20.5 C
Maricá
    quarta-feira, junho 24, 2026
    Início Site Página 62

    Educação de Niterói amplia investimentos e inicia formação inclusiva para profissionais da rede

    0
    A Secretaria Municipal de Educação de Niterói vai iniciar em abril uma nova etapa de formação continuada em educação especial na perspectiva inclusiva, voltada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino

    A Secretaria Municipal de Educação de Niterói vai iniciar em abril uma nova etapa de formação continuada em educação especial na perspectiva inclusiva, voltada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa contempla professores de apoio, professores regentes, pedagogos e diretores, e será realizada no Centro de Formação Darcy Ribeiro, em parceria com o Senac, por meio do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI).

    A ação integra um conjunto mais amplo de investimentos da Prefeitura de Niterói na área da educação inclusiva, que inclui também o envio de mensagem executiva à Câmara Municipal para a criação do cargo de profissional de apoio especializado.

    A formação faz parte da nova política de educação especial inclusiva que está sendo estruturada pelo município, com foco na qualificação das práticas pedagógicas e no fortalecimento do atendimento aos estudantes. Nesta primeira etapa, participam professores de apoio e regentes do Ensino Fundamental I, além de diretores e pedagogos, fortalecendo uma atuação integrada nas unidades. Todas as unidades serão contempladas gradualmente.

    Para o secretário municipal de Educação, Bira Marques, a iniciativa representa um avanço estrutural na política educacional do município.

    “A demanda da educação especial cresceu em todo o país, e esse é hoje um dos grandes desafios da educação brasileira, e em Niterói não é diferente. A partir dessa realidade, estamos reestruturando nossa política com mais robustez, planejamento e investimento, porque essa é uma prioridade da gestão. Também estamos fortalecendo a relação entre escola e família, entendendo que é nessa parceria que garantimos o direito de cada criança, respeitando suas individualidades e assegurando condições reais de aprendizagem”, destacou o secretário Bira Marques.

    O objetivo da formação é produzir uma cultura inclusiva, fortalecendo práticas pedagógicas acessíveis, colaborativas, e potencializando a atuação dos educadores, por meio da formação continuada e do desenvolvimento de estratégias inclusivas situadas nos contextos reais das escolas, voltadas a todos os estudantes e ao enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar.

    A parceria com o Senac conecta a Rede Municipal ao Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei), que oferece atendimento multidisciplinar, reunindo educadores, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e nutricionistas, além de desenvolver pesquisas, produzir conhecimento e promover formação continuada para profissionais da educação. No Centro, também são criados materiais pedagógicos acessíveis e dispositivos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa, utilizados tanto nas escolas participantes quanto em cursos do Senac.

    “A gente desenvolve um programa de formação para professores, inclusive também para professores regentes, que estão em sala de aula, muito práticas, com estratégias de como garantir que todos os alunos, inclusive aqueles com deficiência, possam participar com qualidade, tendo acesso à educação”, explicou a diretora do Crei Sesc Senac, Maria Antonia Goulart.

    Com carga horária de 20 horas, a formação será realizada em cinco encontros presenciais e abordará conceitos, princípios e fundamentos da educação inclusiva, estratégias de atendimento especializado e a construção de instrumentos como o Plano Educacional Individualizado (PEI), além do uso de recursos acessíveis e tecnologias de apoio. A metodologia prevê atividades práticas, experimentação e acompanhamento das estratégias aplicadas no cotidiano escolar.

    Investimentos – A formação anunciada integra um conjunto mais amplo de ações que vêm sendo implementadas pela Prefeitura de Niterói para fortalecer a educação especial na Rede Municipal. Nesta semana, o prefeito Rodrigo Neves encaminhou à Câmara de Vereadores a mensagem executiva que cria o cargo de Agente de Apoio Escolar e autoriza a realização de concurso público para a contratação de 300 profissionais. A medida responde ao crescimento da demanda por educação especial e amplia as estratégias de inclusão nas escolas, somando-se também ao concurso público realizado em 2024, que garantiu a entrada de mais de 220 professores de apoio especializado na rede.

    A nova função será voltada ao apoio no cotidiano das crianças e estudantes, contribuindo para atividades como alimentação, higiene, locomoção e participação nas rotinas escolares, sem substituir o papel pedagógico dos professores. As ações se articulam ainda com a implantação do Centro de Avaliação e Inclusão Social (CAIS), inaugurado no ano passado, que ampliou o atendimento às famílias com um espaço de referência e atuação multidisciplinar. Em conjunto com a formação continuada, essas iniciativas consolidam uma política mais estruturada, que integra cuidado, acessibilidade e garantia do direito à aprendizagem.

    Violência doméstica: homem é preso após agredir companheira em Maricá

    0
    Mais um caso de violência doméstica foi registrado em Maricá! Na manhã desta terça-feira, 15 de abril, policiais civis da Delegacia de Maricá (82ª DP) prenderam um homem no bairro Jardim Interlagos (Maricá-RJ), após ele agredir a companheira

    Mais um caso de violência doméstica foi registrado em Maricá! Na manhã desta terça-feira, 15 de abril, policiais civis da Delegacia de Maricá (82ª DP) prenderam um homem no bairro Jardim Interlagos (Maricá-RJ), após ele agredir a companheira. As agressões físicas aconteceram na madrugada de hoje (15), porém a vítima só conseguiu entrar em contato com a polícia pela manhã.

    De acordo com a vítima, ela foi agredida durante toda a madrugada, e a violência ocorreu devido aos ciúmes excessivos do agressor. Marcas de agressão no rosto e nos braços são visíveis na mulher.

    Segundo os policiais, o homem tem antecedentes criminais no que tange à violência doméstica, ou seja, já possui histórico de agressões contra mulheres.

    Com as provas e a denúncia da vítima, os agentes localizaram o agressor, que estava em uma casa na Rua Quarenta e Três (Jardim Interlagos), e realizaram o cerco no local. O homem se entregou sem apresentar resistência.

    O agressor admitiu ter agredido a companheira. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.

    Já a vítima foi levada para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro de Maricá). Ela recebeu atendimento hospitalar e está em recuperação.

    Poste danificado com risco iminente de queda preocupa moradores de Inoã

    0
    Moradores do bairro Chácaras de Inoã, localizado no município de Maricá, divulgaram nas redes sociais a preocupação com um possível novo acidente envolvendo postes danificados e fiação elétrica

    Moradores do bairro Chácaras de Inoã, localizado no município de Maricá, divulgaram nas redes sociais a preocupação com um possível novo acidente envolvendo postes danificados e fiação elétrica. O poste, que está prestes a cair, fica localizado na Rua Nilton Nunes (Inoã).

    Segundo informações, vários protocolos foram abertos e, diversas vezes, os moradores entraram em contato com a distribuidora de energia responsável pela manutenção dos postes, a Enel. No entanto, não receberam nenhuma resposta nem qualquer indicativo do início da manutenção ou da troca do poste danificado.

    Devido à alta possibilidade de causar graves acidentes, os moradores pedem uma ação rápida da Enel.

    IMAGEM: LSM

    Prefeitura de Maricá leva ações de saúde e bem-estar à Aldeia Mata Verde Bonita

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (14/04) uma ação integrada de saúde e bem-estar na Aldeia Indígena Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (14/04) uma ação integrada de saúde e bem-estar na Aldeia Indígena Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí. Na atividade, foram disponibilizados serviços preventivos essenciais, como vacinação antirrábica, microchipagem de animais, coleta de exames e testes rápidos para diversas doenças.

    Realizada em parceria com a Secretaria de Bem-Estar Animal e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a mobilização também contou com orientações sobre cuidados diários, prevenção de doenças, saúde bucal, além de atendimentos odontológicos.

    “A atuação conjunta permite ampliar o alcance das ações de saúde e levar uma abordagem completa no cuidado à população. Isso fortalece a prevenção, reduz riscos e aproxima os serviços das realidades de cada território”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt.

    A iniciativa também fortalece o controle de zoonoses na cidade, doenças infecciosas transmitidas de animais para humanos. Além disso, contribui para reduzir riscos à saúde coletiva, ampliando o acesso a serviços públicos na Aldeia Mata Verde Bonita.

    Com Circuitos Mundial e Brasileiro de Vôlei de Praia, Saquarema se reafirma como capital dos esportes no Brasil

    0
    Referência em sediar esportes de alto nível, Saquarema foi palco de mais uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

    Referência em sediar esportes de alto nível, Saquarema foi palco de mais uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. O evento reuniu esportistas de alto nível, atraindo milhares de visitantes e reforçando o potencial do município em organizar competições de grande porte que integram esporte, lazer, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

    “Receber os Circuitos Mundial e Brasileiro de Vôlei de Praia mostra que Saquarema não é apenas o Maracanã do Surfe, mas a casa de todas as modalidades. Nosso objetivo é transformar o esporte em um motor contínuo de desenvolvimento, gerando oportunidades para o comércio local e inspirando nossos jovens. Quando trazemos o mundo para as nossas areias, mostramos que a cidade está preparada para grandes desafios e que o nosso calendário de eventos é a chave para uma economia forte durante os doze meses do ano”, destacou a Prefeita Lucimar Vidal.

    Viva + Esporte

    A iniciativa Viva + Esporte é um dos pilares que sustenta essa transformação. O projeto facilita o acesso da população a práticas esportivas e já tem mais de 3 mil moradores beneficiados, oferecendo diversas atividades gratuitas por meio de núcleos espalhados pelo município. Com atendimento de crianças até idosos e pessoas com deficiência, o programa utiliza o esporte como ferramenta social para promover saúde, bem-estar e inclusão e insere as atividades físicas no cotidiano dos moradores, para além dos grandes eventos.

    Para Rafael Badá, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, sediar os Circuitos Mundial e Brasileiro de Vôlei de Praia é uma peça estratégica no calendário turístico: “Com os campeonatos, provamos que Saquarema superou a barreira da sazonalidade. Não estamos apenas sediando jogos, estamos criando uma experiência completa na Vila do Vôlei, onde o turista consome nossa gastronomia e o morador se sente parte do evento. Eventos desse porte injetam capital direto na economia local e preparam o terreno para o que virá com a WSL, mantendo a cidade pulsante e atrativa o ano inteiro”.

    Calendário turístico e economia local

    Com ocupação estimada em 70% no período, não é apenas o setor hoteleiro que ganha. Durante o campeonato, Saquarema dá vida à Vila do Vôlei, onde turistas e moradores aproveitam um espaço de lazer, gastronomia e entretenimento, impulsionando o comércio e os pequenos empreendedores locais.

    “Nossa gestão entende que o esporte é um dos maiores cartões de visitas que uma cidade pode ter. Ao planejar um calendário robusto para 2026, estamos garantindo que o sustento das famílias saquaremenses não dependa apenas do verão. O sucesso desta etapa do vôlei, somado ao alcance social do Viva + Esporte, mostra que estamos no caminho certo: unindo o espetáculo dos grandes atletas com a qualidade de vida e a geração de renda para a nossa população. Saquarema hoje é sinônimo de eficiência, lazer e desenvolvimento sustentável”, finalizou a Prefeita Lucimar Vidal.

    Provando que sabe receber o mundo inteiro e a poucos meses do maior evento esportivo da cidade, o campeonato de Surfe da WSL, Saquarema vem reduzindo a sazonalidade do turismo e mantendo a economia girando durante todo o ano. Isso é fruto do calendário turístico da cidade, que concentra eventos esportivos, religiosos e musicais, abrangendo gostos diversos e com previsão de cerca de 60 eventos em 2026.

    Nova Iguaçu: oficina de jardinagem promove encontro entre gerações no Espaço Municipal da Terceira Idade

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu, nesta terça-feira (14), uma oficina de jardinagem no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), contou com a presença dos idosos usuários do equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e de estudantes do curso de Psicologia da Unigranrio

    A Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu, nesta terça-feira (14), uma oficina de jardinagem no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), contou com a presença dos idosos usuários do equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e de estudantes do curso de Psicologia da Unigranrio. Mais do que o plantio de hortaliças, o encontro resultou em uma troca de experiências entre diferentes gerações, proporcionando o fortalecimento de vínculos sociais e a criação de boas memórias.

    A atividade foi realizada em parceria com a Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional. Foram plantadas hortaliças como alface, cebolinha e salsinha, que serão utilizadas nas refeições fornecidas aos frequentadores do Esmuti. “Nossa proposta é pensar na qualidade do envelhecimento dos nossos usuários. Então unimos o plantio de alimentos saudáveis à terapia ocupacional. Além de se manterem ativos, os idosos têm a oportunidade de conviver e interagir com os jovens, partilhar momentos e fazer amizades”, explica Viviane Pereira, diretora do Esmuti, destacando o encontro como ferramenta de combate ao isolamento social.

    Usuária do Espaço Municipal da Terceira Idade há 15 anos, a aposentada Cecília Costa era uma das mais entusiasmadas durante a atividade. Moradora do bairro Jardim Palmares, ela revela que possui uma pequena horta no quintal de casa, fruto do aprendizado adquirido e também compartilhado durante as atividades de plantio no Esmuti. No alto dos seus 80 anos de experiência de vida, ela afirma que sempre há algo novo a ser aprendido, especialmente com os jovens.

    “Nós transmitimos nosso conhecimento aos mais novos, mas eles também nos ensinam muito. A gente vai trocando ideias e dá tudo certo”, celebra a idosa.

    O encontro fez parte de um projeto de extensão dos universitários da Unigranrio. Aluna do segundo período de Psicologia, Jéssica Oliveira conta que a oficina funcionou como ferramenta terapêutica e socializadora não somente para os idosos, mas também para os estudantes. “Quando chegamos, percebemos que já existia um espaço lindo e que os próprios usuários tinham muito conhecimento sobre como plantar as hortaliças. Viemos sem muita experiência e fomos ajudados por eles. Foi uma experiência muito enriquecedora”, afirmou.

    A oficina de jardinagem é apenas uma entre as cerca de 15 atividades oferecidas pelo Espaço Municipal da Terceira Idade. Atualmente, o equipamento atende cerca de 850 idosos ativos e tem frequência média diária de 250 pessoas. Elas participam de rodas de conversa, oficinas de crochê, confecção de origami, dança, aulas de inglês, além de terem acesso à serviços de fisioterapia e atividade aquática em piscina aquecida.

    Para participar das atividades, basta comparecer no equipamento, situado na Avenida Luiz de Matos, nº 736, no bairro da Luz. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Operação Asfixia na Engenhoca prende responsável por ferro-velho

    0
    A Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou nesta terça-feira (14) a 20ª etapa da Operação Asfixia, ação estratégica de combate à receptação de materiais furtados e à clandestinidade de ferros-velhos na cidade

    A Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou nesta terça-feira (14) a 20ª etapa da Operação Asfixia, ação estratégica de combate à receptação de materiais furtados e à clandestinidade de ferros-velhos na cidade. A força-tarefa contou com o 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM) e a 78ª Delegacia Policial (Fonseca), além de órgãos municipais de fiscalização e limpeza urbana.

    Desta vez, o alvo da operação foi um ferro-velho irregular localizado na Travessa José Agra, na Engenhoca, alvo recorrente de denúncias de moradores da região. Durante a vistoria, foram apreendidos aproximadamente 12 kg de fios de cobre, uma carcaça e seis componentes de bicicletas (entre pneus e quadros). A fiscalização também localizou 51 estojos de munição deflagrados e duas munições intactas de calibre restrito (9 mm). A responsável pelo estabelecimento foi conduzida à 78ª DP (Fonseca) e autuada com base no artigo 16 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), que prevê reclusão de 3 a 6 anos e multa para posse ou aquisição de munição de uso restrito sem autorização. A Polícia Civil investigará possível ligação do ferro-velho com o tráfico de drogas na região.

    “A Polícia Civil atuará com investigação rigorosa diante do crime em questão, elucidando a origem das munições e suas possíveis conexões com o crime local”, afirmou o novo delegado da 78ª DP, Dr. Fabio Corsino.

    Além da apreensão, o ferro-velho foi notificado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMARHS) por falta de licença ambiental para operar. A Vigilância Sanitária também autuou o local por infrações como acúmulo de materiais expostos à chuva, o que favorece a formação de criadouros de vetores de arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

    Participaram ainda da ação o Núcleo de Ações Integradas do GGIM (NAI), a Coordenadoria de Ações Táticas da Guarda Civil Municipal (CAT), a Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (FIPO/SEOP), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (CLIN).

    O secretário do GGIM, Felipe Ordacgy, destacou a relevância da atuação conjunta entre esferas municipal e estadual:

    “A ação conjunta entre a Polícia Militar e Civil com os órgãos do município é fundamental para fortalecer a repressão criminal, a fiscalização administrativa e o trabalho de inteligência. Estabelecimentos desse tipo devem estar devidamente regularizados, garantindo o controle e a legalidade da atividade.”

    Já o novo comandante do 12º BPM, tenente-coronel Júlio César, reforçou o compromisso com a população:

    “A população deve e pode contar com a Polícia Militar, tanto em suas operações próprias como também nas ações integradas, visando trazer segurança à população de Niterói.”

    Saldo da Operação Asfixia (até 14/04/2026)

    · Etapas realizadas: 20

    · Estabelecimentos verificados: 40

    · Presos e conduzidos à DP: 18

    · Interdições: 19

    · Autuações/intimações/notificações: 22

    Tentativa de roubo é frustrada pela Guarda Municipal e dois meliantes são detidos no bairro do Flamengo, em Maricá

    0
    Dois meliantes foram presos após tentarem assaltar nas proximidades da Universidade de Vassouras, localizada no bairro do Flamengo, em Maricá

    Dois meliantes foram presos após tentarem assaltar nas proximidades da Universidade de Vassouras, localizada no bairro do Flamengo, em Maricá. A tentativa de roubo aconteceu na noite de terça-feira, 14 de abril, e foi frustrada pela Guarda Municipal de Maricá.

    A Guarda Municipal realizava um patrulhamento preventivo pela localidade quando o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) acionou a equipe após receber informações sobre uma tentativa de assalto na região. Com a ajuda de câmeras inteligentes, os guardas localizaram os dois suspeitos em um ponto de ônibus no bairro do Flamengo.

    Na abordagem, foi encontrado um canivete com um dos suspeitos. Eles confirmaram que tentaram realizar o roubo e que pretendiam cometer outro assalto na região.

    Além dos dois meliantes, havia uma terceira pessoa com eles, que também foi conduzida à Delegacia de Maricá (82ª DP) junto com os demais. No entanto, o terceiro suspeito foi ouvido e liberado, pois não teve participação comprovada no crime.

    Já os dois envolvidos foram autuados em flagrante; um é adulto e o outro, adolescente. Eles foram encaminhados para a Central de Flagrantes (76ª DP).

    A vítima da tentativa de roubo compareceu à Delegacia de Maricá (82ª DP) e prestou depoimento.

    Maricá fortalece rede de proteção às mulheres com atuação integrada

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Segurança Cidadã e Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, desenvolve ações integradas de proteção ao público feminino

    A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Segurança Cidadã e Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, desenvolve ações integradas de proteção ao público feminino. A parceria envolve o Grupamento Maria da Penha da Guarda Municipal, que oferece segurança, acolhimento e acompanhamento às vítimas de violência.

    O grupamento atua 24 horas, desde o primeiro contato até o encaminhamento para os serviços da rede municipal. As equipes realizam atendimentos por acionamento no telefone 156 ou pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) no (21) 96809-1516, prestando suporte imediato às mulheres em situação de risco.

    A agente da Guarda Municipal, Pamela Sousa, destacou a importância de denunciar e buscar ajuda.

    “Em Maricá, existe uma rede de apoio preparada para acolher, orientar e ajudar da melhor forma possível. As vítimas podem entrar em contato a qualquer momento, tirar dúvidas e pedir apoio”, afirmou.

    Após o primeiro atendimento, as vítimas são encaminhadas ao Centro Especializado de Apoio à Mulher (CEAM), onde recebem suporte jurídico, psicológico e social, além de orientações sobre os direitos e acesso a benefícios. Em casos de violência física ou sexual, as equipes também acompanham as vítimas até unidades de saúde.

    “Nosso trabalho é oferecer segurança e acolhimento para que essa mulher tenha acesso a todos os direitos e atendimentos disponíveis”, ressaltou o agente João Victor de Sousa.

    Criado pela Guarda Municipal de Maricá, o Grupamento Maria da Penha é uma frente de proteção às mulheres vítimas de violência com base na Lei Maria da Penha, que prevê medidas de enfrentamento a diferentes tipos de violência, como física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

    Maricá expande rede de esgoto e projeta mais que triplicar cobertura até 2028

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), está ampliando a atuação no município com foco em expansão da rede de esgoto, fortalecimento institucional e ações sociais voltadas à população

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), está ampliando a atuação no município com foco em expansão da rede de esgoto, fortalecimento institucional e ações sociais voltadas à população. Atualmente, 16% do esgoto da cidade é tratado e a meta da cidade é chegar a 54% de cobertura de esgotamento sanitário até 2028.

    “As obras estão avançando em regiões estratégicas da cidade e isso inclui tanto a implantação de rede quanto a ampliação de estações de tratamento, essencial para aumentar a cobertura do serviço. Desde 2021, foram implantados mais de 300 quilômetros de rede em Maricá, além da atuação em estações de tratamento que hoje já atendem milhares de famílias”, comentou o diretor comercial Guthyerre Alves, durante entrevista na Rádio Ultra FM nesta terça-feira (14/04).

    Renovação da concessão e ampliação da rede

    Segundo Guthyerre, a renovação da concessão municipal do saneamento até 2056 representou um passo importante para garantir segurança jurídica e viabilizar o planejamento de longo prazo no setor. Desde que assumiu a concessão, em 2021, a Sanemar implantou mais de 300 quilômetros de rede de esgoto em Maricá, além de atuar com cerca de 14 estações de tratamento, alcançando aproximadamente 4.500 famílias.

    “Hoje temos equipes atuando em diferentes bairros, como Jardim Atlântico Leste, São José, Inoã, Recanto, Chácaras de Inoã e Santa Paula, além de novas frentes importantes previstas para Itaipuaçu. O saneamento vai muito além da rede. Ele impacta diretamente a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida, por isso cada investimento nessa área tem reflexo concreto”, explicou.

    A ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçatiba, que passará de 14 para 50 litros por segundo, e a previsão de início, para os próximos dias, da obra da ETE com emissário terrestre e submarino em Itaipuaçu – considerada uma das frentes mais importantes para o avanço do saneamento na cidade – também foram abordadas durante a entrevista.

    Barra de Maricá com rede operando

    Na Barra de Maricá, onde a rede de esgoto já está instalada, os moradores podem providenciar a ligação regular dos imóveis à rede pública, mediante verificação da Declaração de Possibilidade de Esgotamento (DPE). Este é o documento que informa se o imóvel está apto a ser conectado ao sistema.

    “Ter a rede pronta na Barra de Maricá é um avanço importante. Agora, a ligação regular dos imóveis é o passo que vai permitir que esse investimento se converta em benefício direto para a população”, ressaltou o diretor.

    Tarifa de Esgotamento Sanitário

    Durante a entrevista, Guthyerre Alves também explicou a entrada em vigor da Tarifa de Esgotamento Sanitário, prevista em decreto municipal. Segundo ele, a cobrança marca a transição para um modelo em que o serviço deixa de ser apenas implantado e passa a ser operado de forma mais estruturada, com sustentabilidade financeira para garantir a continuidade dos investimentos e a expansão do sistema.

    “O saneamento exige planejamento de longo prazo, operação técnica e recursos permanentes. A lógica da tarifa é permitir que o sistema funcione de forma sustentável, com condições de manter as estruturas em operação e seguir avançando com as obras e conexões.

    A cobrança acontece por meio de boleto emitido diretamente pela Sanemar. Também será aplicada uma tarifa social para a população inscrita no CadÚnico, além de outros critérios definidos para alcançar as famílias que mais necessitam do benefício.

    A cobrança da Tarifa de Esgotamento Sanitário (TES) da Sanemar passou a valer com base no Decreto nº 297/2026 a partir de 1º de março de 2026. O valor da tarifa é calculado com base no volume de água consumido no imóvel, sendo a tarifa mínima residencial fixada em R$ 62,25 (equivalente ao consumo mínimo de 15 metros cúbicos por mês).

    Para esclarecer dúvidas, a população pode procurar os canais oficiais da Sanemar: telefone (21) 2634-0534, ouvidoria pelo número (21) 97480-2711, e/ou por e-mail ouvidoria@sanemar-sa.com.br.

    Traduzir »