A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta sexta-feira (06/03) a aplicação da vacina que previne infecções respiratórias graves em bebês, como bronquiolite e pneumonia. A primeira dose foi aplicada no Centro de Vacinação Integrado (CVI) em uma criança indígena e marcou a nova estratégia de ampliação da proteção às doenças respiratórias na primeira infância no município.
A imunização protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pode causar quadros graves, principalmente nos primeiros meses de vida. A aplicação da vacina reduz o risco de complicações e internações associadas ao vírus.
A superintendente de Vigilância em Saúde de Maricá, Daniella Bittencourt, destacou a estratégia de vacinação implementada na cidade.
“Estamos iniciando uma estratégia importante para fortalecer a proteção das nossas crianças contra o Vírus Sincicial Respiratório, responsável por grande parte das infecções respiratórias graves em bebês. A aplicação da vacina amplia as ações de prevenção e cuidado na primeira infância”, afirmou.
Fluxo de acesso à vacinação
O município segue o mesmo modelo utilizado para vacinações especiais, com organização integrada entre maternidades, unidades de saúde e a coordenação municipal de imunização.
A solicitação do anticorpo pode ser realizada pela maternidade, no caso de recém-nascidos, ou pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e o Centro Materno Infantil (CMI), caso a criança se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Após o pedido, a coordenação municipal de imunização centraliza as solicitações e as encaminha ao Governo do Estado, responsável pelo abastecimento das doses.
Após a chegada das vacinas, as crianças elegíveis são convocadas para a aplicação, que acontece no Centro de Vacinação Integrado (CVI).
O imunizante é destinado a grupos específicos de maior vulnerabilidade às complicações causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório, incluindo bebês prematuros com menos de 36 semanas e 6 dias de gestação e crianças com comorbidades de até dois anos de idade, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A avaliação para indicação é realizada por profissionais de saúde na maternidade ou nas unidades da rede municipal.
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) realizará operação de trânsito neste domingo (08/03) para o jogo entre Fluminense e Flamengo pela final do Campeonato Carioca, que acontecerá às 18h, no estádio do Maracanã. As interdições ao trânsito de veículos na região começam a partir das 15h e vão até as 22h. Além dos locais regulamentados com proibição de estacionamento, outras vias também estarão restritas ao estacionamento a partir das 10h.
O planejamento de trânsito contará com agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, veículos operacionais e motocicletas que estarão empenhados na orientação do trânsito. A operação contará, ainda, com 13 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.
Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.
INTERDIÇÕES
Das 15h às 22h:
• Rua Professor Eurico Rabelo.
• Rua Artur Menezes.
• Rua Conselheiro Olegário.
• Rua Isidro de Figueiredo.
• Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Professor Eurico Rabelo.
• Avenida Maracanã, ambos os sentidos, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Rei Pelé.
• Avenida Rei Pelé, sentido Centro, a partir da rua São Francisco Xavier até a altura do Museu do Índio.
• Viaduto Oduvaldo Cozzi e seus acessos.
• Rua Mata Machado, entre a avenida Paula Sousa e a avenida Maracanã.
• Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Centro, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Rei Pelé.
• Rua Dona Zulmira, entre a avenida Professor Manoel de Abreu e a rua São Francisco Xavier.
PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO
Das 10h às 22h:
• Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo.
• Rua Isidro de Figueiredo.
• Rua Artur Menezes.
• Rua Conselheiro Olegário.
• Avenida Paula Sousa, lado esquerdo, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo.
ROTAS ALTERNATIVAS
Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:
Provenientes do Centro e Zona Sul
-Para a Tijuca: Utilizar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, rua Pará ou rua Paraíba e, em seguida, rua Mariz e Barros;
-Para Vila Isabel e Grajaú: Utilizar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, rua Pará ou rua Paraíba, rua Mariz e Barros e, em seguida, rua Major Ávila e rua Felipe Camarão;
-Para a região do Grande Méier: Utilizar a rua Visconde de Niterói.
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
-Para o Centro e Zona Sul: Utilizar a rua Conde de Bonfim e a rua Haddock Lobo.
Provenientes do Grande Méier
-Para o Centro e Zona Sul: Utilizar a rua Visconde de Niterói.
A Empresa Pública de Transportes (EPT), responsável pelos famosos ônibus “Vermelhinhos”, anunciou a criação de duas novas linhas de vans que fazem parte da Tarifa Zero. As novas linhas têm como objetivo evitar a lotação nos ônibus.
Foi anunciado que as duas novas linhas de vans são Centro x Caboclo (via Ubatiba) e Barroco x Inoã (via MCMV Itaipuaçu).
Além das linhas criadas, o itinerário da linha Centro x Guaratiba (via Boqueirão) foi modificado para atender os moradores do bairro da Divineia.
A equipe de Educação Ambiental da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) retomou o projeto Coleta Seletiva nas Escolas na rede municipal de ensino. A primeira atividade após o retorno às aulas aconteceu no auditório da Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos, na Ilha da Conceição, e reuniu cinco turmas de estudantes entre 11 e 16 anos, nos turnos da manhã e da tarde.
Durante a ação, os alunos assistiram a um vídeo sobre o trabalho desenvolvido pela Clin com foco na sustentabilidade e participaram de uma palestra conduzida por colaboradoras da companhia sobre a importância da coleta seletiva.
Entre os temas abordados estiveram os tipos de materiais recicláveis, a separação correta dos resíduos, os impactos ambientais do descarte inadequado, a importância da limpeza urbana e a destinação dos resíduos sólidos. Também foram apresentados os Distritos de Limpeza Urbana, o viveiro de mudas, além de projetos ambientais, sociais e inclusivos desenvolvidos pela companhia. Ao final da atividade, a Clin entregou para a escola dois contêineres destinados à coleta seletiva.
A coordenadora do projeto, Juliane Porto, destacou a importância da conscientização ambiental dentro do ambiente escolar e o impacto do descarte incorreto para o planeta.
“Nossas palestras orientam sobre o processo de descarte e mostram como alunos, professores e funcionários podem participar. A escola é um espaço fundamental, pois todos se tornam multiplicadores das informações, especialmente as crianças. Precisamos refletir: nós dependemos do meio ambiente ou o meio ambiente depende de nós? Tudo o que descartamos de forma incorreta retorna para a natureza e, consequentemente, para nós. Uma garrafa PET, por exemplo, pode levar até 400 anos para se decompor”, explicou.
Durante a atividade, os estudantes também aprenderam a diferença entre reciclar e reutilizar. Enquanto reciclar envolve um processo industrial que transforma um material em um novo produto, reutilizar significa dar novos usos a um item já existente.
O estudante Elias Almeida Leite Duarte, de 12 anos, do sétimo ano do ensino fundamental, destacou a importância do aprendizado. “Achei a atividade muito importante. O mundo está muito poluído e precisamos pensar nas próximas gerações. Eu não conhecia o termo coleta seletiva, mas já reciclava algumas coisas e minha mãe reutiliza produtos em casa. Agora vou compartilhar o que aprendi aqui e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, contou.
A professora de Ciências da unidade, Emiliana Cunha, elogiou a iniciativa. “Fico muito feliz com essa ação da Clin. Esse diálogo ajuda os alunos a compreenderem melhor a importância da preservação ambiental, inclusive no entorno da escola e da própria Ilha da Conceição. Trabalhamos o tema do descarte de resíduos em sala de aula, e quando eles veem isso na prática, o aprendizado se fortalece. A escola gera bastante resíduo, inclusive na cozinha”, destacou.
Sobre o projeto – Criado em 2019, o projeto Coleta Seletiva nas Escolas é desenvolvido em unidades da rede pública de Niterói e tem servido de referência também para instituições privadas de ensino, que passaram a solicitar palestras da equipe de Educação Ambiental da Clin para implementar o programa.
Por meio de atividades educativas, a equipe da companhia orienta alunos, professores e funcionários sobre a importância do descarte correto dos resíduos gerados no ambiente escolar. O projeto também monitora o volume de materiais destinados à reciclagem, incentivando os estudantes a se tornarem multiplicadores de práticas sustentáveis.
Escolas particulares interessadas em receber a capacitação podem entrar em contato com a companhia pelo site www.clin.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 99463-5750 e (21) 99753-1952.
O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, foi transferido nesta sexta-feira (6) para a Penitenciária Federal em Brasília, presídio de segurança máxima.
Vorcaro foi preso na quarta-feira (4) e estava custodiado na Penitenciária de Potim, no interior paulista. Ele foi levado para a capital federal em um avião da Polícia Federal (PF), que pousou no Aeroporto Internacional de Brasília por volta das 15h30.
Antes de seguir para o presídio, Vorcaro passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) da Polícia Civil do Distrito Federal. O procedimento é praxe antes da entrada na penitenciária federal.
A transferência foi autorizada, nesta quinta-feira (5), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator das investigações da Operação Compliance Zero, que apura as fraudes no Banco Master, e atendeu a um pedido da própria PF.
Segundo a corporação, o banqueiro pode influenciar as investigações sobre as fraudes no Banco Master.
“As peculiaridades do caso concreto revelam cenário que recomenda cautela redobrada quanto à execução da medida constritiva, sobretudo diante da potencial capacidade do investigado de mobilizar redes de influência com aptidão para, direta ou indiretamente, interferir na regular condução das investigações ou no cumprimento das determinações judiciais”, justificou a PF.
Além disso, a PF alegou que a transferência é necessária para proteger a integridade física de Vorcaro.
Na quarta-feira (4), Luiz Phillipi Mourão, aliado do banqueiro, também foi preso durante a terceira fase da Operação Compliance Zero e tentou se matar na carceragem da superintendência da PF em Minas Gerais. Ele está internado em um hospital de Belo Horizonte.
De acordo com as investigações, Mourão atuava como ajudante de Vorcaro. “Sicario”, como era chamado pelo empresário, ele seria responsável pelo monitoramento e obtenção de informações sigilosas de pessoas consideradas adversárias dos interesses do banqueiro.
Um ataque com drones atribuído ao Irã atingiu o território do Azerbaijão e abriu um novo capítulo na guerra que já se espalha por várias frentes da região. O episódio ocorreu na quinta-feira (5), quando aeronaves não tripuladas cruzaram a fronteira e atingiram a região autônoma de Nakhchivan, um enclave azeri localizado entre Irã, Armênia e Turquia.
Segundo autoridades do Azerbaijão, pelo menos quatro drones foram detectados durante a ofensiva. Um deles atingiu o terminal do Aeroporto Internacional de Nakhchivan, enquanto outro caiu nas proximidades de uma escola na vila de Shakarabad. O ataque deixou quatro civis feridos e provocou danos na infraestrutura local, gerando forte reação do governo de Baku.
O presidente azeri, Ilham Aliyev, classificou o episódio como um ato de agressão e afirmou que o país se reserva o direito de responder. O governo convocou o embaixador iraniano para prestar esclarecimentos e colocou suas forças militares em estado de alerta. Além disso, parte do espaço aéreo na fronteira sul foi temporariamente fechado como medida de segurança.
A reação diplomática foi imediata. Autoridades do Azerbaijão anunciaram também a retirada de membros de sua missão diplomática em território iraniano, aumentando ainda mais a tensão entre os dois países. Analistas alertam que a entrada de um país do Cáucaso no conflito pode abrir uma nova frente estratégica, já que a região é rota importante para energia e transporte entre a Ásia e a Europa.
Teerã, por sua vez, negou qualquer envolvimento no ataque. O governo iraniano afirmou que não tem como alvo países vizinhos e sugeriu que o episódio poderia ter sido provocado por terceiros com o objetivo de ampliar o conflito.
Apesar da negativa, o incidente elevou o nível de alerta internacional. O Azerbaijão mantém laços militares e estratégicos com aliados do Ocidente e com Israel, enquanto também possui acordos de cooperação com a Turquia. Diante desse cenário, especialistas temem que um confronto direto entre Baku e Teerã possa ampliar ainda mais o alcance da guerra e arrastar novos países para o conflito.
Por fim, o Azerbaijão anunciou na sexta-feira (6) a retirada de seu corpo diplomático do Irã e está movimentando o seu exército.
A CET-Rio vai antecipar a interdição parcial ao trânsito de veículos na Avenida Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo) e na Avenida das Nações Unidas, na Enseada de Botafogo, neste domingo (08/03), para a realização da Corrida Circuito das Estações Outono 2026.
Para viabilizar o evento esportivo, a interdição ao tráfego de veículos no Aterro do Flamengo terá início às 3h de domingo e seguirá até as 18h, quando se encerra o horário de funcionamento da área de lazer. Já a interdição da Avenida das Nações Unidas, na Enseada de Botafogo, ocorrerá das 4h às 11h.
A largada está prevista para as 7h, no Aterro do Flamengo, em frente ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. O percurso seguirá pela pista no sentido Zona Sul até a Enseada de Botafogo.
Interdições
Domingo (08/03)
• Aterro do Flamengo (Av. Infante Dom Henrique): das 3h às 18h, até o término do horário da área de lazer;
• Avenida das Nações Unidas (Enseada de Botafogo): das 4h às 11h.
Recomendações importantes
– Pedestres devem realizar as travessias em locais seguros e devidamente sinalizados.
– É fundamental seguir as orientações dos agentes de trânsito e da sinalização implantada na área.
– Sempre que possível, prefira o uso do transporte público para chegar ao local do evento e para deslocamentos pela região.
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, promoveu na quinta-feira (05/03) a primeira aula do Curso de Atualização em Dupla Excepcionalidade e Ciência na Sociedade no Território do Futuro, no Flamengo. A atividade aborda a combinação de altas habilidades ou superdotação com alguma deficiência ou dificuldade de aprendizagem e conta com 50 alunos inscritos.
A formação tem como objetivo compreender os comportamentos relacionados à superdotação, além das vulnerabilidades de pessoas que necessitam de suporte técnico.
Durante o curso, os participantes recebem capacitação para identificar sinais em contextos escolares e sociais, além de desenvolver e aplicar estratégias de ensino e adaptações curriculares, diferenciando também os traços de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação.
“Iniciativas de formação como esta fortalecem o conhecimento científico e também contribuem para que profissionais estejam cada vez mais preparados para reconhecer potencialidades. Assim, eles irão oferecer o suporte necessário a cada indivíduo”, explicou a secretária de Ciência e Tecnologia, Sabrina Alves.
Durante o curso, os alunos também contarão com atividades práticas voltadas à construção de ambientes de pertencimento, que transformam o rigor técnico em inclusão.
Em um mercado historicamente dominado por homens, uma empresa fundada e gerida por mulheres completa uma década de atuação reforçando que competência técnica não tem gênero. Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Litologica, empresa de hidrogeologia sediada no estado do Rio de Janeiro, simboliza não apenas uma trajetória empresarial consolidada, mas também o avanço da presença feminina em setores estratégicos da ciência e da engenharia.
Fundada pelas geólogas Dandara Rodrigues e Fernanda Martins, formadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a empresa construiu sua história enfrentando desafios que vão além da complexidade científica dos projetos. Em um ambiente ainda marcado por desigualdades estruturais, as profissionais relatam ter lidado com episódios de assédio, questionamentos sobre sua capacidade técnica e a necessidade constante de provar, mais de uma vez, aquilo que seus currículos já demonstravam. Ambas também são sócias fundadoras da Rio Geotour, focada na disseminação do conhecimento de geociências para turistas.
Apesar desse cenário, a Litologica consolidou-se como referência técnica e ética no estado do Rio de Janeiro e vem expandindo sua atuação pelo sudeste, com projetos em andamento em São Paulo e consultorias realizadas também no Espírito Santo e em Minas Gerais.
A empresa atua na área da hidrogeologia — ramo da geologia responsável por estudar a água presente acima e abaixo da superfície terrestre — além de desenvolver consultorias ambientais, análises de solo e água e estudos técnicos fundamentais para obras e empreendimentos. Na prática, isso significa investigar onde está a água, em que quantidade ela pode ser utilizada, se é potável, se está contaminada e quais riscos ambientais podem existir em determinada área.
Esses estudos têm impacto direto na vida cotidiana da população, mesmo quando passam despercebidos. Eles são essenciais para o abastecimento humano, a segurança hídrica, o licenciamento ambiental, o planejamento urbano e a prevenção de desastres naturais.
“O nosso trabalho está diretamente ligado à vida cotidiana, mesmo que muitas pessoas não percebam. A água que chega às casas, às escolas, aos hospitais e às indústrias depende de estudos técnicos sérios e responsáveis”, explicam as sócias fundadoras.
Ao longo dos últimos dez anos, a Litologica esteve envolvida em projetos realizados em áreas urbanas, zonas rurais, favelas, comunidades tradicionais e territórios com vulnerabilidade hídrica. Em uma região marcada por seca permanente e dependência de caminhões-pipa, um estudo hidrogeológico conduzido pela equipe identificou fontes subterrâneas com vazões médias de 20 mil litros por hora, revelando potencial real para autonomia hídrica da população local.
Outro trabalho de destaque aconteceu no bairro de Gramacho, no Rio de Janeiro, onde a distribuição de água é precária. A análise técnica indicou que o caminho mais seguro não seria a abertura de novos poços, mas o tratamento adequado da água já existente em um poço artesiano. A solução trouxe impacto imediato na qualidade de vida de dezenas de famílias.
Além de lidar com desafios técnicos, o trabalho no setor ambiental também envolve dilemas éticos. Em um estudo recente realizado para uma siderúrgica centenária, a empresa identificou diversas fontes de contaminação no terreno. Diante da tentativa do cliente de suprimir informações e distorcer resultados, a equipe optou por manter a integridade científica. O contrato foi rompido, o pagamento não foi realizado e o caso segue na esfera judicial.
“Não negociamos ciência. Não negociamos verdade. Nosso compromisso é com os dados, com o meio ambiente e com a sociedade”, afirmam.
A trajetória da empresa também dialoga com uma transformação maior no país. Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgado pelo Sebrae, 54,6% das pessoas que pretendem empreender no Brasil em 2026 são mulheres. O dado aponta para uma mudança estrutural no perfil do empreendedorismo nacional — movimento que desafia estigmas históricos que ainda associam liderança, ciência e tecnologia ao universo masculino.
Mesmo com esses avanços, especialistas destacam que a equidade plena ainda depende de mudanças profundas no mercado de trabalho e na cultura organizacional de diversos setores. A presença feminina em áreas científicas e técnicas ainda enfrenta barreiras como desigualdade salarial, menor acesso a cargos de liderança e preconceitos arraigados.
Para as fundadoras da Litologica, ampliar a presença de mulheres nesses espaços é também uma forma de transformar a própria ciência.
“Nossa forma de liderar é um diferencial. Temos capacidade técnica, visão estratégica e compromisso humano. Precisamos ser muitas”, afirmam.
Formada no ensino público, a equipe também entende a devolução social do conhecimento como parte de sua missão. Por isso, participa de iniciativas de disseminação das geociências em escolas públicas e atua em projetos sociais voltados à educação ambiental e ao acesso à água. Um exemplo é a pesquisa de mestrado de Dandara, que resultou em um projeto piloto de captação de água de subsistência em Búzios, e foi aceita para apresentação em um congresso internacional da International Federation of Surveyors (FIG) — organização não governamental reconhecida pela ONU, que reúne representantes de mais de 120 países. O evento, que acontecerá na África do Sul, será em maio deste ano.
A cidade de Saquarema recebeu, nesta quinta-feira, 05 de março, a visita oficial do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que reforça as ações de educação e segurança no município. Com a presença da prefeita Lucimar Vidal, o chefe do executivo estadual ratificou a parceria entre o estado e o município para a execução de planos que visam o desenvolvimento econômico e o bem-estar da população saquaremense. Na cerimônia, a prefeita recebeu do governador, de forma simbólica, as chaves da nova base do programa Segurança Presente.
A inauguração da base do Segurança Presente em Bacaxá representa um marco para a proteção da cidade, garantindo um policiamento ostensivo, especialmente durante os períodos de grandes eventos. Mais do que uma unidade de patrulhamento, a base terá um papel social fundamental: o local servirá como ponto de apoio para cidadãos darem entrada em documentos e vai oferecer suporte multidisciplinar e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, focando no resgate da dignidade e no atendimento social do município.
A unidade do Segurança Presente contará com 10 agentes fixos, 14 profissionais atuando via Regime Adicional de Serviço (RAS) e 4 policiais penais, além de estrutura operacional composta por 5 viaturas, 6 motocicletas e 4 bicicletas elétricas, reforçando o patrulhamento e a presença policial na região.
Segurança e assistência social
“A chegada do Segurança Presente é uma vitória para as famílias de Saquarema. Esta base não cuida apenas da vigilância das nossas ruas e do reforço nos nossos eventos, mas humaniza o atendimento público, auxiliando nossos cidadãos mais vulneráveis e facilitando o acesso a documentos essenciais. É a segurança caminhando junto com a assistência social para transformar Bacaxá e toda a nossa cidade”, comentou a Prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal.
No campo da educação tecnológica, a comitiva visitou as instalações da Cidade da Educação, que abrigará o curso de graduação em Tecnologia em Inteligência Artificial, o primeiro do gênero no estado. Com estrutura de cinco salas de aula, a unidade terá capacidade para receber 40 alunos por semestre e vai formar profissionais qualificados para automação de maquinário industrial, condução de veículos autônomos e processamento de dados.
A implantação da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro – FAETERJ, que faz parte FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, é resultado de um termo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro – SECTIRJ e a Prefeitura de Saquarema.
“Estamos levando mais tranquilidade à população com a nova base do programa Segurança Presente em Bacaxá e investindo no futuro dos nossos jovens com a implantação da primeira graduação em Inteligência Artificial do estado. Assim, construímos um Rio mais seguro, inovador e cheio de oportunidades”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A agenda oficial foi encerrada com o anúncio do início das frentes de trabalho para obras de drenagem em diversos pontos da cidade, fruto da cooperação técnica entre a prefeitura e a Secretaria de Estado das Cidades.
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e para mostrar anúncios (não) personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.