20.8 C
Maricá
    segunda-feira, junho 22, 2026
    Início Site Página 41

    Nova Iguaçu vai instalar 350 câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas em toda a cidade

    0
    Nova Iguaçu vai ampliar o monitoramento urbano com a instalação de 350 novas câmeras de segurança equipadas com inteligência artificial, reconhecimento facial e leitura automática de placas

    Nova Iguaçu vai ampliar o monitoramento urbano com a instalação de 350 novas câmeras de segurança equipadas com inteligência artificial, reconhecimento facial e leitura automática de placas. Somadas às 80 já em operação no Centro de Operações de Nova Iguaçu (CONIG), a cidade passará a contar com 430 equipamentos de vigilância eletrônica. O contrato para implantação do sistema foi assinado nesta terça-feira (5) pelo prefeito Dudu Reina, marcando o início da fase de execução do projeto.

    Os equipamentos serão distribuídos em vários pontos do município, como áreas centrais, acessos viários, pontes, viadutos e passagens de nível. A proposta é criar uma rede inteligente de monitoramento capaz de identificar veículos roubados, localizar suspeitos e auxiliar na busca por pessoas desaparecidas.

    “As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, como centros urbanos, e também em áreas de estreitamento, como pontes, viadutos e passagens de nível. Nova Iguaçu será uma cidade mais vigiada, monitorada e com mais segurança”, destacou o prefeito Dudu Reina.

    O sistema contará com quatro tipos de equipamentos: 150 câmeras de leitura automática de placas para cerco eletrônico, 176 câmeras fixas analíticas com inteligência artificial, 12 câmeras speed dome com rotação em 360 graus e 12 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial.

    Neste primeiro momento, toda a operação será integrada ao CONIG, que já monitora o trânsito. A Prefeitura também prevê a modernização da estrutura e a criação de uma nova base para o futuro Centro de Comando e Controle, na Via Light.

    “As câmeras de reconhecimento facial poderão identificar pessoas com mandado de prisão e também auxiliar na localização de desaparecidos, como idosos e crianças. É tecnologia aplicada diretamente à proteção da população”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Fernando Bastos.

    A instalação dos equipamentos deve começar em até um mês, com prazo estimado de seis meses para conclusão total do sistema. O centro de monitoramento contará com 12 estações de trabalho operadas por agentes treinados, guardas municipais e policiais militares.

    Prefeitura de Maricá fortalece atuação integrada em áreas de vulnerabilidade social

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu nesta terça-feira (05/05) mais uma edição do Fórum Tecendo a Rede 2026

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu nesta terça-feira (05/05) mais uma edição do Fórum Tecendo a Rede 2026. O encontro, realizado no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, reuniu representantes de 13 secretarias municipais com o objetivo de fortalecer a articulação intersetorial e aprimorar o atendimento à população nos territórios de maior vulnerabilidade social.

    A abertura do evento foi conduzida por Leci Alberti, coordenadora do fórum. Posteriormente, foram apresentadas temáticas voltadas à população em vulnerabilidade e ao impacto da Moeda Mumbuca para a economia circular na cidade.

    A secretária de Assistência Social e Cidadania, Dryene Tavares, explicou a importância da iniciativa. “O Fórum é fundamental para articular as secretarias e os agentes locais. Nosso objetivo é integrar esforços para que as políticas públicas cheguem com mais agilidade e eficiência a quem mais precisa”, destacou.

    O subsecretário de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida, Fernando Lobo, apresentou um panorama do trabalho de campo realizado em áreas de vulnerabilidade. “A atuação nesses espaços exige um olhar transdisciplinar. Por isso, reforçamos a importância da participação de cada secretaria nas ações que desenvolvemos, levando o suporte necessário à população”, acrescentou.

    Representando a Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, o subsecretário Adalto Mendonça reforçou os avanços na área.

    “A Moeda Mumbuca é uma ferramenta de soberania econômica que se fortalece em rede, com o nosso trabalho. Junto a outros projetos, estimulamos cada vez mais o empreendedorismo social no município”, concluiu.

    Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, alerta para perdas bilionárias à população devido nova lei dos royalties que está em julgamento

    0
    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou, nesta terça-feira (05), estar confiante que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai declarar inconstitucional a Lei 12.734, de 2012, que modifica os critérios de distribuição de royalties do petróleo

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou, nesta terça-feira (05), estar confiante que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai declarar inconstitucional a Lei 12.734, de 2012, que modifica os critérios de distribuição de royalties do petróleo. O julgamento no STF está marcado para esta quarta-feira (06). A mudança causaria prejuízos aos estados e municípios produtores

    “A lei 12.734 é claramente inconstitucional porque a nossa Constituição garante que todos os municípios e estados produtores de petróleo têm direito aos royalties. Exatamente porque essas cidades e estados têm maiores riscos sociais e ambientais pela produção de petróleo na sua frente marítima. Da mesma forma que os municípios e estados produtores de minério têm direito aos royalties de minério que são extraídos no seu território”, destacou Rodrigo Neves.

    O prefeito Rodrigo Neves reforçou que o estado e as cidades do Rio de Janeiro quebrariam caso o STF considere a lei 12.734 constitucional e altere as regras de distribuição de royalties.

    “É importante lembrar que o Rio de Janeiro já foi garfado na Constituinte de 88 porque o único produto onde o ICMS incide no consumo e não na produção é o petróleo. Então, o Rio de Janeiro, que produz 87% do petróleo do Brasil, já perdeu bilhões de reais de arrecadação de ICMS. O estado do Rio e as cidades do Rio quebrariam caso o Supremo Tribunal Federal distribua de maneira aleatória e indiscriminada os royalties do petróleo, produzidos sobretudo no estado do Rio de Janeiro. Estamos atentos, mobilizados e confiantes que os ministros do STF, o guardião da Constituição do Brasil, garantam o cumprimento das leis. Os royalties do petróleo para o estado do Rio de Janeiro e para os municípios produtores de petróleo não são um favor. São uma garantia da Constituição”, concluiu o prefeito de Niterói.

    A discussão no STF está suspensa há 13 anos. Pela Constituição, União, estados, Distrito Federal e municípios têm direito à participação no resultado ou compensações financeiras pela exploração de recursos naturais como petróleo e gás natural em seus territórios ou no mar. Em 2012, o Congresso aprovou a lei 12.734 com mudanças nos critérios de distribuição de royalties.

    Pela lei que será julgada nesta quarta-feira (06) pelo STF, todos os 27 estados e mais de 5.500 municípios do Brasil receberiam royalties de petróleo. Isso não resolveria os problemas dessas cidades e quebraria os municípios e Estados produtores de petróleo. No início de 2013, a ministra Carmen Lúcia concedeu uma liminar ao estado do Rio, suspendendo os efeitos da lei 12.734 e mantendo as regras que estão em vigor até hoje.

    Ondas grandes movimentam Itacoatiara e antecipam clima do IBW 2026

    0
    O mar de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, apresentou boas condições para o surfe de ondas grandes, que atraíram alguns dos principais nomes do esporte

    O mar de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, apresentou boas condições para o surfe de ondas grandes, que atraíram alguns dos principais nomes do esporte. As ondulações de 5 a 6 metros transformaram a praia em palco de altas performances, reforçando o status de Itacoatiara como uma das principais referências em ondas grandes do Brasil.

    Entre os nomes que estiveram no mar em Itacoatiara, atletas como Lucas Fink, campeão mundial de skimboard; Felipe Cesarano; Rodolfo Sardenberg, niteroiense da nova geração; e Kalani Latanzi, reconhecido internacionalmente.

    “A presença de nomes dessa importância no mar de Itacoatiara, mesmo fora de prova oficial, reforça a relevância da praia no cenário nacional e internacional, além de evidenciar o potencial técnico das ondas da região. O swell também aquece as expectativas para o Itacoatiara Big Wave (IBW) 2026, cuja janela de espera tem início previsto para junho. O evento promete mais uma edição de sucesso, reunindo atletas renomados em ondas grandes”, destacou Alexey Warnick, organizador da competição.

    O Itacoatiara Big Wave, que tem apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), fortalece o posicionamento da cidade no calendário esportivo e turístico. Itacoatiara hoje é reconhecida como importante ponto para disputa de provas do surfe de ondas grandes.

    “Itacoatiara é um patrimônio natural e esportivo da nossa cidade. Ver atletas desse nível aproveitando um grande swell mostra a força do nosso litoral. O Itacoatiara Big Wave é mais do que uma competição, é uma vitrine internacional para Niterói e um incentivo ao desenvolvimento do esporte”, reforçou o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo de Freitas.

    Prefeito Rodrigo Neves vistoria obras no Engenho do Mato

    0
    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, fez uma vistoria, nesta terça-feira (05), nas obras da Escola Municipal Lucília Gomes Monteiro da Silveira, no Engenho do Mato

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, fez uma vistoria, nesta terça-feira (05), nas obras da Escola Municipal Lucília Gomes Monteiro da Silveira, no Engenho do Mato. A nova unidade será uma das maiores da rede municipal de educação, atendendo o Ensino Fundamental I e a Educação Infantil, com a criação de mais de 400 novas vagas. A previsão de conclusão da obra é no segundo semestre de 2026.

    “Estamos construindo mais uma escola municipal em Niterói, desta vez no Engenho do Mato, na Região Oceânica. O espaço abrigava uma antiga escola estadual, abandonada há mais de dez anos, que foi municipalizada para dar lugar a uma nova unidade. Tenho muito orgulho de ampliar a rede e, ao longo dos últimos dez anos, já entregamos mais de 30 escolas na cidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

    A escola atenderá do GREI 0 (Educação Infantil) ao 5º ano do Ensino Fundamental I, em turno integral, e contará com salas de aula climatizadas, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, salas multimídia, espaços administrativos, secretaria, cozinha e refeitório.

    “Essa nova unidade representa um avanço na expansão e no fortalecimento da educação pública. Estamos ampliando nossa capacidade de atendimento, com uma estrutura moderna, pensada para acompanhar o desenvolvimento integral dos estudantes. Estamos investindo em um espaço que vai atender desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I com qualidade, inclusão e condições adequadas para que nossas crianças tenham mais oportunidades de aprendizagem e crescimento”, destacou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.

    Infraestrutura – A nova unidade escolar terá quatro pavimentos e 18 salas, além de infraestrutura voltada à acessibilidade em todos os ambientes. O prédio contará com cisterna para reaproveitamento da água da chuva e sistema de energia solar para aquecimento dos chuveiros. Entre os principais avanços estão a conclusão dos telhados, a instalação de revestimentos e a finalização dos acabamentos internos e das instalações prediais, preparando a unidade para receber equipamentos e mobiliários.

    Na área externa, a escola contará com duas quadras poliesportivas cobertas. O projeto inclui ainda um prédio anexo de dois pavimentos, com lactário, berçários, salas para professores e coordenação, sanitários, playground e jardim com piso ecológico e pergolados.

    Também estiveram presentes na visita a presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello; o secretário executivo, Felipe Peixoto; o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Velasco; o vereador e líder do governo na Câmara, Binho Guimarães; o vereador Anderson Pipico; entre outras autoridades municipais.

    Obras de infraestrutura no Engenho do Mato na fase final – O prefeito também visitou as obras de urbanização do bairro, a maior intervenção já realizada na história da Região Oceânica. Com investimento de R$ 144 milhões e previsão de entrega para junho, o projeto contempla 117 ruas com serviços de drenagem, pavimentação e construção de calçadas e meios-fios.

    “Estamos na reta final das obras. Esse trabalho começou lá atrás, em bairros que sofriam com alagamentos a cada chuva, e agora chegamos à etapa final aqui no Engenho do Mato. A previsão é concluir tudo em junho, com uma transformação importante para a região, que valoriza os imóveis, impulsiona o desenvolvimento e melhora a vida das pessoas. A Região Oceânica merece, e Niterói merece”, destacou o prefeito.

    Atualmente, as equipes se dedicam à execução de travessias elevadas e ondulações transversais na Rua São Sebastião, além de obras de drenagem nas ruas Bertha Motta, Pau Brasil e Rua 12.

    Também estão em andamento serviços de pavimentação nos seguintes pontos: Bacia 2, nas ruas Dirça de Menezes, Pau Brasil, Correia Pinto, Rua 04, Celestino Batista, Bertha Motta Vieira, Cedro Rosa, Rua 65 e Rua 50; e Bacia 3, na Rua Renato Pereira Machado e Rua 67.

    Teatro Mário Lago terá espetáculo musical no sábado em Saquarema

    0
    O Teatro Municipal Mário Lago (Saquarema) apresenta ao público, no próximo sábado, 09 de maio, às 19h, o espetáculo musical “Tributo aos anos 80”

    O Teatro Municipal Mário Lago (Saquarema) apresenta ao público, no próximo sábado, 09 de maio, às 19h, o espetáculo musical “Tributo aos anos 80”.

    Os anos 80 foram o cenário musical que revelou bandas e artistas, influenciando a geração dos jovens no período e na década seguinte, com a influência do punk e do rock norte americano radicalizado na Inglaterra, e o surgimento do Rock Brasil.

    Gang 90, Blitz, Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor e RPM, entre outras bandas, ditaram a música brasileira, tocada nos anos 80, influenciando os jovens brasileiros. O espetáculo reflete a época e o cenário acima narrado. “Tributo aos Anos 80” tem André Luiz Sant’Anna Britto como DJ, auxiliado por Silvana Santoro.

    A classificação indicativa do espetáculo, que tem 2h30 de duração, é 18 anos e os ingressos podem ser obtidos por R$ 20,00, através do número (21) 99964-4507.

    O Teatro Municipal Mário Lago conta com 160 lugares e fica localizado na Rua Cel. Madureira, 77 – térreo, no prédio da Prefeitura de Saquarema.

    Saquarema Country Fest reúne mais de 100 mil pessoas e movimenta economia local durante feriado

    0
    O município de Saquarema recebeu, de 1º a 3 de maio, mais uma edição do Saquarema Country Fest, consolidado como um dos principais eventos do calendário cultural da cidade

    O município de Saquarema recebeu, de 1º a 3 de maio, mais uma edição do Saquarema Country Fest, consolidado como um dos principais eventos do calendário cultural da cidade. Realizado no Parque de Exposições, em Sampaio Corrêa, o festival contou com entrada gratuita e reuniu mais de 100 mil visitantes ao longo dos três dias. Além dos shows de artistas nacionais do sertanejo, forró e do brega, o evento teve forte impacto econômico, especialmente para comerciantes e trabalhadores informais que atuaram na área do festival. Barracas de alimentação, bebidas e produtos diversos foram montadas no espaço, gerando oportunidades de renda durante o feriado prolongado.

    De acordo com a programação oficial do município, o Country Fest faz parte do calendário oficial da cidade, que busca fortalecer o turismo e movimentar a economia local ao longo do ano. A realização de festivais desse porte contribui para o aumento do fluxo de visitantes, beneficiando não apenas quem trabalha diretamente no evento, mas também setores como hospedagem, transporte e comércio da cidade.

    “Nesta sexta edição, alcançamos um recorde de público, o que demonstra o crescimento e a relevância do festival. Recebemos caravanas de diversos municípios, reforçando o alcance regional do evento e o seu impacto positivo para o turismo e a economia local. Além do Country Fest, Saquarema conta com um calendário turístico diversificado e consolidado, pensado para ter eventos ao longo de todo o ano, e não apenas no verão. É uma programação que reúne eventos esportivos, culturais, gastronômicos e religiosos, capaz de atrair diferentes públicos. Somos uma cidade que conecta experiências das ondas à serra e que também abriga uma grande e forte comunidade sertaneja”, destacou o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Badá.

    As apresentações musicais foram um dos pontos altos do evento. No primeiro dia, o cantor Murilo Huff abriu a programação com um repertório marcado por sucessos do sertanejo atual, envolvendo o público em um show de forte apelo emocional e grande participação da plateia. Já no segundo dia, Xand Avião levou ao palco uma performance, mesclando forró e hits conhecidos, transformando a arena em um grande espetáculo de interação e dança. Encerrando a programação, Nathanzinho Lima comandou a última noite com um show animado, reunindo o maior número de público dos três dias e garantindo um fechamento marcado por repertório popular e clima de celebração. Juntas, as três apresentações reforçaram a diversidade musical do evento e foram fundamentais para o alto fluxo de público ao longo dos dias de festa.

    Entre as atrações do Country Fest, as montarias chamaram a atenção do público, assim como a Prova dos Três Tambores, que demonstrou a destreza e a agilidade dos competidores em apresentações que mantiveram a plateia envolvida do início ao fim. Com organização profissional e participação de atletas experientes, as disputas reforçaram a relevância do evento no cenário regional.

    Além das competições, o festival contou com uma estrutura pensada para receber toda a família, incluindo parque de diversões, presença de animais e uma variada praça de alimentação, com opções de comidas e bebidas. O ambiente proporcionou uma experiência completa aos visitantes, unindo lazer, tradição e entretenimento em um clima festivo que movimentou a cidade durante toda a programação. Para muitos trabalhadores, a movimentação intensa foi um dos pontos positivos da edição deste ano. O grande público presente impulsionou as vendas e garantiu retorno financeiro em um curto período de tempo, reforçando a importância de eventos gratuitos para a economia local.

    “O Country Fest já se consolidou como um dos grandes eventos do nosso calendário. Ele fortalece o turismo, atrai visitantes de várias regiões e movimenta diretamente a nossa economia, gerando oportunidades para comerciantes, ambulantes e toda a rede de serviços. É um evento que valoriza a cidade e traz benefícios reais para a população”, afirmou a prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal.

    A expectativa é que o Saquarema Country Fest continue crescendo nos próximos anos, acompanhando o fortalecimento do calendário turístico da cidade e atraindo cada vez mais visitantes para a Região dos Lagos.

    A capital dos eventos

    Os números reforçam a consolidação de Saquarema como a “Capital dos Eventos”, com um calendário turístico cada vez mais robusto e impactante: em 2025, o faturamento global movimentou cerca de R$ 560 milhões na economia local. O volume de eventos cresceu de datas sazonais, como Réveillon, Carnaval e Círio de Nazaré, em 2016, para 40 eventos em 2024 e mais de 60 previstos para 2026, uma média superior a um por semana.

    Esse dinamismo atrai aproximadamente 1 milhão de visitantes por ano, impulsionando diferentes setores. Destaque também para o impacto do surfe, com a etapa mundial da WSL em 2025 gerando R$ 93 milhões em renda direta para as famílias da região, além do sucesso do Natal de Luz, que atrai mais de 100 mil pessoas e gera um retorno quatro vezes maior do que o valor investido.

    Maricá aposta em reabilitação com cães e certifica pessoas com autismo assistidas pela rede municipal

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, entregou nesta terça-feira (05/05) os certificados aos participantes da primeira turma de terapia assistida por cães (cinoterapia)

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, entregou nesta terça-feira (05/05) os certificados aos participantes da primeira turma de terapia assistida por cães (cinoterapia). A atividade aconteceu no Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá II (Sarem), em Ponta Grossa, e contribuiu para o desenvolvimento pessoal, emocional, cognitivo e motor dos atendidos.

    A iniciativa é realizada em parceria com o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e utiliza animais treinados como recurso terapêutico no acompanhamento de pessoas com deficiência e outras condições que demandam atenção especializada.

    Entre os principais benefícios estão a redução do estresse, o fortalecimento da autoestima, a melhora da comunicação, o aumento da motivação, o estímulo à autonomia e o fortalecimento dos vínculos afetivos. O contato com os cães também favorece a interação social e cria um ambiente mais acolhedor e humanizado durante o processo terapêutico.

    A secretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, destacou a importância da iniciativa. “A cinoterapia potencializa o processo terapêutico ao unir cuidado técnico e vínculo afetivo. Os cães atuam como facilitadores, ajudando no desenvolvimento emocional, na comunicação e na interação social dos atendidos. Isso se reflete diretamente no ganho de autonomia, na redução da ansiedade e na melhoria da qualidade de vida”, ressaltou.

    O morador de Inoã, Jorge Pereira, pai de Raniel, comentou os avanços observados ao longo das atividades. “Quando meu filho começou a cinoterapia, ele tinha bastante dificuldade na escola. Após esse trabalho, a mediadora informou que ele está mais concentrado e com mais paciência durante o processo de aprendizado”, disse.

    Moradora do Retiro, Rosineia de Carvalho, mãe de Gael, também destacou o impacto da iniciativa na rotina do filho. “O Gael era muito impaciente quando a rotina não acontecia como ele esperava. Hoje é notório o desenvolvimento dele, principalmente em casa. É um tratamento muito importante para a evolução dele”, concluiu.

    Super Paddle 2026 abre temporada com primeira etapa em Icaraí neste sábado (09)

    0
    O tradicional campeonato de canoa havaiana Super Paddle 2026 dá início à sua temporada com a primeira etapa neste sábado (9), na Praia de Icaraí, em Niterói

    O tradicional campeonato de canoa havaiana Super Paddle 2026 dá início à sua temporada com a primeira etapa neste sábado (9), na Praia de Icaraí, em Niterói. A competição será realizada entres as ruas Otávio Carneiro e Belisário Augusto, e vai reunir cerca de 500 atletas.

    A etapa contará com divisões por idade (Júnior, Open e Master) e categorias mistas e femininas. As provas Open prometem alto nível técnico, reunindo atletas de elite da modalidade. O percurso principal terá aproximadamente 12 quilômetros, com largada na Praia de Icaraí, seguindo em direção à Boa Viagem, contornando o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e retornando ao ponto de partida.

    Também haverá percursos reduzidos de cerca de 6 quilômetros para categorias iniciantes e masters, garantindo inclusão e participação de diferentes níveis técnicos. Um dos destaques da etapa é a premiação para os campeões das categorias OC1 Open e V1 Open, que receberão R$ 15 mil, além de medalhas, valorizando ainda mais a competição.

    O circuito Super Paddle 2026 contará com outras etapas ao longo do ano: 2ª etapa: 18 de maio – Praia de São Francisco; 3ª etapa: 27 de julho – Charitas; 4ª etapa: 21 de setembro – Itaipu; e 5ª etapa (final): 18 de outubro – Piratininga.

    O evento conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), reforçando o compromisso da cidade com o incentivo ao esporte.

    “O Super Paddle é um dos eventos mais tradicionais da canoa havaiana e coloca Niterói em destaque no cenário nacional. Estamos falando de um circuito completo, que movimenta atletas, turismo e a economia local, além de incentivar a prática esportiva”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo.

    Maricá zera fila de espera para tratamentos de canal com mutirão em Itaipuaçu

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu em abril um mutirão de atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Itaipuaçu

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu em abril um mutirão de atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Itaipuaçu. A iniciativa zerou a fila de espera para tratamentos endodônticos (canal), atendendo 400 pacientes que aguardavam pelo procedimento no município.

    A ação contou com a atuação simultânea de seis dentistas e seguiu a fila de espera identificada pela Central de Regulação da cidade. A unidade disponibilizou infraestrutura completa para a realização dos procedimentos, incluindo consultórios equipados, processos de esterilização e análise de radiografias panorâmicas.

    “O objetivo foi zerar a fila de espera. Com o trabalho realizado, conseguimos absorver essa demanda e fortalecer as políticas públicas de saúde bucal do município”, destacou Frederico Matta Rangel, coordenador de um dos centros especializados.

    O atendimento odontológico em Maricá é realizado de forma integrada entre a Atenção Primária e Especializada. O acolhimento inicial ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USF), onde os moradores contam com assistência para casos cotidianos e preventivos ligados à saúde bucal.

    Quando é identificada a necessidade de tratamento especializado, como endodontia, o paciente é encaminhado para um dos Centros de Especialidades Odontológicas, com marcação pela Central de Regulação do município, priorizando os casos mais graves e urgentes.

    Traduzir »