26.4 C
Maricá
    domingo, junho 28, 2026
    Início Site Página 101

    Maricá FC é rebaixado para Série A2 do Campeonato Carioca

    0
    No último domingo, 08 de março, a equipe do Maricá FC não teve um bom desempenho contra a Associação Atlética Portuguesa (RJ) e acabou sendo goleada por 5 a 2

    No último domingo, 08 de março, a equipe do Maricá FC não teve um bom desempenho contra a Associação Atlética Portuguesa (RJ) e acabou sendo goleada por 5 a 2. O resultado culminou no rebaixamento do Maricá Futebol Clube para a Campeonato Carioca Série A2. A equipe maricaense iniciará a disputa da Série A2 ainda este ano, no dia 18 de abril.

    A derrota do Maricá garantiu a permanência de Associação Atlética Portuguesa (RJ), Sampaio Corrêa Futebol e Esporte (RJ) e Nova Iguaçu Futebol Clube na primeira divisão do Campeonato Carioca.

    Antes do início da partida contra a Portuguesa, o Maricá tinha uma leve vantagem sobre o Nova Iguaçu no critério de desempate, já que, na última rodada, Portuguesa e Sampaio Corrêa já haviam garantido a permanência na elite. Ou seja, a disputa estava entre Maricá e Nova Iguaçu.

    No entanto, devido à goleada sofrida diante da Portuguesa e à vitória do Nova Iguaçu por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, o sonho da permanência na elite do Campeonato Carioca escapou das mãos da equipe maricaense.

    Agora, o Maricá tem a chance de retornar à elite do futebol carioca em 2027. Para isso, o Maricá FC precisará ser campeão da Série A2, e o primeiro desafio da equipe será a Taça Santos Dumont.

    Incêndio de grandes proporções atinge galpão no Rio

    0
    Um incêndio de grandes proporções atinge o galpão da empresa Motocriss na Rua da Regeneração, 942, no bairro de Ramos, na zona norte da capital fluminense.

    Um incêndio de grandes proporções atinge o galpão da empresa Motocriss na Rua da Regeneração, 942, no bairro de Ramos, na zona norte da capital fluminense. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado às 6h49 desta segunda-feira (9). Até o momento, não há registro de vítimas.

    Neste momento, cerca de 60 militares de 14 unidades da corporação atuam na ocorrência, em três frentes de combate. As equipes contam com apoio de 27 viaturas, incluindo escadas mecânicas para ataque aéreo às chamas. Drones com câmera térmica também estão sendo empenhados para monitoramento estratégico dos pontos de calor.

    A Secretaria Municipal de Educação informou que uma unidade da região de Ramos adiou o horário de entrada por conta do incêndio. A escola não foi atingida.

    A Secretaria Estadual de Saúde disse que as unidades da rede de saúde estadual estão funcionando normalmente.

    Teatro Mário Lago recebe “Minha Mãe é um Espírito” no próximo sábado em Saquarema

    0
    O Teatro Municipal Mário Lago, em Saquarema, apresenta ao público, no próximo sábado, 14 de março, às 20h30, a peça “Minha Mãe é um Espírito – A Comédia”.

    O Teatro Municipal Mário Lago, em Saquarema, apresenta ao público, no próximo sábado, 14 de março, às 20h30, a peça “Minha Mãe é um Espírito – A Comédia”. Encenado pela segunda vez na cidade, o espetáculo recebeu, em 2025, o Prêmio APPERJ (Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro) nas categorias Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Produção. A direção geral é de Ticiana Studart e no elenco estão Lucas Figueiredo e Ana Carolina Rainha.

    Na trama, Rick, um homem de 35 anos, tenta levar sua vida normalmente, mas enfrenta um pequeno grande problema: sua mãe, Lindaura, simplesmente se recusa a partir… mesmo depois de morta. Sempre controladora e falante, ela continua apegada ao filho e à sua casa, não aceitando sua nova condição de espírito. Entre diálogos hilários e discussões absurdamente cotidianas sobre cuecas, comida e até tupperwares, mãe e filho vivem um embate cômico entre a vida e a morte. Mas até quando Lindaura resistirá ao chamado para seguir adiante?

    Os ingressos podem ser obtidos na bilheteria do teatro no dia do evento, a partir das 16h; no Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/minha-mae-e-um-espirito-a-comedia/3319480?algoliaID=70351c1a1c09577799be0fd0b37b6b66 ; ou via Pix, por R$ 60,00 (inteira), R$ 30,00 (meia-entrada) e R$ 35,00 + 1kg de alimento não perecível (ingresso solidário). Para reservas e mais informações o público pode fazer contato pelo WhatsApp (21) 98988-9525. A peça tem 1 hora de duração e a classificação indicativa é 14 anos.

    O Teatro Municipal Mário Lago conta com 160 lugares e fica localizado na Rua Cel. Madureira, 77 – térreo, no prédio da Prefeitura de Saquarema.

    Maricá amplia vagas em creches e avança para zerar fila de espera no município

    0
    A Prefeitura de Maricá ampliou a oferta de vagas em creches municipais para acabar com a fila de espera e garantir atendimento às famílias. Desde o início de 2025, foram criadas 962 novas vagas físicas, sendo 812 em tempo integral

    A Prefeitura de Maricá ampliou a oferta de vagas em creches municipais para acabar com a fila de espera e garantir atendimento às famílias. Desde o início de 2025, foram criadas 962 novas vagas físicas, sendo 812 em tempo integral. Pelo critério técnico adotado na educação, cada vaga integral equivale a duas vagas de atendimento, o que representa o equivalente a 1.624 novas vagas ofertadas à população.

    Outra medida foi a ampliação do atendimento no berçário, que passou a receber crianças a partir de seis meses de idade, além do fortalecimento da rede complementar por meio do credenciamento de creches privadas, que passou de duas unidades em 2025 para seis em 2026.

    Segundo o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, a meta da gestão é zerar a fila por vagas em creches na cidade. “Determinei ao nosso secretário de Educação que zere a fila de creches e que tenhamos creches em tempo integral. Não quero virar este ano com mais nenhuma criança precisando de creche”, afirmou.

    Para ampliar ainda mais a capacidade de atendimento, a previsão para 2026 é a entrega de dez novas unidades escolares e 162 novas salas de aula, todas voltadas para a educação infantil em tempo integral, reforçando a estrutura de creches no município.

    Mulheres se reúnem em Copacabana contra a violência e o feminicídio

    0
    No Rio de Janeiro, o Dia Internacional das Mulheres foi marcado por uma marcha na Praia de Copacabana

    No Rio de Janeiro, o Dia Internacional das Mulheres foi marcado por uma marcha na Praia de Copacabana. Milhares de mulheres protestaram contra o feminicídio e as diversas formas de violência de gênero. Elas também exigiram mais orçamento para as políticas públicas voltadas à igualdade.

    No carro de som, diversas representantes de coletivos feministas se revezaram na leitura do manifesto do movimento. As reivindicações abordavam áreas diversas, como a criminalização dos grupos que promovem o ódio às mulheres, o aumento das licenças-maternidade e paternidade, a criação de linhas de crédito para mulheres empreendedoras e de espaços educacionais inclusivos para crianças com deficiência ou neurodivergentes. Outra demanda bastante lembrada foi o fim da escala 6×1 de trabalho.

    Mas a tônica principal do protesto foi o fim da violência de gênero. Muitas participantes lembraram de casos recentes como a morte de Tainara Souza Santos, atropelada por um ex-companheiro, e o estupro coletivo cometido contra uma adolescente, ocorrido na mesma Copacabana onde o ato ocorria.

    Acompanhando o carro de som, as participantes cantaram uma paródia da música “Eu quero é botar meu bloco na rua” de Sérgio Sampaio: “Eu quero é andar sem medo nas ruas. Chega! Queremos viver! Eu quero é ficar sem medo em casa. Chega! Queremos viver!”

    À frente da marcha, um grupo de pernaltas carregava uma faixa com a frase: “Juntas somos gigantes”. As artistas fizeram uma performance deitando no chão de olhos fechados, para lembrar as mulheres mortas nos crimes de violência de gênero. Depois se levantaram e se posicionaram em círculo gritando as palavras de ordem: “Todas vivas!”

    Diferentes Gerações

    O protesto reuniu várias gerações de mulheres. Rachel Brabbins, por exemplo, participou da marcha ao lado da filha Amara, de sete anos. A pequena carregava um cartaz com os dizeres: “Lute como uma menina”. “Eu acho super importante, pra ela aprender que tem direitos, tem voz e pode falar. Aqui também ela vê a nossa luta, e que estamos todas juntas”, disse Rachel.

    E não faltaram inspirações para a pequena Amara. Como Silvia de Mendonça, que milita em coletivos feministas desde a década de 80, e fez questão de comparecer à marcha vestindo uma bandeira com o rosto da vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018.

    “A Marielle foi vítima de um crime brutal, que pretendia o silenciamento e o apagamento dela. É uma dor muito entranhada, que se reflete também em outras mulheres vítimas de feminicídio, de violência doméstica, de estupro… E a Marielle se tornou um símbolo de resistência, de que nós temos que nos unir cada vez mais”.

    As organizadoras do ato deste domingo também convocaram os homens para se juntar à luta pelo fim das violências. Thiago da Fonseca Martins atendeu ao chamado e participou do protesto junto com o filho Miguel, de 9 anos. Ele concorda que os homens devem contribuir de forma ativa, inclusive na criação dos filhos.

    “Obviamente, a gente não pode promover violência contra a mulher, mas também temos que promover a igualdade sempre que a gente puder. A gente vive numa sociedade machista, e temos que entender que tivemos uma criação machista, então precisamos sempre ficar atentos, discutir e demover essas ideias”.

    Para Rita de Cássia Silva, também presente nesta manhã em Copacabana, a educação contra a violência de gênero também é essencial: “Essa cultura misógina é geracional. Ao longo de gerações, muitas mulheres achavam que era normal as violências que elas sofriam, e os filhos assistiam aquilo e achavam que era normal”, disse.

    “É ótimo que nós estamos conscientizando a população adulta, mas é importante uma iniciativa, com apoio dos governos, para ajudar as famílias a mudar essa cultura, desde as crianças”, completou.

    FONTE: AGÊNCIA BRASIL

    FOTO: AGÊNCIA BRASIL 

    Projeto Verão no Museu leva música brasileira ao Museu Casa Darcy Ribeiro, em Maricá

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), promoveu neste sábado (07/03) mais uma edição do projeto Verão no Museu 2026, no Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), promoveu neste sábado (07/03) mais uma edição do projeto Verão no Museu 2026, no Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. A programação contou com show da banda Fróes, que levou ao público um repertório de brasilidades, MPB e samba, animando o fim de tarde no jardim do espaço cultural.

    O projeto acontece aos fins de semana, até o dia 30 de março, com atividades culturais e recreativas no museu e na faixa de areia da Praia de Cordeirinho, em frente ao espaço cultural. A iniciativa reúne apresentações musicais, atrações artísticas e ações de lazer voltadas para moradores e visitantes.

    Mais lazer e cultura

    Morador de Paracambi, Hélio Vanderlei acompanhou a apresentação e destacou a importância de iniciativas culturais no município. “Estou aqui para acompanhar esse som incrível de música popular, porque cultura alimenta a nossa alma. É muito bom ver quando esse tipo de evento chega a todos os cantos da cidade”, afirmou.

    O morador de Cordeirinho José Ferreira destacou as mudanças no espaço cultural após a criação do museu. “É muito bom ver tudo isso acontecendo. Eu moro há 20 anos ao lado da casa do Darcy e não tinha atividades interessantes. Depois da transformação em museu melhorou e agora, com a programação de verão, ficou muito interessante”, comentou.

    Moradora de Guaratiba, Fátima Valéria também participou da programação. “Eu amo vir aqui ao museu para celebrar a música. É muito bom ter atividade cultural e lazer perto de casa. Sempre venho prestigiar quando tem programação”, disse.

    Maricá realiza Feira de Agricultura Familiar em Araçatiba

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou neste sábado (07/03) mais uma edição do Sábado Agroecológico na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou neste sábado (07/03) mais uma edição do Sábado Agroecológico na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba. A programação contou com a Feira da Agricultura Familiar, com venda de alimentos frescos, produtos orgânicos, artesanato e gastronomia artesanal produzidos por agricultores e expositores locais.

    No espaço, também houve exposição e venda de produtos hortifrutigranjeiros, bebidas artesanais (licores, cervejas e cachaças), geleias, pães, biscoitos, massas e plantas. A iniciativa incentiva a alimentação saudável e valoriza a produção local. A ação conta ainda com a distribuição de mudas e sementes, realizada pela equipe dos projetos de agroecologia da Cooperar, que também orienta o público e esclarece dúvidas sobre o plantio e manejo.

    O secretário de Agricultura e Pecuária, Wagner Soares, destacou a importância da feira para fortalecer a produção local e aproximar a população dos alimentos produzidos no município. “Estamos aqui na feira agroecológica em Araçatiba em mais um sábado com muitos produtos da nossa terra, sem agrotóxico, direto do produtor local. São produtos com preço excelente e tudo fresquinho da nossa cidade”, afirmou.

    Produtor local do Espraiado, Nitinho ressaltou a relevância do evento para os agricultores da região. “A feira é muito importante para nós. Nós somos raízes da terra e precisamos desse espaço para apresentar e vender nossos produtos”, disse.

    Frequentadora da feira, a moradora de Ponta Grossa, Lili Dias contou que costuma participar de várias edições do evento. “É um programa que venho em várias edições. Aqui eu como, bebo e compro produtos orgânicos. É saúde pura, maravilhoso”, afirmou.

    Niterói avança na revitalização do Centro com obras de infraestrutura, inovação e o programa Aluguel Universitário

    0
    A Prefeitura de Niterói avança, em 2026, com as ações do programa Reviver Centro, que reúne várias iniciativas para realizar uma revitalização profunda do Centro da cidade

    A Prefeitura de Niterói avança, em 2026, com as ações do programa Reviver Centro, que reúne várias iniciativas para realizar uma revitalização profunda do Centro da cidade, com o objetivo de fazer da região o novo vetor de desenvolvimento da cidade.

    Na semana passada, o prefeito Rodrigo Neves visitou obras de dois equipamentos que fazem parte deste movimento de transformação do Centro de Niterói: a Arena Niterói e o Distrito de Inovação. Além disso, a Prefeitura ampliou o programa Aluguel Universitário, que é um auxílio para que estudantes de instituições públicas e privadas morem no Centro.

    “O programa Reviver Centro foi estruturado para a revitalização completa do Centro de Niterói, que vai ser o novo vetor de desenvolvimento da cidade. A gente começou no ano passado com a nova Avenida Visconde do Rio Branco e com a Praça Arariboia, que foi totalmente revitalizada, ficou linda e é uma nova entrada da nossa cidade. Essa semana, incluímos centenas de jovens no programa Aluguel Universitário. Nossa ideia é ter, até 2028, 4 mil estudantes no programa e morando no Centro. Vistoriei a Arena Niterói, que vamos entregar no primeiro semestre de 2026. Vamos ter ali eventos nacionais, internacionais, musicais, esportivos e culturais. Também vistoriei a obra do Distrito de Inovação na Cantareira, que vai reunir empresas gerando oportunidades e empregos de qualidade”, afirmou Rodrigo Neves.

    Arena Niterói – As obras estão na fase final e a previsão de entrega é no primeiro semestre deste ano. O espaço vai ser uma Arena indoor, climatizada, com tratamento acústico e capacidade para 2.800 pessoas sentadas. O equipamento será um polo de eventos para esporte, cultura e também para ações educacionais.

    Distrito de Inovação – As obras de restauro do histórico prédio da Cantareira, onde vai ser o Distrito de Inovação de Niterói, avançam conforme o cronograma. No momento, as equipes trabalham nas instalações do piso granilite e cerâmico, do guarda-corpo no mezanino, das esquadrias das fachadas, dos forros e da parte elétrica. O Distrito terá universidades, empresas e instituições que compõem o ecossistema de inovação de Niterói. Haverá ainda um centro de computação quântica. A previsão é de que a obra esteja totalmente concluída no segundo semestre.

    Aluguel Universitário – A Prefeitura entregou os cheques simbólicos para 530 estudantes do segundo edital do Programa Aluguel Universitário. Com a nova turma, o programa atinge a marca de 1.153 beneficiários ativos, e se consolida como o maior auxílio-moradia estudantil municipal do Brasil. A iniciativa concede um subsídio mensal de R$ 700 para que alunos de baixa renda, matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, possam custear aluguel de imóveis localizados no Centro. O objetivo é chegar a 4 mil estudantes beneficiados até 2028.

    Avenida Visconde do Rio Branco e Praça Arariboia – O projeto incluiu nova pavimentação, novos pontos de ônibus, iluminação em LED e um paisagismo que privilegia a convivência. A nova praça possui duas novas áreas para contemplação e espaços abertos com vista para a Baía de Guanabara. Também foi construído um novo boulevard que conecta a praça ao Caminho Niemeyer, passando ao lado do Shopping Bay Market.

    Novo bicicletário – Foi inaugurado para oferecer conforto aos ciclistas. O espaço foi ampliado e possui agora 486 metros quadrados. O equipamento recebeu novos módulos com cobertura e suportes para estacionamento vertical e horizontal, além de câmeras de monitoramento e grelhas para drenagem de águas pluviais. Para atender às bicicletas elétricas, foram implantados 20 pontos de recarga com 10 tomadas duplas.

    Avenida Amaral Peixoto e Rua da Conceição – As obras de revitalização e modernização estão na fase inicial. Será a primeira reforma da Avenida Amaral Peixoto, inaugurada em 1942.

    Após desfile da Viradouro, Clin realiza limpeza da Avenida Amaral Peixoto

    0

    Em ritmo de samba e trabalho intenso, equipes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) entraram em ação logo depois do desfile da tetracampeã do Carnaval do Rio, a Unidos do Viradouro, na noite de sábado (7), na Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade.

    A Clin contou com reforço extra de equipamentos e colaboradores para agilizar ao máximo o serviço: duas varredeiras, dois carros-pipa, um compactador, um caminhão basculante e dez garis com vassouras. A operação especial foi montada para que a avenida ser liberada o quanto antes, como explicou o presidente da Clin, Acílio Borges.

    “Nossas equipes trabalharam incansavelmente para que todos pudessem aproveitar este momento final do Carnaval de 2026 e, ao mesmo tempo, entregássemos a cidade limpa o mais rapidamente possível. A limpeza urbana é parte fundamental da festa e contamos com a colaboração de todos. Nosso compromisso é assegurar mais conforto, segurança e bem-estar para a população”, destacou Acílio Borges.

    Desde o início do Carnaval, a Companhia trabalhou intensamente e teve reforço no seu efetivo com cerca de 180 funcionários a mais e 254 contenedores espalhados pela cidade. As equipes tiveram, ainda, o auxílio de um caminhão basculante, um compactador, uma varredeira e uma retroescavadeira.

    A apresentação especial da Unidos do Viradouro na Avenida Amaral Peixoto foi uma homenagem aos moradores da cidade. O desfile contou com a escola completa, repetindo o espetáculo que conquistou o título do Grupo Especial do Rio de Janeiro, com pontuação máxima em todos os quesitos.

    Maricá: Festival Curta Itaocaia promove turismo rural em edição especial do Dia Internacional da Mulher

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, realizou neste domingo (08/03) a primeira edição de 2026 do festival rural Curta Itaocaia, em Itaocaia Valley, em Itaipuaçu

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, realizou neste domingo (08/03) a primeira edição de 2026 do festival rural Curta Itaocaia, em Itaocaia Valley, em Itaipuaçu. A programação especial pelo Dia Internacional da Mulher reuniu moradores e visitantes para um dia de cultura, gastronomia e experiências de turismo rural na região.

    Ao longo do dia, o público participou de visitas guiadas pela região de Itaocaia, conhecendo atrativos naturais e pontos de interesse local. A programação também contou com feira de artesanato, produtos orgânicos, gastronomia e música ao vivo, reunindo visitantes, artistas e empreendedores da região.

    A coordenadora do coletivo NAC, grupo que reúne artesãs e empreendedores locais, Ângela Marins destacou a importância do evento para a valorização do território. “Estamos no quarto ano do evento, onde os artesãos têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho. É também um momento para os moradores de Maricá conhecerem melhor Itaocaia”, afirmou.

    A empreendedora Rayane ressaltou o significado da edição dedicada às mulheres. “Hoje é um dia mais que especial, representando as mulheres de Maricá. Trabalho como empreendedora e tenho a oportunidade de expor meus produtos na feira”, disse.

    O Curta Itaocaia acontece em diferentes pontos de Itaocaia Valley e tem como proposta aproximar o público dos atrativos naturais e culturais da região, incentivando o turismo rural e fortalecendo a produção artesanal e gastronômica local.

    Traduzir »