26.4 C
Maricá
    domingo, junho 28, 2026
    Início Site Página 100

    Maricá recebe 1º Encontro Estadual das Associações de Guias de Turismo do Rio de Janeiro

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), recebe no dia 21/03, das 10h às 16h, o 1º Encontro Estadual das Associações de Guias de Turismo do Estado do Rio de Janeiro

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), recebe no dia 21/03, das 10h às 16h, o 1º Encontro Estadual das Associações de Guias de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. O evento ocorre na Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu, e reúne profissionais do setor, representantes de entidades e lideranças da área para discutir integração, representatividade e estratégias para o fortalecimento da atividade na região.

    A iniciativa é organizada pela Federação das Associações de Guias de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (FAGTUR-RJ) e tem como objetivo promover a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões, além de incentivar a criação e o fortalecimento das associações municipais da categoria.

    Segundo o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno de Maricá, José Alexandre Almeida, sediar o encontro reforça o papel da cidade no desenvolvimento do turismo regional.

    “Mais uma vez o município vai sediar um grande encontro ligado ao setor de turismo, que é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e de toda a região. Será um momento de integração e construção de caminhos para o crescimento do turismo no estado”, afirmou.

    O secretário também destacou o simbolismo da escolha da Fazenda Itaocaia como sede do encontro.

    “A Fazenda Itaocaia tem uma história muito importante para o turismo de Maricá. É um espaço que representa diversas vocações do município, como o turismo rural, o ecoturismo, o de aventura, gastronômico e também o religioso. Receber esse encontro no local valoriza ainda mais esse patrimônio e reforça o potencial turístico da nossa cidade”, acrescentou.

    De acordo com o presidente da FAGTUR-RJ, Alberto Matrilhas, a iniciativa fortalece a organização da categoria em todo o estado.

    “A expectativa é aproximar os guias de turismo e as associações, mostrando a importância da união da categoria para o crescimento das instituições e a geração de novas oportunidades para os profissionais. Em um evento como esse, os guias poderão trocar experiências, ampliar parcerias e apoiar cidades que ainda não possuem associações”, destacou.

    O 1º Encontro Estadual das Associações de Guias de Turismo do Estado do Rio de Janeiro prevê a reunião de 20 associações de guias de turismo de diferentes regiões do estado. Os interessados em participar podem encontrar mais informações, detalhes sobre a programação e realizar a inscrição no site oficial do encontro: www.encontrofagtur.com.br. As vagas são limitadas.

    Serviço

    1º Encontro Estadual das Associações de Guias de Turismo do Estado do Rio de Janeiro

    Data: 21 de março

    Horário: das 10h às 16h

    Local: Fazenda Itaocaia – Av. Itaocaia, s/n, Lt. 03, Qd. 89 – Itaipuaçu

    Informações e inscrições: www.encontrofagtur.com.br

    Resgate na Lagoa do Boqueirão: pescadores quase se afogam em Maricá

    0
    No último domingo, 8 de março, dois pescadores vindos do Espírito Santo foram resgatados pela Defesa Civil de Maricá após quase se afogarem na Lagoa do Boqueirão, em Maricá (RJ).

    No último domingo, 8 de março, dois pescadores vindos do Espírito Santo foram resgatados pela Defesa Civil de Maricá após quase se afogarem na Lagoa do Boqueirão, em Maricá (RJ). Os dois tentavam atravessar a lagoa quando acabaram se cansando e correram risco de afogamento.

    De acordo com informações, os trabalhadores levavam seus materiais de pesca de uma margem para outra quando, ao tentarem atravessar a lagoa, não perceberam a profundidade do local e ficaram exaustos após nadar por um longo período, entrando em situação de perigo.

    A sorte dos pescadores foi que uma equipe da Defesa Civil realizava uma ronda pela região e percebeu a situação, realizando o resgate.

    Vale destacar que a Lagoa do Boqueirão, além de ser profunda, possui correnteza e áreas de lama que podem causar afogamentos. Por isso, a recomendação é evitar se arriscar no local.

    “Voar é para Todos” integra o Programa Passaporte Universitário e prevê bolsas de estudos e parcerias para capacitação na área aeronáutica

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, criou o programa “Voar é para Todos”, iniciativa voltada à formação de jovens do município para atuação nas áreas da aviação e da indústria aeroespacial.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, criou o programa “Voar é para Todos”, iniciativa voltada à formação de jovens do município para atuação nas áreas da aviação e da indústria aeroespacial. A medida conta com parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e foi oficializada no Decreto nº 356 publicado no Jornal Oficial de Maricá (JOM), que estabelece o Segmento 3 – Aviação e Indústria Aeroespacial no Programa Passaporte.

    O objetivo da ação é ampliar o acesso da juventude maricaense à formação em áreas estratégicas da aviação civil, além de estimular a inovação, a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico no município.

    Entre as oportunidades previstas estão as formações de pilotos privados, comerciais, habilitados para voo por instrumentos (IFR) e multimotores, além de mecânicos de manutenção aeronáutica e outras funções ligadas à aviação civil.

    O secretário de Educação, Rodrigo Moura, ressaltou o impacto da iniciativa para o desenvolvimento profissional e social em Maricá.

    “O programa Voar é para Todos é mais uma ação do município para ampliar o acesso dos jovens a oportunidades de formação em áreas estratégicas. Ao investir na qualificação na aviação e na indústria aeroespacial, fortalecemos a educação, estimulamos a inovação e contribuímos para a geração de novas perspectivas profissionais para a juventude maricaense”, afirmou.

    O programa prevê o desenvolvimento de projetos educacionais, técnicos e tecnológicos relacionados à aviação, além do apoio a iniciativas vinculadas à infraestrutura aeronáutica, como centros de manutenção, hangares e ambientes voltados à inovação. Também serão disponibilizadas bolsas de estudo integrais ou parciais e parcerias com instituições de ensino, centros tecnológicos, escolas de aviação e outras entidades especializadas.

    Critérios de participação no programa

    O Voar é para Todos é destinado a jovens de baixa renda residentes em Maricá há pelo menos cinco anos, com idade entre 18 e 29 anos. A seleção dos participantes será realizada por meio de edital público, que definirá os critérios de participação e as etapas do processo seletivo.

    Os detalhes sobre seleção, acompanhamento e avaliação dos beneficiários serão estabelecidos em edital específico, que será publicado posteriormente.

    Conexão Profissional: SEIM oferece quase 2 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação e atividades esportivas nas Embaixadas Cariocas

    0
    A Secretaria de Integração Metropolitana (SEIM) está oferecendo 1.936 vagas gratuitas em cursos de capacitação ao longo de março.

    A Secretaria de Integração Metropolitana (SEIM) está oferecendo 1.936 vagas gratuitas em cursos de capacitação ao longo de março. As oportunidades são oferecidas nas seis unidades do projeto Embaixadas Cariocas e contemplam áreas como gastronomia, estética, marketing, idiomas e artes, voltadas à qualificação profissional de moradores de comunidades da Região Metropolitana.

    As inscrições também estão abertas para atividades esportivas como futebol, basquete, futsal, hidroginástica, natação e outras, com foco na saúde e na inclusão social.

    “Estamos transformando vidas através da educação e do esporte acessíveis a todos”, destacou Cynthia Felix, Secretária de Integração Metropolitana.

    Unidades das Embaixadas Cariocas:

    Guadalupe: Av. Brasil, 23.304

    Maré: Av. Brigadeiro Trompowski, 580

    Padre Miguel: Rua Perebebui, s/n

    Penha: Rua Macapuri, 67

    Santa Cruz: Rua Lopes de Moura, 29

    São Cristóvão: Rua Figueira de Melo, 200

    As inscrições podem ser realizadas nas unidades ou online através do site/redes sociais da SEIM. Vagas limitadas – corra para garantir a sua!

    A Secretaria de Integração Metropolitana promove desenvolvimento social nas comunidades do Rio. Siga: @seim.rio.

    CET-Rio realiza operação de trânsito para Botafogo x Barcelona (EQU) no Estádio Nilton Santos

    0
    A CET-Rio realizará uma operação de trânsito nesta terça-feira (10/03) para o jogo entre Botafogo e Barcelona SC (EQU), pela taça Libertadores da América que começa às 21h30 no Estádio Nilton Santos, em Engenho de Dentro

    A CET-Rio realizará uma operação de trânsito nesta terça-feira (10/03) para o jogo entre Botafogo e Barcelona SC (EQU), pela taça Libertadores da América que começa às 21h30 no Estádio Nilton Santos, em Engenho de Dentro. A partir das 18h30, haverá interdição ao trânsito de veículos na região.

    A operação contará com agentes da CET-Rio, apoiadores de tráfego, veículos operacionais e motocicletas. O efetivo atuará na segurança viária, na fluidez do trânsito e na manutenção dos cruzamentos livres, bem como na orientação a pedestres, torcedores e motoristas.

    Técnicos da CET-Rio, situados no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão monitorar toda a movimentação por meio de câmeras. Se necessário, serão feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir boas condições viárias.

    Interdição

    Das 18h30 à 1h30 do dia seguinte:

    Rua Dr. Padilha, entre a Rua Arquias Cordeiro e a Rua das Oficinas.

    Das 23h à 1h30 do dia seguinte:

    Rua José dos Reis, entre a rua das Oficinas e a rua Bento Gonçalves;

    Rua da Abolição, entre a rua Afonso Ferreira e a rua José dos Reis;

    Novo acesso à Linha Amarela (Sentido Av. Brasil)

    Das 18h30 à 1h30 do dia seguinte: O acesso à Linha Amarela (sentido Avenida Brasil/Fundão) poderá ser realizado pela Rua das Oficinas, a partir do cruzamento com a Rua José dos Reis, sob o viaduto Jornalista Armando Nogueira.

    Moradores do entorno

    O acesso de veículos de moradores das imediações do estádio será feito mediante apresentação de comprovante de residência.

    Saquarema Beer Fest – Especial St. Patrick’s Day terá três dias de música e gastronomia no próximo final de semana

    0
    A Prefeitura de Saquarema realizará mais uma edição do Saquarema Beer Fest. Desta vez, o festival, que é organizado através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer em parceria com o Saquarema Convention & Visitors Bureau, chega em clima especial de St. Patrick’s Day

    A Prefeitura de Saquarema realizará mais uma edição do Saquarema Beer Fest. Desta vez, o festival, que é organizado através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer em parceria com o Saquarema Convention & Visitors Bureau, chega em clima especial de St. Patrick’s Day, reunindo moradores e turistas em três dias de muita música, gastronomia e chopp artesanal.

    O evento acontecerá de 13 a 15 de março, a partir das 12h, na Praça do Coração, no Centro, com entrada gratuita. A programação contará com estandes de cervejarias, espaço gastronômico, música ao vivo e apresentações de DJs, oferecendo diversas opções de lazer e entretenimento para toda a família.

    O Saquarema Beer Fest já faz parte do calendário de eventos do município e tem como objetivo fortalecer o turismo, valorizar a cultura e movimentar a economia local. Durante o festival, moradores e visitantes poderão aproveitar um ambiente festivo inspirado no tradicional St. Patrick’s Day, com diversas opções de gastronomia e bebidas artesanais, além de shows com artistas e bandas de diferentes estilos musicais.

    O Saquarema Beer Fest – edição St. Patrick’s Day contará com estandes de cervejarias e restaurantes, além de uma programação musical variada preparada pela Prefeitura. 

    Programação musical:

    Sexta-feira – 13 de março

    12h – Música mecânica

    16h – DJ Schneider

    20h – Red Blues Band

    22h – Mad Fuel (Guns N’ Roses Cover)

    00h – George Israel (Kid Abelha)

    Sábado – 14 de março

    12h – Música mecânica

    16h – DJ Schneider

    20h – Catarina Crystal

    22h – Banda O Coro – Tributo a Charlie Brown Jr.

    00h – LS Jack

    Domingo – 15 de março

    12h – Música mecânica

    16h – DJ Schneider

    18h – Pablo Reis

    22h – Jeca São Faivi

    00h – Los Maresias

    Cartaz 1

    Estado do RJ poderá ter salas de aleitamento em unidades de saúde

    0
    As unidades básicas de saúde no Estado do Rio de Janeiro poderão ser adaptadas para implantação de salas para aleitamento materno

    As unidades básicas de saúde no Estado do Rio de Janeiro poderão ser adaptadas para implantação de salas para aleitamento materno. É o que defende o líder do MDB na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Rosenverg Reis, autor de projeto de lei com essa finalidade. A proposta, já com parecer favorável das cinco comissões responsáveis pela análise, será votada em 1ª discussão, nesta quarta-feira (11/03).

    A intenção é atender todas as mães e recém-nascidos, especialmente os nascidos com baixo peso ou prematuros, oferecendo um espaço com maior conforto e segurança para as lactantes e seus bebês.

    “As salas de apoio, além de garantirem mais privacidade para as mães, irão assegurar a amamentação, direito fundamental do bebê, previsto na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente”, argumenta o deputado Rosenverg Reis.

    O parecer favorável com emendas, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi seguido pelas comissões de Saúde; Defesa dos Direitos da Mulher; Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso; e Orçamento.

    Além da votação nesta quarta-feira, o PL 1558/2023 terá uma segunda votação em plenário e, aprovado, seguirá para análise do governador, responsável pela sanção ou veto da lei.

    Niterói celebra o Dia Internacional da Mulher com show de IZA

    0
    A potência feminina deu o tom do Dia Internacional da Mulher em Niterói.

    A potência feminina deu o tom do Dia Internacional da Mulher em Niterói. No domingo (8), cerca de 15 mil pessoas vibraram no Caminho Niemeyer, no Centro, com o show da cantora IZA, considerada uma das principais vozes do feminismo no Brasil contemporâneo. O evento, promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados e da Secretaria da Mulher, com apoio da Secretaria das Culturas, teve entrada franca, com arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis.

    Além de homenagear as mulheres, a apresentação celebrou um marco significativo: em março, Niterói completou 13 meses sem registros de casos de feminicídio, um contraste em um país no qual quatro mulheres são mortas por dia. No palco, IZA sacudiu o público com sucessos como “Fé”, “Mega da virada”, “Meu talismã” e “Brisa”, mas também falou desse resultado e deu um recado para os homens da plateia.

    “Niterói completa 13 meses sem nenhum feminicídio e isso é um marco absurdo no nosso país. Mas a manutenção disso, a nossa segurança, a nossa felicidade, não depende só da gente, depende de quem caminha do nosso lado. A gente não pode se sentir sozinha. Você tem que parar de passar pano para o seu amigo, para o seu chefe, parar de fingir que essas coisas não acontecem”, ressaltou a artista.

    A vice-prefeita Isabel Swan, que está grávida de uma menina, enfatizou a importância de celebrar o Dia Internacional da Mulher.

    “Oito de março é um dia que marca as nossas lutas, a pavimentação que nossas ancestrais fizeram para que a gente chegasse até aqui. Sabemos que é preciso caminhar para um mundo de igualdade, onde a equidade de gênero seja ensinada desde o berço. Niterói é uma cidade que respeita as mulheres e é referência, são 13 meses sem feminicídio”, disse ela.

    Para Fernanda Neves, primeira-dama de Niterói e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, é fundamental manter viva na memória a luta feminina que resultou na conquista de direitos como acesso à educação e ao voto.

    “O Dia Internacional da Mulher não nasceu do nada, faz memória a centenas de mulheres que perderam suas vidas para que tivéssemos nossos direitos. Mas a mudança não cabe só ao governo. A construção dessa utopia de um mundo de paz, de harmonia, de direitos plenos é uma responsabilidade coletiva. O que a gente precisa é provocar reflexão e mudança de atitude. Que os homens assumam seu papel de transformação e não aceitem mais aquela fala machista do amigo, porque são essas falsas brincadeiras que, lá na frente, promovem a violência”, afirmou ela.

    A secretária da Mulher de Niterói, Thaiana Ivia, destacou que o comprometimento em defesa das mulheres tem sido uma marca da atual gestão municipal.

    “A gente segue na luta, mas também celebra. Temos um compromisso inabalável com a vida e a dignidade de cada mulher da nossa cidade. Elas encontrarão não apenas apoio jurídico, psicológico, social e financeiro, mas também a força e o entendimento de que, em Niterói, nenhuma mulher está sozinha”, garantiu ela.

    Na plateia, as mulheres elogiaram a escolha de IZA como atração para celebrar o dia 8 de março e citaram a sensação de segurança trazida pelas políticas públicas de Niterói como um dos pontos positivos da cidade.

    “O show foi incrível, a IZA é maravilhosa. A segurança funcionou, tinha muita família. Zero problemas”, contou Bruna Ferreira, moradora do Ingá.

    Helaine Barreto veio de São Gonçalo para aproveitar a festa.

    “Gosto bastante da IZA, não somente pelo ritmo musical, mas também pela mulher que ela é. E a mulher empoderada que representa, principalmente com relação à mulher preta”, observou.

    Luciana Neves, moradora de Icaraí, levou o marido e os filhos para celebrarem com ela o Dia Internacional da Mulher.

    “Acordei me sentindo especial, me empoderei no meu dia e vim ao show. É importante passar para os meus filhos como se deve respeitar uma mulher e ter um esposo me acompanhando e me respeitando”, ressaltou.

    A baiana Laiane Santos Nonato mora em Niterói há quatro anos e não estava preocupada com a volta para casa.

    “O sentimento de segurança aqui é maior. Eu não tenho medo de chegar em casa de madrugada. Nunca aconteceu nada”, explicou ela.

    Guerra no Oriente Médio: céu do Irã escurece e alerta de chuva ácida preocupa após ataques de domingo (08)

    0
    O incidente ocorreu um dia depois de uma ofensiva conjunta dos Estados Unidos e Israel contra uma refinaria de petróleo na região, intensificando as tensões no Oriente Médio

    A capital iraniana, Teerã, viveu momentos de apreensão neste domingo (8) após ataques aéreos transformarem o dia em noite e colocarem a cidade sob alerta de chuva ácida. O incidente ocorreu um dia depois de uma ofensiva conjunta dos Estados Unidos e Israel contra uma refinaria de petróleo na região, intensificando as tensões no Oriente Médio.

    O Dia que Virou Noite

    Explosões em um depósito de combustíveis em Teerã resultaram em uma gigantesca coluna de fumaça que cobriu o céu da cidade. A quantidade de partículas escuras liberadas na atmosfera foi tão grande que bloqueou a luz solar, criando a impressão de que o dia havia se transformado em noite. As autoridades locais recomendaram que os moradores evitem sair de casa e usem máscaras, caso seja necessário se expor ao ambiente externo.

    Chuva Ácida: Entenda o Fenômeno

    A preocupação com a chuva ácida surge da liberação de poluentes na atmosfera durante os incêndios e explosões. Gases como o dióxido de enxofre (SO₂) e os óxidos de nitrogênio (NOₓ), provenientes da queima de combustíveis fósseis, reagem com o vapor d’água presente no ar. Essa reação química forma ácidos, como o sulfúrico e o nítrico, que se dissolvem nas nuvens e retornam à superfície com a precipitação, tornando-a mais ácida do que o normal.

    Os efeitos da chuva ácida podem ser severos. Em concentrações elevadas, ela pode prejudicar a vegetação, alterar a composição química do solo e de corpos d’água, afetando a vida aquática. Além disso, a chuva ácida acelera a corrosão de metais e o desgaste de construções e monumentos. Para a população, o principal risco imediato está na inalação da poluição do ar gerada pelas explosões, que pode causar problemas respiratórios. Embora a chuva ácida geralmente não cause queimaduras na pele, ela pode carregar partículas e contaminantes que afetam a qualidade do ambiente e a saúde humana a longo prazo.

    Contexto dos Ataques

    Os bombardeios israelenses, que as autoridades iranianas afirmam ter atingido depósitos de combustível, causaram um grande incêndio e resultaram em quatro mortes. Essa ofensiva agrava a situação do país, impactando a rede de abastecimento e a distribuição de combustível, e eleva ainda mais a escalada de conflitos na região.

    Com previsão de mais chuva, Maricá entra em estágio de Observação

    0
    A Defesa Civil de Maricá emitiu, nesta segunda-feira, 9 de março, um alerta informando o aumento do nível de estágio no município

    A Defesa Civil de Maricá emitiu, nesta segunda-feira, 9 de março, um alerta informando o aumento do nível de estágio no município. Maricá está em estágio de Observação devido à previsão de chuva fraca a moderada, que pode causar transtornos em diferentes pontos da cidade.

    De acordo com informações, o deslocamento de uma frente fria está mantendo o tempo nublado em Maricá e pode provocar chuvas a qualquer momento. A grande preocupação está no acumulado de chuva, pois, na madrugada desta segunda-feira (09), o maior volume foi registrado no Espraiado, com 43,23 milímetros.

    O estágio de Observação é o segundo nível em uma escala de cinco.

    Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos números (21) 96628-2699, 199 ou (21) 2637-1999.

     

    Traduzir »