20 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 74

    Jovem grávida é agredida por adolescentes dentro de colégio estadual em Maricá

    0
    Na última quarta-feira, 1º de abril, uma adolescente grávida de dois meses foi agredida por estudantes dentro do Colégio Estadual Elisiário Matta, no Centro de Maricá

    Na última quarta-feira, 1º de abril, uma adolescente grávida de dois meses foi agredida por estudantes dentro do Colégio Estadual Elisiário Matta, no Centro de Maricá. Ainda não se sabe a motivação das agressões.

    De acordo com informações, a jovem foi agredida com tapas, chutes e puxões de cabelo. A briga aconteceu nos corredores da unidade escolar.

    As equipes da Patrulha da Criança e do Adolescente foram acionadas pela diretoria. Com a chegada dos agentes, a briga, assim como a sessão de xingamentos e ofensas, foi cessada.

    A adolescente grávida foi levada para a maternidade do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro de Maricá, acompanhada por uma responsável.

    A vítima das agressões passou por um exame de ultrassonografia e, felizmente, não foi constatado nenhum sangramento. Mesmo com a boa notícia, a equipe médica orientou que ela permanecesse em observação em casa.

    Já as agressoras foram levadas para a Delegacia de Maricá (82ª DP).

    Entenda as principais mudanças do Imposto de Renda 2026

    0
    A declaração do Imposto de Renda 2026 tem mudanças neste ano

    A declaração do Imposto de Renda 2026 tem mudanças neste ano. O contribuinte deve ficar de olho nesses alterações no momento de declarar valores, bens e ganhos.

    Rendimentos tributáveis

    Uma das mudanças está na atualização dos limites da declaração. Agora, quem recebeu R$ 35.584 em rendimentos tributáveis no ano passado será obrigado a declarar. Em 2025, o valor era de R$ 33.888.

    Atividade Rural

    Para ganhos de receita bruta com atividade rural, o valor passou de R$ 169.440 para R$ 177.920.

    Restituição

    Outra mudança está relacionada à restituição por parte da Receita Federal. No ano passado, ela foi feita em cinco lotes. Neste ano, será em quatro, sendo que 80% dos contribuintes que têm direito à restituição devem receber nos dois primeiros lotes.

    Ainda falando em restituição, há uma novidade: pessoas que não são obrigadas a declarar, mas têm direito à restituição de até R$ 1.000, poderão receber uma espécie de cashback da Receita Federal.

    “A Receita Federal fará a restituição de forma automática para os seguintes contribuintes: que não estavam obrigados a entregarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, com direito à restituição de até R$ 1.000, com CPF regular e baixo risco fiscal, e que possuam chave Pix atrelada ao CPF. O crédito da restituição automática está previsto para acontecer em 15 de julho de 2026 pela chave Pix CPF”, explica professor de Ciências Contábeis da UDF, Deypson Carvalho.

    Ganho com bets

    É obrigatório o recolhimento do imposto de renda sobre ganhos com bets. A alíquota é de 15%, e deve incidir sobre os prêmios líquidos que excederem o valor da primeira faixa da tabela progressiva anual do Imposto de Renda, o que para a declaração de 2026 representa o valor de R$ 28.467,20.

    “Desta forma, o contribuinte tem de informar o rendimento e fazer o ajuste anual, bem como informar o saldo existente em 31 de dezembro na ficha de bens e direitos por meio do código 0602”, disse Carvalho.

    Outras mudanças

    Informações como ganhos de renda variável, de gastos com saúde e de dependentes estarão disponíveis com mais exatidão na declaração pré-preenchida. Também será possível declarar raça e cor de dependentes e o nome social do declarante.

    FONTE: AGÊNCIA BRASIL

    Famoso ator Eriberto Leão interpretará Jesus no tradicional Paixão de Cristo de Maricá

    0
    Um dos eventos mais aguardados da Páscoa, a tradicional encenação da Paixão de Cristo, terá a participação do ator Eriberto Leão na apresentação em Maricá. O ator interpretará Jesus Cristo.

    Um dos eventos mais aguardados da Páscoa, a tradicional encenação da Paixão de Cristo, terá a participação do ator Eriberto Leão na apresentação em Maricá. O ator interpretará Jesus Cristo. A encenação está marcada para os dias 18 e 19 de abril.

    Além de Eriberto Leão, nomes conhecidos da dramaturgia brasileira farão parte do elenco que se apresentará no município maricaense. Entre eles estão Emilio Orciollo Netto (Pôncio Pilatos) e Vanessa Gerbelli (Maria).

    A Secretaria de Cultura e Utopias de Maricá ficará responsável pela montagem do evento. Já a produção é de Samuel Machado, da RY Produções.

    Semana Santa: Vigilância Sanitária alerta para riscos e orienta sobre compra segura de pescado em Niterói

    0
    Com a chegada da Semana Santa e o aumento no consumo de peixes e frutos do mar, a Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Niterói faz um alerta importante: é preciso redobrar os cuidados na hora da compra para evitar riscos à saúde

    Com a chegada da Semana Santa e o aumento no consumo de peixes e frutos do mar, a Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Niterói faz um alerta importante: é preciso redobrar os cuidados na hora da compra para evitar riscos à saúde. O órgão intensificou as orientações e reforça que a atenção do consumidor é fundamental para garantir alimentos seguros à mesa.

    O chefe da Vigilância Sanitária, Francisco de Faria Neto, destaca que a escolha do pescado começa pela observação atenta no ponto de venda.

    “A população precisa redobrar a atenção na hora de comprar pescado. Características como olhos brilhantes, guelras vermelho-vivo e escamas firmes são sinais de que o peixe está fresco. Qualquer alteração pode indicar que o produto não está próprio para consumo”, alerta.

    Além da aparência, as condições de higiene e conservação dos estabelecimentos também devem ser levadas em conta.

    Confira as principais orientações da Vigilância Sanitária:

    Prefira pescados mantidos sob gelo ou refrigeração adequada;

    Em supermercados, verifique se os produtos estão em balcões frigoríficos;

    Em feiras livres, observe se os peixes estão sobre gelo picado;

    Evite produtos expostos ao sol, poeira ou insetos;

    Fique atento à higiene dos manipuladores;

    Não compre alimentos com odor forte ou desagradável;

    Em produtos congelados, verifique a integridade da embalagem e a presença de cristais de gelo;

    Confira sempre a validade e a procedência.

    Após a compra, o cuidado deve continuar. A recomendação é transportar o pescado em bolsa térmica, manter sob refrigeração e evitar deixá-lo fora da geladeira por muito tempo.

    Outra orientação importante é consumir o alimento o mais rápido possível ou mantê-lo congelado até o preparo, reduzindo o risco de contaminação.

    Durante o período, as equipes da Vigilância Sanitária intensificam a fiscalização em mercados, peixarias e feiras livres da cidade para garantir o cumprimento das normas sanitárias.

    Em caso de irregularidades, a população pode denunciar pelo WhatsApp (21) 96955-1295 ou pelo e-mail vigilanciasanitaria@saude.niteroi.rj.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

    Maricá apresenta políticas públicas a comitiva de Três Rios

    0
    A Prefeitura de Maricá recebeu nesta quarta-feira (01/04) a visita institucional do prefeito de Três Rios, Jonas Dico, e da primeira-dama do município, Lívia Medeiros

    A Prefeitura de Maricá recebeu nesta quarta-feira (01/04) a visita institucional do prefeito de Três Rios, Jonas Dico, e da primeira-dama do município, Lívia Medeiros. A comitiva conheceu políticas públicas voltadas à educação e à qualificação profissional, com o objetivo de levar experiências e modelos para implantação na cidade.

    Durante a agenda, os representantes visitaram o Colégio Estadual Elisiário Mata, conheceram as ações do programa Qualifica Maricá e o Parque Tecnológico, iniciativas que contribuem para a formação profissional e a preparação da população para o mercado de trabalho.

    O secretário de Educação, Rodrigo Moura, destacou a importância do intercâmbio entre as cidades. “A visita é uma oportunidade para apresentar nossas experiências e fortalecer a troca de conhecimentos entre os municípios”, afirmou.

    Intercâmbio de experiências na qualificação profissional

    O prefeito de Três Rios, Jonas Dico, destacou a importância da visita institucional. “Estamos aqui para aprender e levar ideias que possam contribuir para o desenvolvimento de Três Rios”, disse.

    A primeira-dama, Lívia Medeiros, ressaltou a relevância da qualificação profissional para o desenvolvimento do município. “Viemos a Maricá porque entendemos a importância da qualificação profissional para os nossos cidadãos. Sabemos que nossa cidade está em ascensão e precisamos preparar a população para atuar nas novas oportunidades”, concluiu.

    Prefeitura intensifica fiscalização contra poluição sonora no Calçadão de Nova Iguaçu

    0
    Operação da Prefeitura de Nova Iguaçu, nesta quarta-feira (1º), flagrou estabelecimentos no Calçadão do Centro com volume de som acima do permitido. A ação teve como foco combater a poluição sonora causada pelo uso excessivo de caixas de som por comerciantes

    Operação da Prefeitura de Nova Iguaçu, nesta quarta-feira (1º), flagrou estabelecimentos no Calçadão do Centro com volume de som acima do permitido. A ação teve como foco combater a poluição sonora causada pelo uso excessivo de caixas de som por comerciantes. Ao todo, 12 lojas foram fiscalizadas e todas apresentaram níveis superiores ao limite determinado pela legislação de 60 decibéis. Os responsáveis foram notificados e orientados a reduzir o volume. Em dois casos, houve tentativa de obstrução da fiscalização, que também resultou em autos de infração e aplicação de multa.

    A operação da Guarda Municipal Ambiental, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, usou decibelímetros para medir os níveis de pressão sonora. De acordo com o coordenador-geral da Guarda Municipal Ambiental, Alessandro Garcia de Lima, a iniciativa tem caráter educativo neste primeiro momento.

    “O trabalho é de conscientização, mostrando ao lojista que utiliza a caixa de som como propaganda que o limite permitido é de 60 decibéis. Num segundo momento, vamos autuar aqueles que não se adequarem. Essa ação vai continuar para organizar todo o Calçadão”, afirmou.

    Alessandro destacou ainda que o excesso de barulho vai além da disputa entre comerciantes. “É uma concorrência para ver quem chama mais atenção, mas isso gera desconforto para quem circula pelo local, principalmente idosos e crianças. A poluição sonora é uma infração ambiental e precisa ser combatida”, explicou.

    Além das caixas de som nas portas das lojas, a fiscalização também identificou equipamentos instalados em postes de iluminação, incluindo sistemas de rádio comunitária. Os responsáveis serão orientados a reduzir o volume e realizar manutenção, sob risco de multa.

    A ação faz parte de uma série de operações que serão ampliadas para outros bairros, como Austin, Km 32, Cabuçu, Comendador Soares e Miguel Couto. Em caso de reincidência, as medidas passam a ser punitivas, com multas que podem chegar a cerca de R$ 8.500, dependendo da gravidade da infração.

    Moradora de Santa Eugênia, a enfermeira Edilaine Queiroz relatou os transtornos causados pelo excesso de barulho no local.

    “Não dá para falar ao telefone. Fica impossível conversar no Calçadão, principalmente perto da Praça Rui Barbosa. É som de todo tipo de loja ao mesmo tempo. Essa fiscalização é fundamental”, afirmou.

    Alerj aprova salas de amamentação em unidades de saúde no RJ

    0
    As Unidades Básicas de Saúde no Estado do Rio de Janeiro poderão ter salas de apoio para aleitamento materno

    As Unidades Básicas de Saúde no Estado do Rio de Janeiro poderão ter salas de apoio para aleitamento materno. É o que decidiu o plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) ao aprovar em segunda discussão, nesta quarta-feira (01/04), o Projeto de Lei 1.558/2023, de autoria dos deputados Rosenverg Reis (MDB) e Pedro Brazão (União). Agora caberá ao governo estadual sancionar ou vetar a proposta.

    O projeto amplia a Política de Aleitamento Materno no Estado do Rio de Janeiro, instituída pela Lei 3.731/01, e garante que esses espaços sejam destinados ao atendimento de mães e recém-nascidos, especialmente os nascidos com baixo peso ou prematuros.

    De acordo com o deputado Rosenverg Reis, as salas funcionarão como locais de apoio e acolhimento para lactantes com seus bebês, além de permitir a coleta e armazenamento de leite por mães trabalhadoras.

    “A amamentação é um direito fundamental do bebê, conforme previsto no artigo 227 da Constituição Federal e no artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente. Nosso projeto busca garantir um direito básico lata mães e filhos”, destaca Rosenverg Reis, líder do MDB na Alerj.

    Polo Industrial de Saquarema gera empregos e Prefeitura amplia benefícios para atrair novas indústrias

    0
    Em Sampaio Corrêa, terceiro distrito de Saquarema, fica uma joia que gera cerca de 2 mil empregos diretos e abriga 24 empresas de vários setores, como os de embalagens, velas, pneus, doces e concreto: é o Polo Industrial de Saquarema

    Em Sampaio Corrêa, terceiro distrito de Saquarema, fica uma joia que gera cerca de 2 mil empregos diretos e abriga 24 empresas de vários setores, como os de embalagens, velas, pneus, doces e concreto: é o Polo Industrial de Saquarema. O espaço tem companhias que ganham benefícios fiscais como isenção de IPTU e taxas de licença e, em troca, devem gerar, no mínimo, 20 postos de trabalho diretos.

    Agora, esse modelo de sucesso ganha força total com a sanção da Lei nº 2.846, que amplia o prazo das isenções até 2030 e estende esses mesmos benefícios para as indústrias que se instalarem em qualquer ponto da área geográfica do distrito de Sampaio Corrêa. É uma forma estratégica de movimentar a economia da cidade, atrair novos investimentos, empregar pessoas e transformar vidas.

    Rafaela e Thays

    Uma dessas vidas é a de Rafaela Maciel, de 37 anos. Baiana de Ilhéus, ela se mudou há 13 anos para Saquarema, onde mora com a tia. Logo ao chegar na cidade, distribuiu currículos e encontrou trabalho em menos de dois meses. Hoje, é coordenadora de um setor na WER, empresa que produz embalagens. “O trabalho na Bahia era difícil. Minha tia vivia me chamando para vir para cá e, na época, várias empresas estavam vindo para a cidade. Eu tinha muito receio, mas decidi aceitar. E estou aqui até hoje. Sinto saudades da Bahia, mas gosto muito de Saquarema: a praia é muito bonita e acessível, o que não acontecia onde eu morava”, contou Rafaela.

    Colega dela na mesma empresa, Thaís Lemes, que completa 33 anos agora em abril, também viu a vida se transformar com o polo. Atuando como auxiliar de qualidade no local há pouco mais de um ano, ela explica que, antes, trabalhava muito e não tinha tempo para a sua família: “Fiquei cerca de sete anos trabalhando em um mercado e era uma carga horária muito comprida. Mas, desde que comecei a trabalhar aqui, consigo passar mais tempo com meus pais e com o meu filho, que tem dez anos de idade. Também consigo estudar; hoje, estudo enfermagem”, explicou Thaís.

    Thaís é uma das beneficiadas pela integração entre poder público e iniciativa privada. Todos os dias, ao deixar o polo, ela aproveita o transporte gratuito do programa Conexão Universitária para ir até a faculdade, onde faz o curso de enfermagem. A atuação da Prefeitura de Saquarema, no polo, não só lhe deu trabalho e aumentou o seu tempo livre, mas também permite que ela se qualifique para um futuro ainda melhor: “Na enfermagem, há um setor que é o de qualidade. Então, muitos dos conhecimentos que eu acumulo aqui no trabalho também estão sendo úteis nos estudos”, completou.

    Ambiente saudável de negócios

    Assessor da Secretaria Municipal de Governança e Sustentabilidade, Bruno Cordeiro Rocha é o elo entre os empresários do polo e a Prefeitura de Saquarema. Uma das suas funções é tentar conciliar os interesses do poder público e a iniciativa privada, criando um ambiente saudável de negócios para todos. Foi graças a essa articulação que, hoje, a região do polo conta com iluminação pública e ronda de policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança Pública (PROEIS).

    “A Prefeitura quer atrair mais empresas para esse local. Essa é uma forma de a cidade ganhar mais autonomia em relação aos royalties do petróleo, em um movimento que, a longo prazo, vai transformar ainda mais a cidade. Desde a implementação do polo, já houve muitas transformações. Conseguimos fazer com que a Prefeitura esteja mais presente no local; hoje, por exemplo, os funcionários contam com transporte público para ir de casa até o polo e voltar”, ressaltou Bruno.

    O Polo Industrial de Saquarema fica localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), na altura do km 54, a 1 km de distância do Centro de Sampaio Corrêa.

    Prefeitura de Maricá fortalece rede de atendimento e inclusão para pessoas com autismo

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão (SPCDI), oferece uma rede estruturada para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com serviços especializados, acompanhamento contínuo e suporte às famílias

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão (SPCDI), oferece uma rede estruturada para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com serviços especializados, acompanhamento contínuo e suporte às famílias. Com equipamentos e programas voltados à reabilitação, inclusão e promoção da qualidade de vida, o município garante atendimento gratuito que reúne saúde, assistência e acolhimento.

    “Maricá estruturou uma rede de equipamentos especializados para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com serviços contínuos e atuação integrada. O trabalho é realizado por equipes multiprofissionais, e tem o objetivo de garantir acompanhamento e suporte às famílias, com foco na inclusão, autonomia e qualidade de vida”, explicou a secretária de Pessoa com Deficiência e Inclusão de Maricá, Tatiana Castor.

    Entre os principais equipamentos da rede está a Casa do Autista, que atende atualmente 341 pacientes com uma equipe multiprofissional formada por profissionais de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, musicoterapia, pedagogia, arteterapia e nutrição. A proposta é oferecer acompanhamento especializado de forma contínua, respeitando as necessidades de cada usuário e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, autonomia e bem-estar.

    Outro eixo importante da rede é o Centro de Atenção Integral à Família de Pessoas com Deficiência (Caif), que atualmente acompanha 111 pacientes. No espaço, são oferecidas oficinas e atividades como dança, percussão, expressão corporal, ginástica, arteterapia, pintura, música, capoeira, contação de histórias, práticas cognitivas e atividades lúdicas, ampliando o cuidado para além do atendimento clínico e fortalecendo também o convívio social e familiar.

    A rede conta ainda com o Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem I e II), responsável pelo atendimento de 975 pacientes, sendo 490 no Sarem I e 485 no Sarem II. Nessas unidades, os usuários têm acesso a serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, musicoterapia, nutrição, terapia ocupacional, psicopedagogia, serviço social e enfermagem técnica.

    Terapia com cavalos

    Outro destaque é o programa de equoterapia, oferecido gratuitamente pela Prefeitura no bairro do Espraiado para pessoas com necessidades especiais entre 3 e 21 anos. Atualmente, 60 pacientes são atendidos no programa, desenvolvido em parceria com o Centro de Treinamento Horse Center. Os assistidos participam de sessões semanais de 30 minutos, acompanhados por equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. As atividades com cavalos treinados contribuem para o desenvolvimento do equilíbrio, da mobilidade, da postura, da socialização, da autorregulação emocional e da integração entre corpo e mente.

    Ao todo, mais de 1.700 pessoas são atendidas anualmente por essa rede municipal, que também inclui orientação familiar e ações voltadas à inclusão social. Além da estrutura de atendimento, o município oferece o Auxílio Cuidar, benefício destinado a responsáveis por pessoas com deficiência, como forma de apoiar a rotina de cuidados e contribuir para a manutenção das famílias que muitas vezes precisam reorganizar completamente sua vida em função do acompanhamento permanente.

    Famílias encontram suporte em Maricá

    A rede especializada de Maricá tem atraído famílias em busca de atendimento gratuito e contínuo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi o caso de Andréa Brandão, que deixou Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, para buscar melhores condições de tratamento para o filho Daniel, de 13 anos, diagnosticado com autismo nível 3 e epilepsia. “Os médicos disseram que meu filho não conseguiria fazer muita coisa”, lembra.

    Desde que passou a ser atendido na Casa do Autista, Daniel revelou talento para a pintura e chegou a ver seus desenhos estampados em camisetas que circularam pelo Brasil e até em Portugal. “Quando ele viu o desenho dele numa camiseta, abriu um sorriso que eu nunca tinha visto”, contou a mãe.

    Márcio Luiz Alves viveu história semelhante; ele se mudou de Nova Iguaçu para Maricá em 2021 com o filho Caíque Gabriel, hoje com 19 anos, diagnosticado com autismo severo e surdez. Segundo ele, a mudança trouxe mais estabilidade para a rotina do filho, que antes apresentava episódios frequentes de agitação. Com o acompanhamento regular, Caíque passou a apresentar um comportamento mais equilibrado. “Ele corria sem direção, sem noção de perigo. Hoje está mais centrado”, concluiu.

    Como se inscrever?

    Para ter acesso ao atendimento, é necessário apresentar encaminhamento médico ou procurar presencialmente um dos espaços da rede, localizado na Rua Albatroz, 474 – Parque Nanci (às margens da Rodovia Amaral Peixoto). Mais informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão: 21 99845-9763.

    Parque Rural de Niterói amplia presença em evento estratégico do setor agropecuário

    0
    O Parque Rural, equipamento da Prefeitura de Niterói, participou do Caminho Agro Rio – Etapa Rio de Janeiro, um dos principais eventos voltados ao agronegócio e à cultura rural no estado

    O Parque Rural, equipamento da Prefeitura de Niterói, participou do Caminho Agro Rio – Etapa Rio de Janeiro, um dos principais eventos voltados ao agronegócio e à cultura rural no estado, realizado no Riocentro, reunindo produtores, empresários, especialistas, expositores e representantes de diversos municípios fluminenses. A presença do Parque no evento reforça o protagonismo de Niterói no fortalecimento do universo equestre, rural e de eventos voltados ao setor agropecuário.

    “O Caminho Agro Rio foi uma oportunidade estratégica para apresentar o Parque Rural de Niterói a um público qualificado e fortalecer nosso papel como referência no universo equestre e no desenvolvimento rural no estado. Temos uma estrutura única, com a maior pista equestre coberta pública do Rio de Janeiro, e um trabalho que vai além do esporte, integrando cultura, educação e inclusão social. Participar de um evento dessa dimensão amplia nossa visibilidade, fortalece parcerias e reafirma o compromisso do Parque com políticas públicas que transformam a vida das pessoas, especialmente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade”, destaca a diretora do Parque Rural, Ana Machado.

    Durante a programação, o espaço apresentou sua estrutura e suas principais iniciativas, com destaque para a maior pista equestre coberta pública do Estado do Rio de Janeiro, equipamento que se consolida como referência para a prática esportiva, eventos, atividades educacionais e ações sociais.

    Além da infraestrutura equestre, a participação no Caminho Agro Rio também evidenciou o papel do Parque Rural como espaço multifuncional, voltado à promoção do esporte, da cultura e da inclusão. Entre as ações destacadas estão os projetos gratuitos oferecidos à população, como atividades equestres, eventos, terapia equestre entre outras iniciativas direcionadas a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

    O evento, que pela primeira vez chegou à capital fluminense, reuniu exposições de animais, rodada de negócios, palestras, atrações culturais e programação para toda a família, criando um ambiente estratégico para troca de experiências e fortalecimento de parcerias institucionais entre municípios e agentes do setor.

    Para o Parque Rural de Niterói, a participação representa mais um passo no processo de consolidação do espaço como referência estadual em eventos do segmento equestre, ampliando sua visibilidade e reforçando sua importância no cenário do agronegócio e do desenvolvimento social.

    Traduzir »