21.9 C
Maricá
    domingo, junho 21, 2026
    Início Site Página 38

    Acidente na RJ-114: ônibus da EPT, o “Vermelhinho”, tomba após colisão com carro em Maricá; há feridos

    0
    Na madrugada deste sábado, 9 de maio, um grave acidente envolvendo um ônibus da EPT, o famoso “Vermelhinho”, e um carro de passeio deixou três pessoas feridas na RJ-114 (Estrada Maricá–Itaboraí)

    Na madrugada deste sábado, 9 de maio, um grave acidente envolvendo um ônibus da EPT, o famoso “Vermelhinho”, e um carro de passeio deixou três pessoas feridas na RJ-114 (Estrada Maricá–Itaboraí), na altura da Serra do Lagarto.

    Segundo informações, a batida aconteceu por volta de 1h da madrugada, quando o carro e o ônibus se chocaram na Estrada Maricá–Itaboraí. Com o forte impacto da colisão, o motorista do ônibus perdeu o controle da direção, atingiu um poste de energia e, em seguida, o veículo tombou.

    Como informado anteriormente, o acidente deixou três pessoas feridas. As vítimas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e, em seguida, levadas para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. Duas pessoas permanecem internadas.

    Após o resgate das vítimas, os bombeiros concentraram a atuação na segurança da via, já que um poste foi atingido e fios energizados ficaram expostos.

    Agentes do Comando de Policiamento Rodoviário estiveram na região para auxiliar na organização do trânsito.

    Não há informações sobre as identidades das vítimas.

    Maricá vive maior pacote de infraestrutura de sua história com mais de 200 obras

    0
    Maricá atravessa um dos maiores ciclos de transformação urbana já vistos no município

    Maricá atravessa um dos maiores ciclos de transformação urbana já vistos no município. Com investimentos que ultrapassam R$ 1,6 bilhão, a Prefeitura de Maricá vem executando mais de 200 obras simultaneamente em diferentes bairros e distritos, ampliando serviços essenciais e promovendo melhorias estruturais em diversas regiões da cidade.

    As intervenções envolvem obras de drenagem, pavimentação, saneamento básico, urbanização e mobilidade urbana, além de ações voltadas para qualidade de vida da população. O objetivo é modernizar áreas que há anos aguardavam investimentos e acompanhar o crescimento acelerado do município.

    Segundo divulgado pela administração municipal, o pacote de obras é considerado o maior investimento em infraestrutura da história de Maricá, atingindo desde regiões centrais até bairros mais afastados. As ações também têm movimentado a economia local, gerando empregos diretos e indiretos durante a execução dos serviços.

    Moradores de diferentes localidades já começam a perceber mudanças no dia a dia, principalmente em áreas que sofriam com problemas históricos de alagamento, ruas sem pavimentação e falta de infraestrutura básica.

    Entre os locais que já recebem investimentos estão: Jardim Atlântico Leste (Urbanização Rua 123), São José do Imbassaí (Drenagem), Jardim Atlântico Oeste (Urbanização Total), Inoã (Construção de Pontes), Jacaroá (Pavimentação em piso intertravado) e Jardim Atlântico Central (Urbanização Total).

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), destacou: “É esgoto, água, asfalto, tudo que já devia ter sido feito. Não fizeram, então agora estamos botando a mão na massa no seu bairro e no seu distrito!”

    Além das melhorias urbanas, as obras também representam um planejamento voltado para o futuro da cidade, buscando preparar Maricá para o aumento populacional e para novas demandas de mobilidade e infraestrutura.

    Com frentes de trabalho espalhadas pelo município, a expectativa é que as intervenções avancem gradativamente nos próximos meses, consolidando uma das maiores ações estruturais já realizadas na cidade.

    Nova Maternidade Alzira Reis completa um ano e ultrapassa marca de 1600 partos

    0
    Desde sua reinauguração, em 8 de maio de 2025, a Maternidade Municipal Alzira Reis já realizou 1689 partos, consolidando-se como referência em acolhimento, conforto e dignidade para mães, bebês e famílias niteroienses

    Desde sua reinauguração, em 8 de maio de 2025, a Maternidade Municipal Alzira Reis já realizou 1689 partos, consolidando-se como referência em acolhimento, conforto e dignidade para mães, bebês e famílias niteroienses. Localizada em Charitas, de frente para o mar, a unidade foi reformada e ampliada pela Prefeitura de Niterói e teve aumento de 50% na capacidade de atendimento. Antes da revitalização, eram realizados cerca de 150 partos por mês. Hoje, a maternidade tem capacidade para até 300 partos mensais, ampliando o acesso da população a um atendimento de qualidade.

    “A Maternidade Alzira Reis é muito importante para a população de Niterói e para os nossos nikitinhos, porque representa cuidado com a vida desde o primeiro instante. Essa entrega integra o conjunto de investimentos que a Prefeitura vem realizando na saúde, uma área prioritária da nossa gestão. Já reformamos o Hospital Municipal Carlos Tortelly, o Mário Monteiro, diversas unidades do Programa Médico de Família e demos início às obras do Super Centro de Exames e Especialidades da Região Oceânica. Seguimos investindo para oferecer uma rede cada vez mais moderna, eficiente e humanizada para a população”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

    A maternidade conta com 22 leitos de internação, mais 05 leitos para trabalho de parto, as PPPs, salas integradas de pré-parto, parto e pós-parto, garantindo mais conforto e humanização no atendimento às gestantes. A unidade também dispõe de estrutura para partos cirúrgicos, salas específicas para exames de ultrassonografia e cardiotocografia, além de espaços planejados para acolhimento de acompanhantes e apoio ao aleitamento materno com sala de amamentação.

    O projeto também transformou a maternidade em referência em sustentabilidade, com reuso da água da chuva, aproveitamento de iluminação natural, elevadores eficientes, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e sistema de monitoramento por câmeras de segurança.

    “Nosso compromisso é garantir assistência de excelência para a mãe e para o bebê, com segurança, acolhimento e acompanhamento integral em todas as etapas. A nova Maternidade Alzira Reis foi planejada para unir tecnologia, estrutura adequada e cuidado humanizado, proporcionando às famílias uma experiência mais tranquila e segura nesse momento tão especial”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.

    Entre as histórias que marcam essa nova fase da unidade está a de Danielle Nicolau, mãe do pequeno Noah, que nasceu na maternidade após um atendimento de emergência. Ela destacou o acolhimento recebido desde os primeiros sinais de trabalho de parto e o suporte prestado por toda a equipe multiprofissional.

    “Fui acolhida, bem recebida. Se não fosse a equipe daqui, provavelmente eu e meu filho não estaríamos mais vivos. Desde as primeiras contrações, sempre me disseram que eu poderia vir quantas vezes precisasse e que jamais estaria incomodando. Aqui, eu fui cuidada de verdade. Não olharam só para a parte técnica, olharam para mim como mãe, como mulher, com respeito e carinho”, relatou Danielle.

    Para Lorena Nunes de Oliveira Carvalho, mãe do pequeno Estevão, o nascimento do filho na Maternidade Alzira Reis foi marcado pelo acolhimento, pela segurança e pela emoção de viver um dos momentos mais importantes de sua vida.

    “É impossível esquecer esse momento. Lembro até hoje quando me colocaram naquela maca para ir ao centro cirúrgico. A anestesista me explicou tudo o que aconteceria, todos os detalhes, e eu só consegui perguntar uma coisa: ‘É verdade que a anestesia faz o cabelo cair?’. Eu só não queria ficar careca”, brinca Lorena. “Foi um momento lindo. Toda a preparação me trouxe muita tranquilidade. Me explicaram tudo o que eu precisava saber, os mitos e as verdades sobre a cirurgia. Naquele momento, me apeguei muito a Deus e fui para o centro cirúrgico com Ele. O Estevão nasceu às 9h31 da manhã. Foi emocionante. Eu lembro até hoje da equipe dizendo: ‘Mais um pouquinho, ele já está vindo’. A cada movimento ali no campo cirúrgico, a emoção aumentava. Quando ele nasceu, foi tudo para mim. Foi a realização de um sonho”, conta.

    “Quando cheguei ao quarto e pude amamentar meu filho pela primeira vez, parecia que meu céu tinha ganhado cor, que minha vida tinha mudado. O tratamento que recebi foi incrível. As pessoas eram muito acolhedoras, os enfermeiros extremamente cuidadosos. Eu lembro até de sentir medo de ir embora para casa. Muita gente fica ansiosa para receber alta, mas comigo foi diferente. Eu pensava: ‘Será que vou conseguir cuidar dele sozinha sem toda essa rede de apoio?’. Cada enfermeira explicava tudo com muito carinho: como segurar o bebê, como dar o primeiro banho, como cuidar da pele. Foi maravilhoso viver tudo isso. E eu viveria tudo de novo, quem sabe futuramente”, diz Lorena.

    Secretaria da Mulher de Nova Iguaçu completa um ano com novos espaços, programação especial, histórias de superação e mais de 40 mil atendimentos

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu celebrou, nesta sexta-feira (8), o primeiro ano de funcionamento da Secretaria Municipal da Mulher de Nova Iguaçu (SEMUNI) com a inauguração de três novos espaços voltados ao acolhimento, à capacitação e ao fortalecimento feminino

    A Prefeitura de Nova Iguaçu celebrou, nesta sexta-feira (8), o primeiro ano de funcionamento da Secretaria Municipal da Mulher de Nova Iguaçu (SEMUNI) com a inauguração de três novos espaços voltados ao acolhimento, à capacitação e ao fortalecimento feminino. A programação especial também marcou as comemorações pelo Dia das Mães e reuniu histórias de transformação de mulheres atendidas pela rede municipal.

    Foram inaugurados o Espaço do Conhecimento Irmã Yeda e a Giroteca; o Auditório Doutora Maria Camardella; e o Centro de Atividades Cristina Quaresma. Os ambientes vão ampliar o acesso ao conhecimento, às atividades educativas e aos serviços oferecidos às mulheres do município.

    Os espaços homenageiam mulheres que deixaram legado em Nova Iguaçu. Irmã Yeda Maria Dalcin dedicou quase 60 anos à educação e à missão evangelizadora na Baixada Fluminense. Maria Camardella foi a primeira delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Nova Iguaçu e se tornou referência no combate à violência contra a mulher. Já Cristina Quaresma ficou conhecida como “a secretária do povo” pelo trabalho social e pelo acolhimento humanizado prestado à população.

    A celebração também foi marcada pela abertura da exposição “Recomeços”, montada no Centro de Atividades Cristina Quaresma. A mostra reúne fotografias e relatos de mulheres atendidas pela SEMUNI, revelando trajetórias marcadas pela superação, pela reconstrução da autoestima e pela independência financeira.

    Vice-prefeita e secretária municipal da Mulher, Doutora Roberta destacou o simbolismo da data. “Estamos celebrando um ano de um espaço que acolhe, capacita e transforma vidas diariamente. Esses novos ambientes representam mais oportunidades, mais conhecimento e mais dignidade para as mulheres da nossa cidade”, afirmou.

    Entre as homenageadas da exposição está a empreendedora Luciana Cristiana Santos Nicolau, de 44 anos. Atendida pela SEMUNI desde a criação do equipamento, ela afirma que encontrou no espaço a oportunidade de recomeçar. “Aqui fiz cursos, participei de capacitações e consegui me tornar empreendedora. A SEMUNI me mostrou que eu posso ocupar qualquer lugar”, contou.

    Outra história de transformação é a da professora de inglês Manoela Pereira. Após sofrer violência doméstica, ela encontrou acolhimento na rede municipal. “Cheguei aqui em situação de vulnerabilidade e encontrei apoio para reconstruir minha vida. Hoje sou uma mulher fortalecida e com novos projetos”, destacou.

    A programação da tarde ofereceu serviços gratuitos de bem-estar e autoestima, como massoterapia, shiatsu, maquiagem, hidratação facial, auriculoterapia e design de sobrancelhas. Também foi realizada a palestra “Atitudes bem me quero para vida e negócios”, ministrada pelas Irmãs Medeiros.

    Em um ano de funcionamento, a SEMUNI já realizou mais de 40 mil atendimentos e capacitou cerca de 1.200 mulheres por meio de cursos e atividades profissionalizantes.

    Prefeitura de Maricá lança plataforma digital para agilizar atendimento às demandas da população

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, promoveu nesta quinta-feira (07/05), no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, um workshop de apresentação da nova plataforma TecDados, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão pública por meio da análise estratégica de dados e indicadores

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, promoveu nesta quinta-feira (07/05), no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, um workshop de apresentação da nova plataforma TecDados, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão pública por meio da análise estratégica de dados e indicadores. O encontro reuniu autoridades municipais, secretários de diferentes pastas e equipes técnicas para debater o uso da tecnologia como ferramenta de modernização administrativa e aprimoramento dos serviços oferecidos à população.

    “A plataforma chega para facilitar a vida da população e fortalecer a gestão pública por meio de dados reais. O projeto vai atender todas as secretarias e autarquias, contribuindo diretamente para políticas públicas mais assertivas”, destacou a secretária de Ciência e Tecnologia, Sabrina Alves.

    A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar as secretarias na construção de diagnósticos mais precisos sobre as demandas da população. A expectativa é que os dados coletados contribuam diretamente para o aprimoramento dos atendimentos em áreas como saúde, assistência social, mobilidade urbana e transporte público, incluindo os ônibus vermelhinhos, entre outros serviços oferecidos à população.

    Para a gestora operacional da TecDados, Lays Andrade, os dados coletados em tempo real irão fortalecer a tomada de decisões da administração pública. “Os dados são coletados em tempo real e se transformam em ferramentas estratégicas para que os gestores tenham mais assertividade nas decisões e no desenvolvimento de projetos alinhados às necessidades da população”, detalhou.

    Secretaria Municipal de Saúde de Niterói alerta população sobre recolhimento de produtos da marca Ypê

    0
    A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, alerta a população sobre a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o recolhimento de produtos da marca Ypê

    A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, alerta a população sobre a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o recolhimento de produtos da marca Ypê, fabricados pela empresa Química Amparo, na unidade localizada em Amparo (SP).

    A medida inclui detergentes lava-louças, sabão líquido para roupas e desinfetantes de todos os lotes com numeração final 1, conforme estabelecido na Resolução nº 1.834/2026 da Anvisa. Também foram suspensos a fabricação, comercialização, distribuição e uso desses produtos.

    A decisão foi tomada após avaliação técnica de risco sanitário realizada pela Anvisa em conjunto com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), após inspeção conduzida com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) e a Vigilância Sanitária de Amparo. A orientação é que consumidores que possuam os produtos citados suspendam imediatamente o uso e entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para orientações sobre o recolhimento.

    A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de verificar os lotes dos produtos e seguir as orientações das autoridades sanitárias, visando à proteção da saúde da população.

    Segundo o chefe da Vigilância Sanitária Municipal, Francisco Faria Netto, a recomendação é que os consumidores interrompam imediatamente o uso dos produtos dos lotes afetados e verifiquem atentamente a numeração das embalagens.

    “A Vigilância Sanitária acompanha a situação em alinhamento com as orientações da Anvisa, reforçando a importância de que a população adquira produtos apenas em estabelecimentos regularizados e siga as medidas preventivas divulgadas pelos órgãos oficiais”, alerta Francisco.

    A população de Niterói pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo email vigilanciasanitaria.servicos@saude.niteroi.rj.gov.br ou por meio dos telefones (21) 96955-1295 ou (21) 96955-4585.

    Maricá incentiva empreendedorismo feminino com oficina de confeitaria

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, promoveu nesta sexta-feira (08/05), na sede da secretaria, um workshop de confeitaria em comemoração ao Dia das Mães.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, promoveu nesta sexta-feira (08/05), na sede da secretaria, um workshop de confeitaria em comemoração ao Dia das Mães. A atividade ensinou o preparo de banoffee na taça em uma versão mais econômica, sem biscoito, pensada como alternativa de geração de renda para mulheres do município.

    “É um espaço de troca e fortalecimento. As mulheres aprendem uma nova habilidade, formam redes de apoio, empreendem e fortalecem sua autonomia e independência financeira. Essas ações ajudam a construir um futuro mais justo e igualitário para todas”, afirmou a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas Bastos.

    “Esses workshops de confeitaria têm um valor muito significativo. Para muitas mulheres, isso pode representar a abertura de um caminho para monetizar a vida delas, trabalhar em casa e empreender”, comentou a moradora de Araçatiba, Bárbara Sousa.

    A iniciativa integra as ações de incentivo ao empreendedorismo feminino desenvolvidas pela secretaria, unindo capacitação, troca de experiências e fortalecimento da autonomia financeira das participantes.

    Saquarema realizará a 9ª edição do Moda & Prosa Caipira com homenagem à pecuária de corte

    0
    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, realizará no dia 21 de maio o “Moda & Prosa Caipira - Noite da Pecuária de Corte”

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, realizará no dia 21 de maio o “Moda & Prosa Caipira – Noite da Pecuária de Corte”. Esta 9ª edição do evento acontecerá a partir das 18 horas, na Casa do Criador, localizada no Parque de Exposições Marcos Catharino, na Rodovia Amaral Peixoto, km 51, no bairro de Sampaio Corrêa.

    A programação

    A programação promete reunir moradores e visitantes em uma grande celebração da cultura rural. Nesta edição, o destaque será a tradicional culinária à base de carne bovina, valorizando os sabores e tradições ligados à pecuária de corte.

    O evento já se consolidou como um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade. Realizado mensalmente, sempre na terceira quinta-feira do mês, também contará com a presença de barraqueiros da Feira do Produtor Rural, oferecendo comidas e bebidas típicas da gastronomia local.

    O público poderá aproveitar, ainda, a feira de produtos artesanais e de plantas, homenagens à cultura rural e diversas atrações voltadas para todos os públicos, incluindo shows musicais, resultando em momentos de confraternização entre amigos e famílias.

    Fomento à economia rural

    “Além de incluir a parte festiva, o “Moda & Prosa Caipira” é um espaço para compartilhar saberes, homenagear figuras importantes da zona rural e discutir temas técnicos ou culturais ligados ao campo que incentivem a sucessão familiar na agricultura, fortaleçam a produção local e fomentem a agricultura familiar e a economia rural. E ao promover os produtores locais e a identidade cultural de Saquarema, o evento também busca incentivar o turismo rural no município”, explica a Prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal

    Além da pecuária de corte, as edições do evento já tiveram como tema a banana, a garapa, o aipim, o alho e o angu, entre outros itens importantes, principalmente para inúmeras iguarias típicas da gastronomia rural.

    O Moda & Prosa Caipira tem entrada gratuita, assim como o estacionamento, e o pátio principal do parque estará aberto ao público. Não será permitida a entrada de bebidas e em caso de questões climáticas ou imprevistos, a programação poderá ser remarcada.

    Conheça um pouco do evento em: https://www.instagram.com/reels/DWPVdyvgapY/.

    WhatsApp Image 2026 05 08 at 17.37.25

    Maricá: Unidade de Saúde da Família atende quase 23 mil pessoas em São Bento da Lagoa

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza atendimentos de atenção primária na Unidade de Saúde da Família (USF) Josefa Xavier Leal, em São Bento da Lagoa

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza atendimentos de atenção primária na Unidade de Saúde da Família (USF) Josefa Xavier Leal, em São Bento da Lagoa. A unidade oferece acesso a serviços básicos de saúde, acompanhamento contínuo e ações preventivas, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar da população.

    Atualmente, a unidade possui aproximadamente 23 mil usuários cadastrados. Entre os serviços oferecidos estão vacinação de rotina, consultas multiprofissionais, distribuição de medicamentos, curativos, testes rápidos para ISTs e atualização cadastral.

    “A atenção básica é a porta de entrada da saúde. É aqui que buscamos resolver as demandas da população, principalmente com prevenção, tratamento e acompanhamento”, ressaltou a coordenadora da unidade, Milene Sarinho Victório.

    “Aqui na Unidade São Bento temos cinco equipes de saúde da família, com consulta médica, preventivo, vacinação, curativos, odontologia e profissionais da equipe e-Multi, como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogas e assistente social. Também contamos com ginecologia, pediatria e psiquiatria”, complementa a coordenadora.

    Maricá conta com 29 Unidades de Saúde da Família distribuídas pelos quatro distritos da cidade. A gestão municipal vem investindo na qualificação e reestruturação desses espaços, ampliando o acesso da população a atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos, além de exames preventivos, vacinação e outros serviços essenciais.

    Nova Iguaçu promove 7ª Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos, neste sábado (9)

    0
    A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais, realiza, neste sábado (9), a 7ª edição da Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos. A ação vai acontecer no Top Shopping, das 12h às 17h

    A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais, realiza, neste sábado (9), a 7ª edição da Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos. A ação vai acontecer no Top Shopping, das 12h às 17h. A iniciativa tem como objetivo incentivar a adoção responsável e garantir um novo lar para animais resgatados.

    Estarão disponíveis 22 animais, sendo 11 cães e 11 gatos. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar documento de identidade e assinar um termo de responsabilidade, assumindo o compromisso com os cuidados e o bem-estar do animal.

    Criada em 2023, a Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos já se consolidou como uma importante política pública de proteção animal em Nova Iguaçu. Desde a primeira edição, mais de 320 animais já foram adotados, resultado do trabalho contínuo da Prefeitura no combate ao abandono e na promoção da guarda responsável.

    Além da adoção, o evento deste sábado contará com vacinação antirrábica gratuita, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde animal e contribuindo para a prevenção de doenças.

    O Top Shopping fica na Av. Governador Roberto Silveira, nº 540, no Centro.

    Traduzir »