19.9 C
Maricá
    quarta-feira, junho 24, 2026
    Início Site Página 61

    CEPT Eduardo Galeano: Prefeitura de Maricá inicia obras de novo campus educacional em Inoã

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (14/04) as obras do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Eduardo Galeano, em Inoã

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (14/04) as obras do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Eduardo Galeano, em Inoã. A unidade será a terceira do modelo CEPT no município e contará com mais de 50 salas de aula, laboratórios de ciências, teatro, cinema, piscina olímpica e outros espaços voltados aos estudantes e à comunidade local.

    “Nós vamos integrar toda a área onde será construído o campus e implantar uma escola em tempo integral completa. E o mais importante: aos finais de semana, os CEPTs estarão de portas abertas para a população, que terá acesso à quadra de esportes, ao cinema, à piscina olímpica e a outras estruturas de ponta”, destacou o prefeito Washington Quaquá.

    O CEPT de Inoã leva o nome do escritor uruguaio Eduardo Galeano, reconhecido por sua contribuição ao pensamento crítico latino-americano e à defesa da democracia. A unidade atenderá estudantes desde o berçário até a conclusão do Ensino Fundamental, com início das aulas previsto para 2027.

    A iniciativa integra a expansão dos CEPTs no município, com novas unidades previstas para Itaipuaçu, Ponta Negra e Itapeba, ampliando a rede de ensino integral e o acesso da população a espaços educacionais, culturais e esportivos.

    Nova Iguaçu abre inscrições para sua Brigada Florestal Voluntária

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu vai abrir duas novas turmas do curso de formação da Brigada Florestal Voluntária

    A Prefeitura de Nova Iguaçu vai abrir duas novas turmas do curso de formação da Brigada Florestal Voluntária. O objetivo é capacitar novos agentes para atuarem de forma efetiva e segura em ações de prevenção e resposta aos incêndios florestais visando a preservação do meio ambiente e a proteção das comunidades. As inscrições terão início nesta quinta-feira (16) e vão até o dia 8 de maio. Os formulários de inscrição estão em https://www.novaiguacu.rj.gov.br/semam/cursos/.

    O curso, uma parceria entre as secretarias municipais de Defesa Civil (SMDC) e de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), é realizado pela Guarda Municipal Ambiental (GAM). Ao todo, serão disponibilizadas 80 vagas para iguaçuanos, com idade mínima de 18 anos, que estejam inscritos no cadastro de voluntários da Defesa Civil municipal. Os interessados devem apresentar atestado médico informando estarem aptos física e mentalmente para participar da atividade e ter disponibilidade em horário integral. Também é obrigatório apresentar certidão de antecedentes criminais da Justiça Estadual (RJ) e da Justiça Federal (TRF 2º Região).

    A primeira turma será capacitada entre os dias 9 e 12 de junho. Já a segunda turma passará pelo treinamento entre os dias 21, 22, 23 e 24 de julho. Ambas terão as três primeiras aulas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus Nova Iguaçu, na Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº, bairro Moquetá, de 8h às 18h. O quarto e último dia será de simulação com queima controlada na Serra de Madureira.

    Criado em 2023, o curso de formação da Brigada Florestal Voluntária já capacitou 220 agentes voluntários em oito turmas. Treinados para atuar tanto na prevenção quanto no combate às chamas, eles têm sido decisivos na redução dos incêndios florestais na cidade. No ano passado, antes de um incêndio ocorrido na APA Gericinó-Mendanha, os brigadistas abriram faixas e estradas de acesso ao topo do morro, facilitando a chegada das equipes e evitando maior devastação.

    Município tem a maior redução de incêndios florestais em sete anos

    Dados da Plataforma MAPBiomas, referência acadêmica e científica em análises geoespaciais, mostram que os incêndios florestais ocorridos ao longo de 2025 destruíram 255 hectares em áreas verdes. O número é 4,5 vezes menor em relação ao ano anterior, quando foram registrados 1.162 hectares queimados. Com isso, a redução foi de 78%, a maior desde 2019, quando a plataforma iniciou as observações.

    O levantamento mostra que o mês de maior incidência de incêndios é julho, com média de 132 hectares por ano. Na sequência vêm junho (92,5), maio (76,57), agosto (64,85) e setembro (25,7). Embora apareça na terceira posição, maio costuma ser um mês de poucas queimadas. Em três dos últimos sete anos, não houve registros de incêndios florestais neste mês. Em duas ocasiões, foram apenas três hectares tomados pelo fogo. Em 2023, foram 19. O ponto fora da curva foi 2024, quando as chamas destruíram 511 hectares de áreas verdes, fazendo maio daquele ano o mês com o maior acumulado de áreas atingidas pelo fogo em toda a série histórica do MAPBiomas.

    Para que se tenha uma ideia, este quantitativo de apenas um mês só não é superior ao total acumulado ao longo de 2024, quando foram registrados 1.162 hectares queimados, e 2023, com 668. Com 409 hectares incendiados, julho de 2023 também se destaca entre os mais destrutivos, superando o acumulado do ano de 2021, com 278 hectares, de 2025 (255), 2022 (231), 2019 (181) e 2020 (156).

    Marcha para Jesus reúne grandes nomes da música gospel em Niterói

    0
    A cidade de Niterói vai receber a Marcha para Jesus, um dos maiores eventos de fé do Brasil, no dia 25 de abril (sábado).
    Screenshot

    A cidade de Niterói vai receber a Marcha para Jesus, um dos maiores eventos de fé do Brasil, no dia 25 de abril (sábado). A concentração está marcada para às 14h, em frente à Câmara Municipal, de onde os participantes seguirão em caminhada até o Caminho Niemeyer. O evento é gratuito e conta com o apoio da Prefeitura de Niterói.

    A programação reúne grandes nomes da música gospel e lideranças religiosas como Cassiane, Waguinho, Aline Barros, DJ Naudão, Maria Pita, Paulo Neto, Renata Henriques, Natinho Battera e Ministério da Equidade.

    Com nomes consagrados e novos talentos, o evento se consolida como um espaço com atrações para toda a família, promovendo inclusão, renovação da fé e fortalecimento da cultura gospel na cidade.

    O evento também deve atrair visitantes de outras cidades, contribuindo para o fortalecimento do turismo e a movimentação da economia local.

    Maricá: mutirão de serviços de energia leva atendimento gratuito a moradores

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, apoia a realização do projeto Energia Legal no município, que oferece, ao longo desta semana, serviços gratuitos e orientações à população em diferentes pontos da cidade.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, apoia a realização do projeto Energia Legal no município, que oferece, ao longo desta semana, serviços gratuitos e orientações à população em diferentes pontos da cidade.

    Durante a programação, os moradores têm acesso a serviços como negociação de dívidas, emissão de segunda via de conta, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, além da troca de lâmpadas por modelos de LED mais econômicos e eficientes. Também são realizadas palestras sobre consumo consciente de energia.

    A secretária de Energias Renováveis e Iluminação Pública, Verônica Costa, destacou a importância da parceria. “Esse projeto Energia Legal tem uma grande parceria com o nosso município. Todo mês apontamos as demandas e a Enel atua junto com a Prefeitura. Aqui, por exemplo, a população pode parcelar dívidas em até 40 vezes, o que traz mais tranquilidade para os moradores”, afirmou.

    Representante da Enel na base de Niterói e Maricá, Arlan Gomes ressaltou o alcance da ação. “Estamos oferecendo diversos serviços, como atendimento comercial, esclarecimento de dúvidas e atividades operacionais em bairros como Itaipuaçu e Itapeba, incluindo podas e melhorias na rede elétrica para garantir mais qualidade no fornecimento de energia”, explicou.

    Moradora de Itapeba, Marinete Panema aproveitou a ação para trocar lâmpadas. “Troquei por lâmpadas novas. É uma ação maravilhosa, porque a gente substitui lâmpadas que consomem mais por outras mais econômicas”, comentou.

    A programação segue até sexta-feira (17/04), com atendimentos em diferentes locais do município.

    Serviço

    Quinta-feira (16/04)

    Local: Praça da 70, Jardim Atlântico Leste

    Horário: 8h às 17h

    Sexta-feira (17/04)

    Local: Rua Alice Maximino de Souza, s/nº, em frente ao CEPT Leonel de Moura Brizola

    Horário: 8h às 17h

    Tecnologia do CISP detecta moto clonada e garante êxito em perseguição policial que terminou no Rio de Janeiro

    0
    As câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói foram fundamentais, nesta quarta-feira (15), para uma ação do 12º Batalhão da Polícia Militar que resultou na prisão de um homem e na recuperação de uma motocicleta roubada que circulava com placa clonada

    As câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói foram fundamentais, nesta quarta-feira (15), para uma ação do 12º Batalhão da Polícia Militar que resultou na prisão de um homem e na recuperação de uma motocicleta roubada que circulava com placa clonada. O veículo, monitorado por envolvimento em roubos no bairro de São Francisco, foi interceptado na Linha Vermelha após ser detectado pelas câmeras de inteligência da Prefeitura de Niterói.

    O alerta do Cercamento Eletrônico foi emitido quando a motocicleta Yamaha Lander passou pela Avenida Jansen de Mello, na altura da comunidade do Sabão, sentido Ponte Rio-Niterói. O sistema identificou que o veículo possuía a placa de uma Honda ADV, também com registro de roubo. Após o alerta do CISP, guarnições da Polícia Militar iniciaram um acompanhamento tático que se estendeu até as proximidades do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, onde a abordagem foi realizada com sucesso.

    Um suspeito de 23 anos, com passagens anteriores por violência doméstica, foi conduzido inicialmente à 79ª DP (Jurujuba) e, posteriormente, à 76ª DP (Centro), onde foi autuado por receptação e permaneceu preso. A motocicleta recuperada havia sido roubada em dezembro de 2025.

    O secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, ressaltou a importância do trabalho integrado entre Prefeitura e Polícia Militar.

    “O CISP monitora Niterói 24 horas por dia. Assim que o sistema acusa uma irregularidade, a informação é repassada em tempo real para os policiais na rua. Essa ocorrência demonstra que a tecnologia de Niterói rompe as fronteiras do município para garantir que o autor de um crime seja capturado”, explicou o secretário Gilson Chagas.

    O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) opera com mais de 500 câmeras e um sistema de Cercamento Eletrônico que monitora todas as entradas e saídas do município. A ferramenta utiliza inteligência artificial para identificar veículos com registro de roubo, furto ou envolvimento em práticas criminosas, e é um pilar fundamental na redução dos índices de criminalidade.

    Em breve, o sistema será ampliado em cerca de 40%, passando para mais de 800 câmeras de monitoramento. A nova fase do CISP incluirá a adoção de reconhecimento facial e novas ferramentas de inteligência artificial. Além disso, o projeto prevê a instalação de câmeras de alta resolução e com visão 360 graus, além de recursos avançados de análise de dados, reforçando a prevenção e a investigação de crimes no município.

    Escrito em Maricá, clássico de Darcy Ribeiro é traduzido para o mandarim e lançado na China

    0
    Escrito em Maricá, o livro ‘O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil’, de Darcy Ribeiro, ganhou destaque internacional ao ser traduzido para o mandarim e lançado em Pequim, na China, na última quinta-feira (09/04)

    Escrito em Maricá, o livro ‘O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil’, de Darcy Ribeiro, ganhou destaque internacional ao ser traduzido para o mandarim e lançado em Pequim, na China, na última quinta-feira (09/04).

    A obra é considerada um dos principais clássicos sobre a formação histórica, étnica e cultural do Brasil e foi concluída na casa de Darcy, no bairro de Cordeirinho. O local atualmente abriga um museu interativo, preservando o legado do antropólogo, educador e escritor por meio de tecnologia, arte e memória.

    O secretário de Relações Internacionais, Jorge Castor, destacou a relevância da iniciativa e a projeção internacional da obra.

    “A tradução da obra para o mandarim amplia o diálogo cultural entre Brasil e China e projeta internacionalmente um trabalho concluído em Maricá. É um reconhecimento da importância da nossa produção intelectual e da contribuição do município para a cultura brasileira”, afirmou.

    O lançamento da versão em mandarim da obra ocorreu na sede do Grupo de Comunicações Internacionais da China (GCIC) e integra as comemorações do Ano Cultural China-Brasil. A edição foi realizada em parceria entre a Blossom Press, o Centro Cultural de Publicações China-América Latina e Caribe do GCIC e a Fundação Darcy Ribeiro.

    Publicado originalmente em 1995, o livro O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil é resultado de décadas de estudos sobre a formação étnica e cultural do país. A versão definitiva foi concluída na praia de Cordeirinho, em Maricá, onde Darcy Ribeiro viveu seus últimos anos em uma casa projetada por Oscar Niemeyer.

    Educação de Niterói amplia investimentos e inicia formação inclusiva para profissionais da rede

    0
    A Secretaria Municipal de Educação de Niterói vai iniciar em abril uma nova etapa de formação continuada em educação especial na perspectiva inclusiva, voltada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino

    A Secretaria Municipal de Educação de Niterói vai iniciar em abril uma nova etapa de formação continuada em educação especial na perspectiva inclusiva, voltada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa contempla professores de apoio, professores regentes, pedagogos e diretores, e será realizada no Centro de Formação Darcy Ribeiro, em parceria com o Senac, por meio do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI).

    A ação integra um conjunto mais amplo de investimentos da Prefeitura de Niterói na área da educação inclusiva, que inclui também o envio de mensagem executiva à Câmara Municipal para a criação do cargo de profissional de apoio especializado.

    A formação faz parte da nova política de educação especial inclusiva que está sendo estruturada pelo município, com foco na qualificação das práticas pedagógicas e no fortalecimento do atendimento aos estudantes. Nesta primeira etapa, participam professores de apoio e regentes do Ensino Fundamental I, além de diretores e pedagogos, fortalecendo uma atuação integrada nas unidades. Todas as unidades serão contempladas gradualmente.

    Para o secretário municipal de Educação, Bira Marques, a iniciativa representa um avanço estrutural na política educacional do município.

    “A demanda da educação especial cresceu em todo o país, e esse é hoje um dos grandes desafios da educação brasileira, e em Niterói não é diferente. A partir dessa realidade, estamos reestruturando nossa política com mais robustez, planejamento e investimento, porque essa é uma prioridade da gestão. Também estamos fortalecendo a relação entre escola e família, entendendo que é nessa parceria que garantimos o direito de cada criança, respeitando suas individualidades e assegurando condições reais de aprendizagem”, destacou o secretário Bira Marques.

    O objetivo da formação é produzir uma cultura inclusiva, fortalecendo práticas pedagógicas acessíveis, colaborativas, e potencializando a atuação dos educadores, por meio da formação continuada e do desenvolvimento de estratégias inclusivas situadas nos contextos reais das escolas, voltadas a todos os estudantes e ao enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar.

    A parceria com o Senac conecta a Rede Municipal ao Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei), que oferece atendimento multidisciplinar, reunindo educadores, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e nutricionistas, além de desenvolver pesquisas, produzir conhecimento e promover formação continuada para profissionais da educação. No Centro, também são criados materiais pedagógicos acessíveis e dispositivos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa, utilizados tanto nas escolas participantes quanto em cursos do Senac.

    “A gente desenvolve um programa de formação para professores, inclusive também para professores regentes, que estão em sala de aula, muito práticas, com estratégias de como garantir que todos os alunos, inclusive aqueles com deficiência, possam participar com qualidade, tendo acesso à educação”, explicou a diretora do Crei Sesc Senac, Maria Antonia Goulart.

    Com carga horária de 20 horas, a formação será realizada em cinco encontros presenciais e abordará conceitos, princípios e fundamentos da educação inclusiva, estratégias de atendimento especializado e a construção de instrumentos como o Plano Educacional Individualizado (PEI), além do uso de recursos acessíveis e tecnologias de apoio. A metodologia prevê atividades práticas, experimentação e acompanhamento das estratégias aplicadas no cotidiano escolar.

    Investimentos – A formação anunciada integra um conjunto mais amplo de ações que vêm sendo implementadas pela Prefeitura de Niterói para fortalecer a educação especial na Rede Municipal. Nesta semana, o prefeito Rodrigo Neves encaminhou à Câmara de Vereadores a mensagem executiva que cria o cargo de Agente de Apoio Escolar e autoriza a realização de concurso público para a contratação de 300 profissionais. A medida responde ao crescimento da demanda por educação especial e amplia as estratégias de inclusão nas escolas, somando-se também ao concurso público realizado em 2024, que garantiu a entrada de mais de 220 professores de apoio especializado na rede.

    A nova função será voltada ao apoio no cotidiano das crianças e estudantes, contribuindo para atividades como alimentação, higiene, locomoção e participação nas rotinas escolares, sem substituir o papel pedagógico dos professores. As ações se articulam ainda com a implantação do Centro de Avaliação e Inclusão Social (CAIS), inaugurado no ano passado, que ampliou o atendimento às famílias com um espaço de referência e atuação multidisciplinar. Em conjunto com a formação continuada, essas iniciativas consolidam uma política mais estruturada, que integra cuidado, acessibilidade e garantia do direito à aprendizagem.

    Violência doméstica: homem é preso após agredir companheira em Maricá

    0
    Mais um caso de violência doméstica foi registrado em Maricá! Na manhã desta terça-feira, 15 de abril, policiais civis da Delegacia de Maricá (82ª DP) prenderam um homem no bairro Jardim Interlagos (Maricá-RJ), após ele agredir a companheira

    Mais um caso de violência doméstica foi registrado em Maricá! Na manhã desta terça-feira, 15 de abril, policiais civis da Delegacia de Maricá (82ª DP) prenderam um homem no bairro Jardim Interlagos (Maricá-RJ), após ele agredir a companheira. As agressões físicas aconteceram na madrugada de hoje (15), porém a vítima só conseguiu entrar em contato com a polícia pela manhã.

    De acordo com a vítima, ela foi agredida durante toda a madrugada, e a violência ocorreu devido aos ciúmes excessivos do agressor. Marcas de agressão no rosto e nos braços são visíveis na mulher.

    Segundo os policiais, o homem tem antecedentes criminais no que tange à violência doméstica, ou seja, já possui histórico de agressões contra mulheres.

    Com as provas e a denúncia da vítima, os agentes localizaram o agressor, que estava em uma casa na Rua Quarenta e Três (Jardim Interlagos), e realizaram o cerco no local. O homem se entregou sem apresentar resistência.

    O agressor admitiu ter agredido a companheira. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.

    Já a vítima foi levada para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro de Maricá). Ela recebeu atendimento hospitalar e está em recuperação.

    Poste danificado com risco iminente de queda preocupa moradores de Inoã

    0
    Moradores do bairro Chácaras de Inoã, localizado no município de Maricá, divulgaram nas redes sociais a preocupação com um possível novo acidente envolvendo postes danificados e fiação elétrica

    Moradores do bairro Chácaras de Inoã, localizado no município de Maricá, divulgaram nas redes sociais a preocupação com um possível novo acidente envolvendo postes danificados e fiação elétrica. O poste, que está prestes a cair, fica localizado na Rua Nilton Nunes (Inoã).

    Segundo informações, vários protocolos foram abertos e, diversas vezes, os moradores entraram em contato com a distribuidora de energia responsável pela manutenção dos postes, a Enel. No entanto, não receberam nenhuma resposta nem qualquer indicativo do início da manutenção ou da troca do poste danificado.

    Devido à alta possibilidade de causar graves acidentes, os moradores pedem uma ação rápida da Enel.

    IMAGEM: LSM

    Prefeitura de Maricá leva ações de saúde e bem-estar à Aldeia Mata Verde Bonita

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (14/04) uma ação integrada de saúde e bem-estar na Aldeia Indígena Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (14/04) uma ação integrada de saúde e bem-estar na Aldeia Indígena Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí. Na atividade, foram disponibilizados serviços preventivos essenciais, como vacinação antirrábica, microchipagem de animais, coleta de exames e testes rápidos para diversas doenças.

    Realizada em parceria com a Secretaria de Bem-Estar Animal e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a mobilização também contou com orientações sobre cuidados diários, prevenção de doenças, saúde bucal, além de atendimentos odontológicos.

    “A atuação conjunta permite ampliar o alcance das ações de saúde e levar uma abordagem completa no cuidado à população. Isso fortalece a prevenção, reduz riscos e aproxima os serviços das realidades de cada território”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt.

    A iniciativa também fortalece o controle de zoonoses na cidade, doenças infecciosas transmitidas de animais para humanos. Além disso, contribui para reduzir riscos à saúde coletiva, ampliando o acesso a serviços públicos na Aldeia Mata Verde Bonita.

    Traduzir »