26.1 C
Maricá
    segunda-feira, junho 22, 2026
    Início Site Página 47

    Tanguá pactua Projeto Primeira Infância Cidadã em parceria com a Petrobras e a Avante

    0
    A Prefeitura de Tanguá deu um passo decisivo na consolidação de suas políticas sociais nesta quarta-feira (29/04). Em cerimônia realizada no Teatro da Estação da Cidadania, o município oficializou a pactuação do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC).

    A Prefeitura de Tanguá deu um passo decisivo na consolidação de suas políticas sociais nesta quarta-feira (29/04). Em cerimônia realizada no Teatro da Estação da Cidadania, o município oficializou a pactuação do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC). A iniciativa é fruto de uma cooperação técnica entre a organização Avante – Educação e Mobilização Social e a Petrobras, visando potencializar as ações voltadas ao desenvolvimento da primeira infância na cidade.

    Tanguá entre os 15 municípios selecionados no Brasil

    O Projeto Primeira Infância Cidadã possui abrangência nacional, atuando em municípios estratégicos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Espírito Santo e Bahia. Tanguá foi selecionada como uma das apenas 15 cidades do país para integrar o projeto — um reconhecimento ao trabalho realizado entre 2021 e 2025 na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

    No estado do Rio de Janeiro, além de Tanguá, apenas outras quatro cidades foram contempladas pela iniciativa: Angra dos Reis, Quissamã, Macaé e Armação dos Búzios. Com o diagnóstico da realidade local já concluído e validado, o município entra agora na fase de suporte técnico especializado e aplicação de novas metodologias para qualificar o atendimento às famílias e gestantes.

    União entre Poderes e Sociedade Civil

    A cerimônia de pactuação demonstrou a força da intersetorialidade em Tanguá. A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito André Paixão; pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Serginho do Pinhão; pela secretária de Assistência Social, Hezimara Duarte; pela Promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Dra. Rhamile Sodré; pelos secretários Luciano Lucio Natalino (Educação) e Rodrigo Lopes (Saúde), além da presidente do CMDCA, Daniele Alves de Souza, e Adriana Cardoso, representando a Avante.

    O evento contou ainda com a participação de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades civis, associações e moradores, reforçando o caráter comunitário da iniciativa.

    Compromisso com a Proteção Integral

    O foco central do projeto é humanizar ainda mais o atendimento público, pautando as ações no acolhimento, respeito, afeto e diálogo. Segundo a secretária de Assistência Social, Hezimara Duarte, o suporte técnico chega para coroar um esforço coletivo.

    “O PMPI já nos deu o diagnóstico; agora, com o suporte da Avante e da Petrobras, vamos qualificar a execução dessas políticas. Ter a mesa composta por representantes do Judiciário, do Legislativo e de diversas secretarias reforça que a proteção integral das nossas crianças de 0 a 6 anos é um compromisso de toda a cidade”, destacou a secretária.

    Para o prefeito André Paixão, o lançamento marca um novo capítulo para o futuro do município:

    “Investir nos primeiros seis anos de vida é garantir que nossas crianças cresçam com dignidade. É uma prioridade da nossa gestão cuidar das pessoas desde a base, e estar entre seletos municípios do Rio e do Brasil nessa parceria é fundamental para alcançarmos esse objetivo”, afirmou o prefeito.

    O que é o Projeto Primeira Infância Cidadã?

    Realizado pela Avante com o investimento social da Petrobras, o PIC atua no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e no apoio à implementação dos planos municipais, respeitando as características e necessidades locais de cada cidade contemplada.

    Maricá: Casas da Juventude levam formação, cultura e tecnologia aos jovens do município

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Juventude e Participação Popular, ampliou as ações voltadas à população jovem com a inauguração das Casas da Juventude

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Juventude e Participação Popular, ampliou as ações voltadas à população jovem com a inauguração das Casas da Juventude. Os serviços e atividades oferecidos nos equipamentos foram detalhados pelo coordenador das Casas da Juventude do município, André Rangel, em entrevista à Rádio Ultra FM, na terça-feira (28/04).

    Segundo André Rangel, os espaços foram criados com o objetivo de aproximar os jovens do poder público e ampliar as oportunidades de formação e desenvolvimento profissional no município. “O objetivo do espaço é aproximar os jovens do poder público. Os cursos oferecidos nos equipamentos são voltados para o desenvolvimento profissional deles e para agregar conhecimento ao currículo, seja com curso de drone, inglês ou espanhol”, destacou.

    As Casas da Juventude contam com quatro polos: Inoã, Itaipuaçu, Centro e Ponta Negra, oferecendo cursos gratuitos em áreas como beleza e estética, audiovisual, operação de drone, idiomas, dança, capoeira e jiu-jitsu. Parte das formações é voltada à qualificação profissional e à preparação para oportunidades de emprego na cidade.

    Outro destaque apresentado durante a entrevista foi o projeto Maricá Games, uma competição de jogos virtuais voltada aos jovens atendidos pelos equipamentos. Os participantes poderão se inscrever para disputar campeonatos utilizando equipamentos de alta performance disponibilizados nas unidades.

    Ônibus da Juventude

    Além das atividades desenvolvidas nas Casas da Juventude, o município também conta com o Ônibus da Juventude, iniciativa itinerante voltada ao audiovisual e à exibição de filmes em comunidades da cidade. O equipamento móvel promove sessões acompanhadas por profissionais que apresentam detalhes técnicos sobre produção audiovisual, linguagem cinematográfica e processos de gravação.

    “O ônibus democratiza o cinema, principalmente para jovens que nunca vivenciaram a parte técnica de uma gravação. O intuito é incentivar eles para que produzam filmes sobre as suas comunidades, gerando um pertencimento deste morador”, explicou André Rangel.

    Maricá promove atividade de integração e bem-estar para idosos no Caminho de Darwin

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta quarta-feira (29/04) uma trilha no Caminho de Darwin, em Itaipuaçu, com alunos das Casas da Terceira Idade de Guaratiba e Ponta Negra.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta quarta-feira (29/04) uma trilha no Caminho de Darwin, em Itaipuaçu, com alunos das Casas da Terceira Idade de Guaratiba e Ponta Negra. A atividade aconteceu no Parque Estadual da Serra da Tiririca e proporcionou aos participantes uma manhã de integração, bem-estar e valorização do patrimônio natural e histórico do município.

    O percurso levou o grupo até o Núcleo Darwin, centro de referência em educação ambiental localizado dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). O espaço integra a rota ecológica que remete à passagem do naturalista Charles Darwin pela região em 1832. Durante a trilha, os idosos puderam conhecer mais sobre a biodiversidade local e vivenciar uma experiência de imersão na Mata Atlântica.

    A ação contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), responsável por apresentar aos visitantes o trabalho de preservação ambiental desenvolvido na unidade. Além da trilha, os participantes também visitaram espaços educativos com exposições de animais taxidermizados, amostras geológicas e registros históricos relacionados à passagem de Darwin pelo território.

    Para a coordenadora da Casa da Terceira Idade de Guaratiba, Nayane de Oliveira, iniciativas como essa ampliam o acesso dos idosos ao lazer e ao conhecimento. “Os passeios são extremamente importantes porque mostram aos idosos tudo o que o nosso município tem a oferecer. Muitos não conheciam esse espaço e hoje puderam viver uma experiência diferente, com atividade física, aprendizado e contato com a natureza. É gratificante ver o brilho nos olhos deles em momentos assim”, destacou.

    O pesquisador do INEA e adjunto técnico Tiago Ferreira da Silva ressaltou a importância da aproximação da população com as unidades de conservação. “A preservação começa pelo conhecimento. Quando as pessoas entram em contato com a floresta e entendem sua riqueza, passam a valorizar e proteger esse espaço. Esse tipo de atividade aproxima a comunidade da natureza e fortalece a consciência ambiental”, afirmou.

    Niterói amplia política de inclusão na rede municipal de Educação

    0
    A cidade de Niterói continua trabalhando em prol da inclusão. Nesta terça-feira (28), o prefeito Rodrigo Neves sancionou a lei que cria o cargo de Agente de Apoio Escolar na rede municipal de Educação e autoriza concurso público para a contratação de 300 profissionais de apoio

    A cidade de Niterói continua trabalhando em prol da inclusão. Nesta terça-feira (28), o prefeito Rodrigo Neves sancionou a lei que cria o cargo de Agente de Apoio Escolar na rede municipal de Educação e autoriza concurso público para a contratação de 300 profissionais de apoio. A medida integra a nova Política de Educação Especial Inclusiva da cidade, estruturada em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Educação.

    A iniciativa responde ao crescimento da demanda por educação especial nas escolas do município e à necessidade de ampliar as estratégias de inclusão. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estrutura uma política mais abrangente, que articula formação continuada, reforço de equipes, qualificação do atendimento e integração com famílias e instituições.

    “Niterói tem uma política de inclusão que nenhuma outra cidade do Rio de Janeiro tem. Em 2013, criamos a carreira do professor de apoio especializado. Este ano, chegamos a três mil crianças com deficiência na nossa rede municipal, da qual eu me orgulho de dizer que é a mais inclusiva do Estado”, afirmou Rodrigo Neves.

    O prefeito ressaltou que a criação dos agentes de apoio escolar é uma resposta concreta ao aumento da demanda e garante mais cuidado, acessibilidade e condições reais de aprendizagem para os estudantes. O novo cargo se soma a outras ações já implementadas, como a contratação de mais 220 professores de apoio especializado por meio de concurso público, realizado em 2024.

    “Esse avanço se soma a outras iniciativas importantes, como a inauguração do CAIS no ano passado, que ampliou o atendimento às famílias atípicas com um equipamento integrado e especializado. É um conjunto de ações que reforça o nosso compromisso com uma cidade mais justa, que acolhe e inclui de verdade”, acrescentou ele.

    A primeira-dama e coordenadora do programa Niterói por Elas, Fernanda Sixel Neves, ressaltou que o concurso para agentes de apoio escolar é mais uma demonstração de que a responsabilidade pelo acolhimento das pessoas atípicas é de todos.

    “É um dia de felicidade e alegria, mas o trabalho não para. A Educação dá conta de uma parte desse trabalho, mas ele precisa ser integrado, uma responsabilidade coletiva da gestão. O CAIS, por exemplo, é uma proposta de acolhimento de toda a prefeitura, integrando Assistência Social, Educação e Saúde. Ando muito por outras cidades e é impressionante o quanto nós estamos muito à frente na política de inclusão em todos os setores”, disse ela.

    Os novos agentes de apoio escolar terão jornada de 40 horas semanais e exigência de ensino médio completo. A atuação será complementar ao trabalho pedagógico, apoiando estudantes nas atividades de alimentação, higiene, locomoção e participação nas rotinas escolares, contribuindo para garantir acessibilidade, permanência e autonomia. O cargo não tem atribuições docentes e não substitui o professor regente nem o professor do Atendimento Educacional Especializado, preservando a organização pedagógica das escolas.

    “O aumento da demanda por educação especial exige respostas mais robustas. O agente de apoio escolar vem para complementar o trabalho pedagógico, garantindo cuidado, acessibilidade e permanência, sem substituir o papel do professor. É uma política mais completa, que olha para o estudante em todas as suas necessidades”, enfatizou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.

    Outro eixo da política é o investimento em formação profissional. Todos os novos agentes passarão por capacitação no Centro de Formação Darcy Ribeiro antes de iniciarem suas atividades nas escolas. Professores de apoio que já atuam na rede também participam de formações continuadas, fortalecendo as práticas inclusivas no cotidiano escolar.

    A dona de casa Priscila Brum Treiger, de 38 anos, ficou satisfeita ao saber do concurso para a contratação de profissionais de apoio. Ela é mãe da pequena Isabela, de 7 anos, que estuda na rede pública de Niterói e tem autismo.

    “É muito necessário. As crianças que têm autismo necessitam da equipe de apoio para ter um bom desempenho na escola. Minha filha, por exemplo, precisa de alguém que a ajude a ter atenção dentro da sala de aula para realizar as atividades, porque não consegue sozinha. Ela ainda não é desfraldada, então tem que ter uma pessoa que ajude na hora de ir ao banheiro e troque a fralda. A professora, se estiver sozinha com todos os alunos, não consegue dar atenção a essas crianças especiais”, observou ela.

    CAIS – No campo da estrutura de atendimento, a Prefeitura inaugurou, no fim do ano passado, o Centro de Avaliação e Inclusão Social (CAIS), no Centro de Niterói. O equipamento é voltado especialmente ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e integra as áreas de saúde, educação e assistência social, organizando fluxos, ampliando o cuidado e garantindo acolhimento qualificado às famílias.

    O CAIS funciona como referência para avaliação, orientação e encaminhamentos, reunindo profissionais de diversas áreas em uma atuação integrada. O atendimento é regulado e inclui acompanhamento multidisciplinar, além de grupos de orientação para familiares.

    Nova Iguaçu inaugura o terceiro polo do TEAbraçar e Clínica da Família da Luz nesta quinta-feira (30)

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu entrega, nesta quinta-feira (30), às 16h, duas novas unidades de saúde que vão reforçar o atendimento: o TEAbraçar III, voltado ao cuidado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

    A Prefeitura de Nova Iguaçu entrega, nesta quinta-feira (30), às 16h, duas novas unidades de saúde que vão reforçar o atendimento: o TEAbraçar III, voltado ao cuidado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a Clínica da Família do bairro da Luz.

    O TEAbraçar vai ampliar a rede especializada de atendimento ao autismo, com capacidade para receber 450 novos pacientes. A unidade contará com médicos de diferentes especialidades, como neuropediatria, psiquiatria infantil, pediatria, otorrinolaringologia e genética, além de equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e outros profissionais. O espaço também terá atendimento voltado aos responsáveis, com suporte clínico, acompanhamento psicológico e rodas de conversa.

    Já a Clínica da Família da Luz será a 61ª unidade da atenção primária do município com capacidade para realizar entre 8 mil e 10 mil atendimentos por mês. No local, a população terá acesso a consultas médicas, exames laboratoriais, vacinação e outros serviços.

    Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anuncia licença e início das obras do túnel do Tibau

    0
    Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, nesta terça-feira (28), a concessão da licença ambiental e o início das obras de reparo e recuperação do túnel do Tibau, que liga a Lagoa de Piratininga ao mar

    Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, nesta terça-feira (28), a concessão da licença ambiental e o início das obras de reparo e recuperação do túnel do Tibau, que liga a Lagoa de Piratininga ao mar. A intervenção é considerada fundamental para restabelecer a circulação eficiente das águas do sistema lagunar.

    O túnel do Tibau foi construído pelo Governo do Estado em 2005, mas sofreu um desmoronamento parcial em 2019. Desde então, o município solicita a realização das obras de reparo por parte do Estado. Diante da ausência de providências, a Prefeitura decidiu assumir o projeto, realizando o planejamento e a contratação da intervenção.

    “Quero agradecer ao governador em exercício, o desembargador Ricardo Couto, pela concessão da licença para as obras do túnel do Tibau, que liga o mar à Lagoa de Piratininga. A gestão de lagoas é responsabilidade do Estado, que realizou essa obra há cerca de 20 anos e, infelizmente, houve o desmoronamento. Diante disso, decidimos executar a intervenção. Mesmo com a obra contratada, aguardamos por mais de um ano a licença ambiental. Agora, com a liberação, podemos iniciar as obras”, explicou o prefeito Rodrigo Neves.

    Com investimento de R$ 38 milhões e prazo estimado de 12 meses, a obra deve contribuir diretamente para a redução da mortandade de peixes e para a melhoria da qualidade ambiental da região.

    “Acreditamos que essa obra vai trazer vida de volta para a lagoa, melhorar a pesca e garantir dignidade para quem depende dela”, afirmou Luiz Mendonça, presidente da Associação de Pescadores Artesanais da Lagoa de Piratininga (APALAP).

    Ataques criminosos contra funcionários de empresas de internet preocupam moradores de Maricá

    0
    Episódios de ataques criminosos contra empresas distribuidoras de internet vêm preocupando os maricaenses, principalmente no que tange ao possível avanço das facções criminosas em Maricá

    Episódios de ataques criminosos contra empresas distribuidoras de internet vêm preocupando os maricaenses, principalmente no que tange ao possível avanço das facções criminosas em Maricá. O ataque mais recente aconteceu na última terça-feira, 28 de abril. Um funcionário da empresa Viva Link foi retirado do carro da empresa e, em seguida, os meliantes atearam fogo no veículo.

    O colaborador da Viva Link estava passando por São José do Imbassaí, na região da Restinga de Maricá, para atender a uma demanda. Ao passar pelo local, o funcionário da distribuidora de internet foi abordado por criminosos, retirado do carro e sofreu agressões. Fora do veículo da empresa, os meliantes incendiaram o carro e fugiram do local.

    O trabalhador precisou deixar a localidade a pé e, em seguida, buscou ajuda.

    Felizmente, o funcionário não ficou gravemente ferido; porém, a ação criminosa o deixou com forte abalo emocional, temendo realizar serviços no município de Maricá.

    Maricá premia projetos científicos desenvolvidos por alunos da rede municipal

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, promoveu nesta terça-feira (28/04) a cerimônia da 7ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores no Cine Henfil, no Centro.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, promoveu nesta terça-feira (28/04) a cerimônia da 7ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores no Cine Henfil, no Centro. A iniciativa reuniu estudantes, professores e profissionais da educação para reconhecer projetos científicos desenvolvidos na Educação Básica a partir de temas relacionados ao cotidiano do município.

    O projeto contempla alunos da Educação Infantil, do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que produzem desenhos, relatos de experiência e artigos científicos sob orientação pedagógica, abordando aspectos históricos, culturais, sociais, ambientais e tecnológicos de Maricá.

    “A premiação é um momento de celebração e valorização do trabalho desenvolvido pelos novos pesquisadores. Educação e ciência são fundamentais para inspirar outros jovens e transformar vidas”, destacou a secretária de Ciência e Tecnologia, Sabrina Alves.

    Os trabalhos premiados foram avaliados por uma Comissão Científica, que analisou a coerência das propostas, a relevância social dos temas e a contribuição dos projetos para reflexões e possíveis aprimoramentos de políticas públicas no município.

    Orientador de uma das pesquisas, Breno Totti ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento dos estudantes. “É gratificante ver onde o trabalho desses jovens pôde chegar. A premiação representa uma etapa importante no desenvolvimento estudantil e pessoal de cada aluno”, afirmou.

    Os vencedores da Categoria A receberam um tablet, enquanto os orientadores foram premiados com um computador. Já nas Categorias B e C, estudantes e orientadores receberam notebooks como reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos.

    Letícia Chaves, de 15 anos, foi premiada com o artigo “O olhar de uma estudante sobre misoginia: dinâmica de poder em uma escola maricaense”. Ela ressaltou o impacto de participar da iniciativa. “Esse projeto me fez pesquisar, refletir e enxergar a importância de discutir temas que fazem parte da realidade dos estudantes”, acrescentou.

    Para Emanuelle Marum, autora da pesquisa “Pulando Etapas: Impacto da adultização no contexto escolar”, o aprendizado foi o destaque da experiência. “Com o Prêmio Novos Pesquisadores, passamos a acreditar que o nosso projeto científico pode ser desenvolvido e reconhecido”, concluiu.

    Maricá cria instituição para ampliar oferta de ensino superior e técnico à população

    0
    A Prefeitura de Maricá vai ampliar a oferta de ensino superior e técnico no município com a criação da Instituição Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (UNIMAR).

    A Prefeitura de Maricá vai ampliar a oferta de ensino superior e técnico no município com a criação da Instituição Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (UNIMAR). O projeto de lei enviado pelo prefeito Washington Quaquá à Câmara Municipal foi aprovado nesta terça-feira (28/04), oficializando a criação do centro. A UNIMAR também prevê ações voltadas à pesquisa e tecnologia, alinhadas às demandas de desenvolvimento econômico da cidade.

    “A criação da UNIMAR é um momento histórico para a cidade. É resultado de um trabalho para desenvolver a educação e a economia maricaense, oferecendo gratuitamente cursos de diversas áreas para capacitar a população”, destacou o prefeito Washington Quaquá.

    A iniciativa será articulada ao programa Passaporte Universitário, permitindo que o município custeie integralmente as vagas oferecidas por meio de bolsas.

    A UNIMAR foi estruturada para integrar o ensino à prestação de serviços públicos. As unidades de saúde da rede municipal passam a integrar a estrutura acadêmica, funcionando como polos de formação e pesquisa. Da mesma forma, escolas municipais poderão atuar como unidades de aplicação, servindo de base para estágios, desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas e capacitação contínua de equipes.

    O centro também contará com ambientes destinados à incubação de startups e projetos de base tecnológica, além de atuar como um polo de inteligência urbana, produzindo dados, estatísticas e pesquisas para apoiar a Prefeitura na formulação e no monitoramento de políticas públicas.

    Projeto Pega a Visão leva jovens a vivência com a PRF e amplia horizontes profissionais em Niterói

    0
    A Prefeitura de Niterói realizou, nesta terça-feira (28), na base da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Niterói, mais uma edição do Projeto Pega a Visão

    A Prefeitura de Niterói realizou, nesta terça-feira (28), na base da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Niterói, mais uma edição do Projeto Pega a Visão. A iniciativa tem como meta aproximar adolescentes de escolas públicas municipais e projetos sociais de diferentes espaços profissionais, possibilitando o conhecimento sobre diversas profissões e a compreensão das habilidades necessárias para o desenvolvimento de suas futuras carreiras, com especial atenção às áreas de segurança pública e instituições parceiras. O projeto é realizado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Niterói (GGIM).

    Nesta nova edição, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 35 estudantes do Projeto Núcleo Avançado de Sustentabilidade, Cultura e Esporte (Nasce), do Tibau, participaram de uma programação diversificada. As atividades incluíram rodas de conversa e palestra de educação no trânsito com agentes da PRF, visita guiada ao Museu da Ponte e demonstração do canil com cães farejadores (K-9) da corporação. Encerrando o evento, a equipe de socorristas da Ecoponte realizou uma demonstração ao vivo de resgate e salvamento para as crianças.

    A ação é inspirada pelo sucesso da edição inaugural, realizada em setembro de 2024, quando cerca de 40 jovens participaram de uma vivência prática na estrutura da Polícia Federal, no aeroporto de Jacarepaguá.

    O secretário do GGIM, Felipe Ordacgy, destacou que muitos desses adolescentes vivem em contextos onde não se imaginam exercendo determinadas profissões, frequentemente influenciados pela realidade social em que estão inseridos. Segundo ele, o projeto busca justamente ampliar esse horizonte.

    “O projeto busca desmistificar essas barreiras, oferecendo experiências práticas que ampliam a visão dos alunos sobre suas possibilidades profissionais”, explicou.

    A realização da ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e com a colaboração de parceiros da iniciativa privada, como a Leste Telecom e a Ecoponte, formando um esforço conjunto em prol da juventude de Niterói.

    O chefe da PRF, Alexandre Izau, ressaltou o caráter educativo da atuação da corporação.

    “A PRF realiza um trabalho preventivo de conscientização no trânsito tão importante quanto o combate ao crime nas rodovias federais”, afirmou. Já o chefe de operações da PRF, Rodrigo Moreira, destacou que “educar as crianças para o trânsito é prevenir acidentes e preservar vidas no futuro”.

    O coordenador do Projeto Nasce, Francisco Alberoni, também reforçou a importância da iniciativa ao apontar os desafios enfrentados pelos jovens. “O mundo de hoje oferece muitos caminhos para estes adolescentes, inclusive atalhos equivocados, mas o estudo e o esporte continuam sendo caminhos coletivos para alcançarem uma vida melhor”, disse.

    Integrado às políticas públicas do município, o Projeto Pega a Visão dialoga com áreas como segurança, educação e cidadania, contribuindo para a formação de jovens mais conscientes de suas possibilidades e para a construção de uma cultura de prevenção e inclusão social em Niterói.

    Traduzir »