20.4 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 70

    “Niterói de Todos os Ângulos” revela a força do tecido acrobático no Parque da Cidade

    0
    Niterói é cenário de arte, movimento e sensibilidade com a abertura da exposição fotográfica “Niterói de Todos os Ângulos”, que estreou nesta terça-feira (07) no Parque da Cidade

    Niterói é cenário de arte, movimento e sensibilidade com a abertura da exposição fotográfica “Niterói de Todos os Ângulos”, que estreou nesta terça-feira (07) no Parque da Cidade, um dos cartões-postais mais emblemáticos do município.

    A mostra propõe um novo olhar sobre o tecido acrobático, reunindo imagens que capturam a beleza, a técnica e a expressividade dessa prática que transita entre o esporte e a arte.

    A exposição apresenta registros impactantes que exploram diferentes perspectivas — do alto, do movimento e da emoção — valorizando o corpo em cena e sua interação com paisagens icônicas da cidade.

    Com o tema voltado ao tecido acrobático, a exposição convida o público a enxergar Niterói sob novas óticas, onde arte e esporte se encontram em composições visuais únicas, tendo como cenário um dos pontos mais visitados da cidade.

    O evento conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), fortalecendo o incentivo a iniciativas que promovem cultura, bem-estar e ocupação criativa dos espaços urbanos.

    “O esporte também é expressão artística. Projetos como o “Niterói de Todos os Ângulos” ampliam o olhar da população sobre modalidades como o tecido acrobático e mostram o potencial da nossa cidade como palco de experiências culturais inovadoras”, afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo.

    A exposição reforça o papel de Niterói como cidade que valoriza a integração entre cultura e esporte, promovendo experiências acessíveis e inspiradoras para toda a população.

    Rodrigo Neves articula acordo internacional entre cidades latino-americanas no Equador

    0
    O prefeito de Niterói e presidente da rede Mercocidades, Rodrigo Neves, assinou, nesta terça-feira (07), no Equador, um acordo estratégico e histórico entre as duas entidades municipalistas da América Latina

    O prefeito de Niterói e presidente da rede Mercocidades, Rodrigo Neves, assinou, nesta terça-feira (07), no Equador, um acordo estratégico e histórico entre as duas entidades municipalistas da América Latina: Mercocidades e a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma).

    A articulação selou uma parceria inédita entre as organizações, ampliando a integração entre cidades da América do Sul, América Central e Caribe e reforçando um movimento crescente: o protagonismo dos municípios nas discussões globais. A assinatura aconteceu na cidade de Cuenca, cujo prefeito é o presidente da Flacma, Cristian Zamora.

    Tradicionalmente concentradas entre países, as agendas internacionais — como mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável — têm contado, cada vez mais, com a participação direta das cidades, onde as políticas públicas efetivamente acontecem.

    “É uma grande honra representar a Mercocidades neste momento histórico, em que firmamos um acordo de profundo significado para a América Latina. Pela primeira vez, duas organizações com mais de 30 anos de trajetória se unem formalmente para fortalecer o movimento municipalista, em um gesto que sinaliza claramente nossa disposição de atuar juntos diante dos desafios das nossas cidades. Em um cenário global marcado por ameaças à democracia e ao diálogo, essa união reforça o papel das cidades como espaços de cooperação, desenvolvimento e proximidade com as pessoas. Ao mesmo tempo, abre novas oportunidades de articulação internacional e acesso a investimentos, que serão fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população em áreas como saúde, educação, segurança e desenvolvimento urbano em toda a região”, destaca Rodrigo Neves.

    A cooperação entre as duas organizações fortalece a América Latina, estrategicamente e economicamente, no âmbito do acordo firmado em janeiro entre o Mercosul e a União Europeia, criando uma das maiores zonas de livre comércio do mundo.

    “Estamos dando um passo histórico ao construir uma unidade real do municipalismo latino-americano, algo que nunca havia sido alcançado em nível político. A partir de Cuenca, queremos que nasça uma luz de esperança e de integração para os nossos povos, porque é nas cidades que os problemas se apresentam de forma mais concreta e é nelas que precisamos estar mais próximos das pessoas para resolvê-los. Essa união responde a uma demanda antiga da comunidade internacional e abre caminho não apenas para o fortalecimento da democracia e da cooperação entre os países, mas também para avançarmos, de forma prática, no acesso a recursos e oportunidades para o desenvolvimento. Selamos hoje um pacto com visão de futuro, baseado no trabalho conjunto e na superação de diferenças, com o compromisso de construir uma América Latina mais integrada, forte e capaz de gerar resultados reais para a população”, disse Cristian Zamora, prefeito de Cuenca.

    Maricá promove encontro de servidores para debater políticas públicas

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta terça-feira (07/04) o primeiro encontro do Fórum Tecendo a Rede em 2026

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta terça-feira (07/04) o primeiro encontro do Fórum Tecendo a Rede em 2026. O evento em parceria com as secretarias de Justiça e Cidadania e Segurança Cidadã promoveu diálogos sobre o tema “Segurança Pública e Programas Existentes no município” no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.

    Com a participação de representantes de 18 secretarias e cerca de 60 servidores municipais, o encontro reforçou a importância da integração intersetorial para ampliar o acesso da população aos serviços públicos.

    De acordo com a coordenadora do fórum, Leci Alberti, a articulação entre as secretarias contribui para a efetividade das ações.

    “A conexão entre as secretarias facilita a entrega de serviços para quem mora na cidade. Precisamos conhecer cada política pública de perto para que elas cheguem a quem mais precisa”, afirmou.

    Durante o encontro, a subsecretária de Justiça e Cidadania, Valéria Rangel, destacou o impacto dos serviços apresentados à população.

    “O programa Advoga Social é uma das nossas iniciativas. Ela leva justiça e cidadania à população em situação de vulnerabilidade, fazendo a diferença”, ressaltou.

    Maricá registra menor índice de roubos de veículos na Região Metropolitana

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, registrou queda histórica nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026, alcançando a menor taxa da Região Metropolitana entre cidades com mais de 100 mil habitantes

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, registrou queda histórica nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026, alcançando a menor taxa da Região Metropolitana entre cidades com mais de 100 mil habitantes. O município também atingiu o menor índice de letalidade violenta dos últimos 24 anos e segue há dois anos sem registros de latrocínio e roubo de carga.

    Os dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e evidenciam os avanços contínuos nas ações de segurança pública da cidade.

    “Estamos preparando a Cidade da Segurança, armando a Guarda Municipal e avançando na construção do batalhão da Polícia Militar. Com isso, organizamos as forças de segurança para que Maricá se torne o município mais seguro do país”, ressaltou o prefeito Washington Quaquá.

    A cidade também avança em outros índices. Entre 2018 e 2026, Maricá reduziu em mais de 70% os índices de roubo de rua e letalidade violenta. No mesmo período, a cidade registrou queda superior a 80% nos roubos de veículos.

    O secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, ressaltou que os investimentos resultam em mais qualidade de vida para a população.

    “Maricá vem ampliando os investimentos em tecnologia, infraestrutura e inteligência artificial para reduzir os índices de violência. Seguiremos capacitando e especializando os agentes, além de fortalecer a integração com as polícias Militar e Civil”, acrescentou.

    Investimentos em estrutura e capacitações

    O município avança nas obras da Cidade da Segurança. O novo complexo contará com estruturas modernas para centralizar as operações, incluindo área de treinamento, estande de tiro, espaço para capacitações e um novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com câmeras inteligentes e monitoramento em tempo real.

    Além disso, em 2026, o município, em parceria com o Governo do Estado, anunciou a construção do 13º Batalhão da Polícia Militar, que será instalado na Cidade da Segurança.

    Maricá apresenta dados de programa de enfrentamento à violência contra a mulher

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou nesta terça-feira (07/04) a apresentação dos primeiros dados do Grupo Reflexivo para Homens (GRH), no Fórum de Araçatiba

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou nesta terça-feira (07/04) a apresentação dos primeiros dados do Grupo Reflexivo para Homens (GRH), no Fórum de Araçatiba. A iniciativa integra as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e tem como foco a conscientização e a mudança de comportamento dos participantes.

    O Grupo Reflexivo para Homens é uma política pública prevista na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), sendo recomendado como medida de reabilitação e responsabilização de autores de violência doméstica.

    O grupo é composto por encontros estruturados que incluem palestras interativas, dinâmicas de grupo e rodas de conversa, promovendo a reflexão sobre atitudes, a escuta ativa e a construção de novas formas de relacionamento. Criado em novembro de 2025, o programa já conta com três grupos formados. Entre os dados apresentados, 46,2% dos participantes possuem histórico de violência verbal contra suas parceiras e 30,8% de violência física, além de registros de violência psicológica (7,7%), moral (7,7%), sexual (3,8%) e patrimonial (3,8%).

    Conscientização e interrupção do ciclo de violência

    A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas Bastos, destacou a importância da iniciativa. “O objetivo é conscientizar sobre atitudes não violentas e desconstruir comportamentos que levaram à agressão. Sabemos que 98,5% dos participantes compreendem seus atos e não voltam a praticar violência. Esse trabalho é fundamental para interromper ciclos e proteger as mulheres”, afirmou.

    O coordenador do grupo reflexivo, Alan Christi, ressaltou o papel da política pública no enfrentamento à violência. “O Grupo Reflexivo é uma resposta avançada à necessidade de prevenção da violência doméstica. Ele complementa a Lei Maria da Penha ao promover a reeducação e a responsabilização dos autores”, explicou.

    “O grupo foi implementado no final do ano passado e representa uma política prevista na Lei Maria da Penha. É uma forma de educar os homens agressores para que não voltem a praticar violência. É muito importante ver esse projeto sendo colocado em prática no município”, comentou o juiz da Vara Criminal de Maricá, Felipe Gonçalves.

    Obras de macrodrenagem alteram o trânsito em Realengo a partir desta quarta-feira (08/04)

    0
    A CET-Rio implantará uma operação de trânsito para viabilizar obras de macrodrenagem da Fundação Rio-Águas, em Realengo, na Zona Oeste da cidade

    A CET-Rio implantará uma operação de trânsito para viabilizar obras de macrodrenagem da Fundação Rio-Águas, em Realengo, na Zona Oeste da cidade. A partir das 22h desta quarta-feira (08/04), a Rua Cardoso Martins será totalmente interditada, sempre no período das 22h às 5h do dia seguinte. A liberação da via está prevista para as 5h de sexta-feira (10/04), com o término dos serviços. As intervenções fazem parte do PAC Realengo, que realiza obras contra enchentes no bairro.

    Agentes da CET-Rio e operadores de tráfego estarão posicionados no local para orientar motoristas e pedestres, além de atuar na manutenção da fluidez viária. Será implantada sinalização específica em toda a região para alertar sobre as alterações no trânsito.

    Niterói fortalece ciclismo ao sediar etapa internacional de downhill no Parque da Cidade

    0
    Niterói vai receber o Continental Series Downhill (DHI), entre os dias 10 e 12 de abril, no Parque da Cidade, em São Francisco.

    Niterói vai receber o Continental Series Downhill (DHI), entre os dias 10 e 12 de abril, no Parque da Cidade, em São Francisco. Com patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, o campeonato integra o calendário oficial da Union Cycliste Internationale (UCI), principal entidade do ciclismo mundial, e coloca a cidade no circuito de uma das mais importantes etapas da modalidade na América Latina em 2026.

    “Niterói tem uma tradição forte no ciclismo, seja na mobilidade, seja no esporte de bicicleta. O Parque da Cidade sempre foi um espaço importante para o downhill e para a formação de atletas. Receber uma etapa internacional desse porte reconhece essa história. O esporte ajuda a fortalecer a cultura da bicicleta, porque inspira, engaja e amplia o olhar das pessoas sobre o que a bike representa na cidade. É essa combinação entre esporte, lazer e mobilidade que sustenta uma política pública consistente, construída ao longo dos últimos anos sob a liderança do prefeito Rodrigo Neves”, afirmou o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

    A prova de Downhill Individual (DHI) é conhecida pela alta velocidade e elevado nível técnico, desafiando atletas em um percurso de descida com terreno acidentado. O trajeto inclui obstáculos naturais e artificiais, como jardins de pedras (rock gardens), saltos em rampas, gaps, drops e curvas técnicas, exigindo precisão, habilidade e controle dos competidores.

    Caio Vieira Werneck, destaque da elite do downhill, que conquistou em 2023 o Pan-Americano e o Campeonato Brasileiro na categoria Júnior, destaca a emoção de participar do evento.

    “Estou muito feliz de ter essa competição no meu quintal, o Parque da Cidade. É uma oportunidade enorme e estou motivado para defender com garra o título dessa pista. Fiz meu nome na Júnior, sendo campeão Pan-Americano no Peru e brasileiro no sul do Brasil. Estou trabalhando para conquistar mais títulos na categoria elite. Essa prova no Parque da Cidade terá um significado muito importante na minha carreira como atleta profissional”, celebrou Caio.

    A programação começa nesta sexta-feira (10), com treinos oficiais e reconhecimento de pista pelos atletas. No sábado (11), acontecem os treinos cronometrados e as classificatórias (seeding run), etapa que define a ordem de largada e o ranqueamento dos competidores para a final. No domingo (12), serão realizadas as descidas decisivas, seguidas pela cerimônia de premiação.

    O evento reforça o posicionamento de Niterói como referência na promoção do esporte e na realização de competições de alto nível, além de incentivar o uso da bicicleta e o desenvolvimento do ciclismo na cidade e na região.

    Prefeitura de Maricá realiza programação de Páscoa no Condomínio Minha Casa, Minha Vida de Inoã

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do programa Minha Casa, Minha Vida, promove neste sábado (11/04), a partir das 13h, a “Páscoa das Comunidades”.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do programa Minha Casa, Minha Vida, promove neste sábado (11/04), a partir das 13h, a “Páscoa das Comunidades”. O evento gratuito acontece no condomínio Minha Casa, Minha Vida de Inoã e oferece uma programação voltada especialmente para crianças.

    Entre as atrações estão brinquedos infláveis, personagens temáticos, pintura facial, show de mágica e um espetáculo de Páscoa. Além disso, haverá distribuição de doces e chocolates para todos os pequenos participantes.

    “A Páscoa é um momento de união e alegria para as famílias. Com esta ação, queremos levar diversão e entretenimento para as crianças das comunidades, oferecendo uma programação diversificada e especial”, destacou Brunna Tavares, secretária das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida.

    Serviço:

    Páscoa das Comunidades

    Data: sábado (11/04)

    Horário: das 13h às 17h

    Local: Condomínio Minha Casa, Minha Vida de Inoã

    Obras na Rua da Carioca alteram o trânsito no Centro do Rio a partir desta quarta-feira (08/04)

    0
    A CET-Rio implantará um planejamento de trânsito a partir desta quarta-feira (08/04) para viabilizar obras de reurbanização na Rua da Carioca, no Centro da cidade, incluindo o projeto “Rua da Cerveja”.

    A CET-Rio implantará um planejamento de trânsito a partir desta quarta-feira (08/04) para viabilizar obras de reurbanização na Rua da Carioca, no Centro da cidade, incluindo o projeto “Rua da Cerveja”. As intervenções, com duração prevista de aproximadamente 60 dias, irão ocupar uma faixa do lado direito da via, com interdição ininterrupta (24h) no trecho entre o Largo da Carioca e a Rua Ramalho Ortigão, e interdição das 13h às 5h, entre a Rua Ramalho Ortigão e a Avenida República do Paraguai.

    A partir das 13h, como rota alternativa, os motoristas podem utilizar a Avenida República do Chile ou a própria Avenida República do Paraguai como acessos ao Castelo.

    Agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas e garantir a fluidez do tráfego. Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão monitorar a movimentação por meio das câmeras, com possibilidade de ajustes operacionais, se necessário.

    A recomendação aos motoristas é que evitem a região impactada, busquem rotas alternativas e fiquem atentos à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito.

    Câmeras do CISP e ShotSpotter auxiliam forças de segurança na prisão de suspeitos de envolvimento em latrocínio

    0
    Com apoio de câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói e do sistema ShotSpotter

    Com apoio de câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói e do sistema ShotSpotter, tecnologia de identificação acústica de disparos em tempo real, dois suspeitos de envolvimento em um caso de latrocínio e mais três homens foram presos nesta terça-feira (7).

    A tecnologia identificou disparos de arma de fogo em tempo real, permitindo o acionamento rápido das equipes policiais, que encontraram uma vítima fatal baleada no dorso, dentro de um veículo Tiggo branco. O alerta foi registrado às 2h33, indicando dois disparos na Rua Dom Bosco.

    Após o crime, os suspeitos roubaram um automóvel Mitsubishi Lancer e fugiram da região. As câmeras de monitoramento do CISP, aliadas ao trabalho integrado com as forças estaduais de segurança, possibilitaram o rápido compartilhamento dos dados da ocorrência.

    Por volta das 5h, durante patrulhamento na Avenida Rui Barbosa, uma guarnição da Polícia Militar identificou o veículo associado ao crime. Ao perceberem a tentativa de abordagem, os ocupantes fugiram por ruas internas de São Francisco, em direção à região da Grota.

    Durante a fuga, os suspeitos efetuaram disparos contra os policiais, que reagiram. Equipes do 12º BPM e da Divisão de Homicídios de Niterói realizaram cerco na região e prenderam dois suspeitos de envolvimento no latrocínio e mais três homens. A ação também resultou na apreensão de uma pistola, um rádio transmissor e drogas. O veículo roubado foi recuperado.

    “Assim que o sistema identificou os disparos em tempo real na madrugada, as equipes foram acionadas de forma imediata e chegaram em poucos minutos. Infelizmente, houve a morte da vítima, mas a tecnologia permitiu uma resposta rápida e contribuiu para a prisão dos suspeitos”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

    O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Júlio Cesar da Silva Castro, destacou o trabalho integrado com a Prefeitura de Niterói.

    “Fomos comunicados na madrugada pelo CISP, da Prefeitura de Niterói, através do ShotSpotter, de disparos de arma de fogo na Rua Dom Bosco, em Icaraí. Nossas equipes foram ao local e identificaram um indivíduo morto dentro de um veículo. Verificamos que o roubo de um outro veículo ocorreu logo em seguida. O veículo roubado pelos criminosos que cometeram o latrocínio foi identificado pelas câmeras da Prefeitura de Niterói. A partir destas informações, fizemos o cerco. Uma de nossas viaturas identificou o veículo circulando no bairro de São Francisco.

    Efetuamos a prisão dos dois suspeitos pelo latrocínio e mais três marginais e apreendemos drogas e uma pistola”, disse o comandante do 12º BPM.

    Sobre a tecnologia- O ShotSpotter é um sistema de detecção acústica que utiliza sensores instalados em pontos estratégicos da cidade, nas zonas Norte e Sul, para identificar o som característico de disparos de arma de fogo. Quando um tiro é detectado, o alerta é enviado automaticamente ao CISP, onde operadores — agentes da Guarda Municipal — analisam as informações e repassam os dados às forças policiais em questão de segundos, permitindo o direcionamento mais rápido das equipes para a área indicada.

    De acordo com os parâmetros técnicos do sistema, a contagem de disparos deve ser considerada aproximada, podendo haver variações em razão de fatores como sobreposição de sons, características do ambiente urbano ou obstruções físicas que interfiram na detecção.

    Os dados do ShotSpotter são utilizados como ferramenta inicial de monitoramento e análise, podendo ser posteriormente correlacionados com outras informações operacionais das forças de segurança.

    CISP 2.0 – Com a implantação do CISP 2.0, a cidade passará de 522 para mais de 800 câmeras de monitoramento — um aumento de até 40% na capacidade — e inicia a adoção de reconhecimento facial, além de novas ferramentas de inteligência artificial.

    A nova etapa do Centro Integrado de Segurança Pública inclui câmeras de alta resolução, equipamentos com visão 360 graus e recursos avançados de análise de dados, reforçando a prevenção e a investigação de crimes no município. Parte dos novos equipamentos já está sendo instalada em diferentes regiões da cidade

    Investimento em segurança reflete na redução da criminalidade – Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) indicam que Niterói vem registrando redução nos índices de violência nos últimos meses, na contramão do cenário estadual.

    Levantamento recente aponta queda em diferentes indicadores, como roubos de carga e crimes letais, enquanto o Estado do Rio apresenta aumento nesses tipos de ocorrência.

    O resultado é atribuído à atuação integrada das forças de segurança e ao investimento em tecnologia, como o uso de sistemas de monitoramento e inteligência que ampliam a capacidade de prevenção e resposta no município.

    Traduzir »