20.9 C
Maricá
    segunda-feira, junho 22, 2026
    Início Site Página 42

    Mais perto da realidade: hospital veterinário público avança em Maricá

    0
    Para quem anseia por um hospital veterinário público em Maricá, já há motivos para comemorar, pois o projeto deu um passo extremamente importante para sua realização

    Para quem anseia por um hospital veterinário público em Maricá, já há motivos para comemorar, pois o projeto deu um passo extremamente importante para sua realização. Segundo o Diário Oficial publicado ontem, 4 de maio, a Prefeitura de Maricá avançou na implantação do projeto e divulgou o resultado da seleção da organização que ficará responsável pelos serviços do hospital veterinário.

    A Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social obteve a melhor classificação e será responsável pelos trabalhos e serviços do hospital, que salvará a vida de diversos animais.

    Com a divulgação da entidade mais bem classificada no Diário Oficial, a Prefeitura de Maricá abriu a fase final do processo e aguarda a entrega da documentação atualizada, além da apresentação do plano de trabalho definitivo.

    A Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social tem 10 dias para entregar os documentos exigidos.

    Vale destacar que ainda não há uma data definitiva para o início e a conclusão das obras do hospital veterinário.

    IMAGEM DA MATÉRIA GERADO POR IA

    Saquarema ganha reforço histórico na Saúde: Nova ESF do Boqueirão é a maior unidade da cidade

    0
    O cuidado com a saúde dos saquaremenses ganhou um novo e moderno capítulo. Nesta segunda-feira, 4 de maio, a Prefeitura de Saquarema inaugurou a nova Estratégia Saúde da Família (ESF) Anercina Theodora das Dores, no bairro Boqueirão

    O cuidado com a saúde dos saquaremenses ganhou um novo e moderno capítulo. Nesta segunda-feira, 4 de maio, a Prefeitura de Saquarema inaugurou a nova Estratégia Saúde da Família (ESF) Anercina Theodora das Dores, no bairro Boqueirão. Projetada para ser a maior unidade de atenção básica do município, a estrutura foi planejada sob as normas da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) para oferecer atendimento humanizado e de excelência à crescente demanda local.

    Classificada como Porte III, a nova unidade conta com oito consultórios clínicos e dois odontológicos de última geração, o que permite o acompanhamento contínuo de 12 mil a 15 mil pessoas da região. O espaço conta ainda com salas de vacina, coleta, curativos e uma farmácia ampliada, com medicações da rede primária, garantindo que o morador resolva suas demandas de saúde sem precisar sair do bairro.

    Dignidade e agilidade

    “Cada nova unidade de saúde que entregamos é o reflexo do nosso compromisso em cuidar das pessoas. A ESF do Boqueirão não é apenas um prédio moderno, é um centro de acolhimento que traz dignidade e agilidade para as famílias da nossa cidade. Queremos que o cidadão se sinta respeitado e bem assistido perto de casa”, afirmou a Prefeita Lucimar Vidal.

    A saúde de Saquarema já tem resultados importantes para a população. A cobertura da Atenção Básica do município saltou de 49% para quase 100% nos últimos anos, multiplicando a capacidade de diagnóstico. Para garantir a eficiência no fluxo de pacientes, a nova ESF também possui uma sala de Triagem e Classificação de Risco logo na recepção, permitindo a identificação imediata de casos urgentes.

    O Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Alberto Teixeira Oliveira, destacou o impacto técnico da nova estrutura: “Esta unidade foi pensada para abrigar até quatro Equipes de Saúde da Família (eSF) e Equipes de Saúde Bucal. Estamos descentralizando o atendimento e reforçando a prevenção, que é o pilar de uma rede pública eficiente”.

    A estrutura também servirá como um polo de prevenção em saúde, abrigando um novo espaço de atividades coletivas com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dedicado a grupos de gestantes, hipertensos e diabéticos, fortalecendo o vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade.

    A inauguração da ESF Anercina Theodora das Dores consolida o avanço de Saquarema na modernização da sua rede de saúde. Com investimentos contínuos em infraestrutura e na valorização dos profissionais, o município garante uma saúde pública robusta, descentralizada e focada no bem-estar integral da população. Atualmente, 40% dos atendimentos realizados na rede municipal são destinados a moradores de cidades vizinhas, reafirmando a posição de referência ocupada por Saquarema na Região dos Lagos.

    O novo posto de Estratégia de Saúde da Família do Boqueirão funciona na Avenida Nossa Senhora de Nazareth, 2509.

    Estão abertas as inscrições para oficina de skate na Casa da Juventude de Maricá, em Ponta Negra

    0
    As inscrições devem ser feitas na Casa da Juventude de Maricá, no polo de Ponta Negra (Rua Treze, lote 13, quadra 3), entre 8h e 17h

    Começaram nesta terça-feira, 5 de maio, as inscrições presenciais para a oficina de skate. As inscrições devem ser feitas na Casa da Juventude de Maricá, no polo de Ponta Negra (Rua Treze, lote 13, quadra 3), entre 8h e 17h. A iniciativa é da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Juventude e Participação Popular e do projeto Casa da Juventude.

    As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. Inicialmente, a oficina está disponível apenas no polo de Ponta Negra; no entanto, em breve, também será oferecida nos polos do Centro de Maricá e do Boqueirão (Pista de Skate Chorão).

    Para se inscrever, é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF, foto 3×4, RG, comprovante de residência, comprovante escolar e carteira de vacinação. Ressalta-se que a inscrição é presencial, não sendo realizada de forma online. Portanto, vá até o polo de Ponta Negra e garanta sua vaga.

    Maricá amplia presença na economia criativa com posse de Antonio Grassi em conselho da Firjan

    0
    O presidente da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), Antonio Grassi, tomou posse como integrante do Conselho Empresarial da Indústria Criativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (04/05)

    O presidente da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ), Antonio Grassi, tomou posse como integrante do Conselho Empresarial da Indústria Criativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (04/05). O colegiado foi reativado e terá como presidente a produtora de cinema Glaucia Camargos.

    A chegada de Grassi ao conselho fortalece a presença de Maricá em um importante espaço de debate sobre economia criativa, cultura e desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro.

    “Recebo essa nomeação com honra e responsabilidade. A economia criativa é hoje um dos caminhos mais consistentes para o desenvolvimento sustentável do país. A indicação também reconhece o trabalho desenvolvido em Maricá, onde a cultura e a economia criativa são tratadas como motores de desenvolvimento e inclusão”, afirmou Grassi.

    À frente da MARÉ desde 2025, Grassi soma à nova função uma trajetória consolidada na gestão cultural. Foi presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e diretor-presidente do Instituto Inhotim.

    No Inhotim, destacou-se pela profissionalização da instituição, aproximando o museu da comunidade e consolidando o espaço como referência internacional em arte, cultura e turismo.

    Além de Antonio Grassi, também integram o novo conselho nomes como Luiz Calainho, Roberta Sudbrack, Helena Severo, Edney Silvestre, Kati Almeida Braga e Felipe Prazeres.

    Os Conselhos Empresariais da Firjan reúnem representantes do setor produtivo, instituições acadêmicas e gestores públicos. Os grupos atuam na formulação de propostas, análise de cenários e construção de soluções voltadas à competitividade e ao desenvolvimento econômico do estado.

    Maricá amplia atendimento social com reinauguração do CRAS de Inoã

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, reinaugurou nesta segunda-feira (04/05) o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Inoã

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, reinaugurou nesta segunda-feira (04/05) o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Inoã. A unidade foi revitalizada, com a ampliação dos serviços e uma estrutura mais adequada para o acolhimento das famílias.

    Entre as novidades está a implantação de um Posto de Identificação Civil dentro do próprio CRAS, permitindo que os moradores emitam documentos de identidade sem a necessidade de se deslocar para outras regiões. A unidade também passou a contar com salas de atendimento com sigilo, destinadas ao Cadastro Único, acompanhamento social, atendimento psicológico e outras demandas da assistência social. Outro destaque é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que oferecerá oficinas voltadas aos moradores da localidade.

    A secretária de Assistência Social e Cidadania, Dryene Tavares, destacou que a entrega representa um avanço na qualificação dos equipamentos públicos da assistência social no município. “É a demonstração do nosso compromisso em oferecer um serviço cada vez melhor para a população. Essa entrega é resultado de um ano de muito trabalho e de uma equipe que se dedica todos os dias a transformar a vida de quem mais precisa”, destacou.

    De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Marina Campos, o CRAS é a principal porta de entrada da população para acessar os serviços da política de assistência social. “O CRAS é o Centro de Referência da Assistência Social. É aqui que as famílias em situação de vulnerabilidade são acolhidas, recebem atendimento social e passam a ser acompanhadas de forma integral. Hoje, Maricá conta com nove CRAS distribuídos pelos territórios, de portas abertas para quem precisa acessar a assistência social”, explicou.

    A unidade revitalizada também conta com uma sala dedicada ao Serviço de Convivência, fortalecendo ações de integração, acompanhamento e desenvolvimento de atividades com famílias, crianças, adolescentes, idosos e demais públicos atendidos pela rede socioassistencial. A proposta é que o espaço seja utilizado de forma articulada com outras políticas públicas, como esporte, cidadania e inclusão social.

    Moradora do bairro, Ione Maria, elogiou a nova estrutura. “Gostei muito da inauguração. O CRAS ficou muito bonito e melhorou bastante para nós, moradores daqui. Todos os envolvidos estão de parabéns”, disse.

    Também moradora de Inoã, Hanaylta Braga destacou a importância da entrega para a comunidade. “Gostei muito. Foi um evento muito bonito e o CRAS ficou maravilhoso. É uma conquista importante para quem mora aqui”, concluiu.

    Águas do Rio tem problemas em abastecer alguns bairros de Maricá; moradores denunciam a falta de água

    0
    Alguns bairros de Maricá vêm sofrendo recorrentemente com a falta de abastecimento de água, o que causa problemas para os moradores das localidades atingidas

    Alguns bairros de Maricá vêm sofrendo recorrentemente com a falta de abastecimento de água, o que causa problemas para os moradores das localidades atingidas. Os principais bairros com irregularidades no fornecimento de água são Itaipuaçu e Inoã.

    Segundo denúncias, a responsável pela distribuição de água, a Águas do Rio, implementou o serviço no Condomínio Santa Paula (Inoã/Maricá) em setembro de 2025, com a promessa de melhoria no abastecimento local. No entanto, de acordo com os moradores, não foi isso que aconteceu, pois a distribuição passou a ocorrer apenas duas vezes por semana, sendo insuficiente.

    As ruas R, S e M, do Condomínio Santa Paula, estão em uma situação ainda pior, pois, nessas áreas, o abastecimento praticamente deixou de acontecer. Ainda assim, a cobrança mensal da Águas do Rio continua normalmente.

    “Estamos sendo cobrados normalmente, mas não temos água suficiente nem para o básico”, disse um morador ao site de notícias Maricá Info.

    Em resposta, a Águas do Rio informou: “A Águas do Rio informa que enviará equipe para verificar a ocorrência. A concessionária permanece à disposição dos clientes pelo 0800 195 0 195, para ligações gratuitas ou mensagens via WhatsApp”.

    Já os moradores rebateram a resposta da concessionária: “É a mesma resposta. Dizem que vão enviar uma equipe, mas nada é feito. Nunca há uma previsão para manutenção e normalização da entrega da água”.

    ITAIPUAÇU

    No Jardim Atlântico Leste (Itaipuaçu), principalmente na Rua Abrão Tavares de Moraes, no trecho entre a Avenida 2 e a Rua 33, os denunciantes afirmam enfrentar interrupções no abastecimento há cerca de 30 dias. Eles destacaram que já entraram em contato com a Águas do Rio; no entanto, as respostas são vagas e consistem apenas em promessas de regularização.

    Já na Rua 79, também em Itaipuaçu, um tubo estaria cortado e exposto há 10 dias. A situação está causando problemas para os moradores da localidade.

    NOTA DA ÁGUAS DO RIO REFERENTE AOS PROBLEMAS EM ITAIPUAÇU:

    “A Águas do Rio informa que a distribuição de água na região está impactada em função de obras realizadas por terceiros, que danificaram a rede que abastece a localidade. Equipes já atuam no reparo da tubulação, e o abastecimento será regularizado tão logo o serviço seja concluído. A concessionária permanece à disposição pelo 0800 195 0 195 para ligações gratuitas ou mensagens via WhatsApp.”

    Prefeitura do Rio fecha Ciclovia Tim Maia após ondas de 2 metros

    0
    Devido a ressaca no mar do Rio de Janeiro, o trecho entre São Conrado e o Vidigal da Ciclovia Tim Maia foi fechado nesta segunda-feira (4)

    Devido a ressaca no mar do Rio de Janeiro, o trecho entre São Conrado e o Vidigal da Ciclovia Tim Maia foi fechado nesta segunda-feira (4). O protocolo de segurança foi acionado pela prefeitura da capital após as ondas ultrapassarem 2 metros de altura no costão do Vidigal.

    A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para a cidade do Rio de Janeiro, com início às 18h de domingo (3) e término previsto para as 15h desta terça-feira (5).

    Surf

    A praia de Itacoatiara, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, é reconhecida internacionalmente pelas ondas gigantes e potentes, especialmente na Laje do Shock. Na região, as ondas estão superiores a 3,5 metros de altura, o que atrai surfistas.

    Recomendações

    Para a segurança dos banhistas durante o período de ressaca, o Centro de Operações Rio (COR-Rio) faz as seguintes orientações:

    Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca;

    Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso;

    Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;

    Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa;

    Evite pedalar na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia;

    Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

    Maricá assina acordo internacional para produção de mexilhões na cidade

    0
    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, assinou nesta segunda-feira (04/05) um acordo com o grupo espanhol MSB, referência no cultivo de mexilhões, para o desenvolvimento do projeto de produção de mariscos na cidade

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, assinou nesta segunda-feira (04/05) um acordo com o grupo espanhol MSB, referência no cultivo de mexilhões, para o desenvolvimento do projeto de produção de mariscos na cidade. A iniciativa será desenvolvida pela Companhia Maricá Alimentos (AMAR), potencializando a cadeia produtiva com investimentos em tecnologia, segurança alimentar e expansão de mercado.

    “Vamos levar alimentos sustentáveis, gerar empregos e desenvolvimento para Maricá. Essa é uma iniciativa voltada à produção de mexilhões, que serão processados no nosso município”, destacou o prefeito Washington Quaquá.

    O novo empreendimento integra produção, tecnologia e comercialização em uma mesma cadeia produtiva. O modelo também abre caminho para o fortalecimento de atividades ligadas à pesca, à aquicultura e ao processamento de alimentos, com geração de valor agregado.

    O presidente da Amar, Marlos Costa, ressaltou o papel estratégico da iniciativa para a expansão da produção local. “É um projeto fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade. Nosso objetivo é expandir essa produção no estado do Rio de Janeiro e em todo o país, com apoio da fábrica de enlatados”, acrescentou.

    Além do impacto econômico, a iniciativa tem potencial para gerar cerca de 100 empregos diretos, contribuindo para a dinamização da economia local e a criação de novas oportunidades de trabalho.

    Tecnologia e qualidade

    No projeto de produção de mariscos de Maricá, está prevista a instalação de uma unidade de depuração, etapa fundamental para a comercialização de moluscos com padrão sanitário elevado. A tecnologia permite eliminar impurezas e fazer com que os mexilhões sejam distribuídos vivos, frescos e refrigerados por até 10 dias, ampliando o alcance logístico e a inserção em mercados mais exigentes.

    Com isso, Maricá passa a disputar espaço em um segmento ainda pouco explorado no Brasil em termos de qualidade e escala. Atualmente, a produção nacional está concentrada em Santa Catarina e enfrenta limitações estruturais na etapa de beneficiamento, especialmente na depuração, o que restringe o potencial de competitividade do produto no mercado.

    Saquarema participa de capacitação sobre vigilância de arboviroses zoonóticas

    0
    A Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema participou, entre os dias 27 e 30 de abril, de um curso estratégico voltado à Vigilância de Arboviroses Zoonóticas, realizado no município de Guapimirim, no Centro de Primatologia do Estado do Rio de Janeiro

    A Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema participou, entre os dias 27 e 30 de abril, de um curso estratégico voltado à Vigilância de Arboviroses Zoonóticas, realizado no município de Guapimirim, no Centro de Primatologia do Estado do Rio de Janeiro. A capacitação foi promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, reunindo técnicos de diversos municípios fluminenses.

    As arboviroses zoonóticas são doenças causadas por vírus transmitidos por vetores, como mosquitos, que circulam entre animais silvestres e podem eventualmente infectar seres humanos. Essas enfermidades têm grande relevância para a saúde pública, pois podem provocar surtos e até epidemias, exigindo vigilância constante. Entre as principais doenças desse grupo estão a febre amarela, a febre do Nilo Ocidental e a febre Oropouche, que podem apresentar quadros clínicos variados, desde sintomas leves até complicações graves, incluindo risco de morte.

    O treinamento teve como foco o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica e ambiental, especialmente no enfrentamento dessas doenças. Durante a programação, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e atividades práticas voltadas à identificação precoce de casos, monitoramento de epizootias (mortes de animais que podem indicar circulação viral), investigação de surtos e adoção de estratégias de prevenção e controle.

    A iniciativa também destacou a importância da integração entre vigilância ambiental, epidemiológica e laboratorial como fator essencial para respostas rápidas e eficazes diante de possíveis emergências em saúde pública.

    Com a conclusão da capacitação, os técnicos da Secretaria de Saúde de Saquarema passam a estar ainda mais preparados para atuar em todo o estado do Rio de Janeiro, contribuindo de forma qualificada para o fortalecimento da vigilância em saúde e para a proteção da população contra doenças emergentes e reemergentes.

    A participação no curso reforça o compromisso do município com a qualificação contínua de seus profissionais e com a melhoria dos serviços prestados à população, sobretudo no que se refere à prevenção e ao controle de doenças de relevância epidemiológica.

    Para informações ou dúvidas, a população saquaremense pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental no endereço Rua Rio das Flores, 90, Porto Novo, ou pelo e-mail vig.ambiental@saquarema.rj.gov.br.

    Maricá: competição define classificados para as quartas de final da Taça Cidade de Futebol na categoria principal

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, realizou neste domingo (03/05) as oitavas de final da Taça Cidade de Maricá, na categoria principal

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, realizou neste domingo (03/05) as oitavas de final da Taça Cidade de Maricá, na categoria principal. A rodada definiu as oito equipes classificadas para as quartas de final da competição, que mobiliza atletas e torcedores de diversos bairros do município.

    Garantiram vaga na próxima fase as equipes C.A. Bananal, E.C. Maricá, Dínamo F.C., Real Maré F.C., Spar A.C., Guaratiba F.C., E.C. Amizade e Ponta Negra F.C., após confrontos decisivos ao longo do dia.

    “A cidade se envolve e participa da Taça Cidade, porque as equipes representam seus bairros. Já é uma competição tradicional que os atletas e torcedores aguardam durante o ano. Isso é incentivar o futebol e o esporte amador”, afirmou o secretário de Esportes de Maricá, Filipe Dias Bittencourt.

    Autor de três gols na vitória do Bananal, atual campeão da categoria, o jogador Josué Pereira ressaltou a preparação da equipe para a próxima fase. “A gente conseguiu manter a base do ano passado e estou muito feliz por ajudar com esses gols. O time vem forte para as quartas de final”, disse

    Traduzir »