19.9 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 73

    Cinema Inflável reúne grande público no segundo dia de programação na orla do Parque Nanci

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), realizou neste sábado (04/04) o segundo dia do projeto Cinema Inflável na orla do Parque Nanci

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), realizou neste sábado (04/04) o segundo dia do projeto Cinema Inflável na orla do Parque Nanci. A programação reuniu moradores para uma noite de atividades culturais e exibição gratuita de filmes.

    As atividades começaram às 18h, com musicalização e o “Baile Bom” com Muriquinho Pequenino. Às 19h, o público assistiu ao curta “O Esperançar de Maricá”, seguido do filme “Gato de Botas: O Último Pedido”.

    A mãe do diretor do curta exibido, Marina D’Avila, destacou a importância da iniciativa. “Feliz demais por esse projeto, pela oportunidade que deram para o meu filho. O projeto é muito legal. Quem não puder assistir aqui no cinema inflável pode assistir pelo YouTube também”, afirmou.

    Moradora de Chácara de Inoã, Juliana Bragança também ressaltou o impacto da ação. “A iniciativa é maravilhosa para nós, mães, e para as crianças. Estamos muito felizes e aproveitando muito”, disse.

    Novos lares e novos começos marcam campanha de adoção de pets em Nova Iguaçu

    0
    Prestes a iniciar uma nova fase da vida a dois, o pernambucano Sérgio Matheus Maceno da Silva, de 25 anos, encontrou na 5ª Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos de 2026 — promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu

    Prestes a iniciar uma nova fase da vida a dois, o pernambucano Sérgio Matheus Maceno da Silva, de 25 anos, encontrou na 5ª Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos de 2026 — promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais — a oportunidade ideal para tornar esse marco ainda mais especial: garantir o primeiro pet do futuro lar. Durante a ação deste sábado (4), no Top Shopping, ele adotou uma cadela que ainda terá o nome escolhido em comum acordo com sua noiva, Maria Eduarda.

    Mesmo sem a presença dela no momento da adoção, a decisão foi tomada em conjunto. Sérgio enviou fotos dos 25 cães e gatos que participavam da campanha e, juntos, definiram que a cadelinha seria a nova integrante da família. O casal pretende se casar até o fim do ano e já tinha a ideia de adotar um pet para quando essa nova fase se iniciar.

    “A gente tinha esse sonho de começar nossa vida juntos com um pet. Já cuidamos de um na casa dela, mas cuidar de um juntos, que é nosso, diariamente e na nossa casa, será ainda mais especial. Quando vimos a campanha, decidimos que eu viria para escolher um. Mandei as fotos para ela e escolhemos juntos essa cadela. Agora falta só decidir o nome”, contou Sérgio.

    Por outro lado, o casal Victor da Costa Moura, de 34 anos, e Daniela Almeida, de 32, estava em busca de uma nova companhia para o gatinho que têm em casa. Com esse objetivo, foram até a campanha e adotaram o Tapioca, que agora chega para fazer companhia ao outro felino e completar ainda mais o dia a dia da família.

    Já acostumados com a adoção, os dois reforçam o vínculo com a causa. Daniela, apaixonada por gatos, sempre teve o hábito de acolher animais, e Victor também já havia adotado anteriormente.

    “A adoção sempre fez parte da nossa vida. A gente acredita muito nisso, em dar uma nova chance para os animais. Campanhas como essa são muito importantes, porque aproximam as pessoas dessa realidade e facilitam esse encontro entre quem quer adotar e quem precisa de um lar”, destacou Daniela.

    Com as seis adoções deste sábado, o número de animais que ganharam um novo lar nas campanhas realizadas em 2026 já chega a 35, chegando a um total de mais de 300 cães e gatos adotados desde 2023, quando a ação foi criada. Todos os animais disponibilizados nas ações são entregues castrados, vacinados e vermifugados, com exceção dos filhotes, que ainda não atingiram a idade ideal para os procedimentos.

    Para adotar, os interessados passam por uma avaliação detalhada e cautelosa, com o preenchimento de formulário contendo informações sobre o lar, a rotina da família e os cuidados que poderão ser oferecidos, garantindo o bem-estar dos animais em ambientes adequados e comprometidos, reforçando a importância da política pública de proteção e defesa dos animais no município.

    A próxima campanha está programada para o dia 26 de abril, no Shopping Nova Iguaçu.

    Maricá promove exibição de filme inclusivo no Cine Henfil

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, exibiu neste sábado (04/04) o filme “O Robô Selvagem” durante a Sessão Azul, realizada no Cine Henfil, no Centro

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, exibiu neste sábado (04/04) o filme “O Robô Selvagem” durante a Sessão Azul, realizada no Cine Henfil, no Centro. A iniciativa foi voltada ao público infantojuvenil com Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando uma experiência adaptada e acolhedora.

    A sessão contou com luz e som reduzidos, liberdade de movimento e um ambiente preparado para garantir conforto e bem-estar aos participantes. A proposta é ampliar o acesso à cultura e ao lazer, promovendo inclusão e respeitando as necessidades específicas do público.

    Inclusão e acesso à cultura

    A secretária de Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, destacou a importância da iniciativa. “Promover atividades voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista é fortalecer a inclusão e garantir o direito ao acesso à cultura e ao lazer. O cinema é uma ferramenta poderosa de socialização e pertencimento, permitindo que pessoas com TEA e suas famílias vivenciem momentos de alegria, interação e acolhimento. No mês de conscientização sobre o autismo, iniciativas como essa reforçam o nosso compromisso com uma cidade mais sensível, inclusiva e preparada para cuidar de todos”, afirmou.

    Moradora de Bambuí, Maria Helena levou a filha para participar da sessão e destacou a importância da ação. “Trouxe minha filha para assistir ao filme e foi uma experiência muito especial. É muito importante ter um espaço preparado para receber nossas crianças com acolhimento e respeito”, concluiu.

    Praia Sem Barreiras garante banho de mar assistido e amplia inclusão nas praias de Niterói

    0
    A Prefeitura de Niterói realizou neste sábado (04) mais uma edição do projeto Praia Sem Barreiras nas praias de Icaraí e Itaipu

    A Prefeitura de Niterói realizou neste sábado (04) mais uma edição do projeto Praia Sem Barreiras nas praias de Icaraí e Itaipu. A iniciativa garante acessibilidade e inclusão nas praias da cidade, permitindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso ao mar com segurança e acompanhamento especializado.

    A ação oferece estrutura adaptada com cadeiras anfíbias, esteiras de acesso à areia e apoio de equipes treinadas para auxiliar os participantes durante toda a experiência do banho de mar. Também são realizadas atividades recreativas, alongamento e espaço de convivência. O objetivo é ampliar o acesso ao lazer e garantir que todos possam usufruir das praias da cidade com conforto e autonomia.

    “O acesso ao lazer faz com que as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida tenham garantido o resgate de sua cidadania de forma ampla e plena”, disse a coordenadora de Acessibilidade de Niterói, Camila Rodrigues.

    O Praia Sem Barreiras integra a política municipal de acessibilidade e inclusão e faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Niterói para promover qualidade de vida, autonomia e participação social para pessoas com deficiência.

    Niterói será base de apoio para uma das maiores corridas a vela do mundo: Sail GP é considerado a Fórmula 1 dos mares

    0
    Niterói será base logística do evento: o Caminho Niemeyer será a sede do apoio técnico para as regatas. O Sail GP é considerado a Fórmula 1 dos mares.

    A Baía de Guanabara será palco de um espetáculo de velocidade e tecnologia inédito na América do Sul. Nos dias 11 e 12 de abril, a capital fluminense recebe o Enel Rio Sail Grand Prix, quarta etapa da temporada 2026 do Rolex Sail GP Championship, o campeonato mundial da categoria mais veloz da vela. Niterói será base logística do evento: o Caminho Niemeyer será a sede do apoio técnico para as regatas. O Sail GP é considerado a Fórmula 1 dos mares.

    “Essa é uma das maiores competições de vela do mundo que, pela primeira vez, acontece na América do Sul. É muito importante para Niterói fazer parte deste evento com o Caminho Niemeyer servindo de base de apoio logístico para os competidores. Niterói é a cidade da vela. Temos vários e várias atletas que conquistaram medalhas olímpicas. A relação da cidade com os esportes marítimos é muito forte. Por isso vamos participar do Sail GP”, explicou o prefeito Rodrigo Neves.

    O Sail GP é conhecido globalmente pela alta performance de seus catamarãs F50, embarcações de última geração que atingem velocidades de até 100 km/h. Com um formato dinâmico, a competição reúne os melhores atletas do mundo em regatas curtas e intensas.

    O grande destaque da etapa é a bicampeã olímpica Martine Grael. Líder do time brasileiro desde 2024, Martine fez história como a primeira mulher a assumir essa função na liga e permanece como a única mulher no comando de uma equipe no circuito atual.

    “Competir na Baía de Guanabara é algo muito especial. É um lugar que faz parte da nossa história na vela e poder finalmente disputar uma etapa do SailGP em casa, com a torcida acompanhando de perto, é uma motivação enorme”, afirma Martine Grael.

    A equipe brasileira chega ao Rio em um momento de ascensão após sua melhor performance na temporada na etapa anterior, em Sydney. Além de Martine, o time conta com talentos nacionais como Marco Grael, Mateus Isaac e Breno Kneipp, apoiados por uma equipe técnica internacional de elite.

    Além do Brasil, os países representados no Sail GP são: Austrália, Espanha, Canadá, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Estados Unidos. A temporada 2026 já teve duas etapas na Austrália e uma na Nova Zelândia. Até o fim do ano, o campeonato terá 13 Grandes Prêmios, o maior calendário já realizado pelo Sail GP.

    Maricá amplia atenção primária com construção de novas Unidades de Saúde da Família

    0

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, visitou nesta quinta-feira (02/04) os terrenos onde estão sendo construídas as novas Unidades de Saúde da Família (USF) do município. A agenda integra o acompanhamento das obras e ações de ampliação da rede municipal de saúde.

    “Vamos entregar 16 novos postos até o fim do ano. No total, vamos construir 36 novas unidades. Teremos também novas equipes para que a gente possa ter um atendimento de excelência para o povo da nossa cidade”, disse o prefeito.

    Em Ubatiba, as obras já estão em andamento, após a demolição da antiga estrutura. Já no Espraiado, o terreno para a implantação da nova unidade já está definido – etapa fundamental para o avanço do projeto. As unidades seguem as normativas da área da saúde, levando mais qualidade e eficiência ao atendimento.

    “Essa visita contribui para o desenvolvimento da saúde no município, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Estamos promovendo uma transformação na cidade, com a ampliação do atendimento desde a atenção primária até a especializada”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho.

    A construção das novas unidades faz parte do processo de reestruturação da atenção primária, com foco na ampliação da cobertura e na melhoria da infraestrutura de atendimento. A iniciativa integra um pacote de investimentos que prevê a construção de 36 novas unidades em diferentes regiões da cidade.

    As USFs são a principal porta de entrada do sistema público de saúde, responsáveis por serviços como consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, curativos e acompanhamento contínuo dos moradores.

    Maricá F.C anuncia a chegada do atacante Berê

    0

    O Maricá F.C acertou a contratação do atacante Berê, de 23 anos, que chega por empréstimo junto ao Boavista para reforçar a equipe na sequência da temporada. O Atacante integrou o elenco que fez boa campanha no Cariocão Superbet 2026, alcançando as semifinais da Taça Rio. A equipe acabou sendo eliminada pelo Botafogo, após duelo equilibrado.

    Formado nas categorias de base do próprio clube de Saquarema, Berê construiu sua trajetória com passagens por equipes tradicionais do futebol brasileiro, como o Atlético Mineiro, Volta Redonda e Bangu, acumulando experiência mesmo com pouca idade.

    O atacante chega ao Tsunami com a missão de reforçar o setor ofensivo e ampliar as opções do técnico para a sequência da temporada, que contará com desafios importantes como a Série D do Campeonato Brasileiro e a disputa da Carioca A2.

    A chegada de Berê amplia as opções ofensivas do Maricá F.C e fortalece o elenco para a sequência da temporada. O atacante já está integrado ao grupo e participa das atividades com o restante do elenco no CT Arena Trops, em Niterói, onde a equipe intensifica a preparação visando a estreia na Série D do Campeonato Brasileiro.

    Nittrans implanta redutores de velocidade em avenida de Itaipu

    0

    A Nittrans iniciou a implantação de redutores de velocidade na Avenida Professora Romanda Gonçalves, em Itaipu, na Região Oceânica. O objetivo é reduzir a velocidade dos veículos, especialmente nos trechos com maior circulação de pedestres, e mitigar acidentes.

    Os pontos de intervenção foram definidos a partir de estudos técnicos detalhados, que identificaram os locais onde a medida é mais necessária. A análise leva em conta o histórico de acidentes — principalmente aqueles envolvendo pedestres —, a velocidade média dos veículos, o volume de tráfego e as características da via, como a presença de escolas, comércios e áreas com grande fluxo de pessoas.

    Antes da adoção dos redutores, outras alternativas foram avaliadas, como o reforço da sinalização e da fiscalização e, nos casos em que essas ações não se mostraram suficientes para reduzir os riscos, o redutor de velocidade foi planejado como a solução mais eficaz para conter o excesso de velocidade.

    “A Nittrans vem mapeando os locais mais críticos e atuando de forma contínua. Nosso foco é a segurança viária e estamos atentos às demandas da população. Antes da implantação dos redutores, nossos operadores já atuavam nesses pontos, e a expectativa é de uma redução rápida no número de acidentes”, afirmou o presidente da Nittrans, Nelson Godá.

    Niterói inicia ação de fiscalização de táxis

    0
    A Prefeitura de Niterói, por meio da Subsecretaria de Transportes (SST), iniciou ações de fiscalização voltadas aos táxis que ainda não realizaram a vistoria anual obrigatória de 2025.

    A Prefeitura de Niterói, por meio da Subsecretaria de Transportes (SST), iniciou ações de fiscalização voltadas aos táxis que ainda não realizaram a vistoria anual obrigatória de 2025. As equipes de Fiscais de Sistema Viário estão atuando em diferentes pontos da cidade, incluindo Centro, Zona Norte, Zona Sul e Região Oceânica, com abordagens sem aviso prévio. Durante as ações, são verificados itens como o selo de vistoria, o cartão de autorização dos condutores, além das condições gerais de conservação dos veículos. Inicialmente, as ações têm caráter educativo, buscando orientar permissionários e motoristas auxiliares sobre a importância da regularização para a segurança dos passageiros.

    O subsecretário de Transportes, Murilo Moreira Junior, destacou que as ações serão contínuas e periódicas, com o objetivo de garantir que todos os veículos estejam em conformidade com a legislação vigente, assegurando mais segurança e qualidade no serviço prestado à população.

    “Estamos realizando, neste primeiro momento, uma fiscalização com caráter educativo, orientando os taxistas que ainda não fizeram a vistoria obrigatória de 2025. Nosso objetivo é garantir que todos estejam regularizados e possam oferecer um serviço seguro à população. Essas ações serão ampliadas e vão acontecer de forma permanente em toda a cidade”, reforçou Murilo.

    De acordo com a Subsecretaria, das 1.905 autonomias cadastradas no município, 1.620 realizaram a vistoria em 2025, cerca de 85% dos veículos. Nessa fase inicial, os fiscais têm priorizado a orientação dos profissionais que ainda não se regularizaram, alertando para a obrigatoriedade da vistoria e os prazos legais. Em casos de irregularidades mais graves, os veículos são encaminhados para regularização junto ao órgão competente, sendo liberados apenas após a adequação.

    Jovem grávida é agredida por adolescentes dentro de colégio estadual em Maricá

    0
    Na última quarta-feira, 1º de abril, uma adolescente grávida de dois meses foi agredida por estudantes dentro do Colégio Estadual Elisiário Matta, no Centro de Maricá

    Na última quarta-feira, 1º de abril, uma adolescente grávida de dois meses foi agredida por estudantes dentro do Colégio Estadual Elisiário Matta, no Centro de Maricá. Ainda não se sabe a motivação das agressões.

    De acordo com informações, a jovem foi agredida com tapas, chutes e puxões de cabelo. A briga aconteceu nos corredores da unidade escolar.

    As equipes da Patrulha da Criança e do Adolescente foram acionadas pela diretoria. Com a chegada dos agentes, a briga, assim como a sessão de xingamentos e ofensas, foi cessada.

    A adolescente grávida foi levada para a maternidade do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro de Maricá, acompanhada por uma responsável.

    A vítima das agressões passou por um exame de ultrassonografia e, felizmente, não foi constatado nenhum sangramento. Mesmo com a boa notícia, a equipe médica orientou que ela permanecesse em observação em casa.

    Já as agressoras foram levadas para a Delegacia de Maricá (82ª DP).

    Traduzir »