27.6 C
Maricá
    segunda-feira, junho 22, 2026
    Início Site Página 48

    Projeto Pega a Visão leva jovens a vivência com a PRF e amplia horizontes profissionais em Niterói

    0
    A Prefeitura de Niterói realizou, nesta terça-feira (28), na base da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Niterói, mais uma edição do Projeto Pega a Visão

    A Prefeitura de Niterói realizou, nesta terça-feira (28), na base da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Niterói, mais uma edição do Projeto Pega a Visão. A iniciativa tem como meta aproximar adolescentes de escolas públicas municipais e projetos sociais de diferentes espaços profissionais, possibilitando o conhecimento sobre diversas profissões e a compreensão das habilidades necessárias para o desenvolvimento de suas futuras carreiras, com especial atenção às áreas de segurança pública e instituições parceiras. O projeto é realizado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Niterói (GGIM).

    Nesta nova edição, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 35 estudantes do Projeto Núcleo Avançado de Sustentabilidade, Cultura e Esporte (Nasce), do Tibau, participaram de uma programação diversificada. As atividades incluíram rodas de conversa e palestra de educação no trânsito com agentes da PRF, visita guiada ao Museu da Ponte e demonstração do canil com cães farejadores (K-9) da corporação. Encerrando o evento, a equipe de socorristas da Ecoponte realizou uma demonstração ao vivo de resgate e salvamento para as crianças.

    A ação é inspirada pelo sucesso da edição inaugural, realizada em setembro de 2024, quando cerca de 40 jovens participaram de uma vivência prática na estrutura da Polícia Federal, no aeroporto de Jacarepaguá.

    O secretário do GGIM, Felipe Ordacgy, destacou que muitos desses adolescentes vivem em contextos onde não se imaginam exercendo determinadas profissões, frequentemente influenciados pela realidade social em que estão inseridos. Segundo ele, o projeto busca justamente ampliar esse horizonte.

    “O projeto busca desmistificar essas barreiras, oferecendo experiências práticas que ampliam a visão dos alunos sobre suas possibilidades profissionais”, explicou.

    A realização da ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e com a colaboração de parceiros da iniciativa privada, como a Leste Telecom e a Ecoponte, formando um esforço conjunto em prol da juventude de Niterói.

    O chefe da PRF, Alexandre Izau, ressaltou o caráter educativo da atuação da corporação.

    “A PRF realiza um trabalho preventivo de conscientização no trânsito tão importante quanto o combate ao crime nas rodovias federais”, afirmou. Já o chefe de operações da PRF, Rodrigo Moreira, destacou que “educar as crianças para o trânsito é prevenir acidentes e preservar vidas no futuro”.

    O coordenador do Projeto Nasce, Francisco Alberoni, também reforçou a importância da iniciativa ao apontar os desafios enfrentados pelos jovens. “O mundo de hoje oferece muitos caminhos para estes adolescentes, inclusive atalhos equivocados, mas o estudo e o esporte continuam sendo caminhos coletivos para alcançarem uma vida melhor”, disse.

    Integrado às políticas públicas do município, o Projeto Pega a Visão dialoga com áreas como segurança, educação e cidadania, contribuindo para a formação de jovens mais conscientes de suas possibilidades e para a construção de uma cultura de prevenção e inclusão social em Niterói.

    Maricá distribui hortaliças para moradores no bairro Mumbuca

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou nesta terça-feira (28/04) a colheita e distribuição de hortaliças frescas para moradores do bairro Mumbuca.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou nesta terça-feira (28/04) a colheita e distribuição de hortaliças frescas para moradores do bairro Mumbuca. A ação integra o projeto Busão da Agricultura Familiar, que percorre diferentes regiões da cidade com alimentos produzidos no município.

    A colheita aconteceu pela manhã na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, e os alimentos foram distribuídos no mesmo dia, garantindo a entrega de produtos frescos. Entre os itens estavam alface, couve, cebolinha, salsinha, coentro e rúcula, todos cultivados sem o uso de agrotóxicos.

    “Essa produção vem da Fazenda Pública Joaquín Piñero, foi colhida hoje pela manhã e está sendo distribuída agora, sem agrotóxicos, direto da nossa produção local e familiar, pensando na economia das famílias”, afirmou o secretário de Agricultura e Pecuária, Wagner Barros.

    Moradora da localidade, Thaiane Monteiro ressaltou o impacto da iniciativa. “É muito importante para os moradores que precisam. Traz mais conforto para o nosso lar, porque tem muita gente que não tem condições de comprar. Que tenha mais vezes”, comentou.

    Também moradora do bairro Mumbuca, Francisca Costa destacou a qualidade dos alimentos. “Isso aqui é bem interessante, porque são alimentos sem agrotóxicos. A gente está acostumado com muita coisa diferente, então temos que valorizar isso aqui é por ser natural”, disse.

    Maricá celebra Dia do Trabalhador com vagas de emprego, serviços gratuitos e shows no Parque Nanci

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, realiza nesta sexta-feira e sábado (1º e 02/05), na Orla do Parque Nanci, uma programação especial em celebração ao Dia do Trabalhador

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, realiza nesta sexta-feira e sábado (1º e 02/05), na Orla do Parque Nanci, uma programação especial em celebração ao Dia do Trabalhador. O evento contará com atividades gratuitas voltadas à capacitação profissional, geração de renda, atendimento ao público, empreendedorismo, cultura e lazer.

    A programação reúne apresentações culturais, música ao vivo, workshop de culinária para mulheres empreendedoras, além de serviços gratuitos oferecidos por instituições parceiras. Entre os atendimentos disponíveis estão orientações jurídicas, informações sobre empreendedorismo, serviços de saúde, cadastro para programas sociais e encaminhamento para vagas de emprego.

    A abertura oficial acontece na sexta-feira (1º/05), às 9h, com o tradicional Café da Trabalhadora e do Trabalhador. Ao longo do dia, o público poderá acompanhar apresentações da Melhor Idade, atividades esportivas e atrações musicais, incluindo show da banda RJ 106 e apresentação da Banda Sinfônica Ambulante.

    Já no sábado (02/05), a programação acontece a partir das 13h e terá como destaque um bate-papo sobre empreendedorismo feminino e o workshop de culinária voltado para mulheres empreendedoras, com entrega de certificados ao final da atividade. O encerramento contará com show da banda Baião do Biguá.

    Durante os dois dias, a área externa do evento contará com brinquedos infláveis para crianças, polo cervejeiro e a Feira das Mulheres Empreendedoras da Colmeia, reunindo iniciativas locais e fortalecendo a economia criativa no município.

    Serviço

    Programação especial do Dia do Trabalhador

    Data: Sexta-feira (1º/05) e sábado (02/05)

    Local: Orla do Parque Nanci

    Confira a programação completa:

    Sexta-feira – 1º/05

    09h00 – Abertura oficial com falas institucionais

    09h20 – Café da Trabalhadora e do Trabalhador

    10h00 – Apresentação da Melhor Idade

    11h00 – Apresentação da Secretaria de Esportes

    12h00 – Intervalo com música (DJ)

    13h30 – Show com a Banda RJ 106

    15h30 – Apresentação da Banda Sinfônica Ambulante

    17h00 – Encerramento

    Sábado – 02/05

    13h00 – Início do evento e informações sobre atendimentos

    13h15 – Bate-papo sobre empreendedorismo feminino

    13h50 – Workshop de culinária para mulheres empreendedoras (com certificado)

    15h00 – Café da Trabalhadora e do Trabalhador

    15h30 – Show com a Banda Baião do Biguá

    17h00 – Encerramento

    Área externa (a partir de 13h)

    Brinquedos infláveis para crianças

    Polo gastronômico

    Feira das Mulheres Empreendedoras da Colmeia

    Tanguá lança projeto em parceria com Petrobras e Avante para fortalecer políticas da primeira infância

    0
    A Prefeitura de Tanguá realiza, nesta quarta-feira (29), o lançamento oficial do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC)
    DCIM101MEDIADJI_0028.JPG

    A Prefeitura de Tanguá realiza, nesta quarta-feira (29), o lançamento oficial do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC). A iniciativa é realizada pela organização Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, e visa qualificar o atendimento a crianças de 0 a 6 anos na região Metropolitana Leste fluminense.

    O projeto foca no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e no apoio técnico para a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância. Estarão presentes o prefeito André Paixão, a secretária de Assistência Social, Hezimara Duarte, autoridades municipais, além de representantes da Petrobras e da Avante.

    Maricá amplia cuidado e acesso a serviços para idosos em Itaipuaçu

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu nesta terça-feira (28/04), na Casa da Terceira Idade de Itaipuaçu, uma ação integrada voltada à promoção da saúde, do bem-estar e do acesso a serviços para a população idosa

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu nesta terça-feira (28/04), na Casa da Terceira Idade de Itaipuaçu, uma ação integrada voltada à promoção da saúde, do bem-estar e do acesso a serviços para a população idosa. A iniciativa ofereceu vacinação contra a gripe, orientações para emissão e renovação da credencial de estacionamento, além de atividades educativas sobre imunização.

    Realizada em parceria com as secretarias de Saúde e de Trânsito, a ação teve como objetivo aproximar os serviços públicos do público da terceira idade, garantindo mais praticidade, acolhimento e qualidade no atendimento.

    A coordenadora geral de Políticas para a Terceira Idade, Pamella Curvelo, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a rede de cuidado ao idoso.

    “Quando levamos serviços essenciais para perto desse público, promovemos mais dignidade, conforto e respeito às suas necessidades. Essa integração facilita o acesso e reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida dos nossos idosos”, afirmou.

    Além da aplicação das vacinas, a programação incluiu um bate-papo promovido pela equipe da Vigilância em Saúde, com esclarecimentos sobre a importância da imunização, especialmente para pessoas com imunidade reduzida.

    Segundo Maria Angélica, integrante da equipe de Educação Permanente da Vigilância em Saúde, o momento foi essencial para ampliar a conscientização.

    “Nosso objetivo foi esclarecer dúvidas, combater desinformações e reforçar que a vacina é uma ferramenta gratuita e fundamental para a proteção da saúde. Espaços de diálogo como esse fortalecem a confiança da população nas campanhas de imunização”, explicou.

    Espaço para as alunas

    A ação também contou com uma exposição de trabalhos produzidos por alunas das oficinas de crochê da unidade, valorizando a produção artesanal e incentivando a autonomia e o bem-estar emocional das participantes.

    Frequentadora da Casa da Terceira Idade há um ano, a servidora pública Marcia Valéria Lopes, de 60 anos, ressaltou o impacto positivo da iniciativa.

    “É muito importante ter esse cuidado tão perto da gente. Aqui encontramos acolhimento, convivência e apoio. Ações como essa facilitam o acesso aos serviços e mostram atenção real com a nossa saúde”, disse.

    Nova Iguaçu inaugura primeiro Museu de Arqueologia e Etnologia do estado no Dia da Baixada

    0
    Nova Iguaçu inaugura, nesta quinta-feira (30), o primeiro Museu de Arqueologia e Etnologia do Estado do Rio de Janeiro. Instalado no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, em Tinguá

    Nova Iguaçu inaugura, nesta quinta-feira (30), o primeiro Museu de Arqueologia e Etnologia do Estado do Rio de Janeiro. Instalado no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, em Tinguá, o novo equipamento cultural será aberto no Dia da Baixada Fluminense e marca um passo importante na valorização das raízes históricas, da identidade e do sentimento de pertencimento da população iguaçuana.

    O Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu (MAE-NI) nasce com a proposta de preservar, estudar e expor objetos, vestígios e conhecimentos ligados a antigas civilizações e à formação histórica local. A iniciativa também reforça o potencial turístico e educacional da cidade ao transformar um dos territórios mais importantes da história fluminense em espaço permanente de visitação e pesquisa.

    Mais de 200 mil fragmentos arqueológicos já foram identificados em escavações realizadas no local, a maioria relacionada ao século XIX, período em que a antiga Vila de Iguassú era um dos principais pólos econômicos da Província do Rio de Janeiro e rota estratégica do ciclo do café.

    A exposição inaugural, “Raízes Ancestrais – A construção da nação brasileira”, apresentará peças com mais de 800 mil anos, além de achados arqueológicos retirados do solo de Iguassú Velha. O percurso vai dos primeiros hominídeos à formação histórica regional.

    “A inauguração deste museu marca um reencontro de Nova Iguaçu com sua própria história. Estamos falando de um território que já foi estratégico para o desenvolvimento do estado e que, por muito tempo, ficou esquecido. Ao transformar esse patrimônio em um espaço vivo de cultura e conhecimento, não apenas preservamos o passado, como também investimos no futuro, principalmente na educação dos nossos jovens, que passam a entender o lugar onde vivem e o valor de sua própria identidade. É um passo importante para colocar Nova Iguaçu no mapa da cultura e da pesquisa no Brasil”, destaca o prefeito Dudu Reina.

    A criação do MAE-NI é resultado de iniciativa da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Governo Federal, via Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

    Rede municipal de atendimento veterinário de Saquarema registra aumento nos atendimentos

    0
    A Clínica Veterinária Municipal Edelso Bernardo Vignoli (Saquarema) completou dois anos de inauguração em abril, consolidando-se como a maior unidade de atendimento à saúde animal da Região dos Lagos

    A Clínica Veterinária Municipal Edelso Bernardo Vignoli (Saquarema) completou dois anos de inauguração em abril, consolidando-se como a maior unidade de atendimento à saúde animal da Região dos Lagos. Integrante do Programa de Atenção aos Animais, da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, a unidade reforça as ações de cuidado e bem-estar animal desenvolvidas pela Prefeitura de Saquarema.

    Ao longo de 2026, a Clínica Veterinária Municipal, em conjunto com a unidade de Sampaio Corrêa e com o consultório de Jaconé, contribuiu para o atendimento de cerca de 6.300 animais, evidenciando a alta demanda pelos serviços oferecidos. A unidade realiza atendimentos por ordem de chegada, enquanto as cirurgias são agendadas diretamente no local. Para ser atendido, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência do tutor.

    Atendimento completo

    Reconhecida como uma das maiores estruturas veterinárias do estado, a clínica oferece atendimento completo aos animais, incluindo consultas, procedimentos de castração, administração de medicamentos, exames e outros cuidados essenciais. O espaço conta com dois centros cirúrgicos, duas salas de pré-operatório, uma de pós-operatório, três consultórios veterinários, além de farmácia, laboratório, almoxarifado, áreas administrativas e espaços de apoio como copa e vestiários.

    O avanço dos serviços municipais voltados à saúde animal acompanha uma tendência nacional de forte presença dos pets nos lares brasileiros. No país, estima-se que existam cerca de 160 milhões de animais de estimação, entre cães, gatos e outros pets, que hoje fazem parte da rotina de milhões de famílias. Esse cenário evidencia a crescente demanda por atendimento veterinário público, especialmente em municípios onde o acesso a serviços privados ainda é limitado.

    Os números reforçam a ampliação dos serviços prestados ao longo dos últimos anos pela prefeitura. Em 2024, foram realizadas 18.847 consultas clínicas, número que aumentou para 28.491 em 2025, representando crescimento de 51,2%. Em 2026, o total de atendimentos até março foi de 13.140, incluindo consultas, microchipagem, castrações, exames, testes rápidos, vacinações e cirurgias, evidenciando a ampliação contínua da rede de atendimento veterinário no município.

    Mais do que números, os atendimentos realizados pela rede municipal refletem uma realidade presente no cotidiano das famílias. Para muitos tutores, o acesso gratuito a consultas, cirurgias e medicamentos representa a única possibilidade de cuidado com seus animais de estimação, que são considerados parte da família.

    Esse impacto se reflete em histórias reais, como a da moradora de Jaconé, Elisa Silva, que recorreu ao serviço veterinário do município em um momento de grande preocupação: seu cachorro, Bob, sofria com intensas coceiras causadas por uma infecção de pele. O quadro era sério, a ponto de o animal se ferir ao se coçar constantemente. Após receber o atendimento e seguir o tratamento indicado, a mudança foi rápida e perceptível. “Em poucos dias já dava pra ver ele mais tranquilo, voltando a brincar. Hoje ele está bem, e isso pra mim foi um alívio enorme”, conta Elisa.

    Ela também destaca o acolhimento recebido durante o atendimento. “Quando cheguei lá, eu estava muito nervosa, mas fui surpreendida de forma positiva. Desde a recepção, me trataram com respeito e paciência. O veterinário que atendeu o Bob foi muito atencioso, explicou tudo com calma, tirou minhas dúvidas e me deixou mais tranquila. Eu senti que ele estava sendo cuidado de verdade”, relatou.

    Nesse contexto, a consolidação da rede municipal de atendimento veterinário também tem impacto direto na saúde pública, ao contribuir para a prevenção de zoonoses, o controle populacional de animais e a redução de casos de abandono, fortalecendo a relação entre bem-estar animal e qualidade de vida da população.

    “Ao completar dois anos de inauguração, a Clínica Veterinária Municipal Edelso Bernardo Vignoli se consolida como um equipamento fundamental para a proteção e o cuidado dos animais em Saquarema. Os resultados alcançados ao longo desse período demonstram a importância da expansão dos serviços e o impacto positivo na vida dos tutores e de seus animais”, apontou a Secretária Municipal dos Direitos dos Animais, Adriana Pereira.

    A unidade também reforça a importância da atuação integrada da rede municipal de atenção aos animais, garantindo atendimento contínuo e qualificado, além de contribuir para o controle populacional, a prevenção de doenças e a promoção da saúde pública em Saquarema.

    A Clínica Veterinária Municipal Edelso Bernardo Vignoli fica localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km73, em Bonsucesso; e para que o pet seja atendido por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, é necessário que o tutor apresente documento com foto e comprovante de residência.

    Corrida do Trabalhador de Nova Iguaçu: retirada dos kits da prova será nesta quinta-feira (30)

    0
    A poucos dias da largada, a Corrida do Trabalhador de Nova Iguaçu já movimenta atletas profissionais e amadores em clima de expectativa para a prova desta sexta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

    A poucos dias da largada, a Corrida do Trabalhador de Nova Iguaçu já movimenta atletas profissionais e amadores em clima de expectativa para a prova desta sexta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador. Como parte da preparação para o evento, a R2 Esportes, organizadora da corrida, realiza nesta quinta-feira (30) a entrega dos kits aos participantes.

    Os atletas deverão fazer a retirada do material no Centro de Treinamento R2 Runfit, na Rua Luiz de Camões, nº 54, bairro da Luz. O horário de atendimento será das 10h às 18h. Para isso, é preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de inscrição. O participante poderá solicitar que terceiros recebam o kit, desde que seja preenchido e assinado um termo de retirada pelo responsável. O download do documento deve ser feito em www.ticketsports.com.br.

    A Corrida do Trabalhador é uma realização do Rotary Club de Nova Iguaçu e conta com o apoio da Prefeitura da cidade. A largada da prova será às 8h, no SESI Clube Nova Iguaçu, na Rua Gérson Chernicharo, nº 1.321, no bairro da Luz.

    Inscrições seguem abertas

    Quem ainda não garantiu vaga na Corrida do Trabalhador deve se inscrever em www.ticketsports.com.br. Os kits podem ser adquiridos com até 45% de desconto. Para isso, basta usar os cupons “TRABALHADOR” ou “KIDS” no ato da inscrição. Eles garantem ao participante número de peito, medalha de participação e seguro atleta, além da camisa oficial do evento, dependendo do kit escolhido.

    Além da corrida, com percurso de 5km, haverá uma caminhada de 3,5km e uma corrida infantil, com distâncias entre 200m e 800m, dependendo da categoria. O objetivo é estimular as crianças de diferentes idades a praticarem atividades físicas desde cedo.

    Os cinco primeiros colocados nas provas masculina e feminina receberão troféus. Os vencedores de cada categoria (faixa etária de cinco em cinco anos) também serão premiados.

    Assim como na edição passada, a Corrida do Trabalhador tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção do Centro Educacional Especial Paul Harris. Todo o lucro será destinado à instituição de ensino. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no perfil da R2 Esportes.

    É amanhã! Lançamento do Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2025-2050

    0
    A Prefeitura de Niterói lança, nesta quarta-feira (29/04), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2025-2050

    A Prefeitura de Niterói lança, nesta quarta-feira (29/04), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2025-2050. O documento estabelece diretrizes e metas para o desenvolvimento econômico, social e urbano do município, com foco em inovação, redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida da população.

    Um dos principais desafios do novo ciclo é promover a transição econômica. Embora a cidade tenha dobrado o Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos, a meta agora é consolidar uma economia baseada no conhecimento, na inovação e na tecnologia. A estratégia prevê o fortalecimento do Distrito de Inovação da Cantareira, incentivo à economia digital, apoio a startups e expansão da chamada economia do mar, setor ligado a atividades náuticas, pesca, serviços e tecnologia marítima.

    Construído com ampla participação popular, o plano contou com a colaboração de mais de 15 mil pessoas e sucede o planejamento iniciado em 2013, reconhecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como uma das melhores experiências de gestão pública e planejamento da América Latina. O planejamento anterior, Niterói Que Queremos 2013-2033, já está com 80% das metas concluídas. Entre as principais entregas estão o túnel Charitas-Cafubá e a TransOceânica, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis.

    Maricá promove programação especial pelo Dia Municipal do Saneamento Básico, no Centro

    0
    Maricá promove programação especial pelo Dia Municipal do Saneamento Básico, no Centro

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), realiza nesta quarta-feira (29/04) uma programação especial em celebração ao Dia Municipal do Saneamento Básico, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, das 14h às 20h.

    O evento contará com uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental, à prestação de serviços e à orientação da população sobre temas ligados ao saneamento e à sustentabilidade. Entre as ações previstas estão o cadastro do programa Sanemais, brincadeiras para crianças, palestras, informações sobre as obras em andamento na cidade e atividades de conscientização sobre o descarte correto de óleo. A programação também terá participação de secretarias convidadas.

    A iniciativa busca aproximar a população das ações desenvolvidas no município na área de saneamento, além de estimular a participação cidadã na construção de uma cidade mais saudável e sustentável.

    Traduzir »