21.4 C
Maricá
    quarta-feira, junho 24, 2026
    Início Site Página 59

    Maricá recebe espetáculo imersivo sobre a Paixão de Cristo neste fim de semana

    0
    A Prefeitura de Maricá celebra, no sábado (18/04) e domingo (19/04), uma grande encenação a céu aberto inspirada na tradição da Paixão de Cristo.

    A Prefeitura de Maricá celebra, no sábado (18/04) e domingo (19/04), uma grande encenação a céu aberto inspirada na tradição da Paixão de Cristo. O espetáculo “Jesus de Nazaré em Maricá”, promovido por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias e da Companhia de Cultura e Turismo (Maré), acontece na Orla do Parque Nanci, a partir das 17h.

    Com direção de Eduardo Wotzik, a narrativa parte da história bíblica, preservando seus personagens centrais, mas apostando em um texto original e em uma abordagem contemporânea para tornar a experiência mais próxima e envolvente. O espetáculo traz Eriberto Leão no papel de Jesus, Vanessa Gerbelli como Maria, Emillio Orciolo como Pilatos e Márcio Vito como Caifás, além da participação de atores e atrizes de Maricá.

    A montagem foi concebida como uma experiência imersiva, reunindo artistas de projeção nacional, talentos locais, cenário natural e uma linguagem pensada para aproximar o público da narrativa. A proposta é transformar o espaço em um grande palco a céu aberto, oferecendo aos moradores e visitantes uma vivência marcada por emoção, reflexão e forte apelo simbólico no período da Semana Santa.

    Outro destaque da produção é o figurino, desenvolvido por Milton Cunha em parceria com professores ligados à Universidade Livre do Carnaval de Maricá (UniCarnaval).

    Serviço: “Jesus de Nazaré em Maricá”

    Datas: 18 e 19 de abril

    Horário: 18h

    Local: Orla do Parque Nanci

    SEIM promove o Seminário Integração para Capacitação no Atendimento ao Aluno com Autismo (TEA)

    0
    No próximo dia 27 de abril, a Secretaria de Integração Metropolitana (SEIM) realizará o seminário Integração para Capacitação no Atendimento ao Aluno com Autismo (TEA).

    No próximo dia 27 de abril, a Secretaria de Integração Metropolitana (SEIM) realizará o seminário Integração para Capacitação no Atendimento ao Aluno com Autismo (TEA). O evento acontecerá às 13h no Teatro Carlos Gomes, 19 – Praça Tiradentes – Centro RJ, e vai debater como a formação de professores pode criar ambientes escolares inclusivos e acolhedores para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Região Metropolitana.

    O seminário vai destacar preparação de educadores e equipes intersetoriais para atuação inclusiva, aplicação de práticas pedagógicas eficazes e inovadoras, envolvimento de pais e especialistas em planos personalizados promovendo uma educação transformadora e acessível, entre outros temas.

    O debate será mediado pela Secretária de Integração Metropolitana, Cynthia Felix, e contará com a participação do vereador do Rio de Janeiro Marcos Dias, de Angelina Moreira, Presidente da MultiRio, de Patrícia Franck, assessora técnica do gabinete da Secretaria Municipal de Inclusão da capital carioca, de Anna Christina Barichello, da Secretaria Gestão e Inclusão de Duque de Caxias, de Bruna Mannarino Serpa, diretora do Instituto Municipal Helena Antipooff (IHA) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, de Tatiane Félix, coordenadora da Educação Inclusiva de São Gonçalo e Marlyce Cele Oliveira, neuropsicopedagoga e Mestranda em ABA (Análise do Comportamento Aplicada).

    Para a secretária, o encontro é uma oportunidade de empoderar educadores: “Estamos construindo pontes para uma inclusão real. Essa capacitação dá aos professores as ferramentas para desbloquear o potencial de alunos com TEA, transformando desafios em conquistas diárias”, destaca Cynthia Felix.

    No encerramento, os vencedores do Prêmio SEIM Integrando Ações, que este mês será concedido aos melhores projetos de estímulo à capacitação para o atendimento do aluno com TEA, receberão seus troféus. Também haverá a entrega de certificado de participação válido como horas complementares nos cursos de graduação

    Serviço:

    Data: 27 de abril (segunda-feira).

    Horário: 13h.

    Local: Teatro Carlos Gomes, 19 – Praça Tiradentes – Centro RJ.

    Entrada: Gratuita (vagas limitadas).

    Inscrições pelo link da bio do instagram: seim.rio

    Para concorrer ao Prêmio SEIM Integrando Ações, as regras e o link de inscrição estão disponíveis no site: https://integracaometropolitana.prefeitura.rio/.

    Sobre a SEIM: A Secretaria de Integração Metropolitana atua na articulação de políticas públicas entre os 22 municípios da Região Metropolitana do Rio. Acompanhe em: @seim.rio.

    Maricá amplia acesso ao esporte e à cultura com aulas gratuitas de capoeira

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, oferece aulas gratuitas de capoeira pelo projeto Maricá Esporte Presente nos espaços públicos da cidade. Um desses espaços é a Arena Itaipuaçu

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, oferece aulas gratuitas de capoeira pelo projeto Maricá Esporte Presente nos espaços públicos da cidade. Um desses espaços é a Arena Itaipuaçu. No local, a iniciativa reúne participantes de diversas idades, com destaque para o público infantil, promovendo inclusão, bem-estar e acesso a práticas esportivas e culturais.

    As atividades integram aulas práticas e rodas de capoeira, com a presença de instrumentos tradicionais, como o berimbau, proporcionando uma vivência completa da modalidade. A prática alia desenvolvimento físico à valorização da cultura popular brasileira, estimulando a convivência e o respeito entre os alunos.

    “As aulas de capoeira do projeto unem esporte e cultura popular em uma prática que valoriza disciplina, respeito e tradição. A modalidade contribui para o fortalecimento físico, a socialização e a valorização das manifestações culturais brasileiras”, afirmou Alexander Gois Martins, professor do projeto.

    O Maricá Esporte Presente integra as ações contínuas de estímulo à prática esportiva na cidade, disponibilizando aulas gratuitas de diversas modalidades em arenas e espaços públicos, presentes nos quatro distritos. As inscrições podem ser realizadas diretamente nas arenas esportivas ou pelo site www.maricaesportepresente.com.br.

    Maricá seleciona cantores do município para festival de música gospel

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, realiza neste domingo (19/04), às 8h30, a audição para a 2ª edição do Festival de Música Gospel “Canto de Todos os Cantos 2026”.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, realiza neste domingo (19/04), às 8h30, a audição para a 2ª edição do Festival de Música Gospel “Canto de Todos os Cantos 2026”. O evento acontece no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), em Itapeba, e é aberto ao público.

    A audição vai selecionar cantores e cantoras do segmento gospel do município para o festival, que será realizado no dia 18 de maio. A iniciativa busca revelar novos talentos locais e valorizar a música gospel na cidade.

    “O festival abre espaço para que artistas que muitas vezes não têm visibilidade possam mostrar seu talento e conquistar novas oportunidades por meio da música”, afirmou o secretário de Assuntos Religiosos, pastor Sérgio Luis de Souza.

    Os participantes se apresentarão ao público e serão avaliados por uma banca examinadora formada por autoridades e profissionais da área artística. Os três primeiros colocados receberão troféus e também se apresentarão no evento “Dia do Evangélico”, marcado para o dia 25 de maio.

    Serviço

    Data: 19 de abril (domingo)

    Horário: 8h30

    Inscrições: (21) 99671-8049 (Mateus Casimiro) ou (21) 99282-6232 (Jhour Oliveira)

    Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificado

    Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, km 27,5 – Itapeba

    Niterói realiza o IV Festival Internacional de Choro entre 23 e 26 de abril

    0
    Niterói recebe o IV Festival Internacional de Choro, promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN)

    Niterói recebe o IV Festival Internacional de Choro, promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN). O evento acontece entre os dias 23 e 26 de abril, no Reserva Cultural, em São Domingos.

    Durante quatro dias, o festival transforma Niterói em um grande espaço de encontro musical e reúne artistas de diferentes gerações e estilos. Reconhecido como uma das bases da música brasileira, o choro dialoga, ao longo da programação, com outros gêneros como samba, jazz, frevo, funk carioca e a música negra contemporânea, ampliando conexões e promovendo novas experiências sonoras.

    A programação conta com apresentações de importantes nomes da música brasileira, além de homenagens a mestres que marcaram a história do gênero, como Elizeth Cardoso, Garoto, Paulinho da Viola e Jorginho do Pandeiro. Os espetáculos incluem encontros inéditos, formações especiais e momentos de valorização da memória e da inovação musical.

    Outro destaque é a valorização das expressões culturais populares. Em um dos momentos do festival, o passinho do funk carioca dialoga com o frevo, evidenciando a força das manifestações culturais urbanas e reforçando o caráter dinâmico e em constante transformação da cultura brasileira. O festival também oferece rodas de choro, apresentações ao ar livre, intervenções artísticas e praça de alimentação, garantindo ao público uma experiência cultural completa.

    Oficinas – O festival também promove oficinas gratuitas de instrumentos musicais em equipamentos públicos da cidade, entre os dias 20 e 24 de abril. As inscrições devem ser realizadas pelo Instagram @choroniteroi. Os locais serão informados por e-mail aos participantes inscritos. Serão oferecidas oficinas de acordeon, bandolim, bateria, cavaquinho, clarinete, flauta, pandeiro, piano, saxofone, trombone, trompete, violão de seis e sete cordas, além de workshop de choro e samba.

    Programação musical:

    23 de abril:

    17h30 – Duo Morgana Moreno e Francisco Pellegrini (Reserva Cultural)

    19h30 – Abertura institucional do festival (Sala Nelson Pereira dos Santos)

    20h30 – Tributo a Zé da Velha, com Silvério Pontes e Everson Moraes (Sala Nelson Pereira dos Santos)

    24 de abril:

    14h – Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa (Reserva Cultural)

    15h30 – Apresentação dos alunos das oficinas (Reserva Cultural)

    16h – Rogério Souza (Reserva Cultural)

    17h30 – Amaro Freitas (Sala Nelson Pereira dos Santos)

    19h30 – Choro Batucada (Reserva Cultural)

    25 de abril:

    14h – Orquestra Sopros do Rio (Reserva Cultural)

    15h30 – Canções e Choros de Paulinho da Viola, com Mário Séve (Palco externo)

    17h – Sarau para Paulinho da Viola (Palco externo)

    18h30 – Celso Fonseca convida Leo Gandelman (Palco externo)

    20h30 – Jazz das Minas convida Eliana Pittman (Sala Nelson Pereira dos Santos)

    26 de abril:

    14h – A vida é um Choro, com Dudu Oliveira (Reserva Cultural)

    15h30 – Jorginho do Pandeiro 95 anos (Reserva Cultural)

    17h – Rogério Caetano (Reserva Cultural)

    18h – Homenagem aos Mestres do Choro, com Cristóvão Bastos e Mauro Senise (Sala Nelson Pereira dos Santos)

    19h – Boêmios da Rua do Rosário (Reserva Cultural)

    20h – Pife Muderno convida Edu Lobo (Palco externo)

    Para os espetáculos na Sala Nelson Pereira dos Santos, é necessário retirar convite gratuitamente na bilheteria, com duas horas de antecedência.

    Veja a programação de filmes do Cine Henfil para o fim de semana (17 a 19/04)

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, divulga a programação de filmes do Cine Henfil, no Centro, com sessões gratuitas entre os dias 17 e 19 de abril (sexta-feira a domingo). O destaque é a Mostra de Filmes Franceses, com as exibições de ‘A Grande Testemunha’, ‘Hiroshima, Meu Amor’ e ‘A História de Adèle H.’, que serão apresentadas ao longo do fim de semana.

    A programação também inclui outras obras cinematográficas, como ‘A Febre’, além da Sessão Azul, voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o filme ‘Missão Antena: Uma Aventura Intergaláctica’ e ‘Velhos Bandidos’.

    Os ingressos gratuitos podem ser reservados pelo link https://abre.ai/iN6Z . Para garantir a entrada, é necessário chegar antes da sessão para validar o ticket.

    O Cine Henfil, localizado na Rua Alferes Gomes, 390, no Centro, possui 200 lugares, incluindo assentos para pessoas obesas, cadeirantes e com mobilidade reduzida. O espaço é equipado com modernos sistemas de projeção audiovisual.

    Confira a programação completa:

    Sexta-feira (17/04)

    19h – A Febre – O filme acompanha Justino (Regis Myrupu), um índigena de Manaus, Amazonas que há 20 anos vive na cidade grande, trabalhando agora como segurança no porto local. Sua filha Vanessa (Rosa Peixoto) trabalha em um posto de saúde e acaba de passar para a faculdade de Medicina, na Universidade de Brasília. Insegura entre seguir seu sonho e deixar seu pai, ela precisa ainda lidar com uma estranha febre que subitamente aparece. Paralelamente, uma série de estranhos ataques a animais ganha destaque na TV local.
    Classificação: 10 anos

    Sábado (18/04)

    15h – Sessão Azul – A Sessão Azul no Cine Henfil contará com a exibição de filmes surpresa voltados ao público infantojuvenil com TEA (Transtorno do Espectro Autista), oferecendo uma experiência pensada para garantir conforto e bem-estar. A sessão terá luz e som reduzidos, liberdade de movimento e um ambiente acolhedor, proporcionando mais acessibilidade e inclusão.
    Classificação: Livre

    17h – Mostra de Cinema Nouvelle Vague: A Grande testemunha – Balthazar é um burro constantemente explorado, que passa de dono em dono. Sua existência é triste e dura, e muitas vezes ele é maltratado. Através da convivência com o homem, ele pode ver todos os aspectos bons e maus do ser humano. A vida de Balthazar é comparada a de Marie (Anna Wiazemsky), uma jovem reservada e ingênua que se envolve com o sádico e cruel Gérard (François Lafarge), que depois a rejeita. Ao final de sua vida o burrinho passa a viver com um gentil dono de moinho, que o considera um santo reencarnado.
    Classificação: 12 anos

    19h – Mostra de Cinema Nouvelle Vague: Hiroshima, Meu Amor – Uma atriz francesa casada (Emmanuelle Riva) veio de Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado, cuja esposa está viajando. Nos dois dias que passam juntos, várias lembranças vêm à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Ela conta que foi “tosquiada”, pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinha apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial. Por ter amado um inimigo ela foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível.
    Classificação: 18 anos

    Domingo (19/04)

    15h – Missão Antena: Uma Aventura Intergaláctica – A obra é uma animação dinamarquesa que acompanha o tímido Allan (Gato Galáctico), um garoto que, durante suas férias de verão, acaba passando por algo bem inesperado: seu vizinho, um homem idoso, é completamente obcecado por alienígenas, e acredita que Allan seja uma antena humana que pode ajudá-lo a localizar extraterrestres. Por obra do destino, a dupla acaba encontrando Luna (Luluca), uma garota alienígena que estuda os seres humanos e acaba caindo na Terra por acidente. Quando a nave de Luna é levada por um homem, Allan, seu vizinho e Luna embarcam em uma divertida aventura com a missão de tentar levá-la de volta para casa.
    Classificação: Livre

    17h – Velhos Bandidos – No longa metragem, o casal de aposentados Marta (Fernanda Montenegro) e Rodolfo (Ary Fontoura) planeja um ousado assalto a banco. Para realizar o roubo perfeito, eles precisam de um casal de jovens assaltantes. Para isso, Nancy (Bruna Marquezine) e Sid (Vladimir Brichta) se reúnem à dupla. No entanto, a nova equipe de ladrões não contava com a insistência de Oswaldo (Lázaro Ramos), um obstinado investigador.
    Classificação: 14 anos

    19h – Mostra de Cinema Nouvelle Vague: A História de Adèle H. – Uma jovem mulher usando o nome de Lewly chega ao local com o objetivo de achar o tenente Albert Pinson (Bruce Robinson), por quem é obcecada apesar dele não lhe corresponder o amor. Na verdade, ela é Adèle Hugo (Isabelle Adjani), segunda filha de Victor Hugo, o grande escritor francês. Esta situação a deixa em um desespero crescente, ficando perturbada e a levando a um processo de auto-destruição.
    Classificação: 12 anos

    Operação integrada fecha cerco contra linha chilena e prende comerciante em Niterói

    0

    Não Uma ação integrada entre o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Prefeitura de Niterói e a Polícia Civil, por meio da 81ª DP (Itaipu), para combater a comercialização ilegal de linha chilena na cidade, nesta quinta-feira (16), resultou na prisão do comerciante conhecido como “Ferrugem”, apontado como um dos maiores vendedores desse produto no município. Também foram apreendidos 40 carretéis de linha chilena e dois quilos de mármore moído — material utilizado na fabricação de cerol.

    O suspeito foi localizado a partir de uma denúncia anônima feita ao Disque-Denúncia, que mantém convênio com a Prefeitura de Niterói. A informação levou os agentes até um estabelecimento no bairro do Sapê, onde ele foi preso em flagrante.

    Segundo as investigações, o suspeito já havia sido alvo de uma operação da Polícia Militar em 2023, quando também foi flagrado com grande quantidade de insumos usados na produção do material cortante.

    Na 81ª DP (Itaipu), foi constatado que o suspeito possui anotações criminais e passagens por crimes como soltura de balões, lesão corporal, furto, calúnia e ameaça. Após a prisão em flagrante, ele foi liberado mediante pagamento de fiança.

    A ação reforça o monitoramento permanente feito pelo município sobre esse tipo de crime.

    “O GGIM tem acompanhado, por meio do Observatório de Segurança Pública de Niterói, a evolução dos casos de linha chilena no estado. Trata-se de uma grave ameaça à integridade física da população. Em alguns casos, o uso desse material tem causado acidentes fatais, especialmente com motociclistas e ciclistas. Por isso, decidimos atuar de forma integrada para impedir essa prática na cidade”, afirmou o secretário do GGIM, Felipe Ordacgy.

    A comercialização, o porte e o uso da linha chilena são proibidos no estado do Rio de Janeiro e podem resultar em penalidades administrativas e criminais. As ações de fiscalização têm como foco preservar vidas, evitar acidentes e ampliar a conscientização da população.

    O delegado titular da 81ª DP (Itaipu), Deoclécio de Assis, também destacou a importância da participação da sociedade.

    “A Polícia Civil reforça a importância da conscientização da população e orienta que denúncias sobre a venda ou uso de linhas cortantes sejam comunicadas imediatamente aos órgãos competentes. Seguimos firmes na defesa de quem precisar”, declarou.

    A operação evidencia a importância da integração entre os órgãos de segurança e fiscalização, fortalecendo estratégias de prevenção e repressão a práticas ilegais que colocam vidas em risco.

    Segundo o GGIM, ações como essa serão intensificadas, principalmente em períodos de maior incidência de pipas, como férias escolares e épocas de ventos mais fortes, quando o uso de linhas cortantes aumenta e os riscos à população se tornam ainda maiores.

    Maricá recebe medalha do Bope por apoio às ações de segurança pública

    0

    Maricá foi reconhecida pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) pelo apoio às ações de segurança pública. O município recebeu, nesta quinta-feira (16/04), a Medalha do Mérito das Operações Especiais, honraria destinada a autoridades e civis que se destacam pela contribuição às atividades da unidade e que simboliza o reconhecimento institucional pelo fortalecimento de iniciativas voltadas à segurança pública e pela cooperação entre o município e as forças policiais.

    “A segurança pública precisa ser prioridade e contar com a força, a experiência e a dedicação desses profissionais para tornar o Rio e o Brasil mais seguros”, disse o prefeito Washington Quaquá durante a cerimônia, que também contou com a entrega de uma moção de aplausos ao tenente-coronel Marcelo Cobarge, comandante do Bope, aprovada pela Câmara Municipal.

    O secretário de Segurança Cidadã de Maricá, coronel Júlio Veras, destacou o papel da parceria institucional. “A medalha concedida reconhece o apoio às ações de segurança pública e o posicionamento em defesa do trabalho das forças policiais”, afirmou.

    O tenente-coronel Marcelo Cobarge ressaltou o apoio da gestão municipal. “Essa é uma homenagem que representa o reconhecimento da tropa ao apoio que a Prefeitura de Maricá tem dado às ações de segurança, sempre de forma equilibrada e comprometida com o trabalho dos policiais”.

    Dia da Educação Inclusiva reforça importância de iniciativas como o Viva+Esporte para crianças com TEA em Saquarema

    0
    Em 14 de abril foi celebrado o Dia da Educação Inclusiva, instituído pelo Sistema Conselhos de Psicologia (CFP/CRPs) para mobilizar a sociedade na defesa de escolas que acolham a diversidade

    Em 14 de abril foi celebrado o Dia da Educação Inclusiva, instituído pelo Sistema Conselhos de Psicologia (CFP/CRPs) para mobilizar a sociedade na defesa de escolas que acolham a diversidade. Em Saquarema, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm encontrado no programa Viva+Esporte uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão, ao participarem de atividades que estimulam habilidades motoras, sociais e emocionais em um ambiente acolhedor e adaptado às suas necessidades.

    Histórias de quem participa

    Thaissa Waelti é mãe do Bernardo, de 13 anos, que participa de aulas de skate no bairro de Barra Nova. Ela relata avanços no comportamento e na rotina do filho após a participação no programa municipal Viva+Esporte. A iniciativa, divulgada tanto em escolas quanto nas redes sociais da prefeitura, tem atraído famílias em busca de atividades esportivas inclusivas.

    Segundo ela, o primeiro contato com o programa ocorreu por meio de informações compartilhadas na escola e também pelo Instagram oficial do município. A decisão de inscrever o filho veio da busca por uma atividade que pudesse contribuir para o desenvolvimento dele. Desde o início da participação, mudanças já puderam ser observadas. “Ele passou a ter mais comprometimento com as aulas e apresentou melhora na comunicação interpessoal”, conta.

    O estudante é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1 de suporte. De acordo com a mãe, apesar de não apresentar dificuldades de comunicação com o professor, o acompanhamento oferecido pelo programa é um diferencial. “Ele é muito bem assistido e gosta muito das aulas e do professor”, afirma.

    Sobre os impactos do esporte no desenvolvimento social e emocional do filho, ela avalia que ainda é difícil medir com precisão. “Devido ao TEA, a percepção é mais complexa. Ele tem altos e baixos”, explica.

    Mesmo assim, a experiência com o programa é vista de forma positiva. A mãe destaca o acolhimento e a estrutura oferecida pelo projeto. “Sou muito grata aos projetos da prefeitura. Meu filho é muito bem assistido, e o cuidado com ele é muito grande, o que me deixa segura”, diz.

    Para outras famílias que ainda não conhecem ou têm receio de participar, ela deixa um recado: buscar informações pode ser o primeiro passo. “Se você tem dúvidas, procure a central do Viva+Esporte. Eles são ótimos profissionais e dão todo o suporte necessário.”

    O Viva+Esporte é um programa social da Prefeitura de Saquarema que oferece atividades físicas gratuitas para a população, promovendo o acesso ao esporte como ferramenta de inclusão e qualidade de vida. A iniciativa atende atualmente 3 mil moradores, contemplando diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos, e reforçando o compromisso com o bem-estar da comunidade.

    Entre os participantes do programa está o Petrus, de 7 anos, que participa da aula de Funcional Kids no bairro de Rio da Areia. A responsável, Vivian Santana, conta que conheceu o programa por meio da mãe, que mora em frente à quadra onde o projeto é desenvolvido. Desde o início da participação, ela percebe mudanças no comportamento do filho. “Ele está mais atento e focado no que está realizando após o início das atividades”, diz Vivian.

    Para ela, a presença de uma criança atípica no programa reforça a importância da inclusão em diferentes espaços. A mãe destaca que a iniciativa contribui para ampliar a percepção de que “o direito é para todos e que a inclusão se faz em todos os espaços”, defende, além de possibilitar avanços no desenvolvimento das crianças atendidas.

    Vivian também ressalta os benefícios da prática esportiva, tanto no aspecto físico quanto emocional. “A prática de esporte trabalha todo o corpo, assim como a autorregulação. Exercício físico é vida”, afirma. E recomenda o programa a outras famílias, enfatizando seu caráter integrativo e a capacidade de atender diferentes necessidades.

    Além das atividades regulares, o Viva+Esporte também marca presença em grandes eventos realizados na cidade, promovendo aulas abertas e aproximando ainda mais a população do ambiente esportivo.

    “Ficamos muito felizes em ver o impacto positivo do Viva+Esporte na vida das nossas crianças, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista. O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão, desenvolvimento e transformação social. Em Saquarema, trabalhamos para garantir que todas as crianças tenham acesso a oportunidades que estimulem seu potencial, promovam autonomia e fortaleçam vínculos. Esse é o nosso compromisso: construir uma cidade cada vez mais inclusiva, acolhedora e com qualidade de vida para todos”, ressalta a Prefeita, Lucimar Vidal.

    Para participar do programa

    Saquarema é conhecida por ser uma cidade que respira esporte e é referência nacional em modalidades como o surfe e o vôlei de praia. Nela, o Viva+Esporte se consolida como uma importante política pública de inclusão e qualidade de vida.

    A pré-inscrições para o programa Viva+Esporte são feitas de forma online, pelo link https://vivamaisesporte.contato.org.br/. A plataforma concentra o cadastro dos interessados e facilita o acesso às vagas disponíveis nos núcleos espalhados por Saquarema, permitindo que moradores se inscrevam de maneira rápida e gratuita. Também é possível buscar orientações por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, responsável pela coordenação do programa.

    O programa oferece diversas modalidades de atividades, como Vôlei de Praia, Funcional (incluindo Funcional Kids), Skate, Beach Tennis, Canoagem, Futevôlei, Futsal, Ginástica da 3ª Idade e Dança. Estas são realizadas em diferentes bairros do município, ampliando o acesso da população, e destinadas para diferentes níveis de condicionamento físico.

    Maricá: alunos da Casa da Terceira Idade fazem trilha no Caminho de Darwin

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou na manhã desta quinta-feira (16/04) uma caminhada no Caminho de Darwin, em Itaipuaçu, com alunos da Casa da Terceira Idade do Centro e de Bambuí

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou na manhã desta quinta-feira (16/04) uma caminhada no Caminho de Darwin, em Itaipuaçu, com alunos da Casa da Terceira Idade do Centro e de Bambuí. A trilha histórica refaz parte do percurso realizado por Charles Darwin em 1832, durante seus estudos sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica.

    A ação integrou uma atividade especial com os idosos no Parque Estadual da Serra da Tiririca, importante área de preservação ambiental entre Maricá e Niterói. Com percurso leve e acessível, a caminhada proporcionou aos participantes um momento de bem-estar, aprendizado e conexão com a natureza.

    “É um caminho leve, um circuito bem tranquilo, que permite que todos consigam concluir o percurso. Dura cerca de 40 minutos e tem menos de 2 km de extensão. O objetivo é chegar ao final, onde fica o Centro Darwin, um museu que conta a história do cientista responsável pela teoria da evolução”, explicou o guia turístico Márcio Mattos.

    A coordenadora da Casa da Terceira Idade, Eliane Paixão, destacou a importância das atividades. “Esse tipo de ação é muito importante por ser uma atividade física. Eles estão cuidando tanto da saúde física quanto da mental, o que é muito positivo. Hoje estamos aqui para ver a potência desses idosos”, disse.

    A aluna Ana Maria Pereira, do polo de Bambuí, também comentou sobre a experiência. “O passeio foi fantástico, a trilha é perfeita, a natureza… só tenho a agradecer por esse momento maravilhoso. Acho fantástico ver todos os idosos caminhando e conhecendo lugares do nosso município. Isso é muito importante para nós”, concluiu.

    Traduzir »