24.2 C
Maricá
    domingo, junho 28, 2026
    Início Site Página 99

    Saquarema celebra o Mês da Mulher com mobilização de serviços e bem-estar na Praça do Canhão

    0
    A Prefeitura de Saquarema realizou, no último sábado, 07 de março, uma grande mobilização de serviços e atividades voltadas ao bem-estar feminino, na Praça do Canhão

    A Prefeitura de Saquarema realizou, no último sábado, 07 de março, uma grande mobilização de serviços e atividades voltadas ao bem-estar feminino, na Praça do Canhão. A ação, promovida por meio da Secretaria da Mulher, marcou o início da programação especial do Mês da Mulher no município e reuniu moradoras para um dia de cuidados, orientação e lazer.

    A programação começou às 9h e contou com diversas atividades físicas e culturais. Entre os destaques estiveram os aulões de yoga, zumba e dança dos lenços, além de apresentações do Coral Vozes que Inspiram e do projeto Viva Mais Esporte.

    Os serviços

    Durante o evento, as participantes também tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos voltados à saúde e à autoestima. Foram oferecidos atendimentos de odontologia, orientações sobre saúde reprodutiva, incluindo informações sobre implante contraceptivo (Implanon), DIU e laqueadura, além de cuidados de beleza, como corte de cabelo, massagem, manicure e design de sobrancelhas.

    Sônia Regina Gomes é moradora de Saquarema e participou da ação no último sábado. Ela conta que ficou sabendo da programação pela própria Secretaria da Mulher e explicou que faz parte de um grupo de dança zumba, oferecido pela prefeitura. “A dança é muito importante para mim, faz com que eu me sinta mais leve e me ajuda a controlar alguns impulsos de raiva que eu costumava ter. Quando danço, me sinto animada e muito feliz”, comentou.

    “Sempre que posso, participo das ações. No meu dia a dia, participo de quase tudo. Se tem dança, eu danço. Se tem coral, eu canto. Aproveito e faço de tudo, tudo mesmo”, disse a dona Amélia de Oliveira, de 83 anos.

    Já a Nicole de Jesus aproveitou para fazer uma limpeza de pele, um dos serviços oferecidos pela ação: “Já fazia um tempo que eu precisava fazer uma limpeza, mas acaba que esses serviços são caros. Quando soube que teria aqui na praça, de graça, fiquei animada e tive que vir”, explicou.

    Compromisso

    A ação também incentivou a autonomia financeira das mulheres. A Sala do Empreendedor esteve presente no local oferecendo orientações e apoio, além de abrir espaço para que empreendedoras locais expusessem e comercializassem seus produtos.

    Para a Prefeita Lucimar Vidal, iniciativas como essa reforçam o compromisso da gestão municipal com a valorização e o cuidado com as mulheres. “Promover ações como essa é garantir que nossas mulheres tenham acesso a serviços, informação e acolhimento. Em Saquarema, trabalhamos diariamente para fortalecer políticas públicas que valorizem, protejam e incentivem a autonomia feminina”, destacou.

    A Secretária da Mulher, Marcia Azeredo, ressaltou que a proposta do evento é ampliar o acesso das moradoras aos serviços oferecidos pelo município. “É uma programação pensada com muito carinho para todas as mulheres da cidade. O evento é gratuito, não precisa de inscrição prévia, é só chegar e participar das atividades e serviços disponíveis”, afirmou.

    Programação segue ao longo do mês

    As atividades do Mês da Mulher continuam ao longo do mês de março. Diversos pontos da cidade receberão encontros e serviços voltados ao fortalecimento, à proteção e ao bem-estar das mulheres saquaremenses. A programação está sendo divulgada pelos canais oficiais da Prefeitura de Saquarema.

    No sábado, 14 de março, em Sampaio Corrêa, o programa RJ para Todos, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, estará presente na programação. Durante a ação, serão oferecidos diversos serviços jurídicos, como emissão de documentos; isenção de taxas para certidões (nascimento, casamento e óbito); atendimento de assistência social; e orientações sobre direitos do consumidor, entre outros.

    Próximas ações:

    14 de março – Sampaio Corrêa (Parque de Exposição) – 9h às 15h
    21 de março – Jaconé (Praça de Jaconé) – 9h às 12h
    25 de março – Centro de Saquarema (Praça do Bem-Estar) – 9h às 14h

    Serviços oferecidos nas ações:

    • Aulas de dança, yoga e defesa pessoal;
    • Orientação nutricional e aferição de pressão e glicose;
    • Testes rápidos e vacinação;
    • Manicure, maquiagem, corte de cabelo e massagem;
    • Orientação jurídica e atendimento social;
    • Apoio da Sala do Empreendedor e doação de mudas.

    Serviços contínuos

    Além da ação, Saquarema conta com serviços contínuos de proteção e acolhimento às mulheres, como a Patrulha Maria da Penha, que garante a segurança de mulheres com medidas protetivas, e o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), que oferece suporte jurídico, psicológico e social.

    Em 2025, a Secretaria da Mulher realizou mais de dois mil atendimentos relacionados à violência doméstica, consolidando Saquarema como referência no acolhimento e no suporte às mulheres do município.

    A Prefeitura também promove iniciativas voltadas à autonomia feminina, como o programa Formaliza Mulher, e apoia mães trabalhadoras por meio da Creche Noturna.

    Maricá celebra Festa de São José com atividades religiosas e culturais

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da secretaria de Assuntos Religiosos, apoia a realização da Festa de São José, que conta com programação religiosa e social até o dia 19/03

    A Prefeitura de Maricá, por meio da secretaria de Assuntos Religiosos, apoia a realização da Festa de São José, que conta com programação religiosa e social até o dia 19/03. A iniciativa, promovida pela Paróquia São José, é tradicional na cidade e celebra o padroeiro da primeira igreja do município.

    A programação inclui novena, missas, encontros de oração, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os fiéis.

    A celebração se encerra no dia 19, data dedicada a São José, com alvorada, missas e a tradicional procissão pelas ruas do Centro, seguida de celebração na Igreja Matriz.

    Confira a programação:

    Novena em honra ao padroeiro – Igreja Matriz

    10/03 – 19h

    11/03 – 19h

    12/03 – 19h

    13/03 – 19h

    16/03 – 19h

    17/03 – 19h

    18/03 – 19h

    14/03 (sábado)

    17h30 – Novena na Lagoa do Marine

    18h – Missa campal

    20h – Show católico

    15/03 (domingo)

    7h30 – Novena na Igreja Matriz

    8h – Santa Missa

    11h – Santa Missa

    12h30 – Almoço

    14h – Premiações

    19/03 (quinta-feira) – Dia de São José

    7h – Alvorada

    8h – Santa Missa

    11h – Santa Missa, seguida de almoço

    18h – Procissão saindo da Praça do Mineiro, seguida de Santa Missa na Igreja Matriz

    Região do Maracanã terá esquema de trânsito para Flamengo x Cruzeiro nesta quarta-feira (11/03)

    0
    A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) realizará nesta quarta-feira (11/03) operação de trânsito para o jogo entre Flamengo e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, que acontecerá às 21h30, no estádio do Maracanã.

    A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) realizará nesta quarta-feira (11/03) operação de trânsito para o jogo entre Flamengo e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, que acontecerá às 21h30, no estádio do Maracanã. As interdições ao trânsito de veículos na região começam a partir das 19h30 e vão até 1h de quinta-feira (12/03). Além dos locais regulamentados com proibição de estacionamento, outras vias também estarão restritas ao estacionamento a partir das 10h.

    O planejamento de trânsito contará com agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, veículos operacionais e motocicletas que estarão empenhados na orientação do trânsito. A operação contará, ainda, com 13 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

    Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.

    INTERDIÇÕES

    Das 19h30 à 1h do dia seguinte

    Rua Professor Eurico Rabelo.

    Rua Artur Menezes.

    Rua Conselheiro Olegário.

    Rua Isidro de Figueiredo.

    Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Professor Eurico Rabelo.

    Avenida Maracanã, sentido Centro, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Mata Machado.

    Avenida Rei Pelé, uma faixa no sentido Centro, a partir da a avenida Professor Manoel de Abreu até a altura do Museu do Índio.

    Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Centro, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Rei Pelé.

    Rua Dona Zulmira, entre a avenida Professor Manoel de Abreu e a rua São Francisco Xavier.

    Das 20h30 à 1h do dia seguinte

    Avenida Maracanã, sentido Tijuca, entre a avenida Rei Pelé e a rua São Francisco Xavier.

    Viaduto Oduvaldo Cozzi e seus acessos.

    Rua Mata Machado, entre a avenida Paula Sousa e a avenida Maracanã.

    PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

    Das 10h à 1h do dia seguinte

    Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo.

    Rua Isidro de Figueiredo.

    Rua Artur Menezes.

    Rua Conselheiro Olegário.

    Avenida Paula Sousa, lado esquerdo, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo.

    ROTAS ALTERNATIVAS

    Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

    Provenientes do Centro e Zona Sul

    -Para a Tijuca: Utilizar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, rua Pará ou rua Paraíba e, em seguida, rua Mariz e Barros;

    -Para Vila Isabel e Grajaú: Utilizar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, rua Pará ou rua Paraíba, rua Mariz e Barros e, em seguida, rua Major Ávila e rua Felipe Camarão;

    -Para a região do Grande Méier: Utilizar a rua Visconde de Niterói.

    Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

    -Para o Centro e Zona Sul: Utilizar a rua Conde de Bonfim e a rua Haddock Lobo.

    Provenientes do Grande Méier

    -Para o Centro e Zona Sul: Utilizar a rua Visconde de Niterói.

    Maricá realiza fiscalização e combate a irregularidades nas lagoas do município

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, realizou nesta terça-feira (10/03) uma ação de fiscalização ambiental nas lagoas do município, no trecho que vai de Guaratiba a São José do Imbassaí

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, realizou nesta terça-feira (10/03) uma ação de fiscalização ambiental nas lagoas do município, no trecho que vai de Guaratiba a São José do Imbassaí. A atividade foi conduzida pelo Grupamento Especial de Defesa Ambiental (GEDAM) e teve como objetivo combater a pesca predatória, identificar irregularidades e orientar pescadores sobre práticas sustentáveis.

    Durante a ação, os agentes realizaram patrulhamento nas margens e nos canais das lagoas, verificando a presença de redes irregulares, possíveis acampamentos ilegais e sinais de degradação ambiental. Também foram retirados materiais que poderiam representar riscos para a fauna local e para os próprios pescadores.

    A guarda municipal Freitas, do GEDAM, destacou que a fiscalização também tem caráter educativo, aproximando a equipe dos pescadores locais. “A importância da fiscalização no sistema lagunar do município é tanto para orientar o pescador sobre a pesca segura e regular quanto para garantir a proteção da fauna e da flora da região”, explicou.

    Pescador artesanal de terceira geração, Wando Pires, de 49 anos, morador de Ponta Negra, destacou a importância da conscientização para preservar o local de trabalho dos próprios pescadores.

    “O pescador de verdade é o pescador que preserva a lagoa e o meio ambiente, porque é dali que tiramos o nosso sustento. É importante cuidar, não fechar os canais e colaborar para manter a lagoa viva. Esse trabalho de fiscalização para a gente é essencial”, disse.

    Mulheres vítimas de violência poderão ter gratuidade na emissão de documentos no Estado do Rio de Janeiro

    0
    O plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará em primeira discussão, nesta quarta-feira (11/03), o projeto de lei 5.928/2025, que garante gratuidade e prioridade na emissão de documentos às mulheres vítimas de violência

    O plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará em primeira discussão, nesta quarta-feira (11/03), o projeto de lei 5.928/2025, que garante gratuidade e prioridade na emissão de documentos às mulheres vítimas de violência. De autoria do deputado Carlinhos BNH (PP), o texto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

    A proposta tem por objetivo alterar a Lei Estadual 9.236/2021, estendendo a gratuidade na emissão de documentos às mulheres em situação de risco, vítimas de violência doméstica ou de violência familiar no Estado do Rio de Janeiro.

    Estão incluídos nessa lista os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, certidão de casamento e nascimento própria ou de seus dependentes, CPF, PIS ou PASEP, sejam os emissores entidades públicas ou privadas.

    O deputado Carlinhos BNH argumenta que muitas mulheres, ao enfrentarem a violência, perdem seus documentos ou têm dificuldades para acessá-los. E, sem documentação, não conseguem trabalhar, acessar benefícios, abrir contas ou reconstruir sua autonomia.

    “Nosso mandato sempre busca elaborar projetos e apoiar propostas que resultem em políticas públicas para dar dignidade e oportunidade de recomeço a quem mais precisa. Defender as mulheres é defender a família. Trabalhamos por justiça, respeito e dignidade para todas”, justifica Carlinhos BNH, autor da Lei 10.932/2025, que concede isenção de taxa em concursos para mulheres vítimas de violência.

    Nesta quarta-feira (11/03), o PL 5.928/2025 será votado em plenário. Além da CCJ, que já apontou a legalidade da proposta, serão colhidos pareceres das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; Segurança Pública; e Orçamento.

    Maricá amplia fiscalizações de trânsito em parceria com o Governo do Estado

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito, renovou o termo de cooperação técnica com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para atuação conjunta na administração do trânsito no município

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito, renovou o termo de cooperação técnica com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para atuação conjunta na administração do trânsito no município. O convênio, com vigência de cinco anos, tem como objetivo acompanhar o crescimento acelerado da cidade e o aumento do fluxo de veículos.

    O acordo estabelece a união de recursos humanos e materiais entre as duas esferas de governo, permitindo que os órgãos municipais e estaduais atuem de forma integrada nas ações de fiscalização e gestão do tráfego.

    A parceria também possibilita o exercício do poder de polícia administrativa no trânsito, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dessa forma, as autoridades poderão aplicar penalidades e multas cabíveis dentro de suas competências legais.

    De acordo com o termo de cooperação, as ações poderão ser realizadas de forma conjunta ou separada pelos órgãos envolvidos, ampliando a capacidade operacional de fiscalização e organização viária na cidade.

    Da escola para casa: Prefeitura de Saquarema inicia entrega de cerca de 20 mil Sacolas Literárias

    0
    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, iniciou na sexta-feira, 06 de março, a distribuição das Sacolas Literárias

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, iniciou na sexta-feira, 06 de março, a distribuição das Sacolas Literárias. A ação faz parte do programa municipal Escola que lê – Surfando na Onda da Leitura, uma iniciativa estruturante que visa transformar a leitura em um pilar não apenas acadêmico, mas também familiar.

    Ao todo, 19.749 alunos de toda a rede municipal de ensino serão beneficiados. Cada estudante receberá uma sacola contendo quatro livros selecionados criteriosamente de acordo com a faixa etária, abrangendo desde os pequenos das creches até os adultos atendidos pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos).

    Leitura que atravessa muros

    Diferente dos livros didáticos utilizados em sala de aula, as Sacolas Literárias têm um objetivo claro: ultrapassar os limites da escola. O programa incentiva que os livros sejam lidos em casa, promovendo momentos de interação entre pais, filhos e responsáveis, criando uma nova cultura literária no ambiente doméstico.

    A distribuição das sacolas é o ponto de partida de um ciclo que culmina na FLIS (Feira Literária Internacional de Saquarema). Durante o ano letivo, os alunos trabalham as obras recebidas e, na feira, têm a oportunidade única de conversar com os autores que leram, além de utilizarem seus vouchers para comprarem seus próprios títulos, exercendo autonomia e paixão pelos livros.

    Compromisso com a excelência

    A Prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, destaca que o investimento em leitura é um dos motores que contribuem para os resultados educacionais do município. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Saquarema conquistou a 6ª maior nota do Estado do Rio de Janeiro nos anos finais do ensino fundamental, resultado que reforça os avanços da educação na cidade: “Nossa missão é formar cidadãos críticos e preparados para o futuro. Com o ‘Escola que Lê’ e a entrega das Sacolas Literárias, estamos entregando ferramentas de sonho e conhecimento. Queremos que o livro esteja na mesa, na sala e no cotidiano das famílias saquaremenses. Ver uma criança levando seu livro para casa e, depois, encontrando o autor desse livro na FLIS, é a prova de que nossa educação está no caminho certo, unindo tecnologia, infraestrutura e, acima de tudo, afeto e cultura”, afirmou.

    Um novo cenário educacional

    Desde 2017, Saquarema tem aumentado os investimentos na educação. Além dos programas literários, a gestão já construiu, reformou ou ampliou 68 unidades escolares e mantém projetos de impacto, como o Conexão Universitária, que já beneficia mais de 12 mil estudantes com bolsas integrais para o ensino superior.

    Para a Secretária Municipal de Educação, Patricia da Silva Oliveira, as salas de leitura e as sacolas literárias são partes de uma engrenagem ainda maior: “A leitura é um pilar fundamental para o desenvolvimento das aprendizagens em todas as áreas do conhecimento. Quando a Prefeitura de Saquarema investe no projeto Escola que Lê – Surfando na Onda da Leitura, fortalece não apenas o hábito leitor, mas também amplia a capacidade de interpretação, o repertório linguístico e o pensamento crítico dos nossos estudantes. Esse investimento pedagógico contribui para o crescimento dos resultados alcançados no IDEB”, comentou.

    A entrega das sacolas seguirá um cronograma em todas as unidades escolares da rede municipal ao longo das próximas semanas.

    Inmet emite alerta de perigo para temporais em todo o país

    0
    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para chuvas intensas em todas as regiões do país. Os maiores acumulados de chuva nesta semana, até a próxima segunda-feira (16)

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para chuvas intensas em todas as regiões do país. Os maiores acumulados de chuva nesta semana, até a próxima segunda-feira (16), são previstos para o norte do estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e áreas do norte de Mato Grosso do Sul e da Amazônia Legal.

    Para esta quarta-feira (11), há um alerta de grande perigo pelo acumulado de chuva no norte de São Paulo, sul de Minas e Triângulo Mineiro e região central de Mato Grosso do Sul. As precipitações devem passar de 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com essas características.

    A semana deve apresentar chuvas persistentes, com acumulados que podem superar 200 milímetros no norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

    No último final de semana, duas pessoas morreram no estado de São Paulo, em decorrência das chuvas. Segundo a Defesa Civil, as duas mortes estão associadas a enxurradas que ocorreram nos municípios de São Bernardo do Campo e Sorocaba.

    Na semana passada, as tempestades que atingiram estados da Região Sudeste desde o fim de fevereiro levaram o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a reconhecer situação de emergência em 16 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

    A maioria das cidades estão em Minas Gerais, onde o número de mortes causadas por deslizamentos e enchentes na Zona da Mata Mineira passou de 70.

    Temperaturas

    Uma frente fria também avança pela costa das regiões Sul e Sudeste, derrubando as temperaturas máximas no leste dessas regiões. Em contrapartida, a tendência é de temperaturas elevadas no centro-norte do Brasil, sobretudo em áreas do interior da Região Nordeste.

    Maricá apresenta projetos estratégicos na maior feira imobiliária do mundo, na França

    0
    A Prefeitura de Maricá participa do MIPIM 2026, maior feira imobiliária do mundo, realizada de 9 a 13 de março, em Cannes

    A Prefeitura de Maricá participa do MIPIM 2026, maior feira imobiliária do mundo, realizada de 9 a 13 de março, em Cannes. O município apresenta ao público internacional projetos estratégicos que destacam o potencial turístico e econômico, além de reforçar a estratégia de preparar a cidade para a era pós-royalties do petróleo.

    O principal destaque é o complexo turístico MARAEY, finalista do MIPIM Awards na categoria “Melhor Novo Megaempreendimento”. O projeto está entre os quatro melhores megaempreendimentos do mundo e terá o resultado anunciado no dia 12 de março, no Palais des Festivals.

    “Maricá vem ao MIPIM para mostrar projeto, identidade e futuro. Estamos construindo o amanhã agora. O mundo está olhando para cidades que conseguem crescer com sustentabilidade e inovação, e é exatamente isso que estamos fazendo aqui”, afirmou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

    Reconhecido pela ONU Turismo como referência em desenvolvimento turístico sustentável, o MARAEY será implantado em uma área de 840 hectares, com apenas 6,6% de ocupação predial e preservação da maior parte do território natural. O empreendimento prevê hotéis de luxo, residências, centros de pesquisa, esporte, educação e a geração de cerca de 18 mil empregos durante a construção.

    Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Celso Pansera, a presença da cidade no evento reforça a estratégia de atrair investimentos estruturantes.

    “O reconhecimento internacional do MARAEY mostra que Maricá entrou no radar global de projetos inovadores e sustentáveis. É um empreendimento capaz de transformar a economia da cidade e gerar oportunidades para milhares de famílias”, destacou.

    Outro projeto apresentado é o resort temático Samba, Futebol e Caipirinha, inspirado em três dos símbolos brasileiros mais conhecidos no mundo. A proposta é criar um destino voltado à experiência cultural brasileira, com quase 500 acomodações, áreas de lazer, gastronomia temática, centro de convenções e a Universidade do Samba.

    A identidade cultural brasileira também será um dos destaques da participação de Maricá no evento. A programação inclui apresentações da União de Maricá, campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, que leva o samba maricaense para o público internacional. Além de se apresentar no estande da cidade, a escola foi convidada pela organização do MIPIM para um momento especial na Welcome Party, a tradicional festa de abertura da feira que reúne autoridades, investidores e convidados de todo o mundo. Neste ano, a celebração acontece no Hotel Martinez, um dos mais icônicos de Cannes.

    No estande de Maricá, o público poderá acompanhar ainda shows dos ícones Moacyr Luz e Neguinho da Beija-Flor, além da cantora maricaense Jô Borges e uma experiência gastronômica brasileira com feijoada e caipirinha.

    Economia do futuro

    Além do turismo, Maricá apresenta projetos voltados ao fortalecimento da infraestrutura econômica. Um deles é o Porto de Maricá, planejado para ser o maior terminal privado do Brasil, com capacidade para movimentar até 80 milhões de toneladas por ano e conectar o município a importantes rotas comerciais internacionais. Além dele, será apresentado também o Hotel N13, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. A proposta é estruturar os empreendimentos em parceria com investidores interessados em desenvolver os projetos na cidade.

    “O conjunto desses projetos mostra que Maricá vive um novo ciclo de desenvolvimento, preparando a cidade para o futuro, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população”, afirmou o presidente da Maricá Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), Antônio Grassi.

    Também integram a estratégia de desenvolvimento o Hotel Maricá, com previsão de entrega para este ano, e o Plaza Maricá Shopping, em construção e voltado à ampliação da oferta de serviços, comércio e empregos na cidade.

    Sobre o MIPIM

    Criado em 1990, o MIPIM reúne governos, investidores, incorporadores, arquitetos e operadores de diversos países. O evento funciona como uma vitrine global para projetos de desenvolvimento urbano, turístico e imobiliário e como espaço estratégico para articulação de parcerias e atração de investimentos internacionais.

    Durante o evento, a delegação de Maricá tem reuniões agendadas com grupos empresariais internacionais interessados em conhecer os projetos apresentados e avaliar oportunidades de parceria privada para a execução.

    Maricá: suposto sequestro é desvendado e polícia descobre que caso era falso

    0
    Na última segunda-feira, 9 de março, policiais da 82ª DP (Delegacia de Maricá), da Delegacia Antissequestro (DAS), da 76ª DP (Niterói) e da 78ª DP (Fonseca) foram mobilizados após uma denúncia de suposto sequestro em Maricá

    Na última segunda-feira, 9 de março, policiais da 82ª DP (Delegacia de Maricá), da Delegacia Antissequestro (DAS), da 76ª DP (Niterói) e da 78ª DP (Fonseca) foram mobilizados após uma denúncia de suposto sequestro em Maricá, mais precisamente no bairro do Caxito.

    Após várias horas tentando localizar a suposta vítima, os policiais descobriram que se tratava de uma falsa denúncia. A mulher foi encontrada caminhando pelo Centro de Maricá.

    O homem que fez a denúncia e a mulher foram levados para a Delegacia de Maricá (82ª DP), onde foram ouvidos pelos policiais. A ocorrência foi registrada na unidade policial.

    Ao final da apuração, foi constatado que tudo não passou de um alarme falso.

    Traduzir »