20 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 71

    Hospital Iguassú ultrapassa 12 mil nascimentos em dois anos e amplia atendimento na Baixada Fluminense

    0
    O Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, ultrapassou a marca de 12 mil nascimentos em dois anos de funcionamento

    O Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, ultrapassou a marca de 12 mil nascimentos em dois anos de funcionamento. O número expressivo confirma a ampliação do acesso à saúde materno-infantil e consolida a unidade como referência na Baixada Fluminense.

    Desde a reabertura, em abril de 2024, o hospital já contabilizou mais de 66 mil atendimentos e 15 mil internações, com média de 92 atendimentos por dia. Cerca de 30% das gestantes atendidas são de outros municípios da região.

    A unidade oferece atendimento para casos de média e alta complexidade, com foco na segurança e no cuidado integral. O modelo assistencial inclui práticas de acolhimento humanizado, com ambientes estruturados para todas as etapas do parto, como as salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP).

    Entre os serviços disponíveis, destaca-se o Espaço Carinho, voltado ao acolhimento de mulheres em situações delicadas durante a gestação ou parto. A maternidade também desenvolve ações que fortalecem o vínculo entre mães e bebês, como registros fotográficos do nascimento.

    O acompanhamento se estende ao período pós-parto, com incentivo ao aleitamento materno e suporte contínuo às mães. A unidade conta com a Sala da Mulher Trabalhadora que Amamenta e com o Comitê de Aleitamento Materno (COMAM). Como reconhecimento, possui o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedido pelo Ministério da Saúde.

    Na estrutura física, o hospital dispõe de 119 leitos, incluindo enfermarias, UTI materna e suporte neonatal completo, com Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN) e UTI Neonatal. A estrutura permite o atendimento de casos de maior complexidade com segurança.

    Fundado em 1935, o Hospital Iguassú integra a história de Nova Iguaçu e, após a reabertura, depois de passar 14 anos fechado e ser retomado pela Prefeitura, resgata seu papel no atendimento à população, acompanhando o nascimento de uma nova geração e ampliando o acesso a serviços de saúde na região.

    Maricá divulga programação de filmes do Cine Henfil deste fim de semana (10 a 12/04)

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, divulga a programação de filmes do Cine Henfil, no Centro

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, divulga a programação de filmes do Cine Henfil, no Centro, com sessões gratuitas entre os dias 10 e 12 de abril (sexta-feira a domingo). O destaque é a ‘Sessão Azul’, com a exibição de filme surpresa voltado ao público infantojuvenil com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

    A programação também inclui a mostra ‘O Anel do Poder’, com a trilogia de “O Senhor dos Anéis”: “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”. O filme infantil “Super Wings” também integra a agenda do cinema público.

    Os ingressos gratuitos podem ser reservados pelo link https://abre.ai/iN6Z . Para garantir a entrada, é necessário chegar antes da sessão para validar o ticket.

    O Cine Henfil, localizado na Rua Alferes Gomes, 390, no Centro, possui 200 lugares, incluindo assentos para pessoas obesas, cadeirantes e com mobilidade reduzida. O espaço é equipado com modernos sistemas de projeção audiovisual.

    Confira a programação completa:

    Sexta-feira (10/04)

    17h – Mostra ‘O Anel do Poder’: O senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel – Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

    Classificação: 14 anos

    Sábado (11/04)

    15h – Sessão Azul – A Sessão Azul no Cine Henfil contará com a exibição de filmes surpresa voltados ao público infantojuvenil com TEA (Transtorno do Espectro Autista), oferecendo uma experiência pensada para garantir conforto e bem-estar. A sessão terá luz e som reduzidos, liberdade de movimento e um ambiente acolhedor, proporcionando mais acessibilidade e inclusão.

    Classificação: Livre

    17h – Mostra ‘O Anel do Poder’: O senhor dos Anéis: As Duas Torres – Após a captura de Merry (Dominic Monaghan) e Pippy (Billy Boyd) pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Enquanto Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) partem para resgatar os hobbits sequestrados.

    Classificação: 14 anos

    Domingo (12/04)

    15h – Super Wings – Velocidade Máxima – Em Super Wings em Velocidade Máxima, O avião mais rápido do mundo Jett enfrenta um novo desafio. Quando o dono de uma fábrica de brinquedos vê seu negócio ruir devido às redes sociais, ele cria um plano para capturar influenciadores. Agora, Jett e seus amigos da equipe Super Wings devem trabalhar juntos para salvar o dia. Super Wings em Velocidade Máxima é a estreia cinematográfica da adorada série infantil e da famosa marca de brinquedos.

    Classificação: Livre

    17h – Mostra ‘O Anel do Poder’: O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (Ian McKellen) e Pippin (Billy Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Bernard Hill) em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso, Frodo (Elijah Wood), Sam (Sean Astin) e Gollum (Andy Serkins) seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.

    Classificação: 14 anos

    Indígenas de todo o Brasil ocupam a Esplanada dos Ministérios

    0
    Milhares de indígenas de todo o Brasil marcham, nesta terça-feira (7), pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília

    Milhares de indígenas de todo o Brasil marcham, nesta terça-feira (7), pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O ato integra a 22ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL 2026), evento que começou no domingo (5) e é considerado a maior e mais importante mobilização do movimento no país.

    Os tikuna, kokama, makuxí, tupinambá, pataxó, krahô, apinajé, guajajara, krikati, gavião e representantes de parte dos 391 povos indígenas remanescentes deixaram o palco principal do ATL, no Eixo Cultural Ibero-Americano, por volta das 9h30.

    Sob sol forte, o grupo percorreu os 6 quilômetros até o Congresso Nacional, principal alvo das críticas do movimento, que acusa a maioria dos deputados federais e senadores de propor e aprovar leis contrárias aos direitos constitucionais dos povos originários, colocando em risco seus territórios e modos de vida.

    Os indígenas também acusam parlamentares e os governos federal e estaduais de cederem à pressão do agronegócio, da mineração e de grandes empreendimentos, permitindo a exploração econômica de territórios tradicionais por não indígenas.

    Pintados e usando os adereços característicos de suas etnias, os indígenas carregavam seis grandes faixas com os dizeres Congresso Inimigo Dos Povos; Nosso Território Não Está À Venda; O Futuro É Indígena; Marco Temporal É Golpe; Demarcação É Futuro e Marco Temporal Não.

    Para cumprir um acordo com os órgãos de segurança do Distrito Federal, os indígenas deixaram seus arcos, flechas, bordunas, lanças e zarabatanas no acampamento e ocuparam três das seis faixas e parte do gramado do Eixo Monumental, avenida que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste.

    “Nossa marcha é pacífica, rumo a um Congresso que não é pacífico, é inimigo dos povos indígenas”, criticou um dos membros da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), entidade organizadora do ATL.

    “Viemos pintar Brasília do vermelho do urucum e da resistência do jenipapo, trazendo a força, a resistência e a ressurgência indígena”, acrescentou o mesmo representante da Apib antes do início da marcha.

    Marco Temporal

    Outro alvo recorrente das críticas indígenas é o Marco Temporal, tese jurídica que estabelece que os indígenas só têm direito aos territórios que ocupavam em outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada.

    Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o Marco Temporal inconstitucional. Mesmo assim, em 2025, o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que impõe o limite temporal às reivindicações indígenas por demarcações.

    Como os senadores modificaram o texto que a Câmara dos Deputados aprovara em 2023, a PEC foi devolvida para os deputados federais reanalisarem a proposta, o que ainda não aconteceu.

    Os manifestantes também reivindicam que o governo federal reconheça mais terras indígenas.

    Segundo as lideranças do movimento, após um período de quatro anos (2019-2022) no qual nenhuma nova área de ocupação tradicional foi homologada, o governo federal validou, entre janeiro de 2023 e novembro de 2025, 20 novos territórios.

    Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os novos territórios equivalem a cerca de 2,5 milhões de hectares de terras protegidas em 11 unidades federativas.

    “Mas seguimos nessa luta, nesse pleito pela garantia territorial”, explicou o coordenador executivo da Apib, Dinamam Tuxá, à Agência Brasil, no domingo (5).

    “Temos um passivo de demarcação muito alto e um cenário de muita violência e vulnerabilidade nas terras indígenas que governo algum conseguiu superar. Isso tem sido um fator motivador para os povos indígenas virem a Brasília apresentar nossas pautas”, disse Dinamam.

    Ele informou que há, em análise, cerca de 110 novas áreas reivindicadas como terras da União de usufruto indígena.

    Convidada a falar do alto do caminhão de som, a ex-presidente da Funai e primeira mulher indígena eleita deputada federal Joenia Wapichana destacou a importância dos indígenas “aldearem a política”, conforme propõe as lideranças do movimento.

    “Estamos aqui para dizer que os povos indígenas têm capacidade para serem o que quiserem: parlamentares, autoridades públicas, representantes políticos. E essas ferramentas estão à nossa disposição”, afirmou.

    “Os povos indígenas estão atentos, sabem dos seus direitos”, acrecentou Joenia, destacando a necessidade de mais orçamento para os órgãos públicos de proteção indígena, como a Funai e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde.

    FONTE: AGÊNCIA BRASIL

    Prefeitura de Maricá promove caminhada em comemoração à Semana da Qualidade de Vida

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, realizou na manhã desta terça-feira (07/04), na Orla de Araçatiba, uma caminhada em comemoração à Semana da Qualidade de Vida

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, realizou na manhã desta terça-feira (07/04), na Orla de Araçatiba, uma caminhada em comemoração à Semana da Qualidade de Vida, com os alunos do polo de Itapeba. A iniciativa integra as atividades do Programa Viver Bem, que oferece serviços e atividades físicas, culturais e sociais de forma gratuita para a população.

    A ação também contou com um aulão de zumba, alongamento e a oferta de um lanche aos participantes, na Praça de Araçatiba, promovendo a saúde e o bem-estar físico, social e mental, além de proporcionar momentos de interação, exercício e lazer.

    “Estamos realizando essa comemoração em todos os polos do programa durante a Semana da Qualidade de Vida. No fim de semana, as atividades continuam na Praça Gilmar dos Santos, em São José, no dia 11, com serviços e ações pela manhã e show ao vivo. Já no domingo, haverá apresentação musical a partir das 18h, buscando ampliar as opções de lazer para a população”, explicou o gerente geral do Programa Viver Bem, Thalles Francisco.

    Almir José Ribeiro, aluno do polo de Itapeba, destacou a importância do programa para a população idosa. “É maravilhoso participar com esse grupo. Fazer exercício é fundamental para a saúde. Com o passar dos anos, precisamos nos manter ativos para evitar o surgimento de problemas ou doenças”, afirmou.

    Odete Fernanda Castro, também aluna do polo, ressaltou os benefícios das atividades. “Eu participo com o meu marido e considero essa iniciativa muito importante. Depois de uma certa idade, sentimos mais necessidade de cuidar da saúde. Além das atividades físicas, temos a convivência, as amizades que construímos, e isso faz muito bem para o nosso interior”, concluiu.

    Confira as atualizações dos horários da linha Maricá x Alcântara

    0
    A empresa Nossa Senhora do Amparo divulgou a ampliação dos horários da linha 500R (Maricá x Alcântara-SG).

    A empresa Nossa Senhora do Amparo divulgou a ampliação dos horários da linha 500R (Maricá x Alcântara-SG). Os novos horários já estão em circulação e ajudam a evitar lotação nos ônibus, além de oferecer mais opções aos passageiros.

    Os horários atualizados são válidos para os dias úteis.

    A tarifa é de R$ 14,25, com aceitação do Bilhete Único.

    Confira os horários atualizados abaixo:

    Saídas de Maricá:

    05:00, 05:15, 05:30, 05:45, 06:00, 07:30, 07:45, 08:00, 08:17, 08:33,
    10:14, 10:31, 10:50, 11:09, 12:44, 13:03, 13:22, 13:41, 15:12, 15:28,
    15:44, 16:00, 16:15, 17:44, 17:59, 18:20, 18:42.

    Saídas de Alcântara:

    06:15, 06:30, 06:45, 07:00, 07:15, 08:52, 09:09, 09:26, 09:43, 10:00,
    11:27, 11:45, 12:04, 12:23, 13:56, 14:15, 14:33, 14:51, 16:30, 16:45,
    17:01, 17:16, 17:32, 19:05, 19:24, 19:44, 20:08.

    Teatro Mário Lago terá espetáculo de dança e peça infantil em três sessões no fim de semana em Saquarema

    0
    O Teatro Municipal Mário Lago terá dois espetáculos no próximo fim de semana em Saquarema

    O Teatro Municipal Mário Lago terá dois espetáculos no próximo fim de semana em Saquarema. Nos dias 10 e 11 de abril (sexta-feira e sábado), às 18h, será apresentado o evento de dança “Projeto Primeiro Passo”. E no dia 12 (domingo), às 15h, será a vez da peça “Guerreiras do K-Pop”, envolvendo comédia, música, lutas e coreografias. As duas montagens têm classificação indicativa livre.

    ”Primeiro Passo”

    Com a participação de 60 alunos e direção de Patrícia Beltrão, a Apresentação de Gala 2026 do Projeto Primeiro Passo tem como tema “Essa é a nossa onda: uma aventura no fundo do mar”, com diversas coreografias e modalidades de dança. O espetáculo tem 2 horas de duração e os ingressos podem ser adquiridos por R$ 25,00 (meia-entrada ou antecipado) e R$ 50,00 (inteira ou na hora do evento).

    ”Guerreiras do K-Pop”

    A adaptação teatral do filme Guerreiras do K-Pop conta as aventuras de Rumi, Mira e Zoey, as Huntrix, que têm uma missão muito maior do que a fama: caçar demônios e proteger o mundo contra essas criaturas sombrias que ameaçam romper a barreira mágica conhecida como Honmoon. Enquanto equilibram os holofotes dos shows com o dever de guardiãs, as garotas enfrentam desafios inesperados. Misturando humor, fantasia, batalhas e música, o espetáculo traz uma mensagem poderosa sobre a força da amizade e a importância de aceitar as diferenças.

    “Guerreiras do K-Pop” tem 1 hora de duração e no elenco estão Maria Clara Assumpção, Gisele Miranda e Sophia Jovino. A direção é de Júlio Ribeiro, a produção de Will Gama e a produção local de Olívia Mitidieri.

    Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/guerreiras-do-k-pop/3358373?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com, por R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (todos pagam meia-entrada, válido até a véspera do espetáculo). Mais informações: (22) 98164-9893.

    O Teatro Municipal Mário Lago conta com 160 lugares e fica localizado na Rua Cel. Madureira, 77 – térreo, no prédio da Prefeitura de Saquarema.

    Niterói amplia climatização para as creches comunitárias

    0
    As creches comunitárias conveniadas à Prefeitura de Niterói começaram a receber climatização em suas salas de aula

    As creches comunitárias conveniadas à Prefeitura de Niterói começaram a receber climatização em suas salas de aula. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (06) pelo secretário municipal de Educação, Bira Marques, ao lado da gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Neves, que também é servidora da Educação, e da presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello, durante visita à Creche Comunitária Nossa Senhora Aparecida, no Morro do Palácio, primeira unidade a iniciar a instalação dos equipamentos.

    Ao todo, 19 creches comunitárias serão contempladas, passando a contar com o mesmo padrão de climatização já garantido nas unidades da Rede Municipal de Educação. A medida amplia uma política pública consolidada na cidade e assegura mais conforto térmico para cerca de 2 mil crianças.

    “O que estamos fazendo aqui é dar escala a uma política pública que já mostrou resultado na rede municipal. Climatizar as creches comunitárias é garantir equidade: é assegurar que todas as crianças, independentemente da unidade em que estudam, tenham as mesmas condições de aprender com qualidade, conforto e dignidade”, afirmou o secretário de Educação, Bira Marques.

    Com a iniciativa, Niterói, que já garantiu a universalização da climatização nas salas de aula da Rede Municipal, avança ainda mais nessa pauta, se mantendo entre as cidades que mais investem em climatização escolar no país, superando a média nacional.

    O cronograma de instalações dos aparelhos já foi iniciado e será realizado ao longo do primeiro semestre em todas as creches. A primeira-dama Fernanda Sixel Neves destacou o compromisso da gestão em atender uma demanda histórica das comunidades.

    “Essa era uma demanda antiga das creches comunitárias e das famílias. Construímos uma solução segura do ponto de vista jurídico, já que as creches são conveniadas, e agora estamos tirando do papel um compromisso assumido com a cidade. Começar pelo Morro do Palácio tem um valor simbólico importante, porque foi aqui que esse diálogo se fortaleceu”, disse Fernanda Neves.

    Na Creche Comunitária Nossa Senhora Aparecida, cinco aparelhos já foram instalados nas salas de aula, além do refeitório. Para a diretora da unidade, Maria Moreira, o impacto da medida já é sentido no cotidiano da creche.

    “A gente já percebe a diferença. As crianças ficam mais confortáveis e tranquilas, e isso reflete diretamente no dia a dia das atividades. É um avanço muito significativo para todos nós”, destacou.

    A Rede Municipal de Educação de Niterói alcançou, em 2025, a marca de 100% das salas de aula climatizadas. O resultado foi possível a partir de um investimento superior a R$ 10 milhões, destinado à aquisição, instalação e manutenção dos aparelhos, além de obras de adequação elétrica nas unidades. Ao todo, mais de mil salas foram contempladas.

    Segundo dados do Centro de Inovação para Excelência das Políticas Públicas (CIEPP), apenas 33% das escolas públicas brasileiras possuem salas climatizadas. Em Niterói, esse índice saltou de 15% para 100% entre 2023 e 2025, alcançando todas as 98 unidades da rede e consolidando o município como referência nacional.

    Prefeitura de Maricá desenvolve ações de terapia ocupacional na Casa Abrigo Mumbuca

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, desenvolve na Casa Abrigo Mumbuca atividades de terapia ocupacional voltadas à promoção da autonomia e da independência dos acolhidos

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, desenvolve na Casa Abrigo Mumbuca atividades de terapia ocupacional voltadas à promoção da autonomia e da independência dos acolhidos. A iniciativa contribui para o fortalecimento de habilidades essenciais à realização de tarefas do cotidiano e melhoria da qualidade de vida dos usuários.

    Entre as práticas adotadas estão a organização pessoal e o cuidado com objetos próprios. As ações também incluem atividades lúdicas com papel e jogos, voltadas ao estímulo de capacidades cognitivas, como leitura e escrita.

    De acordo com a coordenadora da unidade, Andréia Cristina Sá, o uso de jogos é uma ferramenta importante no processo terapêutico. “Ao utilizarmos jogos e brincadeiras em papel, conseguimos estimular capacidades cognitivas, como leitura e escrita”, destacou.

    A coordenadora também ressaltou o uso de jogos de cartas, que contribuem para o desenvolvimento da atenção, da compreensão de regras, da socialização e do raciocínio lógico. Outros recursos auxiliam na percepção e na resolução de problemas.

    “São recursos que os terapeutas utilizam de forma adaptada às necessidades de cada usuário, sempre respeitando a individualidade e buscando a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social”, finalizou Andréia.

    Taça Cidade de Maricá começará neste domingo (12/04)

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove a partir do próximo domingo (12/04) a Taça Cidade de Maricá 2026, considerada a maior e mais tradicional competição de futebol amador do município.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove a partir do próximo domingo (12/04) a Taça Cidade de Maricá 2026, considerada a maior e mais tradicional competição de futebol amador do município. Ao todo, 30 equipes participam do torneio, com a categoria principal entrando em campo já na primeira rodada.

    Entre os clubes confirmados estão Areal F.C., ATC Amigos do Bem, Barcelona, Caxias F.C., Cordeirinho F.C., E.C. Amizade, Monte Castelo F.C., Galáticos F.C., Juventude, Marquês, Parque Nanci, Pitico F.C., Real Maré, Retão F.C., Rubro F.C., Saco das Flores, Santos F.C., São José F.C., U. Ponte Preta, além das equipes que também serão sedes dos jogos, como Bambuí F.C., E.C. Taquaral, Dínamo F.C., Itapeba A.C., E.C. Maricá, C.A. Bananal, Dominante F.C., Spar A.C., Ponta Negra F.C., Figueirense F.C. e Guaratiba F.C.

    A Taça Cidade de Maricá será disputada em formato eliminatório, com jogos únicos, garantindo vaga na próxima fase apenas às equipes vencedoras.

    As finais estão previstas para o dia 26 de maio, data do aniversário da cidade, no Estádio Municipal João Saldanha.

    Confira os jogos da primeira rodada

    A primeira rodada da competição contará com partidas distribuídas em diferentes campos do município, nos horários de 12h30 e 14h30.

    Às 12h30, jogam:

    São José F.C. x Caxias F.C., no campo do C.A. Bananal, no Bananal

    Barcelona x Retão F.C., no campo do E.C. Maricá, no Centro

    Às 14h30, os confrontos são:

    Figueirense F.C. x Marquês, no campo do Figueirense F.C., no Vale da Figueira

    Itapeba A.C. x Monte Castelo F.C., no campo do Itapeba A.C., em Itapeba

    Spar A.C. x Santos F.C., no campo do Spar A.C., no Spar

    U. Ponte Preta x Guaratiba F.C., no campo do C.A. Bananal, no Bananal

    E.C. Maricá x Rubro F.C., no campo do E.C. Maricá, no Centro

    Niterói ultrapassa 650 atendimentos com Capacita Empreendedor

    0
    A Prefeitura de Niterói vem ampliando o acesso da população a serviços de emprego, capacitação e apoio ao empreendedorismo por meio do programa Capacita Empreendedor Niterói

    A Prefeitura de Niterói vem ampliando o acesso da população a serviços de emprego, capacitação e apoio ao empreendedorismo por meio do programa Capacita Empreendedor Niterói. A primeira edição aconteceu no Horto do Fonseca e registrou um total de 656 atendimentos, consolidando a iniciativa como uma importante ferramenta de inclusão produtiva nos territórios. A iniciativa faz parte da estratégia para estimular o desenvolvimento econômico local, incentivar a geração de renda e fortalecer pequenos negócios, especialmente nos territórios com maior demanda por oportunidades.

    Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro (Seden), o programa tem como objetivo apoiar quem já possui um negócio ou deseja começar a empreender, oferecendo orientação prática, acesso a crédito, capacitação e encaminhamento para oportunidades de trabalho.

    Durante a ação no Fonseca, foram realizados 169 atendimentos especializados, além dos acolhimentos na recepção que garantem escuta qualificada e direcionamento adequado para cada demanda. A busca por emprego foi um dos principais destaques, com 421 atendimentos no balcão de vagas, reforçando a importância da iniciativa na conexão entre trabalhadores e o mercado.

    O apoio ao microempreendedor individual também teve forte adesão. Ao longo da ação, foram contabilizadas 37 aberturas de MEI e 66 regularizações, além da emissão de 5 notas fiscais e 3 declarações de faturamento. O serviço também realizou 10 orientações sobre pendências fiscais, auxiliando empreendedores na organização financeira e na regularidade dos seus negócios.

    O programa Niterói Empreendedora, que oferece linhas de crédito e suporte a pequenos negócios, também teve destaque, com 48 atendimentos. Já as atividades de qualificação profissional somaram 66 participações, ampliando o acesso à formação e ao desenvolvimento de habilidades.

    Além dos atendimentos realizados durante o evento, os dados da rede de assistência social mostram a capilaridade das ações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, que atuam como porta de entrada para os serviços e fortalecem a presença das políticas públicas nos bairros.

    “O resultado mostra que estamos no caminho certo ao levar os serviços diretamente para os bairros, facilitando o acesso da população a oportunidades de emprego, crédito e capacitação. O Capacita Empreendedor é uma política que aproxima o poder público das pessoas, apoia quem quer empreender e fortalece a economia local”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite.

    O Capacita Empreendedor Niterói foi criado para aproximar os serviços da população e facilitar o acesso a informações essenciais para quem deseja empreender. Entre as orientações oferecidas, estão a formalização de negócios, regularização de pendências fiscais, melhoria da gestão financeira e organização da atividade, sempre com atendimento prático e direto.

    A próxima edição do programa já tem data marcada e acontecerá no Horto do Barreto, entre os dias 14 e 17 de abril, das 10h às 16h30, levando novamente serviços gratuitos à população da região.

    Traduzir »