22.6 C
Maricá
    quarta-feira, junho 24, 2026
    Início Site Página 64

    Maricá integra programa nacional e amplia políticas de segurança pública

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, aderiu ao programa “Município Mais Seguro” - uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça, em alinhamento com as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, aderiu ao programa “Município Mais Seguro” – uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça, em alinhamento com as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública.

    O projeto tem como objetivos ampliar a segurança no município, reduzir crimes e desordens urbanas, fortalecer a formação e capacitação contínua dos agentes da Guarda Municipal e garantir novos equipamentos para a corporação. A iniciativa também incentiva a segurança comunitária e valoriza os profissionais da área.

    “O programa representa mais um passo no desenvolvimento de ações integradas com uso de tecnologia, monitoramento e capacitação contínua na segurança pública no Brasil. Maricá terá ainda mais proteção e tranquilidade para a população”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras.

    A adesão ao “Município Mais Seguro” amplia ações já adotadas na cidade, como o sistema de monitoramento, totens de segurança, botão do pânico e a modernização dos equipamentos da Guarda Municipal. Os avanços já são visíveis. Como resultado das políticas adotadas nos últimos anos, Maricá vem registrando reduções históricas nos índices de criminalidade.

    Reduções históricas nos índices de criminalidade

    No primeiro trimestre de 2026, Maricá registrou queda histórica nos roubos de veículos, além de atingir o menor índice de letalidade violenta dos últimos 24 anos e permanecer há dois anos sem registros de latrocínio e roubo de carga. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e evidenciam os avanços nas políticas públicas de segurança.

    Entre 2018 e 2026, o município reduziu em mais de 70% os índices de roubo de rua e letalidade violenta, além de registrar queda superior a 80% nos roubos de veículos.

    Niterói apresenta programa “Vida Nova no Morro” para arquitetos e urbanistas no Rio

    0
    A Prefeitura de Niterói apresentou, nesta segunda-feira (13), as diretrizes do programa “Vida Nova no Morro”, em evento realizado na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), no centro da capital fluminense

    A Prefeitura de Niterói apresentou, nesta segunda-feira (13), as diretrizes do programa “Vida Nova no Morro”, em evento realizado na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), no centro da capital fluminense. A iniciativa, que marca uma nova etapa nas políticas públicas para as 83 comunidades da cidade, tem como objetivo central fortalecer ainda mais a relação do município com seus territórios, evidenciando as potências identificadas nas comunidades. O “Vida Nova no Morro”, uma parceria da Prefeitura com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), terá intervenções de urbanização integrada, melhorias habitacionais e desenvolvimento socioeconômico.

    O programa é uma construção intersetorial que envolve diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Niterói, com a coordenação conjunta da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados. Durante a apresentação, foi destacado o histórico de investimentos voltados à resiliência de Niterói. Desde 2013, foram investidos mais de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura de proteção de encostas e segurança, totalizando mais de 250 obras nas comunidades da cidade, bem como a estruturação de todo o Sistema de Defesa Civil da cidade, que hoje é referência nacional.

    O programa “Vida Nova no Morro” é uma política pública prioritária, integrando planejamento urbano à justiça social e ambiental. O compromisso do município é garantir que o desenvolvimento chegue a todos os territórios.

    A secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Marcele Sardinha, enfatizou o impacto direto na vida dos cidadãos.

    “Com as ações do programa, vamos levar para as famílias dessas comunidades uma vida nova a partir dessas intervenções. O objetivo é fortalecer nessa população o senso de pertencimento e a clara percepção de que a vida mudou para melhor”, afirmou a secretária.

    O “Vida Nova no Morro” está estruturado em três pilares fundamentais: Desenvolvimento Socioeconômico, Melhorias Habitacionais e Urbanização Integrada. As primeiras áreas beneficiadas para a fase inicial de implementação do programa incluem as comunidades Vila Ipiranga, Boa Vista, Pau Ferro, Morro do Estado, Morro da Penha e Caniçal, que foram selecionadas mediante critérios técnicos analisados em parceria com os especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    Além da secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Marcele Sardinha, participaram do evento o secretário municipal de Urbanismo, Carlos Krykhtine; e o arquiteto, urbanista e consultor da Prefeitura de Niterói, Sérgio Magalhães.

    Maricá amplia atendimento a mulheres com câncer

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, oferece acolhimento, orientação e apoio a mulheres com diagnóstico de câncer

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, oferece acolhimento, orientação e apoio a mulheres com diagnóstico de câncer por meio do Centro de Atenção Integral à Mulher Oncológica (CAIMO).

    O espaço integra a rede de cuidado do município e disponibiliza atendimento multidisciplinar, com serviços de psicologia, assistência jurídica, nutrição, fisioterapia e estética, promovendo suporte emocional e acompanhamento durante o tratamento. A proposta é oferecer um atendimento complementar, contribuindo para o bem-estar das pacientes ao longo do enfrentamento da doença, com foco não apenas nos aspectos físicos, mas também emocionais e sociais.

    A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas Bastos, destacou a importância da iniciativa. “O CAIMO surge como uma atenção complementar às mulheres com diagnóstico de câncer. Sabemos que elas enfrentam desafios que vão além do físico, envolvendo questões emocionais e sociais. Nosso objetivo é acolher, acompanhar e fortalecer essas mulheres, mostrando que elas não estão sozinhas”, afirmou.

    Para participar, é necessário realizar o agendamento pelo telefone (21) 97177-5128 ou comparecer presencialmente à sede da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, apresentando laudo médico original, documento com foto e comprovante de residência.

    Maricá recebe semana de serviços e ações voltadas ao uso consciente de energia

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, apoia a realização de uma semana de ações promovidas pela Enel Rio no município

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, apoia a realização de uma semana de ações promovidas pela Enel Rio no município, entre terça-feira (14) e sexta-feira (17).

    Durante o período, a população terá acesso a atendimento móvel com serviços como troca de titularidade, negociação de débitos, parcelamentos, religações e novas ligações de energia.

    A programação também inclui troca de lâmpadas antigas por modelos de LED, mais econômicos, além de palestras sobre consumo consciente e atividades interativas. Haverá ainda orientação sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda.

    A ação conta ainda com o projeto Energia Legal, realizado em parceria com a Polícia Civil, voltado ao combate a fraudes e furtos de energia.

    Novas geladeiras

    Nos dias 14 e 15, das 8h às 17h, e no dia 16, das 8h às 14h, será realizado o cadastro para o sorteio de 40 geladeiras eficientes. O sorteio acontece na quinta-feira (16) e a entrega aos contemplados será na sexta-feira (17), das 9h às 13h.

    A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Enel. Para participar, o titular da conta de energia deve apresentar cópias do RG, CPF e uma conta de luz atualizada no momento do cadastro.

    Serviço

    Troca de geladeiras e Van Experience

    Datas: 14 a 17 de abril

    Horário: 8h00 às 17h

    Local: Rua Alice Maximino de Souza, s/nº, em frente ao CEPT Leonel de Moura Brizola

    Atendimento móvel, Nave Enel e atividades educativas

    Datas: 14 a 17 de abril

    Horário: 8h30 às 17h

    Locais: 14 e 15/04 – Rua Projetada Dez, Itaipuaçu e 16 e 17/04 – Rua Alice Maximino de Souza, s/nº, em frente ao CEPT Leonel de Moura Brizola

    Em cinco anos, cartão Tarifa Solidária atinge marca de 11 milhões de viagens em Saquarema

    0
    O Tarifa Solidária, criado pela Prefeitura de Saquarema, completou cinco anos e os números mostram o sucesso do programa que dá desconto na passagem dos ônibus municipais da cidade

    O Tarifa Solidária, criado pela Prefeitura de Saquarema, completou cinco anos e os números mostram o sucesso do programa que dá desconto na passagem dos ônibus municipais da cidade. Desde 2021, ano do lançamento do cartão, já foram registradas cerca de 11 milhões de viagens. Somente em 2025, foram 3 milhões de transações. Atualmente, a Prefeitura de Saquarema subsidia cerca de 70% do valor da passagem para os beneficiários da Tarifa Solidária, que pagam R$ 2 por viagem, enquanto o preço sem desconto fica em R$ 6,88.

    A diminuição do valor da passagem tem impacto no bolso dos passageiros. Uma pessoa que vai de casa para o trabalho e volta usando a Tarifa Solidária economiza R$ 9,76 por dia. Em um mês, a economia pode chegar a R$ 214,72; no ano, R$ 2.576,64. A matemática não deixa dúvidas sobre o impacto no bolso do passageiro, que fica com mais dinheiro para outras despesas. Quem trabalha sabe a diferença que isso faz no orçamento de casa.

    Aumento no poder de consumo

    “O subsídio que a Prefeitura de Saquarema usa para diminuir o preço da passagem é uma política pública que vai muito além da mobilidade. É uma iniciativa voltada para o bem-estar da população e, consequentemente, do nosso município. Com mais dinheiro no bolso, o passageiro tem mais qualidade de vida e movimenta a economia da cidade, ao aumentar o seu poder de consumo”, destaca Leandro Lessa, diretor de Transportes da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos.

    Pagar uma passagem de ônibus mais barata não é privilégio, mas um direito que todo habitante de Saquarema com idade entre 6 e 64 anos tem. Para solicitar o benefício, é bem simples. Basta apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência atual e de seis meses atrás atestando que o beneficiário mora no município. As solicitações de cartões da Tarifa Solidária podem ser feitas na Central do Cidadão, entre 08h e 16h. O endereço é Av. Saquarema, 5.481, Bacaxá. Antes de ir ao local, o solicitante pode fazer um pré-cadastro no site do programa. Para acessar, clique aqui.

    Briga entre torcidas do Fluminense e do Flamengo termina em tiros no bairro do Caxito (Maricá)

    0
    As torcidas organizadas do Flamengo (Raça Rubro-Negra) e do Fluminense (Young Flu) se envolveram em uma briga que terminou em tiros no bairro do Caxito, em Maricá

    As torcidas organizadas do Flamengo (Raça Rubro-Negra) e do Fluminense (Young Flu) se envolveram em uma briga que terminou em tiros no bairro do Caxito, em Maricá. A confusão, que teve socos, chutes e pauladas, aconteceu pouco antes do jogo entre os times, no último domingo (12/04).

    Os policiais militares receberam uma denúncia anônima de que barulhos de tiros foram ouvidos durante a confusão generalizada. Os disparos vieram da Estrada do Camburi, no Caxito, justamente onde a briga estava acontecendo.

    Os agentes foram até o local e conseguiram abordar um veículo com seis ocupantes suspeitos. Na abordagem, eles afirmaram que foram até a região para defender um amigo que teria se envolvido na briga com a torcida organizada do Fluminense.

    Dentro do carro, não foram encontrados produtos ilícitos nem armas. Apenas foi encontrado um uniforme da torcida organizada do Flamengo, de São Gonçalo.

    Os seis ocupantes também não têm nenhum registro criminal. Eles foram orientados a deixar o município. Ninguém foi preso, e também não há registros de feridos.

    Ainda não se sabe a identidade do autor dos disparos.

    Prefeitura de Maricá amplia oportunidades com cursos gratuitos de qualificação profissional

    0
    A Prefeitura de Maricá, em parceria com a Firjan SENAI, oferece cursos gratuitos de qualificação profissional no município, com o objetivo de preparar a população para o mercado de trabalho e fortalecer a economia local

    A Prefeitura de Maricá, em parceria com a Firjan SENAI, oferece cursos gratuitos de qualificação profissional no município, com o objetivo de preparar a população para o mercado de trabalho e fortalecer a economia local. As formações acontecem no Polo Qualifica Maricá, em Itaipuaçu, e atendem moradores interessados em desenvolver e aprimorar habilidades.

    Entre os cursos oferecidos está o de Auxiliar de Construção Civil, que reúne conteúdos teóricos e práticos voltados ao setor. Durante as aulas, os alunos aprendem conceitos fundamentais, além de conhecimentos técnicos aplicados às rotinas do canteiro de obras, contribuindo para uma formação completa.

    Para o professor Getulio da Costa Pires, a iniciativa leva novos horizontes profissionais à população.

    “O curso de Auxiliar de Construção Civil promove capacitação e amplia oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A formação combina aprendizado técnico e atividades práticas voltadas ao setor da construção, o que é fundamental para os alunos”, destacou.

    As formações integram o investimento do município no desenvolvimento da mão de obra local e na geração de emprego e renda, preparando os moradores para atuar em novos empreendimentos, como o complexo turístico Maraey e o Plaza Maricá Shopping.

    Além do curso de Auxiliar de Construção Civil, a parceria contempla outras formações na área da construção e gestão, como armador de ferragens, almoxarife e carpinteiro de obras, ampliando as possibilidades de inserção profissional e qualificação técnica.

    Nova Iguaçu disponibiliza pagamento da Taxa Consolidada 2026 pela internet

    0
    Para facilitar a vida de empresas, contribuintes e contadores, a Prefeitura de Nova Iguaçu disponibilizou o pagamento da Taxa Consolidada referente ao exercício de 2026 pela internet

    Para facilitar a vida de empresas, contribuintes e contadores, a Prefeitura de Nova Iguaçu disponibilizou o pagamento da Taxa Consolidada referente ao exercício de 2026 pela internet. A guia de pagamento pode ser emitida pelo Portal do Contribuinte, disponível no site oficial do município: http://contribuinte.novaiguacu.rj.gov.br/. A Taxa Consolidada reúne, em uma única cobrança anual, taxas municipais obrigatórias relacionadas ao funcionamento e à regularidade das atividades empresariais, como licenciamento, fiscalização e controle urbano. A unificação simplifica o cumprimento das obrigações fiscais, reduzindo a burocracia para os contribuintes.

    Os recursos arrecadados com a Taxa Consolidada são destinados à manutenção e ao aprimoramento dos serviços públicos municipais, especialmente nas áreas de fiscalização, ordenamento urbano, infraestrutura, limpeza pública e ações administrativas que garantem o pleno funcionamento das atividades econômicas no município. De acordo com o secretário municipal de Fazenda e Fiscalização Tributária, Evandro Gonçalves, a medida traz mais eficiência tanto para o contribuinte quanto para a gestão pública.

    “A Taxa Consolidada permite que o empresário regularize suas obrigações de forma simples e rápida, sem precisar se deslocar até a Prefeitura. Além disso, os recursos arrecadados retornam para a população em forma de serviços públicos, organização da cidade e melhoria do ambiente de negócios”, destacou.

    A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a modernização dos serviços públicos, a desburocratização e o fortalecimento do ambiente de negócios em Nova Iguaçu, oferecendo mais praticidade, agilidade e segurança no atendimento aos contribuintes.

    Outra novidade no atendimento ao contribuinte é o Simulador de Taxas Mercantis, disponível no site da Prefeitura: http://contribuinte.novaiguacu.rj.gov.br/. Com ele, empresários ou contadores que estejam planejando abrir uma empresa ou realizar alterações poderão saber com antecedência os valores das taxas que serão cobradas.

    “O simulador é uma ferramenta disponibilizada pela Prefeitura com a finalidade de facilitar o planejamento de qualquer abertura ou alteração realizada no município de Nova Iguaçu. Com o simulador, o contador ou empresário pode saber, antes mesmo de abrir seu negócio, qual será o valor das taxas consolidadas que serão cobradas. Isso evita surpresas e torna o processo mais transparente”, afirma o secretário.

    Vitória, recorde e liderança: a tarde perfeita do Maricá F.C na Baixada

    0
    O torcedor do Maricá F.C viu seu time ter uma tarde inesquecível no estádio Jânio Moraes, o Laranjão. O Tsunami venceu o Nova Iguaçu por 1 x 0 na cidade da Baixada Fluminense.

    O torcedor do Maricá F.C viu seu time ter uma tarde inesquecível no estádio Jânio Moraes, o Laranjão. O Tsunami venceu o Nova Iguaçu por 1 x 0 na cidade da Baixada Fluminense. Com o resultado, a equipe manteve a invencibilidade de oito jogos sobre o adversário e assumiu a liderança do grupo A14 da Série D, com duas vitórias e seis pontos. Para fechar, com seu gol, o da vitória, o atacante Pablo Thomaz se tornou o maior artilheiro da história do clube.

    O gol da vitória gol saiu aos 23 minutos. Após cruzamento de Magno Nunes da direita, a zaga do Nova Iguaçu falhou e a bola sobrou limpa para Thomaz marcar o 23º gol com a camisa do Tsunami. Em sua segunda passagem pelo clube, o matador completou 45 jogos com a camisa do clube, uma média 0,51 gol por partida. Ao final do jogo, o atacante falou sobre a alegria de ultrapassar Jonathan Chula e se tornar o maior goleador isolado dos oitos anos de vida do clube.

    “Esse gol de me deixa muito feliz. Não é uma marca qualquer. É uma alegria muito grande me tornar o maior artilheiro da história do clube. E uma felicidade maior ainda sair de campo com os três pontos e a liderança da nossa chave. Estamos no caminho certo e rumo aos nossos objetivos”.

    O técnico Marcus Alexandre comemorou o resultado e elogiou a equipe pela entrega e pela capacidade de cumprir o plano tático traçado para o jogo contra o adversário da Baixada Fluminense.

    “Foi uma vitória muito importante. O time soube se portar e cumpriu à risca aquilo que planejamos para o jogo. Fizemos uma partida segura, sem sustos e o Pablo teve a felicidade de aproveitar a chance que teve para garantir a vitória e o 100% de aproveitamento no campeonato até aqui”, completou.

    E o Maricá F.C tem tudo para seguir com sua boa campanha nesse início de competição nacional. Na próxima rodada terá pela frente o clássico da região contra o Sampaio Corrêa, da vizinha Saquarema, às 17h, no Estádio João Saldanha. É hora da massa maricaense lotar o Caldeirão de Cordeirinho e empurrar o Tsunami para mais uma vitória na Série D.

    Saquarema terá inscrições nesta terça e quarta-feira para o curso gratuito para a Escola de Sargento das Armas

    0
    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, está disponibilizando para os moradores mais um curso

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, está disponibilizando para os moradores mais um curso, desta vez o preparatório para o concurso da Escola de Sargento das Armas – ESA.

    O Concurso da ESA é responsável por selecionar e formar os sargentos de carreira do Exército Brasileiro, em especializações combatentes e não-combatentes, para atuar em todo território nacional e até em missões no exterior.

    O concurso terá vagas para duas categorias: “Combate, Logística e Aviação”, destinada ao público masculino, entre 17 e 24 anos; e “Música e Saúde”, voltada para candidatos de ambos os sexos, que tenham de 17 a 26 anos. Para as duas categorias, os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.

    O curso e as inscrições

    O curso preparatório terá 30 vagas, no turno da noite, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 21h30, com início em 27 de abril. As inscrições estarão abertas nos dias 14 e 15 de abril, pelo aplicativo Colab, através do link https://saquarema.colab.re/service/69d66fe7e745e50f896cb95b. A confirmação presencial será nos dias 16 e 17 de abril, das 8h às 20h, no Centro de Capacitação Profissional Vinicius Vidal França, localizado na Rua Tia Mello, 25, em São Geraldo – Bacaxá, onde também serão ministradas as aulas. Na ocasião da confirmação presencial, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: Cópia do RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade; e cópia do RG do responsável, em caso de menores de idade.

    Com este novo curso, a Prefeitura de Saquarema atinge a marca de 17 cursos, entre preparatórios e de capacitação gratuitos, disponibilizados somente no ano de 2025 à população, proporcionando o aprimoramento profissional e a possibilidade de melhoria da qualidade de vida de inúmeros moradores do município.

    Traduzir »