20.9 C
Maricá
    quinta-feira, junho 25, 2026
    Início Site Página 67

    Nova Iguaçu: acidentes de moto disparam e HGNI atende mais de mil vítimas em apenas dois meses

    0
    O número de vítimas de acidentes de moto atendidas no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) disparou no início de 2026

    O número de vítimas de acidentes de moto atendidas no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) disparou no início de 2026. Somente em janeiro e fevereiro, a unidade registrou 1.101 atendimentos, média de 19 casos por dia, o equivalente a praticamente um acidentado por hora.

    O volume já supera o registrado no mesmo período de anos anteriores. Nos dois primeiros meses de 2024, foram 613 atendimentos. Em 2025, o número chegou a 485. Juntos, estes meses somam 1.098 casos, ainda abaixo do total registrado apenas no início de 2026. Somente em janeiro deste ano, o hospital bateu seu recorde histórico mensal, com 592 atendimentos a vítimas de acidentes de moto. Em fevereiro, foram registrados outros 509 casos.

    Os números confirmam uma tendência de crescimento observada nos últimos anos. Em 2024, o HGNI registrou 3.329 atendimentos. Em 2025, o número subiu para 3.780 casos, um aumento de 13,5%.

    Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, o cenário acende um alerta sobre o impacto desse tipo de ocorrência no sistema público de saúde.

    “Estamos falando de um volume muito alto de vítimas em um intervalo muito curto de tempo. Acidentes de moto costumam gerar traumas graves e demandam uma estrutura complexa de atendimento, com equipes multiprofissionais, cirurgias e internações. O que chama a atenção é que grande parte desses acidentes poderia ser evitada”, afirmou.

    No Centro de Trauma do hospital, principal porta de entrada para casos mais graves, os motociclistas também predominam. Atualmente, sete em cada dez pacientes atendidos no setor são vítimas de acidentes de moto. O diretor-geral do HGNI, Ulisses Melo, destaca que os impactos vão muito além do atendimento emergencial.

    “Muitos desses casos são graves e acabam mudando completamente a vida das pessoas. Vemos pacientes jovens que precisam lidar com cirurgias, longos períodos de recuperação e, em alguns casos, sequelas permanentes”, afirmou.

    Ainda segundo ele, o crescimento da circulação de motocicletas nas ruas também ajuda a explicar o aumento dos acidentes.

    “Muito disso está ligado aos serviços de transporte e entrega por aplicativo. Infelizmente, a pressa e algumas manobras arriscadas acabam transformando pequenos atalhos no trânsito em um caminho direto para o hospital”, concluiu.

    Maricá fortalece o desenvolvimento infantil com creches em tempo integral

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, investe na qualificação das creches em tempo integral, oferecendo às crianças um ambiente seguro, acolhedor e voltado ao desenvolvimento completo

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, investe na qualificação das creches em tempo integral, oferecendo às crianças um ambiente seguro, acolhedor e voltado ao desenvolvimento completo. São 37 unidades que atendem desde o berçário, com foco no cuidado contínuo, alimentação e atividades pedagógicas ao longo do dia, o que também contribui para a organização da rotina das famílias.

    No Jardim de Infância Municipal (JIM) Professora Maria de Lourdes, no Centro, a rotina de ensino integral inclui momentos de aprendizagem, interação e atividades lúdicas, que estimulam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.

    “A creche em tempo integral funciona das 7h30 às 17h30 com atividades lúdicas dentro do planejamento pedagógico. As crianças são acolhidas com cuidado e respeito, proporcionando uma aprendizagem efetiva, leve e prazerosa”, afirmou Valdirene Alves, professora da unidade educacional.

    Essas atividades fazem parte do Programa Municipal de Educação em Tempo Integral (PROMETI), que tem como objetivo disponibilizar uma formação completa, considerando suas múltiplas dimensões. A proposta contempla desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II.

    Nas unidades, além dos conteúdos da base nacional curricular comum, as crianças participam de oficinas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento em língua portuguesa e matemática, linguagens artísticas, práticas esportivas, tecnologia, cultura e sociedade, ampliando as oportunidades de aprendizagem e formação cidadã.

    Parque Rural abre nova turma de bombeiro mirim

    0
    O Parque Rural, equipamento da Prefeitura de Niterói, abre as inscrições para uma nova turma do projeto Bombeiro Mirim neste sábado (11)

    O Parque Rural, equipamento da Prefeitura de Niterói, abre as inscrições para uma nova turma do projeto Bombeiro Mirim neste sábado (11). A iniciativa é voltada ao desenvolvimento social, educacional e cidadão de crianças e adolescentes do município. As inscrições acontecem no local, das 9h às 11h, e são destinadas a participantes com idades entre 6 a 15 anos. O início das atividades está previsto para o mês de maio.

    O projeto será realizado pelo Aprendiz Mirim – Instituto TDG, responsável pela execução das atividades e acompanhamento dos alunos ao longo da formação. A iniciativa reforça o compromisso do Parque Rural com ações de impacto social e formação cidadã, oferecendo oportunidades que contribuem para disciplina, responsabilidade e desenvolvimento pessoal dos jovens da comunidade.

    “Mantemos o Parque Rural sempre de porteiras abertas para ações que transformam vidas. Projetos como o Bombeiro Mirim são fundamentais para fortalecer valores, disciplina e cidadania entre nossas crianças e jovens, além de aproximar ainda mais o parque da comunidade”, explicou Ana Machado, diretora do Parque Rural de Niterói.

    Para realizar a inscrição, é necessário que o responsável compareça ao local portando os documentos de identidade da criança, além de comprovante de residência. Não será necessário apresentar cópias, apenas os documentos originais para conferência e preenchimento da ficha de inscrição.

    Alunos do CEPT Zilca Lopes da Fontoura ficam feridos após cão invadir escola e atacá-los

    0
    Um cão de raça indefinida invadiu o CEPT Zilca Lopes da Fontoura (Centro de Maricá) e atacou alunos e funcionários da unidade escolar.

    Um cão de raça indefinida invadiu o CEPT Zilca Lopes da Fontoura (Centro de Maricá) e atacou alunos e funcionários da unidade escolar. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira, 10 de abril.

    De acordo com informações, o ataque do cão ocorreu no início do turno, ou seja, no momento em que diversas crianças e funcionários estavam no pátio do colégio. O pânico começou quando o animal passou a avançar, causando correria, gritos e choro entre as crianças.

    Em nota, a Prefeitura de Maricá informou que o ataque deixou três alunos feridos, todos com lesões leves, que foram atendidos imediatamente por profissionais de saúde dentro da unidade escolar.

    Além dos feridos, alguns alunos ficaram muito assustados e precisaram ser acalmados rapidamente pelos professores e funcionários da escola.

    Os próprios funcionários do CEPT conseguiram conter o animal, isolando-o em uma área da escola. Em seguida, equipes da Secretaria de Bem-Estar conseguiram retirar o cachorro do local e realizaram o resgate, encaminhando-o para avaliação veterinária.

    FOTO: BIANCA CHABOUDT

    Setor audiovisual de Maricá terá investimento de R$ 100 milhões; anúncio foi feito pelo prefeito Washington Quaquá

    0
    Na tarde da última quinta-feira, 9 de abril, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou que o setor audiovisual do município irá receber um aporte de R$ 100 milhões para fortalecer a produção

    Na tarde da última quinta-feira, 9 de abril, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou que o setor audiovisual do município irá receber um aporte de R$ 100 milhões para fortalecer a produção de desenhos animados, filmes e jogos eletrônicos, ou seja, oferecer oportunidades para quem trabalha na área e valorizar as produções locais.

    Os R$ 100 milhões serão destinados à empresa pública de Turismo e Cultura de Maricá, conhecida como Maré. O anúncio foi feito pelo prefeito Quaquá, por meio de suas redes sociais, e contou com a participação do presidente da Maré, Antônio Grassi.

    Na publicação, Quaquá disse: “Estou aqui com meu amigo Antônio Grassi, presidente da Maré […] Estou anunciando que vamos destinar, inicialmente, R$ 100 milhões para que a Maré possa desenvolver políticas de cultura no município. Isso é mais do que o estado do Rio destinou para o audiovisual neste ano. Esses recursos serão aplicados no financiamento de filmes, desenhos animados e games, entre outras ações. Em breve, também teremos editais para pontos de cultura. E isso é só o início”.

    Saquarema realiza 8ª edição da “Moda & Prosa Caipira” com a Noite do Aipim em Sampaio Corrêa

    0
    A Prefeitura de Saquarema realizará, na próxima quinta-feira, dia 16 de abril, a 8ª edição do “Moda & Prosa Caipira”, desta vez com o tema Noite do Aipim

    A Prefeitura de Saquarema realizará, na próxima quinta-feira, dia 16 de abril, a 8ª edição do “Moda & Prosa Caipira”, desta vez com o tema Noite do Aipim. O evento será realizado na Casa do Criador, no Parque de Exposições Marcos Catharino de Souza Junior localizado na Rodovia Amaral Peixoto, em Sampaio Corrêa. A programação acontece das 18h às 22h, e a entrada é gratuita.

    Promovido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, o “Moda & Prosa Caipira” tem como objetivo valorizar a cultura rural e destacar a importância dos produtores locais, especialmente os que atuam na produção de aipim no município.

    A programação contará com feira de agricultura familiar, exposição e venda de artesanato e plantas, além de uma variada gastronomia local, com destaque para pratos à base de aipim. O público também poderá aproveitar apresentações de música ao vivo, em um ambiente que celebra as tradições do campo.

    A “Noite do Aipim” é uma homenagem aos produtores rurais de Saquarema e reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura familiar, incentivando a produção local e promovendo oportunidades de geração de renda.

    O evento conta, ainda, com a parceria da Emater-Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além do apoio de diversas secretarias municipais e instituições, ampliando o alcance da iniciativa.

    Niterói participa da Feira Rio Artes e amplia oportunidades de negócios na economia criativa

    0
    A Prefeitura de Niterói está participando da 18ª edição da Feira Rio Artes Manuais, um dos principais eventos voltados à capacitação e à geração de negócios no setor da economia criativa do estado do Rio de Janeiro

    A Prefeitura de Niterói está participando da 18ª edição da Feira Rio Artes Manuais, um dos principais eventos voltados à capacitação e à geração de negócios no setor da economia criativa do estado do Rio de Janeiro. A feira acontece de 8 a 12 de abril, no Expo Mag, na Cidade Nova, reunindo artesãos, empreendedores, expositores e profissionais das áreas de artesanato, moda, decoração, gastronomia e empreendedorismo. O objetivo é atrair cada vez mais investidores, gerar negócios, fomentar o turismo e alavancar a economia do município.

    Com um stand institucional organizado pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), a Prefeitura apresenta iniciativas que valorizam o artesanato local e incentivam o empreendedorismo criativo, ampliando as oportunidades de geração de renda para produtores e pequenos negócios da cidade. O stand conta também, além do turismo, com a participação da Secretaria Municipal da Mulher, da Secretaria Municipal das Culturas, por meio da Casa do Artesão, e da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária, por meio do programa Circuito Arariboia.

    O presidente da Neltur, André Bento, destaca que a presença no evento tem como objetivo fortalecer a economia criativa de Niterói, ampliando a visibilidade da produção artesanal da cidade e criando novas possibilidades de negócios para empreendedores locais. A feira é considerada uma importante vitrine para o setor, reunindo expositores de diferentes regiões e promovendo a troca de experiências, parcerias comerciais e acesso a novas técnicas e tendências de mercado.

    “A Neltur vem participando de diversas feiras importantes no Brasil e também no exterior para divulgar Niterói como destino turístico. Esse tipo de evento amplia a visibilidade da cidade, atrai visitantes, movimenta a economia e ajuda a levar o nome de Niterói para novos públicos”, afirmou.

    A Neltur também participa da ação promovendo os atrativos turísticos da cidade. Monitores bilíngues recebem visitantes e apresentam roteiros e pontos turísticos de Niterói, além de distribuir material informativo sobre a cidade. No espaço, uma roleta interativa convida o público a participar de uma dinâmica que oferece brindes inspirados em pontos turísticos locais, reforçando a identidade cultural do município.

    Durante o evento, o estande da Prefeitura apresenta ao público peças produzidas por artesãos da cidade e promove atividades voltadas à valorização da cultura local. Oficinas organizadas pela Casa do Artesão também fazem parte da programação, incentivando a capacitação e a difusão de técnicas artesanais.

    A abertura da feira contou também com a presença de Fernanda Neves, gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, que representou o município no evento e destacou a importância de iniciativas voltadas à economia criativa e ao fortalecimento do artesanato.

    “A participação de Niterói em eventos como a Rio Artes é uma oportunidade de valorizar o trabalho dos artesãos, incentivar o empreendedorismo e ampliar a geração de renda para muitas famílias. A economia criativa tem um papel importante no desenvolvimento social e cultural da cidade”, ressaltou Fernanda.

    Considerado um dos maiores encontros do setor no estado, o evento reúne espaços dedicados ao artesanato, moda, decoração, gastronomia e cultura, além de oficinas técnicas e atividades voltadas à capacitação profissional. Mais informações podem ser obtidas em www.feirarioartes.com.br.

    Serviço:

    18ª Feira Rio Artes

    Rua Beatriz Larraigoiti Lucas, s/n – Cidade Nova – RJ

    Ingressos: R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (meia-entrada)

    Horário: de quarta a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 17h

    www.feirarioartes.com.br

    Maricá promove seminário sobre produção sustentável e reforça apoio à agricultura e à pesca

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá Alimentos (Amar), realizou nesta quinta-feira (09/04) o 1º Seminário de Alimentos e Produtos Sustentáveis de Maricá, no bairro Condado.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá Alimentos (Amar), realizou nesta quinta-feira (09/04) o 1º Seminário de Alimentos e Produtos Sustentáveis de Maricá, no bairro Condado. O encontro reuniu agricultores, pescadores, técnicos, empreendedores, gestores públicos e representantes de diferentes setores ligados à produção local para discutir caminhos de fortalecimento da agricultura familiar, da pesca artesanal, do turismo gastronômico e da cadeia de alimentos sustentáveis no município.

    O seminário funcionou como um espaço de diálogo sobre produção, beneficiamento, escoamento, geração de renda e criação de oportunidades para os produtores locais. A programação incluiu debates sobre o papel da Amar no desenvolvimento local, o pescado maricaense, a agricultura familiar e o potencial do turismo gastronômico como vetor de desenvolvimento econômico.

    “A Amar foi criada com o intuito de apoiar a agricultura familiar, a pesca artesanal e beneficiar produtos alimentícios aqui na cidade, para que possamos levá-los para o Brasil e o mundo. Esse seminário marca um passo importante na consolidação da Amar como instrumento de apoio à agricultura familiar e à pesca artesanal, conectando produção, beneficiamento e geração de renda para as famílias de Maricá”, disse o presidente da Amar, Marlos Costa.

    Um painel dedicado à pesca artesanal e às possibilidades de crescimento do setor abordou temas como o fortalecimento das cooperativas, o beneficiamento do pescado local e a perspectiva de agregar valor à produção da cidade. A ideia é permitir que o pescado produzido no município alcance novos mercados e gere mais retorno para os pescadores.

    “O fortalecimento das cooperativas será fundamental para a economia dos pescadores, assim como a perspectiva de beneficiar e enlatar o pescado da lagoa e do mar. Isso significa agregar valor ao que é produzido aqui e fazer com que esse produto chegue a outros mercados”, afirmou o secretário de Pesca, Xandi de Bambuí.

    No terceiro painel, o foco esteve na agricultura familiar e na importância de ampliar o suporte aos produtores do município. Foram debatidas ações voltadas à mecanização agrícola, compra de insumos, preparo do solo, cultivo, colheita e acesso a crédito, além da necessidade de fortalecer a comercialização e garantir que a produção local chegue a mais espaços de consumo, como a merenda escolar e outros equipamentos públicos.

    “O seminário dá seguimento a esse diálogo com os produtores, oferecendo apoio técnico, direcionamento para o escoamento da produção e ferramentas para fortalecer quem produz no município. A ideia é fazer com que essa renda permaneça aqui, sem atravessador, e que o produtor tenha acesso a mercados como a merenda escolar e outros equipamentos públicos”, explicou o secretário de Agricultura e Pecuária, Wagner Soares.

    Valor dos produtos locais

    Encerrando a programação, o quarto painel tratou da relação entre gastronomia, turismo e desenvolvimento econômico. A proposta foi mostrar como os produtos locais podem ganhar ainda mais valor quando conectados à experiência turística da cidade, ampliando o potencial de Maricá em segmentos como alimentação, cultura e identidade territorial, com espaço também para novas frentes, como o mercado do vinho.

    “A ideia é trabalhar inicialmente com vinhos do estado do Rio de Janeiro, trazer esses vinhos para Maricá e criar aqui uma identidade ligada ao mar, à gastronomia e ao turismo, ampliando a presença da cidade também nesse segmento”, destacou o reitor da Universidade Livre do Vinho, Leonardo Cury.

    Um dos principais marcos do evento foi a assinatura de um Termo de Fomento entre a Amar e a Associação de Agricultura Familiar de Maricá (Afamar), com repasse de R$ 150 mil para ações estruturantes voltadas ao setor. O investimento será destinado à mecanização agrícola, aquisição de insumos e fertilizantes, preparo do solo, cultivo, colheita, apoio ao acesso a crédito, valorização dos recursos naturais e ampliação do acesso a mercados.

    Niterói recebe Caminhada de Conscientização sobre o Autismo neste domingo (12)

    0
    Niterói recebe, neste domingo (12), a 11ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo, iniciativa que reforça a importância da inclusão, do respeito e da visibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

    Niterói recebe, neste domingo (12), a 11ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo, iniciativa que reforça a importância da inclusão, do respeito e da visibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A concentração está marcada para 9h, na Praia de Icaraí, próximo à Rua Mariz e Barros, com início da caminhada às 9h30 e encerramento às 11h30, na Reitoria da UFF.

    “A Caminhada pelo Autismo é um ato de visibilidade e respeito. Quando ocupamos as ruas, reforçamos que as pessoas com deficiência têm direito a estarem em todos os espaços. Dar visibilidade é combater o preconceito e fortalecer a inclusão”, destacou a Coordenadora de Acessibilidade de Niterói, Camila Rodrigues.

    A ação contará com uma estrutura pensada para garantir acolhimento, conforto e bem-estar a todos os participantes. Ao longo do percurso e ao final do trajeto, será disponibilizada uma rede de apoio com diversos serviços, incluindo distribuição de água, tenda de escuta com profissionais especializados, suporte e orientações para famílias e participantes.

    A programação também inclui atividades de lazer inclusivo, com ações recreativas e brinquedos adaptados para as crianças, além de atividades culturais. Outro destaque é a feira solidária, que contará com exposição de artesanato local e opções de gastronomia para toda a família.

    A Caminhada de Conscientização sobre o Autismo é uma realização coletiva da AMES, da Ong Casa Atípica, do Lions Club Niterói Fonseca, da Onã Acessibilidade e o Pais Além do Espectro.

    A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), da Águas de Niterói, do Centro Universitário IBMR, além de organizações e projetos como Voz Atípica, Feira Atípica Cultural, Autistas Adultos Niterói, Instituto Autismo Rede de Apoio, NitDown, Casa Girassol, TransformA, Estímulo, entre outros, que fortalecem a construção de uma cidade mais inclusiva, acolhedora e diversa.

    Serviço:

    Caminhada de Conscientização sobre o Autismo

    Data: Domingo, 12/04

    Horas: De 9h30 às 11h30

    Local: Praia de Icaraí, próximo à Rua Mariz e Barros

    Maricá tem o maior sistema gratuito de bicicletas compartilhadas do país

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), oferece à população o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas da cidade, conhecido como “Vermelhinhas”, premiado como uma das principais iniciativas de mobilidade urbana sustentável do país

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), oferece à população o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas da cidade, conhecido como “Vermelhinhas”, premiado como uma das principais iniciativas de mobilidade urbana sustentável do país. O serviço chegou a 53 estações adultas e 10 voltadas ao público infantil, atendendo moradores e visitantes em diferentes regiões.

    As bases estão localizadas nos quatro distritos da cidade, com destaque para pontos estratégicos e de movimentação elevada, como a Praça Orlando de Barros Pimentel, a Orla de Araçatiba e a Praia de Itaipuaçu. Com isso, é facilitado o deslocamento diário para trabalho, estudo e lazer, além da integração com outros meios de transporte gratuitos.

    A previsão é que o sistema alcance 80 estações e 800 bicicletas em breve, para fortalecer a mobilidade e a ocupação dos espaços urbanos.

    “A expansão do sistema de bicicletas Vermelhinhas amplia a mobilidade urbana sustentável em Maricá. O serviço gratuito incentiva deslocamentos em diferentes bairros, promovendo integração, acessibilidade e qualidade de vida”, destacou o presidente da EPT, Celso Haddad.

    Para utilizar o serviço de bikes gratuitas, é necessário realizar um cadastro prévio no aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS. Por meio da plataforma, o usuário pode localizar a estação mais próxima e liberar a bicicleta diretamente no local escolhido, de forma prática e gratuita.

    Traduzir »