23.2 C
Maricá
    sexta-feira, junho 26, 2026
    Início Site Página 86

    Saquarema sedia Congresso Brasileiro de Inclusão 2026 e reúne cerca de 1.700 participantes

    0
    O município de Saquarema foi palco, nos dias 20 e 21 de março, do Congresso Brasileiro de Inclusão 2026, realizado no Centro de Eventos da cidade

    O município de Saquarema foi palco, nos dias 20 e 21 de março, do Congresso Brasileiro de Inclusão 2026, realizado no Centro de Eventos da cidade. O encontro, promovido pelo Instituto Conhecer, reuniu aproximadamente 1.700 participantes, entre educadores, especialistas, gestores escolares e profissionais da área, em dois dias dedicados à formação, ao debate e à troca de experiências sobre práticas voltadas à educação inclusiva.

    A abertura do congresso contou com a presença de autoridades municipais, além de palestrantes e especialistas reconhecidos na área da inclusão. Durante a cerimônia, foi destacada a importância da qualificação profissional para o fortalecimento das políticas de educação inclusiva e para a construção de ambientes escolares cada vez mais acessíveis e acolhedores.

    De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Patrícia Oliveira, a realização do congresso representa mais um passo no processo de fortalecimento da educação inclusiva no município. “Promover um encontro como este, reunindo especialistas e profissionais da educação, é fundamental para ampliar o conhecimento e aprimorar as práticas pedagógicas. A inclusão se constrói com formação, diálogo e compromisso permanente com uma educação para todos os estudantes”, destacou.

    O público do evento foi formado por professores, profissionais da educação, especialistas em inclusão e gestores escolares de diferentes regiões, além de servidores da rede municipal de ensino de Saquarema, que tiveram acesso ao congresso por meio de uma parceria entre a Prefeitura e os organizadores do evento.

    O Congresso Brasileiro de Inclusão integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da educação no município, contribuindo para a qualificação contínua dos profissionais da rede e para o aprimoramento das práticas pedagógicas aplicadas nas unidades escolares. A realização do evento reforça os investimentos da gestão municipal na área educacional, com destaque para as políticas de inclusão desenvolvidas nos últimos anos.

    Investindo no futuro

    Para a Prefeita Lucimar Vidal, iniciativas como o congresso refletem o compromisso da administração municipal com a qualidade da educação: “Investir na formação dos nossos profissionais e na construção de uma educação cada vez mais inclusiva é investir no futuro da nossa cidade. Saquarema tem trabalhado para garantir oportunidades para todos os alunos, respeitando as diferenças e valorizando o potencial de cada um”, afirmou.

    A programação de abertura, realizada no dia 20, também contou com apresentações culturais de alunos do Projeto Escola Ativa, iniciativa de educação em tempo integral que oferece atividades diversificadas no contraturno escolar. Estudantes da Escola Municipal Edilson Vignoli de Marins apresentaram uma coreografia de hip hop, enquanto alunos do Complexo Municipal de Educação Integral José Pereira dos Santos Filho realizaram uma apresentação de ballet, marcando o início do congresso com demonstrações de talento e integração entre educação e cultura.

    Maricá capacita mulheres da Guarda Municipal com treinamento operacional

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, iniciou nesta segunda-feira (23/03) um treinamento operacional voltado à capacitação de mulheres da Guarda Municipal

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, iniciou nesta segunda-feira (23/03) um treinamento operacional voltado à capacitação de mulheres da Guarda Municipal. A iniciativa acontece na sede da corporação e segue até quinta-feira (26/03).

    O curso reúne atividades práticas focadas no dia a dia do patrulhamento, com instruções sobre técnicas de defesa pessoal, uso de equipamentos não letais e abordagens em situações de risco. O objetivo é aprimorar a preparação das agentes, contribuindo para um atendimento mais seguro e eficiente à população.

    Chefe de equipe do Grupamento Maria da Penha, Letícia Tomé destacou o avanço da presença feminina na corporação e a importância da qualificação contínua. “Esse treinamento amplia nosso conhecimento e mostra a diversidade das funções que desempenhamos. Hoje temos uma participação muito maior de mulheres nas ruas, o que reforça a importância de iniciativas como essa”, afirmou.

    O coordenador do Centro de Estudos da Guarda Municipal, Diego Oliveira, ressaltou que a capacitação também valoriza o papel das profissionais na segurança pública. “Investir na formação das agentes é fundamental para fortalecer o trabalho realizado diariamente nas ruas de Maricá”, disse.

    A formatura das participantes será realizada na quinta-feira (26/03), às 14h, marcando a conclusão das etapas principais do treinamento.

    Mulher é atingida por socos e chutes em mais um caso de violência doméstica em Maricá

    0
    No último sábado, 21 de março, uma mulher sofreu violência doméstica pelo próprio namorado, após ele ter suspeitas infundadas de traição

    No último sábado, 21 de março, uma mulher sofreu violência doméstica pelo próprio namorado, após ele ter suspeitas infundadas de traição. A vítima foi atingida por socos e chutes repetidamente durante a madrugada. O caso aconteceu dentro da casa da agredida, em Inoã, Maricá.

    Segundo informações, a mulher estava caída no chão, recebendo os golpes, e chegou até a desmaiar. Durante as agressões, ela gritou por ajuda, porém ninguém a socorreu.

    Ela só conseguiu escapar do agressor porque ele, por volta das 9h, adormeceu. A vítima procurou policiais que estavam passando pela localidade e foi socorrida.

    A mulher foi levada para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. Em seguida, foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML), no Barreto, em Niterói, onde passou por perícia. A vítima apresenta olho roxo, lesões no rosto e suspeita de fratura em um dos braços.

    O agressor poderá responder por violência doméstica. O caso já foi registrado na Delegacia de Maricá (82ª DP).

    Prefeitura de Saquarema abre inscrições nesta segunda-feira para seis cursos gratuitos de qualificação profissional em parceria com o Firjan

    0
    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Firjan

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Firjan, está com inscrições abertas para novos cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e incentivar a geração de renda no município, oferecendo formação em áreas com alta demanda.

    Ao todo, estão sendo disponibilizadas vagas para seis diferentes cursos, contemplando áreas técnicas e da indústria da moda. As opções são Eletricista de Automóveis, Mecânico de Motocicletas, Mecânico de Motores Ciclo Otto, Modelista, Costureiro Industrial e Costureiro de Lingerie, com turmas distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite, possibilitando maior flexibilidade para os interessados.

    Para se inscrever

    As inscrições deverão ser realizadas desta segunda-feira, 23 de março, a partir das 10h, a quarta-feira, 25 de março, até às 17h, exclusivamente através do aplicativo Colab. Após o cadastro, os candidatos selecionados deverão comparecer presencialmente para a confirmação da matrícula de 30 de março a 1º de abril, das 08h às 20h, no Centro de Capacitação Profissional Vinícius Vidal França – CECAPS Bacaxá, localizado na Rua Tia Mello, 25 – São Geraldo, onde também serão ministradas as aulas. Para garantir a vaga, será necessário apresentar cópias do RG e CPF, comprovante de residência atualizado e duas fotos 3×4.

    As aulas estão previstas para começar no dia 6 de abril, dando início a uma nova etapa de aprendizado e capacitação para os participantes. Com turmas reduzidas, a proposta é oferecer um ensino mais direcionado e de qualidade.

    Os cursos e os respectivos links para inscrição:

    Eletricista de Automóveis – Ideal para quem deseja atuar com a parte elétrica de veículos leves e pesados, abrangendo sistemas essenciais para o funcionamento automotivo. A turma conta com 20 vagas, no turno da manhã, e exige idade mínima de 18 anos e escolaridade a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. https://saquarema.colab.re/service/69b84650e8ae4ae5e2bdbe6b

    Mecânico de Motocicletas – Destinado a quem deseja aprender manutenção, diagnóstico e reparo de sistemas de motos. Com 20 vagas disponíveis no período da noite, é uma excelente opção para quem trabalha durante o dia. É também o único curso da área mecânica que permite a participação de jovens a partir de 16 anos, mantendo como requisito a escolaridade mínima de 5º ano do Ensino Fundamental.

    https://saquarema.colab.re/service/69b84e9ce8ae4ae5e2bef3b7

    Mecânico de Motores Ciclo Otto – Oferece capacitação para atuação com motores a combustão interna, incluindo gasolina, álcool, GNV e sistemas flex. Com 20 vagas no turno da tarde, é destinado a maiores de 18 anos e também exige escolaridade mínima de 5º ano do Ensino Fundamental. https://saquarema.colab.re/service/69b85b04a4818b50cd2b6619

    Modelista – É indicado para quem deseja aprender a criar moldes, interpretar desenhos técnicos e desenvolver peças com caimento adequado. A formação conta com 20 vagas no turno da tarde e exige idade mínima de 18 anos, além de escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. https://saquarema.colab.re/service/69b85cf1f4f52190404e5b6b

    Costureiro Industrial – Voltado para a operação de máquinas de costura industriais, como reta e overloque, com foco na produção em larga escala. Com uma turma exclusiva de 14 vagas, no turno da tarde, o curso é destinado a maiores de 18 anos, com escolaridade mínima de 5º ano do Ensino Fundamental. https://saquarema.colab.re/service/69b85e2df4f52190404e7498

    Costureiro de Lingerie – Oferece especialização na produção de moda íntima, trabalhando com tecidos elásticos, rendas e acabamentos delicados. São 14 vagas por turma, com opções nos turnos da manhã e da noite, permitindo maior flexibilidade. Para participar, é necessário ter a partir de 16 anos e escolaridade mínima de 5º ano do Ensino Fundamental. https://saquarema.colab.re/service/69b85ee4e8ae4ae5e2c1de93

    A Prefeitura reforça a importância de que os candidatos fiquem atentos aos requisitos específicos de cada curso, como idade mínima e nível de escolaridade exigido. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (22) 99213-9641 ou comparecer ao CECAPS Bacaxá.

    Com esses novos cursos, a Prefeitura de Saquarema atinge a marca de 16 cursos preparatórios e de capacitação, gratuitos, disponibilizados somente no ano de 2026, proporcionando o aprimoramento profissional e a possibilidade de melhoria da qualidade de vida de inúmeros moradores.

    Nova Iguaçu: campanha de adoção de cães e gatos emociona e promove novos começos para famílias e pets

    0
    As noivas Lais Urcelino, de 27 anos, e Juliana Bruns, de 32, viveram um momento especial neste domingo (22), durante a quarta edição da Campanha de Adoção de Cães e Gatos de 2026, promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu.

    As noivas Lais Urcelino, de 27 anos, e Juliana Bruns, de 32, viveram um momento especial neste domingo (22), durante a quarta edição da Campanha de Adoção de Cães e Gatos de 2026, promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu. O casal enxergou a ação como um sinal para realizar um desejo antigo: adotar um gato. A escolhida foi a Calliope, uma gatinha que se tornou a mais nova integrante da família.

    Morando juntas e já tutoras de um cachorro, as duas vinham planejando a adoção, mas foram surpreendidas ao encontrar a campanha durante um passeio pelo Shopping Nova Iguaçu. A conexão com a Calliope foi imediata e transformou a visita em um momento marcante para o casal.

    “A gente já tinha esse sonho de ter uma gatinha e estava se programando pra isso. Eu sempre quis ter uma, mas enquanto morava com meus pais não era possível. Quando vimos a campanha, foi uma surpresa muito boa. E quando encontramos a Calliope, não teve como, foi amor à primeira vista”, contou Juliana.

    Assim como Lais e Juliana, outras histórias de afeto também marcaram a ação deste domingo. Luana dos Santos e Emanuelle dos Santos, mãe e filha, respectivamente, decidiram dar uma nova chance ao amor pelos animais ao adotarem a cadela Mel, segunda pet da família.

    As duas já haviam passado pela experiência da adoção anteriormente. Bob, o primeiro cachorro da casa, também foi adotado e viveu por 17 anos. Após a perda, há cerca de um ano e meio, a família não pretendia ter outro animal, mas mudou de ideia ao se deparar com a campanha no shopping.

    “A gente não pensava em ter outro depois que o Bob morreu, foi muito difícil. Mas, assim que chegamos aqui, a Mel roubou a cena. Foi uma identificação instantânea e um desejo de cuidar e adotar novamente. Os pets, além de tudo, são um apoio emocional muito importante pra gente. Ela resgatou todo o amor que tínhamos pelo Bob, e a decisão foi natural”, explicou Luana.

    Ao todo, a ação deste domingo resultou em 11 adoções. Com mais esta edição, o número de animais que ganharam um novo lar em 2026 já passa de 25. Realizada pela primeira vez no Shopping Nova Iguaçu neste ano, a campanha disponibilizou 33 animais para adoção, sendo 22 cães e 11 gatos, além de oferecer vacinação antirrábica gratuita.

    Criada em 2023, a Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos tem como objetivo incentivar a guarda responsável e ampliar as chances de cães e gatos resgatados encontrarem um novo lar. Todos os animais adultos são entregues castrados, vacinados e vermifugados, enquanto os filhotes são encaminhados com a garantia dos procedimentos futuros. Para adotar, os interessados passam por uma avaliação detalhada e cautelosa, com preenchimento de formulário sobre o lar, a rotina da família e os cuidados que poderão ser oferecidos, garantindo o bem-estar dos animais em seus novos lares.

    Maricá celebra fé, cultura e ancestralidade no evento ‘Meu País tem Axé’

    0
    Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ) e das secretarias de Direitos Humanos e Assuntos Religiosos, foi realizada na noite deste sábado (21/03) a edição de 2026 do evento ‘Meu País tem Axé’

    Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ) e das secretarias de Direitos Humanos e Assuntos Religiosos, foi realizada na noite deste sábado (21/03) a edição de 2026 do evento ‘Meu País tem Axé’. A programação aconteceu na orla do Parque Nanci e reuniu centenas de participantes para celebrar o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

    Com muita fé, cultura e ancestralidade, o evento contou com diversas atividades, como mesas de diálogo, intervenções culturais realizadas por alunos do programa Cultura de Direitos, entrega de moções para as iyalorixás e shows do grupo Samba da Mulher e da cantora Rita Benneditto, que encerrou a programação com sucessos como “7 Marias”, “Canto para Oxalá”, “Moça Bonita” e “É d’Oxum”.

    “É uma data muito importante para celebrar e exaltar as tradições das raízes africanas. É fundamental ampliar eventos como este para que as religiões de matriz africana sejam cada vez mais respeitadas e valorizadas”, destacou o presidente da MARÉ, Antônio Grassi.

    A programação contou ainda com exposição e venda de artigos religiosos, artesanato e apresentação musical do grupo Ilê Aiyê.

    Para a presidente da comissão Força do Axé, mãe Márcia Passos, o evento é uma oportunidade de fortalecer a união entre os povos de religiões de matriz africana. “É muito importante que o povo do candomblé esteja unido, celebrando e confraternizando. É dessa forma que a religião se fortalece e enfrenta o preconceito e a discriminação”, ressaltou.

    Para a moradora de Cordeirinho Cátia Maria, a iniciativa contribui para valorizar a cultura afro-brasileira. “É marcante ver um evento com tanta gente participando. As pessoas estão conhecendo nossa identidade e nossa cultura ancestral. É uma forma de divulgar e valorizar a história dos povos ancestrais”, afirmou.

    Formatura do Niterói Jovem EcoSocial celebra histórias de transformação e novos caminhos para a juventude

    0
    O Teatro Popular Oscar Niemeyer foi palco, neste sábado (21), da formatura de mais uma turma do Programa Niterói Jovem EcoSocial

    O Teatro Popular Oscar Niemeyer foi palco, neste sábado (21), da formatura de mais uma turma do Programa Niterói Jovem EcoSocial. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Participação Social (Sempas), que vem se consolidando como uma importante política pública de inclusão produtiva e prevenção à violência entre jovens da cidade.

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, lembrou que o programa faz parte do Pacto Niterói Contra a Violência e que cada jovem recebeu uma bolsa de R$1,3 mil.

    “Eu digo a vocês: isso não é gasto, é investimento em uma cidade que confia em vocês. Tenho certeza de que cada um e cada uma não sai daqui apenas com uma formação para a área de vendas ou de beleza, mas como cidadãos mais conscientes. Cada um de vocês que recebe esse diploma hoje terá oportunidades. Niterói está crescendo, e estamos gerando empregos em áreas como hotelaria, gastronomia e serviços. Muitos aqui vão empreender. Parabéns, juventude! Vamos em frente”, discursou o prefeito.

    Em sua terceira edição, o Niterói Jovem EcoSocial ofereceu cursos gratuitos em áreas como tecnologia, gestão e beleza para 600 jovens de 20 territórios da cidade. O programa tem parceria com o Senac RJ, responsável pela qualificação profissional, e o Instituto Três Romãs, que atua na educação ambiental. O secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro, destaca o papel estratégico do programa na construção de oportunidades para a juventude.

    “O Niterói Jovem EcoSocial é mais do que um programa de qualificação; é uma política pública que aposta no potencial da juventude das nossas comunidades. Cada história que vemos aqui mostra que, quando oferecemos oportunidade, formação e acompanhamento, esses jovens não apenas acessam o mercado de trabalho, mas se tornam protagonistas das suas trajetórias e agentes de transformação nos seus territórios. É assim que construímos uma cidade mais justa, com inclusão e futuro”, afirma Octávio.

    Mais do que a conclusão de cursos, a cerimônia de formatura marca trajetórias de transformação, autonomia e construção de futuro. É o caso de Angel Ramos, moradora do Bumba e aluna do curso de Full Stack (Tecnologia da Informação), que encontrou no programa um ponto de virada em sua vida.

    “Entrei no programa sem saber o quanto aquilo ia mudar minha rota. Eu estava perdida sobre como entrar no mercado de trabalho e o Eco apareceu como uma chance real de aprender algo prático. Foi ali que comecei a levar os estudos a sério e isso me impulsionou até a faculdade”, conta Angel, hoje estudante de Gestão Empresarial e Empreendedorismo na UFF.

    A jovem também destaca o impacto do programa em sua relação com o território onde vive. “Passei a enxergar minha comunidade como um espaço de transformação. O maior legado que levo não é só o conhecimento técnico, mas a mentalidade. Hoje penso diferente, tenho visão de futuro e confiança para correr atrás dos meus objetivos”, completa.

    Histórias como a de Angel se somam à de outros jovens que, a partir da formação, já estão inseridos no mercado de trabalho ou empreendendo. Natasha Albino Conceição, do Serrão, hoje atua no setor de atendimento e reforça que os conhecimentos adquiridos no programa contribuíram para fortalecer seu currículo e ampliar suas oportunidades.

    “O curso foi uma experiência única. Tudo que aprendi no programa fez diferença no meu currículo e na minha preparação. A formação me deu mais segurança e me ajudou a me posicionar melhor no mercado”, destaca Natasha.

    Na área da beleza, Sarah Vitória Peixoto Rosa, da Travessas, transformou um interesse pessoal em profissão. Após concluir o curso, passou a atuar de forma autônoma com maquiagem, penteados e design de sobrancelhas.

    “Hoje faço atendimentos, tenho meu Instagram profissional e sigo evoluindo. O curso me deu a oportunidade de fazer o que eu amo e acreditar no meu potencial”, afirma.

    Para o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, a parceria reforça o compromisso com a transformação social por meio da educação.

    “Participar do Programa Niterói Jovem EcoSocial é reafirmar o compromisso do Senac RJ com a inclusão produtiva e com a transformação social por meio da educação profissional. Em parceria com a Prefeitura de Niterói, buscamos oferecer cursos alinhados às necessidades do mercado, ampliando as chances de empregabilidade e geração de renda para jovens que vivem em comunidades da cidade”, conclui.

    Maricá promove festival de música gospel em Itaipuaçu

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, promove nesta segunda-feira (23/03), às 18h, o evento “Canto de Todos os Cantos – Festival de Louvor”. A atividade será realizada na Igreja da Fé, em Itaipuaçu, e tem como objetivo valorizar a música gospel e revelar novos talentos do município. As inscrições para participar estão encerradas.

    O festival vai reunir participantes que se apresentarão ao público e serão avaliados por uma banca examinadora composta por autoridades e profissionais da área artística. Os três primeiros colocados receberão troféus e medalhas de honra. Já o vencedor terá a oportunidade de se apresentar no evento gospel “Aviva Maricá”.

    Serviço:

    Canto de Todos os Cantos – Festival de Louvor

    Data: 23/03

    Horário: 18h

    Local: Igreja da Fé – Av. Carlos Marighella, Lote 02, Quadra 14, Itaipuaçu

    Maricá encerra Semana do Consumidor com mutirão de negociação de débitos

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, encerrou neste sábado (21/03) a programação da Semana do Consumidor

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, encerrou neste sábado (21/03) a programação da Semana do Consumidor. O projeto Procon Itinerante, realizado na Praça do Barroco, em Itaipuaçu, contou com um mutirão de negociação de débitos com concessionárias de energia elétrica e de água, oferecendo aos moradores a oportunidade de regularizar pendências com descontos.

    No local, os consumidores também puderam solucionar demandas relacionadas a bancos e cartões de crédito, além de esclarecer dúvidas sobre serviços prestados. A iniciativa ofereceu ainda orientações jurídicas, ampliando o acesso da população à informação e aos seus direitos.

    O coordenador do Procon Itinerante, Bruno Kayo, destacou o alcance da ação. “Durante essa semana, o projeto percorreu diversos bairros levando atendimento à população e solucionando demandas. A iniciativa ajudou centenas de pessoas ao longo dos seis dias de ação”, afirmou.

    Durante o mutirão, também foram disponibilizados serviços como parcelamento de débitos, emissão de segunda via de contas, troca de titularidade, vistoria e solicitação de caminhão-pipa.

    Para a moradora de Itaipuaçu Sirlândia Santos, o projeto auxiliou na resolução de problemas e no registro de reclamações. “Estava buscando solucionar questões de energia elétrica na minha casa e fui muito bem atendida. Conversei com a advogada e consegui registrar minha reclamação”, disse.

    Para a moradora de Itaipuaçu Maria da Guia, o atendimento próximo de casa foi um facilitador. “Muito bom ter esse serviço perto da gente. Consegui orientação sobre uma dívida no cartão de crédito e resolvi tudo de forma rápida”, afirmou.

    Para abertura de reclamações, os consumidores precisaram apresentar documento de identidade e CPF, comprovante de residência e documentos relacionados à demanda, como extratos bancários, faturas, contas ou contratos, além de informações da empresa envolvida, como CNPJ e número de protocolo de atendimento.

    Maricá leva atividades físicas e mentais para alunos do programa ‘Viver Bem’

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, promoveu neste sábado (21/03) uma manhã de atividades no Polo Espraiado do programa 'Viver Bem'.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, promoveu neste sábado (21/03) uma manhã de atividades no Polo Espraiado do programa ‘Viver Bem’. A iniciativa reuniu dezenas de moradores para a prática de exercícios e cuidados com a saúde, incentivando hábitos mais saudáveis no dia a dia.

    A programação contou com aulões de pilates e yoga, além de quick massage e aferição de pressão arterial. As atividades foram realizadas de forma gratuita e contaram com a participação de profissionais capacitados, proporcionando momentos de relaxamento, bem-estar e integração entre os participantes.

    “O objetivo desta atividade é promover qualidade de vida e bem-estar para as pessoas. É gratificante ver esse espaço cheio e com muita interação entre os participantes”, destacou o secretário de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, Reinaldo Cunha.

    A ação faz parte das atividades periódicas do programa, que amplia o acesso da população a práticas que promovem saúde física e mental, além de estimular a convivência social e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

    Para a subgerente do Polo Espraiado, Renata Cassimiro, a programação reforça o cuidado com os participantes. “As atividades atendem às necessidades de saúde física e mental dos alunos. O espaço se torna um local de acolhimento e cuidado, com ações voltadas para o corpo e a mente”, afirmou.

    Traduzir »