24.1 C
Maricá
    sábado, junho 14, 2025

    Projeto Abolição reúne quase sete mil pessoas no Caramujo

    Data:

    Cerca de sete mil pessoas compareceram ao “Projeto Abolição”, no bairro do Caramujo, Zona Norte de Niterói. O evento realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial, está em sua quarta edição e contou com diversas atividades culturais, rodas de conversa, oficinas, feirinha de economia criativa, apresentações musicais, espetáculo infantil, área kids, shows e DJs.

    A primeira-dama de Niterói e gestora do Escritório de Políticas Transversais e de Cuidados, Fernanda Sixel Neves, participou do evento e falou sobre os avanços no bairro.

    “Uma alegria participar da quarta edição do Projeto Abolição. Estar ali, compartilhando saberes, histórias e afetos com lideranças negras de Niterói, do Brasil e do continente africano, foi mais do que simbólico: foi necessário. O Caramujo vem sendo transformado, o Parque Esportivo é um exemplo claro de como o poder público pode e deve ocupar as margens com políticas de inclusão. Porque infraestrutura é importante, mas é com afeto, cultura e oportunidades que a gente muda o jogo. E é isso que está acontecendo ali: crianças brincando, jovens sonhando, famílias acreditando no amanhã. É tempo de avançar cada vez mais com direitos garantidos”, afirmou Fernanda Sixel Neves.

    O subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia, destacou a importância do fortalecimento e construção de ações que garantam o combate ao racismo na nossa sociedade.

    “O sucesso do evento reforça o compromisso em promover a diversidade, a inclusão e o respeito, contribuindo para uma sociedade mais consciente e igualitária. Essa é mais uma ação de um conjunto de trabalhos voltados para a construção e fortalecimento de políticas públicas de combate ao racismo e de valorização da cultura afro-brasileira”, destacou Oto Bahia.

    O início do Projeto Abolição contou com a realização de um café e acolhimento. Houve a distribuição de mil pratos da tradicional feijoada. O evento seguiu com a realização dos shows com Confraria do Samba, Leomi, Jongo da Serrinha, DJ de Charme, Rap Os Crias, Andrea Beat, Simas e Marvvila.

    A secretária municipal de Direitos Humanos, Claudia Almeida, destacou a importância do evento para reafirmar a história de luta do povo negro e o compromisso de ações que garantam uma sociedade mais justa e igualitária.

    “Neste Dia da África, ao celebrarmos o Projeto Abolição, reafirmamos com firmeza que a história do povo negro é marcada pela resistência, pela memória viva e criação potente. Este é um momento de profundo significado, em que honramos nossas raízes com orgulho e renovamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou a secretária.

    O Projeto também contou com um bate-papo, conduzido pela cientista social Alessandra Nzinga, sobre “50 anos de Libertação dos países lusófonos – Memória, Luta e Legado” e “”Favela é Futuro: Potência Negra, Cultura e Transformação Social”.

    A dona de casa Ana Pereira participou do evento, elogiou a iniciativa e contou que aproveitou todas as atividades.

    “Participei de todas as atividades: café da manhã, feijoada, barracas da feirinha e cada show apresentado. Esse tipo de evento mostra que a cultura negra precisa ser valorizada e reconhecida. Parabenizo a todos que organizaram o evento”, contou a dona de casa.

    O projeto tem como objetivo promover a reflexão sobre a história da escravidão e a memória da luta pela liberdade, justiça, respeito e igualdade, além de celebrar a cultura e a identidade afro-brasileira. O evento foi uma parceria com a Neltur, ISCCA, Parque Esportivo e Social do Caramujo e Viva Rio.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá F.C estreia no Cariocão 2026 contra o Vasco. Campeonato terá novo formato

    O Cariocão 2026 será diferente e desafiador. Com novo...

    Guerra no Oriente Médio: Israel ataca Teerã, capital do Irã

    A escalada da guerra no Oriente Médio ganhou um...

    Niterói participa de encontro global de cidades do G20 na África do Sul

    A Prefeitura de Niterói está participando, por meio da...
    Traduzir »