Na quarta-feira, 10 de setembro, a Prefeitura de Saquarema inaugurou mais um importante espaço de aprendizagem: o polo do Programa Escola Viva, localizado no bairro de Jaconé, na Rua 96, ao lado do Supermercado Boa Sorte.
O novo polo, viabilizado por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, passa a oferecer atividades em diversas áreas do conhecimento, como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e tecnologia, além de práticas esportivas e culturais. Entre os cursos disponíveis estão os de robótica, inglês, balé, hip-hop, jiu-jítsu, karatê, violão e teclado.
Transformando vidas
Criado pela Lei Complementar nº 100, de 03 de janeiro de 2025, o Escola Viva tem como objetivo ampliar a jornada escolar dos estudantes da Rede Municipal, garantindo atividades extracurriculares no contraturno. A iniciativa busca promover o desenvolvimento integral das crianças e jovens, contemplando aspectos cognitivos, físicos, sociais, emocionais, culturais e políticos. O programa Escola Viva integra a matriz extracurricular diversificada da Educação em Tempo Integral e o seu objetivo é se consolidar não só como um espaço de aprendizado, mas também de acolhimento.
Além do polo de Jaconé, a Prefeitura inaugurou, em junho, unidades em Porto da Roça e Sampaio Corrêa. Juntos, os três polos do programa têm capacidade para ofertar sete mil vagas. “Cada novo polo é uma vitória da nossa cidade. O Escola Viva transforma a vida dos alunos e fortalece toda a comunidade ao seu redor. Com o programa, buscamos ampliar a jornada escolar dos saquaremenses, levando mais educação, mais cultura e mais oportunidades para a nossa população”, afirmou a Prefeita Lucimar Vidal.
O programa Escola Viva vem para ampliar as ações que colocam a cidade de Saquarema entre as dez melhores do estado, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. E o objetivo é elevar, ainda mais, as oportunidades de formação para os alunos de Saquarema. A inauguração do polo de Jaconé representa mais um passo da Prefeitura nesse sentido.