21.4 C
Maricá
    quarta-feira, junho 24, 2026
    Início Site Página 58

    Maricá leva serviços essenciais a comunidades do município

    0
    A Prefeitura de Maricá promoveu neste sábado (18/04), na comunidade do Risca Faca, em Inoã, mais uma edição da ação social voltada à ampliação do acesso da população a serviços públicos essenciais

    A Prefeitura de Maricá promoveu neste sábado (18/04), na comunidade do Risca Faca, em Inoã, mais uma edição da ação social voltada à ampliação do acesso da população a serviços públicos essenciais. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida, reuniu atendimentos de diferentes órgãos e secretarias.

    A ação tem como objetivo descentralizar os serviços e na aproximar o poder público das comunidades. Moradores tiveram acesso a serviços como identificação civil e atualização do Cadastro Único, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, além de atendimentos da Secretaria de Trabalho e Emprego, através do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Enel, Águas do Rio e Procon Maricá.

    O subsecretário de Gestão, Logística e Operacional da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Alessandro Leite, destacou que a proposta é facilitar o acesso da população a demandas do dia a dia. “A proposta é levar diversos serviços para mais perto da população e facilitar o acesso do cidadão ao serviço público”, afirmou.

    A mobilização integra um calendário de ações itinerantes realizadas em diferentes regiões da cidade, com a proposta de ampliar o alcance dos atendimentos e fortalecer a presença institucional da Prefeitura nas comunidades. Segundo o coordenador de Cultura da Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida, Jovem Cerebral, a expectativa é expandir ainda mais a iniciativa nas próximas semanas.

    “Essa é uma ação pensada para ajudar a melhorar a vida do cidadão que mora nas comunidades. A cada semana estaremos em um ponto diferente da cidade, levando serviços, orientações e oportunidades para mais perto da população, como é a orientação da Prefeitura de Maricá”, ressaltou.

    Para os moradores, a chegada dos serviços ao bairro representa mais praticidade e acesso. A garçonete Daiany Ferreira, que aproveitou a ação para resolver diferentes pendências, destacou a importância da iniciativa para quem enfrenta dificuldades para agendar atendimentos ou precisa se deslocar para locais mais distantes.

    “Vim resolver várias coisas de uma vez, como atendimento da Enel, tirar identidade e atualizar o Cadastro Único. Quando esse tipo de serviço chega perto de casa, facilita muito, ainda mais num sábado, porque agendar costuma ser muito difícil e, muitas vezes, a gente precisa se deslocar para longe”, contou.

    Maria Lucia Costa também destacou a importância da ação para a comunidade. “Foi muito bom, porque eu já estava tentando tirar o RG há algum tempo e não conseguia vaga. Hoje surgiu essa oportunidade pertinho de casa, o que facilita muito para a gente”, comemorou.

    Niterói inicia capacitação de mulheres para ação em acidentes domésticos e reforça rede de prevenção

    0
    Mulheres de comunidades de Niterói começaram a participar do Nudec Mulheres, núcleo criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, para capacitar, de forma teórica e prática, moradoras da cidade a agir em situações de emergência dentro de casa ou em suas comunidades.

    Mulheres de comunidades de Niterói começaram a participar do Nudec Mulheres, núcleo criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, para capacitar, de forma teórica e prática, moradoras da cidade a agir em situações de emergência dentro de casa ou em suas comunidades.

    A formação inclui treinamentos de primeiros socorros e simulações de acidentes domésticos como o que fazer com o botijão de gás em várias situações, com foco em respostas rápidas e seguras.

    A iniciativa ganha ainda mais relevância diante dos números. Em 2024, o Brasil registrou 1.933 internações de crianças de até 14 anos por acidentes domésticos, além de 1.548 mortes. No mundo, esse tipo de ocorrência provoca cerca de 950 mil mortes por ano: os dados reforçam a importância da prevenção e do acesso à informação.

    Durante as aulas, as participantes são treinadas para agir em situações como vazamento de botijão de gás, explosão de panela de pressão, queimaduras e engasgo de crianças.

    O secretário municipal de Defesa Civil, Walace Medeiros, reforça o papel estratégico dos voluntários.

    “A Prefeitura de Niterói segue um trabalho contínuo de resiliência, que não se limita a deslizamentos ou grandes desastres, mas também alcança o dia a dia das pessoas, como os primeiros socorros. Nem sempre o poder público é o primeiro a chegar, e é nesse momento que os voluntários fazem a diferença. Eles já estão inseridos nas comunidades e conseguem iniciar o atendimento, salvar vidas e reduzir riscos. Com 70% dos nossos voluntários sendo mulheres, é natural e necessário fortalecer esse protagonismo com o Nudec Mulheres”, afirmou Walace Medeiros.

    O Nudec Mulheres passa a integrar a rede de Núcleos de Defesa Civil da cidade, que já conta com mais de 3 mil voluntários distribuídos em 153 núcleos. Cerca de 70% desse efetivo é formado por mulheres, o que motivou a criação de uma turma exclusiva.

    A agente da Defesa Civil Stephanie Andrade destaca que informação correta pode ser decisiva em situações de risco.

    “É fundamental ficar atento aos sinais e saber como agir desde o primeiro momento. Muitas vezes, atitudes simples garantem tempo suficiente para acionar o Corpo de Bombeiros e evitar que a situação se agrave. Também é importante desmistificar o botijão de gás. Ele não explode sozinho, mas o manuseio inadequado pode gerar acidentes graves”, explicou a agente.

    Mais do que um curso, a iniciativa consolida uma estratégia de prevenção baseada na proximidade com a população, transformando moradores em agentes ativos de proteção dentro das próprias comunidades.

    Laiane Souza participou do curso e reforçou que o mais importante é ter segurança.

    “Faço parte do Nudec e agora faço parte do Nudec Mulheres para aprender cada vez mais a ter segurança quando acontecer alguma coisa com o botijão. O curso é muito importante para termos segurança em casa e também para ajudarmos os vizinhos em caso de necessidade”, disse Laiane.

    O que fazer e o que não fazer em caso de vazamento de gás:

    O que fazer:

    Feche imediatamente o registro de gás

    Abra portas e janelas para ventilar o ambiente

    Saia da residência e permaneça em local seguro

    Em caso de vazamento com fogo:

    Se for seguro, tente fechar o registro

    Retire o botijão da residência, apenas se não houver risco

    Se o fogo estiver na mangueira, tente removê-la com cuidado

    Caso não seja possível agir, acione o Corpo de Bombeiros

    O que não fazer quando chegar em casa e sentir cheiro de gás:

    Não acenda luzes nem utilize aparelhos elétricos

    Não use celular dentro do ambiente com vazamento

    Não entre com sapatos. Pode ter uma pedra ou algo parecido que pode gerar faíscas

    Não jogue água no fogo

    Não introduza objetos no registro de gás

    Não improvise soluções arriscadas

    Outras orientações importantes:

    O botijão de gás não explode sozinho, mas pode apresentar falhas na válvula

    Se houver fogo, tente abafá-lo com pano molhado encharcado apenas se for seguro

    Utilize objetos como cabo de vassoura para fechar o registro, se necessário

    Verifique regularmente a validade da mangueira e do regulador

    Em caso de vazamento, desligue o disjuntor geral da residência

    Com investimento de mais de R$ 1,7 bilhão nos últimos 13 anos em ações de prevenção e resiliência, Niterói se consolidou como referência nacional em gestão de riscos, ampliando sua atuação para além dos grandes eventos climáticos e fortalecendo a cultura de prevenção dentro das casas — onde, muitas vezes, o perigo começa de forma silenciosa.

    Maricá: programa da Prefeitura incentiva hábitos saudáveis com atividades físicas e de bem-estar

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, realizou na manhã deste sábado (18/04) mais uma edição da “Manhã de Atividade” do Programa Viver Bem, desta vez no Manu Manoela, em São José do Imbassaí

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, realizou na manhã deste sábado (18/04) mais uma edição da “Manhã de Atividade” do Programa Viver Bem, desta vez no Manu Manoela, em São José do Imbassaí. A iniciativa reuniu moradores de diferentes faixas etárias em uma programação voltada à promoção da saúde, do bem-estar e da convivência comunitária.

    A ação ofereceu atividades físicas e serviços de cuidado pessoal, incentivando hábitos saudáveis e ampliando o acesso da população a práticas que contribuem para a qualidade de vida. Entre as atividades realizadas estiveram aulas de pilates e dança, além de atendimentos de quick massage.

    O Programa Viver Bem tem como objetivo ampliar o acesso da população maricaense a atividades regulares voltadas ao bem-estar físico e emocional, com ações distribuídas em diferentes regiões do município. Os polos estão localizados em São José do Imbassaí, Inoã, Itapeba, Ubatiba, Bambuí, Ponta Negra, Parque Nanci, Espraiado e Manu Manuela.

    As atividades podem ser acompanhadas pelo Instagram @secretariaqualidadedevida.

    Confira os endereços dos polos:

    Polo São José: Estrada Real de Maricá, lote 1, quadra C, Praça Gilmar dos Santos Trindade, São José do Imbassaí.

    Polo Inoã: Avenida Luiz Genésio, nº 211, lote 12, quadra 4, Spar, Inoã.

    Polo Itapeba: Rua Braulino Caetano dos Santos, lote 6A, quadra 2, Itapeba.

    Polo Ubatiba: Rua Alcebíades Gonçalves, nº 9, loja 04, próximo ao posto de saúde, Ubatiba.

    Polo Bambuí: Avenida Contorno, lotes 10 e 11, quadra 132, sobrado, Jardim Balneário Bambuí.

    Polo Ponta Negra: Estrada do Farol, nº 38, lote 2, quadra 3, Ponta Negra.

    Polo Manu Manoela: Rua Cândido Silveira da Rocha, LT 7, QD 1.

    Cultura geek ganha espaço em Niterói com o “Picnic Cosplay: Anime em Cena”

    0
    Neste domingo (19), das 12h às 18h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, Niterói se prepara para receber uma programação especial voltada aos fãs de anime, cosplay, games e cultura pop asiática com a realização do “Picnic Cosplay: Anime em Cena”

    Neste domingo (19), das 12h às 18h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, Niterói se prepara para receber uma programação especial voltada aos fãs de anime, cosplay, games e cultura pop asiática com a realização do “Picnic Cosplay: Anime em Cena”. A iniciativa, que tem apoio da Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria das Culturas, promete renir o público geek fluminense em um dia de atividades dedicadas à criatividade, ao entretenimento, à expressão cultural e à interação entre comunidades.

    “A cultura geek traduz os novos tempos e as novas gerações. Ela conecta pessoas, cria pertencimento e movimenta a cena cultural de forma muito potente. Apoiar esse tipo de iniciativa é também investir no futuro, nos jovens e em novas formas de produzir arte”, disse Julia Pacheco, secretária das Culturas de Niterói.

    Com forte presença digital e linguagem conectada às novas gerações, o encontro aposta em uma programação diversa, que inclui desfiles cosplay, quiz geek, apresentações de K-Covers, show musical, feira com produtos colecionáveis e oficinas temáticas voltadas ao universo pop oriental. A proposta do evento é reunir fãs e criadores, valorizando talentos independentes e incentivando manifestações artísticas ligadas ao cosplay, aos animes e aos games — segmentos que vêm ganhando cada vez mais espaço entre o público jovem.

    O cosplay, um dos destaques do evento, é hoje uma das principais expressões da cultura geek, em que os fãs interpretam personagens por meio de figurinos, performances e caracterização. A prática tem se consolidado no Brasil como um fenômeno cultural que conecta moda, teatro e engajamento dos fãs. Além das atrações principais, o evento também contará com oficinas criativas e convidados ligados à ilustração e à estética visual.

    “A cultura geek conecta consumo, produção cultural e identidade de forma muito orgânica. Quando você olha para um evento como o Picnic Cosplay, fala de um ecossistema que envolve artistas independentes, criadores de conteúdo, pequenos empreendedores e um público altamente engajado. Esse tipo de iniciativa tem impacto direto na economia local, gerando circulação de renda, ampliando a visibilidade de novos talentos e criando oportunidades reais de inserção para quem produz. Além disso, ao acontecer em cidades como Niterói, mostra que essas cenas não estão mais restritas aos grandes centros e que existe demanda, criatividade e potência espalhadas pelo território”, afirma Márcio Filho, presidente da Associação de Criadores de Jogos do Estado do RJ (ACJOGOS-RJ).

    A realização do Picnic Cosplay acompanha o crescimento da cena geek fora dos grandes centros tradicionais. Niterói tem se destacado como ponto de encontro desse público, reunindo consumidores de cultura pop, artistas independentes, criadores de conteúdo e pequenos empreendedores. Ao mesmo tempo, o evento abre espaço para expositores, influenciadores e profissionais criativos, contribuindo para a circulação de produtos, serviços e experiências ligadas ao universo geek, além de fortalecer espaços de convivência e expressão para o público jovem.

    Serviço

    Evento: Picnic Cosplay: Anime em Cena

    Cidade: Niterói (RJ) – Teatro Popular Oscar Niemeyer (TPON)

    Horário: das 12h às 18h

    Programação: cosplay, atrações musicais, quiz geek, oficinas, feira temática e experiências interativas

    Informações: Instagram oficial @picniccosplay

    Passaporte Universitário: Maricá certifica aprovados em Medicina e chega a mais de 13 mil beneficiados pelo programa

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (17/04) a entrega de certificados aos candidatos classificados no programa Passaporte Universitário para o curso de Medicina, que oferece bolsas integrais para cursos de graduação e pós-graduação em instituições credenciadas

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (17/04) a entrega de certificados aos candidatos classificados no programa Passaporte Universitário para o curso de Medicina, que oferece bolsas integrais para cursos de graduação e pós-graduação em instituições credenciadas. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro, e reuniu os contemplados do grupo IV do edital 015/2026 do programa.

    Ao todo, 60 candidatos classificados irão ingressar na graduação. O evento também reuniu familiares, amigos e autoridades para celebrar essa etapa da trajetória acadêmica dos estudantes.

    “Esse é um trabalho coletivo, construído com muito esforço por diversas equipes da Prefeitura. O Passaporte Universitário é resultado de anos de dedicação para ampliar o acesso ao ensino superior e garantir oportunidades reais para a população. Nosso compromisso é seguir ampliando o alcance do programa e transformando vidas por meio da educação”, afirmou o secretário de Educação, Rodrigo Moura.

    Criado há mais de seis anos, o Passaporte Universitário chega a mais de 13 mil bolsas integrais concedidas em instituições privadas de ensino superior, com mais de 3 mil alunos já diplomados pelo programa.

    Entre as contempladas, Tatiana de Souza destacou a persistência até a aprovação. “É a realização de um sonho. Eu já vinha tentando há alguns anos e só agora foi possível. Todos os dias eu olho meu nome na lista para ter certeza de que sou eu mesma”, disse.

    Já a aluna Juliana Bandeira, moradora do Centro, disse que sonha com esse momento desde a infância. “Minha mãe é técnica de enfermagem e eu, desde pequena, sempre quis seguir da área da saúde. Essa oportunidade é muito importante pra mim. A política pública também faz toda a diferença para os jovens”, destacou.

    O Passaporte Universitário assegura gratuidade integral em instituições privadas para estudantes com renda familiar bruta de até oito salários mínimos. Além disso, 30% das vagas são destinadas a candidatos negros, pardos e indígenas.

    Niterói assina acordo para reforma do 4º CPA e reforça parceria com a Polícia Militar

    0
    A Prefeitura de Niterói formalizou, nesta sexta-feira (17), um acordo para a reforma e restauração do 4º Comando de Policiamento de Área (4º CPA)

    A Prefeitura de Niterói formalizou, nesta sexta-feira (17), um acordo para a reforma e restauração do 4º Comando de Policiamento de Área (4º CPA), instalado na histórica Caserna General Castrioto, no Centro da cidade.

    A assinatura do convênio contou com as presenças do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; do secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Sylvio Guerra; do comandante do 4º CPA, coronel Gilbert dos Santos; do secretário do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), Felipe Ordacgy; do secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas; e da diretora de Operações da Empresa de Infraestrutura e Obras (ION), Leila Figueiredo.

    O prefeito Rodrigo Neves destacou que o município segue avançando no fortalecimento da parceria com a Polícia Militar, com investimento de mais de R$ 24 milhões na reforma da unidade.

    “Essa reforma vai garantir melhores condições de trabalho para os policiais e, ao mesmo tempo, mais segurança para a população. Depois de mais de cinco décadas sem uma grande intervenção, vamos realizar a recuperação completa desse prédio histórico, preservando sua memória e modernizando a estrutura. Já avançamos em todas as etapas necessárias, com autorização da Câmara. A expectativa é lançar o edital nos próximos dias e assinar a ordem de início das obras em julho. É uma ação concreta, que reforça nosso compromisso com uma política de segurança baseada na integração, no planejamento e em investimentos permanentes”, afirmou o prefeito.

    O secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Sylvio Guerra, ressaltou a importância da parceria com o município.

    “Ao longo da minha trajetória, sempre contei com o apoio de profissionais que contribuíram para a minha formação. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Tive a oportunidade de acompanhar, ainda como comandante do 4º CPA, o início desse projeto, e é uma satisfação ver esse avanço agora. A parceria com a Prefeitura de Niterói tem sido fundamental e demonstra como a integração entre município e Estado faz diferença para a segurança pública. A Polícia Militar é muito grata por esse apoio, que valoriza a instituição, preserva a tradição e garante melhores condições para o nosso trabalho”, disse o coronel Sylvio Guerra.

    A cerimônia foi realizada durante a comemoração do 191º aniversário da Polícia do Antigo Estado do Rio de Janeiro (“Treme-Terra”) e marca mais uma iniciativa de cooperação institucional dentro de uma política contínua de apoio às forças de segurança que atuam no município.

    “Hoje celebramos uma história de coragem, honra e dedicação à sociedade, construída ao longo do tempo por policiais militares que sempre colocaram o dever acima de tudo. O legado dos “Treme-Terra” permanece vivo e segue inspirando gerações na missão de servir e proteger a população, muitas vezes com o sacrifício da própria vida. A assinatura deste convênio representa um passo importante para a reforma e restauração da nossa unidade, um prédio histórico que receberá as melhorias necessárias para o pleno funcionamento do 4º CPA”, afirmou o comandante da unidade, coronel Gilbert dos Santos.

    O projeto prevê a requalificação completa da estrutura, com intervenções que vão desde a recuperação do prédio histórico até a modernização de espaços essenciais para o funcionamento do grupamento.

    “Esse convênio vai além de uma obra. Ele representa a história, a tradição e o legado da Polícia Militar, que seguem vivos no trabalho realizado diariamente. É muito importante ver esse projeto, iniciado no ano passado, avançando, garantindo uma estrutura mais adequada para o efetivo e também o resgate dessa memória, com a criação do Museu Treme-Terra”, destacou o secretário do Gabinete de Gestão Integrada, Felipe Ordacgy.

    A iniciativa também evidencia o papel do município na manutenção dessa cooperação, com investimentos que contribuem para a continuidade e a eficiência dos serviços prestados à população.

    Obras – A Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) prepara o processo de licitação para a execução dos serviços de reforma e restauro das fachadas e do telhado da Caserna General Castrioto. Os trabalhos incluem ainda a instalação de sistema de combate a incêndio com reservatório, a reforma da cozinha do rancho e da sala que abrigará o Museu Treme-Terra, além de intervenções na calçada do entorno.

    Maricá recebe novos equipamentos para reforçar ações da Defesa Civil

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, recebeu nesta sexta-feira (17/04) 14 quadriciclos e seis motos náuticas (jet skis) para ampliar a capacidade de atuação das equipes no município

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, recebeu nesta sexta-feira (17/04) 14 quadriciclos e seis motos náuticas (jet skis) para ampliar a capacidade de atuação das equipes no município. Os equipamentos foram entregues no Centro de Operações Integradas (COI), na Barra de Maricá.

    Os novos veículos serão utilizados no monitoramento de áreas de risco, apoio preventivo e atendimento em regiões de difícil acesso, contribuindo para tornar as operações mais ágeis e eficientes, tanto em áreas terrestres quanto aquáticas.

    “Estamos investindo em tecnologia e mobilidade para que os agentes tenham as melhores condições de salvar vidas e prevenir tragédias. Os novos equipamentos nos dão rapidez para atuar em situações urgentes, seja na areia ou na água”, afirmou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Danilo Santos.

    Para o guarda-vidas Gabriel Lattanzi, os novos equipamentos oferecem mais agilidade no atendimento e reforço no salvamento. “Como atuamos em uma orla extensa, o quadriciclo permite chegar mais rápido aos pontos de prevenção e também aos locais onde o socorro é necessário, o que faz diferença no tempo de resposta”, reforçou.

    O agente Davi Vidal ressaltou que as motos aquáticas ampliam a estrutura de salvamento marítimo. “Quando a vítima é levada para fora da zona de arrebentação, cada minuto faz a diferença. Ter a moto aquática disponível na operação permite um atendimento ágil e seguro, o que é decisivo para preservar vidas”, acrescentou.

    A entrega dos equipamentos moderniza e fortalece a atuação da Defesa Civil de Maricá, ampliando a mobilidade das equipes em faixas de areia, trilhas, margens de lagoas e áreas alagadas, além de reforçar o atendimento em ocorrências no mar e nas lagoas.

    Niterói promove corrida e caminhada voltadas para o público 60+ neste domingo (19)

    0
    A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, vai realizar, neste domingo (19), a Niterói 60+ Up Run, iniciativa que une esporte, saúde e qualidade de vida para a população idosa

    A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, vai realizar, neste domingo (19), a Niterói 60+ Up Run, iniciativa que une esporte, saúde e qualidade de vida para a população idosa. O evento contará com caminhada e corrida, reunindo participantes em um percurso que passa por pontos tradicionais da cidade, como Ingá, Praia de Icaraí e São Francisco.

    As vagas são exclusivas para participantes dos núcleos da Secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável.

    “Promover iniciativas como a Niterói 60+ Up Run é reafirmar o compromisso da gestão municipal com um envelhecimento ativo, digno e participativo. Mais do que incentivar a prática de atividades físicas, estamos criando oportunidades de convivência, fortalecendo vínculos sociais e valorizando a pessoa idosa como protagonista na construção de uma cidade mais inclusiva e saudável”, destacou o secretário da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, José Antônio Fernandes (Zaf).

    A concentração está marcada para 7h, com largada às 7h30, na Praça César Tinoco, no Ingá. O trajeto segue pela orla, passando pela Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, na Praia de Icaraí, e pela Estrada Leopoldo Fróes, até a chegada na Praça José Martí, em São Francisco, ao lado do Skate Park.

    A ação tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e o envelhecimento ativo, fortalecendo políticas públicas voltadas ao bem-estar da população com mais de 60 anos.

    Além da prática esportiva, o evento também busca estimular a convivência, a inclusão e a valorização da pessoa idosa, reforçando a importância do movimento para a saúde física e mental.

    Crianças do projeto Clin Social fazem passeio especial à sede da Companhia de Limpeza de Niterói

    0
    Entre mudas de árvores e novas descobertas, uma manhã diferente marcou a rotina de dezenas de crianças em Niterói. Cerca de 55 alunos do Clin Social, projeto da Gerência de Serviço Social da Companhia de Limpeza de Niterói, participaram, nesta sexta-feira (17), de um passeio especial de educação ambiental na sede da empresa

    Entre mudas de árvores e novas descobertas, uma manhã diferente marcou a rotina de dezenas de crianças em Niterói. Cerca de 55 alunos do Clin Social, projeto da Gerência de Serviço Social da Companhia de Limpeza de Niterói, participaram, nesta sexta-feira (17), de um passeio especial de educação ambiental na sede da empresa.

    Em dois turnos, sempre no contraturno escolar, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Clin. A visita começou pelo viveiro, que abriga mais de 140 mil mudas de cerca de 90 espécies da Mata Atlântica. Acompanhados por professores e orientados pela equipe da Divisão de Educação Ambiental, os alunos participaram de uma visita guiada e vivenciaram, na prática, a importância da preservação ambiental.

    Após a imersão na natureza, o grupo seguiu para outros setores da Clin, onde pôde entender como o trabalho integrado dos colaboradores garante o funcionamento da empresa. Na sala da presidência, as crianças foram recebidas pelo presidente da Companhia, Acílio Borges, e por diretores.

    “A Clin é uma empresa pública, vinculada à Prefeitura de Niterói, e pertence à população. Temos muito orgulho do nosso trabalho. Niterói é referência, ocupando o primeiro lugar em limpeza urbana no estado. Isso só é possível graças aos nossos garis, que atuam diariamente, faça chuva ou faça sol. É uma alegria receber vocês aqui. Vocês são o futuro e têm um papel essencial na preservação do meio ambiente”, afirmou Acílio Borges.

    A visita seguiu por áreas como o departamento pessoal, jurídico, almoxarifado e segurança do trabalho, onde os alunos conheceram equipamentos utilizados no dia a dia e aprenderam sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

    Ao longo do percurso, também compreenderam o papel essencial dos garis para a saúde pública e a qualidade de vida da cidade, atuando na limpeza, coleta e destinação correta dos resíduos.

    Para a coordenadora do Clin Social, Júlia Machado, a iniciativa vai além de um passeio. Ela destaca o impacto educativo da experiência, que estimula a conscientização ambiental desde cedo e valoriza o trabalho dos profissionais da limpeza urbana.

    “Ficamos muito felizes em proporcionar um dia de aprendizado e lazer para essas crianças. Elas são curiosas, participativas e absorvem muito conhecimento. É fundamental que, desde cedo, entendam a importância de cuidar do meio ambiente, respeitar o trabalho dos garis e adotar atitudes simples, como não jogar lixo no chão”, disse Júlia Machado.

    Encerrando a visita, a Gerência de Comunicação apresentou aos alunos diferentes áreas, como jornalismo, design e audiovisual, além de discutir a importância da informação e os riscos da desinformação.

    Pista da RJ-106, sentido Maricá, segue interditada devido protesto

    0
    A pista no sentido Maricá da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do bairro Rio do Ouro, está bloqueada devido a um protesto

    Quem pretende ir para Maricá na manhã e no início da tarde deste sábado, 18 de abril, passará por uma grande interdição. A pista no sentido Maricá da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do bairro Rio do Ouro, está bloqueada devido a um protesto.

    Até o fechamento desta matéria, não se sabe o motivo da manifestação nem quem a realizou. A única informação é que foram utilizados pneus, que depois foram incendiados com o intuito de bloquear a pista.

    A situação segue gerando transtornos na região. A polícia e o Corpo de Bombeiros já estão a caminho.

    EM ATUALIZAÇÃO…

    Traduzir »