22 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 76

    Iniciado novo ciclo da Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema com recorde de alunos e pioneirismo no Estado

    0
    A Prefeitura de Saquarema deu início, nesta semana, às aulas do novo ciclo letivo da Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema – EPES

    A Prefeitura de Saquarema deu início, nesta semana, às aulas do novo ciclo letivo da Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema – EPES. A unidade é um centro de formação gratuita voltado para alunos da rede pública municipal que, com foco em empreendedorismo e alta tecnologia, prepara os estudantes para o mercado global, unindo o ensino técnico ao compromisso com as metas de sustentabilidade da ONU. Este ano, a escola celebra a marca de 390 alunos matriculados. Para ingressar, todos os estudantes enfrentaram um processo seletivo de alto nível, realizado nos moldes de um vestibular.

    Um dos grandes destaques é que, em todos os ciclos, mais de 20% dos aprovados são alunos neurodivergentes. Esses estudantes realizam o mesmo processo seletivo e as mesmas provas que os demais candidatos, sem distinção. No cotidiano da EPES, o grupo mantém um histórico de alta performance, com participação ativa na interação e no desenvolvimento de projetos tecnológicos complexos.

    Pioneirismo com os ODS

    Reforçando o compromisso de Saquarema com a Agenda 2030 da ONU, a EPES torna-se a primeira unidade de educação municipal do estado do Rio de Janeiro a adotar uma cartilha específica sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em sua base curricular. A iniciativa visa formar profissionais que dominem a tecnologia, mas que também atuem como agentes de transformação social e ambiental. A meta da Prefeitura é expandir esse conteúdo para todas as escolas da rede municipal em breve.

    A Prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, celebrou o impacto do projeto: “O objetivo da EPES é empoderar nossos alunos, ensinando uma profissão e mostrando novos caminhos. Ver esse crescimento no número de alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho plena convicção de que daqui sairão profissionais incríveis, prontos para o mercado de tecnologia”, afirmou.

    Inclusão e Resultados

    Para o Subsecretário de Ciência e Tecnologia da Educação, Raphael Sanzana, a presença de alunos neurodivergentes na unidade reflete a maturidade do sistema de ensino: “Na EPES, a inclusão acontece de forma orgânica. Quase 20% dos nossos alunos são neurodivergentes e eles entraram pelo mesmo processo seletivo dificílimo que todos os outros. Eles se adaptam e são destaque nos projetos justamente porque o ambiente da escola é focado na capacidade e na integração, mostrando que a tecnologia é um caminho real para todos”, explicou.

    EPES+40 TECH: Tecnologia para todas as idades

    Sobre a importância de olhar para o público adulto, a Prefeita Lucimar Vidal completou: “A inclusão social só é plena quando não deixa ninguém para trás. Com o EPES+40 TECH, estamos quebrando a barreira da idade e mostrando que nunca é tarde para aprender. Queremos que o cidadão de Saquarema se sinta seguro e capaz de utilizar as ferramentas digitais para melhorar sua vida e buscar novas oportunidades, independentemente da idade”.

    Ampliando o alcance social, a prefeitura, em parceria com a Casa Brasil, lançou o EPES+40 TECH. O projeto já ofereceu mais de 1.200 vagas voltadas ao nivelamento digital para pessoas com mais de 40 anos, com o objetivo de combater o analfabetismo digital. A iniciativa funciona como uma contrapartida social da EPES, garantindo que cidadãos de todas as idades tenham autonomia para navegar no universo digital e empreender.

    Maricá: homem é detido após ameaçar a ex-namorada e descumprir medida protetiva

    0
    Na manhã da última terça-feira, 31 de março, um homem foi detido pela Polícia Civil após descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-namorada.

    Na manhã da última terça-feira, 31 de março, um homem foi detido pela Polícia Civil após descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-namorada. O caso aconteceu em Maricá.

    De acordo com a polícia, essa não é a primeira vez que o acusado descumpre uma medida protetiva. No início do mês de março, ele chegou a abordar a ex-companheira em um ponto de ônibus em Maricá e proferiu diversas ofensas e xingamentos contra a mulher. Além disso, também houve ameaças de morte.

    O acusado, identificado como Luciano Nunes, foi localizado no bairro de Ubatiba. A Polícia Civil foi até o local e realizou a captura.

    Agora, Luciano está no sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

    Niterói inaugura Núcleo de Acolhimento à Mulher e Sala de Amamentação no Preventório

    0
    Em Niterói, as mulheres contam com mais um espaço de acolhimento e proteção oferecido pela Prefeitura

    Em Niterói, as mulheres contam com mais um espaço de acolhimento e proteção oferecido pela Prefeitura. Nesta terça-feira (31), foi inaugurado um Núcleo de Acolhimento à Mulher (NUAM) no Módulo Médico de Família (MMF) Abel Santamaría, no Preventório, em Charitas. A iniciativa amplia a rede municipal de atendimento especializado e humanizado, oferecendo suporte qualificado a mulheres em situação de vulnerabilidade. A unidade de saúde também ganhou uma Sala de Amamentação, reforçando o compromisso da administração municipal com o cuidado integral à mulher e à primeira infância.

    O Núcleo de Acolhimento à Mulher integra as políticas públicas voltadas à promoção da saúde, à prevenção de violências e ao fortalecimento do cuidado integral às cidadãs de Niterói. Estruturado para garantir acolhimento com escuta sensível, o novo núcleo oferece atendimento multiprofissional e proporciona encaminhamentos adequados dentro da rede de saúde e de proteção social do município.

    A secretária da Mulher, Thaiana Ivia, enfatiza que Niterói vem sendo referência em políticas públicas para as mulheres, o que se reflete em bons resultados, como o fato de a cidade estar há mais de um ano sem registrar casos de feminicídio.

    “A mulher em situação de violência precisa ser vista com sensibilidade. Temos o dever de olhar para as mulheres com carinho, dignidade e respeito e trazê-las para a rede de proteção e enfrentamento à violência. A Prefeitura de Niterói faz um trabalho de excelência nesse sentido, e o NUAM do Preventório vem como mais um equipamento da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com a Secretaria de Saúde, para ser, de fato, essa porta de entrada aos nossos serviços”, destacou.

    O NUAM do MMF Abel Santamaría é o quinto núcleo de acolhimento da cidade. Os outros ficam no Plaza Shopping, no Centro; no Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Bairro de Fátima; na Unidade Municipal de Urgência Mário Monteiro, na Região Oceânica; e na Policlínica Regional da Engenhoca. O núcleo do Preventório vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todas as unidades contam com uma área infantil, de forma que as mães possam entrar com seus filhos e receber o devido encaminhamento.

    A diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde), Maria Célia Vasconcellos, falou da importância da entrega, reforçando o compromisso do município com o cuidado voltado às mulheres de Niterói.

    “Implantar o NUAM em uma unidade do Médico de Família, especialmente no primeiro módulo da cidade, tem um enorme simbolismo. Esses espaços representam um modelo de cuidado baseado no acolhimento, na escuta sensível e na atuação integrada das equipes. Assim, garantimos que cada mulher seja atendida de forma respeitosa, com olhar atento às suas necessidades, além de reforçar o nosso compromisso com o cuidado materno-infantil, oferecendo suporte adequado às mães”, disse.

    Já a Sala de Amamentação foi pensada para oferecer um ambiente acolhedor, incentivando e apoiando o aleitamento materno. O espaço está disponível tanto para usuárias da unidade quanto para as profissionais que amamentam, garantindo conforto e acolhimento.

    Para Tatiane da Silva Rodrigues, mãe de primeira viagem da pequena Yasmin, de apenas 3 meses, a nova sala de amamentação representa um avanço no cuidado humanizado.

    “O espaço da sala de amamentação garante mais privacidade e conforto para estarmos com nossos bebês. É um ambiente seguro que, com certeza, beneficiará muitas mães que estão chegando agora”, afirmou.

    O Módulo Médico de Família (MMF) Abel Santamaría fica na Avenida Prefeito Silvio Picanço, 1.753, no Preventório, em Charitas.

    Maracanã recebe Fluminense x Corinthians com operação especial de trânsito

    0
    A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) realizará uma operação especial de trânsito nesta quarta-feira (01/04) para o jogo entre Fluminense e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, que acontecerá às 21h30, no estádio do Maracanã

    A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) realizará uma operação especial de trânsito nesta quarta-feira (01/04) para o jogo entre Fluminense e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, que acontecerá às 21h30, no estádio do Maracanã. As interdições ao trânsito de veículos na região começam a partir das 19h30 e vão até 1h30 de quinta-feira (02/04). Além dos locais regulamentados com proibição de estacionamento, outras vias também estarão restritas ao estacionamento a partir das 10h.

    O planejamento de trânsito contará com agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, veículos operacionais e motocicletas que estarão empenhados na orientação do trânsito. A operação contará, ainda, com 13 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

    Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.

    INTERDIÇÕES

    De 19h30 até 1h30 do dia seguinte (02/04):

    Rua Professor Eurico Rabelo.

    Rua Artur Menezes.

    Rua Conselheiro Olegário.

    Rua Isidro de Figueiredo.

    Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Professor Eurico Rabelo.

    Avenida Maracanã, sentido Centro, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Mata Machado.

    De 23h até 1h30 do dia seguinte (02/04):

    Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Centro, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Rei Pelé.

    Rua Dona Zulmira, entre a avenida Professor Manoel de Abreu e a rua São Francisco Xavier.

    Proibição de estacionamento

    De 10h até 1h30 do dia seguinte (02/04):

    Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo.

    Rua Isidro de Figueiredo.

    Rua Artur Menezes.

    Rua Conselheiro Olegário.

    Avenida Paula Sousa, lado esquerdo, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo.

    Rotas alternativas

    Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

    Provenientes do Centro e Zona Sul

    -Para a Tijuca: Utilizar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, rua Pará ou rua Paraíba e, em seguida, rua Mariz e Barros;

    -Para Vila Isabel e Grajaú: Utilizar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, rua Pará ou rua Paraíba, rua Mariz e Barros e, em seguida, rua Major Ávila e rua Felipe Camarão;

    -Para a região do Grande Méier: Utilizar a rua Visconde de Niterói.

    Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

    -Para o Centro e Zona Sul: Utilizar a rua Conde de Bonfim e a rua Haddock Lobo.

    Provenientes do Grande Méier

    -Para o Centro e Zona Sul: Utilizar a rua Visconde de Niterói.

    Codemar tem nova presidência e avança no desenvolvimento de Maricá

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), realizou nesta terça-feira (31/03) a cerimônia de transferência de posse da presidência da companhia.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), realizou nesta terça-feira (31/03) a cerimônia de transferência de posse da presidência da companhia. O ato oficializou a saída de Celso Pansera e a posse de Júlio César Urdangarin, que anteriormente atuava como diretor de planejamento da Codemar.

    “Criamos a Codemar para ser o motor do desenvolvimento de Maricá e a condução de Celso Pansera foi fundamental para consolidar esse caminho. A companhia foi estruturada para transformar recursos em investimento e está impulsionando a economia da cidade com planejamento e responsabilidade”, disse o prefeito Washington Quaquá durante a solenidade.

    “Celso Pansera segue para novos desafios após um trabalho decisivo de organização e resultados. Agora, a continuidade desse projeto está nas mãos de Júlio e equipe, que seguirão avançando”, acrescentou o secretário executivo de Gestão de Governo, Arlen Pereira.

    Balanço e novo ciclo

    Nos momentos finais à frente da presidência da Codemar, Celso Pansera ressaltou o trabalho desenvolvido durante sua gestão. “Encerro este ciclo com a convicção de que avançamos na reorganização da Codemar, fortalecendo sua estrutura com alinhamento aos desafios do futuro de Maricá. Levamos um novo direcionamento à empresa, voltado à inovação, sustentabilidade e diversificação econômica”, reforçou Pansera.

    A Codemar atua como eixo estratégico do município na promoção do desenvolvimento econômico, com foco na atração de investimentos e na execução de projetos estruturantes, como o fortalecimento do Aeroporto de Maricá, o Hotel da cidade e o Parque Tecnológico.

    O novo presidente da companhia, Júlio César Urdangarin, reafirmou o compromisso com o avanço das iniciativas em andamento. “Assumo esse compromisso com responsabilidade, buscando seguir com uma atuação baseada em diálogo. É uma honra contribuir com esse momento de crescimento de Maricá e vamos seguir trabalhando para avançar e levar o nome da cidade ainda mais longe”, concluiu Urdangarin.

    Homem é assassinado no bairro do Caju (Maricá-RJ); policial da reserva é acusado de homicídio

    0
    Um homem de aproximadamente 34 anos foi assassinado a tiros na última terça-feira, 31 de março.

    Um homem de aproximadamente 34 anos foi assassinado a tiros na última terça-feira, 31 de março. O crime aconteceu na Rua Nero da Silva Bittencourt, no bairro do Caju, em Maricá (RJ).

    O acusado de ter matado a vítima foi identificado como um policial da reserva. Ele tentou fugir, mas acabou sendo interceptado pela Polícia Rodoviária Federal na Rodovia Presidente Dutra, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

    O policial foi detido e, em seguida, levado para a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG).

    Ainda não se sabe a motivação do crime. O caso segue sendo investigado.

    Maricá inaugura nova escola de período integral e amplia acesso à Educação Infantil

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta terça-feira (31/03) o Jardim de Infância Municipal (JIM) Consuelo Tarquínio Duque, “Pequenos Navegantes”, em Ponta Negra. A nova unidade reforça a oferta de vagas na Educação Infantil, atendendo crianças desde o berçário até o maternal 2.

    Com capacidade para até 100 alunos, o espaço funciona em período integral (das 7h30 às 17h30), contando com cinco salas de aula e um ambiente totalmente estruturado para o desenvolvimento educacional e social das crianças.

    O secretário de Educação, professor Rodrigo Moura, reforçou que a unidade integra um projeto contínuo de ampliação e qualificação da rede municipal. “Essa entrega integra o processo de expansão da rede de ensino. Com a inauguração de hoje, chegamos a 10 novas unidades escolares e mais de 30 reformadas. A educação básica é o primeiro passo para a formação dos futuros profissionais”, ressaltou.

    A primeira-dama de Maricá, Gabriela Lopes, esteve presente na inauguração e destacou a relevância do novo espaço na formação dos alunos. “É uma realização entregar uma nova escola para a população. As crianças devem estar na escola aprendendo e convivendo com outras crianças. Esse espaço foi preparado para recebê-las da melhor forma”, afirmou.

    Expectativa e comunidade escolar

    A diretora-geral, Rejane Batista, celebrou o início das atividades da unidade. “É gratificante estar presente e assumir a direção de uma nova unidade escolar do município. Isso demonstra que a cidade segue avançando na oferta de educação infantil para a população”, disse.

    Durante a inauguração, alunos da rede municipal realizaram uma apresentação teatral, marcando o início das atividades e celebrando o momento com a comunidade escolar.

    Entre os familiares presentes, a moradora de Jaconé Francielly Ferreira, mãe do aluno Pedro, destacou a importância da nova unidade para a rotina da comunidade. “Meu filho, com 2 anos, está indo para a escola e eu me sinto realizada. É importante para o desenvolvimento deles ter esse primeiro contato com as professoras, com a sala de aula e com os colegas”, comentou.

    A moradora de Cordeirinho Jéssica Rosa, mãe de Natacha e Natanael, também ressaltou o impacto na vida das famílias. “É uma felicidade vê-los frequentar a escola pela primeira vez. Eles estão animados e já acordaram querendo saber quando conheceriam a nova escola”, disse.

    Rede municipal em expansão

    Com a inauguração do JIM “Pequenos Navegantes”, o município passa a contar com 89 unidades escolares. Desde 2025, a rede municipal de ensino inaugurou 10 novas escolas, além da reforma e ampliação de mais de 30 unidades, reforçando o investimento na infraestrutura educacional. “Todas as crianças da cidade devem estar na escola. Vamos seguir investindo na ampliação das unidades públicas para garantir uma educação de qualidade para todos”, finalizou Rodrigo Moura.

    Maricá lança material educativo para conscientização ambiental e valorização de recursos naturais

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Minerais, realizou nesta terça-feira (31/03) o lançamento do material educativo “Maricá é Nossa”. O evento que ocorreu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel de Moura Brizola, em Itaipuaçu, teve como foco a conscientização ambiental e a valorização dos recursos naturais do município.

    O conteúdo foi desenvolvido para apresentar, de forma lúdica e acessível, temas como recursos hídricos, pontos turísticos, políticas públicas e a importância da preservação ambiental. Nesta primeira etapa, cerca de 475 estudantes participaram da atividade e receberam o material.

    O secretário de Recursos Hídricos e Minerais, Julio Carolino, destacou o papel estratégico da educação na construção de uma sociedade mais consciente.

    “Estamos levando para as escolas um conteúdo rico, que evidencia as belezas naturais de Maricá e a importância dos nossos recursos hídricos. Ao trabalhar com as crianças, conseguimos alcançar também as famílias, criando um efeito multiplicador. É um investimento no futuro da nossa cidade”, afirmou Carolino.

    A diretora do CEPT Leonel Brizola, Oplonisia Nonato, ressaltou a integração do conteúdo com a proposta pedagógica da unidade escolar.

    “O material contribui diretamente com as disciplinas voltadas à ética, cidadania e educação ambiental. É uma ferramenta importante para reforçar, em sala de aula, temas como sustentabilidade, preservação e o cuidado com o meio ambiente, formando alunos mais conscientes e engajados”, explicou Nonato.

    Durante o evento, os estudantes participaram de uma dinâmica interativa de perguntas e respostas, incentivando o engajamento com o conteúdo. A recepção dos alunos foi positiva.

    A estudante Nicole Moura, de 11 anos, destacou o caráter educativo da iniciativa. “Eu achei muito legal e interessante. A gente consegue conhecer mais sobre o nosso município e entender a importância de cuidar dessas coisas”, disse.

    Já a estudante Naiara Cristina, também de 11 anos, reforçou a importância da ação. “É legal, educativo e importante”, comentou.

    Documentos pessoais poderão ser emitidos em braille no Estado do RJ

    0

    Documentos pessoais poderão ser emitidos em braille para pessoas com deficiência visual no Estado do Rio de Janeiro. É o que aprovou o plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em sessão nesta terça-feira (31/03). Agora, o Projeto de Lei 1040/2023, de autoria dos deputados Filippe Poubel e Índia Armelau segue para o governador, responsável pela sanção ou veto.

    O projeto aprimora a Lei 8.486/2019, permitindo a emissão pelo sistema de leitura braile dos seguintes documentos pessoais: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Certidão de Óbito; Cédula de Identidade ou Registro Geral (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Certificado de Reservista; Cédula de Identidade de Conselhos de Classe; Título de eleitor; Carteira Funcional de Servidores Estaduais; Passaporte.

    De acordo com a proposta, a emissão dos documentos não sofrerá cobrança de valores diferenciados, e as pessoas com deficiência visual que sejam hipossuficientes (renda mensal bruta de até 1 salário-mínimo) terão gratuidade total.

    O projeto de lei também estipula que os prestadores de serviços, responsáveis pela emissão dos documentos, terão prazo de 60 dias, contados da publicação da lei, para se adequarem às disposições estabelecidas.

    “Nada mais justo e equânime permitir ao deficiente visual obter os seus principais documentos confeccionados em braile”, afirma o deputado Filippe Poubel. “Com essa lei garantiremos o pleno direito à cidadania”, completa a deputada Índia Armelau.

    Para aplicação da lei, o governo poderá utilizar recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP), ficando autorizado a abrir créditos suplementares, se necessário.

    Prepara Jovem inicia nova turma com aula inaugural em Piabetá

    0

    A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na última segunda-feira (30), a aula inaugural do Prepara Jovem, pré-vestibular social gratuito voltado para estudantes do município. O encontro aconteceu na Escola Municipal Professora Geralda Izaura Ferreira Telles, em Piabetá, e marcou o início de mais um ciclo de preparação para o ingresso no ensino superior, com 170 alunos distribuídos em dois polos.

    O projeto tem como foco ampliar as oportunidades de acesso à universidade, oferecendo suporte pedagógico, orientação e acompanhamento ao longo do ano letivo. Durante a aula inaugural, os estudantes conheceram a proposta do curso, a equipe de professores e a metodologia que será aplicada.

    A coordenadora do projeto, Claudete dos Santos, ressaltou o papel do Prepara Jovem na transformação de trajetórias por meio da educação. “Ao todo, 170 alunos participarão das aulas. Nosso objetivo é mostrar para esses estudantes que a universidade é um caminho possível. Estamos aqui para apoiar, orientar e caminhar junto com cada um deles nessa jornada”, destacou.

    Entre os alunos, a expectativa para o início das aulas reflete o impacto do projeto na vida dos participantes. A estudante Mariana Ferreira, que pretende cursar Pedagogia, vê no Prepara Jovem uma oportunidade concreta de alcançar seus objetivos. “Eu sempre quis fazer faculdade, e esse projeto está me dando uma chance real de conquistar esse sonho. Quero cursar Pedagogia e, no futuro, também poder transformar vidas através da educação”, contou.

    Traduzir »