24.6 C
Maricá
    sábado, junho 27, 2026
    Início Site Página 88

    Maricá registra 2 mil atendimentos no programa ‘RJ Para Todos’

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizou neste sábado (21/03) mais uma edição do programa “RJ Para Todos”.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizou neste sábado (21/03) mais uma edição do programa “RJ Para Todos”. A iniciativa aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, e contou com cerca de 2 mil atendimentos, oferecendo uma série de serviços gratuitos aos moradores e ampliando o acesso a direitos básicos com mais praticidade para a população.

    Durante a ação, foram emitidas primeiras e segundas vias de RG, certidões de nascimento, casamento e óbito, além de habilitação para casamento e acesso à carteira de trabalho digital.

    A secretária de Assistência Social, Dryene Tavares, destacou o objetivo da iniciativa. “Realizar essa ação em um sábado facilita o acesso para pessoas que, durante a semana, têm dificuldades por conta do trabalho, estudo ou outras atividades. Oferecemos diversos serviços gratuitos, garantindo mais dignidade e cidadania à população”, afirmou.

    O atendimento também contou com orientações sobre alimentação e saúde, encaminhamentos para a rede socioassistencial, acesso a benefícios sociais e informações sobre os direitos das mulheres, idosos, crianças e adolescentes. A ação teve ainda a participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com serviços como impressão de CPF e consulta ao Cadastro Único (CadÚnico).

    Para a moradora da Gamboa Lucimar Figueiredo, o atendimento foi prático e rápido. “Cheguei cedo para garantir minha senha. Logo em seguida, começaram a chamar e consegui fazer minha identidade. Muito boa a iniciativa”, relatou.

    Já a moradora do Condado Maura da Silva, ressaltou a facilidade no atendimento. “Estava com muita dificuldade para agendar minha identidade. Aqui o atendimento foi muito bom e consegui resolver de forma rápida”, afirmou.

    CET-Rio implanta operação de trânsito em Bangu para obras de drenagem nesta segunda-feira (23/03)

    0
    A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) implantará um esquema de trânsito em Bangu, na Zona Oeste da cidade, para serviço de drenagem que será executado pela Secretaria Municipal de Habitação

    A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) implantará um esquema de trânsito em Bangu, na Zona Oeste da cidade, para serviço de drenagem que será executado pela Secretaria Municipal de Habitação. A intervenção ocorrerá na Rua da Usina, no trecho entre a Rua Henrique Landi e a Avenida Francisco Brício, a partir das 7h desta segunda-feira (23/03). Durante realização dos serviços, o trânsito será desviado pela Rua Maravilha, seguindo pela Rua Oliveira Ribeiro e pela Rua Murundu.

    Agentes da CET-Rio e operadores de tráfego estarão posicionados na região para orientar motoristas e pedestres, além de monitorar as condições viárias.

    A CET-Rio recomenda que os condutores, sempre que possível, utilizem rotas alternativas durante o período das intervenções e reforça a importância de atenção à sinalização implantada e às orientações dos agentes de trânsito.

     

    Série de assaltos na Orla de Araçatiba termina com criminosos detidos

    0
    Os suspeitos estavam assaltando pedestres que passavam pela Orla de Araçatiba. Ao todo, três pessoas foram vítimas da dupla

    Com o auxílio das imagens de câmeras de monitoramento da região central de Maricá, policiais militares identificaram e detiveram dois criminosos na manhã deste sábado, 21 de março. Os suspeitos estavam assaltando pedestres que passavam pela Orla de Araçatiba. Ao todo, três pessoas foram vítimas da dupla.

    A sequência de assaltos começou por volta das 6h deste sábado (21). Uma mulher teve seus pertences roubados pelos criminosos. A partir do primeiro caso, os agentes começaram a coletar informações e características dos suspeitos.

    Por volta das 7h30, mais um assalto foi registrado na Orla de Araçatiba. Desta vez, duas mulheres tiveram celulares, dinheiro e carteira roubados. Com o segundo registro, novas informações foram obtidas: os criminosos estavam armados com uma faca, os roubos estavam concentrados em Araçatiba e eles utilizavam uma bicicleta.

    Graças às câmeras de segurança, a polícia conseguiu identificar o trajeto de fuga dos suspeitos e chegar às suas identidades.

    Rapidamente, agentes do PATAMO da 6ª Companhia, juntamente com o PROEIS, localizaram os suspeitos e realizaram a abordagem. Durante a ação, foram encontrados os materiais roubados e uma faca. Um dos detidos admitiu envolvimento nos crimes.

    Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Maricá (82ª DP).

    Maricá lança projeto para fortalecer sustentabilidade nas escolas

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Minerais, realizou nesta sexta-feira (20/03) o lançamento da Feira das Águas no CIEP Professora Maria do Amparo Rangel e Souza, no Centro

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Minerais, realizou nesta sexta-feira (20/03) o lançamento da Feira das Águas no CIEP Professora Maria do Amparo Rangel e Souza, no Centro. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação e instituições ambientais, tem como objetivo fortalecer a ciência e estimular a conscientização sobre o uso sustentável da água entre estudantes das redes municipal, estadual e privada.

    Durante o evento, o secretário de Recursos Hídricos e Minerais, Julio Carolino, destacou o papel estratégico da educação na construção de soluções para o futuro.

    “Estamos dando o pontapé inicial de uma feira voltada para um dos bens mais essenciais da vida. Queremos que daqui saiam ideias que possam ser aplicadas em Maricá e até inspirar outras cidades”, afirmou.

    As próximas ações da feira contarão com projetos desenvolvidos por estudantes sobre temas como reaproveitamento, preservação e gestão dos recursos hídricos. A proposta é que os alunos apresentem soluções práticas, como captação de água da chuva, dessalinização e reúso, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

    Representando a Secretaria de Educação, a diretora de projetos Lívia Ronquetti destacou o caráter formativo da iniciativa.

    “Vamos unir forças para formar uma nova geração mais consciente, que entenda seu papel na preservação das águas. Esse projeto será um divisor de águas para o município”, acrescentou.

    Ao final do lançamento, os estudantes participaram de uma dinâmica de perguntas e respostas sobre o tema água, abordando conceitos como reuso, economia doméstica e preservação ambiental.

    Um dos participantes, o estudante Gustavo Monte, de 15 anos, destacou a importância da iniciativa.

    “É uma conscientização muito necessária. Quanto mais informação, mais chances a gente tem de construir um futuro melhor”, pontuou.

    Integração pela sustentabilidade

    A programação incluiu ainda a participação de representantes de instituições parceiras, como a gestora ambiental Hanna Marchon, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que reforçou a importância de ampliar o debate sobre o tema.

    “A feira é uma oportunidade de envolver os jovens e discutir não apenas a água, mas todo o sistema que a envolve, como bacias hidrográficas e aquíferos. Esse engajamento é fundamental para pensarmos soluções diante dos desafios climáticos e da escassez”, reforçou.

    A Feira das Águas integra diferentes segmentos e contará com a participação de instituições como a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a companhia Águas do Rio, que farão parte da banca avaliadora dos projetos.

    Esquema especial de trânsito será montado para o “Triathlon Campeonato Estadual” no Aterro do Flamengo e região portuária

    0
    A CET-Rio montará um esquema especial de trânsito neste domingo (22/03) para a realização do evento esportivo “Triathlon Campeonato Estadual”

    A CET-Rio montará um esquema especial de trânsito neste domingo (22/03) para a realização do evento esportivo “Triathlon Campeonato Estadual”, com interdições programadas em vias dos bairros do Flamengo, Glória e Centro.

    A partir de 0h, será antecipada a implantação da área de lazer do Aterro do Flamengo, com o fechamento total das pistas da Avenida Infante Dom Henrique, em ambos os sentidos. A liberação ao tráfego de veículos será às 18h, com fim da área de lazer.

    Interdições

    Das 3h às 11h:

    · Avenida General Justo, pista sentido Zona Sul, entre a Avenida Marechal Câmara e a Avenida Alfred Agache;

    · Túnel Marcello Alencar, em ambos os sentidos, em toda a extensão;

    · Avenida Alfred Agache, em ambos os sentidos, em toda a extensão;

    · Avenida Rodrigues Alves, pista sentido Zona Sul, entre a Avenida Francisco Bicalho e o Túnel Marcello Alencar;

    · Entroncamento de acesso à Avenida Rodrigues Alves a partir do Viaduto do Gasômetro;

    · Avenida General Justo, pista interna, entre a Rua Santa Luzia e o acesso à pista principal.

    A CET-Rio recomenda que os motoristas evitem a região durante o período das interdições e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas, além de respeitar a sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito.

    Eventos esportivos vão agitar a Praia de Icaraí (Niterói) no fim de semana

    0
    Dois grandes eventos esportivos gratuitos vão movimentar a Praia de Icaraí neste fim de semana (21 e 22)

    Dois grandes eventos esportivos gratuitos vão movimentar a Praia de Icaraí neste fim de semana (21 e 22). Em frente à Rua Otávio Carneiro, acontece o Areia Games, torneio de vôlei de praia feminino que vai reunir seis das melhores duplas do mundo, três brasileiras e três internacionais. Já entre as ruas Presidente Backer e Pereira da Silva, o Niterói Esportes de Praia terá competições de beach tennis, vôlei de praia e futevôlei.

    “Grandes eventos esportivos movimentam a economia local e fortalecem o turismo e a imagem da cidade como capital dos esportes de areia. Niterói se credencia para receber estes eventos ao mesmo tempo em que investe em novos talentos do esporte”, destaca o prefeito Rodrigo Neves.

    Areia Games – O Areia Games vai animar os amantes do vôlei. No mês de celebração da mulher, atletas da elite do esporte internacional se enfrentam num torneio inédito de vôlei de praia com seis das melhores duplas femininas do mundo em um confronto entre os times Brasil e Mundo. A Prefeitura de Niterói é uma das patrocinadoras do evento que, na abertura, contará com um jogo de exibição com as campeãs olímpicas Jaqueline e Sandra (1996) e Duda e Ana Patrícia (2024), no sábado (21) às 13h.

    A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, que também é presidente da Comissão de Atletas e medalhista olímpica, destacou o impacto que o esporte pode ter na vida das pessoas.

    “É um prazer receber esse evento. Teremos, nas areias de Icaraí, grandes referências do vôlei. Estou feliz de termos, na cidade, as primeiras medalhistas olímpicas da história do Brasil e as jovens que venceram em Paris. Como atleta, aprendi que o esporte é algo que muda vidas. O Areia Games alia, ainda, o lado social que vai gerar um impacto importante para as crianças das escolas públicas, pensando na cidade de forma transversal com o esporte como grande motor propulsor de transformação”, reforçou Isabel Swan.

    A campeã olímpica de 1996, Jaqueline Silva, a Jackie, falou da importância do evento.

    “Fico muito feliz por todo esse movimento e por ainda poder estar aqui com condições de fazer esse jogo. O vôlei é o meu esporte favorito na vida e o de praia é diferente no aspecto de ser um esporte livre que te proporciona jogar em um ambiente de praia em contato com a natureza, com areia e com mar. A grande sacada é aliar o seu compromisso, ter disciplina e voltar para você, para onde está a sua paz”, disse a atleta.

    Nesta sexta-feira (20), alunos das escolas da rede municipal de Niterói tiveram aulas de vôlei nas quadras do Areia Games. No sábado (21) pela manhã, será a vez das crianças e jovens de projetos sociais do município terem uma experiência de vôlei no evento. No domingo (22), haverá aulas de vôlei abertas à população.

    Niterói Esportes de Praia – As inscrições para as competições, abertas para atletas de 15 a 45 anos, foram um sucesso e esgotaram em poucas horas. Ao todo, foram preenchidas 230 vagas para beach tennis, 180 para futevôlei e 160 para vôlei de praia, demonstrando a força e o interesse da população pelas modalidades.

    O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, destacou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento de novos talentos.

    “Eventos de fomento e de motivação das modalidades são fundamentais para a descoberta de novos atletas. Muitos desses jovens têm potencial para, no futuro, se credenciarem ao Bolsa Atleta, programa que acaba de ser assinado pelo prefeito Rodrigo Neves. É uma forma de incentivar o esporte desde a base até o alto rendimento”, afirmou Gallo.

    Além da programação de competições, o Niterói Esportes de Praia terá um espaço especial para o público feminino. O projeto Mulher em Movimento, organizado pela Secretaria Municipal da Mulher, estará presente com atividades físicas gratuitas, promovendo saúde e bem-estar para todas as participantes.

    Programação do Areia Games:

    21/03 (sábado)

    13h: Jogo de Ouro – Jackie/Sandra x Duda/Ana Patrícia, em set único de 15 pontos

    13h30 às 17h30: Fase Classificatória – 9 jogos entre os times Brasil e Mundo (jogos em set único de 21 pontos)

    22/03 (domingo)

    11h: Brasil x Mundo – rodízio de duplas, em melhor de 3 sets, com 5 pontos para o time vencedor

    12h30: Brasil x Mundo – quarteto, valendo 3 pontos para o time vencedor

    13h: disputa do bronze – Brasil x Mundo (duplas), valendo 3 pontos para o time vencedor

    13h30: disputa do ouro – Brasil x Mundo (duplas), valendo 5 pontos para o time vencedor

    Programação do Niterói Esportes de Praia:

    21/03 (sábado)

    · Categoria B (Feminino e Masculino)

    · Categoria D (Feminino e Masculino)

    · Categoria C Mista

    · Categoria Fun Mista

    22/03 (domingo)

    · Categoria C (Feminino e Masculino)

    · Categoria Fun (Feminino e Masculino)

    · Categoria B Mista

    · Categoria D Mista

    Prefeitura de Nova Iguaçu e Instituto Ayrton Senna aceleram aprendizagem e já mostram resultados na rede municipal

    0
    A educação de Nova Iguaçu está em ritmo acelerado — e os primeiros resultados já aparecem

    A educação de Nova Iguaçu está em ritmo acelerado — e os primeiros resultados já aparecem. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), apresentou, nesta sexta-feira (20), o balanço do primeiro ano da parceria com o Instituto Ayrton Senna, que tem impulsionado a rede municipal na aprendizagem dos alunos. O evento, realizado no auditório da SEMED, reuniu gestores, educadores e autoridades para apresentar os resultados da parceria iniciada em 2025. A iniciativa já impacta quase 50 mil alunos, com foco na recomposição da aprendizagem, alfabetização e correção da distorção idade-série.

    Nova Iguaçu se destacou em seu primeiro ano no projeto ao adotar uma postura ousada. Ele foi o único município do país a enviar 100% dos dados educacionais ao Instituto, permitindo um diagnóstico preciso e a definição de estratégias mais eficazes para o avanço dos estudantes.

    “Nós conseguimos evoluir bem já neste primeiro ano de parceria. Esta mudança, que está apenas começando, é fruto de um excelente trabalho de diagnóstico, planejamento e execução da Secretaria de Educação em conjunto com o Instituto Ayrton Senna”, afirmou o prefeito Dudu Reina, que se emocionou durante sua fala.

    Vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini comparou o uso de dados a um sistema de telemetria educacional. “Só conseguimos corrigir rotas quando conhecemos os dados. Em poucos meses, já aumentamos a taxa de aprovação e reduzimos a distorção idade-série em Nova Iguaçu”, destacou. Segundo ele, o município tem potencial para ir ainda mais longe: “Acreditamos que pode se tornar um case de sucesso não só no estado do Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil”.

    Soluções educacionais

    Os primeiros resultados mostram que a rede municipal de ensino está aprimorando seu desempenho em diferentes frentes. O programa Se Liga, voltado à correção da distorção entre idade e série, apresentou avanços importantes em apenas quatro meses. Houve redução significativa dos estudantes nos níveis mais baixos de Língua Portuguesa — de 60% para 36% — e aumento expressivo no hábito de leitura, que passou de 1,5 para 3,9 livros por aluno.

    O Acelera Brasil também apresentou evolução consistente, com melhoria no desempenho da escrita, avançando de 38% para 58%, além da ampliação da leitura entre os estudantes, que saltou de 2,3 para 4,4 livros por aluno. Nos anos finais, o Fórmula da Vitória tem atuado diretamente na melhoria da Língua Portuguesa, contribuindo para reduzir a reprovação e a exclusão escolar. Juntas, as iniciativas funcionam de forma integrada para elevar o rendimento escolar.

    Outros programas aplicados na rede municipal incluem o Gestão Nota 10, que fortalece a atuação de diretores e lideranças escolares, garantindo melhor acompanhamento de metas e indicadores, e o Circuito 360, voltado aos anos iniciais com foco na educação integral e na gestão da aprendizagem. As iniciativas integram o Plano Anual 2026 do Instituto Ayrton Senna, apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

    “A educação do nosso município tem trabalhado de maneira mais integrada, como rede, compreendendo os dados e fortalecendo pontos estratégicos para alcançar resultados cada vez mais positivos”, destacou a secretária municipal de Educação, Virgínia Rocha, ressaltando o papel decisivo dos professores. “O envolvimento deles tem crescido e impactado diretamente o desempenho dos nossos alunos”.

    Entre os exemplos dessa transformação está o estudante Gabriel Santana Teixeira, ex-aluno da rede municipal e atualmente aprovado no Cefet. Ele credita parte da conquista ao Instituto Ayrton Senna. “O programa Fórmula da Vitória foi muito importante para mim, pois contribuiu no meu aprendizado e na forma de estudar. Tive apoio da escola e do Instituto, e isso foi fundamental para a minha aprovação”, afirmou.

    Pai de Gabriel, o técnico em manutenção de máquinas de lavar Bruno Teixeira também esteve presente no evento, onde acompanhou a homenagem ao filho e celebrou o impacto do projeto, que, segundo ele, vai além da sala de aula. “Eu vi a evolução dele não só na escola, mas como pessoa. Ele ficou mais responsável e mais focado”.

    O balanço positivo do primeiro ano da parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o Instituto Ayrton Senna demonstra que o município não apenas avançou com consistência, mas também se posiciona para alcançar novos patamares. “Não tenho dúvida de que, ao chegarmos a 2028, Nova Iguaçu estará em um novo nível educacional, transformando a vida das nossas crianças e de suas famílias”, projetou o prefeito Dudu Reina.

    WhatsApp Image 2026 03 20 at 5.29.07 PM 1

    Maricá: Mutirão facilita regularização de dívidas de energia na Casa do Consumidor

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, realizou na quinta-feira (19/03) um mutirão de negociação de débitos de energia elétrica, na Casa do Consumidor, no Centro.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, realizou na quinta-feira (19/03) um mutirão de negociação de débitos de energia elétrica, na Casa do Consumidor, no Centro. A ação integrou a programação da Semana do Consumidor e ofereceu aos moradores a oportunidade de regularizar pendências com isenção de juros e multas.

    Durante o atendimento, realizado das 9h às 16h, os consumidores também puderam esclarecer dúvidas e buscar soluções para problemas relacionados ao fornecimento de energia. A iniciativa buscou facilitar o acesso da população aos seus direitos e promover alternativas para a reorganização financeira das famílias.

    A coordenadora jurídica da Casa do Consumidor, Patrícia Belarmino da Silva, destacou a importância da ação para aproximar os serviços da população.

    “Essa é uma oportunidade importante para que os moradores consigam resolver suas pendências com condições facilitadas. Nosso objetivo é orientar, acolher e garantir que o cidadão tenha seus direitos respeitados”, afirmou.

    A dona de casa Érica Silva, de 33 anos, moradora do bairro Mumbuca, conseguiu solucionar uma pendência e comemorou o resultado.

    “Tive dificuldade, mas conseguimos resolver. Agradeço muito pelo atendimento recebido”, disse.

    A aposentada Marina Ribeiro de Mendonça, de 63 anos, moradora do Flamengo, também elogiou o serviço. “A equipe foi ótima e o atendimento foi muito bom, de forma educada. Estão todos de parabéns”, acrescentou.

    Feira de adoção “Adote um Amigo” incentiva adoção responsável em Saquarema

    0
    27 de março, das 14h às 17h, a feira de adoção “Adote um Amigo”, na Praça dos Pescadores, no Centro da cidade

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, realizará na sexta-feira, dia 27 de março, das 14h às 17h, a feira de adoção “Adote um Amigo”, na Praça dos Pescadores, no Centro da cidade.

    A ação tem como objetivo incentivar a adoção responsável e proporcionar um novo lar para cães e gatos resgatados, que aguardam por uma família cheia de carinho e cuidados. Os animais disponíveis para adoção passam por acompanhamento, garantindo mais segurança para quem deseja adotar.

    Além de promover a adoção, a iniciativa também busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado, do respeito e da responsabilidade com os animais, reforçando que adotar é um gesto de amor que transforma vidas, inclusive a de quem adota.

    A feira é aberta ao público e representa uma oportunidade para que moradores possam conhecer os animais, interagir e, quem sabe, encontrar um novo companheiro. A Prefeitura reforça que adotar é um compromisso que exige dedicação e responsabilidade, sendo fundamental que os interessados estejam preparados para oferecer um ambiente seguro e afetuoso aos pets.

    Clin por Elas: evento marca criação de comitê de valorização das mulheres

    0
    Colaboradoras de todos os setores da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) se reuniram no Caminho Niemeyer, nesta sexta-feira (20), para uma manhã de informação, confraternização e celebração do mês das mulheres

    Colaboradoras de todos os setores da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) se reuniram no Caminho Niemeyer, nesta sexta-feira (20), para uma manhã de informação, confraternização e celebração do mês das mulheres. No encontro, foram apresentadas as integrantes do Comitê “Clin por Elas”, criado para promover ações institucionais voltadas à valorização, proteção, desenvolvimento e fortalecimento da participação das mulheres.

    “A Clin conta com 927 colaboradoras, que representam 39% dos funcionários. Esta iniciativa se propõe a promover equidade, transformar a realidade e valorizar as mulheres no ambiente de trabalho”, comentou a diretora de Administração e Recursos Humanos da empresa, Anna Velasco, que chamou ao palco as integrantes do Comitê: Fabielle Guimarães (presidente), Aline Onofre de Souza Soares, Ana Paula Rocha da Costa Silva, Bárbara Chataignier, Cleide Souza Freire Victorio, Juliana Freitas de Souza e Valéria Valle de Souza Rollemberg.

    Em nome do Comitê, a gerente de Serviço Social, Fabielle Guimarães, convocou as mulheres da empresa a estarem unidas no mesmo propósito.

    “Hoje, as mulheres da Clin têm os mesmos direitos e as mesmas oportunidades que os homens. Para continuar este trabalho e alcançar novos avanços, é fundamental que o Comitê tenha a participação de todas as colaboradoras”, defendeu. Fabielle adiantou que facilitar o acesso às informações e à rede de proteção e valorização das mulheres disponíveis em Niterói é um dos objetivos desta iniciativa.

    O coral Vozes da Clin, regido pelo maestro Marcelo Sader, abriu o evento com uma apresentação especial das músicas Brincar de Viver, imortalizada por Maria Bethânia, e Nasci pra Sonhar e Cantar, composição de Dona Ivone Lara.

    Coube ao presidente da Clin, Acílio Borges, abrir as falas do evento, reforçando a importância deste tipo de iniciativa para a sociedade como um todo.

    “Todos os dias, o noticiário nos traz notícias tristes de violência contra a mulher. Aqui em Niterói, felizmente, temos políticas públicas de proteção eficientes, mas é preciso fortalecer este trabalho em todas as oportunidades”, comentou.

    Na sequência, foi apresentado um vídeo, produzido pela própria Clin, que mostrou um pouco da rotina de diversas mulheres e reforçou a rede de apoio interno oferecida.

    Após a apresentação do Comitê “Clin por Elas”, foi formada a mesa de debates, composta pela psicóloga Ana Carolina Pereira, da equipe técnica do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; pela assistente social Rosângela Pereira, também da equipe técnica do MPRJ; e pela coordenadora do Eixo de Ações “Étnico-Raciais” e de Diversidade da Secretaria da Mulher de Niterói, Ana Cristina Duarte. As palestras abordaram os papéis sociais de homens e mulheres, o ciclo de violência de gênero, o avanço das leis de proteção, entre outros temas relevantes.

    Também deixaram mensagens e informações relevantes para as colaboradoras da Clin a diretora jurídica Verônica Braz e a assessora Ana Lúcia Fernandes, representando a primeira-dama do município, Fernanda Neves, gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados da Prefeitura e coordenadora do programa “Niterói por Elas”.

    Ao final, o grupo encerrou as atividades em clima de festa com as canções Maria Maria, um verdadeiro hino às mulheres brasileiras, e o samba Força da Imaginação, também de Dona Ivone Lara. Na saída, um buffet foi oferecido a todas as participantes.

    “Tirei um ótimo proveito deste evento, foi muito importante para nós. Eu mesma tomei conhecimento sobre várias leis de proteção que não sabia. A Clin está promovendo a inclusão e valorizando as mulheres cada vez mais”, comentou Alcione Fernandes Melegari, gari do 15º Distrito de Limpeza Urbana da Clin.

    Traduzir »