21.9 C
Maricá
    quarta-feira, junho 24, 2026
    Início Site Página 65

    Washington Quaquá critica o ex-prefeito Fabiano Horta e a ruptura política em Maricá se aprofunda

    0
    Em uma postagem publicada nas redes sociais no último domingo, 12 de abril, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), demonstrou indignação e decepção com o ex-prefeito do município, Fabiano Horta (PT).

    Em uma postagem publicada nas redes sociais no último domingo, 12 de abril, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), demonstrou indignação e decepção com o ex-prefeito do município, Fabiano Horta (PT). Na publicação, Quaquá fez críticas duras e diretas a Fabiano e ressaltou que o ex-prefeito o afastou, não cumpriu acordos políticos estabelecidos e realizou movimentos políticos contra ele.

    No desabafo, Quaquá afirma que acreditava no potencial de Fabiano, embora o próprio ex-prefeito não acreditasse em si mesmo: “Elegi meu sucessor, que não tinha voto nem para se eleger vereador (foi o ultimo na eleição de 2012); mesmo assim, fiz dele presidente da Câmara, depois deputado federal — quando nem ele acreditava — e o elegi prefeito.”

    Em seguida, o atual prefeito de Maricá (Washington Quaquá), destacou: “Ele pegou o que eu não tive: a era de ouro do petróleo. Meu último orçamento foi de 680 milhões; o dele foi de 7 bilhões — mais de 19 vezes maior!”

    Os pontos principais sobre a quebra de vínculo e confiança entre ambos foi dito nos paragráfos seguintes da postagem de Quaquá: “Mas, assim que ganhou, me afastou das decisões e não fui mais considerado para praticamente nada. Fiquei quieto. Todos os meus desafetos, com os quais brigamos a vida inteira para derrotar em Maricá – entre eles a empresa Amparo – foram chamados de volta para o governo, enquanto o meu pessoal foi afastado, rebaixado ou isolado.

    Não queriam colocar meu filho de vice, como combinado! Eu briguei e exigi que voltassem atrás. Colocaram Diego de vice, mas não deram NENHUMA condição de trabalho a ele! Tirei-o do governo e o coloquei para trabalhar com Eduardo Paes, onde fez um trabalho extraordinário.

    Diziam que eu estava inelegível e trabalharam para isso! Mas não só não fiquei como tive uma grande votação para deputado federal!

    Apresentei Diego, como combinado, como candidato a prefeito. Eles vetaram meu filho!

    Foi então que, vendo os erros, absurdos e desvios do projeto que EU iniciei e CONQUISTEI NA PORRADA contra os coronéis de Maricá sendo desvirtuado, resolvi me candidatar novamente!”

    Ainda na publicação feita pelo Quaquá, o mesmo ressaltou nos primeiros parágrafos a sua trajetória política e os inícios das transformações no município maricaense: “Lutei desde os 14 anos de idade, como filho de pobre, morando em um barraco, com papai soldado da polícia e mamãe balconista de padaria e vendedora de roupas de casa em casa.

    Mas eles me deram a oportunidade de estudar! Trabalhava desde os 12 anos na birosca do meu pai, em Itapeba, e estudava à tarde, no Colégio Maricá, com uma bolsa de estudos dada pelo governador Leonel Brizola.

    Ali comecei minha militância estudantil e, no barraco da minha casa, na Mumbuca, fundei o PT.

    Fui perseguido, ameaçado de morte; organizei estudantes, professores e o povo, e derrotamos os coronéis, construindo uma cidade para o povo!”

    A situação mostra que a ruptura política entre Washington Quaquá e Fabiano Horta vem se aprofundando cada vez mais. Até o fechamento desta matéria, o ex-prefeito de Maricá, Fabiano Horta, não publicou nenhuma resposta à postagem de Quaquá.

    Maricá promove 1º Campeonato Municipal de Xadrez com participação de atletas de diferentes idades

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, realizou no sábado (11/04) o 1º Campeonato Maricaense de Xadrez no Centro Educacional de Maricá (CEM) Joana Benedicta Rangel, no Centro

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, realizou no sábado (11/04) o 1º Campeonato Maricaense de Xadrez no Centro Educacional de Maricá (CEM) Joana Benedicta Rangel, no Centro. O evento reuniu jogadores iniciantes, amadores e experientes, com o objetivo de incentivar a prática do xadrez no município e promover a integração entre os participantes.

    A competição foi disputada pelo sistema suíço, com seis rodadas, modelo em que os enxadristas enfrentam adversários com pontuação semelhante ao longo do torneio. Cada partida teve duração máxima de 20 minutos, com disputas organizadas em categorias por faixa etária, ampliando o alcance do público.

    “O xadrez envolve raciocínio, estratégia e dialoga com a ciência e a tecnologia. Esse é o primeiro campeonato municipal e a expectativa é ampliar esse movimento na cidade, com novos projetos e mais oportunidades”, destacou a secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Sabrina Alves.

    Participante da competição, o estudante Bernardo Class, de 14 anos, ressaltou a importância do incentivo ao esporte.

    “É essencial ter eventos como esse, que valorizam outras modalidades além do futebol. O xadrez é incrível e iniciativas assim ajudam a dar mais visibilidade para quem gosta de jogar”, afirmou.

    Gabriel Silva, de 15 anos, também enfatizou a relevância da iniciativa para a juventude.

    “Já participei de outras competições e vejo como é importante fortalecer o xadrez na cidade. Eventos como esse incentivam mais pessoas a aprender e ajudam a desenvolver a modalidade em Maricá”, acrescentou.

    Além das partidas, foi realizada uma pesquisa de campo com os participantes durante o evento, com foco na coleta de dados sobre o perfil do público, alcance territorial e demanda por projetos esportivos, contribuindo para o planejamento de novas ações no município.

    Nova Iguaçu prorroga vacinação no Ônibus da Saúde por mais uma semana no Centro

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu decidiu estender por mais uma semana a ação do Ônibus da Saúde

    A Prefeitura de Nova Iguaçu decidiu estender por mais uma semana a ação do Ônibus da Saúde. A estrutura vai funcionar desta segunda-feira (13) até a próxima sexta-feira (17), das 9h às 16h, na Via Light, na altura da Avenida Nilo Peçanha

    Durante os cinco dias úteis da semana passada, foram aplicadas 2.060 doses, entre imunizantes contra gripe, Covid-19, tríplice viral, hepatite, dT (difteria e tétano) e vacinas de rotina. O volume confirma a demanda reprimida e a eficácia da estratégia de levar o serviço para áreas de grande circulação no município.

    A escolha do ponto é estratégica. Próximo à estação de trem, às linhas intermunicipais e ao Calçadão, o local facilita o acesso de trabalhadores, estudantes e comerciantes que têm dificuldades para ir a unidades de saúde durante a semana.

    O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, destaca o impacto direto da ação. Segundo ele, a presença em regiões movimentadas amplia o alcance da vacinação e aproxima o serviço da população.” “Os resultados mostram que estamos no caminho certo ao levar o serviço do Ônibus da Saúde para áreas de grande circulação”, afirmou.

    A prorrogação também reforça o alerta preventivo contra o sarampo. Mesmo sem casos registrados no município, a intensificação da vacinação ocorre após confirmações recentes no estado do Rio de Janeiro e em São Paulo, cenário que mobiliza autoridades de saúde em todo o país.

    Além da tríplice viral, o Ônibus da Saúde disponibiliza doses contra Influenza, Covid-19 e demais imunizantes do calendário nacional para pessoas a partir de três meses, conforme indicação do Ministério da Saúde.

    O secretário de Saúde de Nova Iguaçu alerta para a importância da caderneta atualizada. Doenças como o sarampo são altamente contagiosas e podem causar complicações graves.

    “Manter a caderneta de vacinação em dia é uma medida essencial de proteção individual e coletiva. O sarampo, por exemplo, é uma doença altamente contagiosa, que pode evoluir com complicações graves, especialmente em crianças. A vacina é segura, eficaz e continua sendo a principal forma de prevenção”, reforçou.

    Outros pontos de vacinação, com dias e horários, estão disponíveis no site da Prefeitura.

    Maricá: Espraiado de Portas Abertas de Páscoa movimenta o turismo rural

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, realizou neste domingo (12/04) mais uma edição do Espraiado de Portas Abertas, desta vez em celebração à Páscoa

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, realizou neste domingo (12/04) mais uma edição do Espraiado de Portas Abertas, desta vez em celebração à Páscoa. O evento movimentou o bairro ao longo do dia, reunindo moradores e visitantes em um circuito turístico com diversas experiências culturais, gastronômicas e de lazer.

    A iniciativa transformou a região em um roteiro de visitação variado, com bares, restaurantes, sítios e espaços culturais abertos ao público. Durante o evento, os visitantes puderam aproveitar pratos típicos, produtos da agricultura familiar, artesanato local e apresentações musicais ao vivo.

    “Tivemos um domingo de sol, com diversas atividades nos estabelecimentos locais e a presença do coelhinho da Páscoa. Foi uma ação de muito sucesso”, afirmou Júlia de Oliveira, secretária de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno.

    Morador da região, Yuri Monteiro, de 27 anos, ressaltou a importância da iniciativa. “É uma forma de curtir o domingo com a família e valorizar o melhor da cidade”, afirmou.

    A artesã Rosa Maria de Jesus participou da programação e celebrou o evento. “Levamos novidades para o público e foi muito gratificante receber todos que passaram pelo nosso espaço”, acrescentou.

    Realizado em parceria com as companhias de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Maricá Alimentos (Amar) e de Cultura e Turismo de Maricá (Maré), o evento também contou com atividades voltadas ao turismo de natureza, como trilhas ecológicas, passeios guiados, city tour à Fazenda Joaquin Piñero e roteiros por trilhas, rios e cachoeiras.

    Maricá: Competição de luta livre esportiva mobiliza atletas em Itaipuaçu

    0
    Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Lutas e Esportes de Combate de Base e Alto Rendimento, apoiou neste domingo (12/04) o Maricá Grappling 2026, primeira competição oficial de luta livre esportiva no município

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Lutas e Esportes de Combate de Base e Alto Rendimento, apoiou neste domingo (12/04) o Maricá Grappling 2026, primeira competição oficial de luta livre esportiva no município. O evento, realizado na Arena Itaipuaçu, reuniu atletas de diferentes idades e níveis, com entrada gratuita e arrecadação de alimentos não perecíveis.

    As disputas começaram pela manhã, com as categorias mirim e infantil, e seguiram ao longo do dia até as categorias adulto e master, com a presença de atletas de Maricá, de municípios vizinhos e de outros estados, como Minas Gerais e São Paulo.

    “Eventos como esse promovem desenvolvimento social e econômico, além de proporcionarem aos atletas a oportunidade de competir em casa. Isso fortalece o pertencimento e contribui para o crescimento na modalidade”, destacou Thiago da Silva, secretário de Lutas e Esportes de Combate de Base e Alto Rendimento.

    Atleta da competição, Ana Júlia ressaltou a importância do evento. “Foi muito emocionante lutar pela primeira vez em Maricá. A estrutura estava excelente e o evento incentiva os atletas, mostrando o esporte como um caminho de oportunidades”, ressaltou.

    Acompanhando a participação da filha Emily, Elisangela celebrou o resultado da participação. “Foi uma grande alegria ver o desempenho dela. Ficamos impressionados com a estrutura do campeonato, que está de parabéns”, pontuou.

    Maricá realiza ação da Semana da Qualidade de Vida em São José do Imbassaí

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Qualidade de Vida, Bem-Estar e Entretenimento, realizou neste sábado (11/04) um dia de atividades em celebração à Semana da Qualidade de Vida na Praça Gilmar dos Santos, em São José do Imbassaí

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Qualidade de Vida, Bem-Estar e Entretenimento, realizou neste sábado (11/04) um dia de atividades em celebração à Semana da Qualidade de Vida na Praça Gilmar dos Santos, em São José do Imbassaí. A programação reuniu moradores com foco na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

    Durante o evento, foram oferecidas atividades físicas, aferição de pressão arterial, atendimentos multiprofissionais e práticas integrativas, como auriculoterapia. O público também teve acesso à distribuição de mudas e sementes agroecológicas, incentivando hábitos saudáveis e o contato com a natureza.

    “Pela primeira vez realizamos a Semana da Qualidade de Vida, com atividades e atendimentos voltados à população, em uma ação integrada que fortalece o cuidado e o bem-estar”, destacou o secretário de Qualidade de Vida, Bem-Estar e Entretenimento, Reinaldo da Silva Cunha.

    Moradora de Itapeba, Maria Luiza, de 61 anos, participa do programa Viver Bem há três anos e ressaltou os seus benefícios. “É uma iniciativa que traz saúde física e mental, além de convivência e aprendizado. A gente aproveita tudo que é oferecido, porque faz muito bem”, disse.

    Já Eliane Frederico, de 65 anos, participa das atividades físicas e de bem-estar no polo de Ponta Negra e reforçou o seu impacto no cotidiano . “As ações que participo só acrescentaram coisas boas na minha vida, com crescimento físico e mental. É um espaço de qualidade, que incentiva a gente a se cuidar cada vez mais”, acrescentou.

    A programação segue neste domingo (12/04), a partir das 8h, reunindo participantes dos polos do programa, além da população em geral, com parceria das secretarias de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres e de Agricultura e Pecuária.

    Maricá: Páscoa nas Comunidades leva lazer e diversão para crianças em Inoã

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida e da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (Maré), promoveu neste sábado (11/04) a ação Páscoa nas Comunidades

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida e da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (Maré), promoveu neste sábado (11/04) a ação Páscoa nas Comunidades. A iniciativa reuniu famílias e crianças no condomínio Minha Casa, Minha Vida de Inoã, com programação voltada ao lazer, à convivência e à celebração.

    O evento contou com brinquedos infláveis, como piscina de bolinhas, cama elástica e pula-pula, além de músicas infantis, brincadeiras e atividades recreativas. Personagens temáticos, como o coelho da Páscoa, garantiram a interação com o público infantil ao longo da programação.

    A secretária especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida, Brunna Tavares, destacou a importância da ação para os moradores.

    “Estamos levando carinho, acolhimento e momentos de alegria para as crianças. É uma iniciativa pensada para fortalecer o pertencimento e fazer com que as famílias tenham acesso a atividades de lazer dentro dos seus territórios”, afirmou.

    Moradora da região, Eliana Moraes, de 51 anos, elogiou a iniciativa.“Estava tudo muito bonito e organizado. É uma ação importante para as crianças brincarem e se divertirem”, destacou.

    Já a jovem Letícia, de 11 anos, demonstrou entusiasmo com a programação. “Fiquei muito animada com tudo, principalmente com os brinquedos. Foi muito legal poder participar”, acrescentou.

    Durante a ação, também foram distribuídos bombons e chocolates, reforçando o clima de celebração e animando o público infantil presente.

    “Foi muito bom, especial e divertido, principalmente por poder aproveitar o momento com meus amigos”, completou Steicy Ivis, de 12 anos.

    Maricá reforça vacinação contra a gripe aos fins de semana

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (11/04) uma mobilização de vacinação contra a Influenza (gripe) na Igreja Missão Vida, no Centro, e na Subprefeitura de Itaipuaçu

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (11/04) uma mobilização de vacinação contra a Influenza (gripe) na Igreja Missão Vida, no Centro, e na Subprefeitura de Itaipuaçu. A iniciativa buscou facilitar o acesso à imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, ampliando a cobertura vacinal no município.

    A ação contribui na prevenção de casos graves da doença, especialmente entre pessoas com comorbidades, imunossuprimidos e profissionais que atuam em áreas essenciais, como saúde, educação e transporte.

    “Estamos levando a vacinação para perto das pessoas, fazendo com que os públicos prioritários tenham mais oportunidades de se proteger. Essa estratégia fortalece o cuidado e mostra a importância da vacina para o bem-estar”, destacou o secretário de Saúde, dr. Marcelo Velho.

    Em Itaipuaçu, a população se mobilizou e participou da iniciativa. Lindalva Neves, de 68 anos, ressaltou o impacto da ação.

    “Moro em Itaipuaçu há 27 anos e achei ótima a vacinação aqui na subprefeitura, ainda mais sendo no sábado. É uma oportunidade importante para a gente se proteger e evitar doenças mais graves”, acrescentou.

    A imunização contra a gripe continua na cidade de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, nas Unidades de Saúde da Família (USF). Aos sábados, também é possível receber a vacina nas unidades com funcionamento distrital.

    Maricá: Feira da Agricultura Familiar reúne produtores e moradores em Araçatiba

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou neste sábado (11/04) a Feira da Agricultura Familiar na Praça Agroecológica de Araçatiba

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou neste sábado (11/04) a Feira da Agricultura Familiar na Praça Agroecológica de Araçatiba. A ação reuniu produtores locais, artesãos e expositores, com oferta de alimentos orgânicos, gastronomia artesanal e produtos cultivados sem agrotóxicos, fortalecendo a economia solidária e o consumo consciente no município.

    Durante a feira, o público encontrou itens variados, como hortifrutigranjeiros, bebidas artesanais (licores, cervejas e cachaças), além de geleias, pães, biscoitos, massas e plantas.

    “Levamos à feira a produção das hortas comunitárias e de sítios parceiros, com alimentos frescos e da estação, incentivando uma alimentação mais saudável e o apoio aos produtores locais”, explicou a feirante Mônica Thevénard.

    Moradora de Itaipuaçu, Ângela Oliveira, de 45 anos, destacou a importância da iniciativa. “Adoro as feiras de Maricá e estou sempre visitando. Tanto em Araçatiba e no Centro, passo para receber sementes e mudas e comprar alguns produtos. Tudo de ótima qualidade”, acrescentou.

    A feira integra as políticas públicas voltadas à agroecologia e ao fortalecimento da agricultura familiar em Maricá, promovendo a conexão entre produtores e consumidores e ampliando o acesso da população a alimentos frescos e saudáveis continuamente.

    Prefeito Rodrigo Neves lança convite no México para que Niterói sedie reunião do Bureau Executivo da CGLU em 2027

    0
    prefeito de Niterói e presidente da Rede Mercocidades, Rodrigo Neves, encerrou nesta sexta-feira (10) sua missão oficial pelo México e Equador com uma intensa agenda na Cidade do México

    O prefeito de Niterói e presidente da Rede Mercocidades, Rodrigo Neves, encerrou nesta sexta-feira (10) sua missão oficial pelo México e Equador com uma intensa agenda na Cidade do México. Ao lado de líderes locais e globais, participou de debates estratégicos no âmbito da reunião do Bureau Executivo da Ciudades y Gobiernos Locales Unidos (CGLU), organismo que reúne mais de 250 mil cidades em todo o mundo. Durante o encontro, Neves fez um convite oficial para que Niterói seja sede da reunião do Bureau Executivo da CGLU no primeiro semestre de 2027.

    Pela manhã, Rodrigo Neves integrou o painel “Os cuidados: impulsionadores de uma nova geração de serviços públicos”, onde apresentou políticas inovadoras de Niterói e da rede sul-americana.

    “A consideração do cuidado como elemento central de uma nova geração de prestação de serviços públicos reflete uma mudança no papel dos governos locais e regionais, colocados na vanguarda da construção de sociedades mais igualitárias, resilientes e democráticas”, destacou Rodrigo Neves.

    O prefeito também lembrou o papel da mulher no cuidado cotidiano com a família, atividade normalmente não remunerada e que toma três vezes mais tempo do que os homens, comprometendo a desejada igualdade entre os gêneros.

    “Pensando nisso, e entendendo o cuidado como transversal e abrangendo todos os setores da Prefeitura, criei, no âmbito da administração central da cidade, o Gabinete de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, com prioridade para as mulheres. Um dos resultados concretos mais importantes desse esforço é que Niterói está há mais de 15 meses sem nenhum feminicídio”, completou.

    A reunião do Bureau Executivo da CGLU no México contou com a participação de Emilia Saiz, Secretária-Geral da CGLU;Fernando Gray (ex-presidente da Mercocidades e prefeito da cidade argentina de Esteban Echeverría), da governadora da província de Pichincha, no Equador, Paola Pabón, e da prefeita da Cidade do México, Clara Brugada, entre outros nomes.

    O presidente do Mercocidades, Rodrigo Neves, também participou da sessão preparatória para o Congresso Mundial de Tânger, com foco nas prioridades da seção regional numa perspectiva global. Neves destacou que a contribuição que a América Latina pode dar ao mundo por ser uma região sem graves conflitos entre os países e um território que busca a paz e confia no diálogo e na diplomacia para a solução dos conflitos.

    “Se alguns líderes mundiais estão muito ocupados com as guerras, é mais importante ainda que nós, líderes de governos locais e subnacionais, nos dediquemos a cuidar das pessoas, fortalecer o pacto social local e gerar a confiança nas lideranças públicas, tão difícil nos dias de hoje”, enfatizou.

    Traduzir »