24.1 C
Maricá
    terça-feira, junho 23, 2026

    Prefeitura de Niterói inaugura exposição “Oná – O Caminho da Arte que Nos Atravessa”

    Data:

    A ancestralidade africana, os caminhos que conectam Brasil e África e a força da arte como instrumento de memória, identidade e transformação social ganham destaque em Niterói até 9 de julho com a exposição “Oná – O Caminho da Arte que Nos Atravessa”. Instalada na Cúpula do Caminho Niemeyer, no Centro, a mostra convida o público a refletir sobre as heranças culturais que moldam a sociedade brasileira e os laços históricos que unem os dois lados do Atlântico.

    A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial (Supir), vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em parceria com o Consulado de Angola. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

    A secretária municipal de Direitos Humanos, Claudia Almeida, destacou o papel da cultura na promoção da igualdade e no fortalecimento da cidadania.

    “A exposição Oná nos convida a reconhecer a profunda contribuição dos povos africanos para a construção da nossa identidade, da nossa cultura e da nossa história. Valorizar essa ancestralidade é também promover direitos humanos, fortalecer a democracia e enfrentar as desigualdades que ainda persistem em nossa sociedade. Ao abrir este espaço de reflexão e celebração, Niterói reafirma seu compromisso com a equidade racial, o respeito à diversidade e a construção de uma cidade cada vez mais inclusiva e acolhedora para todas as pessoas”, afirmou Claudia Almeida.

    A mostra propõe um reencontro com a ancestralidade e com histórias que, ao longo do tempo, foram invisibilizadas ou negadas, por meio de obras e expressões artísticas ligadas à cultura africana. A iniciativa busca valorizar identidades, promover o reconhecimento das contribuições africanas e afro-brasileiras e estimular o diálogo sobre diversidade, pertencimento e igualdade racial.

    O subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia, destacou que a exposição nasce do compromisso permanente da gestão municipal com a valorização da memória, da diversidade e do combate ao racismo.

    “Durante séculos tentaram criar uma distância entre nós e a nossa ancestralidade africana. Esta exposição reafirma justamente o contrário: os laços que nos unem permanecem vivos em nossa cultura, em nossa história e em nossa identidade. A arte tem o poder de promover encontros, despertar reflexões e fortalecer a construção de uma sociedade mais justa, diversa e antirracista. Mais do que uma exposição artística, Oná se apresenta como um espaço de encontro, reflexão e celebração, reafirmando o papel da cultura como ferramenta de transformação social e fortalecimento da cidadania”, ressaltou o subsecretário.

    Arte, memória e direitos caminham juntos

    A mostra simboliza o fortalecimento das ações desenvolvidas pela Supir para ampliar o acesso à cultura e fomentar espaços de diálogo sobre equidade racial. Inspirada pelo reconhecimento da importância da memória e da representatividade, a exposição busca aproximar a população de narrativas historicamente silenciadas, promovendo o reconhecimento das contribuições africanas e afro-brasileiras para a formação do país.

    A realização conta com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, curadoria de Joel Vieira e parceria institucional do Consulado de Angola, fortalecendo a conexão entre territórios que compartilham histórias, afetos e heranças culturais.

    A exposição também integra a preparação para o encontro Brasil-África com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops), sob a perspectiva da diáspora de retorno — movimento de pessoas e comunidades espalhadas pelo mundo que buscam reconectar-se com seus territórios e origens ancestrais.

    Serviço: Exposição Oná – O Caminho da Arte que Nos Atravessa

    Período: 22 de junho a 9 de julho de 2026

    Local: Caminho Niemeyer – Cúpula (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro)

    Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

    Entrada: gratuita.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá leva atendimento itinerante do Banco Mumbuca a Inoã e orienta sobre recadastramento de benefícios

    A Prefeitura de Maricá realizou, nesta terça-feira (23/06), uma...

    Maricá: audiência pública da concessão do aeroporto reagendada para 3 de julho

    Em um movimento estratégico para garantir a máxima transparência...

    Magé lança edital de premiação para quadrilhas juninas em 2026

    A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria Municipal...

    Pente-fino em Maricá: FIPE é contratada para auditar e revisar beneficiários dos programas sociais

    O modelo de bem-estar social de Maricá, frequentemente citado...
    Traduzir »