20.4 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 69

    Nova Iguaçu realiza intervenção na rede de drenagem no bairro Rancho Fundo

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou intervenções em um trecho da rede de drenagem no bairro Rancho Fundo

    A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou intervenções em um trecho da rede de drenagem no bairro Rancho Fundo. A manutenção ocorre na esquina das ruas das Perpétuas e das Hortências e tem como objetivo desobstruir o sistema e restabelecer o fluxo adequado das águas pluviais. Executado pela Subsecretaria da Cidade, vinculada à Secretaria Municipal de Governo (SEMUG), o serviço começou na última segunda-feira (6) e tem previsão de conclusão até esta sexta-feira (10).

    A obstrução da rede foi causada pelo descarte irregular de lixo em um canal localizado na Rua das Perpétuas, situação agravada pelas fortes chuvas de verão, especialmente as registradas em fevereiro. A avaliação é de Sérgio dos Santos Pinto Júnior, da SEMUG, responsável pela fiscalização do serviço.

    “Parte da rede antiga ficou comprometida devido ao acúmulo de resíduos, o que impediu o escoamento normal da água. Com a intervenção, o sistema será normalizado”, destaca Sérgio.

    Ele reforça que o descarte inadequado de lixo contribui diretamente para o entupimento da rede e dificulta a manutenção do sistema. “A colaboração da comunidade é fundamental para evitar novos transtornos”, completa.

    Rios e canais também recebem manutenção preventiva

    Além da intervenção no Rancho Fundo, a Prefeitura de Nova Iguaçu mantém ações permanentes de prevenção, com serviços de limpeza e manutenção de rios, canais e sistemas de drenagem em toda a cidade.

    Com foco na melhoria do escoamento das águas pluviais e na redução dos impactos causados por chuvas intensas, especialmente no verão, o município intensificou os trabalhos de limpeza de rios e valões. As ações são realizadas em diversos pontos e integram o programa contínuo de manutenção e desassoreamento coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

    Somente no último ano, foram retiradas mais de 50 mil toneladas de resíduos ao longo de cerca de 120 quilômetros de rios e valões. Entre os materiais encontrados estão pneus, carcaças de geladeiras, chassis de motocicletas e vasos sanitários, itens que comprometem a vazão das águas e aumentam o risco de alagamentos.

    As operações de limpeza são realizadas de forma periódica, com o objetivo de preparar os cursos d’água para o período de chuvas, garantindo melhores condições de escoamento e contribuindo para a segurança da população.

    Casa de Cultura de Saquarema recebe lançamento de livro sobre saúde emocional e autoconhecimento

    0
    A Prefeitura de Saquarema promove, nesta quinta-feira, 9 de abril, a partir das 18h, o lançamento do livro “As 12 Leis Universais para uma Vida Inteligente”, das autoras Ananda Aislin e Tania Rodrigues, publicado pela Reino Editorial

    A Prefeitura de Saquarema promove, nesta quinta-feira, 9 de abril, a partir das 18h, o lançamento do livro “As 12 Leis Universais para uma Vida Inteligente”, das autoras Ananda Aislin e Tania Rodrigues, publicado pela Reino Editorial. O evento será realizado na Casa de Cultura Walmir Ayala e é aberto a todos os interessados.

    Em um cenário em que o cuidado com a saúde mental e emocional se torna cada vez mais necessário, a obra propõe reflexões sobre comportamento humano, autoconhecimento e escolhas que influenciam a forma de viver. Mais do que um lançamento literário, o encontro será um espaço de diálogo e troca de experiências com o público.

    A programação inclui um coquetel de lançamento e uma conversa aberta com as autoras, que abordarão temas relacionados ao desenvolvimento humano e à inteligência emocional. A proposta é aproximar a comunidade de discussões relevantes, fortalecendo a cultura como ferramenta de transformação e bem-estar.

    Ananda Aislin é neuropsicopedagoga, terapeuta, artista, autora e palestrante, atuando com foco em saúde mental, inteligência emocional e desenvolvimento humano, por meio do projeto Conexão Universitária. Já Tania Rodrigues é terapeuta e desenvolve trabalhos voltados ao autoconhecimento e ao crescimento pessoal.

    A Casa de Cultura Walmir Ayala fica localizada na Rua Coronel Madureira, 88, no Centro de Saquarema.

    Projeto endurece punições contra usuários de linhas cortantes no RJ

    0
    endurecimento das penalidades e o fortalecimento da fiscalização contra o uso de linhas cortantes em pipas, como o cerol e a chamada linha chilena
    Gincana de férias dos adolescentes do Centro Socioeducativo (Iases) termina em brincadeiras com pipas.

    A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) analisa o Projeto de Lei 7413/2026 que propõe o endurecimento das penalidades e o fortalecimento da fiscalização contra o uso de linhas cortantes em pipas, como o cerol e a chamada linha chilena. A iniciativa tem como principal objetivo preservar vidas diante do aumento de acidentes graves e fatais associados a esses materiais.

    A proposta altera a Lei 7.784/2017, ampliando significativamente o valor das multas para infratores. Pelo novo texto, o uso, posse ou transporte de linhas cortantes poderá gerar penalidades entre 500 e 2.000 UFIR-RJ (de R$ 2.480,20 a R$ 9.920,80) enquanto a fabricação e comercialização desses produtos poderá ser punida com multas de até 20 mil UFIR-RJ (R$ 99.208) Em casos de reincidência, os valores serão dobrados.

    Além das sanções financeiras, o projeto de lei prevê medidas mais rigorosas contra estabelecimentos comerciais. Locais flagrados vendendo os materiais proibidos poderão ser interditados imediatamente e, em caso de reincidência, terão o alvará de funcionamento cassado. A proposta também reforça a responsabilização ao longo de toda a cadeia de fornecimento.

    Outro ponto central do projeto é a criação de ações integradas de fiscalização, envolvendo órgãos de segurança e ordem pública. A intenção é aumentar a efetividade no combate à comercialização ilegal e na apreensão de materiais, enfrentando uma das principais fragilidades apontadas na legislação atual.

    Na justificativa, a deputada Índia Armelau destaca que, embora já exista proibição, a lei vigente não tem sido suficiente para coibir a prática. Acidentes recentes, incluindo mortes de motociclistas atingidos por linhas cortantes, evidenciam a necessidade de medidas mais duras e eficazes.

    “A legislação atual não está sendo suficiente para salvar vidas. Precisamos de punições mais severas e fiscalização efetiva para impedir que essas linhas continuem causando tragédias”, afirma a deputada India Armelau.

    A parlamentar também ressaltou o foco da proposta na proteção da população: “Nosso objetivo é claro: preservar a vida. Não podemos aceitar que trabalhadores, especialmente motociclistas, continuem expostos a um risco tão alto por conta de uma prática ilegal que ainda persiste.”

    A expectativa é que o reforço nas punições e na fiscalização contribua para evitar novas tragédias.

    Niterói abre o mês com mais de 160 motos abordadas em ação de fiscalização

    0
    A Prefeitura de Niterói, por meio da Nittrans, abordou 161 motos na primeira ação integrada contra veículos barulhentos neste mês de abril.

    A Prefeitura de Niterói, por meio da Nittrans, abordou 161 motos na primeira ação integrada contra veículos barulhentos neste mês de abril. A ação de fiscalização, que já abordou mais de 2 mil motos desde janeiro, realizou, na Rua São Lourenço, a ação que contou com a participação também da Inspetoria Geral dos Agentes de Trânsito, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), da Guarda Municipal, de policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar, do Proeis e do Segurança Presente.

    Ao todo, 29 motociclistas foram autuados por infrações diversas, incluindo a adulteração do cano de descarga, que é o foco da ação. Onze motocicletas foram recolhidas ao depósito, sendo três por causa do escapamento adulterado, que aumenta o ruído e prejudica a qualidade de vida da população.

    “Esta é uma ação que tem nos dado um excelente retorno e podemos observar no dia a dia. A população fica mais tranquila e os infratores acabam ficando mais conscientes. Vamos continuar em outros locais e esperamos que este número de abordagens aumente significativamente”, destacou o presidente da Nittrans, Nelson Godá.

    As ações de fiscalização têm foco em veículos com escapamento irregular e outras infrações de trânsito. O objetivo das ações é reduzir o barulho excessivo nas ruas de Niterói e garantir mais qualidade de vida à população.

    Prefeitura de Maricá inicia curso de formação em Direitos Humanos

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, iniciou nesta quarta-feira (08/04) o Curso de Formação em Direitos Humanos do Programa Marielle Franco

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, iniciou nesta quarta-feira (08/04) o Curso de Formação em Direitos Humanos do Programa Marielle Franco. A iniciativa reúne servidores públicos e moradores em uma capacitação sobre cidadania, inclusão social e políticas públicas.

    O curso aborda conceitos, história e garantias dos direitos fundamentais no Brasil e no cenário internacional, além de incentivar a participação social e o fortalecimento das políticas públicas no município.

    As aulas acontecem presencialmente às quartas-feiras, até o dia 10 de junho, na sede do Programa Marielle Franco. Ao todo, são dez encontros, com duração de três horas cada, conduzidos por professores convidados. Entre os temas, estão inclusão social, direito à cidade, desigualdades e combate ao racismo.

    Formação e fortalecimento das políticas públicas

    O secretário de Direitos Humanos, João Carlos de Lima, o Birigu, destacou a importância da iniciativa. “O Programa Marielle Franco tem como objetivo estimular o pensamento crítico. Maricá possui uma ampla rede de políticas sociais, e é fundamental que esse processo esteja acompanhado de reflexão e formação”, afirmou.

    O pesquisador Manuel Gándara ressaltou a continuidade das ações. “Este é o quinto curso realizado, com encontros voltados ao pensamento crítico e ao debate sobre direitos humanos”, disse.

    Moradora do bairro Parque Nanci, Amanda Tomaz destacou a importância da formação. “Quero ampliar meu conhecimento para entender melhor a sociedade e os nossos direitos. Isso também é importante para o futuro da minha filha”, comentou.

    Artesãos de Nova Iguaçu representam o município na 18ª edição da Rio Artes Manuais

    0
    O talento e a identidade cultural de Nova Iguaçu estão em destaque na 18ª edição da Rio Artes Manuais, principal evento de capacitação e negócios da economia criativa do estado do Rio de Janeiro, que teve início nesta quarta-feira (8)

    O talento e a identidade cultural de Nova Iguaçu estão em destaque na 18ª edição da Rio Artes Manuais, principal evento de capacitação e negócios da economia criativa do estado do Rio de Janeiro, que teve início nesta quarta-feira (8), no centro de convenções ExpoRio Cidade Nova. A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), marca presença com um estande que valoriza o artesanato local e promove importantes símbolos do município.

    Logo no primeiro dia, o espaço recebeu centenas de visitantes, muitos deles interessados em conhecer e adquirir as peças produzidas pelos artesãos iguaçuanos. O estande foi ambientado com referências visuais de pontos emblemáticos da cidade, como a rampa de voo livre da Serra do Vulcão, a pista de skate e a Fazenda São Bernardino, reforçando a conexão entre arte, memória e pertencimento.

    Ao todo, 15 profissionais do Programa Municipal de Artesanato representam Nova Iguaçu na feira. Também estão expostas peças produzidas por sete artesãs que participaram do curso Artesanato como Identidade Cultural, ministrado pela mestre artesã Lina de Melo, na sede da FENIG. Os trabalhos apresentados destacam elementos da cultura iguaçuana, como a laranja, símbolo histórico do município, além de referências ao patrimônio cultural local.

    Para o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro, a participação de Nova Iguaçu no evento reforça a tradição e a força do artesanato produzido na cidade.

    “Nova Iguaçu é um dos municípios pioneiros em participação na Rio Artes Manuais. Nosso estande é tradicional nesse grande evento porque sabemos a importância de mostrar os talentos do nosso município, além de contribuir para a promoção da cidade em um evento de tanta visibilidade, com um artesanato diverso e de forte identidade cultural”, destacou.

    A artesã ceramista Dalva Santos, que desenvolve um trabalho autoral transformando a argila em peças únicas e cheias de significado, ressaltou a receptividade do público.

    “Os visitantes que passam pelo estande de Nova Iguaçu estão conhecendo o nosso artesanato e apreciando nossas criações. Assim, mostramos a capacidade criativa dos nossos profissionais”, afirmou.

    Neste primeiro dia de evento, Dalva atuou no estande ao lado das artesãs Jenifer Rebolhedo, especialista em saboaria, e Sonia dos Santos, criadora de bonecos inclusivos.

    A Rio Artes Manuais segue até domingo, 12 de abril, com programação de quarta a sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 10h às 17h, reunindo atividades ligadas ao artesanato, empreendedorismo, decoração, moda, gastronomia, saúde e entretenimento cultural.

    Tecnologia ShotSpotter de Niterói ajuda a esclarecer execução de mestre de capoeira em Icaraí

    0
    A investigação sobre o assassinato do mestre de capoeira Paulo Cesar da Silva Souza, conhecido como Mestre Paulinho Sabiá, ganhou novos desdobramentos e teve uma reviravolta após o cruzamento de dados das inteligências do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói e da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí

    A investigação sobre o assassinato do mestre de capoeira Paulo Cesar da Silva Souza, conhecido como Mestre Paulinho Sabiá, ganhou novos desdobramentos e teve uma reviravolta após o cruzamento de dados das inteligências do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói e da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. O sistema ShotSpotter, que detecta disparos em tempo real, registrou a sequência de tiros no momento do crime e, aliado às imagens do Cercamento Eletrônico, ajudou a reconstruir a dinâmica da execução.

    O avanço das investigações permitiu a identificação dos envolvidos e levou à prisão de Adriana Souza Possobom Aragão de Miranda, irmã do mestre de capoeira Paulo Cesar da Silva Souza. Ela foi presa nesta quarta-feira (8) em Niterói, suspeita de ser a mandante do assassinato do próprio irmão, ocorrido em fevereiro. Segundo a investigação, o crime teria sido motivado por interesses financeiros.

    O capoeirista, referência internacional e um dos fundadores do grupo Capoeira Brasil, foi morto a tiros na noite de 18 de fevereiro de 2026, no bairro de Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Ele estava no banco do carona de um carro conduzido pela esposa quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram disparos à queima-roupa. A vítima foi atingida por três tiros e morreu no local.

    Dados do sistema ShotSpotter registraram a sequência de disparos em poucos segundos. Às 21h34m12s, o sistema detectou o primeiro tiro. Em seguida, novos disparos foram identificados às 21h34m14s e 21h34m17s, todos na mesma área de Icaraí. O alerta automático foi enviado imediatamente ao CISP, permitindo que operadores cruzassem as informações acústicas com imagens do sistema de videomonitoramento e do cercamento eletrônico da cidade.

    A partir desse primeiro alerta tecnológico, equipes passaram a analisar as câmeras da região. As imagens ajudaram a identificar a motocicleta utilizada pelos criminosos e a mapear o trajeto percorrido antes e depois da execução por meio do sistema de cercamento eletrônico instalado em diferentes acessos da cidade.

    Durante a análise do material, investigadores encontraram um detalhe importante. Em registros captados dois dias antes do crime, câmeras da cidade mostram o mestre de capoeira sendo seguido por uma motocicleta com características semelhantes à utilizada na execução. A descoberta reforçou a hipótese de que a vítima vinha sendo monitorada previamente pelos criminosos.

    Essas imagens também ajudaram a contextualizar um episódio ocorrido dias antes da morte, já que o capoeirista havia registrado uma ocorrência em delegacia relatando ter sido vítima de uma tentativa de assalto. Com o avanço das investigações e o cruzamento das informações obtidas pelo Cisp com os dados da Polícia Civil, os investigadores passaram a considerar que o episódio poderia estar relacionado à preparação do crime.

    Com base nesses elementos, equipes da Delegacia de Homicídios iniciaram um trabalho detalhado de inteligência, analisando imagens de câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade. O material permitiu reconstruir o trajeto da motocicleta tanto no dia da suposta tentativa de abordagem quanto no dia da execução, revelando deslocamentos, horários e possíveis pontos de apoio utilizados pelos criminosos.

    Segundo o secretário municipal de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, o caso demonstra a importância da integração entre tecnologia e investigação policial.

    “Hoje Niterói conta com um sistema de videomonitoramento, cercamento eletrônico e ferramentas tecnológicas que permitem gerar informações importantes para as investigações. A integração entre o CISP e a Delegacia de Homicídios transforma dados em inteligência e contribui diretamente para o esclarecimento de crimes”, afirmou o secretário.

    O Centro Integrado de Segurança Pública já realizou mais de 5 mil exportações em seu sistema, com imagens que foram colocadas à disposição da Justiça ou das polícias para elucidação de crimes ou investigações.

    O cruzamento das informações do sistema ShotSpotter e das mais de 800 câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói — entre elas 120 câmeras inteligentes do sistema de cercamento eletrônico, além de portais instalados nas entradas e saídas da cidade — tem sido fundamental para subsidiar inquéritos policiais, permitindo reconstituir a sequência dos crimes e fortalecer a linha investigativa que leva à identificação dos envolvidos ou à realização de abordagens e ações em tempo real.

    Maricá promove mutirão de emissão de identidades para idosos

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promove neste sábado (11/04), a partir das 9h, um mutirão de emissão da carteira de identidade voltado a pessoas com mais de 60 anos

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promove neste sábado (11/04), a partir das 9h, um mutirão de emissão da carteira de identidade voltado a pessoas com mais de 60 anos. A ação será realizada na subprefeitura de Itaipuaçu, com o objetivo de facilitar o acesso a documentos essenciais para a população idosa.

    Em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), o mutirão oferece atendimento prioritário em uma das regiões que mais cresce no município, evitando deslocamentos para outras cidades ou unidades mais distantes.

    Para participar, é necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), CPF e comprovante de residência atualizado.

    Serviço:

    Emissão de carteira de identidade para idosos

    Data: 11/04 (sábado)

    Horário: A partir das 9h

    Local: Subprefeitura de Itaipuaçu – Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34), s/n, Jardim Atlântico, Itaipuaçu

    Documentos necessários: certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), CPF e comprovante de residência atualizado

    Procuradoria Geral de Niterói participa de encontro no Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro

    0
    A Procuradoria Geral do Município de Niterói participou de encontro realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)

    A Procuradoria Geral do Município de Niterói participou de encontro realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ), que reuniu representantes municipais e a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE/RJ) para tratar de temas de interesse comum dos entes locais e do estado.

    O encontro contou com a presença do governador em exercício, Ricardo Couto; do procurador-geral do estado, Renan Miguel Saad; do procurador-geral do município de Niterói, Técio Lins e Silva; do sub-procurador-geral do município de Niterói, Francisco Soares, além de representantes de diversos municípios fluminenses. O encontro teve como foco o fortalecimento do diálogo institucional e a busca de soluções conjuntas para desafios enfrentados por todos.

    “A reunião foi muito produtiva, sobretudo em um momento desafiador do estado do Rio de Janeiro. Niterói deixou marcada uma posição de cooperação e de disposição em colaborar para o fortalecimento das instituições e da democracia em nosso estado. O município acredita que o diálogo é a melhor forma de se alcançar convergências e soluções”, destacou o procurador-geral de Niterói, Técio Lins e Silva.

    A participação da PGM Niterói reafirmou o compromisso do município com a atuação integrada e a construção de políticas públicas mais eficientes.

    “Tivemos a presença de representantes de vários municípios do estado. Neste sentido, a reunião foi importante para demonstrar que o melhor caminho é a colaboração e a integração entre os entes locais, que possuem interesses e objetivos comuns. O fortalecimento institucional do estado é benéfico para todos”, afirmou o sub-procurador-geral de Niterói, Francisco Soares.

    Maricá celebra ancestralidade africana com programação cultural e gratuita

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, apoia o Festival Realiza Maricá 2026, que acontece nesta sexta-feira e no sábado (10 e 11/04) no Sítio Abèbè, no Caxito

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, apoia o Festival Realiza Maricá 2026, que acontece nesta sexta-feira e no sábado (10 e 11/04) no Sítio Abèbè, no Caxito. O evento conta com programação gratuita voltada ao intercâmbio cultural entre tradições africanas e brasileiras.

    A iniciativa reúne atividades culturais e formativas que abordam ancestralidade, espiritualidade e expressões artísticas, contribuindo para a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento das relações internacionais do município.

    Na sexta (10), a programação acontece das 18h às 21h e, no sábado (11), das 13h às 19h, incluindo vivências com a realeza africana, além de apresentações de tambores, dança, música, saberes ancestrais e gastronomia tradicional. O evento é voltado a povos de axé, estudantes, pesquisadores e ao público em geral, promovendo a troca de conhecimentos e o acesso à cultura.

    Serviço

    Festival Realiza Maricá 2026

    Data: 10 e 11/04 (sexta-feira e sábado)

    Horário: 18h às 21h (10/04) e 13h às 19h (11/04)

    Local: Sítio Abèbè – Estrada do Rio Fundo, 45 – Caxito – Maricá

    Traduzir »