20.8 C
Maricá
    segunda-feira, junho 22, 2026
    Início Site Página 40

    Instituto Legítima Libras e Sítio Aruanda promoverá evento sobre inclusão e plantas medicinais no bairro Caju (Maricá)

    0
    O Instituto Legítima Libras junto com o Sítio Aruanda promoverá no próximo dia 24 de maio, domingo, o evento presencial “Inclusão e Plantas Medicinais no Sítio Aruanda”, em Maricá

    O Instituto Legítima Libras junto com o Sítio Aruanda promoverá no próximo dia 24 de maio, domingo, o evento presencial “Inclusão e Plantas Medicinais no Sítio Aruanda”, em Maricá. A ação acontecerá das 08h às 13h, no Sítio Aruanda, localizado na Estrada do Caju, nº 1801, área conhecida pelas ervas medicinais e pelo contato direto com a natureza.

    Com o tema “Nada sobre nós sem nós”, o encontro busca promover inclusão, acessibilidade, sustentabilidade e conscientização, reunindo comunidade, participantes e apoiadores em uma manhã de aprendizado e troca de experiências.

    O evento contará com um café comunitário, onde cada participante poderá levar sua contribuição, além de atividades voltadas à ecoacessibilidade, educação e valorização das plantas medicinais. Os participantes também receberão certificado de participação com carga horária de 5 horas, válido como ACC/AAC.

    Segundo os organizadores, a iniciativa reforça a importância do acolhimento, da inclusão e da transformação social através da educação acessível e da conexão com o meio ambiente. A CEO do Instituto Legítima Libras, Samara M. Oliveira, é mulher autista, CODA e defensora da acessibilidade real, atuando na valorização da Libras, da neurodiversidade e do fortalecimento do princípio: “Nada sobre nós, sem nós.” O evento também destacará temas como acessibilidade e respeito, participação comunitária, sustentabilidade e futuro.

    Os interessados em participar devem confirmar presença entrando em contato através dos números:

    • Alberto: (21) 96764-0166;
    • Samara: (21) 98187-6049;
    • Instituto Intercultural Legítima Libras: (21) 99762-6980.

    Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail legitimallibras@gmail.com e pelo canal oficial no YouTube do instituto.

    WhatsApp Image 2026 05 07 at 13.09.41

    Maricá recebe encontro anual da Associação Brasileira de Planetários em Itaipuaçu

    0
    Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), o município será sede, entre os dias 21 e 25 de setembro, do XXIX Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP).

    Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), o município será sede, entre os dias 21 e 25 de setembro, do XXIX Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP). O evento será realizado no Planetário de Itaipuaçu e reunirá profissionais, pesquisadores e instituições de todo o país para debater o papel dos planetários na divulgação científica.

    A participação é aberta ao público em parte da programação, e os interessados em apresentar projetos científicos já podem se inscrever. O prazo para cadastro vai até o dia 15 de maio, enquanto a submissão dos trabalhos poderá ser feita até o dia 17 por meio do link: https://goo.su/Qg2rV

    Nesta edição, o encontro terá como tema “O Território como Espaço de Popularização”, propondo a conexão entre a astronomia e a cultura local, além de ampliar o diálogo entre a comunidade científica, os saberes populares e os diferentes espaços de aprendizagem.

    A programação prevê a apresentação de pesquisas, troca de experiências e debates sobre práticas de ensino, extensão e inovação tecnológica nos planetários brasileiros. A iniciativa também busca contribuir para a qualificação dos profissionais da área e para o fortalecimento da popularização da ciência no país.

    O evento contará com dois dias de atividades abertas ao público e três dias de programação restrita a associados da ABP e participantes com trabalhos aprovados. As inscrições para participação no encontro seguem as diretrizes estabelecidas pela organização do evento.

    Maricá recebe comitiva italiana para conhecer estruturas de saúde do município

    0
    Durante a visita, o grupo percorreu o Laboratório de Imunologia, o Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Maricá) e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (Maricá)

    Durante a visita, o grupo percorreu o Laboratório de Imunologia, o Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Maricá) e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (Maricá), além de unidades especializadas, como o CAPS III, CAPS AD, CAPSi e o Serviço Residencial Terapêutico (SRT), e unidades da atenção primária, como a Unidade de Saúde Indígena Berta Ribeiro e a Unidade de Saúde da Família ACS Nathan.

    O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou o reconhecimento internacional do modelo adotado no município.

    “Maricá segue se projetando cada vez mais como um exemplo de saúde pública no país, a partir de um trabalho que não se limita ao atendimento nas unidades, mas que integra políticas sociais e ações voltadas à qualidade de vida da população. Receber uma comitiva italiana para conhecer de perto a nossa rede reforça que estamos no caminho certo e que esse modelo tem despertado interesse internacional”, afirmou.

    O subsecretário de Gestão, Pessoas, Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde, Fábio Rodrigues, também ressaltou a importância da troca de experiências. “Recebemos essa comitiva de profissionais de saúde para apresentar a estrutura da nossa rede municipal. Essa troca é fundamental para fortalecer parcerias e aprimorar ainda mais os nossos serviços”, destacou.

    Educação de Niterói lança programa Conectando Saberes para fortalecer o ensino de Matemática

    0
    No Dia Nacional da Matemática, celebrado nesta quarta-feira (6), a Prefeitura de Niterói lança o programa Conectando Saberes, voltado ao fortalecimento do ensino da disciplina na rede municipal

    No Dia Nacional da Matemática, celebrado nesta quarta-feira (6), a Prefeitura de Niterói lança o programa Conectando Saberes, voltado ao fortalecimento do ensino da disciplina na rede municipal. A iniciativa reúne ações integradas de formação de professores, recomposição das aprendizagens, inovação pedagógica e uso de dados, com foco em avanços concretos no desempenho dos estudantes.

    Um dos eixos do programa é a articulação da Matemática com áreas como Arte, Língua Portuguesa e tecnologias, favorecendo a integração curricular e a implementação de estratégias direcionadas para potencializar o ensino e a aprendizagem.

    “O que estamos apresentando hoje é um conjunto estruturado de investimentos, que trata a Matemática como prioridade na política educacional da cidade. Não é uma ação isolada, é uma estratégia consistente, baseada em evidências, que chega à sala de aula e apoia diretamente professores e estudantes. Nosso compromisso é fazer com que a Matemática deixe de ser um obstáculo e passe a ser uma ferramenta de descoberta para os nossos alunos”, afirma o secretário municipal de Educação, Bira Marques.

    O projeto se organiza em dois grandes movimentos. O primeiro, Conexões entre Etnomatemática e Linguagem, é voltado especialmente ao 2º ano do Ensino Fundamental e atua na consolidação das aprendizagens essenciais nos anos iniciais. A estratégia envolve ações diretas em sala de aula de 22 unidades prioritárias, com uso de materiais pedagógicos como o MAJOG e acompanhamento contínuo por meio de reuniões semanais de planejamento e avaliação. As ações incluem ainda o uso intensivo de evidências geradas pela Casa da Avaliação, garantindo que as iniciativas sejam orientadas por dados concretos e atuem onde o estudante enfrenta mais desafios.

    O segundo movimento, a Jornada Integrada de Linguagens e Matemática (JILM), é voltado aos estudantes do 6º ao 9º ano e aposta em uma estratégia de engajamento em formato de jornada gamificada. A proposta combina atividades presenciais e online, com sistema de pontuação individual e por escola. A participação não será eliminatória e, ao final, o estudante e a unidade com melhor desempenho serão premiados em outubro, no Centro de Formação Darcy Ribeiro.

    Para o subsecretário de Desenvolvimento Educacional, Armando Arosa, o diferencial do programa está na articulação entre as dimensões que compõem a prática pedagógica. “Estamos integrando currículo, avaliação, formação docente, gestão democrática e prática pedagógica em uma mesma estratégia. A Matemática passa a ser trabalhada de forma articulada com as Linguagens e com o território em que as unidades estão inseridas, desenvolvendo habilidades fundamentais como raciocínio lógico, resolução de problemas e argumentação”, destaca.

    Niterói realiza 8ª edição de tradicional meia maratona no Caminho Niemeyer

    0
    A cidade de Niterói recebe no próximo domingo (10) a 8ª edição da Meia Maratona de Niterói, um dos eventos esportivos mais tradicionais do calendário da cidade

    A cidade de Niterói recebe no próximo domingo (10) a 8ª edição da Meia Maratona de Niterói, um dos eventos esportivos mais tradicionais do calendário da cidade. A prova será realizada no Caminho Niemeyer, no Centro, reunindo corredores de diferentes níveis e idades em percursos que passam por alguns dos cenários mais emblemáticos da cidade. A competição contará com as distâncias de 21 km, 12 km, 6 km e caminhada de 2,5 km, além da tradicional categoria Kids, proporcionando inclusão e participação para atletas profissionais, amadores, iniciantes e famílias.

    O percurso foi planejado para atender desde atletas de alta performance até participantes que buscam qualidade de vida e superação pessoal. Com largada e chegada no Caminho Niemeyer, os participantes terão uma experiência única, unindo esporte, saúde e as belas paisagens da orla de Niterói.

    A iniciativa tem a realização da 3A Eventos e conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

    O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, reforça a importância da iniciativa para o município:

    “A Meia Maratona de Niterói já faz parte do calendário esportivo da cidade e reforça a importância do incentivo à prática esportiva, da promoção da saúde e da ocupação dos espaços públicos pela população. É um evento democrático, pensado para atletas de alto rendimento, corredores amadores e famílias inteiras.”

    A realização de eventos esportivos de grande porte no Caminho Niemeyer integra o plano estratégico de Niterói de valorização dos espaços públicos e fomento ao turismo esportivo e à saúde preventiva. A iniciativa democratiza o acesso ao esporte e posiciona a cidade no circuito nacional de corridas de rua.

    SERVIÇO

    Evento: 8ª Meia Maratona de Niterói

    Data: 10 de maio de 2026

    Local: Caminho Niemeyer – Centro, Niterói/RJ

    Informações: meiamaratonadeniteroi.com

    Quando os trilhos cortavam Maricá: ascensão e queda da estrada de ferro

    0
    Em meados de 1887, um grupo se formou e aplicou suas economias com o objetivo de trazer a estrada de ferro para o município de Maricá

    Em meados de 1887, um grupo se formou e aplicou suas economias com o objetivo de trazer a estrada de ferro para o município de Maricá. Foi realizada uma eleição para definir a diretoria que daria o pontapé inicial neste projeto, sendo os integrantes: Barão de Inoã (presidente), Sebastião de Azevedo Araújo e Gama (secretário), Joaquim Mariano Álvares de Castro (conselheiro fiscal) e Manoel Joaquim Henriques de Azevedo Farias (tesoureiro).

    O ano de 1887 foi dedicado à formação e organização do grupo, que contou com diversas reuniões. No entanto, as dificuldades começaram a surgir cedo, pois, em 1888, foram aplicados embargos, o que, somado a outros problemas, permitiu apenas o trajeto entre Alcântara e Rio do Ouro.

    Os recursos estavam escassos em 1889. Ainda assim, foi nesse ano que novos membros aderiram à ideia, e a pequena, porém vitoriosa, inauguração da estação de Buriche, em Itapeba, marcou o início de seu funcionamento.

    WhatsApp Image 2026 05 06 at 17.50.36 2

    Após cinco anos, foi a vez de a estação Maricá ser inaugurada.

    O grupo formado já não tinha tanta força nem recursos financeiros para continuar. Sua última cartada foi a inauguração da estação Manoel Ribeiro, em 1901. O empreendimento, aos poucos, começou a dar frutos, mas logo mudaria de mãos.

    A administração da ferrovia foi transferida para uma companhia belga e, posteriormente, para a Companhia Generale Ax. Chemins de Fer.

    Em 1933, os trilhos foram prolongados até Cabo Frio, e foi realizada a integração com a Central do Brasil.

    A estrada de ferro teve seus anos de glória e crescimento a partir de 1901; porém, sua derrocada começou na década de 1960.

    Em 1963, a estrada de ferro já não tinha mais utilidade nem importância. Os ônibus já circulavam.

    Seu fim foi decretado em 1964, quando os trilhos foram arrancados até Santa Isabel, desativando a linha férrea.

    WhatsApp Image 2026 05 06 at 17.50.36 1

    Maricá: Escola de Idosos fortalece inclusão e resgata autonomia na terceira idade

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Educação e Políticas para a Terceira Idade, desenvolve o projeto Escola de Idosos para promover a inclusão e a valorização do desenvolvimento desse público no município

    A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Educação e Políticas para a Terceira Idade, desenvolve o projeto Escola de Idosos para promover a inclusão e a valorização do desenvolvimento desse público no município. As atividades ocorrem no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu, e no Centro, onde os participantes contam com uma estrutura que inclui materiais didáticos e telas interativas para atividades culturais.

    O projeto é voltado à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), abrangendo o Ensino Fundamental I e II. A iniciativa atua diretamente na saúde dos alunos, auxiliando no combate ao isolamento social e no estímulo intelectual necessário para retardar o desgaste natural do envelhecimento.

    “O projeto resgata a autonomia do idoso em suas atividades cotidianas. Temos resultados que comprovam a reversão de quadros de depressão e o retardamento de doenças como o Alzheimer por meio do incentivo cognitivo, oferecendo bem-estar integral”, destacou Adriana Ribeiro, gerente de ensino de Educação para Idosos.

    Para Joelma Almeida, de 75 anos, aluna de uma das unidades, a convivência e o acesso ao conhecimento transformam a rotina.

    “Sempre tive o sonho de estudar e realizei esse desejo na Escola de Idoso. É gratificante aprender coisas novas, ter o apoio de professores maravilhosos e fazer amigos. Esse projeto me transformou em uma pessoa mais feliz e forte”, ressaltou.

    Justiça garante à Prefeitura de Nova Iguaçu a propriedade do terreno do Hospital Iguassú

    0
    O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu que o terreno onde funciona o Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões pertence à Prefeitura de Nova Iguaçu

    O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu que o terreno onde funciona o Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões pertence à Prefeitura de Nova Iguaçu. Após analisar a defesa do município, apresentada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM-NI), os desembargadores da Quinta Câmara de Direito Público do Tribunal mantiveram, por unanimidade, a sentença de primeira instância, rejeitando os recursos apresentados pela Associação de Caridade Hospital de Iguaçu.

    Com o resultado, o TJ-RJ encerrou uma disputa judicial pela propriedade do terreno iniciada em 2014, reconhecendo que a área integra o patrimônio público municipal e reforçando a segurança jurídica sobre um espaço histórico da cidade. Após a decisão favorável em primeira instância, a Prefeitura iniciou, em 2020, as obras de restauração e ampliação do antigo prédio que hoje abriga o Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões.

    No julgamento, os magistrados acompanharam o voto do relator, desembargador Carlos Alberto Direito Filho, e concluíram que o terreno já era público antes mesmo da construção do hospital. Em defesa de Nova Iguaçu, a PGM-NI demonstrou que a área integra o patrimônio público e que, no local, funcionava a antiga Praça João Pessoa, conhecida como Praça do Fórum.

    Os procuradores também destacaram que o hospital foi construído com recursos públicos, inclusive com verba de uma taxa criada especificamente para esse fim. Segundo o entendimento do TJ-RJ, a associação recebeu apenas a posse para administrar a unidade, sem qualquer formalização legal de propriedade. Para os magistrados, embora a entidade tenha utilizado o imóvel ao longo dos anos, não apresentou documentos que comprovassem a posse do terreno.

    Com isso, o TJ-RJ também rejeitou o pedido de posse definitiva da área com base no tempo de ocupação, já que a legislação brasileira não permite esse tipo de reconhecimento em bens públicos. A decisão ainda determina a regularização do registro do imóvel em cartório, consolidando a propriedade da Prefeitura de Nova Iguaçu sobre a área do Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões.

    Oficina de artesanato em alusão ao Dia das Mães promove troca de experiências e incentivo à geração de renda em Niterói

    0
    A Prefeitura de Niterói, por meio do Programa Niterói Criativo, promoveu, nesta terça-feira (5), uma oficina de artesanato em alusão ao Dia das Mães no Solar Notre Rêve

    A Prefeitura de Niterói, por meio do Programa Niterói Criativo, promoveu, nesta terça-feira (5), uma oficina de artesanato em alusão ao Dia das Mães no Solar Notre Rêve. A atividade integra o Acordo de Cooperação Técnica firmado com a UNESCO, por meio da Secretaria de Economia Criativa e Ações Estratégicas (Secae), e reuniu mulheres em um momento de convivência, criatividade e incentivo à geração de renda.

    “A iniciativa fortalece a economia criativa como meio de promover a autonomia feminina e gerar renda, ao integrar o artesanato ao desenvolvimento de práticas sustentáveis. Valoriza saberes e iniciativas locais, destacando a economia criativa como vetor do desenvolvimento sustentável ao incentivar a criatividade, o diálogo social e a cidadania”, destacou Mariana Zorzanelli, subsecretária de Economia Criativa e Ações Estratégicas.

    A programação integrou a produção de peças artesanais e momentos de diálogo sobre temas relevantes ao universo feminino, como afeto, cuidado, vínculos, criatividade, geração de renda e autonomia. A proposta foi estimular não apenas a prática do artesanato, mas também o fortalecimento de redes de apoio entre as participantes.

    Além da dimensão criativa, a oficina também teve como foco o desenvolvimento de capacidades produtivas no campo da economia criativa, incentivando possibilidades de geração de renda e o protagonismo feminino.

    A iniciativa está alinhada às diretrizes de promoção da cidadania e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente no que se refere à qualificação e à autonomia das mulheres.

    Maricá F.C aposta na força da torcida por primeira vitória no Carioca Série A2 2026

    0
    O Maricá F.C volta a campo nesta quarta-feira (06), às 17h, para enfrentar a Cabofriense, no Estádio João Saldanha, em Maricá, pela segunda rodada do Campeonato Carioca Série A2

    O Maricá F.C volta a campo nesta quarta-feira (06), às 17h, para enfrentar a Cabofriense, no Estádio João Saldanha, em Maricá, pela segunda rodada do Campeonato Carioca Série A2. A partida marca a estreia do Tsunami em casa na competição e a chance de conquistar seus primeiros três pontos no campeonato.

    Após um início com revés fora de casa, o elenco conta com o apoio da torcida para transformar o fator local em vantagem. Os dias de preparação foram marcados por ajustes pontuais e pela recuperação física dos atletas, especialmente após a sequência recente de jogos fora e os longos deslocamentos. No último sábado, o time viajou quase 800 quilômetros para enfrentar o Noroeste, no interior paulista, pela Série D do Campeonato Brasileiro. Antes, havia ido a Resende para encarar a equipe local na primeira rodada da A2.

    O Tsunami também aposta na força do Caldeirão do Cordeirinho, que foi decisivo na campanha do acesso de 2024, como diferencial na busca por um resultado positivo.

    Bom retrospecto

    O adversário é conhecido pela tradição e competitividade na Série A2. O retrospecto recente, no entanto, é favorável ao Maricá F.C. Em seis partidas disputadas entre as equipes, o Tsunami soma três vitórias, dois empates e apenas uma derrota, números que reforçam a confiança do grupo para o duelo desta quarta-feira.

    Para o treinador Marcus Alexandre, o momento é de foco total na execução do plano de jogo e na busca pela recuperação no campeonato.

    “Sabemos da importância dessa partida. É a nossa estreia em casa na competição, diante do nosso torcedor, e queremos transformar isso em energia positiva dentro de campo para buscar a primeira vitória. Viemos de uma longa viagem a Bauru, então focamos também na recuperação dos atletas. Mas a equipe está preparada para fazer um grande jogo”, destacou o comandante maricaense.

    Com o apoio da torcida e a motivação de atuar no João Saldanha, o Maricá F.C aposta na consistência do trabalho para conquistar um resultado positivo e dar um passo importante na caminhada rumo ao retorno à elite do Carioca.

    Serviço:

    Maricá F.C x Cabofriense

    · Data: Quarta-feira, 06/05

    · Horário: 17H

    · Campeonato Carioca A2 – Segunda rodada

    Local: Estádio Municipal João Saldanha

    Ingressos:

    Onde comprar:

    Site: www.inovatickets.com (inteira e meia-entrada)

    Loja Oficial do Maricá FC (inteira, meia-entrada e gratuidade).

    Terça-feira, até às 18h; Quarta-feira, das 09h às 15h

    Bilheteria do Estádio João Saldanha

    Quarta-feira, a partir das 15h.

    Gratuidade:

    • Crianças até 11 anos

    • Idosos a partir de 60 anos

    • Pessoas com deficiência

    Meia-entrada:

    • Estudantes

    • Jovens de 12 a 21 anos

    OBS: A venda de meia-entrada e a concessão da gratuidade serão realizados apenas mediante apresentação de documento comprobatório.

    Preços:

    Inteira: R$ 20,00

    Meia-entrada: R$ 10,00

    Arbitragem:

    Árbitro: João Ennio Sobral

    Assistente 1: Diego Luiz Couto Barcelos

    Assistente 2: Alex Richard Pereira Da Silva

    4º Árbitro: Daniel Wilson Barbosa De Castro

    Traduzir »