19.2 C
Maricá
    segunda-feira, junho 22, 2026
    Início Site Página 44

    Corrida do Trabalhador reúne diferentes gerações em Nova Iguaçu

    0
    Vinte e nove minutos e 14 segundos. Este foi o tempo que o aposentado Glycerio Depra, de 85 anos, levou para cruzar a linha de chegada da 2ª Corrida do Trabalhador de Nova Iguaçu, evento festivo realizado na manhã desta sexta-feira, 1⁰ de maio, Dia do Trabalhador

    Vinte e nove minutos e 14 segundos. Este foi o tempo que o aposentado Glycerio Depra, de 85 anos, levou para cruzar a linha de chegada da 2ª Corrida do Trabalhador de Nova Iguaçu, evento festivo realizado na manhã desta sexta-feira, 1⁰ de maio, Dia do Trabalhador. Vencedor da prova na categoria masculina acima dos 70 anos, o aposentado, adepto das corridas de rua há apenas 15, comprova que nunca é tarde para começar uma atividade física.

    “Comecei a correr aos 70 anos e me arrependo de não ter começado antes. A corrida melhorou meu físico, minha mente e me deu muito mais disposição. Hoje, aos 85, me sinto mais jovem por causa do exercício físico. Eventos como a Corrida do Trabalhador são fundamentais, são um incentivo importante para que o trabalhador cuide da própria saúde”, garante Glycerio.

    Promovida pelo Rotary Club de Nova Iguaçu, com apoio da Prefeitura e organização da R2 Esportes, a corrida reuniu participantes de todas as idades em uma manhã dedicada à saúde, ao bem-estar e à valorização do trabalhador.

    “Esta festa é para o trabalhador. Nós a realizamos para valorizar nossa gente nesta data especial” explica o presidente do Rotary Club de Nova Iguaçu, Reginaldo Magalhães.

    Futuro presidente da entidade, Alberto Ribeiro, o Betão, parabenizou os atletas participantes da prova e revelou também ser um atleta das corridas de rua. Tudo começou há menos de dois anos, quando exames médicos apontaram problemas que poderiam agravar seriamente seu estado de saúde.

    “Foi um choque que me fez mudar de vida. Comecei a correr para emagrecer, participei de várias provas em menos de um ano e a corrida virou uma terapia, salvou minha saúde e melhorou minha cabeça. Hoje sou apaixonado pela corrida e incentivo muitos amigos a praticarem, porque ela realmente transforma e salva”, garante Betão, que irá assumir a presidência do Rotary Club de Nova Iguaçu em julho.

    Mais do que incentivar a prática esportiva e a busca pela saúde, a Corrida do Trabalhador também promove um grande gesto de solidariedade. Assim como na edição do ano passado, todo o lucro arrecadado será destinado ao Centro Educacional Especial Paul Harris, contribuindo para a manutenção da instituição.

    A prova

    A Corrida do Trabalhador teve início do SESI Clube de Nova Iguaçu, de onde atletas amadores e da elite das provas de rua partiram para um percurso de 5km pelas ruas do bairro da Luz. Já nos primeiros metros, Bryan Mattheus da Silva, 35 anos, abriu distância para os adversários e venceu com facilidade, cruzando a linha de chegada em 16 minutos e 54 segundos.

    Atleta há oito anos, Bryan hoje integra a elite das provas de maratona — quando são percorridos 42km —, mas fez questão de celebrar o Dia do Trabalhador correndo em casa. “Foi uma prova tranquila, dentro do que eu esperava. Essa corrida no Dia do Trabalhador é fundamental, porque muitos trabalhadores só conseguem participar em feriados e precisam de incentivo para cuidar da saúde”, disse Bryan, morador do bairro da Luz, que agora almeja bons resultados em provas de longa distância. “Vamos tentar mais conquistas para a Baixada. Vamos com tudo”.

    Na prova feminina, a vencedora foi Gabriella Ribeiro Vaz da Costa, 25 anos, que fechou os 5km em 21 minutos e 53 segundos, um minuto antes da segunda colocada. Ela iniciou a prática em corridas de rua há menos de um ano e conquistou sua segunda vitória

    “Alcançar estes resultados em tão pouco tempo é algo inacreditável e uma grande conquista pessoal. Comecei a correr para mudar de vida — vinha com bronquite e antes não conseguia nem correr 100 metros sem passar mal. A corrida virou minha recuperação física e, acima de tudo, salvou a minha saúde mental, pois me ajudou com a ansiedade e me tirou do princípio de depressão. A atividade física é um refúgio que desestressa, cria amizades e motiva a gente a melhorar junto”, celebra a jovem atleta, moradora de Mesquita.

    A competição também premiou os melhores colocados: os cinco primeiros nas categorias masculina e feminina receberam troféus. Houve ainda premiação por faixa etária (a cada cinco anos). Além da prova de 5km, a R2 Esportes organizou uma caminhada de 3,5 km para que optaram por um ritmo mais leve neste feriado. As crianças também tiveram espaço garantido, com corridas infantis variando entre 200 e 800 metros, conforme a faixa etária.

    “A verdadeira vitória deste evento não está no cronômetro, mas no encontro de gerações. O asfalto hoje não separa idades, ele as une. Celebramos a resiliência de quem trabalha e compete, provando aos pequenos que o esporte é um caminho para a vida toda. Ver uma criança espelhando os passos de um veterano é a prova de que este evento já cumpriu sua missão”, destacou o organizador do evento, Rafael Reina.

    Maricá: evento do Dia do Trabalhador reúne serviços e atrações culturais

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, realizou nesta sexta-feira (01/05) o primeiro dia da programação especial em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, na Orla do Parque Nanci

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, realizou nesta sexta-feira (01/05) o primeiro dia da programação especial em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, na Orla do Parque Nanci. A iniciativa reúne ações voltadas à geração de emprego, qualificação profissional, empreendedorismo, cultura e lazer.

    Durante o evento, a população teve acesso a diversos serviços, como encaminhamento para vagas de emprego, orientações jurídicas, atendimentos de saúde, cadastro em programas sociais, informações sobre empreendedorismo e emissão de documentos. A programação também contou com o tradicional Café da Trabalhadora e do Trabalhador, além de apresentações da Melhor Idade, atividades esportivas e atrações musicais, como o show da banda RJ 106 e da Banda Sinfônica Ambulante.

    Atendimento e celebração marcam o primeiro dia

    “A festa reúne diversas secretarias e instituições, levando serviços e mostrando o trabalho da Prefeitura. É um dia de celebração, mas também de atendimento à população”, destacou o secretário de Trabalho e Emprego, Thiago Monteiro.

    “Estamos com emissão de identidade e grande movimento. Estaremos aqui também amanhã para atender quem precisar”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Dryene Tavares.

    Moradora de Itaipuaçu, Lucia Elena aprovou a iniciativa. “É importante para quem precisa de documentos, emprego e também quer um momento de lazer”, comentou.

    A programação continua neste sábado (02/05), a partir das 13h, com atividades abertas ao público.

    Maricá: Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara forma primeira turma de MBA em Cuidados Críticos e Intensivos

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na quarta-feira (29/04), a formatura da primeira turma do MBA e Pós-Graduação Lato Sensu em Cuidados Críticos e Intensivos do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (HMECG)

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na quarta-feira (29/04), a formatura da primeira turma do MBA e Pós-Graduação Lato Sensu em Cuidados Críticos e Intensivos do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (HMECG). A iniciativa consolida a unidade como polo de formação e qualificação profissional na rede pública de saúde do município.

    Voltado à capacitação de profissionais de diferentes áreas da saúde, o curso tem foco na atuação integrada, ética e humanizada no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria da assistência prestada à população, especialmente em atendimentos de maior complexidade.

    “Esse programa reforça o compromisso com a excelência no atendimento e com a preparação de profissionais para os desafios do dia a dia. Investir em educação é garantir uma assistência cada vez mais qualificada”, afirmou a diretora-geral do hospital, Ana Paula Silva.

    “Essa estratégia é essencial para a formação de especialistas em cuidados críticos, aptos a atuar com excelência no manejo de pacientes em situações de maior complexidade, contribuindo para o fortalecimento dos processos assistenciais”, destacou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Rodrigo Bandeira.

    Nova Iguaçu inaugura terceiro polo do TEAbraçar e amplia acolhimento ao autismo

    0
    Durante o Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, Nova Iguaçu ampliou a rede de acolhimento especializado com a inauguração do terceiro polo do TEAbraçar, nesta quinta-feira (30), na Rua Coronel Bernardino de Melo, 4.345, no bairro da Luz.

    Durante o Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, Nova Iguaçu ampliou a rede de acolhimento especializado com a inauguração do terceiro polo do TEAbraçar, nesta quinta-feira (30), na Rua Coronel Bernardino de Melo, 4.345, no bairro da Luz. A nova unidade reforça o cuidado com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e amplia o acesso ao diagnóstico e às terapias no município.

    O TEAbraçar III terá capacidade para atender até 450 novas crianças, reunindo, em um único espaço, atendimento médico e terapêutico. A unidade contará com especialidades como neuropediatria, psiquiatria infantil e pediatria, além de equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais. Com a abertura desta unidade, Nova Iguaçu pode chegar a mais de 1.500 crianças em acompanhamento terapêutico.

    “Estamos entregando um espaço pensado, de fato, para as nossas crianças e suas famílias. Um centro especializado, preparado para oferecer atendimento com qualidade, escuta e respeito. O compromisso do nosso governo é entender as necessidades da população e trabalhar para entregar o melhor. O que vemos aqui hoje é exatamente isso: um equipamento completo, com estrutura e atendimento que não deixa a desejar a nenhuma clínica particular”, destacou o prefeito Dudu Reina.

    O atendimento também será estendido aos responsáveis, com suporte clínico, acompanhamento psicológico e rodas de conversa. Os atendimentos terão início na próxima semana, por meio do sistema de regulação do município.

    “Hoje é um dia de muita emoção e gratidão. Ver esse espaço sendo entregue à população de Nova Iguaçu é a prova de que, com trabalho sério e compromisso, conseguimos transformar realidades. Desde 2023, avançamos muito no atendimento em neuropediatria. Saímos de uma estrutura limitada para um serviço mais amplo, humano e organizado. Já são mais de 10 mil crianças acolhidas e mais de mil em acompanhamento terapêutico, o que demonstra a importância desse cuidado para tantas famílias”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

    Uma das presentes na inauguração foi a corretora de planos de saúde Kátia Otávio da Silva Neves, de 47 anos, mãe de Dereck, de 12. Ela destacou a importância da ampliação da rede de atendimento especializado na cidade.

    “Quando falam em diagnóstico, parece simples, mas não é. Meu filho tem autismo e outros transtornos associados. Hoje, ele é acompanhado pelo TEAbraçar, e ter mais um espaço como esse faz toda a diferença, porque reúne tudo o que precisamos em um só lugar. Ficamos mais seguros”, afirmou.

    Clínica da Família amplia atendimento na região

    Ao lado do TEAbraçar, a Prefeitura também inaugurou a Clínica da Família do bairro da Luz. Esta é a 61ª unidade da rede de atenção primária e terá capacidade para realizar entre 8 mil e 10 mil atendimentos por mês. O espaço oferecerá consultas médicas, exames laboratoriais, vacinação e outros serviços essenciais, ampliando o acesso à saúde básica na região. As duas unidades começam a atender a população a partir da próxima segunda-feira (4).

    Prefeitura de Niterói amplia prazo para regularização do Niterói Rotativo e cria período excepcional de 200 dias para retirada de multas

    0
    A Prefeitura de Niterói vai ampliar de 3 para 15 dias o prazo para regularização do pagamento do Niterói Rotativo antes da aplicação de multa

    A Prefeitura de Niterói vai ampliar de 3 para 15 dias o prazo para regularização do pagamento do Niterói Rotativo antes da aplicação de multa. Além disso, o município institui um prazo excepcional de 200 dias para que motoristas regularizem pendências do estacionamento rotativo e solicitem a retirada das multas aplicadas. A medida foi oficializada por decreto assinado nesta quinta-feira (30) pelo prefeito Rodrigo Neves e será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (1º).

    Durante o período de 200 dias, será possível quitar o valor devido — atualmente de R$ 4 por cada período de 2 horas — e solicitar a retirada de multas aplicadas nos últimos meses relacionadas ao não pagamento do serviço.

    O prefeito Rodrigo Neves destacou que a decisão foi construída a partir do diálogo com a população e de análises técnicas da Procuradoria Geral do Município (PGM).

    “Estamos ampliando de 3 para 15 dias o prazo para regularizar o pagamento do estacionamento antes da multa e criando um período excepcional de 200 dias para que as pessoas possam quitar débitos e ter as penalidades retiradas. É uma medida importante para o cidadão, mas também para manter a ordem pública na cidade”, afirmou o prefeito.

    Rodrigo Neves ressaltou que o sistema de estacionamento rotativo é uma ferramenta importante para organizar o uso do espaço público, combater práticas ilegais e garantir a rotatividade das vagas. A política tem apresentado resultados positivos, com redução significativa da inadimplência — que caiu de mais de 60% para menos de 10% no último mês: “Com a publicação do decreto, a prefeitura está garantindo uma segunda chance para aqueles que não quitaram a taxa do estacionamento”, afirmou o procurador geral do município, Técio Lins e Silva.

    O contrato da concessionária responsável pelo serviço prevê obrigações como a manutenção de equipe de fiscalização, informação aos usuários e investimentos em infraestrutura, incluindo a construção de garagens subterrâneas sem uso de recursos públicos.

    Maricá promove programação especial para o feriado do trabalhador no Planetário, em Itaipuaçu

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), oferece atividades imersivas de conhecimento astronômico no Planetário, em Itaipuaçu.

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), oferece atividades imersivas de conhecimento astronômico no Planetário, em Itaipuaçu. O espaço funciona como um polo de democratização da ciência e tecnologia, aproximando os moradores da astronomia e estimulando a curiosidade através de experiências sensoriais e educativas.

    O equipamento conta com uma infraestrutura moderna que inclui projeções na cúpula, onde é possível observar o céu noturno e as fases da Lua em alta definição, além de painéis sobre asteroides, cometas e meteoroides. Outros destaques incluem a caixa de areia interativa com realidade aumentada e exposições de rovers e foguetes.

    “As experiências que mais chamam a atenção do público são o anoitecer com o céu estrelado e observar a Lua nos telescópios. São momentos transformadores e que todos podem ter acesso gratuitamente na cidade”, ressaltou o coordenador do Planetário de Maricá, Jackson Almeida de Farias.

    Além das atividades fixas, o espaço conta com uma programação especial para o feriado e o fim de semana (01 a 03/05), incluindo oficinas de mini-terrário, relógio de sol, gincanas cósmicas e dinâmicas sobre o sistema solar.

    Para visitar o Planetário de Maricá, é necessário realizar o agendamento prévio pelo WhatsApp (21) 92023-3842. A unidade está localizada na Rua Elisa Vieira Veras, esquina com a Rua 32, no Jardim Atlântico Central, em Itaipuaçu (próximo ao CEPT Leonel Brizola).

    Saúde: unidades de emergência vão funcionar durante o feriado em Niterói

    0
    As unidades de saúde com atendimento de urgência e emergência da Prefeitura de Niterói funcionarão 24 horas por dia durante o feriado do Dia do Trabalhador

    As unidades de saúde com atendimento de urgência e emergência da Prefeitura de Niterói funcionarão 24 horas por dia durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira (01). A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.

    Os hospitais municipais Carlos Tortelly, Getúlio Vargas Filho e Psiquiátrico de Jurujuba, além da Unidade de Urgência Mário Monteiro e dos Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca, estarão em funcionamento. As equipes do Samu estarão de prontidão com a frota completa.

    Já as Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades do Programa Médico de Família (PMF) não funcionarão no dia 01 e retornam às atividades ambulatoriais na segunda-feira (04).

    Rede psicossocial – Nesta sexta-feira (01), o CAPS AD III Alcenir Veras da Silva, a Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) e os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) funcionarão normalmente para os usuários já acolhidos.

    O Centro de Convivência e Cultura de Niterói Dona Ivone Lara (CeCo), o CAPS II Herbert de Souza, o CAPS II Martha e Dr. Jacinto, o CAPSi Monteiro Lobato, as unidades do Programa Médico de Família e a sede administrativa da FeSaúde estarão fechados.

    As atividades serão retomadas normalmente na segunda-feira (04).

    Maricá: Feira de Agricultura reúne produtores e incentiva economia local neste sábado (02/05)

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realiza no próximo sábado (02/05), a partir das 8h, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realiza no próximo sábado (02/05), a partir das 8h, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba. A programação reúne produtores, artesãos e expositores locais, com oferta de alimentos frescos, produtos orgânicos, gastronomia artesanal e itens de produção própria.

    A iniciativa integra as ações da Prefeitura voltadas ao incentivo à agroecologia, à valorização da agricultura familiar e ao fortalecimento da economia local. Além de estimular hábitos alimentares mais saudáveis, a feira amplia o acesso da população a produtos frescos e contribui para dar visibilidade aos produtores de Maricá.

    Durante a feira, o público poderá encontrar hortifrutigranjeiros, plantas, geleias, pães, biscoitos, massas e bebidas artesanais, como licores, cervejas e cachaças. O espaço também contará com venda de artesanato e opções gastronômicas, fortalecendo o contato direto entre quem produz e quem consome.

    Prefeito de Niterói participa de lançamento de novo empreendimento no Centro

    0
    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, nesta quinta-feira (30), do lançamento do empreendimento Orla Central, no Caminho Niemeyer

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, nesta quinta-feira (30), do lançamento do empreendimento Orla Central, no Caminho Niemeyer. O novo empreendimento no Centro de Niterói reforça os investimentos imobiliários presentes no processo de revitalização urbana da região, com a expectativa de transformar a área em um novo polo de desenvolvimento da cidade.

    “Niterói hoje é uma cidade diferenciada no contexto do Rio. Nos últimos anos, fizemos grandes transformações a partir de um planejamento estratégico de longo prazo, algo raro no Brasil. O “Niterói Que Queremos” é um plano consistente, baseado em indicadores e evidências, que nos permite olhar para onde estamos e, principalmente, para onde queremos chegar. É dentro dessa visão que o Centro de Niterói passa por um novo ciclo de desenvolvimento e requalificação urbana. Estamos falando de mais de R$ 4 bilhões em investimentos públicos e R$ 3 bilhões em investimentos privados. Só não vai morar no Centro de Niterói quem não quiser qualidade de vida. Quem quiser viver na lógica da cidade de 15 minutos vai encontrar aqui o melhor lugar dos dois lados da Baía de Guanabara”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

    A revitalização do Centro de Niterói, com as ações do programa Reviver Centro, teve início com entregas como o Mercado Municipal, a Casa Norival de Freitas, a Concha Acústica e a nova Praça Arariboia, que já integram o novo desenho urbano da região. A nova fase do projeto avança com um conjunto de intervenções que inclui o retrofit de prédios antigos, o estímulo à moradia e o fortalecimento de equipamentos culturais e espaços públicos, além da requalificação da Avenida Amaral Peixoto, da Rua da Conceição e de outras vias do Centro.

    A mobilidade urbana sustentável também se consolida como eixo central do plano, com a implantação do VLT de Niterói, que vai ligar o Centro ao Barreto, e a expansão da malha cicloviária, conectando a Avenida Amaral Peixoto à Alameda São Boaventura. Nos próximos meses, estão previstas novas entregas estruturantes, como a Arena Niterói — primeira arena indoor da região — e o Distrito de Inovação da Cantareira, que vai abrigar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação Quântica da IBM na América Latina.

    O Caminho Niemeyer também vai abrigar a Fundação Oscar Niemeyer e o memorial dedicado ao gênio do modernismo brasileiro, que reunirá um acervo com mais de 20 mil itens ligados à sua obra, tombado pela Unesco.

    “O que está acontecendo em Niterói não acontece do nada, mas é resultado de um planejamento urbano que vem criando um novo jeito de viver na cidade, especialmente no Centro, com a lógica da cidade de 15 minutos. É um lugar onde é possível morar, se deslocar com facilidade, acessar comércio, cultura e serviços. O diferencial é que esse processo já está em curso: o comércio já existe, a infraestrutura e as ciclovias já estão em funcionamento e os equipamentos urbanos já fazem parte da vida da cidade. Não é uma promessa de transformação, mas uma transformação que já está acontecendo e sendo entregue”, avaliou o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-RJ), Leonardo Mesquita.

    Niterói realiza Operação Pharmakon e interdita salão de beleza por procedimentos clandestinos no Badu

    0
    A Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou a 6ª etapa da Operação Pharmakon, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal e a 79ª Delegacia de Polícia (Jurujuba)

    A Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou a 6ª etapa da Operação Pharmakon, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal e a 79ª Delegacia de Polícia (Jurujuba), com foco na fiscalização de estabelecimentos que realizam procedimentos estéticos clandestinos.

    A operação foi desencadeada a partir de denúncia recebida pela Vigilância Sanitária sobre a realização de procedimentos como aplicação de toxina botulínica (botox) e tratamento de varizes em um salão de beleza localizado na Estrada Caetano Monteiro, no bairro Badu, sem a devida licença sanitária para esse tipo de atividade.

    No local, as equipes constataram que, embora o estabelecimento possuísse licença para funcionamento como salão de beleza, havia a realização de procedimentos estéticos invasivos com uso de medicamentos injetáveis em espaço sublocado, sem autorização do órgão sanitário competente.

    Durante a ação, o espaço destinado aos procedimentos foi interditado pela Vigilância Sanitária. Foram lavrados autos de infração contra o profissional responsável (pessoa física) e o estabelecimento (pessoa jurídica); houve apreensão de produtos vencidos; medicamentos utilizados sem licença sanitária foram apreendidos e inutilizados; e o responsável técnico foi conduzido à 79ª DP.

    A fiscalização identificou ainda a ausência de licença sanitária específica para realização de procedimentos invasivos e irregularidades quanto à responsabilidade técnica exigida pelos órgãos competentes.

    “A integração entre os órgãos é o que garante eficiência nas ações. A partir de uma denúncia, conseguimos atuar de forma coordenada, proteger a população e responsabilizar quem insiste em agir à margem da lei, colocando a saúde e a vida das pessoas em risco”, declarou Felipe Ordacgy, secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Niterói (GGIM).

    A Operação Pharmakon integra a estratégia do GGIM de atuação coordenada entre órgãos municipais e forças de segurança, com o objetivo de proteger a saúde da população, coibir práticas ilegais e garantir o cumprimento das normas sanitárias.

    “A atuação conjunta permite identificar, autuar e responsabilizar estabelecimentos que descumprem a legislação, garantindo mais segurança e proteção à população”, declarou João Carlos, chefe da Seção de Medicamentos da Vigilância Sanitária de Niterói.

    O GGIM reforça a importância da participação da população por meio de denúncias, que são fundamentais para orientar ações de fiscalização e prevenir riscos à saúde pública.

    A colaboração da população é fundamental: denuncie atividades suspeitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia (2253-1177) para ajudar as forças de segurança a combater o crime.

    Traduzir »