23.7 C
Maricá
    sábado, dezembro 6, 2025

    Sanemar e UFRJ firmam contrato para revisão do Plano Municipal de Saneamento

    Data:

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Sanemar, assinou nesta terça-feira (13/08) um contrato com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a revisão do Plano Municipal de Saneamento. O objetivo é garantir mais transparência nos investimentos na área, uma vez que o documento precisa ser revisado periodicamente de forma participativa, com a população acompanhando e influenciando nas alterações.

    “O saneamento transcende a infraestrutura: está ligado à dignidade humana, à proteção do meio ambiente e ao desenvolvimento econômico. Com o Plano Municipal atualizado, vamos avançar rumo à universalização dos serviços, fazer com que chegue a todos os maricaenses. Um plano atualizado reduz desigualdades, já que áreas mais vulneráveis ou de periferia tendem a ganhar prioridade”, disse a diretora-presidente da Sanemar, Márcia Ferreira.

    Trabalho coletivo

    Quatro áreas focais são avaliadas: água potável, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana – cada uma de acordo com sua secretaria e concessões. Isso une a Somar, Defesa Civil e Meio Ambiente à Sanemar na busca da universalização do saneamento básico.

    Será realizado o alinhando dos objetivos municipais com as metas nacionais de universalização dos serviços, que visam cobertura de 90% em esgoto tratado até 2033.

    sanemar atualizacao plano 2

    Novos dados

    Um diagnóstico atualizado, com mapas das necessidades por bairro ou região, será realizado. O documento terá, ainda, metas claras de cobertura de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos, com um cronograma de implantação. O documento deve indicar fontes de financiamento e parcerias (PPP, convênios, consórcios intermunicipais), conforme prevê o Marco Legal.

    Participaram da cerimônia de assinatura, além da diretora-presidente Márcia Ferreira, o diretor-técnico operacional da Sanemar, Rodrigo Abreu; o secretário de Defesa Civil, Danilo Santos; o secretário de Meio Ambiente, Helter Ferreira; o diretor de Obras da Somar, Honorato Fernandes; a representante da Secretaria de Governo Sayonara Veras; e a chefe do Gabinete do Prefeito, Dayrlene Costa. Por parte da UFRJ, estiveram presentes Cláudia do Rosário Vaz Morgado, professora titular da Escola Politécnica, e Victor Paulo Peçanha Esteves, diretor adjunto de Planejamento da Escola Politécnica.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia

    Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o...

    Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e mudam trajetórias de vida

    "Eu tenho muita clareza de que a cota transforma”,...

    CNH para Todos é aprovado e Maricá vai oferecer carteira de habilitação gratuita

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, sancionou nesta sexta-feira...

    Aterro do Flamengo terá fechamento antecipado pela CET-Rio para o evento Circuito das Estações neste domingo (07/12)

    A CET-Rio vai interditar parte do trânsito deste domingo...
    Traduzir »