19.1 C
Maricá
    segunda-feira, julho 14, 2025

    Corpus Christi 2025: Magé mantém tradição com 1,3km de fé e arte em Suruí

    Data:

    O feriado de Corpus Christi 2025 está chegando e a festividade tem se consolidado como uma tradição em Magé. A cidade confeccionará pelo quarto ano consecutivo o maior tapete da Baixada Fluminense, sendo o segundo maior do estado do Rio. A Paróquia São Nicolau de Suruí ornamentará 1,3km para a procissão e celebração, que foram declaradas Patrimônio Cultural Imaterial da cidade em 2023 (Lei 2781/23).

    “Na solenidade de Corpus Christi é tradição a ornamentação do trajeto da procissão com um lindo tapete feito com pó de serragem, sal grosso, pó de café, casca de ovo e outros materiais. É uma maneira de darmos a devida importância à maior demonstração pública de fé na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, que passa visitando e abençoando o seu povo”, explicou o Padre Egnaldo Lima, pároco da Igreja de São Nicolau.

    “A diversidade cultural de Magé está intrinsecamente ligada à sua diversidade religiosa. O tapete de Corpus Christi de Suruí é uma iniciativa católica que bem exemplifica essa diversidade, trazendo beleza a uma das datas mais tradicionais do calendário cristão, por isso decidimos incluir como patrimônio da cidade”, destacou Bruno Lourenço, secretário de Cultura, Turismo e Eventos.

    O tapete será formado por 430 quadros, com 2m de largura e 3m de comprimento cada. O início será no morro da tricentenária Igreja São Nicolau, onde a marcação e a confecção começarão na noite do dia 18 de junho. A partir das 5h da manhã do dia 19 de junho, será montado o restante do tapete pelas ruas da cidade, a partir da descida do morro da Igreja de São Nicolau, sendo concluído na Capela Nossa Senhora Aparecida (Av. Isabel de Paula). Para a montagem e a procissão, as ruas Avenida Isabel de Paula, Capitão José de Paula e Coronel José do Amaral serão fechadas na quinta-feira.

    “Em nossa Paróquia, os trabalhos para a montagem do tapete começam um mês antes da solenidade. Os paroquianos juntam os materiais e as famílias fazem o cadastro para realizar os desenhos em conjunto com as pastorais e movimentos. É um momento de unidade”, concluiu o padre.

    A solenidade terá início com o Tríduo preparatório nos dias 16, 17 e 18 de junho. No dia 19, a celebração da Santa Missa será às 15h, seguida da procissão pelas ruas do distrito até o palco na Avenida Isabel de Paula, onde será realizada a Benção do Santíssimo Sacramento. Quem desejar ajudar com doações de materiais ou na montagem pode entrar em contato com a Paróquia através do WhatsApp: (21) 98539-5522.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Semana de crimes: onda de assaltos e furtos causam medo e insegurança em Maricá

    Ao longo desta semana, o município de Maricá foi...

    Grande final do Maricá Games Jam acontece neste sábado (12/07)

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de...

    Secretaria Especial de Integração Metropolitana promove seminário sobre Juventude 4.0

    A Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio realiza...

    Acidente fatal: mulher morre atropelada na RJ-106, altura do município de Maricá

    Um grave acidente na tarde da última quarta-feira, 9...
    Traduzir »