22.6 C
Maricá
    quarta-feira, junho 24, 2026
    Início Site Página 63

    Maricá: projeto promove encontro entre estudantes de diferentes gerações

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (14/04) o Projeto Sankofa na Escola Municipalizada de Inoã

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (14/04) o Projeto Sankofa na Escola Municipalizada de Inoã. A ação reuniu alunos da Escola do Idoso, de Itaipuaçu, e estudantes do 9º ano para uma roda de conversa e troca de experiências entre gerações.

    O projeto, realizado em parceria com escolas de tempo integral, destaca a importância da educação em todas as idades. Durante o encontro, os participantes compartilharam histórias e participaram de atividades como teatro, música, poesia e dança.

    “Estamos uma troca entre gerações, mostrando a importância da educação e da escola para o futuro”, explicou a gerente de ensino da educação para idosos, Adriana Ribeiro.

    A aluna Sophia Victória destacou a experiência com o ensino integral. “Tem sido uma experiência incrível. Aqui a gente aprende, se diverte e se sente acolhido. Temos professores e profissionais que nos ajudam em todos os momentos”, comentou.

    “Eu sempre quis estudar, mas não tive oportunidade quando era mais jovem. Depois que me aposentei, consegui voltar a estudar e hoje estou aqui”, completou Ana Maria Valouche, aluna da Escola do Idoso.

    Niterói amplia sistema de bicicletas compartilhadas com nova estação no Barreto

    0
    O Barreto ganhou a primeira estação das NitBikes. O ponto do sistema de bicicletas compartilhadas gratuitas da Prefeitura de Niterói está localizado na Rua Galvão, esquina com a Rua Presidente Craveiro Lopes, e conta com 16 bicicletas disponíveis

    O Barreto ganhou a primeira estação das NitBikes. O ponto do sistema de bicicletas compartilhadas gratuitas da Prefeitura de Niterói está localizado na Rua Galvão, esquina com a Rua Presidente Craveiro Lopes, e conta com 16 bicicletas disponíveis. A previsão é de que uma segunda unidade seja implantada nos próximos dias na Rua Dr. Luiz Palmier, ampliando as opções de deslocamento no bairro.

    Com o novo ponto, Niterói passa a contar com 59 estações de NitBike. A iniciativa é coordenada pelo Niterói de Bicicleta, que atua na expansão da infraestrutura cicloviária, na promoção da educação no trânsito e no incentivo a formas de deslocamento mais acessíveis e sustentáveis.

    “A expansão do sistema permite conectar mais regiões da cidade e fortalece uma política pública que impacta diretamente a vida da população. As NitBikes vêm se consolidando como uma alternativa de transporte rápida, gratuita, segura e sustentável para quem se desloca diariamente. É mais mobilidade e qualidade de vida para a população”, analisou o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

    Alta demanda – Recentemente, a Praça da Cantareira passou a contar com uma segunda estação das NitBikes, reforçando a oferta do serviço em uma das áreas mais movimentadas de Niterói. O intenso fluxo de estudantes e professores na região explica a alta demanda. Somadas, as duas estações disponibilizam 63 bicicletas.

    Para utilizar as “roxinhas”, é necessário se cadastrar no aplicativo do serviço, disponível para download na Play Store e na App Store. O uso é gratuito por até 1 hora nos dias de semana e 1 hora e 30 minutos aos domingos e feriados.

    Réplica de fuzil e grande quantidade de drogas são apreendidas após ação da PM na comunidade do Risca Faca, em Inoã

    0
    Na manhã desta terça-feira, 14 de abril, a Polícia Militar realizou uma ação para combater o tráfico de drogas em Inoã, mais precisamente na comunidade do Risca Faca

    Na manhã desta terça-feira, 14 de abril, a Polícia Militar realizou uma ação para combater o tráfico de drogas em Inoã, mais precisamente na comunidade do Risca Faca. Durante a operação, os agentes apreenderam uma grande quantidade de drogas, uma réplica de fuzil, duas pistolas e detiveram quatro suspeitos.

    A polícia segue intensificando os patrulhamentos, principalmente em Inoã e Itaipuaçu. Na ação de hoje (14), os agentes abordaram dois homens em atitude suspeita e, com eles, foi encontrada uma grande quantidade de drogas e uma pistola. Em seguida, outros dois homens foram detidos e, com eles, foram encontradas uma réplica de fuzil e uma pistola.

    Foram apreendidas 19.530 trouxinhas de maconha, 1.916 pinos de cocaína e 1.460 pedras de crack. Vale destacar que três rádios transmissores também foram apreendidos.

    Os quatro suspeitos foram levados para a Delegacia de Maricá (82ª DP).

    Nit Ultra Run chega à 9ª edição com percurso ampliado e inscrições abertas até 8 de maio

    0
    Com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a cidade de Niterói se prepara para receber a 9ª edição da Nit Ultra Run

    Com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a cidade de Niterói se prepara para receber a 9ª edição da Nit Ultra Run, que será realizada nos dias 16 e 17 de maio, na Praia de Piratininga. Com percurso ampliado e desafios de longa duração, a ultramaratona está com inscrições abertas até o dia 8 de maio.

    Nesta edição, a prova ganha um novo formato de circuito, com aumento de 200 metros por volta (de 1.400m para 1.600m), o que promete tornar a experiência ainda mais desafiadora e dinâmica para os participantes.

    A competição será disputada em um percurso totalmente plano, asfaltado e iluminado, reunindo atletas em provas de 3h, 6h e 12h. O evento começa às 19h de sábado (16) e segue até a manhã de domingo (17), consolidando-se como uma das principais provas de endurance do calendário esportivo da cidade. Os interessados devem acessar o site oficial do evento www.nit2sports.com.br para outras informações e inscrição.

    De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, o evento tem o perfil esportivo que a cidade busca fortalecer.

    “A Nit Ultra Run representa exatamente o tipo de iniciativa que queremos fortalecer em Niterói: eventos que desafiam limites, promovem saúde e incentivam a superação pessoal. A ampliação do percurso mostra o amadurecimento da prova e o engajamento dos atletas”, destacou o secretário.

    Organizada pela Nit2Sports, a ultramaratona terá largada às 19h de sábado (16) para as provas de 3 e 12 horas, enquanto a disputa de 6 horas começa à 1h da manhã de domingo (17). Em todas as categorias, vence o atleta que completar o maior número de voltas dentro do tempo estipulado.

    Segundo o diretor técnico e criador da prova, Cristiano Marcelino, a mudança no percurso foi pensada para melhorar o desempenho dos participantes.

    “Ampliamos o percurso para 1.600 metros por volta para dar maior fluidez e permitir que os atletas percorram distâncias maiores ou equivalentes com menos voltas. Nosso foco é sempre proporcionar a melhor experiência possível”, disse Cristiano Marcelino.

    SERVIÇO:

    NIT ULTRA RUN 2026

    Ultramaratona da Cidade de Niterói – 9ª edição

    Data: 16 e 17 de maio

    Local: Praia de Piratininga

    Inscrições: www.nit2sports.com.br (até 8 de maio)

    6ª edição do Saquarema Country Fest promete agitar Saquarema no primeiro final de semana de maio

    0
    A contagem regressiva começou para mais uma edição do Saquarema Country Fest.

    A contagem regressiva começou para mais uma edição do Saquarema Country Fest. Realizado pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, o evento acontecerá de 01 a 03 de maio, no Parque de Exposições Marcos Catharino de Souza Junior (Marcos Santiago), localizado em Sampaio Corrêa, e faz parte da programação dos 185 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

    A maior festa country da Região dos Lagos chega à sua 6ª edição reunindo grandes nomes do sertanejo e do forró em três dias de muita música, lazer e diversão. “Chegamos à sexta edição do Country Fest, que já se consolidou como um dos eventos mais esperados do nosso calendário. Este ano não será diferente. Teremos grandes nomes da música nacional, estrutura de qualidade e um ambiente pensado para toda a família”, destacou a Prefeita Lucimar Vidal.

    Os shows

    A abertura do evento, na sexta-feira, 01 de maio (feriado do dia do trabalhador), contará com um grande show do cantor Murilo Huff. Goiano, aos 25 anos de idade já vem colhendo frutos e consolidando sua carreira com mais de 197 milhões de views no YouTube e 148 milhões de streams no Spotify. Apaixonado por música desde cedo, aos 19 anos começou a fazer das composições seu trabalho e fonte de renda. Em 2018, resolveu realizar o sonho de se lançar como cantor. Seu DVD “Pra Ouvir Tomando Uma” contou com 15 faixas, sendo 8 escritas por ele. Além de ter milhões de views e streams, Murilo ganhou entrou para o top 50 do Spotify Charts e ganhou o rádio e telinhas da TV em seu trabalho de estreia, emplacando duas músicas na trilha sonora da novela “Amor de Mãe”, da Rede Globo. Agora, a aposta é na continuação do projeto, o DVD “Pra Ouvir Tomando Uma 2, que conta com participação especial de Jorge (da dupla Jorge & Mateus), Marília Mendonça e Henrique & Juliano e já teve quatro músicas lançadas: “Desejando Eu” (feat. Henrique e Juliano), “Bêbado Famoso”, “Imune” e “Frieza” (feat. Marília Mendonça).

    Já no sábado, 02 de maio, o palco será tomado pelo carisma e talento de Xand Avião. Nascido no Rio Grande do Norte, desde muito cedo, a música já fazia parte de sua vida, influenciando sua formação artística e despertando o desejo de seguir carreira no universo musical. Com o Aviões do Forró, Xand Avião alcançou projeção nacional. A banda se tornou um fenômeno dentro do gênero, levando o forró para diferentes regiões do Brasil e conquistando multidões em shows, festivais e eventos. Durante esse período, o grupo lançou diversos sucessos que marcaram a história do forró moderno, consolidando o nome do cantor como um dos principais representantes da música nordestina.

    Após anos de sucesso com o Aviões do Forró, o cantor iniciou uma nova fase em sua trajetória artística, dando início à carreira solo. Mesmo com essa mudança, continuou mantendo a essência musical que o consagrou. Em carreira solo, Xand Avião continuou lotando shows por todo o Brasil, apresentando um repertório que mistura forró, piseiro e músicas românticas, além de novos sucessos que conquistaram o público.

    Encerrando os três dias de programação com chave de ouro, no domingo, 03 de maio, sobe ao palco o cantor Natanzinho Lima, considerado como um fenômeno do forró e piseiro, popularizado pelo projeto “De Bar em Bar”. Ex-garçom, viralizou com vídeos cantando na escola e hoje é um dos principais nomes da nova geração. Ele é conhecido por hits românticos e um estilo único de piseiro. Lançou álbuns como “Verão 2K20”, “É pra tocar no 12”, “Arraiá do Natanzinho” e tem músicas de destaque como “Me Apaixonei”, “Uma e Quinze da Manhã” e “Bipolar” (colaboração). Natanzinho tem construído uma carreira sólida com foco na música nordestina moderna.

    Diversas atrações animarão os presentes

    Além dos shows, o evento contará com diversas atrações para toda a família. Um parque de diversões também será montado no local, com estrutura reforçada de segurança e apoio ao público. A Prefeitura também montará uma grande praça de alimentação que reunirá diversas opções gastronômicas para a população.

    A entrada no evento será gratuita e os shows começarão a partir das 19 horas. Por motivos de segurança, não será permitida a entrada de coolers e garrafas de vidro.

    Meliante sofre acidente de moto após tentar fugir em Jaconé (Saquarema); veja as imagens

    0
    No último final de semana, uma câmera de segurança flagrou o momento exato de um acidente de moto no bairro de Jaconé (Saquarema-RJ)

    No último final de semana, uma câmera de segurança flagrou o momento exato de um acidente de moto no bairro de Jaconé (Saquarema-RJ). O motociclista estava fugindo da polícia quando, ao passar em alta velocidade por um quebra-mole, foi arremessado ao chão.

    Policiais do 25º BPM realizavam patrulhamento por Jaconé quando, ao chegarem a um ponto conhecido como “muvuca”, avistaram três homens em motos. Um deles foi rapidamente identificado como gerente do tráfico de drogas da localidade.

    Ao perceber a presença da viatura policial, o meliante tentou fugir em alta velocidade. Durante a fuga, perdeu o controle da moto e caiu.

    Os agentes conseguiram abordá-lo após a queda e efetuaram a prisão. Com o traficante, foram encontradas drogas e uma munição dentro da mochila.

    Antes de ser levado para a 124ª DP, o acusado recebeu atendimento médico e, em seguida, foi encaminhado para a Central de Flagrantes da 118ª DP. A moto utilizada na fuga foi apreendida.

    WhatsApp Image 2026 04 14 at 10.44.02 1

    WhatsApp Image 2026 04 14 at 10.41.33

    Ação da Polícia Militar em Itaipuaçu prende cinco homens suspeitos de tráfico de drogas

    0
    Na última segunda-feira, 13 de abril, equipes da 5ª e da 6ª Companhia da Polícia Militar realizaram uma ação conjunta no conjunto habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, em Itaipuaçu (Maricá-RJ)

    Na última segunda-feira, 13 de abril, equipes da 5ª e da 6ª Companhia da Polícia Militar realizaram uma ação conjunta no conjunto habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, em Itaipuaçu (Maricá-RJ), e detiveram cinco suspeitos de tráfico de drogas na localidade, além de apreenderem uma quantidade significativa de entorpecentes. Além disso, foram encontrados quatro rádios transmissores, 30 reais em dinheiro e dois smartphones.

    Segundo informações, a quantidade de entorpecentes apreendida ainda está sendo contabilizada pela polícia.

    Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Maricá (82ª DP), juntamente com os materiais apreendidos. A identidade deles ainda não foi revelada.

    Maricá reúne artistas para criação de cooperativa cultural

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, realizou nesta segunda-feira (13/04), no Território do Futuro, no Flamengo, um encontro com artistas do município voltado à construção de uma cooperativa do setor cultural

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, realizou nesta segunda-feira (13/04), no Território do Futuro, no Flamengo, um encontro com artistas do município voltado à construção de uma cooperativa do setor cultural. O objetivo foi debater a criação do projeto e ouvir as propostas dos profissionais da área.

    A reunião contou com a participação de cerca de 50 artistas, entre músicos, cantores, atores e artistas circenses, que contribuíram com reflexões sobre a organização coletiva da categoria. O encontro também contou com a participação do palestrante Natxo Mundukide, que abordou o papel da cultura na economia dos municípios, destacando a importância do setor como vetor de desenvolvimento econômico e geração de renda.

    “Estamos construindo com os artistas da cidade um modelo coletivo que valoriza o trabalho cultural e amplia as oportunidades para o setor. A cooperativa será um instrumento importante para fortalecer a produção artística e gerar mais autonomia para esses profissionais”, destacou o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin.

    Durante o encontro, foram debatidos temas como a formalização da cooperativa, modelos de gestão e possibilidades de atuação no mercado cultural, além da importância da união dos artistas para o fortalecimento da classe.

    “Esse é um passo importante para os artistas da cidade. A cooperativa fortalece o nosso trabalho e amplia as oportunidades para quem vive da cultura”, destacou o presidente da cooperativa, José Carlos Azevedo.

    Para a cantora Dalva Alves, moradora da Mumbuca, a cooperativa vai abrir caminhos para quem vive da arte. “Participar desse encontro mostra que a gente não está sozinho. A cooperativa vem para dar mais força aos artistas e abrir caminhos para quem vive da música e da cultura na cidade”, destacou.

    Niterói conquista título de Cidade Angels, reconhecimento internacional que certifica a excelência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC)

    0
    Niterói conquistou, nesta segunda-feira (13), o título de “Cidade Angels”, reconhecimento internacional que certifica a excelência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC)

    Niterói conquistou, nesta segunda-feira (13), o título de “Cidade Angels”, reconhecimento internacional que certifica a excelência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A certificação atesta que a cidade possui uma linha de cuidado estruturada e eficiente, com protocolos definidos, monitoramento de indicadores de qualidade e integração entre o atendimento no Hospital Municipal Carlos Tortelly e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ambos premiados pela iniciativa.

    “Receber o título de Cidade Angels é a consagração de um trabalho contínuo e comprometido com a vida. Essa certificação prova que Niterói está no caminho certo, investindo em protocolos, capacitação e agilidade no atendimento ao AVC. Seguiremos firmes para salvar cada vez mais vidas”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.

    O AVC é uma das principais causas de morte e a principal causa de incapacidade no mundo. A cada seis segundos, uma pessoa morre em decorrência do AVC e, no Brasil, mais de 100 mil óbitos aconteceram, em 2022, em decorrência da doença. A cada minuto sem tratamento, aproximadamente 1,9 milhão de neurônios são perdidos, de forma que a agilidade no atendimento é crucial, visando reduzir a chance de sequelas graves e incapacitantes.

    A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, destaca que a conquista do título de “Cidade Angels” reflete o compromisso permanente da atual gestão com a qualidade do atendimento à população.

    “Esse reconhecimento internacional mostra que estamos no caminho certo ao investir na integração entre o atendimento pré-hospitalar, hospitalar e as ações de educação em saúde. O atendimento ao AVC exige rapidez, precisão e trabalho em equipe. Por isso, estruturamos uma linha de cuidado eficiente, com protocolos bem definidos e equipes capacitadas, garantindo que o paciente receba assistência no menor tempo possível, o que é fundamental para salvar vidas e reduzir sequelas”, reforçou a secretária.

    A certificação foi concedida pela plataforma Angels, coordenada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim, com apoio da World Stroke Organization, que avalia critérios rigorosos relacionados à qualidade, agilidade e segurança no atendimento aos pacientes. A cidade é a terceira do Estado do Rio a receber o selo: as outras duas são Resende e Volta Redonda.

    O reconhecimento Platinum coloca Niterói como referência no estado e no país entre centros públicos especializados, resultado de investimentos contínuos em capacitação, protocolos assistenciais e estrutura integrada entre hospital, Samu e rede educacional.

    O reconhecimento também inclui a capacitação de professores e alunos da rede municipal de Educação sobre a identificação dos sinais do AVC e a importância do acionamento rápido dos serviços de emergência, fortalecendo a conscientização e ampliando as chances de recuperação dos pacientes.

    “Ver nossos estudantes aprendendo, de forma leve e significativa, algo que pode salvar vidas é motivo de muito orgulho e mostra como a educação transforma comunidades e leva informação essencial para dentro das famílias”, destacou o secretário de Educação, Bira Marques.

    Cidade Angels – O projeto visa promover uma ação sinérgica entre todos os componentes de saúde de um município, além de promover a educação da população acerca dos sinais e sintomas de AVC.

    O objetivo do programa é garantir que os pacientes do município participante sejam atendidos conforme recomendam os protocolos internacionais em todos os níveis de atenção, isso inclui Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Regulação, Hospital, reabilitação e educação por meio do Programa Fast Heróis, voltado a crianças da rede pública.

    CAPO oferece cuidado humanizado e apoio a pacientes na luta contra o câncer em Saquarema

    0
    O Centro de Apoio aos Pacientes Oncológicos – CAPO, em Saquarema, segue presente no cuidado todos os dias. Mais do que complementar o tratamento médico, o CAPO oferece acolhimento humanizado, com suporte emocional, social e jurídico

    O Centro de Apoio aos Pacientes Oncológicos – CAPO, em Saquarema, segue presente no cuidado todos os dias. Mais do que complementar o tratamento médico, o CAPO oferece acolhimento humanizado, com suporte emocional, social e jurídico, acompanhando cada paciente de forma individualizada por meio de uma equipe multidisciplinar.

    Onde as mulheres têm voz

    Após descobrir que tinha câncer de mama, Vanderlea Laranjeira, de 60 anos e moradora de Itaúna, enfrentou um grande impacto, especialmente por ter atuado na área da saúde até 2019, trabalhando com pacientes renais em hemodiálise. “Até a ficha cair foi um baque muito grande”, conta. A notícia veio em 2025, e, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou os exames necessários e passou pela cirurgia apenas um mês depois do diagnóstico.

    A paciente conheceu o CAPO por indicação de uma amiga que já participava do programa e diz que se sentiu acolhida desde o primeiro atendimento. Atualmente, Vanderlea continua acompanhada por toda a equipe multidisciplinar, incluindo nutricionista e psicólogo. Ela também participa de atividades como arteterapia e do coral das oncológicas. O CAPO se tornou uma extensão de sua família: “Nós nunca estamos sozinhas. É uma apoiando a outra e Deus amparando todos”, afirma, destacando a dedicação de toda a equipe.

    “O que eu gostaria é que as mulheres de Saquarema soubessem que o diagnóstico não é o fim, que o câncer tem tratamento e que, no CAPO, nós temos apoio, acolhimento e reuniões para contarmos nossa história. Que aqui nós temos voz”, relata Vanderlea.

    Denise Gonçalves, de 61 anos, é moradora de Bacaxá e também é atendida pelo CAPO. Ela conta que percebeu mudanças na pele que a levaram a procurar atendimento médico. “Comecei a notar alguns sinais e fui procurar atendimento. Iniciei o tratamento em São Paulo”, conta. Com o tempo, novos sinais surgiram, inclusive no lábio, em 2020, o que exigiu 22 sessões de radioterapia. “Graças a Deus, o problema sumiu e não voltou mais”, disse.

    Entre 2021 e 2022, outros sinais apareceram em diferentes partes do corpo, como o couro cabeludo, os braços, o pescoço e as costas. Nesse período, aos 44 anos, ela também se tornou mãe e passou a integrar o acompanhamento de saúde, com consultas a dermatologista e a prática de atividades físicas regulares.

    A participação em grupos de apoio trouxe um impacto decisivo. “Fui para um grupo por indicação e conheci pessoas que fizeram toda a diferença na minha vida. Fui acolhida pela assistência social, que me encaminhou para a psicóloga. A partir daí, comecei a frequentar o CAPO e participo de tudo que envolve o espaço”, conta. Hoje, ela participa da “Jornada da Mulher”, faz arteterapia, canta no coral e no grupo “Empoderadas”, na Secretaria Municipal da Mulher.

    “O acolhimento que recebi foi o que mais me marcou. As profissionais são atenciosas, sempre dispostas a ouvir e encaminhar para atendimento específico quando necessário”, destaca Denise. O CAPO foi muito além das consultas médicas. “Antes, eu achava que era só vir, ser atendida e ir embora, mas aqui existe movimento, acolhimento. Um espaço onde a gente se sente bem. Isso mudou a minha rotina, dando momentos para cuidar da minha saúde e do meu emocional. Com o tempo, fui me envolvendo cada vez mais nas atividades, principalmente voltadas para quem já passou por tratamento de câncer, e isso fez toda a diferença na minha vida.”

    Hoje, ela afirma se sentir mais segura e bem amparada: “Aprendi a lidar melhor com tudo. O mais importante é que me sinto muito bem acolhida. Espero que outras mulheres também busquem ajuda. Se você está passando por algum problema, procure apoio, converse. O importante é não se sentir sozinha”, finaliza.

    O CAPO

    Desde sua criação, o CAPO tem ampliado significativamente o número de atendimentos. Passando de poucos pacientes em 2020, no início das operações, para mais de 570 assistidos em 2026. O centro se tornou referência no município, reforçando a importância de políticas públicas que priorizam a humanização do cuidado e o olhar atento às necessidades de cada paciente.

    “Nosso objetivo é oferecer um espaço de acolhimento e empoderamento para todas as mulheres que enfrentam o câncer. Sabemos que o tratamento vai além da medicina: envolve cuidado emocional, social e apoio comunitário. No CAPO, elas encontram orientação, atividades de integração e grupos de apoio que fortalecem a autoestima e promovem qualidade de vida, garantindo que ninguém se sinta sozinha nesse processo”, afirma a Secretária Municipal da Mulher, Marcia Azeredo.

    Entre os diferenciais do serviço está a continuidade do acompanhamento psicológico mesmo após o fim do tratamento, garantindo que o cuidado não se encerre com a alta médica. O CAPO também atua diretamente na melhoria da qualidade de vida, promovendo atividades de bem-estar, integração e fortalecimento da autoestima, como yoga, dança e oficinas.

    Além disso, o centro amplia sua atuação ao oferecer suporte social para pacientes em situação de vulnerabilidade, incluindo acesso a programas assistenciais e apoio alimentar. Também desenvolve ações que incentivam a autonomia e a geração de renda, contribuindo para a reconstrução da vida durante e após o tratamento. Iniciativas que fazem a diferença na vida de quem mais precisa.

    O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico – CAPO fica localizado na sede da Secretaria Municipal da Mulher à qual é vinculado, na Rua Estudante Elcira de Oliveira Coutinho, 16, em Bacaxá (esquina da Ricamar Pneus). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e o telefone para contato é (22) 99906-7001.

    Traduzir »