20 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 72

    Cinema Inflável encerra programação na orla do Parque Nanci

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), encerrou neste domingo (05/04) a programação do Cinema Inflável na orla do Parque Nanci.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), encerrou neste domingo (05/04) a programação do Cinema Inflável na orla do Parque Nanci. O último dia do evento reuniu moradores de diferentes bairros, promovendo acesso gratuito à cultura e ao lazer no município.

    A programação teve início às 18h, com atividades de musicalização conduzidas pelo grupo Muriquinho Pequenino, promovendo interação com o público infantil. Em seguida, às 19h, foram exibidos o curta “Saci do Espraiado” e o filme “Nosso Sonho” encerrando a noite.

    Cultura acessível e gratuita

    O presidente da MARÉ, Antonio Grassi, destacou a importância do projeto para a cidade. “Encerrar o Cinema Inflável com esse retorno do público é muito especial. Levar cultura de forma acessível, ocupando os espaços da cidade, é um compromisso essencial. Quando a população participa, se reconhece e vive essas experiências, fica ainda mais clara a importância de investir em ações como essa”, afirmou.

    Moradora do Parque Nanci, Lara Andrade aprovou a iniciativa. “Eu amei. É pertinho de casa e espero que aconteça mais vezes. Atividades gratuitas são acessíveis para todos. Toda a produção, com pipoca de graça, está maravilhosa”, comentou.

    Já Ana Luiza Rodrigues, moradora de Manu Manuela, destacou o caráter familiar do evento. “Eu achei algo muito divertido, muito legal para toda a família. Eu vim ontem com a minha família e vim hoje de novo. Eu gostei muito”, completou.

    Saquarema adota método contraceptivo Implanon na rede municipal de saúde

    0
    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue avançando na ampliação das políticas públicas voltadas à saúde da mulher

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue avançando na ampliação das políticas públicas voltadas à saúde da mulher, com a adoção do método contraceptivo Implanon na rede municipal.

    A iniciativa representa um importante passo na promoção do planejamento reprodutivo, oferecendo às mulheres saquaremenses mais autonomia, segurança e qualidade de vida. O Implanon é um método contraceptivo moderno, de longa duração, composto por um pequeno implante subdérmico que libera hormônios de forma contínua, garantindo alta eficácia na prevenção da gravidez por até três anos.

    Aplicação gratuita

    A aplicação do dispositivo está sendo realizada, gratuitamente, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, assegurando um atendimento seguro e qualificado. Neste primeiro momento, o serviço está disponível na Clínica da Mulher, contemplando pacientes com idades entre 14 e 49 anos, mediante avaliação e indicação profissional.

    As interessadas devem procurar a unidade da Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua residência para obter orientações sobre os métodos contraceptivos disponíveis, realizar o acompanhamento necessário e, quando indicado, agendar o procedimento.

    Além de sua eficácia, o Implanon se destaca por ser um método prático, discreto e reversível, contribuindo para que as mulheres tenham maior controle sobre sua saúde reprodutiva e possam planejar seu futuro com mais tranquilidade. Ressalta-se que o Implanon não oferece proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sendo recomendada a utilização de preservativos como método complementar para a prevenção dessas infecções.

    Maricá: Casa do Autista inicia comemorações do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão, iniciou, nesta segunda-feira (06/04), na Casa do Autista, em Itapeba, as ações em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão, iniciou, nesta segunda-feira (06/04), na Casa do Autista, em Itapeba, as ações em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril. As atividades propostas buscam estimular a criatividade e dar visibilidade às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), promovendo a inclusão.

    A programação contou com a parceria da Secretaria de Juventude e Participação Popular, que levou um ônibus itinerante para a realização de oficina de teatro e apresentação de equipamentos audiovisuais aos assistidos da Casa do Autista.

    “Até o dia 17, nós teremos programações especiais voltadas para as pessoas com TEA, junto com as suas famílias. Teremos show de talentos, exposição artística, oficinas e circuitos. Para abrir as atividades, hoje recebemos um ônibus itinerante, que vai trazer oficinas de audiovisual, cinema e teatro. Nossos assistidos participarão desse momento tão especial junto com os terapeutas”, destacou a coordenadora da Casa do Autista, Juliana Cardoso.

    A programação segue na Casa do Autista até o dia 17 de abril, promovendo a inclusão e garantindo a integração dos assistidos.

    Alerj analisa inclusão de 3 cidades no Bilhete Único Intermunicipal

    0
    As cidades de Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Petrópolis poderão ser incluídas na área de abrangência do Bilhete Único Intermunicipal.

    As cidades de Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Petrópolis poderão ser incluídas na área de abrangência do Bilhete Único Intermunicipal. A medida está prevista em um projeto de lei de autoria do presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Guilherme Delaroli (PL), e já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

    O texto altera a lei do Bilhete Único Intermunicipal, de 2009, para que a relação de cidades da Região Metropolitana, onde o benefício é válido, passe a seguir a Lei Complementar 184/18, que passou a abranger Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Petrópolis. Segundo Delaroli, a atualização da legislação irá beneficiar milhares de pessoas.

    “Os municípios que fazem parte da Região Metropolitana foram modificados em 2018 e a lei do Bilhete Único, que é de 2009, não acompanhou essa mudança. Isso acabou deixando milhares de pessoas de fora desse benefício. Precisamos corrigir incluindo Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Petrópolis”, afirmou o presidente da Alerj.

    Atualmente, o Bilhete Único Intermunicipal é válido nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. O projeto será analisado pelo plenário da Alerj e, se aprovado, segue para sanção do governador.

    Como funciona o Bilhete Único

    O Bilhete Único Intermunicipal é um benefício tarifário aplicado nas tarifas de transporte público e concedido pelo Governo do Estado ao cidadão por meio do CPF. Para usufruir do benefício, o usuário deve ter idade entre 5 e 64 anos e ganho mensal de até R$ 3.205,20. A diferença entre o valor máximo pago pelo usuário e o custo real dos transportes escolhidos no deslocamento é subsidiada pelo Poder Executivo.

    O benefício é válido em todos os meios de transporte, podendo ser utilizado duas vezes ao dia, com intervalo de uma hora. Após esse limite diário, será descontado o valor integral das tarifas. O mesmo ocorrerá quando o usuário utilizar o cartão duas vezes seguidas na mesma linha de transporte, uma vez que não caracteriza integração do Bilhete Único. Nesse caso, o cartão debitará o valor integral das duas tarifas.

    Válido em todos os meios de transporte

    O Bilhete Único é válido em todos os meios de transporte: barcas, metrô, trem, ônibus municipais e intermunicipais, vans intermunicipais legalizadas, BRT e VLT. Em julho do ano passado, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) assinou um acordo de cooperação com a Secretaria Municipal de Transporte do Rio (SMTR), garantindo o funcionamento do benefício para as integrações com os modos de transporte municipais, após a implementação do sistema de bilhetagem escolhido pelo município.

    Show de Jorge Aragão será a principal atração do Dia de São Jorge em Maricá

    0
    Com muita fé, samba e feijoada, o Dia de São Jorge em Maricá será comemorado na quadra da União de Maricá (Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao Corpo de Bombeiros), no próximo dia 25 de abril, a partir das 14h

    Com muita fé, samba e feijoada, o Dia de São Jorge em Maricá será comemorado na quadra da União de Maricá (Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao Corpo de Bombeiros), no próximo dia 25 de abril, a partir das 14h. A Feijoada do Padroeiro contará com apresentação do cantor Jorge Aragão, com abertura do cantor Bernini e da equipe da União de Maricá.

    Além de muito pagode, o evento também contará com a tradicional feijoada.

    Atenção! Os ingressos já estão à venda, com o primeiro lote a partir de 20 reais. Você pode garantir sua entrada acessando o Guichê Web.

    Niterói amplia videomonitoramento e avança para o CISP 2.0 com inteligência artificial e reconhecimento facial

    0
    Niterói está ampliando seu sistema de segurança e dá um novo salto tecnológico com a implantação do CISP 2.0

    Niterói está ampliando seu sistema de segurança e dá um novo salto tecnológico com a implantação do CISP 2.0. A cidade passará de 522 para mais de 800 câmeras de monitoramento — um aumento de até 40% na capacidade — e inicia a adoção de reconhecimento facial, além de novas ferramentas de inteligência artificial.

    A nova etapa do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) inclui câmeras de alta resolução, equipamentos com visão 360 graus e recursos avançados de análise de dados, reforçando a prevenção e a investigação de crimes no município. Parte dos novos equipamentos já está sendo instalada em diferentes regiões da cidade.

    As câmeras contam com tecnologia de alta definição, visão noturna e maior alcance, permitindo imagens mais nítidas e detalhadas para apoiar ações policiais e investigações.

    O prefeito Rodrigo Neves destaca que o investimento faz parte de uma estratégia contínua de fortalecimento da segurança pública, baseada na integração entre o município e as forças estaduais e federais.

    “Niterói construiu, ao longo dos últimos anos, um modelo de segurança pública baseado em inteligência, tecnologia e integração institucional. O CISP é hoje uma das principais referências do país nesse campo. Com essa ampliação, damos mais um passo para apoiar o trabalho das polícias, ampliar a prevenção e garantir mais segurança para a população. Segurança pública é responsabilidade do Estado, mas as cidades podem e devem contribuir com investimento, tecnologia e gestão eficiente”, afirmou.

    Entre as novidades, está o sistema de reconhecimento facial, já em fase de testes em alguns pontos da cidade. A tecnologia será integrada aos bancos de dados das forças policiais, permitindo a identificação a partir do cruzamento de informações oficiais.

    O secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, ressalta que a implantação está sendo feita com critérios rigorosos para garantir precisão e evitar erros.

    “O reconhecimento facial é uma ferramenta importante, mas precisa ser usado com responsabilidade. Em outros lugares, houve casos de falsos positivos e constrangimentos. Em Niterói, estamos estruturando o sistema com base em dados oficiais e equipamentos de alta qualidade, para garantir mais precisão e segurança”, explicou.

    Inaugurado em 2015, o CISP se consolidou como o principal núcleo de inteligência e monitoramento da cidade, reunindo videomonitoramento, análise de dados e comunicação integrada entre os órgãos de segurança.

    Atualmente, o sistema conta com portais de cercamento eletrônico nas entradas e saídas da cidade, capazes de identificar veículos roubados ou clonados, além de drones, geolocalização de ocorrências e monitoramento em tempo real. As imagens também são frequentemente utilizadas em investigações da Polícia Civil e em processos judiciais.

    A expansão reforça ainda a integração entre os órgãos de segurança, permitindo o compartilhamento rápido de informações entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal e NitTrans, o que contribui para ações mais ágeis e eficazes.

    “O avanço é muito significativo. Niterói conta hoje com ferramentas modernas de monitoramento e inteligência que fortalecem o trabalho das forças de segurança. Esses recursos estão à disposição das polícias e da Guarda Municipal, ampliando a capacidade de prevenção e resposta às ocorrências”, afirmou o novo comandante do 12º BPM, tenente-coronel Júlio César Castro.

    Nova Iguaçu intensifica vacinação contra o sarampo

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu reforçou a vacinação contra o sarampo. Além das 63 unidades espalhadas na cidade disponíveis para imunização, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) colocou à disposição da população o Ônibus da Saúde

    A Prefeitura de Nova Iguaçu reforçou a vacinação contra o sarampo. Além das 63 unidades espalhadas na cidade disponíveis para imunização, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) colocou à disposição da população o Ônibus da Saúde. Desde a manhã desta segunda-feira (6), ele está estacionado na Via Light, na altura da Avenida Nilo Peçanha, no Centro, onde ficará até sexta (10). O atendimento será das 9h às 16h.

    O objetivo é atender especialmente aqueles que não encontram tempo para ir até um ponto de vacinação, como estudantes e trabalhadores que transitam por locais de grande circulação. Por se tratar de uma doença viral altamente contagiosa e transmitida por vias aéreas, estes são os mais suscetíveis ao vírus. No entanto, o imunizante está disponível para qualquer pessoa acima de três meses de idade.

    Embora não haja registros da doença em Nova Iguaçu, a intensificação da vacinação contra o sarampo ocorre após a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) confirmar, na última quarta-feira (1º), um caso no município do Rio de Janeiro. A paciente é uma mulher de 22 anos que trabalha em um hotel da cidade. Este é o segundo caso de sarampo no Brasil em 2026. O primeiro foi registrado em São Paulo, no dia 11 de março: um bebê de 6 meses com viagem recente a La Paz, na Bolívia, país que vive surto da doença.

    “O sarampo é uma doença que pode deixar sequelas por toda a vida ou até mesmo levar à morte. Por isso, é fundamental que a população seja vacinada. Vamos levar o Ônibus da Saúde estrategicamente para um dos locais de maior circulação da cidade, próximo à estação ferroviária, aos pontos de ônibus de linhas intermunicipais e ao Calçadão, que é um dos maiores centros comerciais do estado”, explica o secretário da SEMUS, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

    Além da vacina contra o sarampo, o Ônibus da Saúde e os pontos de imunização oferecem vacinação conta Influenza, Covid-19 e as demais vacinas de rotina do calendário de imunização. A lista com todos os locais de atendimento, bem como seus dias e horários de funcionamento, pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao/rotina.

    Sintomas

    O sarampo já foi uma doença muito comum na infância de crianças em todo o Brasil. Os sintomas mais comuns que o caracterizam são manchas brancas na parte interna da bochecha e pintas vermelhas na pele, que aparecem primeiramente no rosto e vão em direção aos pés. O doente também pode apresentar tosse persistente, irritação nos olhos e corrimento no nariz.

    Em alguns casos, o vírus pode ainda causar febre, irritação nos ouvidos, pneumonia, diarreia, conjuntivite, perda de apetite, convulsões e até mesmo atingir as vias respiratórias e causar infecções no encéfalo e a morte do doente.

    Maricá inicia mutirão odontológico com 60 atendimentos no primeiro dia; mutirão segue nos dias 11, 18 e 25 de abril

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou neste sábado (04/04) o mutirão de atendimentos odontológicos para tratamento de canal no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Itaipuaçu

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou neste sábado (04/04) o mutirão de atendimentos odontológicos para tratamento de canal no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Itaipuaçu. No primeiro dia de ação, foram realizados 60 atendimentos.

    A iniciativa atende pacientes que estavam na fila de espera da Central de Regulação do município e continuará nos sábados de abril (11, 18 e 25), ampliando o acesso a procedimentos especializados de saúde bucal.

    Ampliação do acesso à saúde

    O secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, destacou que a ação faz parte do fortalecimento da rede municipal. “Estamos avançando na organização da rede para garantir mais acesso e qualidade no atendimento. A ampliação dos serviços odontológicos especializados é parte desse processo, que busca reduzir filas e oferecer um cuidado cada vez mais eficiente e próximo da população”, afirmou.

    A subsecretária de Políticas Odontológicas, Dra. Aline Brito, ressaltou a importância da continuidade da iniciativa. “Esse mutirão é essencial para acelerar o atendimento dos pacientes que aguardam por tratamento de canal e garantir mais resolutividade na rede. Também é importante reforçar que o não comparecimento prejudica outras pessoas que estão na fila. A ação seguirá durante todos os sábados de abril, ampliando o acesso e qualificando o cuidado em saúde bucal no município”, destacou.

    Paciente atendida no primeiro dia, Patrícia Carla Neves elogiou a iniciativa. “É muito importante ter esse atendimento aos sábados, porque trabalho durante a semana. Além disso, o tratamento é muito bom, com profissionais que cuidam da gente com respeito e humanidade”, disse.

    Serviço

    Mutirão odontológico para tratamento de canal

    Datas: 11, 18 e 25 de abril

    Horário: 8h às 17h

    Local: CEO de Itaipuaçu – Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1), lote 15, quadra 133, Jardim Atlântico Oeste

    Cinema Inflável reúne grande público no segundo dia de programação na orla do Parque Nanci

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), realizou neste sábado (04/04) o segundo dia do projeto Cinema Inflável na orla do Parque Nanci

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), realizou neste sábado (04/04) o segundo dia do projeto Cinema Inflável na orla do Parque Nanci. A programação reuniu moradores para uma noite de atividades culturais e exibição gratuita de filmes.

    As atividades começaram às 18h, com musicalização e o “Baile Bom” com Muriquinho Pequenino. Às 19h, o público assistiu ao curta “O Esperançar de Maricá”, seguido do filme “Gato de Botas: O Último Pedido”.

    A mãe do diretor do curta exibido, Marina D’Avila, destacou a importância da iniciativa. “Feliz demais por esse projeto, pela oportunidade que deram para o meu filho. O projeto é muito legal. Quem não puder assistir aqui no cinema inflável pode assistir pelo YouTube também”, afirmou.

    Moradora de Chácara de Inoã, Juliana Bragança também ressaltou o impacto da ação. “A iniciativa é maravilhosa para nós, mães, e para as crianças. Estamos muito felizes e aproveitando muito”, disse.

    Novos lares e novos começos marcam campanha de adoção de pets em Nova Iguaçu

    0
    Prestes a iniciar uma nova fase da vida a dois, o pernambucano Sérgio Matheus Maceno da Silva, de 25 anos, encontrou na 5ª Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos de 2026 — promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu

    Prestes a iniciar uma nova fase da vida a dois, o pernambucano Sérgio Matheus Maceno da Silva, de 25 anos, encontrou na 5ª Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos de 2026 — promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais — a oportunidade ideal para tornar esse marco ainda mais especial: garantir o primeiro pet do futuro lar. Durante a ação deste sábado (4), no Top Shopping, ele adotou uma cadela que ainda terá o nome escolhido em comum acordo com sua noiva, Maria Eduarda.

    Mesmo sem a presença dela no momento da adoção, a decisão foi tomada em conjunto. Sérgio enviou fotos dos 25 cães e gatos que participavam da campanha e, juntos, definiram que a cadelinha seria a nova integrante da família. O casal pretende se casar até o fim do ano e já tinha a ideia de adotar um pet para quando essa nova fase se iniciar.

    “A gente tinha esse sonho de começar nossa vida juntos com um pet. Já cuidamos de um na casa dela, mas cuidar de um juntos, que é nosso, diariamente e na nossa casa, será ainda mais especial. Quando vimos a campanha, decidimos que eu viria para escolher um. Mandei as fotos para ela e escolhemos juntos essa cadela. Agora falta só decidir o nome”, contou Sérgio.

    Por outro lado, o casal Victor da Costa Moura, de 34 anos, e Daniela Almeida, de 32, estava em busca de uma nova companhia para o gatinho que têm em casa. Com esse objetivo, foram até a campanha e adotaram o Tapioca, que agora chega para fazer companhia ao outro felino e completar ainda mais o dia a dia da família.

    Já acostumados com a adoção, os dois reforçam o vínculo com a causa. Daniela, apaixonada por gatos, sempre teve o hábito de acolher animais, e Victor também já havia adotado anteriormente.

    “A adoção sempre fez parte da nossa vida. A gente acredita muito nisso, em dar uma nova chance para os animais. Campanhas como essa são muito importantes, porque aproximam as pessoas dessa realidade e facilitam esse encontro entre quem quer adotar e quem precisa de um lar”, destacou Daniela.

    Com as seis adoções deste sábado, o número de animais que ganharam um novo lar nas campanhas realizadas em 2026 já chega a 35, chegando a um total de mais de 300 cães e gatos adotados desde 2023, quando a ação foi criada. Todos os animais disponibilizados nas ações são entregues castrados, vacinados e vermifugados, com exceção dos filhotes, que ainda não atingiram a idade ideal para os procedimentos.

    Para adotar, os interessados passam por uma avaliação detalhada e cautelosa, com o preenchimento de formulário contendo informações sobre o lar, a rotina da família e os cuidados que poderão ser oferecidos, garantindo o bem-estar dos animais em ambientes adequados e comprometidos, reforçando a importância da política pública de proteção e defesa dos animais no município.

    A próxima campanha está programada para o dia 26 de abril, no Shopping Nova Iguaçu.

    Traduzir »