso, Frodo (Elijah Wood), Sam (Sean Astin) e Gollum (Andy Serkins) seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.

    Classificação: 14 anos

    Comunidade Risca-Faca (Inoã) será reformado e passará a se chamar bairro Leonel Brizola, anuncia o prefeito Washington Quaquá

    0
    Em suas redes sociais, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou um grande projeto para a comunidade Risca-Faca (Inoã/Maricá)

    Em suas redes sociais, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou um grande projeto para a comunidade Risca-Faca (Inoã/Maricá). A ação promete reformar a localidade, o que, consequentemente, trará mais dignidade aos moradores da região.

    O local vai receber o projeto-piloto do programa Escritório Popular das Técnicas Construtivas.

    Em parceria com as cooperativas de construção civil, os Comitês de Bairros (CBDs) e a Prefeitura de Maricá, serão realizadas reformas em moradias, instalação de energia solar na localidade, construção de hortas comunitárias e urbanização das ruas.

    Além das obras de reforma, a comunidade passará a se chamar bairro Leonel Brizola.

    A data de início das ações ainda não foi divulgada.

    Nova Iguaçu celebra iniciativas transformadoras na 5ª edição do Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano

    0
    Iniciativas que ajudam a desenvolver Nova Iguaçu nas áreas da cultura, educação, esporte e responsabilidade social foram celebradas na noite desta terça-feira (31), durante a cerimônia do Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano 2025.

    Iniciativas que ajudam a desenvolver Nova Iguaçu nas áreas da cultura, educação, esporte e responsabilidade social foram celebradas na noite desta terça-feira (31), durante a cerimônia do Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano 2025. Promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), a quinta edição da premiação foi realizada no Teatro Sylvio Monteiro, no Complexo Cultural Mário Marques, no Centro, reunindo representantes de diferentes segmentos da sociedade em reconhecimento a ações e trajetórias que impactam positivamente o município.

    Os vencedores, escolhidos por votação popular online, foram homenageados em 11 categorias, além da entrega do tradicional troféu especial Laranja da Terra, concedido a uma personalidade de destaque escolhida pela comissão avaliadora. A homenageada desta edição foi Arlene de Katendê, presidente do CISIN – Centro de Integração Social Inzo Ia Nzambi. Referência na preservação da cultura afro-brasileira em Nova Iguaçu, ela desenvolve, há mais de duas décadas, ações voltadas à valorização das tradições culturais, à promoção da igualdade racial e à preservação ambiental, consolidando uma trajetória de impacto social e cultural no município.

    Durante a cerimônia, o prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, destacou o caráter coletivo e o impacto do prêmio na valorização da identidade local. “O Prêmio FENIG é um evento pensado por todos os que fazem parte da nossa cidade e tem por objetivo reconhecer os inúmeros talentos que produzimos, fortalecendo a cultura como espaço de diversidade, respeito e pertencimento, além de valorizar as manifestações que constroem o orgulho de ser iguaçuano”, afirmou.

    O presidente da FENIG, Miguel Ribeiro, reforçou a importância da iniciativa como instrumento de reconhecimento e visibilidade para quem atua no município. “O prêmio revela talentos que muitas vezes estão no anonimato e reconhece o trabalho de pessoas comprometidas com a arte, a cultura, o esporte, a educação e as causas sociais, consolidando-se como uma iniciativa essencial para valorizar o que é produzido em Nova Iguaçu”, destacou.

    Criado em 2021, o Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano já soma 145 troféus entregues nas cinco edições. Em 2026, a iniciativa integrou as comemorações pelos 50 anos da FENIG, celebrados em janeiro. Fundada em 1976, a instituição chega ao seu cinquentenário reafirmando sua atuação no fortalecimento da educação, da cultura e da valorização dos talentos iguaçuanos.

    Confira a lista completa, por categoria, dos vencedores do troféu 5º Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano.

    APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

    Turminha do Som

    Centro de Convivência Recriarte pela Vida

    Festival iguaçuano de Quadrilhas

    SABERES POPULARES

    Retomando Saberes Indígenas

    Feijão do Bira

    Mestrando Shakila

    CULTURA

    Quilombolizando – Quilombo em foco

    Projeto Sociocultural Educa Mais Capoeira

    Lisa Castro

    EDUCAÇÃO

    Fait Libras Educação Inclusiva

    Pantanal Iguaçuano: Território Brincante que Educa

    Projeto Educação Especial Inclusiva 2025

    EMPREENDEDORISMO

    Lugar na História

    Dumô

    Drielle Moura Reboco Produções

    ESPORTE

    ABCP KITO CABUÇU Esporte Educacional e de Inclusão

    Projeto de Patinação Brutus & Ladies

    Jaqueline Ferreira Formação Esportiva

    LITERATURA

    Biblioteca Comunitária Maria Rocha

    Tear da Feiticeiras

    Rafael Bahia

    MEIO AMBIENTE

    Sesc + Sustentabilidade – Ecologia dos Saberes

    Oficina de Reciclagem com Massa Celulósica de Bitucas de cigarro, educação ambiental inclusiva e economia popular

    Pitanga – Sabonete Artesanal

    REDES E PARCERIAS

    Muda território: Sesc + Infâncias

    Menino Que Planta

    Instituto EAE – Educação Ambiental e Ecoturismo

    RESPONSABILIDADE SOCIAL

    Ballet Mais Vida – 60+

    ASSIDEF – Associação de Integração de Deficientes

    União dos Estudantes de Nova Iguaçu

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

    ACT Sábado Maker em Família

    Programando o Futuro – Curso de Introdução à Robótica

    Professor Leandro

    Maricá avança na alfabetização e supera metas nacionais

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, registrou avanço nos índices de alfabetização da rede municipal de ensino

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, registrou avanço nos índices de alfabetização da rede municipal de ensino. Dados do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados na terça-feira (31/03), apontam que o município alcançou 68% dos estudantes alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2025, superando a meta estipulada de 64%.

    O resultado consolida uma trajetória de crescimento contínuo no índice de alfabetização no município. Em 2023, o índice era de 57%, passando para 59% em 2024 e alcançando, agora, um salto de nove pontos percentuais em apenas um ano.

    “Ultrapassar as metas de alfabetização é resultado de um trabalho coletivo consistente. Saímos de 59% em 2024 para 68% em 2025, superando as metas nacional e estadual. Esse avanço é fruto de um conjunto de ações, com foco no direito de aprender e na alfabetização efetiva”, destacou o secretário de Educação, Rodrigo Moura.

    O Indicador Criança Alfabetizada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mede a capacidade de leitura e escrita dos estudantes até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O desempenho acima da meta indica maior garantia de aprendizagem no tempo adequado, fortalecendo o desenvolvimento educacional e ampliando oportunidades.

    O avanço em Maricá está ligado a investimentos contínuos na formação de professores, valorização dos profissionais da educação e melhorias na infraestrutura das unidades escolares.

    Rodrigo Medeiros formaliza carta de renúncia e deixa a Prefeitura de Tanguá

    0
    A Prefeitura de Tanguá inicia, nesta quarta-feira (1º), um processo de transição administrativa após o protocolo de renúncia ao cargo de prefeito apresentado por Rodrigo Medeiros

    A Prefeitura de Tanguá inicia, nesta quarta-feira (1º), um processo de transição administrativa após o protocolo de renúncia ao cargo de prefeito apresentado por Rodrigo Medeiros, em obediência à legislação eleitoral que determina o afastamento de chefes do Executivo que pretendem disputar o pleito deste ano.

    Com a formalização, o vice-prefeito André Luiz Paixão Santos assume interinamente a chefia do Executivo municipal e aguarda o procedimento de declaração de vacância para sua posse definitiva.

    Em manifestação institucional registrada no ato de formalização da renúncia, Rodrigo Medeiros agradeceu aos servidores municipais e aos profissionais que atuaram na administração ao longo dos últimos cinco anos e três meses, destacando a colaboração coletiva na execução das ações e serviços públicos no município.

    LEGADO

    Durante a gestão, foram realizadas intervenções em equipamentos públicos, como a reforma e ampliação da sede administrativa, revitalização de espaços urbanos e construção de praças e quadras em diferentes bairros.

    Na infraestrutura, destaca-se a canalização do córrego da Vila Cortes, voltada à melhoria das condições sanitárias e urbanísticas da região.

    Saúde e ampliação de serviços

    Na área da saúde, houve reestruturação de unidades e implantação de serviços, incluindo a adequação da antiga policlínica Dermeval Garcia de Freitas, que passou a ter status de hospital junto ao Ministério da Saúde, além da ampliação de atendimentos especializados.

    Também foi implantada a Clínica-Escola do Autista, que desde 2024 atua integrada às atividades de musicalização do projeto Orquestra que Transforma, ampliando o atendimento a crianças com transtorno do espectro autista.

    Iniciado novo ciclo da Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema com recorde de alunos e pioneirismo no Estado

    0
    A Prefeitura de Saquarema deu início, nesta semana, às aulas do novo ciclo letivo da Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema – EPES

    A Prefeitura de Saquarema deu início, nesta semana, às aulas do novo ciclo letivo da Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema – EPES. A unidade é um centro de formação gratuita voltado para alunos da rede pública municipal que, com foco em empreendedorismo e alta tecnologia, prepara os estudantes para o mercado global, unindo o ensino técnico ao compromisso com as metas de sustentabilidade da ONU. Este ano, a escola celebra a marca de 390 alunos matriculados. Para ingressar, todos os estudantes enfrentaram um processo seletivo de alto nível, realizado nos moldes de um vestibular.

    Um dos grandes destaques é que, em todos os ciclos, mais de 20% dos aprovados são alunos neurodivergentes. Esses estudantes realizam o mesmo processo seletivo e as mesmas provas que os demais candidatos, sem distinção. No cotidiano da EPES, o grupo mantém um histórico de alta performance, com participação ativa na interação e no desenvolvimento de projetos tecnológicos complexos.

    Pioneirismo com os ODS

    Reforçando o compromisso de Saquarema com a Agenda 2030 da ONU, a EPES torna-se a primeira unidade de educação municipal do estado do Rio de Janeiro a adotar uma cartilha específica sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em sua base curricular. A iniciativa visa formar profissionais que dominem a tecnologia, mas que também atuem como agentes de transformação social e ambiental. A meta da Prefeitura é expandir esse conteúdo para todas as escolas da rede municipal em breve.

    A Prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, celebrou o impacto do projeto: “O objetivo da EPES é empoderar nossos alunos, ensinando uma profissão e mostrando novos caminhos. Ver esse crescimento no número de alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho plena convicção de que daqui sairão profissionais incríveis, prontos para o mercado de tecnologia”, afirmou.

    Inclusão e Resultados

    Para o Subsecretário de Ciência e Tecnologia da Educação, Raphael Sanzana, a presença de alunos neurodivergentes na unidade reflete a maturidade do sistema de ensino: “Na EPES, a inclusão acontece de forma orgânica. Quase 20% dos nossos alunos são neurodivergentes e eles entraram pelo mesmo processo seletivo dificílimo que todos os outros. Eles se adaptam e são destaque nos projetos justamente porque o ambiente da escola é focado na capacidade e na integração, mostrando que a tecnologia é um caminho real para todos”, explicou.

    EPES+40 TECH: Tecnologia para todas as idades

    Sobre a importância de olhar para o público adulto, a Prefeita Lucimar Vidal completou: “A inclusão social só é plena quando não deixa ninguém para trás. Com o EPES+40 TECH, estamos quebrando a barreira da idade e mostrando que nunca é tarde para aprender. Queremos que o cidadão de Saquarema se sinta seguro e capaz de utilizar as ferramentas digitais para melhorar sua vida e buscar novas oportunidades, independentemente da idade”.

    Ampliando o alcance social, a prefeitura, em parceria com a Casa Brasil, lançou o EPES+40 TECH. O projeto já ofereceu mais de 1.200 vagas voltadas ao nivelamento digital para pessoas com mais de 40 anos, com o objetivo de combater o analfabetismo digital. A iniciativa funciona como uma contrapartida social da EPES, garantindo que cidadãos de todas as idades tenham autonomia para navegar no universo digital e empreender.

    Traduzir »