19.2 C
Maricá
    segunda-feira, junho 22, 2026
    Início Site Página 43

    Maio Amarelo: NitTrans reforça ações de conscientização no trânsito

    0
    A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans, deu sequência à programação do Maio Amarelo com a abertura de uma exposição no Plaza Shopping, nesta segunda-feira (4)

    A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans, deu sequência à programação do Maio Amarelo com a abertura de uma exposição no Plaza Shopping, nesta segunda-feira (4). A atividade integra o calendário de ações do mês, iniciado no dia 1º de maio, dedicado à conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A exposição, instalada no piso L4 do shopping, ficará aberta ao público durante todo o mês e reúne elementos visuais e materiais educativos voltados a pedestres, motoristas e motociclistas.

    Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha deste ano propõe a reflexão sobre atitudes mais responsáveis e empáticas no dia a dia. Para o presidente da NitTrans, a escolha de um espaço de grande circulação contribui para ampliar o impacto da campanha.

    “Esse é um local estratégico, por onde passam diariamente pedestres e motoristas, o que potencializa o alcance da mensagem. O Maio Amarelo chama atenção para um tema urgente, mas o nosso trabalho é permanente, ao longo de todo o ano, com ações voltadas a todos os públicos. A conscientização contínua é fundamental para preservar vidas e reduzir os impactos dos acidentes”, afirmou Nelson Godá.

    O superintendente do Plaza Shopping, Bruno Ferrador, destacou a importância da parceria com o poder público.

    “É uma alegria contribuir com uma iniciativa que promove mais qualidade de vida para a população. Temos um papel importante em apoiar ações de interesse coletivo e estamos sempre à disposição para iniciativas como essa”, disse Bruno Ferrador.

    Ao longo de maio, a NitTrans seguirá com uma programação especial, incluindo atividades educativas, ações de conscientização e intervenções em pontos estratégicos da cidade. As iniciativas têm como foco principal a promoção de um trânsito mais seguro, humano e responsável, com atenção especial à proteção dos usuários mais vulneráveis, como os motociclistas. O evento contou com a equipe da NitTrans, representantes do Plaza Shopping e outros agentes envolvidos nas políticas de mobilidade e segurança viária do município.

    Exposição comemora os 50 anos da FENIG em Nova Iguaçu

    0
    A exposição fotográfica “FENIG 50 anos – Há meio século fazendo história na educação e na cultura de Nova Iguaçu”, aberta na última quarta-feira (29), no Complexo Cultural Mário Marques, é uma oportunidade para o público conhecer a trajetória da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) ao longo de cinco décadas.

    A exposição fotográfica “FENIG 50 anos – Há meio século fazendo história na educação e na cultura de Nova Iguaçu”, aberta na última quarta-feira (29), no Complexo Cultural Mário Marques, é uma oportunidade para o público conhecer a trajetória da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) ao longo de cinco décadas. As imagens apresentam o documento de criação da instituição, além de registros de grandes eventos promovidos pela fundação, como o Festival de Artes e o Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano, entre outras iniciativas.

    Presente na abertura, o prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, destacou a importância de valorizar a história. “Nenhuma cidade avança se não respeitar quem a construiu. Precisamos preservar a memória. Hoje é um dia histórico, em que reconhecemos a trajetória de uma fundação que contribuiu para o desenvolvimento do município”, afirmou.

    O presidente da FENIG, Miguel Ribeiro, ressaltou que a exposição resgata momentos importantes da cidade nas áreas de educação e cultura, como a Olimpíada de Matemática e os editais de cadastramento artístico, voltados aos artistas locais, que contribuíram para a descentralização das atividades culturais. “É um reconhecimento aos talentos de Nova Iguaçu”, afirmou.

    Autarquia da Prefeitura de Nova Iguaçu, a FENIG foi fundada em 5 de janeiro de 1976 pelo então prefeito João Batista Barreto Lubanco, por meio do Decreto nº 1.475. Inicialmente, a fundação atuava no fomento a projetos da Secretaria Municipal de Educação, ampliando os recursos da rede educacional, promovendo treinamentos e realizando estudos e pesquisas. Também estava habilitada a organizar cursos, seminários e congressos com a participação de professores e responsáveis por alunos.

    “O objetivo era dar continuidade ao ideal que orientou a criação da FENIG, na década de 1970, com foco na promoção da educação”, destacou a professora Maria Clara Borges, que presidiu a instituição entre 1989 e 1992. À época, também esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação, sendo responsável pela implantação dos CIEPs no município.

    Na área cultural, a FENIG foi criada com a missão de promover e preservar o patrimônio histórico e artístico da cidade, por meio de convênios e programas culturais, além de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas no setor.

    Além da exposição, a fundação vai realizar diversas atividades ao longo do ano em comemoração ao seu cinquentenário. A primeira delas ocorreu no fim de março, com a entrega do 5º Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano. Uma identidade visual comemorativa dos 50 anos também vem sendo aplicada em eventos e ações da instituição.

    A mostra ficará aberta ao público até 31 de maio, de terça a sábado, das 10h às 17h. A iniciativa é da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da FENIG, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT). A entrada é gratuita. O Complexo Cultural Mário Marques está localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 51, no Centro de Nova Iguaçu.

    Maricá encerra Festa da Pesca com grande participação do público em Itaipuaçu

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca, realizou neste domingo (03/05) o segundo e último dia da 52ª edição da tradicional Festa da Pesca, na Orla de Itaipuaçu

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca, realizou neste domingo (03/05) o segundo e último dia da 52ª edição da tradicional Festa da Pesca, na Orla de Itaipuaçu. O encerramento contou com a segunda etapa do torneio, concurso Rainha da Festa da Pesca, premiação dos atletas e atrações culturais ao longo do dia.

    Ao todo, foram pescados mais de 2 mil peixes, somando aproximadamente 280 quilos, reforçando a participação dos competidores e o sucesso da competição. A programação começou pela manhã com o início da segunda etapa do torneio e seguiu ao longo do dia com atividades voltadas para toda a família.

    O secretário de Pesca de Maricá, Xandi de Bambuí, destacou o sucesso do evento e a importância da tradição para o município. “Chegamos ao final de um evento familiar, com participação de moradores e visitantes, e com o comércio aquecido. Foram dois dias de muita alegria, com muito peixe e fortalecimento da nossa economia local. A Festa da Pesca é uma tradição de mais de 50 anos que valoriza a pesca artesanal e esportiva e movimenta toda a cidade”, afirmou.

    Time de Maricá formado por indígenas estreia com vitória histórica na Série C do Carioca

    0
    O Ceres/EC Originários, primeira equipe formada integralmente por atletas indígenas e apoiada pela Prefeitura de Maricá, estreou com vitória na Série C do Campeonato Carioca

    O Ceres/EC Originários, primeira equipe formada integralmente por atletas indígenas e apoiada pela Prefeitura de Maricá, estreou com vitória na Série C do Campeonato Carioca. Jogando na Rua Bariri, o time venceu o Barcelona por 2 a 0, começando com bom desempenho no Grupo B da competição.

    Sediado em Maricá, o EC Originários reúne jogadores de mais de 14 etnias indígenas, como Xekriabá, Pataxó, Guarani, Tupinikim, Kamaiurá e Terena, entre outras, e conta com cerca de 30% do elenco formado por atletas do próprio município. A iniciativa, em parceria com o Ceres, marca a presença do primeiro clube do Brasil composto integralmente por atletas indígenas em uma competição oficial, reforçando a proposta de dar visibilidade e protagonismo aos povos originários por meio do esporte.

    Com elenco majoritariamente sub-23, conforme regulamento da competição, o time reúne atletas de diversas regiões do país, muitos deles após longas viagens até Maricá. Além do desempenho dentro de campo, a equipe também se destaca pela valorização cultural, entrando em campo com pinturas corporais tradicionais, fortalecendo a identidade indígena no futebol.

    A Série C do Campeonato Carioca de 2026 apresenta um novo formato de disputa. As equipes foram divididas em dois grupos (A e B) e se enfrentam em sistema de cruzamento na Taça Waldir Amaral. Os quatro melhores colocados avançam às quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta, com vantagem para os clubes de melhor campanha. Os vencedores seguem para as semifinais, também com critérios de vantagem, enquanto a grande decisão será em jogo único. Ao final da competição, os quatro melhores garantem acesso à Série B2 do Estadual.

    Maricá encerra participação em feira internacional com destaque para gastronomia local

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá Alimentos (Amar), encerrou neste domingo (03/05) sua participação na Brasil Origem Week, feira internacional realizada em Porto, Portugal

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá Alimentos (Amar), encerrou neste domingo (03/05) sua participação na Brasil Origem Week, feira internacional realizada em Porto, Portugal. Ao longo de três dias, o município apresentou produtos, potencialidades econômicas e iniciativas voltadas à valorização da produção local.

    “Minha gente, hoje conclui-se a participação de Maricá no ‘Brasil Origin Week’, que é um evento que junta criatividade do Brasil inteiro, produtos naturais, criatividades do Brasil inteiro na cidade do Porto, em Portugal. O nosso trabalho é projetar Maricá para o mundo, fortalecendo a economia, gerando empregos, ótimos empregos no turismo, na agricultura, na indústria para o nosso povo, melhorando a vida do povo e internacionalizando o nome da nossa cidade”, afirmou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

    Destaque na produção local

    No último dia de programação, a Amar promoveu uma experiência gastronômica com a preparação de um prato elaborado pelas chefs Ana Paula e Taiana Rodrigues, utilizando produtos da agricultura familiar de Maricá. A ação destacou a qualidade dos alimentos e reforçou a identidade gastronômica do município junto ao público internacional.

    Maricá realiza final do futebol amador da categoria Sub-17

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, realizou neste sábado (02/05) a final da Taça da Cidade de Maricá de Futebol, na categoria sub-17

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, realizou neste sábado (02/05) a final da Taça da Cidade de Maricá de Futebol, na categoria sub-17. A competição contou com a participação de 30 equipes, reunindo jovens atletas do município.

    A decisão foi disputada entre Riviera F.C. e E.C. Inoã, com vitória do Riviera, que conquistou o título da categoria sub-17. O campeonato reforça o incentivo ao esporte de base e à formação de novos talentos na cidade.

    “A Taça da Cidade é muito mais do que uma competição. É um espaço de integração que reúne desde as crianças do sub-11 até os atletas da categoria master, promovendo o esporte em todas as idades. Mais do que resultados, valorizamos o respeito ao adversário, o espírito esportivo e a formação de cidadãos. É gratificante ver a nossa juventude se dedicando e vivenciando cada momento com paixão pelo esporte”, afirmou o secretário de Esportes, Filipe Dias Bittencourt.

    “É um prazer participar de uma competição organizada como essa. O mais importante é dar experiência aos jovens e mostrar que o esporte e a educação caminham juntos”, destacou o técnico do Riviera, Vitor Luiz Gonçalves.

    Prefeito Rodrigo Neves visita Niterói Skate Pro e reforça compromisso da cidade com a modalidade

    0
    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve, neste sábado (02), no Skate Park de São Francisco, onde aconteceu o Niterói Skate Pro, primeira etapa do Circuito Brasileiro de Skateboarding Pro realizada no estado do Rio de Janeiro desde 2023

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve, neste sábado (02), no Skate Park de São Francisco, onde aconteceu o Niterói Skate Pro, primeira etapa do Circuito Brasileiro de Skateboarding Pro realizada no estado do Rio de Janeiro desde 2023. As semifinais e finais da competição foram disputadas neste domingo (03).

    Durante a visita, o prefeito conheceu as instalações do evento, conversou com atletas e até arriscou algumas manobras na pista.

    “Primeira etapa do Circuito Nacional de Skate em Niterói. Quando a gente projetou essa pista em 2013, no meu primeiro mandato, as pessoas diziam que Niterói não tinha espaço para o skate e que ninguém ia usar. O Skate Park aqui de São Francisco democratizou o skate na cidade. Construímos o Skate Park do Fonseca e o do Largo da Batalha. Estamos planejando o da Região Oceânica. Vamos oferecer espaço para a juventude ter acesso ao esporte. Investimos no espaço público para as pessoas e acreditamos no esporte para abrir caminhos, gerar oportunidades, qualidade de vida e movimentar a cidade”, afirmou Rodrigo Neves.

    O diretor-executivo da Associação Coletivo Skate Niterói (ACSN), Pedro Berg, agradeceu à Prefeitura de Niterói pelo apoio e pelo incentivo ao esporte.

    “Gostaria de agradecer muito à Prefeitura de Niterói, à Secretaria de Esportes e à Coordenadoria da Juventude por tornar esse sonho uma realidade. Por fomentar isso para os praticantes do esporte e também para o público presente. A partir desta iniciativa, podem surgir novas promessas”, disse Pedro Berg.

    O Niterói Skate Pro vai distribuir R$ 75 mil em prêmios, nas categorias feminino e masculino. Com larga experiência no esporte, Ingrid Franco veio de São Paulo para competir e se encantou com Niterói.

    “É muito gratificante, depois de 20 anos de skate, ver a galera manobrando no evento e mantendo a essência do esporte sempre viva. Obrigada Niterói. É um lugar lindo e maravilhoso”, ressaltou a atleta paulista.

    Diretamente de Paranaguá (PR), o atleta Jorge dos Santos destacou o nível da competição.

    “Estou muito feliz de estar em Niterói pela primeira vez, ainda mais participando do circuito Pro com atletas de alto nível. Até domingo, vai ter muito skate. Espero que todo mundo compareça”, disse Jorge dos Santos.

    Além de ser uma oportunidade de acompanhar atletas nacionais, o Niterói Skate Pro também movimenta a economia local. Neste domingo (03), a final feminina será às 15h30, e a masculina às 16h45.

    O Niterói Skate Pro tem apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Coordenadoria da Juventude do município, com realização da Associação Coletivo Skate Niterói (ACSN).

    Niterói leva campanha Maio Amarelo para o Campo de São Bento

    0
    A Prefeitura de Niterói, através da NitTrans, realizou, neste sábado (02), no Campo de São Bento, uma ação do Maio Amarelo, campanha internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito

    A Prefeitura de Niterói, através da NitTrans, realizou, neste sábado (02), no Campo de São Bento, uma ação do Maio Amarelo, campanha internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Foi uma ação lúdica sobre segurança viária voltada para crianças, com o objetivo de informar e conscientizar sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito, contribuindo para a formação de cidadãos mais responsáveis.

    Uma minipista interativa foi um espaço prático onde os participantes vivenciaram situações cotidianas de forma segura, com simulação de cenários urbanos. A proposta foi ensinar conceitos básicos como respeito à sinalização, travessia na faixa de pedestres, uso de equipamentos de segurança e atenção ao ambiente ao redor.

    Este ano, o tema do Maio Amarelo é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A NitTrans organizou uma programação ampla com foco em chamar a atenção da população e estimular mudanças de comportamento que salvam vidas. A mobilização vai acontecer durante todo o mês de maio.

    “Atitudes simples, como respeitar limites de velocidade e enxergar o outro, são fundamentais para salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro. Nosso objetivo é sensibilizar a população. A responsabilidade no trânsito precisa ser permanente”, ressaltou o presidente da NitTrans, Nelson Godá.

    Durante o mês, a cidade receberá diversas ações educativas e de mobilização social, como blitzes informativas (PitStop Amarelo), intervenções com motociclistas, ciclistas e pedestres, além de capacitações voltadas à prevenção de acidentes e à segurança viária.

    A programação do Maio Amarelo inclui ainda ações em escolas por meio do Projeto Escola Viva, exposições temáticas, pedalada e caminhada de conscientização, além de treinamentos específicos, como capacitação para motoristas e curso de primeiros socorros.

    As ações serão realizadas em diferentes pontos da cidade, como o Centro, a orla e espaços públicos de grande circulação, com o objetivo de ampliar o alcance da campanha e estimular mudanças de comportamento no trânsito. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) ganhou iluminação amarela. A programação completa será divulgada nas redes oficiais da NitTrans.

    A iniciativa segue o movimento nacional coordenado pela Secretaria Nacional de Trânsito do Governo Federal (Senatran) e reforça a importância da responsabilidade coletiva no trânsito, com atenção especial à segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas.

    Nova linha de ônibus conecta Saquarema à Barra da Tijuca com passagens a partir de 53 reais

    0

    Uma nova opção de transporte intermunicipal começou a operar no estado do Rio de Janeiro, facilitando o deslocamento entre Saquarema, na Região dos Lagos, e o bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense. A nova linha, operada pela Auto Viação 1001, já está em funcionamento com viagens diárias nos dois sentidos e tem como destino final o Shopping Aerotown.

    De acordo com informações divulgadas pela empresa, os passageiros que embarcam em Saquarema contam com duas saídas por dia. Os ônibus partem às 7h50, com chegada prevista às 11h15, e às 13h20, chegando ao destino por volta das 16h45. O tempo médio de viagem é de aproximadamente 3h25, podendo variar conforme as condições do trânsito.

    Já no trajeto inverso, saindo da Barra da Tijuca em direção a Saquarema, também são oferecidos dois horários diários: às 8h30, com chegada estimada às 12h17, e às 16h15, chegando por volta das 19h55. Nesse sentido, a duração média da viagem varia entre 3h40 e 3h47, dependendo do fluxo nas vias.

    As tarifas começam em R$ 53,82 para pagamentos realizados via PIX. Já para compras efetuadas com cartão, o valor gira em torno de R$ 56,65. Segundo a empresa, os preços podem sofrer alterações conforme a data escolhida e a disponibilidade de assentos.

    A criação da nova rota representa uma alternativa mais prática para moradores, trabalhadores, estudantes e turistas que precisam se deslocar entre a Região dos Lagos e a capital sem depender de conexões ou baldeações, tornando a viagem mais direta e confortável.

    Amar amplia visibilidade de Maricá em feira internacional em Portugal

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá Alimentos (Amar), participa neste sábado (02/05) do segundo dia da Brasil Origem Week (BOW)

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá Alimentos (Amar), participa neste sábado (02/05) do segundo dia da Brasil Origem Week (BOW), feira internacional realizada em Portugal voltada à promoção da cultura, gastronomia e oportunidades de negócios brasileiros.

    Neste segundo dia de programação, o diretor-presidente da Amar, Marlos Costa, representa o município como palestrante no painel “Brasil, um destino para visitar e investir”, apresentando experiências e potencialidades de Maricá no cenário econômico e turístico.

    “Ontem foi um sucesso muito grande e hoje participo de um painel sobre investimentos e turismo. É mais uma oportunidade de apresentar a nossa cidade e mostrar como Maricá tem se desenvolvido nos últimos anos”, destacou Marlos Costa.

    A Brasil Origem Week reúne representantes de diferentes setores para divulgar produtos, cultura e oportunidades de investimento, fortalecendo a conexão entre o Brasil e o mercado internacional.

    Traduzir »