26.1 C
Maricá
    segunda-feira, junho 22, 2026
    Início Site Página 46

    Inscrições para a Meia Maratona de Niterói terminam na próxima segunda-feira (04)

    0
    Os atletas interessados em participar da 8ª edição da Meia Maratona de Niterói precisam correr contra o tempo: as inscrições terminam na próxima segunda-feira (4 de maio), com número limitado de vagas

    Os atletas interessados em participar da 8ª edição da Meia Maratona de Niterói precisam correr contra o tempo: as inscrições terminam na próxima segunda-feira (4 de maio), com número limitado de vagas. A prova acontece no dia 10 de maio (domingo) e se consolida como um dos eventos mais inclusivos do calendário da cidade, reunindo desde corredores experientes até iniciantes e famílias em busca de qualidade de vida.

    Com largada no Caminho Niemeyer, a tradicional prova contará com percursos para todos os perfis de participantes: 21 km, 12 km, 6 km, além da caminhada de 2,5 km e a modalidade Kids, promovendo inclusão e incentivo à prática esportiva em todas as idades.

    A Meia Maratona de Niterói é organizada pela 3A Eventos, e conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), reforçando o compromisso da cidade com o estímulo ao esporte e à qualidade de vida.

    “A Meia Maratona de Niterói é um convite para que todos participem, independentemente do nível. Nosso objetivo é incentivar a prática esportiva, promover saúde e mostrar que o esporte é para todos”, destaca o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo.

    As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.ticketsports.com.br

    Magé abre pré-inscrições para o Minha Casa, Minha Vida a partir de 4 de maio

    0
    Realizar o sonho da casa própria está mais perto para muitas famílias mageenses. A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, vai abrir, a partir do dia 4 de maio, o período de pré-inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida

    Realizar o sonho da casa própria está mais perto para muitas famílias mageenses. A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, vai abrir, a partir do dia 4 de maio, o período de pré-inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa tem como objetivo selecionar famílias para a complementação da demanda habitacional de 496 unidades dos empreendimentos CAC Magé I, II e III, localizados no bairro Parque Paranhos.

    A pré-inscrição é uma etapa obrigatória do processo e tem caráter inicial, voltada à organização da demanda, conferência de documentos e análise dos critérios exigidos pelo programa. É importante destacar que essa fase não garante vaga imediata ou direito automático à unidade habitacional, estando sujeita às etapas posteriores de seleção e validação cadastral.

    As pré-inscrições serão realizadas entre os dias 4 e 29 de maio de 2026, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, em diferentes pontos de atendimento distribuídos pelo município. Os interessados poderão procurar o CRAS Magé II, na Barbuda; o CRAS Vila Inhomirim III, em Piabetá; o CRAS Santo Aleixo I; o CRAS Suruí I; o CRAS Guia de Pacobaíba I; e o CRAS Rio do Ouro I.

    Podem participar do processo famílias que atendam aos critérios estabelecidos no edital, como possuir renda familiar mensal de até R$ 3.200, residir no município de Magé há pelo menos três anos, ter idade mínima de 18 anos ou ser emancipado, não possuir imóvel em seu nome e não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais.

    No momento da pré-inscrição, será obrigatória a apresentação da documentação completa. Entre os documentos exigidos estão o RG e CPF do titular e dos membros da família, comprovante de residência atualizado, comprovantes de renda de todos os integrantes que exercem atividade remunerada, documentos pessoais do núcleo familiar e o comprovante de inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico). A ausência de qualquer um desses documentos poderá impedir a realização da inscrição.

    A Prefeitura reforça que a ordem de chegada não influencia na seleção dos candidatos, que será realizada com base nos critérios definidos em edital. Após a pré-inscrição, os dados informados passarão por análise e validação junto aos sistemas oficiais, garantindo transparência e equidade no processo.

    O edital completo está disponível no site mage.rj.gov.br

    Câmeras da Prefeitura de Niterói ajudam a identificar motoboy que aterrorizava pedestres

    0
    A atuação integrada entre a Prefeitura de Niterói e as forças de segurança pública foi fundamental para a identificação de um motoboy investigado por colocar em risco pedestres nas ruas da cidade

    A atuação integrada entre a Prefeitura de Niterói e as forças de segurança pública foi fundamental para a identificação de um motoboy investigado por colocar em risco pedestres nas ruas da cidade. Informações levantadas pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e pelo Centro de Controle de Operações da NitTrans subsidiaram as investigações da Polícia Civil e contribuíram diretamente para o avanço do caso.

    A partir do monitoramento e do trabalho de inteligência da Prefeitura de Niterói, foi possível mapear o perfil do suspeito, que divulgava nas redes sociais vídeos com manobras perigosas e infrações de trânsito. O material foi repassado à 76ª DP (Niterói), que deu sequência às apurações e identificou o investigado.

    “O trabalho integrado entre a Prefeitura de Niterói e as forças de segurança mostra a importância da tecnologia e do monitoramento inteligente. As câmeras do Cisp foram fundamentais para identificar esse comportamento irresponsável e garantir uma resposta rápida, protegendo a população e reforçando a segurança viária na cidade”, destacou o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.

    Na manhã desta quinta-feira (30), agentes da Polícia Civil deflagraram a Operação Via Segura e cumpriram mandado de busca e apreensão contra o suspeito, além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O caso reforça a importância dos investimentos da Prefeitura de Niterói em tecnologia e monitoramento urbano, com o Cisp atuando de forma estratégica na prevenção e combate a irregularidades, contribuindo para um trânsito mais seguro e para a proteção da população.

    Segundo o presidente da NitTrans, Nelson Godá, o motociclista vinha sendo monitorado após registros de comportamento perigoso nas vias da cidade.

    “Conseguimos identificar esse motociclista que vinha circulando pelas ruas empinando a moto e assustando pedestres. Em alguns casos, ele também arremessava artefatos explosivos para provocar susto nas pessoas. Esse tipo de conduta coloca em risco pedestres e motoristas e também configura infrações graves de trânsito, passíveis de multas e outras penalidades previstas em lei. A articulação entre os órgãos é fundamental para identificar os responsáveis, coibir práticas perigosas nas vias da cidade e reforçar que o respeito às regras de trânsito é essencial para a segurança de todos”, afirmou Nelson Godá.

    Em vídeos publicados na internet, o motociclista pilotava em velocidade incompatível com a via e realizava manobras de exibição, como “grau”, colocando em risco a segurança de pedestres e demais usuários da via. Em algumas gravações, ele também aparece arremessando artefatos explosivos próximos a pessoas que circulavam pelo local.

    De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o autor pode ser indiciado pelos crimes previstos nos artigos 308 e 311 que tratam de participação em exibição de manobra perigosa e condução de veículo em velocidade incompatível com a segurança da via, além do artigo 251 do Código Penal Brasileiro, que tipifica o crime de explosão.

    De acordo com a legislação, participar de corridas, disputas ou exibições de perícia não autorizadas em via pública pode resultar em pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da carteira de habilitação, podendo ser agravada em caso de lesão grave ou morte. Já o crime de explosão prevê pena de reclusão de três a seis anos, além de multa.

    CISP – O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) opera com mais de 500 câmeras e um sistema de Cercamento Eletrônico que monitora todas as entradas e saídas do município. A ferramenta utiliza inteligência artificial para identificar veículos com registro de roubo, furto ou envolvimento em práticas criminosas, e é um pilar fundamental na redução dos índices de criminalidade.

    Em breve, o sistema será ampliado em cerca de 40%, passando para mais de 800 câmeras de monitoramento. A nova fase do CISP incluirá a adoção de reconhecimento facial e novas ferramentas de inteligência artificial. Além disso, o projeto prevê a instalação de câmeras de alta resolução e com visão 360 graus, além de recursos avançados de análise de dados, reforçando a prevenção e a investigação de crimes no município.

    Maricá promove ações educativas no Dia Municipal do Saneamento Básico

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), promoveu nesta quarta-feira (29/04) uma série de atividades para marcar o Dia Municipal de Conscientização da Importância do Saneamento Básico

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), promoveu nesta quarta-feira (29/04) uma série de atividades para marcar o Dia Municipal de Conscientização da Importância do Saneamento Básico. A ação, realizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, reuniu orientações voltadas à preservação ambiental, ao uso consciente da água e à importância do tratamento de esgoto para a saúde e qualidade de vida da população.

    A programação foi desenvolvida em parceria com o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) e incluiu palestras e orientações técnicas sobre abastecimento, descarte correto de resíduos e proteção ambiental.

    “Buscamos aproximar os profissionais da população para orientar, esclarecer dúvidas e apresentar os serviços de saneamento. Também realizamos cadastros no programa Sanemais e promovemos atividades interativas”, destacou a presidente da Sanemar, Márcia Ferreira.

    Para a subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Andressa Bittencourt, a mobilização reflete no cotidiano dos moradores. “Eventos como esse aproximam as pessoas de temas como preservação ambiental e a importância do saneamento, fortalecendo as ações educativas contínuas”, acrescentou.

    Conscientização ambiental

    Um dos destaques do evento foi a palestra “Importância do Saneamento Básico e o Marco Legal do Saneamento”, ministrada pelo mestre em Recursos Hídricos, David Ermerson Farias Eugênio. Durante a ação, as equipes também distribuíram mudas, sementes e panfletos informativos, além de apresentarem os produtos da Companhia Maricá Alimentos (Amar).

    Para Maxilene Santos, moradora de Itaipuaçu, o evento facilitou o acesso a serviços. “Estava passando pelo Centro e gostei bastante de assistir à palestra. Fui muito bem atendida e aproveitei para solicitar o caminhão limpa-fossa para a minha casa”, ressaltou.

    O evento contou com o apoio das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Agricultura e Pecuária, de Recursos Hídricos e Minerais, além da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) e da Companhia Maricá Alimentos (Amar).

    Quaquá critica gestão anterior por falta de saneamento e erro na concessão da água: “Em 8 anos, meu antecessor entregou Maricá com apenas 8% de esgoto tratado”

    0
    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), divulgou, em suas redes sociais, sua insatisfação com o governo anterior, à época gerido pelo ex-prefeito Fabiano Horta. Quaquá destacou a falta de compromisso e investimento no saneamento básico de Maricá por parte da gestão anterior e também fez críticas à venda da concessão dos serviços de água

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), divulgou, em suas redes sociais, sua insatisfação com o governo anterior, à época gerido pelo ex-prefeito Fabiano Horta. Quaquá destacou a falta de compromisso e investimento no saneamento básico de Maricá por parte da gestão anterior e também fez críticas à venda da concessão dos serviços de água. Segundo ele, a administração sob o comando de Fabiano Horta recebeu R$ 154 milhões pela concessão.

    Indignado, Quaquá afirmou que, em oito anos, o antecessor entregou a cidade com apenas 8% de esgoto tratado. O político destacou que irá resolver o problema: “Mas agora estou fazendo o que já deveria ter sido feito, investindo R$ 1,6 bilhão para deixar Maricá com o básico! Nos próximos dois anos, vamos chegar a 67% de esgoto tratado no município!”.

    No mesmo vídeo, Washington Quaquá fez duras críticas à decisão do governo anterior de transferir a operação da antiga Cedae para a iniciativa privada, no caso, a Águas do Rio. Segundo ele, esse é um dos fatores que impactaram diretamente o avanço do saneamento em Maricá.

    “Foi um erro ter entregue a água para a empresa. A cidade ficou com uma cobertura muito baixa de esgoto”, afirmou Quaquá.

    Atualmente, obras estão sendo realizadas por toda Maricá. A expectativa é que, em dois anos, o município alcance 67% de esgoto tratado.

    Nova operação da Polícia Militar no Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu prende dois suspeitos e apreende drogas e armas

    0
    Uma ação do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) no Conjunto Habitacional Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu terminou com um homem e uma mulher presos

    Uma ação do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) no Conjunto Habitacional Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu terminou com um homem e uma mulher presos, além da apreensão de uma quantidade considerável de drogas.

    Sob o comando do sargento Silveira, os policiais foram até o Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu para verificar uma denúncia de tráfico de drogas na região. Ao chegarem ao local, os agentes avistaram um casal em atitude suspeita e se prepararam para realizar a abordagem. No entanto, os suspeitos perceberam a chegada dos policiais e tentaram fugir.

    Os agentes estavam totalmente preparados e realizaram um cerco tático, não dando nenhuma chance de fuga ao casal. A dupla de meliantes foi capturada, e com um deles foi encontrado um revólver calibre .45.

    Após a prisão, o casal foi levado para a Delegacia de Maricá (82ª DP) e, em seguida, para a Central de Flagrantes de Niterói (76ª DP). Posteriormente, os policiais realizaram buscas no conjunto habitacional e encontraram uma carga de drogas e rádios transmissores.

    Os materiais apreendidos também foram encaminhados para a Delegacia de Maricá (82ª DP).

    Maricá realiza ação gratuita de orientação sobre Imposto de Renda

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Gestão Tributária e Fiscal, realizou nesta quarta-feira (29/04) a ação “Facilita Imposto de Renda Maricá”, no Simplifica Empresas, em São José de Imbassaí

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Gestão Tributária e Fiscal, realizou nesta quarta-feira (29/04) a ação “Facilita Imposto de Renda Maricá”, no Simplifica Empresas, em São José de Imbassaí. A iniciativa ofereceu atendimento gratuito para orientar a população sobre a declaração do Imposto de Renda.

    A ação contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e teve como objetivo esclarecer dúvidas dos contribuintes, explicando de forma simples as principais obrigações relacionadas à declaração.

    “Ao promover o acesso à informação de forma clara e acessível, a iniciativa contribui para a redução de inconsistências nas declarações, evita pendências junto à Receita Federal e fortalece a cultura de conformidade fiscal. Além disso, amplia a proximidade entre o poder público e a população”, afirmou a secretária de Gestão Tributária e Fiscal, Lawrice Souza.

    A iniciativa busca aproximar os cidadãos das informações necessárias para evitar erros, atrasos e possíveis pendências com a Receita Federal, além de reforçar a importância de declarar corretamente e dentro do prazo.

    Tanguá pactua Projeto Primeira Infância Cidadã em parceria com a Petrobras e a Avante

    0
    A Prefeitura de Tanguá deu um passo decisivo na consolidação de suas políticas sociais nesta quarta-feira (29/04). Em cerimônia realizada no Teatro da Estação da Cidadania, o município oficializou a pactuação do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC).

    A Prefeitura de Tanguá deu um passo decisivo na consolidação de suas políticas sociais nesta quarta-feira (29/04). Em cerimônia realizada no Teatro da Estação da Cidadania, o município oficializou a pactuação do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC). A iniciativa é fruto de uma cooperação técnica entre a organização Avante – Educação e Mobilização Social e a Petrobras, visando potencializar as ações voltadas ao desenvolvimento da primeira infância na cidade.

    Tanguá entre os 15 municípios selecionados no Brasil

    O Projeto Primeira Infância Cidadã possui abrangência nacional, atuando em municípios estratégicos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Espírito Santo e Bahia. Tanguá foi selecionada como uma das apenas 15 cidades do país para integrar o projeto — um reconhecimento ao trabalho realizado entre 2021 e 2025 na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

    No estado do Rio de Janeiro, além de Tanguá, apenas outras quatro cidades foram contempladas pela iniciativa: Angra dos Reis, Quissamã, Macaé e Armação dos Búzios. Com o diagnóstico da realidade local já concluído e validado, o município entra agora na fase de suporte técnico especializado e aplicação de novas metodologias para qualificar o atendimento às famílias e gestantes.

    União entre Poderes e Sociedade Civil

    A cerimônia de pactuação demonstrou a força da intersetorialidade em Tanguá. A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito André Paixão; pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Serginho do Pinhão; pela secretária de Assistência Social, Hezimara Duarte; pela Promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Dra. Rhamile Sodré; pelos secretários Luciano Lucio Natalino (Educação) e Rodrigo Lopes (Saúde), além da presidente do CMDCA, Daniele Alves de Souza, e Adriana Cardoso, representando a Avante.

    O evento contou ainda com a participação de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades civis, associações e moradores, reforçando o caráter comunitário da iniciativa.

    Compromisso com a Proteção Integral

    O foco central do projeto é humanizar ainda mais o atendimento público, pautando as ações no acolhimento, respeito, afeto e diálogo. Segundo a secretária de Assistência Social, Hezimara Duarte, o suporte técnico chega para coroar um esforço coletivo.

    “O PMPI já nos deu o diagnóstico; agora, com o suporte da Avante e da Petrobras, vamos qualificar a execução dessas políticas. Ter a mesa composta por representantes do Judiciário, do Legislativo e de diversas secretarias reforça que a proteção integral das nossas crianças de 0 a 6 anos é um compromisso de toda a cidade”, destacou a secretária.

    Para o prefeito André Paixão, o lançamento marca um novo capítulo para o futuro do município:

    “Investir nos primeiros seis anos de vida é garantir que nossas crianças cresçam com dignidade. É uma prioridade da nossa gestão cuidar das pessoas desde a base, e estar entre seletos municípios do Rio e do Brasil nessa parceria é fundamental para alcançarmos esse objetivo”, afirmou o prefeito.

    O que é o Projeto Primeira Infância Cidadã?

    Realizado pela Avante com o investimento social da Petrobras, o PIC atua no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e no apoio à implementação dos planos municipais, respeitando as características e necessidades locais de cada cidade contemplada.

    Maricá: Casas da Juventude levam formação, cultura e tecnologia aos jovens do município

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Juventude e Participação Popular, ampliou as ações voltadas à população jovem com a inauguração das Casas da Juventude

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Juventude e Participação Popular, ampliou as ações voltadas à população jovem com a inauguração das Casas da Juventude. Os serviços e atividades oferecidos nos equipamentos foram detalhados pelo coordenador das Casas da Juventude do município, André Rangel, em entrevista à Rádio Ultra FM, na terça-feira (28/04).

    Segundo André Rangel, os espaços foram criados com o objetivo de aproximar os jovens do poder público e ampliar as oportunidades de formação e desenvolvimento profissional no município. “O objetivo do espaço é aproximar os jovens do poder público. Os cursos oferecidos nos equipamentos são voltados para o desenvolvimento profissional deles e para agregar conhecimento ao currículo, seja com curso de drone, inglês ou espanhol”, destacou.

    As Casas da Juventude contam com quatro polos: Inoã, Itaipuaçu, Centro e Ponta Negra, oferecendo cursos gratuitos em áreas como beleza e estética, audiovisual, operação de drone, idiomas, dança, capoeira e jiu-jitsu. Parte das formações é voltada à qualificação profissional e à preparação para oportunidades de emprego na cidade.

    Outro destaque apresentado durante a entrevista foi o projeto Maricá Games, uma competição de jogos virtuais voltada aos jovens atendidos pelos equipamentos. Os participantes poderão se inscrever para disputar campeonatos utilizando equipamentos de alta performance disponibilizados nas unidades.

    Ônibus da Juventude

    Além das atividades desenvolvidas nas Casas da Juventude, o município também conta com o Ônibus da Juventude, iniciativa itinerante voltada ao audiovisual e à exibição de filmes em comunidades da cidade. O equipamento móvel promove sessões acompanhadas por profissionais que apresentam detalhes técnicos sobre produção audiovisual, linguagem cinematográfica e processos de gravação.

    “O ônibus democratiza o cinema, principalmente para jovens que nunca vivenciaram a parte técnica de uma gravação. O intuito é incentivar eles para que produzam filmes sobre as suas comunidades, gerando um pertencimento deste morador”, explicou André Rangel.

    Maricá promove atividade de integração e bem-estar para idosos no Caminho de Darwin

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta quarta-feira (29/04) uma trilha no Caminho de Darwin, em Itaipuaçu, com alunos das Casas da Terceira Idade de Guaratiba e Ponta Negra.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta quarta-feira (29/04) uma trilha no Caminho de Darwin, em Itaipuaçu, com alunos das Casas da Terceira Idade de Guaratiba e Ponta Negra. A atividade aconteceu no Parque Estadual da Serra da Tiririca e proporcionou aos participantes uma manhã de integração, bem-estar e valorização do patrimônio natural e histórico do município.

    O percurso levou o grupo até o Núcleo Darwin, centro de referência em educação ambiental localizado dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). O espaço integra a rota ecológica que remete à passagem do naturalista Charles Darwin pela região em 1832. Durante a trilha, os idosos puderam conhecer mais sobre a biodiversidade local e vivenciar uma experiência de imersão na Mata Atlântica.

    A ação contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), responsável por apresentar aos visitantes o trabalho de preservação ambiental desenvolvido na unidade. Além da trilha, os participantes também visitaram espaços educativos com exposições de animais taxidermizados, amostras geológicas e registros históricos relacionados à passagem de Darwin pelo território.

    Para a coordenadora da Casa da Terceira Idade de Guaratiba, Nayane de Oliveira, iniciativas como essa ampliam o acesso dos idosos ao lazer e ao conhecimento. “Os passeios são extremamente importantes porque mostram aos idosos tudo o que o nosso município tem a oferecer. Muitos não conheciam esse espaço e hoje puderam viver uma experiência diferente, com atividade física, aprendizado e contato com a natureza. É gratificante ver o brilho nos olhos deles em momentos assim”, destacou.

    O pesquisador do INEA e adjunto técnico Tiago Ferreira da Silva ressaltou a importância da aproximação da população com as unidades de conservação. “A preservação começa pelo conhecimento. Quando as pessoas entram em contato com a floresta e entendem sua riqueza, passam a valorizar e proteger esse espaço. Esse tipo de atividade aproxima a comunidade da natureza e fortalece a consciência ambiental”, afirmou.

    Traduzir »